PDA

Ver Versão Completa : Cambio C-10 x Cambio Chevette

Boaventura
02/03/2013, 22:44
Pessoal,

Tentei procurar de várias formas e não encontrei no fórum esta comparação.

Qual seria o melhor cambio entre estes: Cambio C-10 x Cambio Chevette.

Quando falo melhor, estou falando em facilidade na adaptação, valor da adaptação e robustez.

Abraços a todos!

JoniS
04/03/2013, 23:50
Olá Rafael.

Os dois câmbios são relativamente fáceis de instalar(existem kits prontos para os dois). Mas acredito que o da C10 é o mais fácil deles. (mas um bom mecânico 4x4 instala os dois sem problemas)
Sobre a robustez: o câmbio da C10 é sem sombra de dúvida mais resistente.(tem fama de ser "quase" indestrutível)
Sobre o chevete: Tem vantagem de ter mais marchas (C10 só possui 3 marchas), o que proporciona maior conforto, melhor escalonamento, melhor para rodar em estradas e também aguenta o tranco.

Diria que:
Se seu negócio e só trilha radical: C10
Se o negócio são passeios e trilhas ocasionais: Chevette

Abraço

Leonardo Raffi
05/03/2013, 00:25
concordo com JoniS..............

Ricardo MG
05/03/2013, 10:27
Pessoal,

Tentei procurar de várias formas e não encontrei no fórum esta comparação.

Qual seria o melhor cambio entre estes: Cambio C-10 x Cambio Chevette.

Quando falo melhor, estou falando em facilidade na adaptação, valor da adaptação e robustez.

Abraços a todos!

Se vc está com os pedais originais ou com suspensos no local original, o cambio da C10 a alavanca fica no calcanhar...., aqui na região de Minas devido aos tipos de trilhas, o cambio de chevette não tem aguentado nos Willys não, seja media ou pesada(trilhas), várias viaturas do grupo teve o cambio quebrado...
IMHO, eu iria de 260f, existem kit's prontos e nunca mais terá dor de cabeça, desde q faça as manutenções!!
abs

Boaventura
07/03/2013, 16:29
Interessante, aqui em Santa Catarina é utilizado muito o cambio da c10 com motor de opala, tenho o meu com opala + chevette, porém não faço trilhas, mas já andei muito e gosto deste câmbio.

Durabilidade o C10 é melhor certo?, mas o custo dfinal da adaptação, qual será mais barato?

juleymar73
08/03/2013, 00:28
Interessante, aqui em Santa Catarina é utilizado muito o cambio da c10 com motor de opala, tenho o meu com opala + chevette, porém não faço trilhas, mas já andei muito e gosto deste câmbio.

Durabilidade o C10 é melhor certo?, mas o custo dfinal da adaptação, qual será mais barato?

Ola Boaventura , vi que vc usa cambio de chevete , eu estou querendo usar esse cambio , ja interessei depois esqueci , agoracomprei duas caixa dessas de chevette masi agora to em duvida, me diga quanto temp esta com a caixa de chevette >? eu tambem nao faço trilha pra mim vc acha que seria umaboa ?? e meu motor e um BF a alavanca vai fica quase no meio dos bancos, e como vc resolveu o problema da distancia das marchas na alavanca ??

Ricardo MG
08/03/2013, 16:32

Rafael,

Tudo vai depender do seu uso e do uso futuro da sua viatura, tem algumas pessoas por aqui que está com o cambio do chevette a muiitos anos o CJ é utilizado apenas para passeios e trilhas levíssimas, em relação a robustez o cambio da C10 é praticamente inquebrável, como eu disse, apenas com a inconveniência da alavanca no seu calcanhar!
Quanto ao custo de adaptação acho que os dois se equivalem, desde que vc tenha o cambio da C10 com a alavanca lateral!!!
Como eu disse no post anterior eu "iria" de 260f, mas se eu for trocar o meu cambio(4m original do ohc) eu trocaria com o do Chevette devido o alto custo do 2160f!!!!! kkkk

umforte abraço

Ricardo MG
08/03/2013, 16:37
Ola Boaventura , vi que vc usa cambio de chevete , eu estou querendo usar esse cambio , ja interessei depois esqueci , agoracomprei duas caixa dessas de chevette masi agora to em duvida, me diga quanto temp esta com a caixa de chevette >? eu tambem nao faço trilha pra mim vc acha que seria umaboa ?? e meu motor e um BF a alavanca vai fica quase no meio dos bancos, e como vc resolveu o problema da distancia das marchas na alavanca ??

