Ver Versão Completa : Fluido Embreagem e Freio
Claudio 90
26/02/2013, 07:58
Eu sei que já existe outros tópico sobre isto, mas não consegui filtrar. Vai pergunta:
Poderiam me informar qual o nome correto do óleo de freio e embreagem que melhora consideravekmente o rendimento deste componentes? Lembro de Motul DOT 5, é isto mesmo?
Quantos litros gastarei na embreagem e no sistema de freio?
E por último, sem querer abusar da galera...Onde comprar este óleo no Rio de Janeiro?
Valeu.............
homerohermida
26/02/2013, 08:54
Eu sei que já existe outros tópico sobre isto, mas não consegui filtrar. Vai pergunta:
Poderiam me informar qual o nome correto do óleo de freio e embreagem que melhora consideravekmente o rendimento deste componentes? Lembro de Motul DOT 5, é isto mesmo?
Quantos litros gastarei na embreagem e no sistema de freio?
E por último, sem querer abusar da galera...Onde comprar este óleo no Rio de Janeiro?
Valeu.............
Errado: é o Motul DOT 5.1
Para a embreagem 0,5 L dá pra "lavar" o sistema e deixar no nível correto. No sistema de freio não usei por não achar necessário. Comprei na Lojas | Widmen (http://www.widmen.com.br/lojas/) R$ 50,00 por 500 mL, mas no Mercado Livre tem mais barato.
Claudio 90
26/02/2013, 09:17
Valeu Homero.
Trocou aonde? Tem alguma indicação no Rio para eu fazer esta troca? A última revisão fiz na Ilha na Luzescar...é longe pra caramba.
Minha embreagem tá uma M depois que esquenta o fluido nesse transito.
homerohermida
26/02/2013, 12:49
Troquei em casa! Quer ajuda?
Claudio 90
26/02/2013, 16:13
Claro Homero. Tem o passo apasso?
felixfilho
26/02/2013, 18:32
E aí, Homero, tudo bem. Vou pegar carona nessa troca de oleo.
homerohermida
26/02/2013, 18:43
Eu fiz o seguinte:
1 afrouxei a tampa do reservatório de fluido localizado na parte superior do cilindro-mestre da embreagem;
2 soltei o sangrador localizado no cilindro auxiliar da embreagem que fica embaixo protegido por um guarda-pó de borracha;
3 deixei vazar todo o fluido velho;
4 sem fechar o sangrador, enchi o reservatório até quase vazar por cima;
5 deixei vazar todo o fluido novo;
6 recompletei até quase vazar por cima novamente e
7 fui retirando o ar do sistema até gastar todo o conteúdo da embalagem (procedimento relativamente complexo e muito importante: precisarás de alguém que saiba para ajudar).
obs: existe uma ferramenta que retira o ar sozinho, mas caso não saiba operar, acho imperativo aprender antes ou que alguém que saiba o ajude.
homerohermida
26/02/2013, 18:44
E aí, Homero, tudo bem. Vou pegar carona nessa troca de oleo.
Acho melhor combinarmos os três para fazer isto juntos no FDS!
felixfilho
26/02/2013, 19:28
Perfeito, comprarei o oleo amanha e fico a disposicao para no FDS efetuarmos a troca e nos conhecermos. Meu tel. 21 8102 2054.
homerohermida
26/02/2013, 20:17
Combinado! Vamos aguardar o Claudio 90 e confirmamos na sexta.
Claudio 90
27/02/2013, 11:08
Homero e Felix,
Tô dentro. Podemos combinar dia, hora e local aqui na Cidade maravilhosa. Como faremos?
Claudio
homerohermida
27/02/2013, 19:05
Homero e Felix,
Tô dentro. Podemos combinar dia, hora e local aqui na Cidade maravilhosa. Como faremos?
Claudio
Manda um e-mail: homerohermida@gmail.com
felixfilho
28/02/2013, 07:52
Homero/Claudio - Nao encontrei o eleo da marca Motul, só da marca Varga com as mesmas especificacoes, comprei dois frascos
homerohermida
28/02/2013, 10:01
Deve funcionar bem...
