Ver Versão Completa : Toyota Band trilha 6cc gasolina.
Dendrobates
27/02/2013, 14:16
Bom dia pessoAll,
Daria certo adaptar um motor 6cc a gasolina na Bandeirante visando somente uma maior capacidade off com um pouquinho mais de emoção?
Hoje ela possui o om-314 turbinado com cambio 4m sincronizado. Nada a reclamar do motor mercedez, porém penso que um 4.9 iria ficar melhor! O cambio toy aguenta bem todo o desaforo que estes motores porem gerar. Talvez poderia até trocar o cambio toy por um c4 auto, já que disponho de espaço pois minha band é longa.
A algum tempo venho tendo estes pensamentos pecaminosos quando olho para minha Band. Como ela já é o segundo carro e só uso para trilhas e pequenos deslocamentos de menos de 100km, um motor a diesel moderno já inviabilizaria o projeto por conta da relação custo x benefício pois não iria se "pagar" por andar pouco. Pensei em vender a Band e trocar por outro, mas não adianta gosto não se discute. Sem contar que posso conseguir um bom $$ com a venda de meu motor atual. Afinal motorização v6 e v8 é comum em fj-40 na gringolândia.
Quais seriam os prós e contras desta mudança?
Dendrobates
27/02/2013, 15:20
Poderia até usar o 4.3 chevy com o cambio auto 4L60E deste mesmo motor na Tcase toy...
Fe_jipeiro
27/02/2013, 18:27
Rapaz ...
Faço isso não ... vai estragar a band ... Band a gasolina não é Band ... rsrsrs
Diesel é Diesel ...
Olha a especificação do V8 da Cherokee, uma band bem turbinada (Om 314,364 ou 14B) ou msm a adaptação de um MWM 2.8 (São 34 kgfm de torque e 132 cavalos de potência) ou um MWM 4.2 6cc (São 50,9 kgfm de torque e 180 cavalos de potência), gera muito mais torque, que é o que precisamos:
Cherokee Limited V8:
Cilindrada
5216 cm³
Potência
212 cv a 4400 rpm
Combustível
Gasolina
Torque
39,6 kgfm a 2950 rpm
Se o carro fosse para pista, ai sim precisariamos de um motor mais elástico, mas msm assim, hoje temos os Diesel HSD que são show para RPM mais elevadas...
Sei que gosto é gosto e não se discute ... mas ... uma vez Diesel .. Sempre Diesel ... é só olhar para o mercado europeu de veículos de plástico .. rsrsrs
hercilio.neto
27/02/2013, 19:24
Bom dia pessoAll,
Daria certo adaptar um motor 6cc a gasolina na Bandeirante visando somente uma maior capacidade off com um pouquinho mais de emoção?
Hoje ela possui o om-314 turbinado com cambio 4m sincronizado. Nada a reclamar do motor mercedez, porém penso que um 4.9 iria ficar melhor! O cambio toy aguenta bem todo o desaforo que estes motores porem gerar. Talvez poderia até trocar o cambio toy por um c4 auto, já que disponho de espaço pois minha band é longa.
A algum tempo venho tendo estes pensamentos pecaminosos quando olho para minha Band. Como ela já é o segundo carro e só uso para trilhas e pequenos deslocamentos de menos de 100km, um motor a diesel moderno já inviabilizaria o projeto por conta da relação custo x benefício pois não iria se "pagar" por andar pouco. Pensei em vender a Band e trocar por outro, mas não adianta gosto não se discute. Sem contar que posso conseguir um bom $$ com a venda de meu motor atual. Afinal motorização v6 e v8 é comum em fj-40 na gringolândia.
Quais seriam os prós e contras desta mudança?
Pensamentos pecaminosos mesmo. Pura heresia. rarará.
Minha sugestão é vender o Bandeirante e comprar um Cherokee.
Confortável, motorzão, automático e acha uns bem em conta. Bebe muito, mas se você vai rodar pouco...
O Bandeirante a gasolina pode ficar bom, as FJ40 são assim. Mas será um investimento alto pois requer muita adaptação e essa mudança só vai desvalorizar o jipe.
Pensamentos pecaminosos mesmo. Pura heresia. rarará.
Minha sugestão é vender o Bandeirante e comprar um Cherokee.
Confortável, motorzão, automático e acha uns bem em conta. Bebe muito, mas se você vai rodar pouco...
O Bandeirante a gasolina pode ficar bom, as FJ40 são assim. Mas será um investimento alto pois requer muita adaptação e essa mudança só vai desvalorizar o jipe.
x 2
rsrsrs....
junior888
27/02/2013, 20:37
minha opinião... só para trilha... diesel, só para estrada... diesel... só para garagem... diesel, resumindo, sempre diesel... hehehe
mas agora sério, nao importa se é só para trilha, vai de diesel mesmo, afinal, para trilha quanto mais torque e mais simplicidade melhor... me diz quantas band vc já viu na trilha com o capo aberto? bom, eu faço trilhas e nunca vi nenhuma... já os veiculos a gasolina...
Gugu-Mairipa
27/02/2013, 23:10
Pensamentos pecaminosos mesmo. Pura heresia. rarará.
Minha sugestão é vender o Bandeirante e comprar um Cherokee.
Confortável, motorzão, automático e acha uns bem em conta. Bebe muito, mas se você vai rodar pouco...
O Bandeirante a gasolina pode ficar bom, as FJ40 são assim. Mas será um investimento alto pois requer muita adaptação e essa mudança só vai desvalorizar o jipe.
x3
kkkkkkkkk
junior888
28/02/2013, 09:51
Ah, outra coisa... se vc botar um motor a gasolina na mecanica toda original da band, acho que vai faltar força, pq as relações da band sao extremamente longas... na band com motor a diesel nao parece ser pq o motor é bem torcudo, já um motor a gasolina que tem menos torque, acho que vc sentira bastante a falta de força...
Dendrobates
28/02/2013, 10:39
Admito que iniciei pegando beeem pesado. pois estou quebrando alguns paradigmas com este tópico, que é uma band a gasolina e automática...
Acredito que com um motor 6cc a gasolina eu conseguiria um desempenho superior, pois aumentaria a relação peso x potencia e também uma melhor distribuição deste peso sobre o veículo. Convenhamos que estes motores a diesel pesam demais...Um 4.9 se não me engano tem aproximadamante 190 kg e além disso tem um torque bem alto em baixa, portanto não perdendo tanto assim para um diesel e ainda com a elasticidade típica do otto.
Quanto a relações, poderia substitu a 10x37 pela 9x37 nos diffs... ou até usar um outro cambio manual com 2 t-cases hahaha.
Fe_jipeiro
28/02/2013, 12:02
Dendrobates,
Dá uma olhada na comparação de pesos abaixo, que achei aqui no 4x4brasil ... algumas não estão completas, mas já dá para ter noção... acho que não compensa a troca ... Volto a falar ... Diesel é Diesel !!! A não ser que vc não goste ... Como disse hoje temos no mercado ainda motores LSD e também os HSD, ou seja, para todos os tipos de gostos (baixa e alta rotação).
Maxxion:
S4T plus (4cc turbo) - 150cv x 340kg - relação p/p= 2,26
Q20 b6 (6cc aspirado) - 132cv x 525kg - p/p= 3,97
TQ20 b6 (6cc turbo)- 145cv x 540kg - p/p= 3,72
Phaser 210Ti (6cc turbo/intercooler) 213cv x 419kg - p/p= 1,96
(todas as potências aferidas pela NBR 5484/ISO 1585 e não pela DIN70020)
MWM - série Sprint
4.07 TCA (4cc turbo/intercooler) - 132/135cv x 198kg - p/p= 1,50/1,46
6.07 T (6cc turbo) - 135/150cv x 259kg - p/p= 1,91/1,72
6.07 TCA (6cc turbo/intercooler) - 180cv x 259 - p/p= 1,43
MWM - série Sprint Eletronic - Common Rail Eletrônico
4.07 TCE (4cc turbo/intercooler) - 150/163cv x 213kg - p/p= 1,42/1,30
4.08 TCE (4cc turbo/intercooler) - 120/180cv x 211kg - p/p= 1,75/1,17
6.07 TCE (6cc turbo/intercooler) - 190/224/245cv x 280kg - p/p= 1,47/1,25/1,14
MWM - série 229
D229-3 (3cc aspirado) - 64cv x 336kg - p/p= 5,25
D229 (4cc aspirado) - 90cv x 396kg - p/p=4,4
TD 229-EC-4 (4cc turbo) - 122cv x 418kg - p/p=3,42
D 229-6 (6cc aspirado) - 134cv x 506kg - p/p=3,77
MWM - série Acteon - Eletrônico/Common Rail
Acteon 4.12 TCE (4cc turbo/intercooler) - 150/206 x 450kg - p/p=3,00/2,18
Acteon 6.12 TCE (6cc turbo/intercooler) - 206/310cv x 540kg - p/p=2,62/1,74
Mercedez Benz
OM-314 (4cc aspirado) - 85cv x 397kg - p/p= 4,67
OM-364 (4cc aspirado ) - 90cv x ( )kg - p/p= ( )
Toyota
14B (4cc aspirado) - 96cv x ( aprox. 200)kg - p/p= ( )
Willys
Hurricane 2.2 (4cc aspirado) 70cv x ( )kg - p/p= ( )
BF161 (6cc aspirado) - 90cv x 200kg - p/p= 2,22
2600 (6cc aspirado) - 110cv x ( )kg - p/p= ( )
3000 (6cc aspirado) - 140cv x ( )kg - p/p= ( )
Ford
OHC 2300 (4cc aspirado) - 91cv x ( )kg - p/p= ( )
V8-302(8cc aspirado) - 135cv (ABNT/DIN) x ( )kg - p/p= ( )
GM
151 (4cc aspirado) - 91cv x ( )kg - p/p= ( )
250s(6cc aspirado) - 150cv x ( )kg - p/p= ( )
2.0 (4cc aspirado) - 116cv x ( )kg - p/p= ( )
2.2 (4cc aspirado) - 123cv x ( )kg - p/p= ( )
V6 vortec (6cc aspirado) - 180cv x ( )kg - p/p= ( )
VW - AP
1.6 (4cc aspirado) - 76cv x ( )kg - p/p= ( )
1.8 (4cc aspirado) - 99cv x ( )kg - p/p= ( )
2.0 (4cc aspirado) - 110cv x ( )kg - p/p= ( )
todos carburados
Suzuki
1.3 8v (4cc aspirado) - 69cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
1.6 8v (4cc aspirado) - 80cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
1.6 16v (4cc aspirado) - 97 (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
1.8 16v (4cc aspirado) - 120cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
2.0 16v (4cc aspirado) - 127cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
2.5 24v ( ) - 155cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
2.7 24v ( ) - 185cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
Cummins
5.9 (Dodge Ram) ( ) - 225cv x ( )kg - p/p= ( )
JPX
XUD1.9-9a (4cc turbo) - 90,5cv x ( )kg - p/p= ( )
NIVA
1.6 (4cc aspirado) - 73cv x ( )kg - p/p= ( )
1.7i (4cc aspirado) - 80cv x ( )kg - p/p= ( )
Lobo-da-Trilha
28/02/2013, 17:53
Na minha humilde opinião você estaria jogando dinheiro fora, pois tens um OM 314 forte e confiável, visto se tratar de um motor robusto e turbinado, sem contar que além de trocar um motor já conhecido para o carro, acho que ninguém iria querer comprar numa futura venda da viatura uma band a gasolina e com câmbio automático, pelo menos acho que não é essa a configuração predileta de nenhum aficionado pelas band´s, ou seja considero que irás perder na qualidade do carro e posteriormente não conseguirá vender a viatura.
