PDA

Ver Versão Completa : Tombamento/Acidente Jimny



Felipepeixotogouvea
03/03/2013, 00:17
Infelizmente venho aqui hoje relatar o tombamento de meu querido jimny HR 10/10 com seus 100 mil km, em dezembro, na dutra, estávamos eu e meu irmão, com o meu irmão no volante, estava dormindo então não vi o que aconteceu, aparentemente a velocidade de cruzeiro, 100 km/h, um cachorro de porte pequeno entrou na pista , e como nos foi ensinado pelos nossos pais,

"se der freia ou desvia, mas antes tenha certeza das suas redondezas, só freie ou desvie se não for causar um acidente, se não der para desviar ou freiar e o animal for de porte pequeno ou médio, segure firme o volante e passe por cima"



Ele passou por cima, mas o carro desgovernou e ele perdeu o controle causando o tombamento do carro, o carro rodopiou na pista de lado até parar , não sofremos se quer um arranhão , o carro segurou bem o tranco, saímos pela janela de cima com a ajuda de um caminhoneiro que viu o acidente estando um pouco atras da gente, o carro voltou para casa até o seguro vir buscar pela manhã, pelo fato de estarmos cansados e o local que fazia a vistoria estar fechado no momento.


O carro estava com pneus novos a 1 semana com direito a balanceamento e alinhamento


Condições do carro:


- capo não abria
- janela direita traseira estourada
- aparentemente vazava óleo e água de algum lugar
- as duas colunas amassadas ou estouradas do lado direito


Fatos interessantes:
- janela do motorista não estourou , comprovando assim que o chão não chegou nem perto do motorista
- os dois passageiros saíram ilesos
- O carro subiu da segunda vez no guincho ligado e andando


O seguro deu perda total no veiculo , quem comprar ele no leilão vai poder transformar ele em carro de trilha suavemente.


Obs: Depois do susto fiquei aliviado que tenhamos saído ilesos do carro e as minha considerações, são que embora o carro tenha se desgovernado e talvez um carro mais baixo ou maior, tivesse só quebrado ou não sentido nada, ele protegeu bem os seus ocupantes, e ainda saiu andando o que para min foi a maior surpresa, talvez não desse para andar alguns quilômetros , mas subiu no guincho com tranqüilidade.


E garanto com todas as forças o jipe vale cada centavo, nunca me deu despesas desnecessárias, sempre me deu muita alegria, alem de trazer e eu meu irmão para casa sem um arranhão, não iria troca-lo nunca

tenho mais fotos do interior em outro dispositivo vou posta-los mais tarde para mostrar o interior intacto.



O seguro pagou o meu carro , e eu pude realizar outro sonho para min distante ter uma defender, que acabo de comprar com o seguro.

Link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/116785-mais-um-novato-de-110-p.html
39826639827239827139827039826939826839826739826439 8265398273

Cocatriz
03/03/2013, 01:06
Bom Primeiramente, fico feliz que ninguém tenha se machucado.

Eu sempre fiquei com o pé atras no meu samuca achando que se virasse eu ia me machucar, mas o seu acidente, e o da esposa do cara do site do jimny family car ( Que capotou ) e também saiu ilesa ela e o Bebê. Me mostra que ele foi projetado pra aguentar isso.

Se não me engano ele tem 4 ou 5 estrelas na Europa no crash Test ( coisas de Subarus e Volvos ). claro que sem Airbags perde uma estrela, mas ainda é mais seguro que a maioria dos populares. ( Acredite se quiser ).

Sabe que eu também tinha o sonho de uma Defender 90, mas eu sou tão apaixonado pelo Jimny, que eu no seu lugar, teria comprado outro :) Jimny.

Felipepeixotogouvea
03/03/2013, 01:14
Hehe... Sempre fui apaixonado por jipes pequenos, defender's e o hummer H1 :p , ai descobri o jimny e os meus olhos brilharam, e vivi muito bem ao seu lado, mas me desanimou o fato de ter que esperar uma grande quantidade de dias para receber o jipe alem de ter que procurar arduamente um tipico japones 0 km, nao entra na minha garganta um japones tao bem feito fabricado no brasil, porem posso estar errado, de qualquer forma adorava falar que tinha uma série especial HR, que não produz mais e que ficaria com aquele carro pelo resto da vida, e o que mais pesou foi a falta de espaço e a oportunidade de realizar outro sonho . :p

Yuki
03/03/2013, 12:17
Poxa, Felipe.

Sempre acompanhei seus posts, vc pegou o seu um pouco antes de eu pegar o meu.

Foi uma pena o acidente e a perda do seu companheiro. Mas como tudo na vida tem seu lado bom, ficou provado que ele é seguro e vc pôde pegar seu sonhado Defender :)

Depois poste algo falando sobre as diferenças de um e do outro.

Abraço

Felipepeixotogouvea
03/03/2013, 12:37
Yuki, vou esperar pegar um pouco mais de experiencia com o monstro e posto sim as diferenças , por enquanto sinto falta da agilidade do japonês, e da facilidade se arranjar vagas com o pequeno , contudo ja gosto da imposição na rua do defender ,e do seu espaço interno infinito, vejo que você e de campinas. Embora sempre esteja na região de são paulo , a minha cidade dormitório é indaiatuba vamos marcar um passeio


Huauha, sabia que lembrava desse nome, já trocamos algumas idéias por caixa de entrada naquela época você ainda não tinha pegado o intrepido japonês o convite continua em aberto, abraços Yuki

Yuki
03/03/2013, 13:08
Huauhauha já tava ficando chateado que não se lembrava de mim...

Vc pegou o 110?

Felipepeixotogouvea
03/03/2013, 13:11
Sim, peguei a 110 e estou usando no dia a dia , um jipe maravilhoso , trambolho, lerdo mas que da o mesmo sorriso que dava o jimny ao se sentar no local do motorista, acredite em min fiquei mais chateado que você odeio esquecer um velho amigo :p.

trotamundos
03/03/2013, 17:29
Pô, Felipe, uma lástima que tenha ocorrido um acidente. Uma lástima pior ainda pro cachorro, coitado.