Murillus
05/03/2013, 17:54
Eu fiz o seguinte:
1 afrouxei a tampa do reservatório de fluido localizado na parte superior do cilindro-mestre da embreagem;
2 soltei o sangrador localizado no cilindro auxiliar da embreagem que fica embaixo protegido por um guarda-pó de borracha;
3 deixei vazar todo o fluido velho;
4 sem fechar o sangrador, enchi o reservatório até quase vazar por cima;
5 deixei vazar todo o fluido novo;
6 recompletei até quase vazar por cima novamente e
7 fui retirando o ar do sistema até gastar todo o conteúdo da embalagem (procedimento relativamente complexo e muito importante: precisarás de alguém que saiba para ajudar).
obs: existe uma ferramenta que retira o ar sozinho, mas caso não saiba operar, acho imperativo aprender antes ou que alguém que saiba o ajude.
Da trabalho mas fica show depois da troca...
Homero/Claudio - Nao encontrei o eleo da marca Motul, só da marca Varga com as mesmas especificacoes, comprei dois frascos
Felix,
Vc comprou o Varga aqui no Rio mesmo? Onde e quanto custou?
Já fez a troca? A troca de marchas melhorou?
Obrigado.
João Ricardo.
P.S.: É uma pena que eu tenha perdido o dia dessa troca pelo Homero. ;-)
Thiago Pereira
11/04/2013, 00:17
A diferença entre os fluídos DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1 é apenas o ponto de ebulição.
No sistema de embreagem a temperatura nunca chegará no ponto de ebulição mesmo do DOT 3, portanto é desperdício utilizar um fluído DOT 5.1.
Não haverá nenhuma mudança no engate de marchas, acionamento da embreagem, etc.
É muito melhor fazer uma troca anual com um DOT 3, mantendo sempre o fluído livre de contaminação, do que utilizar um DOT 5.1 por um longo período.
Claudio 90
11/04/2013, 08:48
Thiago, sua explicação esta perfeita, porém após a troca do DOT 4 para 5.1 minha embreagem mudou muito e para melhor. A diferença é brutal. Recomendo.
homerohermida
11/04/2013, 09:36
Eu não sei qual é a explicação para o fato de alguns Trollers, ou apenas os seus donos, não apresentarem dificuldades na troca de marchas durante trânsito pesado. Nestes casos, a explicação do Thiago é perceita, mas no meu caso e de alguns azarados colegas, não se aplica pois a diferença é gritante. Recomendo apenas neste caso.
homerohermida
11/04/2013, 09:44
Felix,
Vc comprou o Varga aqui no Rio mesmo? Onde e quanto custou?
Já fez a troca? A troca de marchas melhorou?
Obrigado.
João Ricardo.
P.S.: É uma pena que eu tenha perdido o dia dessa troca pelo Homero. ;-)
Como já disse antes, comprei na Widmen. Mas na Rua São Cristovão, entre a Escobar e a Figueira de Melo, tem uma loja que vende um 5.1 100% sintético importado cuja marca não me lembro. É só ir de loja em loja que em 10 minutos você acha. E deve fucionar também. Quanto a troca, porá ser feita neste Domingo, pela manhã.
Thiago Pereira
11/04/2013, 10:23
Thiago, sua explicação esta perfeita, porém após a troca do DOT 4 para 5.1 minha embreagem mudou muito e para melhor. A diferença é brutal. Recomendo.
Eu não sei qual é a explicação para o fato de alguns Trollers, ou apenas os seus donos, não apresentarem dificuldades na troca de marchas durante trânsito pesado. Nestes casos, a explicação do Thiago é perceita, mas no meu caso e de alguns azarados colegas, não se aplica pois a diferença é gritante. Recomendo apenas neste caso.
Mas será que o problema não era o antigo estar contaminado?
Talvez seja como estar morrendo de sede no deserto e te oferecerem uma água mineral normal ou uma Perrier? O resultado não será o mesmo?
Eu digo isso por experiencia própria, já usei DOT 5.1 tanto na embreagem como no freio (não no Troller) e não houve diferença alguma, exceto no meu bolso já que gastei mais que o dobro.