Abcs
Leonardo Raffi
28/02/2013, 18:55
eu ja vi uma com 6 opala 4.1 numa trilha...andou muito bem...
concordo q para trilha gasol... até um chevrolet brasil 4.4 q é mais pesado ela aceita muito bem....
Fe_jipeiro
01/03/2013, 11:43
Leonardo ... blza?
Este assunto, pode e vai gerar muito mais polêmica se vc começar a comparar Diesel x Otto ... resumindo ... ou Vc gosta de Diesel ou não gosta. Pelo perfil de questionamento do Dendrobates, ele prefere os Otto, nada contra mas ele está na escolha de carro errado. Toyoteiro nenhum passa pela cabeça de trocar de Diesel para Otto, poderia até trocar de cambio manual para automático, mas o motor nunca.. rsrsrs
Quem gosta, nunca vai trocar por um motor Otto. Isso é fato!! Se alguém quer trocar o motor da band por um Otto por motivos X, Y, Z, aconselho pegar um Jipe já a Gasolina ou Alcool ... Troller, Wrangler, Willys, Pajero, qq um desses já fabricados assim... O ponto é ... Se estivertudo em ordem com o carro e com o motor Diesel vc viaja o mundo todo e volta sem abriro capo ... E isso, não acontece com os de ciclo Otto ... Estou no mundo Off-Road desde dos meus 10 anos (1995), ou seja cresci em um CJ Ano 60 e em 1999 evoluimos para nossa primeira Band (Ano 70), por mais antiga que ela era, nunca abrimos o capô dela numa trilha, o q não acontecia com o CJ e olha que o CJ era bem preparado para a época viu ... rsrs
Bom .. é isso ... nada contra, mas se for adaptar, pense em tudo para ficar bem feito e com a robustez bem parecida com a do Diesel.
Abs.
Dendrobates
04/03/2013, 09:55
Primeiramente obrigado a todos que responderam...
Mas queria deixar claro que não é meu intuito em aumentar o preço de venda do veículo, portanto um up grade para um powertrain diesel já está fora de questão devido ao custo elevado de tal adaptação. Amo motores a diesel, sou toyoteiro a vários anos e sei o quão confiável é um om-314. Porém hoje busco uma maior aptidão offroad a meu veículo. Meu raciocínio é de que o Bandeirante tem uma mecanica superdimensionada, o eixo é bem parrudo e com poucas modificaçõas pode se igualar a um dana60. Cambio e t-case também são fortes. Penso eu que com um bom motor a gasolina, que custa bem menos do que um mwm 2.8 ou qualquer outro motor eu teria um resultado muito bom por um custo mais baixo. Claro seria outra realidade o consumo... mas acredito que seja mais barato seguir por este caminho. Não estou colocando em questão a preferencia diesel x otto. A propósito... nossas bands no início vinham com um motor 6cc a gasolina, então não é tanta loucura assim!
Leonardo Raffi tens mais informações sobre a viatura? Contato com o dono talvez...
Vou amadurecendo mais esta idéia... tentando um brainstorm com a ajuda de todos vcs.
Abração a todos!
junior888
04/03/2013, 12:01
olha, seu motor já é turbinado, certo? entao, o que vc quer mais? hehehe, gosto nao se discute, fazer o que... se é pra botar um motor a gasolina, eu botaria um v8, no minimo um 302, ou botaria um 6cc de opala meio fuçado (que é o mais barato de fuçar e deixar com uns cavalos a mais).
titanium
04/03/2013, 12:32
Primeiramente obrigado a todos que responderam...
Mas queria deixar claro que não é meu intuito em aumentar o preço de venda do veículo, portanto um up grade para um powertrain diesel já está fora de questão devido ao custo elevado de tal adaptação. Amo motores a diesel, sou toyoteiro a vários anos e sei o quão confiável é um om-314. Porém hoje busco uma maior aptidão offroad a meu veículo. Meu raciocínio é de que o Bandeirante tem uma mecanica superdimensionada, o eixo é bem parrudo e com poucas modificaçõas pode se igualar a um dana60. Cambio e t-case também são fortes. Penso eu que com um bom motor a gasolina, que custa bem menos do que um mwm 2.8 ou qualquer outro motor eu teria um resultado muito bom por um custo mais baixo. Claro seria outra realidade o consumo... mas acredito que seja mais barato seguir por este caminho. Não estou colocando em questão a preferencia diesel x otto. A propósito... nossas bands no início vinham com um motor 6cc a gasolina, então não é tanta loucura assim!
Leonardo Raffi tens mais informações sobre a viatura? Contato com o dono talvez...
Vou amadurecendo mais esta idéia... tentando um brainstorm com a ajuda de todos vcs.
Abração a todos!
Continuo achando que se é para investir na preparação de um motor para se ter Mais desempenho, Vale a Pena trabalhar internamente o 314 com as camisas, comandos, etc do om366 (tem um tópico detalhando melhor isso)... E além disso, trabalhar o conjunto da Turbina... adicionando Intercooler e Bicos de maior vazão!
O Fellipe (Fe_Jipeiro) é especialista nisso e pode dar uma aula em preparação de motor!
Na minha opinião, o resultado fica absurdamente melhor que a troca do motor.
E o valor, bem semelhante.
E de quebra, você ainda mantém o valor de mercado de sua Band....
:D
hehehehe..
Abração
pedro bonadio
04/03/2013, 16:45
Os motores 6 cilindros em linha gasolina possuem muito torque desde baixas rotações... E não entendo porque só a Band não pode ser gasolina se nos EUA a grande maioria saia de fábrica a gasolina.
Eu montaria um GM Canavieiro 4.8L ou um GM250 4.1L com pistões do GM151 de 4", que o levariam para 5.1L e para 4.4L, respectivamente, injetado e feito pra rodar até 5500rpm no álcool. Aposto que ia dar show na maioria das Bandeirantes Turbo Diesel, enquanto esperam o turbo encher...
Fora que a furação GM encaixa quase perfeitamente no câmbio da Toyota.
Prefiro um GM Canavieiro do que qualquer Ford 272, 292, 302 disponível no Brasil. A diferença de usar um V8 é que você vai precisar de uma relação mais curta, enquanto com o L6 você pode continuar com relação mais longa.
Já andei em Toyota com o GM 4.1MPFI da Silverado e é um monstro.
Isso sem entrar na comparação de peso. Um Canavieiro se chegar à 300kg completo, é chute alto. Um OM pesar 300kg só se for pesando o cabeçote...
Mas minha opinião não vale nada. Eu não gosto dos motores Mercedes, Toyota pra mim só com 14B e bem turbinado ou com um Cummins 4BTA!
Eu apoio a adaptação de um motor 6 cilindros em linha na Toyota!
Fe_jipeiro
04/03/2013, 17:13
Pedro ...
A simplicidade de um Diesel, não se compara com Gasolina nenhum .. ahuaha.. acho que nem com o motor do fusca... to brincando... acho que é o único que ganha... Volto a falar, o diesel por mais preparado ou original que esteja, vc roda roda roda e nem sinal de mexer ... já os Otto, por mais bem feito q seja a preparação, vc sempre tem q ficar mexendo numa coisinha ou outra... sem contar q vc vai pra uma expedição longa com um Otto, vc sente no bolso !!! Vai fazer uns 6km/l(bem regulado) contra uns 9km/l do diesel...
Fazer ?! Todo mundo pode e deve fazer o q acha com sua viatura, o duro é saber o quão certo, dará isso ... em todos sentidos ...
Agora, comparar diesel com gasolina, não existe ... do jeito, q vc citou a preparação do 6 caneco, na msm concorrencia de 6 cilindros, vc coloca um Sprint q consegue ai uns 500cv facil facil hoje, quase sem lag do turbo, que vai dar show em torque nesse dai que vc sugeriu ... o motor 4.1 Gas da silverado, tem 30 kg de torque, qq diesel hj em dia, passa isso facil facil, sem preparacao...
Qto a peso de motor, tenho um MB e nunca tive problema com isso, sempre fiz trilhas e expedições das mais fáceis as mais difíceis, nunca tive o que reclamar, pelo contrário, sempre puxava os demais.
Enfim, volto a falar, gosto é gosto e não se discute. Com $$ vc pode fazer tudo ...
Dendrobates
04/03/2013, 17:33
O furo da bala está justamente aí... concordo que ficaria melhor com um sprint! Mas quanto iria sair esta brincadeira? Não queria enterrar 20 mil latinhas em um jipe para só fazer trilhas... mesmo que aumente seu preço de revenda. Por umas 5 mil latas consigo um bom 6cc... mesmo que desvalorize seu preço de revenda. Afinal do jeito que ela já está, com todas as modificações e tudo ela teria que ser vendida a um nicho especializado, e seria vendido pelo 4x4 que é e não uma band.
Pedro Boadio, já tinha ouvido falas nestes gm 292. São aqueles que equipavam os caminhões de engenhos de açucar, rodando originalmente no álcool. Mas são raros não?
Fe_jipeiro
04/03/2013, 17:44
Então Dendrobates,
Mas coloca na ponta do lapis, em visão macro ... Motor + adaptação + boa preparação motor + embreagem + troca dos instrumentos + troca de relação diferencial + desvalorização + legalização do motor + tanque adicional + diferença gasta do consumo a mais de combustivel. Bem feito, isso não sai menos que 15 mil.
Contra:
Manter o MB e prepará-lo e restante original. Em torno de 5 mil.
ou
um 14B turbinado / preparado + legalização do motor e restante original. Trocando motor, uns 10 mil no máximo.
ou
um MWM (seja 4 ou 6 cil.) + adaptação + legalização do motor , etc. Pelo menos 15 mil.
Acho que o custo será tão alto, para um diferença de peso, se houver, para jogar na trilha ... Se fosse tão vantajoso assim, a toyota tinha parado com a versão a diesel e colocado a Gasolina, qdo pararam de fabricar com a desculpa de poluição.
