Conectar

Ver Versão Completa : Suspenção bem loka

Marcio Vargas
21/11/2003, 10:15
ALLzão!!!!

Ate um tempo atraz o porção parecia um Stock car de tão baixo, alem de ter só 7 laminas cada feixa tinha laminas quebradas.
Levei em um moleiro, foram trocadas as laminas quebradas e substituidas todas as mestres por novas. Antes dessa reforma a traseira era mais baixa que a dianteira.
O estranho é que depois disso tudo a traseira continua mais baixa... No meu entendimento tinha que ser ao contrario já que na frente tem o peso do motor. Tanto os feixes traseiros quanto os dianteiros estão com 7 laminas e estão com as mestres novas!!! Muito estranho isso né????
Agora em dezembro, vou comprar o Kit Fess, teoricamente como as 4 molas vão estar com a mesma tenção o jeep teria que ficar com a dianteira e a traseira na mesma altura, ou com a frente mais baixa devido ao motor, meu medo é que a traseira continue mais baixa apos a colocação do Fess. Se isso acontecer o que posso fazer pra erguer a traseira? Jumelo maior só atras? Não sou muito fã de jumelo maior...

Não sei mais o que fazer com essa suspenção!!!

[]'s

EduardoLang
21/11/2003, 12:51
Marcio,

Boa Tarde!!!! Verifique antes se o seu chassi não está empenado. Verifique também se não é a carroceria que está mais baixa. Com isso vc pode estar atacando uma coisa e na realidade o problema está em outra.

Faça a medição da distância entre o eixo diferencial (traseiro e dianteiro) e o chassi. caso o trazeiro esteja mais próximo ao chassi, provavelmente o chassi esteja empenado ou realmente os feixes de mola estão com problemas.

sds

Thiago Rodeghel
21/11/2003, 20:06
E aí Márcio :D

Pode ser um item q vc nem pensa na hora :roll: , já pensa q é a suspenção e coisa e tal :roll: , mas no meu caso foi um amigo meu q me avisou... Isso depois de 1 ano q percebemos isso, após a compra :roll:

Faltavam os calços traseiros, q ficam lá traz na travessa, não tinha nada :shock: , e eram somente esses q não havia, no restante do jeep estavam calços de 1"...

Ficou na mesma situação do seu CJ, frente mais alta e trazeira mais baixa :? ... Confira se os calços estão todos na medida certa :D

Depois tbm de fazer o serviço assim no moleiro, leva tbm um tempo até o Jeep se "acomodar" novamente, ele abaixa um pouco com o tempo :wink:

[s]

monge
21/11/2003, 20:22
Fala Gente.... :D

Falando da minha experiência. :D

Arquear molas NÃO resolve. :shock: :D

Quando fiz este serviço no meu jeep, durou até a primeira trilha. :D :shock:

E o meu problema maior é que eu havia feito novos berços para o feixe de molas quando fiz o SPOA... virou a quebrar cruzeta de cardãn que não parava mais... :cry:

Só parou quando consertei os berços, alinhando novamente todo o conjunto.

Molas arriam, sejam elas velhas, arqueadas ou novas... é questão de tempo.

[]'s de molas retas

Eugênio

Mauro B.
23/11/2003, 00:39
Agora em dezembro, vou comprar o Kit Fess, teoricamente como as 4 molas vão estar com a mesma tenção o jeep teria que ficar com a dianteira e a traseira na mesma altura, ou com a frente mais baixa devido ao motor
Oi Márcio !!! :D

As molas dianteiras e traseiras do Kit Fess são diferentes! E uma coisa gozada é que as molas traseiras são mais "fortes" que as dianteiras! :shock:
Instale o Kit Fess e veja como fica. Caso ainda fique mais baixo na traseira, instale um calço de no máximo 5cm nas molas traseiras, para apertá-las um pouco mais, fazendo com que a traseira levante um pouco. Fazendo isso, vc tbm evita que as molas traseiras do kit escapem numa torção maior da suspensão (como já houve alguns relatos)!

Ah, nada de jumelos grandes! :wink:

Acho que era isso. Espero ter ajudado! :P

[]'s

Marcio Vargas
24/11/2003, 07:31
Opa!!!

Galera, só vi hj as menssagens de vc's,,, chegando em casa vou conferir os calços, nunca prestei atenção a isso!!!!

