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Ver Versão Completa : Uso de Jumelo Revolver



Marvin_CPS
27/02/2013, 13:42
Srs,
Procurei pelo forum e não achei a resposta que queria (apesar de ter inumeros foruns a respeito).

Estou instalando jumelos revolver na traseira da VTR. Pelas pesquisas que fiz, o uso mais comum (ou correto, por assim dizer, até o momento) seria instala-lo no feixe na porção final junto ao parachoque, fazendo um simbolo de menor (ou seja, na posição "<" ) conforme foto anexa (a foto não é do meu...).

Eis a questão: existe alguma controversia do uso do jumelo ao contrário, fazendo um simbolo de maior (ou seja, na posição ">" ), fazendo com que a articulação fique para fora?! A função do JR será a mesma?!

Ja vi fotos de jumelos articulados instalados na posição que mencionei - ">" - por isso a duvida... Mas como são jumelos de uso parecidos, fico um pouco na duvidas das consequencias que cada um pode suportar!

Grato aos que puderem ajudar!
Abs

Marvin_CPS
27/02/2013, 13:44
Esqueci a foto...

Marvin_CPS
27/02/2013, 14:22
Como a urgencia era maior que a espera, consegui um post bem antigo (de 2004) falando o seguinte:

"Bom, penso que o jumelo só irá torcer quando o eixo de giro do jumelo ficar paralelo ao do feixe, certo? E isso só acontece quando o jumelo é montado com o bico para dentro.

Acho que para montar o jumelo com o bico para frente e fazê-lo girar, somente será possível se vc montá-lo com o eixo de giro na parte de cima....Régis, é dessa forma que vc estava pensando em montar??? :shock: :P ...ou será que eu escrevi besteira... :oops:"

Em resumo é o seguinte:
Se o "joelho" do jumelo ficar embicado para dentro da mola (posição "<" ), a parte que tem que girar é a de baixo (como da foto);

Se o "joelho" ficar para fora (posição ">" ), a parte que tem que girar é a de cima (seria invertido ao da foto, inverter eixo x e y).

Vou instalar assim na viatura e qdo puder posto noticias do resultado!
Espero que sirva de ajuda pra alguém tb!

Leonardo Truccolo
27/02/2013, 15:25
Como a urgencia era maior que a espera, consegui um post bem antigo (de 2004) falando o seguinte:

"Bom, penso que o jumelo só irá torcer quando o eixo de giro do jumelo ficar paralelo ao do feixe, certo? E isso só acontece quando o jumelo é montado com o bico para dentro.

Acho que para montar o jumelo com o bico para frente e fazê-lo girar, somente será possível se vc montá-lo com o eixo de giro na parte de cima....Régis, é dessa forma que vc estava pensando em montar??? :shock: :P ...ou será que eu escrevi besteira... :oops:"

Em resumo é o seguinte:
Se o "joelho" do jumelo ficar embicado para dentro da mola (posição "<" ), a parte que tem que girar é a de baixo (como da foto);

Se o "joelho" ficar para fora (posição ">" ), a parte que tem que girar é a de cima (seria invertido ao da foto, inverter eixo x e y).

Vou instalar assim na viatura e qdo puder posto noticias do resultado!
Espero que sirva de ajuda pra alguém tb!

Eu tb estou instalando no meu, mas só instalei na frente, por enquanto. Nem andei ainda, estou revisando os rolamentos, hj acabo de montar e vou ver como faço na parte de trás.

Abs

Adimar Diego Mühlbauer
27/02/2013, 21:19
aproveitando o tópico!

o meu está com altura original.

tem como colocar jumelos maiores ou o revolver para melhorar a articulãção ou estou falando bobagem?

obrigado!

Marvin_CPS
28/02/2013, 12:05
Adimar,
Depende do uso que vc vai fazer...

Não sou expert no assunto.... Mas a receita mais basica é fazer lift, depois vem o SPOA. Nos dois casos o uso de jumelo maiores é necessário... Se for fazer muito trilha média/pesada, um lift com jumelo revolver já ajuda um pouco....

LeoPOA
01/03/2013, 08:59
E ai tche,

No meu samurai montei os jumelos revolvers atras conforme a tua foto. os dianteiros como usei feixes de mola mais longos (towner) montei eles ao contrario da foto apenas p/ servir de prolongador e conseguir fixar a mola...

Nunca tive problemas...

Abraço

Leonardo Truccolo
04/03/2013, 21:15
Fala Marvin, blz?

Tu instalou os jumelos? Eu fui instalar os meus na parte de trás e deu problema, o jumelo bate na mangueira do tanque do combustível. Queria saber se tu teve esse problema tb.

abs

Leonardo Truccolo
04/03/2013, 22:08
Só para ilustrar o que aconteceu comigo, é igual ao dessa foto.

398632

Marvin_CPS
06/03/2013, 14:17
Fala Leonardo.
O meu problema foi outro.. Fiz um tanque novo para o samuca, então o bocal do tanque não me incomodou...
O grande problema foi que o tanque ficou grande e como estou usando pneus 750x16, acabei ficando sem espaço para tirar a trava de segurança do JR (de qualquer um dos lados). Por isso tive de inverter.... Mas não gostei muito de como ficou não.. Com o JR pra fora se perde uns 30mm de altura, é nitida a diferença visual que se tem no final.. Não sei pq, mas dá diferença!
Logo, para solucionar o problema, estou fazendo travas menores (uma para cada lado do JR) e vou voltar o jumelo para dentro...

Estou sem o carro no momento (esta fazendo o escape novo), então não tenho como tirar fotos.. Mas semana que vem eu tiro e coloco aqui pra mostrar como ficou!

Abs

Leonardo Truccolo
06/03/2013, 15:53
Eu tb tive esse problema, Marvin.

Por enquanto vou deixar sem trava, ja que vou trocar as rodas por 16 tb, estou pesquisando se coloco 235/85-16 ou 265/85-16 ou até o 750x16.

Abraço,

Marvin_CPS
06/03/2013, 21:53
Leonardo,
o ruim de andar sem trava, na cidade, é que nas curvas o JR pode abrir e ai ja viu a m....!!

Entaum, resolvi fazer umas travas menores, trocar duas grandes por quatro pequenas! Quesito segurança msm!

O uso dos 750x16 fica legal... Quase a altura de um 33', e mais fino que um 215 original!
Não andei muito ainda, mas o pouco que andei já senti diferença no carro...

O 750 tem 2 pontos:
- positivo: o pneu é 10 lonas, logo é dificil de furar e aceita até 10 recapes sem problemas!
- negativo: o tipo de recape pra esse pneu são poucos modelos, e os modelos poucos agressivos!

Mas tudo é custo x benificio!

Abs

Marvin_CPS
06/03/2013, 21:58
Lembrei que tirei umas fotos (do celular) esse fds passado.
Segue pra ter uma idéia de como ficou o JR e os pneus 750x16.

Depois coloco melhores!

Abs.

Leonardo Truccolo
07/03/2013, 10:44
Ficou legal, vou dar uma olhada nesses pneus.

abs