Se o objetivo é economizar, acho que esse não é o caminho ... Pode perguntar para qq um que tenha CJ e trocou motor, que menos de 10k não gastou ... e msm assim hj, vira e mexe, reflete algo da adaptação.
Abs,
pedro bonadio
04/03/2013, 18:25
Isso é preconceito com motor à gasolina, o que que tanto enche o saco num motor a gasolina?
Já trouxe embora da trilha Toyota 14B e Troller 2.8 com a bomba injetora falhando, quem arruma isso? Meu distribuidor molho, puta que pariu que merda de ciclo otto, eu tiro a tampa dele e o seco em menos de 15 minutos e não gasto nada...
Nossa, meu motor diesel maçarico com mais de 3.5L, eu coloco 2ª e ele peida, ah reduz a relação de diferencial, ai coloca 4ª à 3000rpm e o carro ta à 60km/h....
Nossa, meu motor diesel turbo demora para chegar aos 2000rpm, antes disso é 1.0L mas depois vira o capeta... Nossa, tenho que encher o motor dele para sair numa subida...
Motor diesel é simples é, o gasolina também é. Diesel é mais econômico? Geralmente é. Na trilha qual vai melhor, o gasolina, a única vantagem que o diesel tinha era em relação à água, hoje em dia qualquer otto pode mergulhar.
Vamos comparar, MWM 6 canecos turbo com 500hp, no mínimo dois turbos ou um gigante = turbo lag, bicos arrombados, cabeçote preparado, intercooler de 2m².
GM 4.1 turbo forjado e injetado se alcança fácil 500hp e gasta o que o MWM 4.2 vale original...
Tenho Troller com o MWM 2.8, motor original sofre pra empurrar os 2000kg do Troller, precisa abrir bomba e socar pressão ai vai, mas custa R$19K novo, um motor de 132hp e 32.7kgfm com uma turbina ridícula.
Com esse mesmo valor, você importa um V8 LQ9 6.0L TurnKey 0Km de 390hp e 55kgfm...
Motor diesel pra alta performance só Cummins. Esse não tem comparação. Mas não passa de 3500rpm...
O GM 4.1 tem 32kgfm aspirado, me mostra um diesel que seja 4.0L aspirado com 140hp e 32kgfm e que pese 250kg.
Sábado uma Toyota com 709 caiu dentro de um buraco num rio e ficou dentro d'água, bebeu água com areia, motor foi pro espaço... Meu GM 151 para ir pra retífica precisou ficar 3 vezes dentro de água com areia para fundir, quando tirei ele o óleo era mistura de óleo, areia e óleo... Que tamanha diferença de resistência dos motores. Para tira ela foi uma Toy 14B e meu CJ, dois guinchos mecânicos, os dois carros presos à arvores. 2500kg atolado é moleza...
Os 292 saíram nesse caminhões sim... Não são raros, o problema é que são visualmente idênticos aos GM250, então ninguém reconhece e tem muita gente rodando com 4.8L sem nem saber e achando que é 4.1L(Opala) ou 4.3L(C10).
O motor ciclo otto é muito mais ágil, esperto e barato. O Diesel é mais econômico, quando original, abriu a bomba injetora vira um beberrão...
Mas é o que eu penso.
hercilio.neto
04/03/2013, 23:52
Desculpe a insistência, mas por R$ 40.000,00 é possível comprar um Wrangler 98, V6 automático, com ar condicionado e banco de couro.
Com esse motor a gasolina vai fazer bonito na trilha (e chorar no posto de combustível).
Pra que desfigurar um Bandeirante e no fim acabar tendo custos parecidos?
O maior mérito do bandeirante é a sua robustez e simplicidade da mecânica. Isso inclui o motor.
Quanto a band voltar puxado da trilha... (rs) essa é boa! Tenho bandeirante há 11 anos e nunca tive problema na B.I.
Cesar1971
05/03/2013, 00:14
Amo a band diesel, mas uma band v6 ou v8 também seria um experimento muito interessante ! Os gringos amam a v8. Leve e ágil. Seria um outro jipe. Apoiado !
Leonardo Raffi
05/03/2013, 00:32
eu ja tinha falado q vi uma toyota band com motor de opala...andava bem...um colega atras falou de brincadeira em motor de fusca...creditam eu ja vi um jeep willis cj3a com motor de fusca... isto é uma caracteristica de pessoa velha... ja viu coisa q novos duvidam kkkkkkkkkkkkkkkkk
Leandro.toyband
05/03/2013, 07:30
Um amigo meu sempre sonhou em ter opala 4.1 pelo sonho de robustez e durabilidade, teve dois, gastou uma boa grana nos motores deles, se rodou 10mil km com os dois foi muito! (carburador 446 uma merda aquele mardito corinho! só weber 40, e vocês sabem o preço! 3E, o coitadinho morria de fome!) Da para ter um 4.1, dá! mas o molho vai ser mais caro que o peixe! EUA é cultura motores a gasolina, tem peças de reposição a dar a rodo, "barato"!
Pelo jeito essa discussão vai longe!rsrsrs
Fe_jipeiro
05/03/2013, 10:49
Isso é preconceito com motor à gasolina, o que que tanto enche o saco num motor a gasolina?
Não é preconceito ... Mesmo pq tb gosto de Otto 6, 8, 10 e 12 cilindros ... É a nossa realidade aqui no Brasil !!!
Já trouxe embora da trilha Toyota 14B e Troller 2.8 com a bomba injetora falhando, quem arruma isso? Meu distribuidor molho, puta que pariu que merda de ciclo otto, eu tiro a tampa dele e o seco em menos de 15 minutos e não gasto nada...
Cara ... BI falhando em diesel e não ter força para andar, não era BI, era insuficiencia de combustivel !! Já fiz algumas viagens cruzando esse nosso Brasil lindo ... qq esquina na amazonia, tem peça para MB e quem saiba mexer ! Até o padeiro sabe mexer rsrsrsrs
Nossa, meu motor diesel maçarico com mais de 3.5L, eu coloco 2ª e ele peida, ah reduz a relação de diferencial, ai coloca 4ª à 3000rpm e o carro ta à 60km/h....
Que motor é esse ?? Só para constar ... As D20 diesel saia de 2ª em subida ingrime, as gasolina, em 1ª.
Sobre bandeirante, minha tem turbo relação alongada, pneus 35" e sai de 2ª e mantem 120km/h na boa na estrada ...
Nossa, meu motor diesel turbo demora para chegar aos 2000rpm, antes disso é 1.0L mas depois vira o capeta... Nossa, tenho que encher o motor dele para sair numa subida...
Se o troller assim ... xiii não posso fazer nada... a marcha lenta da minha band é cerca de 700 rpm, com 1200 a turbina começa empurrar forte ? onde está o lag ???
Motor diesel é simples é, o gasolina também é. Diesel é mais econômico? Geralmente é. Na trilha qual vai melhor, o gasolina, a única vantagem que o diesel tinha era em relação à água, hoje em dia qualquer otto pode mergulhar.
Diesel, basta um snorkel, Otto ... veda daki, dali , xiiiii eskeci de vedar ... tá falhando. ... morreu .. bora atrasar toda expedição com 15 min em toda area alagada cruzada... kkkkkk ... Já andou com agua no capo o dia todo ???
Vamos comparar, MWM 6 canecos turbo com 500hp, no mínimo dois turbos ou um gigante = turbo lag, bicos arrombados, cabeçote preparado, intercooler de 2m².
GM 4.1 turbo forjado e injetado se alcança fácil 500hp e gasta o que o MWM 4.2 vale original...
Quero ver vc rodar no minimo 100 mil km sem abrir o motor de um Otto preparado ... Diesel, pelo menos 500 mil km. Diesel não existe preparação de cabeçote ... Turbina e bicos somente !!! simples ! não precisa mais que isso... Enquanto que o Otto, troca-se tudo e sempre vc ficar em manutencao !!!! Ja teve Otto turbo, sem ser de fabrica?? cada mes vai pra revisao e a dor no bolso!!
Tenho Troller com o MWM 2.8, motor original sofre pra empurrar os 2000kg do Troller, precisa abrir bomba e socar pressão ai vai, mas custa R$19K novo, um motor de 132hp e 32.7kgfm com uma turbina ridícula.
Com esse mesmo valor, você importa um V8 LQ9 6.0L TurnKey 0Km de 390hp e 55kgfm...
Estamos falando de Bandeirante, que no seu motor aspirado, puxa ela, seu troller, o Cj do vizinho, o wrangler do tio e o papagaio....
Agente tá falando de um motor que foi projetado para rodar 1 milhao de KM carregando 10 toneladas direto !!!
Motor diesel pra alta performance só Cummins. Esse não tem comparação. Mas não passa de 3500rpm...
O GM 4.1 tem 32kgfm aspirado, me mostra um diesel que seja 4.0L aspirado com 140hp e 32kgfm e que pese 250kg.
Sábado uma Toyota com 709 caiu dentro de um buraco num rio e ficou dentro d'água, bebeu água com areia, motor foi pro espaço... Meu GM 151 para ir pra retífica precisou ficar 3 vezes dentro de água com areia para fundir, quando tirei ele o óleo era mistura de óleo, areia e óleo... Que tamanha diferença de resistência dos motores. Para tira ela foi uma Toy 14B e meu CJ, dois guinchos mecânicos, os dois carros presos à arvores. 2500kg atolado é moleza...
Cara ... Cummins é o bicho mesmo ! o 4BTAA, bem feitinho anda junto com 6cc fácil fácil ... e bem leve e economico !
Mas o MB não fica atrás não ... já puxei carreta e onibus atolados ... parecia que tava puxando um troller ... Agora os engesas 6cc nas trilhas, vão puxar um bandeirante, o bicho sofre hein !!
Os 292 saíram nesse caminhões sim... Não são raros, o problema é que são visualmente idênticos aos GM250, então ninguém reconhece e tem muita gente rodando com 4.8L sem nem saber e achando que é 4.1L(Opala) ou 4.3L(C10).
O motor ciclo otto é muito mais ágil, esperto e barato. O Diesel é mais econômico, quando original, abriu a bomba injetora vira um beberrão...
Mas é o que eu penso.