De qualquer forma para que for fazer o troca, o 5.1 não pode misturar com os outros, recomendo esgotar todo o reservatório com uma seringa, ai adicionar o 5.1 e fazer a sangria.
homerohermida
11/04/2013, 11:26
Mas será que o problema não era o antigo estar contaminado?
Excelente pergunta! Havia me esquecido disto nas respostas anteriores.
Antes de por o Motul, já tinha efetuado diversas sangrias e trocas pelo Varga DOT 4. Ficava bom durante poucos dias e/ou engarrafamentos mas, rapidamente, as trocas de marcha pioravam. Principalmente a primeira e segunda.
Thiago Pereira
11/04/2013, 11:41
Excelente pergunta! Havia me esquecido disto nas respostas anteriores.
Antes de por o Motul, já tinha efetuado diversas sangrias e trocas pelo Varga DOT 4. Ficava bom durante poucos dias e/ou engarrafamentos mas, rapidamente, as trocas de marcha pioravam. Principalmente a primeira e segunda.
Realmente neste caso valeu o investimento... :concordo:
Sobre marcas o Motul, ATE e Tutela costumam ser os melhores, nesta ordem.
Como já disse antes, comprei na Widmen. Mas na Rua São Cristovão, entre a Escobar e a Figueira de Melo, tem uma loja que vende um 5.1 100% sintético importado cuja marca não me lembro. É só ir de loja em loja que em 10 minutos você acha. E deve fucionar também. Quanto a troca, porá ser feita neste Domingo, pela manhã.
Homero,
Valeu por indicar a loja onde comprou. Na Tijuca, onde moro, tem uma loja da Widmen na Rua Uruguai. Talvez eles também tenham o fluído. Quanto vc pagou em S. Cristóvão? Qual a quantidade necessária?
Quanto à troca, infelizmente tenho um compromisso inadiável no próximo fim de semana e não vai dar para mim. Se vc quiser marcar para outro dia, fico imensamente grato.
Sobre o fluído antigo estar contaminado, pode até ser este o meu problem, porque a última troca que fiz foi há dois anos.
Obrigado.
Abs,
João Ricardo.
homerohermida
11/04/2013, 16:57
João
eu comprei exatamente na Widman da Rua Uruguai, pois também sou Tijucano! Paguei 50 renan calheiros e com 500 ml o serviço fica perfeito. São Cristóvão seria uma segunda opção... Podemos marcar pro próximo. homerohermida@gmail.com
abs
João
eu comprei exatamente na Widman da Rua Uruguai, pois também sou Tijucano! Paguei 50 renan calheiros e com 500 ml o serviço fica perfeito. São Cristóvão seria uma segunda opção... Podemos marcar pro próximo. homerohermida@gmail.com
abs
Homero,
Então somos vizinhos.
Vou te enviar um email para combinarmos.
Abs,
João Ricardo.
J.H.de Melo
09/01/2014, 14:17
Senhores no meu Troller 2004/2005 estava com dificuldade para entrar a 1 (primeira) e 2 (segunda) marchas então observei aqui no fórum o relato de vocês, sobre a regulagem da embreagem e e troca do fluído para o dot 5.1. falei com meu mecânico expliquei a teoria para ele. Então fui em busca do motul, todavia só encontrei o vargas 5.1. Coloquei o carro na oficina e fizemos os serviços do freio e embreagem. Meus amigo a diferença e BRUTAL para melhor as marchas entram com um leve toque e o freio está muito macio. Obrigado a vocês pelo conhecimento passado. AMIGOS ESTOU COM ESSE TROLLER HÁ MAIS DE UM MÊS ALGUM DOS SENHORES TERIAM O MANUAL PARA ME ENVIAREM A XÉROX????????????????? Desculpe-me escrever em caixa alta, mas é para chamar atenção da minha precisão.
