PDA

Ver Versão Completa : Roda traseira

Claudio Cesar
04/03/2013, 20:29
Comprei meu primeiro sonho um Jeep Willys 67 e estou reformando sozinho e gostaria de saber como retirar o tambor da roda traseira para trocar todo o sistema de freio.As rodas dianteiras eu já consegui,mas parece que as rodas traseiras o tambor está preso ou o modo de retirar é diferente ?Obrigado.

César.

antonio umino
04/03/2013, 23:18
Bem vindo ao Forum....

Vc retirando a roda trazeira, vai ver a campana (panela de freio), nela além dos parafusos de roda, tem 3 de fenda, que vc tem que tirar. após retirado force a campana para fora, ou com um pedaço de madeira dê umas pancadas por traz, mas antes tem que soltar as sapatas de freio deixando o freio livre inclusive o freio de mão se tiver.....
Ok.
até mais.

abçs

JoniS
04/03/2013, 23:25
Olá Claudio.
O procedimento é basicamente o mesmo(considerando que ele ainda se encontra com freios a tambor na dianteira.)
Geralmente o que ocorre é que ficam tanto tempo ali que ficam engripadas mesmo. Umas marteladas (leves) costumam resolver.
As vezes se torna necessária a troca ou usinagem("dar um passo") das panelas(tambores) dependendo do estado(empenadas, gastas demais, etc).

Abraço e bom divertimento com seu "brinquedo" de gente grande.

Claudio Cesar
05/03/2013, 19:33
Obrigado pelos esclarecimentos e essa semana irei tentar tirar novamente e também tirar uma foto para postar aqui.:safari-rig:

Pablo.pinto2007
06/03/2013, 00:58
Olá Cláudio, tudo bem?
Eu também sou de FOrtaleza e também estou reformando o meu jeep sozinho em casa... se precisar de um apoio ao vivo e a cores podemos combinar algo... será um prazer fazer-lhe uma visita (técnica ou não)...

Forte abraço!

Pablo

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/109001-reforma-caseira-do-cj-3a-chassis-danificado.html

Gustavo de Olliveira
06/03/2013, 08:41
Olá Claudio , não sei se a sua intenção é deixar o sistema de freio original , mas pelo menos na dianteira pense em um kit de freio a disco , de repente vc gasta no sistema original e vai ter que gastar de novo se quiser ter freio realmente.
abç

Claudio Cesar
08/03/2013, 10:58
Pablo eu moro em Fortaleza ,mas o meu Jeep está na fazenda em Coreaú onde estou por alguns dias,por isso a minha reforma segue em passos lentos e caso você queira quando precisar procurar por alguma peça que esteja difícil de encontrar em Fortaleza aqui é perto de Sobral e as vezes as lojas tem um estoque velho para carros antigos.Gustavo eu vou deixar com o sistema original mesmo ,valeu pela dica.Estou enviando fotos da roda para ver se alguém pode me ajudar ,pois tentei seguindo as dicas de Antônio Umino e Jonis e não consegui, e ´fiz o teste nas duas rodas e não deu certo.E ele não possui freio de mão.399317399316399318.Obrigado a todos.

Dic3
08/03/2013, 11:59
Claudio, o caso aí vai precisar de muita marreta e desengripante. Voce pode apoiar uma madeira na campana e descer o braco que ela tem que soltar. Uma boa dose de desengripante tambem ajudara bastante. Vai lubrificar todo o sistema de freio mas depois basta uma boa limpeza antes da montagem.

vavarusso
08/03/2013, 13:23
399323399324399325Muito desingripante (dois dias) e umas pancadas com um pedaço de madeira, mas e ele estiver rodando faz uns círculos com os parafusos folgados (cautela)

Gustavo de Olliveira
08/03/2013, 14:14
Olá Claudio Cesar, eu sei que na fazenda é difícil mas um primeiro passo ai seria gastar uns 20 litros de daquim e solopam e muito esguicho.
Ao invés de desengripante, jogue agua varias vezes no dia e vai batendo com madeira, não tem pq não soltar.
Para reformar o sistema original vc vai gastar quase o mesmo que para colocar disco.

Claudio Cesar
08/03/2013, 14:39
Gustavo o problema é que eu já estou com as peças para reposição,mas a sua dica está anotada para uma futura manutenção.Voltando ao assunto como vocês :Gustavo,vavarusso e Dic3 deram a dica de usar um desengripante ou daquim e solopam em que parte eu devo usá-lo, ou por onde colocar ?As pancadas eu dou de dentro para fora e/ou de lado,pois pancada eu já dei com uma marreta e não soltou nada ?E por fim mando

399338399339
outras fotos e gostaria
de saber para que servem estes furos que marquei em vermelho ?

Dic3
08/03/2013, 14:49
Manda desengripante em todos os lugares onde puder, mas principalmente nesse "miolo" central redondo de aprox 100mm de diametro.
Basta voce ver na campana dianteira o tamanho do furo central e ja vai perceber onde a campana esta "presa". Ela esta presa na flange do "prato", da pra ver nas fotos que esta bem enferrujado nessa regiao.
Umas pancadas pra soltar o "grosso" da ferrugem e facilitar a penetracao do desengripante ajuda bastante tambem.