Que nem já disse, gosto é gosto, respeito e tudo mais... mas a questão é outra. A questão é do uso que o carro será utilizado. Quero ver vc rodar 500 km com 50 litros de gasolina num 6cc ... NUNCA !!! Isso vc roda num 6cc Diesel !!! Ou mesmo no motor original da band turbinado ! Enquanto numa expedicao que o cara gasta 1000 reais em Diesel, o Gasolina vai gastar pelo menos 1600 reais. Sem contar, que vc vai reduzir relação, pq seu 6cc vai ficar xoxo para rodar com a 10x37 da band e ainda por cima, colocar um tanque de 80 litros .. ou seja, o que adiantou ganha 100-150 kilos, se teve peso extra do tanque ... enfim !!! Estamos no Brasil !! Viva a realidade daqui ! ... Se estivessemos em outro lugar, estaria com meu CJ até hj .. ahuahuauaa
Não estou sendo relutante não ... muito menos comprando briga por ser Otto ou Diesel, só que para quem usa o carro dia-a-dia ou para viagens longas ... Gasolina = No way ! Rodo cerca de 3000 km/mes ... Se isso fosse num 6cc Otto, estaria abastecendo a cada 2 ou 3 dias ... rsrsrs
pedro bonadio
05/03/2013, 13:48
Eu não vou discutir, agora você falar que um motor diesel não se prepara cabeçote... hahahahaha
A bomba injetora do Toyota e do Troller que estragaram precisaram ser trocadas, e nada a ver com insuficiência de combustível...
Toyota Bandeirantes puxa tudo, sempre, o mal de Toyoteiro, sábado voltei rebocando uma com MB com um CJ5 1957, com um mísero motor 2.5L aspirado.
Otto turbo sem ser de fábrica que não sai de mecânico é gambiarra, kits prontos, etc... Coisa bem feita roda muito!
Motor que roda 1 milhão de km puxando 10ton e não passando de 3500rpm além de ter componentes mega pesados.
A diferença é que o Otto pesa 1/3 do que pesa um Diesel antigo, gira 2x mais e explode mais...
4BTA é ótimo, econômico, mas 600kg não é leve.
Diesel bem preparado também não anda mais que 100 mil km sem encher...
Seu motor tem quase 4.0L mais uma turbina .70, escape e filtros muito maiores que originais. O mínimo seria andar à 120km/h com pneus 35" e sair de segunda. Sem contar que deve entupir a rua de fumaça!
6 cilindros diesel, vamos usar comparação, MWM 4.2, faz 10km/l? Que mágica, nunca achei 1 que fizesse mais que 8.5km/l... Sem falar nos Cummins, que fazem 6km/l com sorte.
6 cilindros fica xoxo para andar com a 3.70:1 e como fica o MB para andar com a 4.10:1? Passa de 80km/h?
O papo aqui é fazer trilha e obter performance, o cara não usa a Toy no dia-a-dia e anda menos de 100km de deslocamento...
Eu apoio uma adaptação bem feita com GM 292!
Dendrobates
05/03/2013, 14:57
Mesmo tendo um motor a diesel, nunca fiz expedições. O propósito da Bandida é trilha!
Com um 4.1 da silverado sem preparação + cambio 4 marchas sincronizado da band talvez o resultado fique muito melhor que um OM-314 turbo quem dera sem. Eu adoro estes motores, mas dentro dos propósitos a que foram concebidos e formas de utilização.
O Om-314 foi concebido para ser colocado em caminhões leves, e é utilizado hoje em dia em uma infinita gama de aplicações. Propulsor simples e versatil, pois se destina a MUITAS aplicações diferentes. Mas não quer dizer que seja melhor!
A toyota só parou de disponibilizar o bandeirante sem o motor a gasolina pois o com consumo muito alto, ele tinha pouca autonomia.
E mesmo tendo que colocar um tanque maior, colocarei na parte traseira ajudando a equilibrar o peso do carro.
Diminuindo vários quilos na dianteira e acrescentando alguns na traseira... a conta ainda fica legal!
O problema é que não estamos falando a mesma coisa...pra mim band pra fazer trilha nem pode ser capota de aço, pois desloca demais o centro de gravidade com uma roll cage descente e com relação longa ainda... mas ok! Cada um com seus propósitos e limitações.
Se pesquisar verá que a mecânica band é muito utilizada por várias pessoas aqui mesmo neste forum por ser confiável e aguentar bem muito desaforo e quase sempre utilizado em motores a gasolina 6cc.
Volto a propor o questionamento...
Motor 6cc chevrolet na mecanica Band funfa? Que relação fica ideal? Tenho preferencia pelo 4.1 da silverado...
Toyolet ou chevroyota?
Fe_jipeiro
05/03/2013, 15:12
Pedro,
Agora só falta falar que o segredo da preparação do Diesel é mexer no cabeçote ?? Piada é o que vc está falando ... Já que estamos usando o MWM 6cc como exemplo, só o fato de vc trocar a turbina, injetores maiores e no maximo mexer no coletor de escape, vc consegue tirar pelo menos 350cv com uns 70 kg de torque ... e vc roda com certeza, a KM Original que ele foi projetado ... Tudo vai da maneira de dirigir e cuidado com o motor. Onde um Otto, com essa preparação "básica" chega nisso ? Sem contar que pelo menos, O motor GM 292 + Preparação razoável, não sai menos que 10k ...
Bomba injetora trocada, pelo defeito que vc falou ... Só vi acontecer por descuido !!! ai meu amigo .. qq motor é vulnerável ...
Volto a falar ... se vc gosta de motor de alto giro, não deveria estar com seu troller ... rsrs
600kg num 4BTAA ?? Onde ?? Deve pesar no maximo com tudo nele, o msm peso do MB, quase uns 400kg
Nem vou falar de consumo e poluição ... Ou vc acha q seu 6cc não polui ? Só não é visivel !!! E o consumo ? Blza.. vai para uma trilha e tem q levar no minimo 1 galao de 20L para o Otto ...
O fato de apoiar a adaptação é o de menos, já falei não sou contra motor Otto, só que igual vc disse, o cara só usa para trilha, nao vai ser 100 quilos a menos q vai fazer a diferença ... compra um CJ, um 51, qq outro que já seja bemmmm mais leve que a band que vai muito melhor e não vai ter o gasto com a adaptacao ! Outro ponto é que ele não quer investir muito, pelo fato do retorno, a diferença que ele vai gastar com combustivel, vai chegar no preço rapidinho ... pois hj para encher meu tanque de diesel, gasto ai 90-100 reais para andar no minimo 430 KM(43L) ... para encher a msm qtde de litros, gasteria uns 20 reais a mais, porém andaria a metade da KM, ou seja, teria que encher mais um tanque de Gasolina para andar o equivalente a 1 tanque de Diesel ... praticamente 10 tanques são cerca de 1200,00 ... coloca isso em ordem de uso, nem 1 ano, vc já pagou toda a preparacao do MB original dele, não depreciou a band e qq hora que precisar vender ou comprar peça, não vai fazer diferença, vc consegue.
Para vc ficar contente ... kkkkk ... Eu tb apoio a adaptação do GM 292 ! Mas ... estamos no Brasil, quero ver o cara ir todo final de semana, fazer trilha e rodar 200 km na brincadeira !!
Dendrobates
05/03/2013, 15:50
Pq somente a Bandeirante não pode ser a gasolina. Se adapta motores 4.1 em todo veículo de trilha... pq não só na band? É preconceito?
O troller é muito mais pesado que minha band, mesmo sendo longa! Capota de lona com várias podas na lataria... E mesmo assim, é dana 44.
Quis um carro com entre-eixos maiores para ficar mais equilibrado com o tamanho de pneus que pretendo usar.
E se fosse assim não se veria carro a gasolina em trilha pois gasta muito...
Fe_jipeiro
05/03/2013, 16:09
Dendro,
Não falei em momento nenhum, q a Band não pode ser a Gasolina ... estou falando do projeto q foi feito dela aqui no Brasil, da nossa realidade hoje sobre valores de combustível e da durabilidade do motor diesel em relação ao Otto.
Sobre ver carro a gasolina em trilha, vc pode ver que, qdo vc vai com um CJ, por exemplo, de SP até Castelhanos(~230KM para ir e mais 230 KM para voltar, fora a trilha - 19KM), geralmente está um carro de maior autonomia puxando ele na estrada, geralmente Diesel, devido a autonomia, que pode ser descida, reta ou subida, será a mesma, sendo que o Otto não ...
Agora mudando de assunto da comparação, que já deu muito pano pra manga... Basicamente, vc vai precisar mudar suportes de fixação, embreagem, capa de acoplamento(ou tentar achar uma gringa para fixar no cambio e motor), suporte de D.H e A/C se vc tiver e alem disso, arrumar um motor de procedência para pode legalizar ... fora uma M.O. de quem manja para poder dar certo.
Assim, se for bem feito, vai ficar bom, porém vai "demorar" e custar um bom preco, comparado a mexer no seu OM para deixar ele mais esperto. Se eu fosse vc, colocaria um bloqueio na sua band caso não tiver, além da melhora na cavalaria, o custo x beneficio é muito melhor ...
O problema da band na trilha, não é o peso do motor ou msm o giro ... são os jumelos na frente q enroscam ... se vc fizer um SPOA, junto com bloqueio, garanto que sua band com OM 314 aspirado, vai passar dando risada se comparar com a band com suspa original e motor 6cc ...
pedro bonadio
05/03/2013, 16:26
Eu não disse que o segredo da preparação do diesel é o cabeçote, mas qualquer tipo de motor que seja bem preparado recebe preparação no cabeçote e seus agregados.
Não gosto de motor de baixo giro nem de alto, odeio os AP e os MB... E não considero um motor diesel que gira 4700rpm de baixo giro.
O problema aqui é que ninguém vê que os motores MB é que foram adaptados pras Toyotas.
Você vem me comparar um carro bloqueado, com suspensão modificada contra um original... Você viaja bro.
Compara uma Band com MB contra uma 6 caneco na trilha pesada mesmo, e não em passeio, vamos ver a diferença...
Dentrobates, tenho um amigo que tem uma LandCruiser FJ40, uma das poucas que vieram pro BR, e ele tirou o 6 cilindros original e colocou o 4.1MPFI e ficou show, ele anda de capota de lona, gaiola, pneus 33" e relação original... Ela é o capeta, andava por Apiaí, Barra do Chapéu, entre outras trilhas pesadas daqui... Fala de motor MB para o dono da Toy que ele ri.
Para sua região e o tipo de trilha de SC o motor Otto é muito mais vantagem... Esse saibro/barro amarelado daí precisa de pneu bem agressivo e que gire bem! O 4.1 vai ficar show, só não transforma esse motor em álcool, anda na gasolina mesmo.
Você demonstrou ter experiência em trilhas e não em shopping e sabe que o 4.1 vai ficar ótimo na Toyota.
Não vai precisar capa seca gringa não, o motor da Silverado encaixa no câmbio da Toy sem problemas, no máximo precisa ser refurado, embreagem você usa da Toy ou GM mesmo.
Fe_jipeiro
05/03/2013, 16:39
Eu não disse que o segredo da preparação do diesel é o cabeçote, mas qualquer tipo de motor que seja bem preparado recebe preparação no cabeçote e seus agregados.