Quanto ao arqueamento, ele não foi feito, o moleiro apenos trocou as laminas mestres. Tb não sou muito fã de jumelos, acho que vou usar a dica do Mauro. Se a traseira continuar mais baixa vou colocar esses calços...

Valeu pelas dicas gurrizada!!!

Ahh já is esquecendo, tirei a capota pela primeira vez esse findi... Se antes eu já não trocava o Jeep por carro nenhum, agora sim que ninguem me tira o CJ,,, Que coisa mais boa andar sem capota,,, E com o vidro deitado então... Claro que no caso do vidro só voltinhas na quadra senão os "homi" pegam!!!

AKele abraço

Ian Moreira
24/11/2003, 08:28
O que vocês tem contra Jumelos altos :?:
Os meus tem 15 centimetros e são em forma de "U" (estou com KIT FEES também), piora alguma coisa estraga o Jeep, bate mais, tira a estabilidade, pula mais.......................???? e etc..

[]'eterno aprendiz...

Marcio Vargas
24/11/2003, 08:37
Opa!!!

Vou enumerar algumas coisa que eu sei explicar,, mas existem muitos otros motivos alem destes,,, Deixo para os Mestres..

- O jeep fika muito João bobo, muito molengão.
- Com jumelo alto vc desloca o feixe e o eixo mais pra frente o que faz ele trabalhar em um angulo diferente do original... Isso pode forçar e ocasinar quebras de mola.
- Como ele trabalha mais na diagonal vc perde abertura da suspenção, ele não abre para baixo,, ele abre mais na diagonal.

Pode ate ficar bonito,,, mas estraga o jeep...

Tem outros motivos, mas só sei explicar esses,,

[]'s,,,

Ian Moreira
24/11/2003, 09:07
Opa!!!
- O jeep fika muito João bobo, muito molengão.
- Com jumelo alto vc desloca o feixe e o eixo mais pra frente o que faz ele trabalhar em um angulo diferente do original... Isso pode forçar e ocasinar quebras de mola.
- Como ele trabalha mais na diagonal vc perde abertura da suspenção, ele não abre para baixo,, ele abre mais na diagonal.
Pode ate ficar bonito,,, mas estraga o jeep...
[]'s,,,

me veio uma dúvida agora, porquê então o pessoal é louco pelos jumelos revólver que tem o curso muito maior, e outro detalhe com o jumelo maior não melhora o curso da suspensão :?: ficando melhor no OFF ROAD :?:
E a propósito qual é o Jumelo ideal na sua opinião
Abraços!!

Marcio Vargas
24/11/2003, 09:17
Opa!!!
Pô meu, não faz pergunta dificil!!!! eheheh :D :D

Bom, o pessoal gosta de jumelo revolver pq ele tem uma torção fora de serie,,, pra erosão é o bicho, pra rochas tb,,,

Já o pessoal curte jumelão pro OffRoad Pq ele fika alto, e ficando alto consequentemente ele vai melhora no meio do mato!!!! Mas que o curso diminue diminue,, ,Um tempão atraz levei um show de explicações tecnicas na jeepnet sobre isso,, mas não lembro bem. Resumindo no OffRoad o jumelão é bom pq dexa o Jeep alto.

Na minha opinião o jemelo ideal é o original. Quer levantar troca os feixes por maiores, faz SPOA, poe kit Fess, se for por estetica tem ainda a opção dos calços de carroceria. Como disse na minha opinião...

[]'s

monge
24/11/2003, 11:37
Fala Gente... :D

Quanto a andar com o vidro abaixado eu nunca tive problema com os homi da lei... :D Viajo e tudo mais.... :D :D :D

O ruim é as mosquitadas na cara que vc leva... hehehehe :x :D :D :D

Mas como diz o ditado, em boca fechada não entra mosca... coloca um óculos, fecha a boca e chega o rei... hehehehe :D :D :D :D

Quanto aos jumelos revolver, o pessoal gosta pq eles atual somente na hora que se precisa..... ele não fica 100% do tempo aberto. :D

[]'s

Eugênio

Mauro B.
24/11/2003, 13:37
Oi Ian !!! :D

Jumelos altos são ruins!!!! :twisted:
Algumas....
:arrow: Força mais o suporte do jumelo, a ponta do feixe, as buchas, e o chassi na parte correspondente
:arrow: o jipe fica mais "bamba"
:arrow: o jipe fica mais duro
:arrow: o jipe perde curso de suspensão
:arrow: o eixo de desloca mais para frente ao invés de mais para baixo
:arrow: o jipe perde ângulo de ataque (dependendo de onde está o jumelo) e perde ângulo de saída