Mas esse tipo de relato só confirma minha maior preocupação com o Jimny: a estabilidade é MEDONHA! Com chuva fina e rua inclinada, já cansei de levar susto, com o carro deslizando de lado e eu rezando pra endireitar logo... enfim, Jimny pra mim é pura emoção. Já estou acostumado e calibrando o pé entre o Jimny e a Palio Weekend (trabalho).

Abraço e boa sorte com a Defender.... que também é meu sonho, rsss

Sfranco
03/03/2013, 19:38
Felipe fico feliz que tudo esteja bem com vc e seu irmão. Pobre doguinho que descanse em paz...

Que bom que o jipinho os manteve a salvo, essas horas fico pensando que P..A sacanagem venderem o Jimny por aqui sem ABS e Air Bag.

O presidente da Suzuki aqui tentou justificar que por ser um veiculo off road, bla bla bla....na Europa vem com os dois dispositivos e enfrenta as mesmas situações.

Felicidades com o 110!!

VOVÔ DO TROLLER
03/03/2013, 20:36
Boa noite Felipe. Felizmente que vocês saíram ilesos e não ocorreu nada mais grave , além do susto. Os Suzukis são carros excelentes, robustos, seguros, mas lamentavamente tem a fama de tombar e capotar com certa facilidade (dependendo das circunstâncias, evidentemente, porque qualquer carro pode capotar, independentemente da marca). Antes que me critiquem, quero deixar bem claro, que a minha intenção não é denegrir a imagem dos Suzukis, e sim falar apenas sobre a minha experiência, sobre o que eu vivi e presenciei. Num curto intervalo de tempo, ocorreram vários acidentes com Suzukis, comigo e com amigos próximos (todos da minha equipe off road e pertencentes ao meu círculo de amigos). Eu mesmo, capotei um Tracker (Suzuki Grand Vitata II) que deu PT. Um amigo, tombou um Tracker numa trilha e também deu PT. Outro támbém tombou um Grand Vitara (2 portas) numa trilha, mas não deu PT, somente amassou a lateral. Um outro capotou um Jimny e também deu PT. De todos estes acidentes, eu estava presente em 3 deles (incluindo o meu). Verdade seja dita. Ninguém se machucou. Os Suzukis protegeram de forma impressionante os seus ocupantes, o que é louvável. Eu também não sofri nada, mas a minha esposa (que capotou junto comigo e também não sofreu nada) não quer nem ouvir falar em Suzuki. Ficou traumatizada. Eu também compraria outro Suzuki, tranquilamente (não fiquei traumatizado) , mas aí teria que andar sozinho, sem a dona onça, o que complicaria um bocado para o meu lado. Abs. Válter.

VOVÔ DO TROLLER
03/03/2013, 21:39
COMPLEMENTANDO A MENSAGEM ANTERIOR ( msg 10)
p.s. é bom deixar registrado , que todos os modelos da Suzuki, acima citados (msg 10), estavam com a suspensão levantada, inclusive o Jimny que era um HR ( alguns, os primeiros, vieram mais altos, com calço de suspensão) e serve mais como um alerta para quem pretende modificar as configurações originais dos carros. Vale também lembrar que com relação ao Jimny , alguns modelos tem a suspensão levantada aqui mesmo no Brasil , na montadora nacional ( eles não vem do Japão com a suspensão levantada) e o Jimny do meu amigo que capotou, era um HR (já pegou na autorizada com o calço de suspensão). Abs. Válter.

Felipepeixotogouvea
03/03/2013, 22:48
Trotamundos: concordo que quando pegava chuva o carro ficava instavel mas éra so cair o mundo de água que eu ligava o 4x4 e o carro grudava no chão , fazia uma viagem tranquila com medo só de alguem ter parado no meio da pista ou vir algum imbecil atras de min a 140

Sfranco: como eu estava dormindo não deu para pensar muita coisa , mas o meu irmão me confessou que ficava olhando para o volante enquanto o carro deslizava imaginando o airbag estourar e quebrar o nariz dele , depois que saiu do carro ele me perguntou eu eu afirmei que não tinha airbag, ele agradeceu a deus, posso estar errado mas acredito que o cinto de segurança protege suficientemente os ocupantes e que o airbag, mais substitui do que complementa o cinto de segurança, contudo prefiro não fazer afirmações invalidas. Acredito porem que o ABS poderia ter evitado o acidente.

Idoso do troller: eu sempre achei o jimny um carro instavel relativo a carros baixos, porem eu me dei um costume passado pelo meu pai de segurar o volante do carro na estrada pela parte do meio dando uma estabilidade maior e conforto do braços evitando tambem dessa forma manobras bruscas em alta velocidade, logo sempre consegui andar a 100-120 de uma forma bem instavel com o jimny, só que temos que levar em consideração que 80% dos 100 mil km do carro foram rodados na castelo branco, rodoanel viario de são paulo e imigrantes rovodias muito bem pedagiadas$$$, e muito bem conservadas ou seja um carro bastante estavel em rodovias boas, eu estava acostumado o jipe, mas não sei se fosse eu que estivesse dirigindo seria diferente, dos 100 mil km , eu mesmo só tomei um susto notificado no fórum em que digo que fui surprendido positivamente pelo carro puxei o carro de um lado para o outro a uns 60-80 km/h para desviar de um caminhão imaginava capotar mas as rodas traseiras deslizaram verticalmente fazendo barulho sem balançar o carro me disseram que foi a barra estabilizadora muito bem dimensionada para o carro, de qualquer forma como posso sempre conseguir informações neste fórum nada mais justo dividir este fato , os ocupantes não sofreram um arranhão , mas o carro tombou.