Não gosto de motor de baixo giro nem de alto, odeio os AP e os MB... E não considero um motor diesel que gira 4700rpm de baixo giro.
O problema aqui é que ninguém vê que os motores MB é que foram adaptados pras Toyotas.
Você vem me comparar um carro bloqueado, com suspensão modificada contra um original... Você viaja bro.
Compara uma Band com MB contra uma 6 caneco na trilha pesada mesmo, e não em passeio, vamos ver a diferença...
Dentrobates, tenho um amigo que tem uma LandCruiser FJ40, uma das poucas que vieram pro BR, e ele tirou o 6 cilindros original e colocou o 4.1MPFI e ficou show, ele anda de capota de lona, gaiola, pneus 33" e relação original... Ela é o capeta, andava por Apiaí, Barra do Chapéu, entre outras trilhas pesadas daqui... Fala de motor MB para o dono da Toy que ele ri.
Para sua região e o tipo de trilha de SC o motor Otto é muito mais vantagem... Esse saibro/barro amarelado daí precisa de pneu bem agressivo e que gire bem! O 4.1 vai ficar show, só não transforma esse motor em álcool, anda na gasolina mesmo.
Você demonstrou ter experiência em trilhas e não em shopping e sabe que o 4.1 vai ficar ótimo na Toyota.
Não vai precisar capa seca gringa não, o motor da Silverado encaixa no câmbio da Toy sem problemas, no máximo precisa ser refurado, embreagem você usa da Toy ou GM mesmo.
Vou te dizer beleza e amém meu caro ... Falou o mestre da sabedoria !!! Só para vc ficar contente !! A comparação foi para demonstrar o custo benefício ... Aprenda a interpretar frases ...
Não sei sua idade e sua experiência, que até agora não veio nem sobre motores e nem sobre Off-Road, mas em 18 anos no meio Off-Road entre trilhas, apoio em eventos, etc etc, percebemos que a teoria e prática são bem diferentes !!
Go ahead my friend and put us in pic about your ideas !
A Band, quando começou a ser produzida no brasil, na década de 60, usava motores GM 6 cil, e se não me engano (posso estar falando besteira) a capa seca da Band tem a furação da GM.
Agora, olha só
Cummins + Band.
https://lh6.googleusercontent.com/-W_NLRIZmxc8/S9IL3fQ2qvI/AAAAAAAAFQQ/1LKAlInlTpg/s800/SAM_0285.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-MilsHVDSYYQ/TKvGIsatd3I/AAAAAAAAGzc/SU71x_nyEb0/s800/SAM_1458.JPG
Fe_jipeiro
05/03/2013, 16:46
Sim Kim ... Meu tio teve uma band 60 (LandCruiser) que era a gasolina com motor GM ... mas a capa era um pouco diferente, pois teve que modificar um pouco para colocar o MB e se não me engano, foi a furação do arranque...
Abs
Dendrobates
05/03/2013, 16:50
Felippe,
Concordo que a autonomia de um diesel é melhor, mas aqui as trilhas são bem mais perto e isso não será grande problema.
Quanto a adaptação do gm 4.1, sim eu sei que não é P&P. Mas se fazem isso em cj3... por que seria pior em uma bandeirante que o cambio "quase" casa com o motor e tenho espaço disponível?
Já tenho bloqueio 100% em ambos os eixos... e caso não saiba o bloqueio deixa o carro mais xoxo que o normal. Pois está SEMPRE tracionando.
Meu OM-314 já está turbinado... kit turbo anhanguera com alguma mudança nos caracois para não ter turbo lag. Enche BEM mais rápido que as band turbo aqui da região...Em quarta marcha a 80km/h estou com 1kg de pressão... 10x37 e pneus 33". Torque tem de sobra, realmente outro motor... mas continuo com um propulsor pesadíssimo e nada elástico!
Os jumelos dianteiros pretendo joga-los para traz para instalar os articulados.
Agora eu discordo da afirmação que fez sobre a band com SPOA om-314 aspirado e BL passar facil onde uma 6cc com suspa original ficaria...
Nunca dirigi band om-314 original + bloqueio... mas deve ficar muito xoxo!
maikpenner
05/03/2013, 17:19
Troca a Band por um Willys 6cc e faça um ex-dono de Willys feliz... :)
Simples assim...
Brincadeiras à parte...
Não compensa a adaptação para um motor a gasolina.
O dinheiro investido + desvalorização são muito mais altos que você imagina.
Você vai gastar MUITO mais do que 5 mil latinhas.
Se é o 6cc a gasolina que te realiza, você está com o carro errado.
Troque a Band em uma Engesa 6cc, te sobra grana e você tem o que quer.
Abraços
Maik
Dendrobates
05/03/2013, 17:44
Quanto a desvalorização do veículo, isso é o que menos me preocupa. Estou em uma viajem só de ida para a ilha da ilegalidade... os seja quanto mais off road menos on road! Documentos nem serão tão necessários em um futuro próximo... Imagina a Band 4.1 com pneus 37... até em cima da carretinha fica legal kkk
Hoje se gasta rios de dinheiro para adaptar um motor, e depois tudo vira fusível! Quanto se gasta em um par de dana44 para se ter a mesma resistencia de um eixo TOYOTA? T-case willys não aguenta mudam pra t-case Band. e o engesa que nem tem T-case...
A band é um dos poucos veículos nacionais que tem uma mecanica compatível com estes motores originalmente.
Pedro,
Tens o contato do dono deste FJ40 com o gm 4.1? Tenho interesse em fazer uma amizade e tirar umas dúvidas...
Fe_jipeiro
05/03/2013, 17:50
Felippe,
Concordo que a autonomia de um diesel é melhor, mas aqui as trilhas são bem mais perto e isso não será grande problema.
Quanto a adaptação do gm 4.1, sim eu sei que não é P&P. Mas se fazem isso em cj3... por que seria pior em uma bandeirante que o cambio "quase" casa com o motor e tenho espaço disponível?
Já tenho bloqueio 100% em ambos os eixos... e caso não saiba o bloqueio deixa o carro mais xoxo que o normal. Pois está SEMPRE tracionando.
Meu OM-314 já está turbinado... kit turbo anhanguera com alguma mudança nos caracois para não ter turbo lag. Enche BEM mais rápido que as band turbo aqui da região...Em quarta marcha a 80km/h estou com 1kg de pressão... 10x37 e pneus 33". Torque tem de sobra, realmente outro motor... mas continuo com um propulsor pesadíssimo e nada elástico!
Os jumelos dianteiros pretendo joga-los para traz para instalar os articulados.
Agora eu discordo da afirmação que fez sobre a band com SPOA om-314 aspirado e BL passar facil onde uma 6cc com suspa original ficaria...
Nunca dirigi band om-314 original + bloqueio... mas deve ficar muito xoxo!
Dendro,
Realmente o espaço de um Otto ficaria lindo no cofre de motor da band ...
Qto a pressão da turbina a 80km/h, não significa nada ... precisa ver o RPM que ela começa a encher, pois na trilha, ela não estará a 80km/h ... e se for ver, a 80km/h acelerando, pelo menos 2000 rpm vc deve estar, era para passar de 1 kg, ou seja, depende da sua instalação e regulagem ...
Conheço bloqueio e já tive CJ com bloqueio nos dois diferenciais ..
Não falei em Body lift (BL), falei em SPOA, que são coisas distintas ! O BL levanta a grosso modo, só a carroceria e o SPOA todo o chassis, deixando original, só a altura dos pneus e diferencial em relação ao solo ... ou seja, a área de contato para enrosco, é muito menor ... mas concordo q o diferencial ainda fica para enroscar, mas ai pneus maiores resolve.. já que é para trilha.
Outro ponto ... Band Longa para trilha pesada, não combina, msm sendo Lona ! Acho q por isso q vc sente falta de motor ...
Dendrobates
05/03/2013, 18:06
Me referi a BLOQUEIO utilizando erroneamente a abreviação BL... ok!
Na realidade minha Band nem é muito pesada, mesmo sendo longa pesa muito menos que troller e qualquer band curta com capota de aço. O grande problema que vejo é a grande concentração de peso somente na dianteira do veículo. Por isso comecei a pensar em outras alternativas... e caí em sites gringos.
E dizer que band longa não combina com trilha pesada é besteira.
Walter da Camper
05/03/2013, 19:04
Considerando a aplicação exclusiva em trilhas, acho válida a idéia, mas convém relatar minha experiência.
Minha Camper tinha o motor 4.1 original (ano 92 com carburador 3E) cujo torque é bom em baixa, mas não tem muita elasticidade e é preguiçoso para subir o giro acima de 3000 RPM. Para ter um bom desempenho com esse motor é preciso, no mínimo, usar comando bravo e carburação melhorada.
Quando comprei um CJ para trilha, o uso da Camper passou a ser mais estradeiro e precisava melhorar o desempenho. Se fosse preparar o 4.1 o consumo ficaria inviável para viajar com o carro, por isso decidí trocá-lo por um 14B turbinado. Hoje ela anda muito mais do que com o 4.1, tanto em velocidade final quanto em subidas, utilizando 0,8 Kg na turbina e fazendo 10 Km por litro de diesel.
Não conheço o comportamento do 4.1 injetado, mas, no seu caso, em que o consumo é irrelevante, eu adaptaria um motor V6 Vortec da Blazer/S10. Não mexeria no documento e guardaria o OM314 para colocar de volta, no caso de venda da viatura.
Fe_jipeiro
05/03/2013, 20:45
Dendro,
Ok, entendido.
Disse que a band longa nao eh apropriada para trilhas pesadas, pois o entre eixo eh maior, prejudiando a entrada e saida em atoleiros fundos....
Com relacao ao peso se ela for de lata e lona, deve pesa igual a uma curta aco ... Umas 2ton, nao tem a capota mas tem a parte de baoxo maior, junto com o chassis ...
abs
Dendrobates
06/03/2013, 08:37
Dendro,
Ok, entendido.
Disse que a band longa nao eh apropriada para trilhas pesadas, pois o entre eixo eh maior, prejudiando a entrada e saida em atoleiros fundos....
Com relacao ao peso se ela for de lata e lona, deve pesa igual a uma curta aco ... Umas 2ton, nao tem a capota mas tem a parte de baoxo maior, junto com o chassis ...
abs
Perco em um lado... ganho de outro...
Em atoleiros, na entrada quando o eixo mergulha o traseiro ainda está lá fora TRACIONANDO, e na saída a situação se inverte. Vide vários projetos de veículos 4x4 que tem entre eixos maior, a começar pelo crocodilo do Elmer e tantos outros mundo afora.
E quanto ao peso... pode até ser que não seja muito mais leve, mas é mais leve! Não tenho bancos traseiros, o espaço somente é ocupado pela cx térmica (kkk), hi-lift e o estepe.
