Ver Versão Completa : Barulho no câmbio.
fabiano r
25/02/2013, 21:00
Boa noite! Tenho uma band curta 81 cx seca 4 marchas estou com um problema na segunda e na terceira (nesta principalmente) faz um barulho, a alavanca do câmbio treme um pouco e a da tração também o ruido parace q vem das duas alavancas (cambio e tração) já mandei abrir a caixa 2 vezes em oficinas diferentes na primeira oficina foi trocado a engrenagem da terceira que estava com um dente quebrado e um rolamento, e como o barulho continuou cobrei o mecanico q me disse q era folga na alavanca e que era assim nao tinha o q fazer. No segundo já foi encontrato 2 rolamentos roncando os quais foram trocados e o barulho continua segundo o último mecanico não tem o q fazer que ronca porque a caixa é com engrenagens de dentes retos.
Como aqui na cidade tem poucas bands e as que tem são modernas com cambio sincronizado não sei se esse barulho é só na minha ou se tem algo errado que ainda não consegui descobrir. Lembro que o barulho é mais forte na terceira marcha.
Desde já agradeço!
Lobo-da-Trilha
26/02/2013, 10:56
Prezado Fabiano, vou tentar ajudar com o pouco de informação que eu tenho, no meu caso o barulho ocorria exatamente igual, mas não era proveniente do câmbio, o meu era caixa seca 4 marchas sem ser sincronizado, e o problema do barulho foi proveniente da coroa e pinhão que acabaram quebrando e optei por substituir a relação e troquei o cambio para 4 marchas sincronizadas e reduzidas, mas o mecânico me garantiu que caso eu não trocasse o cambio substituindo a coroa e o pinhão mesmo mantendo a relação iria acabar com o barulho, não sei se é esse o seu problema, mas não custa nada dar uma olhada na coroa e no pinhão até mesmo pra garantir que o prejuízo não seja maior que nem o meu caso, espero ter ajudado.
Att.
maikpenner
26/02/2013, 11:04
A minha tinha um barulho também, parecia uma arruela solta batendo, mas era uma folga no braço da alavanca do cambio e da reduzida. Mandei desmontar e montar e ficou perfeito.
Um barulho parecido também pode vir do garfo da embreagem.
Abraço
Maik
Dendrobates
26/02/2013, 11:21
O cambio 4 marchas seco chora mesmo com a manutenção em dia... O problema é que quem não está acostumado a este cambio, anda no sincronizado para comparar e acaba achando a diferença imensa. Tente achar uma cx seca em sua região para fazer um test-drive comparativo hehehe...
Amadeus_band
26/02/2013, 13:15
Quando se estica 3ª marcha do cambio seco parece que tem um sirene dentro do carro, KKKKKKKK.
fabiano r
26/02/2013, 13:29
lobo no meu caso continuo com o cambio original 4 marchas com tração sem reduzida.
maikpenner (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/53251-maikpenner.html) já desmontamos 2 x e montamos td novamente e segue o ronco rsrs vou tentar tirar a tração p fazer um teste.
dentrobates pior q não tem nenhuma aqui com cx seca na vdd eu tenho o unico jeep aqui e tem algumas pick ups mas todas com cambio moderno.
Amadeus extato nas subidas onde o pé vai fundo em terceira marcha maior barulhão.
Bom agradeço a todos e sigo em busca de uma solucao enquanto não sobra grana para um cambio sincronizado com reduzida.
BANDEIRANTE FRANK STAIN
01/03/2013, 18:07
na minha band 85 4marchas traçada e reduzida ,toda vez que se engata a segunda o câmbio da um estralo e quando engata a treceira acontece o mesmo
fabiano r
26/06/2013, 14:41
PROBLEMA SOLUCIONADO!
Boa tarde! Consegui resolver o problema do cambio, segue abaixo as peças compradas na Tração Mania por indicação do Sr. Ramon.
Alavanca Cambio R$ 74,40
Capa trava R$ 7,50
Assento alavanca cambio 4 marchas R$ 4,50
Mola CX R$ 2,85
Coifa alavanca Marcha R$ 3,60
Ainda se escuta um pequeno ruido mas nada comparado a antes e o custo foi muito baixo visto que já tinha mandado abrir a caixa e nada foi resolvido..
Para trocar essas peças não é necessário desmontar a caixa apenas retirar a tampa do assoalho e depois a tampa da caixa.
Venho compartilhar a solução com os amigos.
titanium
27/06/2013, 07:27
Fabiano, tirou alguma foto durante a execução do serviço?
se tiver algo, posta aí!
Que bom que resolveu!
abraços
fabiano r
27/06/2013, 08:31
Fabiano, tirou alguma foto durante a execução do serviço?
se tiver algo, posta aí!
Que bom que resolveu!
abraços
Bom dia Titanium! Infelizmente não tirei nenhuma foto mas é coisa simples o mais complicado é que tem q retirar os bancos pois a tampa que tem no assoalho fica parafusado o suporte do banco de resto abre o assoalho retira a tampa do cambio dai sai com a alavanca e então é só substituir as peças, para você ter uma ideia meu meca cobrou r$ 60,00 pela mão de obra, eu mesmo iria fazer o serviço mas tem chovido todo o final de semana e não tenho espaço na garagem p trabalhar então deixei para o meca fazer, além do barulho praticamente desaparecer o cambio ficou justinho, antes mesmo com marcha engatada a alavanca balançava agora fica firme. Abraço!
titanium
27/06/2013, 23:49
Bom dia Titanium! Infelizmente não tirei nenhuma foto mas é coisa simples o mais complicado é que tem q retirar os bancos pois a tampa que tem no assoalho fica parafusado o suporte do banco de resto abre o assoalho retira a tampa do cambio dai sai com a alavanca e então é só substituir as peças, para você ter uma ideia meu meca cobrou r$ 60,00 pela mão de obra, eu mesmo iria fazer o serviço mas tem chovido todo o final de semana e não tenho espaço na garagem p trabalhar então deixei para o meca fazer, além do barulho praticamente desaparecer o cambio ficou justinho, antes mesmo com marcha engatada a alavanca balançava agora fica firme. Abraço!
show de bola Fabiano!
Farei o mesmo no meu cambio!
valeu pela dica e por co partilhar o resultado!
Forte araco!
OliveiraDf
30/06/2013, 19:09
Minha band está com um barulho igual a uma sineta, desconfio ser o cubo (rolamento da embreagem, que o garfo segura), alguém já teve problema com esta peça?
fabiano r
01/07/2013, 09:31
Minha band está com um barulho igual a uma sineta, desconfio ser o cubo (rolamento da embreagem, que o garfo segura), alguém já teve problema com esta peça?
Bom dia Oliveira!! Quando faz esse barulho se vc coloca a mão na alavanca e firma para algum lado muda alguma coisa??? Se ao segurar a alavanca o barulho parar ou diminuir é o mesmo problema q eu tinha.
OliveiraDf
01/07/2013, 13:54
Fabiano, desconfio que é este rolamento que te falei, o barulho vem exatamente dele e, foi a única coisa que não troquei, quando comprei minha band dei uma geral no cambio seco. Troquei eixo entalhado, eixo piloto, luva do cubo sincronizado 3a e 4a, alavanca de cambio e capa que fixa ele, troquei todos os rolamentos, outro monte de peças.
Percebi que se estiver em movimento e pisar um pouquinho na embreagem o barulho diminui.
Abraço