Cocatriz
04/03/2013, 09:49
Fala Felipe.

Só pra deixar claro que, a função do ABS é impedir que a roda deslize durante a frenagem, a mesma coisa que nós tentamos fazer quando aceleramos na lama botando pneus mais agressivos que tem mais "agarre".

O Sistema de Freio do Jimny aliado com o peso da Roda e os pneus geralmente mais agressivos fazem esse sistema ter praticamente nenhum uso ( Já que não temos gelo nas pistas ), por que é normalmente difícil travar as rodas do Jimny só com o sistema de Freio. Ele faria diferença com óleo, aquaplanagem e coisas assim, o que não foi o seu caso.

Segundo, mesmo que o seu Jimny tivesse Airbag, ele só detonaria se o impacto frontal ( ou seja o bixo ) fosse suficientemente forte para ativar os sensores, que dada a condição da frente do carro provavelmente também não seria usado. Por que eles usam um sistema "inteligente" para não detonar a toa, por que muitos casos ele pode causar mais lesão se detonar do que se não detonar. ( POR ISSO É SEMPRE IMPORTANTE USAR O CINTO DE SEGURANÇA ).

Nesse caso só detonaria se ele tivesse Airbag nas colunas.

Eu sinceramente não sei por que nego chora tanto por Airbag e ABS, no Jimny eles praticamente não são utilizados. Já que o sistema de frenagem não consegue travar efetivamente as rodas em 90% das situações. E airbag só ajuda em um conjunto muito específico de colisão. A Deformação Programada, barra de direção dividida e colunas reforçadas ( que foi o que atuou no seu caso ) ninguém comenta.

MATOSWR
04/03/2013, 11:25
Muito chato isso...já aconteceu comigo...fui fechado e acabai saindo da pista e bati com meu primeiro jimny...um 2001. Também não sofri nada..mas a seguradora deu perda total...meu acorra quebrou alumas coisas...mas pouco... Recebi o seguro e não tive dúvida..comprei um Jimny novo! :)

Hoje tenho um Jimny e um Samurai 94 Canvas..e com nenhum dos dois eu gosto de passar de 100km

Curiosidade; fui no leilão tentar comprar meu jimny batido..achando que ia sair barato..e tal...Nada feito..ele foi vendido por 14mil reais..rs

Felipepeixotogouvea
04/03/2013, 11:45
Cocatriz : muito bom saber que existe um sistema bastante inteligente para o airbag e a prova de falhas, quanto ao abs se houvesse no momento do acidente, acredito que o carro teria tido impacto com o cachorro a uma menor velocidade visto que um dos pontos positivos do abs é parar com uma distancia menor, se bem que nem me lembro se o meu irmão freiou ou não o veiculo.

Matoswr: o meu pai me deu essa idéia, vamos comprar um carro popular com o dinheiro do seguro, e agente compra o seu antigo jipe, valor de mercado 40 k , deveria sair no leilao por volta de 10-15 mil, mas acabei desistindo quando veio a idéia da defender


Muito obrigado a todos pela solidariedade da perca do meu pequeno japones , a ideia de se colocar este post é mostrar os pontos positivos e negativos do jipe, embora pelo meu ver muito mais positivos que negativos

Yuki
04/03/2013, 19:26
O ABS não diminui a distância de frenagem em piso seco, ele apenas evita que as rodas travem e vc perca o controle do carro.

Em piso de baixa aderência, caso a roda trave, o carro desliza, aumentando a distância devido à perda de atrito.

Assim, como o Cocatriz disse, ele serve mesmo em pista molhada com com gelo.

Abraço

Felipepeixotogouvea
04/03/2013, 19:40
Vivendo e aprendendo jurava de pé junto que o abs diminuia a distancia de frenagem em piso seco exatamente por não travar as rodas , ou seja freiando mais rapido na hora do susto do condutor de meter os dois pés no freio. Mas e sempre bom saber, alem domais não tinha feito pesquisas nenhuma sobre isso então realmente eu não tenho conhecimento. é sempre bom aprender uma coisa nova :euforico:

Yuki
04/03/2013, 21:51
Só pra complementar o que foi dito, uma meia dúzia de vezes tive que frear bem forte.

Em nenhuma delas a roda travou, realmente parece difícil fazer o Jimny travar ar rodas, mesmo sem ABS.

Abraço

Sfranco
05/03/2013, 07:12
Concordo com vc. mas com ressalvas;

Em mercados de países desenvolvidos o jipinho é vendido com ABS e Air Bag. Pode ser exigência legal somente? Acho difícil, creio que a existência dos dois dispositivos são importantes sim, além daquelas medidas de segurança que você mencionou (barra de direção, colunas, barras laterais, carroceria/chassi deformáveis, etc).
Por aqui não é vendido por uma simples razão: custo. (e pagamos muito mais pelo brinquedo que os estrangeiros muito mais ricos).
Se o meu tivesse ABS e Air Bag duplo, ficaria mais satisfeito, com certeza, ao menos iria me sentir mais respeitado por ter pago tanta $$ no jipinho.

Crash Test 2006 - Present Suzuki Jimny (Full Test) JNCAP - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=6ti7ubNtepk)



Fala Felipe.

Só pra deixar claro que, a função do ABS é impedir que a roda deslize durante a frenagem, a mesma coisa que nós tentamos fazer quando aceleramos na lama botando pneus mais agressivos que tem mais "agarre".

O Sistema de Freio do Jimny aliado com o peso da Roda e os pneus geralmente mais agressivos fazem esse sistema ter praticamente nenhum uso ( Já que não temos gelo nas pistas ), por que é normalmente difícil travar as rodas do Jimny só com o sistema de Freio. Ele faria diferença com óleo, aquaplanagem e coisas assim, o que não foi o seu caso.