Walter, não tenho muito conhecimento destes motores gm mas penso que o 4.1 silverado injetado teria o torque desejado com um comportamento legal ate uns 4500 giros. Os v6 pelo que entendi é motor de alta, baixo torque.
pedro bonadio
06/03/2013, 13:25
O entre eixos mais longo não é desvantagem mais, isso era mito de quem tem 18 anos de off-road...
Carro mais comprido articula mais, é mais estável e seguro. Só usar pneus grandes que fica tudo certo.
O V6 não tem o mesmo comportamento como o L6 tem, V6 sobe de giro mais rápido e gira mais, mas em baixa o L6 leva uma pequena vantagem.
Sobre o cara da Toy 4.1, você tem Facebook?
Fe_jipeiro
06/03/2013, 14:45
[QUOTE=pedro bonadio;1881231]O entre eixos mais longo não é desvantagem mais, isso era mito de quem tem 18 anos de off-road...
Carro mais comprido articula mais, é mais estável e seguro. Só usar pneus grandes que fica tudo certo.
QUOTE]
Isso ae meu caro ... Disse tudo ... Vc tem razão, desculpa !! ...Se o espaço for curto, quero ver ser melhor, mas monta sua super Band Longa Lona com pneus 40", motor GM 292, bloqueio e tudo mais ... e ai vou ver um Willys 51 caretinha com motor opala 4 cilindros, passar com no máximo pneus 33" com mais facilidade ... rsrsrs ... Agora só falta vc falar que o 51 nao presta ... rsrsrs
Abs e fica tranquilo que depois dessa, me retiro da conversa, já que sou jipeiro de shopping ... ahuhauha ...
Dendrobates
06/03/2013, 15:44
Felippe,
Trilha em que 35 e 37 desossa... 33 não dá pé!
Poem os 37 no 51 com mecanica original como colocam nas bands...
Em nenhum momento lhe faltei com educação, nem tentei irrita-lo. Só quero que provem-me por A + B a inviabilidade da parada!
Muita gente se opoem e continuará a se opor a essa idéia mirabolante, mas que pelo visto funciona pois já existe gente rodando com esse setup no carro!
Mas as suas considerações foram muito importantes, pois eu sei que um um sprint 4 ou 6 seriam bem melhores para uma BAND. Porém bem mais caros. Tudo é questão do que se quer gastar pelo que se quer alcançar...
Sergioporto
06/03/2013, 15:49
[QUOTE=pedro bonadio;1881231]O entre eixos mais longo não é desvantagem mais, isso era mito de quem tem 18 anos de off-road...
Carro mais comprido articula mais, é mais estável e seguro. Só usar pneus grandes que fica tudo certo.
QUOTE]
Isso ae meu caro ... Disse tudo ... Vc tem razão, desculpa !! ...Se o espaço for curto, quero ver ser melhor, mas monta sua super Band Longa Lona com pneus 40", motor GM 292, bloqueio e tudo mais ... e ai vou ver um Willys 51 caretinha com motor opala 4 cilindros, passar com no máximo pneus 33" com mais facilidade ... rsrsrs ... Agora só falta vc falar que o 51 nao presta ... rsrsrs
Abs e fica tranquilo que depois dessa, me retiro da conversa, já que sou jipeiro de shopping ... ahuhauha ...
Fe jipeiros,porque esta esquentando a cabeça cara! o amigo já definiu o que quer,pronto,nao sei porque vem ao Fórum discutir um assunto deste!!!!
Fe_jipeiro
06/03/2013, 15:55
Dendro,
Desculpe, mas qdo citei "sua band longa lona com GM 292" estava falando para Pedro.
Em momento nenhum, evitei ou estou saindo fora por dar opinião, só que o nosso amigo pedro, não tem argumentos técnicos e práticos para discutir e vem jogar palavras de ofensas na conversa. Com pessoas assim, evito falar, pois não resultará em nada útil. Realmente vc estava conversando sobre trilhas e sua aplicação que tem em mente.
Voltando ao 51 ... cara, esse jipe por ser leve, estreito e curto, se quiser, vc passa por cima da erosão, onde o 37 cavocou. Ele para si só, tem um desempenho sensasional em trilhas pesadas, sem muito investimento, porem, autonomia, puxar outros jipes, etc, ai realemente a band é outra coisa. Um 51 com Hi-lift, se quiser vc vira ele 180º dentro de um atoleiro, sem fazer muita força .. rsrsrs
Dendrobates
06/03/2013, 16:01
[QUOTE=Fe_jipeiro;1881291]
Fe jipeiros,porque esta esquentando a cabeça cara! o amigo já definiu o que quer,pronto,nao sei porque vem ao Fórum discutir um assunto deste!!!!
É nestas horas que sinto falta da área hardcore do fórum...
junior888
06/03/2013, 16:03
Perco em um lado... ganho de outro...
Em atoleiros, na entrada quando o eixo mergulha o traseiro ainda está lá fora TRACIONANDO, e na saída a situação se inverte. Vide vários projetos de veículos 4x4 que tem entre eixos maior, a começar pelo crocodilo do Elmer e tantos outros mundo afora.
Bom, eu faço trilha, talvez a nao tanto tempo quanto vcs, mas sei de uma coisa... Entre eixos muito grandes nao sao bons para TRILHA, talvez para atoleiro, vc tenha razão, mas para trilha, aposto que sao muito ruins, sei disso pq faço trilhas, e estou pensando em encurtar minha band justamente por isso... tem várias bands que fazem trilha aqui na minha cidade, e tem umas que sao encurtadas, na trilha levam uma enorme vantagem sobre a minha que tem tamanho original, mas tudo bem. Não sei o tipo de trilha que vc faz, se for em erosões, nao faz muita diferença o tamanho, mas se for trilha no meio do mato, ai sim, a diferença é muito grande...
Espero que agora nao me pulem no pescoço por eu ter exposto minha opnião...
Fe_jipeiro
06/03/2013, 16:08
[QUOTE=Fe_jipeiro;1881291]
Fe jipeiros,porque esta esquentando a cabeça cara! o amigo já definiu o que quer,pronto,nao sei porque vem ao Fórum discutir um assunto deste!!!!
Fala Serjão ...
Relaxa ... não me incomoda discutir novos desafios ... Porém, tudo tem que ser colocado em pauta, não simplesmente o cara chegar, que por sinal acho que não tem Band e falar que um GM 292 é melhor que um MB ... rsrsrs
Agora estou :pipoca: ... kkkkkk
pedro bonadio
06/03/2013, 16:14
Você passa por cima da erosão? Eu tenho um CJ5 curto, com pneus "pequenos" e motor de opala, e nunca que ele faz o que um carro com motor e pneu grande faz. Eu só falo do que eu sei!
A única desvantagem do entre-eixo longo é manobra em locais apertados! Pesquisa um pouco e vê qual a porcentagem de carro preparados com entre-eixo curto e com entre-eixos longo!
Não quero criar inimizade Felippe, você tá levando pro lado pessoal demais! Isso daqui é só uma discussão sobre motores que tá puxado muito pro gosto e uso pessoal.
Dendrobates
06/03/2013, 16:18
Dendro,
Desculpe, mas qdo citei "sua band longa lona com GM 292" estava falando para Pedro.
Em momento nenhum, evitei ou estou saindo fora por dar opinião, só que o nosso amigo pedro, não tem argumentos técnicos e práticos para discutir e vem jogar palavras de ofensas na conversa. Com pessoas assim, evito falar, pois não resultará em nada útil. Realmente vc estava conversando sobre trilhas e sua aplicação que tem em mente.
Voltando ao 51 ... cara, esse jipe por ser leve, estreito e curto, se quiser, vc passa por cima da erosão, onde o 37 cavocou. Ele para si só, tem um desempenho sensasional em trilhas pesadas, sem muito investimento, porem, autonomia, puxar outros jipes, etc, ai realemente a band é outra coisa. Um 51 com Hi-lift, se quiser vc vira ele 180º dentro de um atoleiro, sem fazer muita força .. rsrsrs
Acredito que o assunto se desviou... diesel x gasolina é igual futebol, religião, política e mulher! Cada um tem suas peculiaridade e seus seguidores.
Com relação ao que o amigo Pedro falou sobre o shopping, acho que não foi pra vc!
pedro bonadio
06/03/2013, 16:40
Felippe, qual o problema eu não ter Band? Conheço esses dois motores e esse carro para poder falar. Conheço até mais que muitos donos, que não conhecem o tamanho da coroa e pinhão que tem 9.5", que a relação da caixa de transferência com redução varia em 1.96:1 e 1.99:1 dependendo do ano. Que o motor a gasolina chamava 2F e tinha 4L, depois usou-se o MB 3.4L com menos de 80hp, depois pelo OM314 que é o mesmo motor do MB608 e tem 3.8L e um pouco mais de 80hp, na década de 90 passou a usar o mesmo motor do caminhão 709, de 4L OM364 se não me engano e tem 90hp e em 94 para 95 a Toyota introduziu o 14B de 3.7L que tinha uma faixa de rotação mais alta e era mais elástico que os MB com 96hp e aproximadamente 25kgfm de torque... A Toyota Bandeirantes curta tem cerca de 90" de entre-eixos e a longa tem 108". Parou de ser fabricada em 2001.
Não disse que você é jipeiro de shopping em momento algum!
Dendrobates
06/03/2013, 16:44
EMHO cj3 com 33" já tem que aumentar entre eixos!
Fe_jipeiro
06/03/2013, 16:50
Pedro,
Sinceramente, conhecer o carro, não é saber o que vc descreveu acima. Isso está no manual do proprietário e em diversos foruns. Se vc conhecesse mesmo, não teria rebocado a Band e o troller com problemas na BI.
Palavras, são palavras meu caro. Reveja, seus posts e principalmente, o #32 na página 3. Não levei pelo lado pessoal, vc que escreveu isso.
Enfim, fique tranquilo, não magoadinho não ... rsrsrs
Dendro,
Pq tem que aumentar entre eixos do 51 com 33" ?
pedro bonadio
06/03/2013, 17:14
Pra mim qualquer Jeep Willys precisa aumentar entre-eixo, 80" é muito pouco.
Está em manual e em qualquer fórum mas não tenho Toyota e interesse em pesquisar sobre elas!
A questão de eu conhecer ou não o carro me transforma em mágico? hahahahahahaha
Não entendi essa relação sua ai!
Dendrobates
06/03/2013, 17:22
Pedro,
Sinceramente, conhecer o carro, não é saber o que vc descreveu acima. Isso está no manual do proprietário e em diversos foruns. Se vc conhecesse mesmo, não teria rebocado a Band e o troller com problemas na BI.