Sandrãobh
09/01/2014, 17:24
Senhores no meu Troller 2004/2005 estava com dificuldade para entrar a 1 (primeira) e 2 (segunda) marchas então observei aqui no fórum o relato de vocês, sobre a regulagem da embreagem e e troca do fluído para o dot 5.1. falei com meu mecânico expliquei a teoria para ele. Então fui em busca do motul, todavia só encontrei o vargas 5.1. Coloquei o carro na oficina e fizemos os serviços do freio e embreagem. Meus amigo a diferença e BRUTAL para melhor as marchas entram com um leve toque e o freio está muito macio. Obrigado a vocês pelo conhecimento passado. AMIGOS ESTOU COM ESSE TROLLER HÁ MAIS DE UM MÊS ALGUM DOS SENHORES TERIAM O MANUAL PARA ME ENVIAREM A XÉROX????????????????? Desculpe-me escrever em caixa alta, mas é para chamar atenção da minha precisão.
J, já li este seu pedido umas vezes em outros tópicos e estive para te responder antes, mas o farei agora.... O T4 mudou muito de ano para ano, até mesmo ano/modelo tiveram muitas mudanças, quando você especifica 04/05 creio que não são muitos os proprietários que possuam ainda os manuais deste referido ano/modelo... não é má vontade, mas pelo menos na minha visão, é isso que ocorre!!
abç.
AndréAngra
10/01/2014, 15:02
Eu ando com muita dificuldade de engatar 1ª e 2ª marchas, seja em transito pesado, ou rodando em estradas livres, e quando paro e tenho que engatar essas marchas...
Já fiz a troca algumas vezes por DOT 4 e nada.....daí andei pensando no DOT 5, aliás, já até marquei com meu mecanico para ele trocar...vamos ver se vai melhorar...em breve posto o relato!!!
homerohermida
10/01/2014, 15:58
Eu ando com muita dificuldade de engatar 1ª e 2ª marchas, seja em transito pesado, ou rodando em estradas livres, e quando paro e tenho que engatar essas marchas...
Já fiz a troca algumas vezes por DOT 4 e nada.....daí andei pensando no DOT 5, aliás, já até marquei com meu mecanico para ele trocar...vamos ver se vai melhorar...em breve posto o relato!!!
Se puseres DOT 5 provavelmente terás problemas pois não é compatível com o sistema de freio e embreagem do Troller. Experimente o DOT 5.1
J.H.de Melo
10/01/2014, 16:05
Opa SANDRÃO, meu amigo já foi alguma coisa você ter respondido muito obrigado. Sandrão o seu por exemplo é 2004 puro?? Mas mesmo assim acho que podemos contribuir um com outro sobre alguns assuntos relacionados ao Troller certo??
ANDRÉ tudo bem? Amigo o meu problema era para engatar as marchas Ré e Primeira, não arranhava apenas a alavanca ficava muito dura, então fiz a pesquisa aqui mesmo no fórum e observei esses relatos dos colegas. Segui a risca os ensinamentos e deu certo. Espero amigo que dê certo com você também. Amigo só um detalhe não é o DOT 5 É O DOT 5.1 leia os relatos anteriores e comprove pois segundo nossos colegas "foristas" os DOT 4 E DOT 5 não são equivalentes. não estou te ensinando apenas te repassando o que eu li. Valeu.
Leandro-SC
10/01/2014, 16:28
Opa SANDRÃO, meu amigo já foi alguma coisa você ter respondido muito obrigado. Sandrão o seu por exemplo é 2004 puro?? Mas mesmo assim acho que podemos contribuir um com outro sobre alguns assuntos relacionados ao Troller certo??
ANDRÉ tudo bem? Amigo o meu problema era para engatar as marchas Ré e Primeira, não arranhava apenas a alavanca ficava muito dura, então fiz a pesquisa aqui mesmo no fórum e observei esses relatos dos colegas. Segui a risca os ensinamentos e deu certo. Espero amigo que dê certo com você também. Amigo só um detalhe não é o DOT 5 É O DOT 5.1 leia os relatos anteriores e comprove pois segundo nossos colegas "foristas" os DOT 4 E DOT 5 não são equivalentes. não estou te ensinando apenas te repassando o que eu li. Valeu.