Segundo, mesmo que o seu Jimny tivesse Airbag, ele só detonaria se o impacto frontal ( ou seja o bixo ) fosse suficientemente forte para ativar os sensores, que dada a condição da frente do carro provavelmente também não seria usado. Por que eles usam um sistema "inteligente" para não detonar a toa, por que muitos casos ele pode causar mais lesão se detonar do que se não detonar. ( POR ISSO É SEMPRE IMPORTANTE USAR O CINTO DE SEGURANÇA ).

Nesse caso só detonaria se ele tivesse Airbag nas colunas.

Eu sinceramente não sei por que nego chora tanto por Airbag e ABS, no Jimny eles praticamente não são utilizados. Já que o sistema de frenagem não consegue travar efetivamente as rodas em 90% das situações. E airbag só ajuda em um conjunto muito específico de colisão. A Deformação Programada, barra de direção dividida e colunas reforçadas ( que foi o que atuou no seu caso ) ninguém comenta.

Ricardo Passoni
05/03/2013, 07:52
Felipe que chato o que ocorreu , mas vc esta bem , bens materiais vem e vão , sua vida nao! O Jimny é um puta carro , mas o que falta nele um simples sistema ESP , controle de estabilidade coisa que ajudaria, digo ajudaria em caso de capotagem , pois frearia uma roda etc... , mas ai estaria mais para um SUV ! Abs e Air Bar ja falado chegam em novembro , portantomquem comprar agora ja esta tirando da Css um 4x4 sem os que deveria
Abraço

Thiago Pereira
05/03/2013, 09:17
O ABS não diminui a distância de frenagem em piso seco, ele apenas evita que as rodas travem e vc perca o controle do carro.


Em piso de baixa aderência, caso a roda trave, o carro desliza, aumentando a distância devido à perda de atrito.


Assim, como o Cocatriz disse, ele serve mesmo em pista molhada com com gelo.


O ABS diminui sim a distancia de frenagem, inclusive em pista seca e com boa aderência. E a diferença não é pequena.


Para entender o pq temos que voltar as aulas de física sobre atrito, coeficiente de atrito dinâmico X estático, é regra que o coeficiente de atrito dinâmico é sempre menor que o estático considerando duas superfícies iguais, ou seja, se roda travou a distancia vai ser maior.


O ABS foi desenvolvido inicialmente para aeronaves, chamado de anti-skid, o que reduziu as distancias de pouso principalmente em pista seca.


A grande vantagem do ABS é que ele consegue atuar no limite de frenagem mantendo o atrito estático, o que permite inclusive mudanças de trajetórias.


Apenas pilotos muito treinados conseguem fazer a mesma coisa sem o sistema, inclusive quem não tem essa habilidade é melhor que trave as rodas, pois caso contrario a distancia será muito maior, exceto onde é necessário desviar ou fazer uma curva.



Vivendo e aprendendo jurava de pé junto que o abs diminuia a distancia de frenagem em piso seco exatamente por não travar as rodas , ou seja freiando mais rapido na hora do susto do condutor de meter os dois pés no freio. Mas e sempre bom saber, alem domais não tinha feito pesquisas nenhuma sobre isso então realmente eu não tenho conhecimento. é sempre bom aprender uma coisa nova :euforico:

O seu juramento esta correto, não mude seus votos! Rs

Thiago Pereira
05/03/2013, 09:19
Só pra complementar o que foi dito, uma meia dúzia de vezes tive que frear bem forte.

Em nenhuma delas a roda travou, realmente parece difícil fazer o Jimny travar ar rodas, mesmo sem ABS.

Abraço

Se sem o ABS as rodas não travam isso significa que o sistema não esta 100% ou não é eficiente, portanto esta correndo risco.

carlos-godoy
05/03/2013, 10:00
Vão-se os dedos mas ficam os aneis. O importante é a integridade física, jipe compra-se outro. Quanto ao ABS, mesmo em piso seco ele pode ajudar, porque se for um piso de baixa aderência devido a areia ou pedras soltas, as rodas irão travar.

Cocatriz
05/03/2013, 10:42
@Sfranco, Sim ele ajuda em terreno seco SE e somente SE o sistema tiver força suficiente para travar as rodas. Lembre-se que 90% dos países desenvolvidos tem neve e Gelo na pista o que justifica o ABS.

@Thiago Pereira, Nisso eu concordo com você, se o sistema de frenagem não tem a capacidade de travar as rodas no seco, estaria ele subdimensionado?

Eu pesquisei um pouco sobre ABS, e concordo mais ainda com o Ricardo Passoni que o ESB seria mais jogo no Jimny que o ABS, mesmo por que provavelmente o ABS será o mono valvula e só vai controlar a frenagem das rodas de trás. Como os das pickups antigas um controle de tração seria mais interessante MAS, tiraria boa parte da facilidade da manutenção.

ESTEBAN
05/03/2013, 12:30
Falta pouco para vcs postarem que jimny só freia bem quando está estacionado

nanito
05/03/2013, 12:45
Eu sinceramente não sei por que nego chora tanto por Airbag e ABS, no Jimny eles praticamente não são utilizados. Já que o sistema de frenagem não consegue travar efetivamente as rodas em 90% das situações...

Quero ver atolar o pé no freio numa emergência fazendo uma curva em estrada de cascalho sem ABS...

Felipepeixotogouvea
05/03/2013, 13:10
Eu acredito que o freio do jimny seja muito bom principalmente pelo jipe só ter 1 tonelada, mas o sistema tem força sim de travar as rodas nos 2.5 anos de carro eu travei a roda 3 vezes são poucas , com certeza, mas o sitema de freio do jimny eu considero excelente

Cocatriz
05/03/2013, 14:27
Quero ver atolar o pé no freio numa emergência fazendo uma curva em estrada de cascalho sem ABS...

Olha eu dirigo a 15 anos, já fiz trilha, já andei acima de 150, nesses 15 anos nunca precisei de ABS ou Airbag, e espero continuar a assim.

Não entenda mal, eu não acho que acessórios de segurança são desnecessário, obviamente eu preferiria que ele os tivesse.