Jumelo grande é ruim pra trilha, pelas razões acima! Vc ganha muito pouco de altura com jumelos mais altos. Se quizer deixar um pouco mais alto, na minha opinião, apenas coloque um kit fess! :shock:

[]'s de quem já usou jumelos de 16cm.....e retornou depois para os originais :roll:

Ian Moreira
24/11/2003, 13:47
Beleza Mauro :!:

Oi Ian !!! :D
Se quizer deixar mais alto, na minha opinião, apenas coloque um kit fess! :shock:

[]'s de quem já usou jumelos de 16cm.....e retornou depois para os originais :roll:

É, e os mecânicos daqui insistem em colocar esse jumelo alto, e eu caí na besteira já coloquei á 3 meses, e gastei R$280,00 :? é o pessoal daqui tem muito a aprender, agora o KIT FEES eu já tenho, será que é por isso que meu Jeep na estrada de chão ainda continua batendo e transmitindo toda pancada para a carroceria :?: mesmo depois de diversas alterações como amortecedor da Ranger 4x2, aumento do diferencial traseiro e etc...

Mauro B.
24/11/2003, 14:04
É, e os mecânicos daqui insistem em colocar esse jumelo alto, e eu caí na besteira já coloquei á 3 meses, e gastei R$280,00 :? é o pessoal daqui tem muito a aprender, agora o KIT FEES eu já tenho, será que é por isso que meu Jeep na estrada de chão ainda continua batendo e transmitindo toda pancada para a carroceria :?:
Fala Ian !!! :D

Pode ser...não sei....cada caso é um caso....mas se vc ainda tem os jumelos originais, coloque-os de novo. Seu jumelo de 15cm nada mais nada menos é do que o dobro do tamanho dos originais!!!! :shock:

Quantas lâminas vc deixou em cada feixe??? Quando se coloca o Kit Fess, e se deseja deixar um pouco mais macio (ou pelo menos não deixar mais duro), vc deve retirar aquelas lâminas pequenas para diminuir o "K" do feixe (deve-se retirar as pequenas para o eixo não torcer em arrancadas).
Uma ajuda aficaz para deixar o jipe mais macio é reduzir o atrito entre as lâminas. Para isso, eu fiz um sanduíche de tira de radiografia com graxa dos dois lados entre cada lâmina do feixe. Gostei muito do resultado, e aconselho vc tbm a fazer, pois vejo que se preucupa com suas costas!!! :lol:

Ian, venda esses jumelos grandes.....mas não pra mim!!!! :lol:

[]'s

Mauro B.
30/11/2003, 13:44
Verifique antes se o seu chassi não está empenado...
Eduardo e pessoal !!! :D

Um chassi empenado não deixaria apenas um lado da traseira mais baixo que o outro lado da mesma traseira??? :?: Pq um chassi empenado abaixaria toda a traseira, ou seja, os dois lados juntos??? :?:

[]'s

Giovani
30/11/2003, 15:53
É, e os mecânicos daqui insistem em colocar esse jumelo alto, e eu caí na besteira já coloquei á 3 meses, e gastei R$280,00

:D Grande Ian!!!

:D Além de tudo que o pessoal já falou, os jumelões vão deixar o feixe de molas reto, ou até mesmo em forma de "S"! A suspensão vai abaixando com tempo, e com esses jumelos, os ângulos de entrada e saída diminuem... Ou seja, só desvantagens! Já os jumelos Revolver, são articulados, deixando o jumelo e a ponta do feixe de molas, na mesma altura dos originais, abrindo quando se precisa de mairo curso. Além disso eles giram, tirando o esforço da mola, o que faz a suspensão ganhar valiosos centímetros de curso. Só que é preciso cuidar um detalhe na hora de comprar ou mesmo fabricar um desses: confiram o tamanho dele! Tem gente pondo jumelo Revolver, que mesmo quando está fechado, fica maior, bem maior, que o original! Fazendo isso, vc vai trazer todos os problemas descritos acima, como se colocasse um jumelão reto. :wink: Tem mais: quem põe um jumelo Revolver não pode querer andar normalmente no asfalto, ele é feito para uso exclusivo Off-Road. Ande com muita cautela na estrada ou cidade... :wink:
[]'s