Palavras, são palavras meu caro. Reveja, seus posts e principalmente, o #32 na página 3. Não levei pelo lado pessoal, vc que escreveu isso.
Enfim, fique tranquilo, não magoadinho não ... rsrsrs
Dendro,
Pq tem que aumentar entre eixos do 51 com 33" ?
80" entre eixos no cj3
33" x 2,6 = 85,8
assim acha-se o mínimo que um cj3 deveria ter de entre eixos com os 33".
Dendrobates
06/03/2013, 17:23
Felippe,
Estou falando do que vejo por aqui no forum e por aí afora.
Este tipo de respostas ácidas e até um pouco sarcásticas é um tratamento normal e difundido no meio offroad. Mas já se criou muita confusão e muitas páginas com trocas de insultos... Isso se dá pelo fato de que os sujeitos estão abordando um assunto e vem alguém que não leu o tópico e não pesquisou e pergunta besteira. Não que este seja o caso... mas o tratamento é assim mesmo! Não leve para o pessoal...
and stop the mimimi!!! kkk
Dendrobates
06/03/2013, 17:33
80" entre eixos no cj3
33" x 2,6 = 85,8
assim acha-se o mínimo que um cj3 deveria ter de entre eixos com os 33".
Achei:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/1417-relacao-sobre-entre-eixos-e-diametro-dos-pneus.html
Fe_jipeiro
06/03/2013, 17:40
Pedro / Dandre,
Relaxa véio ... esquece tudo isso e vamos deixar o tópico fluir ... Quem me conhece sabe como lido e explico os assuntos, e não fico de mimimi, Ok.
Um troca de informações do nível que o nosso amigo quer fazer, tem que ser de quem PREFERENCIALMENTE conheça o carro, partes do carro, já desmontou alguma vez o carro, ou mesmo já andou para poder comparar e opnar no que fica melhor ... igual falei, teórico é diferente do prático, do que adianta saber se a BI do MB é rotativa ou não, se vc não sabe onde regular o sistema para te tirar pelo menos do sufoco.
O ponto é: colocar tudo que é positivo e negativo na balança e escolher a melhor opção. Concordo contigo que um Otto, muito bem adaptado é tão bom quanto um Diesel, porém vai $$ para isso e um dos pontos que o Dendro falou é que não quer investir muito, que para mim, já inviabiliza todo o projeto, pois acaba saindo meio que gambiarra e constante manutenção. Conheço, muitos donos de Camper, Engesa, Jipe, etc, todos sairam de um Otto para Diesel e nunca ao contrário e olha q para muitos deles, dinheiro não é problema.
Se vcs acompanharem o mercado nos EUA e na Europa, temos ainda em grande qtde os Otto, seja V8, etc etc , mas o futuro em preparação e uso, está nos Diesel. Um exemplo clássico, são as RAM ... motor mínimo lá de 800hp ... até os dragsters tão virando diesel.
Os Audis na europa, tudo diesel, com conforto e desempenho, muito maior que os Otto.
Dandre,
A zoação no forúm é comum, mas só deixa acontecer quem quer ... não precisa disso para argumentar e a conversa fica muito melhor e mais rica sem elas. O uso de girias, expressoes, etc etc isso sim é considerado normal.
Não sei, a profissão de vcs, mas sou da área de informática e telecom, onde uma das coisas que mais faço é participar de foruns de conhecimento.
Enfim, deixa rolar o assunto ai e fiquem tranquilo ...
Dendrobates
06/03/2013, 18:02
Cara, imagina que estou montando um jeep do zero. Quero usar pneus 37" e pra isso terei que gastar com cambio, t-case, eixo e mais algumas coisas... Não seria mais barato usar a mecânica inteira da band? É essa pergunta que não quer se calar...
Como a maioria que monta jeep opta por um propulsor a gasolina, resolvi seguir esta mesma linha de pensamento com a band por achar que posso ter algum ganho em desempenho por equilibrar o peso do carro e também já que o custo inicial deste motor é menor, mesmo com consumo mais alto ainda terei a balança positiva pois não será carro para viagens...
Pelo que entendi, somente a pequena quantidade de relações disponíveis no mercado é que inviabilizem isso.
Sergioporto
06/03/2013, 18:13
Cara, imagina que estou montando um jeep do zero. Quero usar pneus 37" e pra isso terei que gastar com cambio, t-case, eixo e mais algumas coisas... Não seria mais barato usar a mecânica inteira da band? É essa pergunta que não quer se calar...
Como a maioria que monta jeep opta por um propulsor a gasolina, resolvi seguir esta mesma linha de pensamento com a band por achar que posso ter algum ganho em desempenho por equilibrar o peso do carro e também já que o custo inicial deste motor é menor, mesmo com consumo mais alto ainda terei a balança positiva pois não será carro para viagens...
Pelo que entendi, somente a pequena quantidade de relações disponíveis no mercado é que inviabilizem isso.
Se conseguisse uma band sem motor seria ótimo!Tive cunhado que colocou motor chevrolet ,tirou dum 51 e colocou na toy 64.Ficou andando mais que o capeta mas nao tinha força porque relaçao do diesel é mais longa que de um à gasolina e isto à 40 anos atrás,nao tinha esta facilidade de troca de transmissao.
Fe_jipeiro
06/03/2013, 18:20
Dendro,
Barato ou viável, depende do ponto de vista, para sanar sua pergunta.
Hj, a maioria que monta jipe, pelo menos aqui na região Sudeste, investem grana pacas, mas montam com Diesel, seja MWM, 14B ou Hilux, pois volto a falar, nossa realidade aqui no Brasil é outra com preço de combustível e com isso, o objetivo é atrelar o desempenho com economia. Mesmo que tem muita grana, se incomoda em ficar gastando 120 reais ou mais por tanque para rodar ai seus 250 km ... E se vc botar na ponta do lapis, vc paga a diferença relativamente rápido, mesmo sendo o uso para trilhas.
A questão da relação, é o de menos, só importar via Ebay das FJ.
pedro bonadio
06/03/2013, 19:35
A maioria monta veículos para trilha com motores ciclo otto.
GMs V6 4.3, L4 2.5, L4 2.4, L4 2.2, L4 2.0, L6 4.1
Fords V6 4.0L, V8 302, V8 292, V8 272, L6 3.6, L6 4.9, L4 2.3
VW AP 2.0, 1.8
Quem monta carro à diesel é que usa o carro no dia-a-dia e procura uma autonomia.
junior888
06/03/2013, 19:41
aqui na minha cidade está todo mundo mudando para diesel...
tenho um amigo que tinha uma F-75 4.9i, trocou ela por outra F-75 com toda a mecanica da toyota com om-314... outro que tinha uma f-75 tambem, mas com motor de opala 6cc, trocou por uma band, e olha que eles só usam as viaturas para trilhas...
Dendrobates
07/03/2013, 10:30
aqui na minha cidade está todo mundo mudando para diesel...
tenho um amigo que tinha uma F-75 4.9i, trocou ela por outra F-75 com toda a mecanica da toyota com om-314... outro que tinha uma f-75 tambem, mas com motor de opala 6cc, trocou por uma band, e olha que eles só usam as viaturas para trilhas...
Este "êxodo" dos otto para diesel é sentido no mundo afora, como o amigo Felippe relatou. Porém acredito fortemente que para um projeto exclusivamente para trilhas, com os recursos que disponho para o meu caso seja melhor um otto. Os diesel que combinariam neste projeto pela relação peso x potencia seriam os sprint e o 14b. O desempenho do cummins 4bt é extraordinário, mas é pesado também. Fora que o custo para se adquirir um destes é bem mais alto.
Tem gente achando que já me decidi, que não importa o que seja dito eu não mudarei de ideia. Mas é que ainda não encontrei algum coisa que realmente inviabilizem o negócio... as únicas questões levantadas seriam se o consumo do 4.1 pagaria a diferença de investimento em um propulsor a diesel e a falta de relações disponíveis acima de 4,11. Mas pelo que entendi posso importar as relações...
Mas em uma comparação um OM-314 mesmo turbinado teria um rendimento EM TRILHA pior que um gm 4.1. Fora que com a adaptação posso deixar o carro com o peso mais balanceado dianteira/traseira.
Enfim, é o que penso... ainda!
maikpenner
07/03/2013, 11:20
Pedro, nem sempre quem monta carro à Diesel usa no dia-a-dia.
Aqui na região de Curitiba a tendência também está sendo trocar os motores a gasolina por diesel.
E são veículos EXCLUSIVOS para trilhas pesadas. Não são carros usados no dia a dia.
O mecânico é um antigo preparador de motores de Fórmula e hoje está se rendendo aos motores diesel.
Ele está com 3 carros nascidos gasolina na oficina e transformando-os em diesel no momento.
Cherokee, Niva e Engesa.
http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/564861_391987547538134_1216911126_n.jpg
Essa Cherokee gasolina está recebendo um motor MWM Turbo.
http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/409210_391987510871471_1802216317_n.jpg
O Niva (que de Niva só vai ter o chassis e a lata) com toda mecânica da Hilux (Diesel).
Motor e caixa de Hilux. Eixos Dana 44.
http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/306584_388565414547014_195255177_n.jpg
E esse projeto MONSTRO. É um Engesa, que está recebendo toda mecânica da F-250.
Motor MWM Sprint 6cc, caixa, reduzida e eixos da F-250. Ao fundo a Cheroka com MWM.
http://sphotos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/306637_388261227910766_1106845646_n.jpg
http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/539307_388259884577567_1440873866_n.jpg
pedro bonadio
07/03/2013, 13:47
Eu conheço, é o Fabiano da Carasuja! Só que o Preto Véio e a F75 são Ciclo Otto e bem mais preparados que qualquer um desses 3 que você falou...
maikpenner
07/03/2013, 14:07
Sim Pedro,
Ele mesmo. O Preto Véio e a F75 foram feitos ha algum tempo atrás.
São projetos porreta mesmo. Mas a F75 não está rodando no momento.
O que quis dizer é que agora estão pegando pesado nos motores a diesel.
Eu estive na oficina do Fabiano semana passada.
Atualmente estão saindo esses três projetos diesel do forno.
A Engesa vai bater todos os projetos anteriores, fácil... sem sombra de dúvidas.
E vem mais Diesel por aí...
Abraço
Maik
Dendrobates
07/03/2013, 16:22
Corri no ferro velho!
Achei o 4.1 injetado completo... 3500 latinhas! Com este propulsor consigo equalizar o peso da viatura, e ganho com economia e praticidade na adaptação visto que o cambio toyota tem o encaixe para esse motor. Porém desempenho maior e consumo maior! Ele também tem o mwm da silverado, não é o da f-250... 8000 latinhas... pega o meu OM na troca e quer de volta de 2000 a 3000 latinhas dependendo do estado do meu motor... O sprint 2.8 ele quer pra mais de 15000.