Mas do jeito que o pessoal reclama, parece que vai morrer se o carro não tiver... Carro é que nem arma, quem está atras do volante tem plena capacidade de evitar a maioria dos acidentes, fatalidades acontecem mas a maioria é por descuido, distração ou falta de respeito com as leis, veículos ou outros motoristas.

Thiago Pereira
05/03/2013, 18:53
@Thiago Pereira, Nisso eu concordo com você, se o sistema de frenagem não tem a capacidade de travar as rodas no seco, estaria ele subdimensionado?


Eu pesquisei um pouco sobre ABS, e concordo mais ainda com o Ricardo Passoni que o ESB seria mais jogo no Jimny que o ABS, mesmo por que provavelmente o ABS será o mono valvula e só vai controlar a frenagem das rodas de trás. Como os das pickups antigas um controle de tração seria mais interessante MAS, tiraria boa parte da facilidade da manutenção.


O sistema pode estar subdimensionado ou com avarias.
Um pneu maior que o original já pode ser suficiente para tornar o sistema ineficiente.
Em um veiculo não equipado com ABS, este deve obrigatoriamente travar as rodas ao utilizar o sistema a pleno.


Você não vai encontrar um veiculo equipado com ESP sem ABS, já que o primeiro precisa do segundo para atuar.




Olha eu dirigo a 15 anos, já fiz trilha, já andei acima de 150, nesses 15 anos nunca precisei de ABS ou Airbag, e espero continuar a assim.

Não entenda mal, eu não acho que acessórios de segurança são desnecessário, obviamente eu preferiria que ele os tivesse.

Mas do jeito que o pessoal reclama, parece que vai morrer se o carro não tiver... Carro é que nem arma, quem está atras do volante tem plena capacidade de evitar a maioria dos acidentes, fatalidades acontecem mas a maioria é por descuido, distração ou falta de respeito com as leis, veículos ou outros motoristas.

Ai que esta o problema, você não dirige sozinho e tem muito motorista descuidado, distraído, e que desrespeita as leis por aí.

Mas essa discussão é meio inútil, 2014 ta aí e o ABS e Airbag vão ser obrigatórios.
Mas enquanto isso em lugares mais desenvolvidos o ESP e os diversos Airbags já são obrigatórios...

Yuki
05/03/2013, 20:58
Desculpem, passei a ideia errada.

E os freios não são ruins, apenas meio borrachudo. Eu disse que freei bem forte, mas sempre evito afundar o pé no freio justamente pra evitar o travamento.

Numa vez que topei com uma carreta sem iluminação na pista, à noite, houve tendência de querer sair de lado, mas não saiu.

Abraço

Sfranco
06/03/2013, 14:50
É isso aí.

Não sei se gostaria de trocar o japinha japonês pelo japinha brasileiro por causa do abs e air bag, sei que vou ficar na dúvida...melhor seria manter os dois..rsrsrsrs


O sistema pode estar subdimensionado ou com avarias.
Um pneu maior que o original já pode ser suficiente para tornar o sistema ineficiente.
Em um veiculo não equipado com ABS, este deve obrigatoriamente travar as rodas ao utilizar o sistema a pleno.


Você não vai encontrar um veiculo equipado com ESP sem ABS, já que o primeiro precisa do segundo para atuar.





Ai que esta o problema, você não dirige sozinho e tem muito motorista descuidado, distraído, e que desrespeita as leis por aí.

Mas essa discussão é meio inútil, 2014 ta aí e o ABS e Airbag vão ser obrigatórios.
Mas enquanto isso em lugares mais desenvolvidos o ESP e os diversos Airbags já são obrigatórios...

thix4
06/03/2013, 21:38
Assustadora essa história do capotamento. Felizmente só o carro se machucou. Eu tava lendo outro dia sobre um HR que tombou na Ruta 40. Talvez essa mini polegada a mais demande mais cuidado mesmo.

Agora ABS não combina com trilha na minha opinião. O que eu queria mesmo é um Jimny automático. Mas como não pretendo migrar pro modelo novo vou ficar na saudade.

Thiago Pereira
06/03/2013, 21:47
Agora ABS não combina com trilha na minha opinião. O que eu queria mesmo é um Jimny automático. Mas como não pretendo migrar pro modelo novo vou ficar na saudade.

Pode explicar?

thix4
06/03/2013, 21:57
Velho, pega um carro com ABS e mete o pé no freio na estrada de terra. Tua distância de frenagem vai aumentar absurdo. O que acontece é que ele vai evitar a roda de travar, mas como o piso tem pouca aderência por causa dos grãos soltos o jipe vai derrapar eternamente. Teria que ter um botão on-off. ABS só no asfalto.

absss

Felipepeixotogouvea
06/03/2013, 22:18
Eu achava que tinha um sistema de proteção , por exemplo abaixo de 20-40 km/h o sistema nao funciona, pois se não o carro nunca pararia mas eu não sei direito como funciona :p, agora tambem éra só colocar um botão liga desliga do abs.

thix4
06/03/2013, 22:36
Não sei sobre esse sistema de baixa velocidade. Mas, mesmo no asfalto, o fato dele te deixar "continuar a manobra" pode até aumentar o risco de capotar. Freio ABS é um negócio bem controverso...

abss

Thiago Pereira
06/03/2013, 23:33
Velho, pega um carro com ABS e mete o pé no freio na estrada de terra. Tua distância de frenagem vai aumentar absurdo. O que acontece é que ele vai evitar a roda de travar, mas como o piso tem pouca aderência por causa dos grãos soltos o jipe vai derrapar eternamente. Teria que ter um botão on-off. ABS só no asfalto.


Ah ok, então no caso é uma estrada de terra e não uma trilha, quando você disse trilha já imaginei erosões e atoleiros e não vejo onde o ABS possa influenciar.