Sobre a troca do oleo, acredito mais no que já foi dito nas paginas anteriores sobre o oleo contaminado ser a grande diferença e nao a diferença do DOT4 ou 5.1, mas oq geralmente acontece é que ao trocar o oleo o mecanico tbm da uma reguladinha no cilindro do lado caixa, bem facil de mexer, onde na minha opinião se ve a grande melhora.
Sobre o 2004 a primeira nao é uma brastemp, em relação aos mais novos, oq acontece com o meu é como se a primeira nao entrasse toda e quando vc arranca ela pula fora, mais é só segurar a alavanca que parece que puxa sozinha, e da segunda pra frente nem precisa da embreagem, a ré é normal. Mais cada Troller tem seu passado entao nao tem muito como saber oq aconteceu no seus 10 anos de manutenção.
e como tem troller 2004 nesse forum!!!!
J.H.de Melo
10/01/2014, 16:43
kkkkkkkkkk é sim amigo tem muitos t4 2004/2005 adquiri o meu há mais de 1 mês e estou dando aquela levantada. Amigo sem querer abusar e o manual do 04/05 você tem como conseguir uma xérox, estou igual a pedinte em porta de banco público. KKKKK
Sandrãobh
10/01/2014, 17:42
É isso aí, J ! Trocar experiências e contribuições é um dos fundamentos dos fóruns!! O meu manual, infelizmente, não sei aonde foi parar na mudança!! Está em algum lugar, mas vc precisa de tudo, ou de alguma parte em especial?
abç.
Sandrãobh
10/01/2014, 17:54
Sobre o 2004 a primeira nao é uma brastemp, em relação aos mais novos, oq acontece com o meu é como se a primeira nao entrasse toda e quando vc arranca ela pula fora, mais é só segurar a alavanca que parece que puxa sozinha, e da segunda pra frente nem precisa da embreagem, a ré é normal. Mais cada Troller tem seu passado entao nao tem muito como saber oq aconteceu no seus 10 anos de manutenção.
Há alguns meses atrás troquei pelo dot 5.1 porque o fluido já estavam na hora de ser trocado e senti mínima diferença na embreagem, a 1ª continua bem parecida com a do seu relato, precisando de persuasão para entrar e só....
abç.
AndréAngra
13/01/2014, 12:27
Se puseres DOT 5 provavelmente terás problemas pois não é compatível com o sistema de freio e embreagem do Troller. Experimente o DOT 5.1
Homero, é esse 5.1 mesmo....é que aconomizei numeros!!!
Devo colocar o da Varga mesmo, pois acho com mais facilidade aqui em Angra....
J.H.de Melo
17/01/2014, 16:39
Senhores boa tarde desde que comprei o Troller 04/05 observei juntamente com o mecânico que o radiador precisava de uma recuperação de vergonha. Dessa forma fiz o recondicionamento. Agora vem uma dúvida usar ou não aditivo??????? Amigos estou perguntando isso, pois o antigo dono não usava aditivo ele apenas a cada 3 ou 4 meses colocava querosene no recipiente de arrefecimento, rodava no carro alguns dias retirava toda a mistura ( querosene mais a água ), acrescentava apenas água no sistema rodava mais alguns dias ( para limpar ou retirar toda mistura ) e retirava toda água. Após esse processo colocava água destilada apenas (segundo o que ele me falou). Amigos eu pergunto a vocês e agora que o radiador está novo eu posso usar um aditivo ou melhor não tenho medo de haver corrosão em outras partes, isso pode acontecer ??? Desculpa se estou falando besteira, mas peço humildemente ajuda.
homerohermida
17/01/2014, 17:30
Não sei se é o correto mas segue a minha experiência: tive Jeep por muitos anos (de 1991 até 2011) e sempre comprei radiador novo para todos. Colocava água comum + aditivo, que é o Paraflu desde o final da década de 90, pelo menos. Não tive nenhum problema em todo sistema de arrefecimento neles. No Troller, não comprei radiador novo pois achei desnecessário, faço exatamente a mesma coisa: água comum + 1 litro de Paraflu Up a cada 30.000km. Por enquanto (104.000km) estou dando sorte, pois nem a bomba d'água eu troquei.
