PDA

Ver Versão Completa : Antenas PX - tem diferença ??



rmmeira
16/09/2005, 11:54
Pessoal

to com uma duvida, meu carro ja veio com uma antena PX dessas menores, instalada no parachoque.

Eu acho bacana a viatura com uma antena bem alta (ate pra colocar uma bandeira :) )

dai a duvida:
não sei se instalo essa menor em cima do bagageiro ou se compro uma maria-mole pra botar no parachoque.

sabem me dizer se existem diferenças perceptiveis na transmissao/recepcao entre uma maria-mole e essas menores ?

existe alguma outra vantagem ou desvantagem de uma ou outra ???

grato pela atenção

[]s

Wallace
16/09/2005, 13:48
Sim a diferença e grande.

rmmeira
16/09/2005, 13:52
Wallace,
pretendo usar o px somente durante as trilhas, ou seja, acredito que as distancias envolvidas neste caso não sejam tão grandes, com essa antena menor terei problemas de comunicação com os demais carros ?

Wallace
16/09/2005, 14:35
Depende da distancia e dos obstaculos.
Mas use ela, se depois achar que precisa melhorar compre uma maior

Cavalcante
16/09/2005, 18:16
Rogerio, se você for fixar a antena no para-choque, só uma maria mole vai funcionar. Se fixar na calha, com o cabo entrando pela entrada de ar traseira do Niva, pode usar a antena de 1,62 m (B-2070). No final das contas, a parte da antena que fica para cima da carroceria do carro vai ficar mais ou menos com o mesmo comprimento. PX requer antena longa, devido à frequencia (e, portanto, ao comprimento de onda) em que se opera. Não se esqueça de revestir a antena, de preferencia com espaguete termo-retrátil, evitando a queima do rádio no caso de contato da antena com a carroceria (o que numa trilha é de se esperar...).

Wallace
17/09/2005, 02:37
Uso a antena sem proteção nenhuma, eventualmente pega na lata, mas nunca queimou o radio... talvez pela tinta do veiculo não ser uma boa condutora de eletricidade...

Cavalcante
17/09/2005, 12:47
É uma questão de assumir o risco... E encapar a antena custa bem menos do que consertar o rádio.

Sukys
17/09/2005, 16:14
Uso a antena sem proteção nenhuma, eventualmente pega na lata, mas nunca queimou o radio...

Nunca queimou mas pode queimar, mas para isso acontecer vai depender do rádio (que pode ou não ter proteção contra curto na etapa de saída, entre outros detalhes), da coincidência do curto acontecer bem na hora da modulação (TX) e até do tempo de modulação com a antena em curto.

Abraços,

Cavalcante
18/09/2005, 17:14
Sem contar que você pode dobrar a antena pra entrar num estacionamento baixo qualquer, prendê-la em alguma parte não isolada do carro, e seu filho ligar o PX e apertar o PTT por um looongo tempo. Aí, não tem proteção que dê jeito...

Wallace
18/09/2005, 23:28
Acho que voces são muito tagaleras (no radio) e tem filhos... :mrgreen:

Pedro Freitas
19/09/2005, 10:12
Coloca uma bolinha de tênis que resolve! :dance: :lol:

[]'s

mir000
19/09/2005, 13:13
É uma questão de assumir o risco... E encapar a antena custa bem menos do que consertar o rádio.


Também concordo que é melhor previnir do que remediar...
Arruma uma mangueirinha ou uma bola de tenis e não precisa se preocupar mais... :concordo:

[s]

Wallace
19/09/2005, 15:09
É que as minha antenas estão fixas na porta traseira que abre para cima.
Para não ter perigo de alguem fechar as portas laterais sobre as antenas eu não deixo elas fixas na vertical na porta traseira, mas com uma angulação para trás.
Assim acho que fica mais dificil pegar na carroceria, mesmo porque a tendencia normal é passar ao lado da carroceria e não bater nela quando bate em algo e volta.