Agora numa estrada de terra numa condição mais veloz o ABS pode atrapalhar sim como você disse, inclusive a VW Amarok possui o ABS off-road que é acionado por um botão que resolve esse problema.
Uma solução para praticantes de rally, raids, etc. é a retirada do fusível do ABS.

Agora essa de derrapar eternamente é um tremendo exagero, o ABS ira aumentar a distancia comparando com a roda travada, pois na terra ao travar as rodas se forma um "monte" de terra na frente do pneu que reduz a distancia, com o ABS isso não ocorre.


Não sei sobre esse sistema de baixa velocidade. Mas, mesmo no asfalto, o fato dele te deixar "continuar a manobra" pode até aumentar o risco de capotar. Freio ABS é um negócio bem controverso...

Desculpe, mas está falando besteira...procure no google que encontrará muita coisa em sites confiáveis, se dominar o inglês então o conteúdo é farto.

thix4
07/03/2013, 00:57
Olá Thiago Pereira,

Minha intenção não é discutir com você. Eu, pelo menos, não sou especialista. Mas fui bem categórico ao somente expressar minha opinião de que ABS não combina com offroad. Não é só pelo fato da distância da frenagem. Aliás, ele foi feito não pra reduzir essa distância, mas pra permitir que se possa ter melhor controle durante a frenagem. O fato é que o ABS pode te salvar, mas pode te ferrar também. Depende de uma situação bem específica. Além do mais, o ABS não é um sistema 100% previsível, o que não ajuda.

Outro ponto é que trata-se de mais parafernália eletrônica embarcada, ou seja, mais tranqueira pra quebrar. Não que seja necessariamente ruim. Veja o controle de estabilidade, por exemplo. Isso sim é uma maravilha. Mas, novamente, não combina com offroad. Tanto é que esse sistema é automaticamente desativado uma vez que o 4x4 Lock é acionado. No caso do ABS, se quiser colocar pneus maiores que os originais, por exemplo, certamente terá problemas. Diga-se de passagem, essa sugestão de retirar o fusível eu achei uma solução bem marginal. Desculpe. Mesmo porque não é só isso. quando ligar de novo no asfalto pode falhar em função de sensores (que são muitos) sujos ou queimados (lama, água, poeira, etc). Aí é luzinha acesa, freio falhando, e por aí vai.

E não estou falando besteira sobre o aumento do risco de capotar. Procure você também no Google. Só quis levantar o ponto de que ABS é sim controverso e ,ao contrário do que o povo tende a pensar, ele não altera em nada as leis da física. Direção preventiva ainda é o melhor "freio".

Killer ABS | The Truth About Cars (http://www.thetruthaboutcars.com/2006/08/killer-abs-abs-braking-increases-rollover-risk-by-51/)


” In 1999, the Society of Automotive Engineers reported that “ABS was found to be associated with a 51 percent increase in fatal rollover crashes on dry roads. For fatal side impact crashes, ABS produced a 69 percent increase for unfavorable road conditions, and a 61 percent increase for favorable road conditions.”




Ah ok, então no caso é uma estrada de terra e não uma trilha, quando você disse trilha já imaginei erosões e atoleiros e não vejo onde o ABS possa influenciar.

Agora numa estrada de terra numa condição mais veloz o ABS pode atrapalhar sim como você disse, inclusive a VW Amarok possui o ABS off-road que é acionado por um botão que resolve esse problema.
Uma solução para praticantes de rally, raids, etc. é a retirada do fusível do ABS.

Agora essa de derrapar eternamente é um tremendo exagero, o ABS ira aumentar a distancia comparando com a roda travada, pois na terra ao travar as rodas se forma um "monte" de terra na frente do pneu que reduz a distancia, com o ABS isso não ocorre.

Desculpe, mas está falando besteira...procure no google que encontrará muita coisa em sites confiáveis, se dominar o inglês então o conteúdo é farto.

Thiago Pereira
07/03/2013, 11:26
Olá Thiago Pereira,

Minha intenção não é discutir com você. Eu, pelo menos, não sou especialista. Mas fui bem categórico ao somente expressar minha opinião de que ABS não combina com offroad. Não é só pelo fato da distância da frenagem. Aliás, ele foi feito não pra reduzir essa distância, mas pra permitir que se possa ter melhor controle durante a frenagem. O fato é que o ABS pode te salvar, mas pode te ferrar também. Depende de uma situação bem específica. Além do mais, o ABS não é um sistema 100% previsível, o que não ajuda.

Outro ponto é que trata-se de mais parafernália eletrônica embarcada, ou seja, mais tranqueira pra quebrar. Não que seja necessariamente ruim. Veja o controle de estabilidade, por exemplo. Isso sim é uma maravilha. Mas, novamente, não combina com offroad. Tanto é que esse sistema é automaticamente desativado uma vez que o 4x4 Lock é acionado. No caso do ABS, se quiser colocar pneus maiores que os originais, por exemplo, certamente terá problemas. Diga-se de passagem, essa sugestão de retirar o fusível eu achei uma solução bem marginal. Desculpe. Mesmo porque não é só isso. quando ligar de novo no asfalto pode falhar em função de sensores (que são muitos) sujos ou queimados (lama, água, poeira, etc). Aí é luzinha acesa, freio falhando, e por aí vai.

E não estou falando besteira sobre o aumento do risco de capotar. Procure você também no Google. Só quis levantar o ponto de que ABS é sim controverso e ,ao contrário do que o povo tende a pensar, ele não altera em nada as leis da física. Direção preventiva ainda é o melhor "freio".

Killer ABS | The Truth About Cars (http://www.thetruthaboutcars.com/2006/08/killer-abs-abs-braking-increases-rollover-risk-by-51/)


” In 1999, the Society of Automotive Engineers reported that “ABS was found to be associated with a 51 percent increase in fatal rollover crashes on dry roads. For fatal side impact crashes, ABS produced a 69 percent increase for unfavorable road conditions, and a 61 percent increase for favorable road conditions.”