São estes mesmos os preços +-?
maikpenner
08/03/2013, 00:05
Acho que é mais ou menos por ai mesmo Dendro....
Se pesquisar um pouco mais vai ver que não foge muito disso...
MWM 2.8 da Silverado eu ja vi na Band e fica bom... (acho que fica parecido com o 14B)
Não vai mudar muito do seu OM-314, só vai ficar mais elástico... mas vai perder em torque...
O MWM Sprint 6cc não cabe no cofre da Band sem adaptações.
Eu vi um cara montando uma Band aqui em Pinhais, mas teve que mexer na parede corta fogo, etc.
Requer bastante adaptações, mas fica um negócio muito ignorante.... hehehe
Independente de qual motor pretende usar, se deixar o negócio forte mesmo e
colocar pneus acima de 35", vale pensar no reforço dos eixos ou trocá-los...
Essa Band com motor MWM 6cc que falei, o cara montou com os eixos originais da Band e pneus 40".
Quebrou na primeira trilha. É muita força... os eixos viraram o fusivel da adaptação.
Se a ideia é montar algo ignorante, é preciso investir.
Aqui em Curitiba temos uma Band 6cc à gasolina. Na verdade é uma Land Cruiser.
Ela veio gasolina de fábrica. Como foi mexida e está muito forte, também teve que reforçar os eixos.
Está com pneus 37". Só nos eixos e bloqueios foram 19 mil latinhas... sem contar nas adaptações de suspensão e SPOA.
Mesmo com todo esse investimento, esses dias ainda quebrou uma homocinética.
Mas parte...
O negócio é você ir montando, testando e ir trocando "os fusíveis" a medida que for quebrando...
Custa caro, mas uma hora você está com a máquina montada...
Dendrobates
08/03/2013, 09:17
O 4.1 achei o preço correto... O mwm da silverado que achei fora do preço, mas não vi o motor. E pelo que entendi é o mwm 6 caneco da silverado...quase o mesmo da f-250.
Hoje não uso espaçadores de roda, nem rodas com offset negativo para não aumentar o efeito alavanca e comprometer a durabilidade dos eixos. Cortei a lata e aumentei as caixas de roda, assim a suspensão trabalha sem pegar os pneus em nada. Se precisar corto mais... kkk Mas obviamente a suspensão sera feita quando alterar os pneus.
Pneus com diâmetro até 37" acredito que somente fazendo a substituição das homo, um axle truss básico e se bobear inventar alguma coisa no munhão. Existem aqueles hi-steer importados com 6 parafusos no munhão. Já cogitei até em trocar os eixos... um par de Rockwells sai por 9000! mais aí eu teria outras complicações... e os dana 60 tb...
E jipe de trilha que não quebra é pq não faz trilha, mesmo sabendo usar o equipamento a fadiga do material não dá trégua. Sempre tem alguma coisinha, mesmo que seja mínima.
Visto a dificuldades de achar propulsores diesel com desempenho superior e fáceis de adaptar vc me entende o pq cogitei a adaptação de um 6cc a gasolina?
maikpenner
08/03/2013, 10:27
Na verdade entender eu não entendo... hehehe
Até entendo o seu desejo, mas eu no seu lugar não faria de forma alguma...
Respeito o seu desejo, cada um faz o que quer com o seu dinheiro... hehe
Mas ao meu ver é jogar dinheiro fora com algo que existem outras soluções mais baratas e até com resultados melhores...
No seu lugar, eu não investiria nem em outro motor diesel, muito menos em um à gasolina.
Se você conversar com algum mecânico bom de preparações, vai descobrir que desse seu motor, da pra tirar muita cavalaria.
Algo surpreendente mesmo. Como disse um mecânico uma vez. Esse motor original só usa "20%" do seu potencial.
Eu pensei em uma vez trocar o meu motor OM-364 por um 14B para ter um motor mais elástico, pois viajo bastante.
Mas depois que conversei com dois mecânicos que preparam motores mudei de ideia.
Um deles até me propôs uma troca: "eu instalo o 14B na sua Band e fico com o seu OM-364, você só paga a mão de obra."
Fiquei tentado à mudança, mas pensei comigo mesmo, se o cara propôs fazer um negócio desses é porque ele não vai sair perdendo.
Ele falou que confiança e robustez como os Motores Mercedes não tem igual, é absurda comparado a necessidade de uso.
O que um dos mecânicos me explicou é que esse nosso motor por ser de concepção antiga, é muito robusto e de baixíssima manutenção, mas seu funcionamento é completamente "quadrado". Ele não aproveita todo seu potencial.
O que ele explicou é que na época foi feito um negócio pra durar a vida toda e que por isso existe muita margem para trabalhar dentro do motor, da pra mexer muito e deixá-lo com um funcionamento bem mais "redondo", aliviado... Deixando ele com mais força, robustez e cavalaria que muito motor novo por ai. Mas é questão de querer mexer e levar na pessoa certa.
Nesse caso, você acaba investindo um pouco, mas você economiza nas relações, diferenciais, caixa, não precisa de adaptação nenhuma. Apenas terá um motor mais forte, com mais cavalaria e com mais torque.
Qualquer outro motor a diesel requer adaptações, assim como o motor à gasolina também terá.
É questão de escolha e gosto.
- Você pode adaptar outro motor a diesel.
- Pode adaptar um motor à gasolina.
- Ou trabalhar no seu motor pra tirar mais dele. (Eu iria nesse caminho por achar o mais conveniente)
Como eu disse, nada impede de você seguir outro caminho. Minha intenção não é mudar a sua opinião, quero apenas mostrar que existem outras soluções tão boas quanto a que você pensa em fazer, ou até mesmo melhores.
A escolha do caminho é sua.
Independente de qual caminho tomar, mantenha o forum atualizado com as alterações que vai fazer para que possamos acompanhar a evolução da sua Band.
A minha Band eu uso mais para viagens, mas volta e meia faço algumas trilhas e ando em regiões alagadas e rios. Posso te dizer que desde que fiz o motor da Band não precisei mais abrir a tampa do capo, a não ser pra fazer as trocas de óleo. Fazem 2 anos que estou rodando, fiz 40 mil km e nunca fiquei na mão. A minha é um OM-364 Turbinado, relações originais, mas chega fácil a 140km/h na estrada.
Abraços
Maik
Dendrobates
08/03/2013, 10:42
é que minha band é 77... motor om-314 mais antigo. Já tá turbinado... conseguiria trocar comando e mais algumas coisas. Mais que isso teria que trocar o motor...
Dendrobates
08/03/2013, 10:52
O ruim do 14b é achar um bom pra comprar... até trocava o meu em um 14b.
Dendrobates
08/03/2013, 14:28
Tá... pausa pra rearranjar um pouco as ideias! vou tentar ler mais a respeito... por enquanto to em cima do muro!
titanium
08/03/2013, 18:08
Dendrobates,
Arrisco dizer que o seu motor om314 é turbinado, mas MESMO assim ainda pode melhorar Muito!
Você é usuário antigo e provavelmente já Leu esses tópicos que vou citar... mas já que você disse que vai refletir mais um pouco, lê novamente que as vezes surge uma Luz
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/4405-turbinando-motor-om314-por-dentro.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/78681-turbina-pra-band-om314-42-48-ou-42-63-a.html
Será que Intercooler + Escapamento dimensionado (em INOX) + bicos de maior vazão + turbina .42/.48 + motor trabalhado internamente Não resolveria seu problema???
:mrgreen:
junior888
08/03/2013, 20:00
nunca pensou na troca por um OM-364LA?
titanium
09/03/2013, 07:51
Junior,
A receita de "turbinar por dentro" é basicamente transformar o 314 num 364-LA, pois ficará internamente como um 364 e externamente com turbo e intercooler.
Só que a preparação pode ficar mais forte que o LA (creio eu).
junior888
09/03/2013, 13:19
Junior,
A receita de "turbinar por dentro" é basicamente transformar o 314 num 364-LA, pois ficará internamente como um 364 e externamente com turbo e intercooler.
Só que a preparação pode ficar mais forte que o LA (creio eu).
Esses tempos atraz eu tava lendo uns tópicos aqui do forum, e alguem falo que nao da pra transforma o 314 em um 364... mas agora se é possivel ou nao, eu nao sei
Dendrobates
11/03/2013, 11:56
Dendrobates,
Arrisco dizer que o seu motor om314 é turbinado, mas MESMO assim ainda pode melhorar Muito!
Você é usuário antigo e provavelmente já Leu esses tópicos que vou citar... mas já que você disse que vai refletir mais um pouco, lê novamente que as vezes surge uma Luz
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/4405-turbinando-motor-om314-por-dentro.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/78681-turbina-pra-band-om314-42-48-ou-42-63-a.html
Será que Intercooler + Escapamento dimensionado (em INOX) + bicos de maior vazão + turbina .42/.48 + motor trabalhado internamente Não resolveria seu problema???
:mrgreen:
Até posso mexer mais em meu motor, mas por ser o om-314 mais antigo existem limitações. Tenho Turbo, turbina com caracois .42/.48 + escape diretão de 3" + filtro de ar da d40 que é não restringe nada e to andando no s10. Anda bem, torque de sobra mas tem lá seus quase 400kg. O om-364 conseguiria um desempenho um pouco melhor mas é pesado também. Mudar relações da C&P para aproveitar melhor o torque do MB deixaria ele muito longo na trilha.
A melhor opção é a mega-sena... ganhar e meter um 4.4 alí e não se preocupar mais! kkkk
Deixando as brincadeiras de lado... para a felicidade de quase toda a maioria, estou estudando o 14b turbo.
Caros
Estou pensando em comprar uma Band com motor de Veraneio gasolina, e adaptada a gas, por isso que vim ao topico.
O que acham?
Sergio c
21/09/2014, 09:37
Caros
Estou pensando em comprar uma Band com motor de Veraneio gasolina, e adaptada a gas, por isso que vim ao topico.
O que acham?
Que ano seria essa band que quer comprar amigo?
ALVARO ANGELO
21/09/2014, 14:38
Caros
Estou pensando em comprar uma Band com motor de Veraneio gasolina, e adaptada a gas, por isso que vim ao topico.
O que acham?
Vou dizer da minha experiência. Este motor Chevrolet Brasil da Veraneio, gasta demais (5l/km na cidade e no máximo 7 na estrada andando com pé muito leve). Na toyota o consumo deve piorar um pouco. Usando gás a economia é pequena e o motor fica Xôxo e sem força nas subidas.Todo ano apurrinhações para renovação do gás. Outro problema é que este motor no gás costuma esquentar, tem que colocar ventoinha elétrica e um radiador de maior capacidade. Espero ter ajudado.
Alvaro Angelo
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