Claudio Cesar
08/03/2013, 22:39
Seguindo as dicas dos colegas consegui retirar o tambor.Com o uso de um compressor de ar primeiro jatiei com a água e em seguida como o meu desengripante é pouco e não tinha como arranjar daquim e solopam resolvi usar uma dica do meu pai :se quiser roer alguma coisa use óleo de freio.Foi o que fiz,jatiei com ele e esperei um pouco para depois calçar com um caibro comprido(2m) bati com a marreta no caibro do outro lado do carro.Já era.Obrigado a todos pelas dicas.Ainda falta eu restaurar para poder andar nele :Tirar vazamentos do diferencial e caixa de marcha,limpador de para-brisa,boia do tanque e freio de mão.

antonio umino
08/03/2013, 22:49
399339Nesta foto na seta, originalmente tem um parafuso rosqueado (1/4 cabeça chata). que na foto não tem....
A rosca fica no cubo.... ou ponta de eixo......
Na outra foto tem um (meio circulo) furo na ponta de eixo... entre a campana e ela..... Coloca uma espátula, ou um ponteiro e tente tirar por ali...... além de umas pancadas na campana....(pelo lado do espelho da roda).....
Ok. até +abçs

Gustavo o problema é que eu já estou com as peças para reposição,mas a sua dica está anotada para uma futura manutenção.Voltando ao assunto como vocês :Gustavo,vavarusso e Dic3 deram a dica de usar um desengripante ou daquim e solopam em que parte eu devo usá-lo, ou por onde colocar ?As pancadas eu dou de dentro para fora e/ou de lado,pois pancada eu já dei com uma marreta e não soltou nada ?E por fim mando

outras fotos e gostaria
de saber para que servem estes furos que marquei em vermelho ?

399338

Pablo.pinto2007
09/03/2013, 18:49
Ok! Cláudio, é um pena seu caro estar longe senão daria um pulo pra gente ver quem tem mais força (tô brincando)... esse seu sistema só sai com porrrraaadddaaaa, muita marreta, sem pena, mas lembre-se só na campânula de freio, no semi-eixo jamais... óleo de freio também é um bom penetrante... caso acabe o desemgripante... muita marreta... se o amigo precisar de umas peças (vi que já comprou), mas se precisar de alguma que ainda não viu, tenho aqui pra doar mesmo (pois se for vender não vale a pena por conta do frete - mas como vc pode vir pegar pois moramos perto) todo o sistema de freio, prato que é a parte fixa do sistema onde pega as sapatas, as sapatas os quatro tambores (estão usados, mas estão bons, com alguma ferrugem, mas a parte interna não está rachado. Essas peças retirei agora na reforma pois terminei de colocar sistema a disco (só tinha na dianteira e agora nas 4)...
Tô precisando de umas peças sim, porém acho bem difícil de encontrar em lojas, mas se o amigo ver por aí algum desmanche, um jeep véio na estrada encostado... dá um toque... vou te passar meu e-mail particular pra gente se falar melhor: pablo.pinto2007@hotmail.com
Abaixo umas fotos das peças que tenho que vou disponibilizar pra doação.

Claudio Cesar
12/03/2013, 18:40
Ok! Cláudio, é um pena seu caro estar longe senão daria um pulo pra gente ver quem tem mais força (tô brincando)... esse seu sistema só sai com porrrraaadddaaaa, muita marreta, sem pena, mas lembre-se só na campânula de freio, no semi-eixo jamais... óleo de freio também é um bom penetrante... caso acabe o desemgripante... muita marreta... se o amigo precisar de umas peças (vi que já comprou), mas se precisar de alguma que ainda não viu, tenho aqui pra doar mesmo (pois se for vender não vale a pena por conta do frete - mas como vc pode vir pegar pois moramos perto) todo o sistema de freio, prato que é a parte fixa do sistema onde pega as sapatas, as sapatas os quatro tambores (estão usados, mas estão bons, com alguma ferrugem, mas a parte interna não está rachado. Essas peças retirei agora na reforma pois terminei de colocar sistema a disco (só tinha na dianteira e agora nas 4)...
Tô precisando de umas peças sim, porém acho bem difícil de encontrar em lojas, mas se o amigo ver por aí algum desmanche, um jeep véio na estrada encostado... dá um toque... vou te passar meu e-mail particular pra gente se falar melhor: pablo.pinto2007@hotmail.com
Abaixo umas fotos das peças que tenho que vou disponibilizar pra doação.

Ok Pablo já entrei em contato.

Pablo.pinto2007
13/03/2013, 17:08
Ok! Cláudio... vou pedir que reenvie o e-mail... não prestei atenção e costumo apagar a maioria dos e-mails desconhecidos, não tenho certeza se recebi... por favor e vá desculpando!!!

PAblo