Não vejo nada errado em uma discussão, desde que haja respeito...posso mudar facilmente de opinião desde que com fatos e argumentos.

Voltando ao ABS, ele foi sim desenvolvido para diminuir distancia de frenagem e manter controle. Como disse antes a origem do sistema é da aviação (anti-skid), aviões não fazem curvas em velocidade, e onde a velocidade é significativa o controle direcional está a cabo das superfícies aerodinâmicas (leme), acrescente o fato que as pistas de decolagem não devem ter inclinação lateral (exceto para escoamento de água).

Quanto ao uso off-road concordo, tanto que como disse, já existem modelos em que a atuação do ABS é diferente nesse ambiente.

O ABS só não é previsível se estiver com defeito, o sistema é muito simples, ele compara a velocidade das rodas, se uma roda girar mais devagar que as demais ele alivia a pressão do freio nessa roda, girou mais rápido aumenta, faz isso em milésimos de segundo, por isso o pedal treme.

Esse pensamento de que eletrônica é só mais coisa para quebrar na minha opinião também é um pensamento retrogrado, tenho carros antigos da década de 60 e 70 e sei o quanto uma injeção eletrônica, ignição eletrônica, etc facilitam a vida.

Não existe controle de estabilidade sem ABS. E novamente no off-road realmente pode atrapalhar, mas sobre isso não consigo compreender que velocidade as pessoas querem dirigir na terra ao ponto de ter prejuízo com esses sistemas.

Um mudança de pneu não é apenas o ABS que é prejudicado, e quem faz isso tem que estar ciente. É velocímetro e hodômetro que marcam errado, CG alterado, exige mais dos componentes da transmissão e prejudica o desempenho...o ABS é o menor dos seus problemas e mesmo assim continua funcionando (talvez com lag), uma vez que vai impedir o travamento.

Não sugeri que se retire o fusível, apenas comentei que é a solução de praticantes de rally e raids, portanto provas de velocidade.

Danos ao sistema podem ocorrer, do mesmo modo que o alternador pode parar de funcionar depois de um atoleiro.
O ABS em caso de falha em um dos sensores faz com que o sistema de freio passe a ser convencional, jamais um sensor ira fazer o freio falhar, se falhar é devido a vazamentos, etc, o que um freio convencional também está sujeito.

Li todo o artigo que enviou e lá não diz tecnicamente o motivo do ABS causar acidentes, pelo contrario, diz que o aumento de acidentes ocorrem pq o motorista ao saber que tem ABS dirige de forma imprudente e deixa para frear mais tarde! A culpa é do sistema?
Como você disse prudencia acima de tudo!

Um fato importante é que o próprio artigo diz que o ABS é lobby das seguradoras, qual o motivo disso? Será que as seguradoras são acionistas da Bosh, Magneti Marelli, ou é pq as estatísticas mostram que com ABS os sinistros diminuem e portanto aumenta o lucro da seguradora?

A internet é complicada, não é pq esta escrito que é verdade, por isso disse para procurar sites confiáveis...
Sem esforço coloco aqui diversos artigos que explicam que a terra é o centro do universo, que devemos comer apenas vegetais, que o homem nunca foi a lua, etc...

Cocatriz
07/03/2013, 13:16
Bom, acho que vale acrescentar, já que o assunto passou do tombamento pro ABS

Que existem diferentes sistemas de ABS e sensores.
Se não me engano se conta por valvulas, que podem ir de 1, 2 ou 4 valvulas.

O de 1, só controla a frenagem de um par de rodas, geralmente o traseiro, é o usado em pickups antigas.

O de 2 Valvulas controla a frenagem de 2 pares de rodas, eixos dianteiros e traseiros.

E o de 4 valvulas que é o top que trava as 4 rodas individualmente.

Explicando simplóriamente como ele funciona, ele tem um sensor de rotação ( que estão dispostos de acordo com o setup das valvulas ) então ele tem um uma peça com numero de pistões igual ao numero de sensores. esses pistões são controlados pelos sensores, controlando a freada do set de rodas ( as 2 dianteiras, as 2 traseiras ou cada uma individualmente ).

O sistema é bem simples, e tirando os sensores que podem sofrer um pouco com as condições off-road, eu acho que não deve ter problema.

Eu lí uma matéria no Autobussiness eu acho, que mostrava que apesar da eficiencia do ABS, ele tem quase nenhum impacto sobre o números de acidentes, já que os acidentes que ele ajuda evitar, podem ser evitados com uma direção defensiva ( dados são americanos ). E o número de acidentes fatais, com ou sem abs são os mesmos...

nanito
07/03/2013, 14:39
Olha, com um mondeo 97 que eu tinha, já desviei de muito cachorro e cavalo apertando o freio nas estradas da serra daqui do Sul, onde tem muito nevoeiro, situação onde apenas direção defensiva não impede acidentes. A situação do nevoeiro, além da visibilidade ser quase zero em alguns momentos, forma uma camada úmida no asfalto, transformando em sabão. Mesmo andando a 60 km/h, com freio convencional o carro desliza. Com ABS nunca passei por apuros, e nem atropelei nenhum bicho.

E digo o mesmo pra andar em estrada de chão batido, só quem dirigiu e passou por algum apuro desviando de algum animal ou buraco, sabe a eficiência de um ABS.

Thiago Pereira
08/03/2013, 16:28
Bom, acho que vale acrescentar, já que o assunto passou do tombamento pro ABS

Que existem diferentes sistemas de ABS e sensores.
Se não me engano se conta por valvulas, que podem ir de 1, 2 ou 4 valvulas.

O de 1, só controla a frenagem de um par de rodas, geralmente o traseiro, é o usado em pickups antigas.

O de 2 Valvulas controla a frenagem de 2 pares de rodas, eixos dianteiros e traseiros.

E o de 4 valvulas que é o top que trava as 4 rodas individualmente.