Juleymar, quanto a posição das alavancas vai depender, tb, do kit que vc irá utilizar, em média as alavancas deslocam 18 cm para trás, no meu modo de ver vai melhorar, mas nada que um maçarico não resolva a posição da alavanca!!kkkk Já vi e andei em vários Cj's com cambio de Chevette(4m e 5M) e todos eles tinham distancias diferentes das alavancas(todos com BF).... acredito que os kit's prontos devem deslocar o mínimo possível!

Um forte abraço

Boaventura
08/03/2013, 22:46
Obrigado pelas respostas Ricardo!

juleymar73
08/03/2013, 23:06
valeu Ricardo, se eu decidir por a caixa de Chevette vou por da Adap ou da Deep tec , parece bem dimencionadas e bem feitas ,
mais vamos ver , que e tentador e usar a caixa de chevette e bem macia.

valew .

Gritten
29/12/2013, 23:51
Galera estou comproblemas no trambulador do meu CJ...cx de chevette 5m...já troquei 2x e nada de resolver...a alavanca fica molenga....alguma ideia de adaptações???/

juleymar73
30/12/2013, 23:36
Galera estou comproblemas no trambulador do meu CJ...cx de chevette 5m...já troquei 2x e nada de resolver...a alavanca fica molenga....alguma ideia de adaptações???/
Ola amigo , vc trocou aquela peça que vai no pino da caixa , aqula onde se encaixa a forquilha da alavanca , pois ali se da a maior folga , ou pode ser as duas molas que firma a alavanca que fica bem ai por cima do trambulador.

Gritten
31/12/2013, 20:19
Ola amigo , vc trocou aquela peça que vai no pino da caixa , aqula onde se encaixa a forquilha da alavanca , pois ali se da a maior folga , ou pode ser as duas molas que firma a alavanca que fica bem ai por cima do trambulador.

Amigo, troquei a tampa completa, (2) não aguentou um dia...ai fui em um desmanche achei uma tampa de um chevette mais novo e era original e tava bem boa..coloquei ate agora ta indo...mas queria ideias para adaptar outro trambulador que fosse mais resistente.Esse pino que fala vai dentro da cx??? ate agora so troquei o trambulador

juleymar73
31/12/2013, 21:00
Amigo, troquei a tampa completa, (2) não aguentou um dia...ai fui em um desmanche achei uma tampa de um chevette mais novo e era original e tava bem boa..coloquei ate agora ta indo...mas queria ideias para adaptar outro trambulador que fosse mais resistente.Esse pino que fala vai dentro da cx??? ate agora so troquei o trambulador
Sim amigo , assim que tira os tres parafusos tita o trambulador fica uma pecinha igual uma manivela
onde encaixa a foquilha da alavanca, ela se desgasta fiaca fininha ai tem de trocar , aminha velha ta por aqui na bagunça se eu achar posto a foto par vc ver .

Ian Jeep
31/12/2013, 22:57
"Setor de mudança" Ilustrando oq o amigo esta falando.
Pode ser feito um embuchamento da peça tmb.

juleymar73
01/01/2014, 01:25
"Setor de mudança" Ilustrando oq o amigo esta falando.
Pode ser feito um embuchamento da peça tmb.
e essa peça mesmo que falei , pose fazer um enchimento mais ela tem uma capa que e de plastico onde vai a forquilha , melhor compra nova que aqui custou pra mim R$ 25,00 .

Gritten
02/01/2014, 00:08
Beleza amigo, vou dar uma verificada na minha...Valew pela Postagem...

Francisco Maciel
04/01/2014, 10:46
De olho fechado: C-10 3 marchas!

JeanCP
09/02/2014, 17:29
Concordo com Francisco Maciel, tenho no meu CJ um conjunto opala 4cc + caixa C10 3m, ficou muito bom, só precisei fazer uma tampa do assoalho nova de fibra q ficou 100 reais, qto a posição da alavanca fiz uma adaptação, fiz uma curva na alavanca e coloquei na posição mais confortável. A única adaptação para juntar o conjunto, foi uma flange que comprei na recuperg, que por sinal me deu muita atenção e sanou minhas dúvidas e a do meu mecânico qdo precisamos.
Resumindo: sou totalmente C10.