Ps: agora que reparei que o tópico é sobre fluido de embreagem e freio...
J.H.de Melo
17/01/2014, 17:48
Homero eu sei que o tópico e de fluido de freio e embreagem,mas eu procurei no forum e não achei sobre o uso de querosene.
Aqui também neste tópico amigo vocês foram mais atenciosos.
Amigo acho que no sistema de arrefecimento não tera problema,meu medo é partes do motor....
Valeu obrigado.
homerohermida
17/01/2014, 18:20
Homero eu sei que o tópico e de fluido de freio e embreagem,mas eu procurei no forum e não achei sobre o uso de querosene.
Aqui também neste tópico amigo vocês foram mais atenciosos.
Amigo acho que no sistema de arrefecimento não tera problema,meu medo é partes do motor....
Valeu obrigado.
Eu faria o que sempre fiz: reforma no radiador ou um novo, água nova com aditivo. No mais é entregar a Deus...
abs
AndréAngra
25/01/2014, 12:27
Cara, esse lance de usar querosene no sistema de arrefecimento, acredito que não seja muito bacana...O querosene no aço, nem tem tanto problema....mas em borracha causa ressecamento, e no aluminio causa corrosão a longo prazo.....Coloca o aditivo com agua desmineralizada que é a melhor coisa!!!! Parece frescura, mas a longo prazo, é só alegria!!
marcelomtxp
21/01/2017, 23:39
pessoal sou trolleiro de primeira viagem tenho o carro a poucos meses, na etapa 2 me digam uma coisa, essa borracha fica na extremidade do cilindro lá embaixo do carro correto? eu tirei um print dos cilindros do mercado livre apenas me informem o número dessa parte de borracha q tenho q tirar eu enumerei as peças na foto abaixo, por favor e obrigado.
e outra coisa para retirar o ar do sistema é só ir bombando o pedal da embreagem e daí com o pedal apertado eu fecho a sangria com o pedal apertado pra tirar o ar do sistema, é assim? daí fecho a sangria e termino de completar o óleo lá no reservatório.
Me ajudem aí pessoal. obrigado.
542237
homerohermida
22/01/2017, 12:22
pessoal sou trolleiro de primeira viagem tenho o carro a poucos meses, na etapa 2 me digam uma coisa, essa borracha fica na extremidade do cilindro lá embaixo do carro correto? eu tirei um print dos cilindros do mercado livre apenas me informem o número dessa parte de borracha q tenho q tirar eu enumerei as peças na foto abaixo, por favor e obrigado.
e outra coisa para retirar o ar do sistema é só ir bombando o pedal da embreagem e daí com o pedal apertado eu fecho a sangria com o pedal apertado pra tirar o ar do sistema, é assim? daí fecho a sangria e termino de completar o óleo lá no reservatório.
Me ajudem aí pessoal. obrigado.
542237
Para retirar o ar, bomba-se o pedal da embreagem, com o sangrador fechado, até o pedal ficar "pesado". Mantendo-se o pedal apertado, abre-se o sangrador, deixando sair ar e fluido. Fecha-se o sangrador e só então, pode-se soltar o pedal do fundo. Repete-se todo procedimento, tantas vezes quanto o necessário, até que apenas fluido sem bolhas saiam pelo sangrador.
Atentar para ir recompletendo o reservatório acima pois, se entrar ar por cima, volta-se a estaca zero.
marcelomtxp
22/01/2017, 15:10
só mais uma dúvida, esse sangrador é aquela peça de borracha redonda na frente daquele ferro na foto está a número 02 correto? vou ver se faço isso hoje...
homerohermida
22/01/2017, 18:06
Sim e não. É que na verdade o sangrador é o pino que fica por dentro da borracha redonda, que é apenas uma proteção. Primeiro retire essa borracha para realizar a sangria. Posicione uma chave de estria no sangrador, peça pra alguém bombar o pedal várias vezes, mande segurar o pé no fundo, abra 1/4 de volta o sangrador, feche e repita até parar de sair bolhas.