Explicando simplóriamente como ele funciona, ele tem um sensor de rotação ( que estão dispostos de acordo com o setup das valvulas ) então ele tem um uma peça com numero de pistões igual ao numero de sensores. esses pistões são controlados pelos sensores, controlando a freada do set de rodas ( as 2 dianteiras, as 2 traseiras ou cada uma individualmente ).

O sistema é bem simples, e tirando os sensores que podem sofrer um pouco com as condições off-road, eu acho que não deve ter problema.

Exato, inclusive no sistema de uma válvula o sensor é o mesmo da velocidade, instalado na saída do cambio, é o sistema mais "burro", mas muito útil em pkps que apesar de carregarem carga, grande parte do tempo estão vazias e ai a coisa mais fácil é perder a traseira em uma frenagem.

Hoje todos os sistemas atuam independentemente nas quatro rodas, inclusive nos carros populares, com a obrigatoriedade teve-se economia de escala.

Agora no off-road o que realmente faz diferença é o controle de tração, esse realmente faz milagres...é só ver o que uma Land Rover Discovery é capaz de fazer mesmo com pneus 100% asfalto e uma altura do solo não muito grande.

Discovery hill climb - YouTube (http://www.youtube.com/results?search_query=discovery+hill+climb&oq=discovery+hill&gs_l=youtube.1.0.0i19j0i5i19.6109.12312.0.16312.14 .10.0.4.4.0.253.1473.4j1j5.10.0...0.0...1ac.1.XVTY AcUE7vI)

lucasracastro
14/10/2013, 18:51
Felipepeixotogouvea,

lamento pelo ocorrido, mas fico satisfeito em saber que o carro os protegeu e nada ocorreu com vocês.

Tem pouco tempo que tenho um Jimny 2013 (está com menos de 5.000km) e ainda estou me adaptando à nova forma de condução que o carro exige no asfalto. Logo que peguei o carro tive que fazer uma breve viagem e estava dirigindo a 110km/h numa rodovia pavimentada tranquilamente até passar por um trecho com deformações no asfalto (creio que ocasionadas pelo excesso de peso de caminhões) e levei um baita susto, pois o carro pulou muito e senti que perdi as rodas traseiras por um segundo. Achei que ia rodar. Depois do susto, reduzi a velocidade para 90km/h e desde então essa é a minha velocidade de cruzeiro no asfalto.

Abraços,
Lucas

Guelson Channakian
02/12/2013, 20:25
eu acredito que o freio do jimny seja muito bom principalmente pelo jipe só ter 1 tonelada, mas o sistema tem força sim de travar as rodas nos 2.5 anos de carro eu travei a roda 3 vezes são poucas , com certeza, mas o sitema de freio do jimny eu considero excelente


amigo vi sua postagem dizendo sobre a frenagem do jymni.
Eu tenho um jymni 4sport 2013 com pneus bfgoodricht 215/70/15, ja comprei assim na concessionária.
Enfim o freio é péssimo, a 60km por exemplo tem que praticamente subir no pedal para o carro frenar e sobre hipótese alguma trava as rodas.
Não dirigi o carro com as rodas originais e também não sei se a alteração do pneus afeta tanto a frenagem a ponto do carro nao conseguir freia direito.
Alguem sabe me dizer algo sobre isso, o carro esta com 1300km será que esta com defeito ou tem relação com aq troca do pneu?

jorgeffn
02/12/2013, 20:40
amigo vi sua postagem dizendo sobre a frenagem do jymni.
Eu tenho um jymni 4sport 2013 com pneus bfgoodricht 215/70/15, ja comprei assim na concessionária.
Enfim o freio é péssimo, a 60km por exemplo tem que praticamente subir no pedal para o carro frenar e sobre hipótese alguma trava as rodas.
Não dirigi o carro com as rodas originais e também não sei se a alteração do pneus afeta tanto a frenagem a ponto do carro nao conseguir freia direito.
Alguem sabe me dizer algo sobre isso, o carro esta com 1300km será que esta com defeito ou tem relação com aq troca do pneu?

Guelson...... seu carro já veio com ABS???? pergunto porque uma amiga comprou um 4all já com ABS e estranhou muito o freio... aí levou na css e eles fizeram uns testes e segundo ela depois disso melhorou bastante.....
tenho um 4all com pneus Mud 215 e não tenho problemas no freio... claro que não freia como um carro normal.. mas é totalmente eficaz e segura.... já tive 2 Vitaras e o Jimny freia bem melhor do que eles...... a diferença do pneu não é suficiente para interferir tanto no freio.

abs!!

Mauro B
04/12/2013, 07:03
amigo vi sua postagem dizendo sobre a frenagem do jymni.
Eu tenho um jymni 4sport 2013 com pneus bfgoodricht 215/70/15, ja comprei assim na concessionária.
Enfim o freio é péssimo, a 60km por exemplo tem que praticamente subir no pedal para o carro frenar e sobre hipótese alguma trava as rodas.
Não dirigi o carro com as rodas originais e também não sei se a alteração do pneus afeta tanto a frenagem a ponto do carro nao conseguir freia direito.
Alguem sabe me dizer algo sobre isso, o carro esta com 1300km será que esta com defeito ou tem relação com aq troca do pneu?

Você tem os melhores pneus possíveis. Certamente o problema está no freio. O carro é muito leve, e deveria parar com muita facilidade. Reclame!!!

Cocatriz
04/12/2013, 11:51
Guelson, seu freio tá bixado... o meu tá com mud, e freia muito tranquilo, claro que eu dirijo jipe como jipe bastante distância e frenagens programadas...

então vale a pena revisar o modo de direção também... mas o freio dá conta tranquilo.

NelsonB
29/04/2015, 13:55
Me interessou saber qual calibração de pneu vcs custumavam usar no Jimny que tombou, já que a recomendação nos HR era 28lbs e agora é 20lbs pro pneu 215/75 r15