Ver Versão Completa : Qual Pickup 4x4 comprar para rebocar diariamente um trailer 1100 kilos?
jucaamado
25/02/2013, 20:28
Bom amados, já pesquisei bastante aqui no forum sobre qual pickup 4x4 comprar e etc preciso de uma capaz de rebocar diariamente um trailer de no máximo 1100 kilos, e li esse topico tb hxxp://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/29430-4x4-para-iniciantes-qual-comprar.html, acabei fazendo mais ou menos e tal, mesmo assim tenho dúvidas sobre qual caminhonete adquirir.
Seguinte, pretendo gastar até 45k, pesquisei esses modelos no forum:
Ranger xlt 2.8 2004 ou 2005
Ranger xlt 3.0 2005
L200 2.5 gls 2004 ou 2005
Frontier SE 2004 ou 2005
Todas Diesel.
Na minha opinião, sobre o que li no forum sobre as caminhonetes e tal, meu gosto fica entre a Ranger e a L200.
E ai amigos, o que me sugerem?
Gratidão.
Na minha opinião iria de ranger 3.0,pois ela tem mais troque e potência do que a L200 .
....................................Ranger 3.0. .................L200
Aceleração 0-100 km/h....12,5 s ...................... 17,7 s
Potência........................ 163 cv a 3800 rpm .... 87 cv a 4200 rpm
Torque...........................38,7 kgfm a 1600 rpm...20,5 kgfm a 2000 rpm
Peso/potência ................12,3 kg/cv .................. 18,9 kg/cv
Potência específica...........54,7 cv/l......................35,1 cv/l
Peso/torque....................51,7 kg/kgfm................80,0 kg/kgfm
Torque específico.............13,0 kgfm/l...................8,3 kgfm/l
como vc querer para tração, acho (se não me engano) que maior potência e maior troque são necessários para não forçar de mais a viatura.
espero ter ajudado
NGDaniel
26/02/2013, 06:04
Eu so não compraria a L-200, para esse uso. O motor é muito fraco e subdimensionado para tanto, fora a questão do aquecimento.
Imperador!
26/02/2013, 07:08
Qualquer picape lhe atenderá. Hoje em dia, todas rebocam cerca de três toneladas.
Observe, contudo, as observações dos colegas acima.
jucaamado
26/02/2013, 12:11
Entendo, conversei com algumas pessoas e a maioria recomendou a Ranger. Bom agradeço a ajuda de vocês. Gratidão. Paz e Lucidez.
Entendo, conversei com algumas pessoas e a maioria recomendou a Ranger. Bom agradeço a ajuda de vocês. Gratidão. Paz e Lucidez.
Vou ser bem sincero. Na minha humilde opinião, a melhor opção é uma F-1000 4x4 com motor MWM Série 10 (X10). Eu no seu lugar não pensava duas vezes, ok. Crio cavalos e quando competia, e este era o veículo que tínhamos para puxar os animais em viagem (dentro do reboque, que pesava +- 3 mil kgs). Saudações
jucaamado
05/03/2013, 08:37
Pensei na F1000 mas quem tem não vende, e quem vende o preço é salgado. É raridade um carros desses, ainda mais cabine dupla.
Troller-a-vista
05/03/2013, 18:06
1.100 kilos de reboque nao é muito, pra ser sincero é bem pouco. um fiesta reboca facilmente 900kg, lembrando que tem legislacao para reboques mais pesados, preste atencao, antes de td, verifique o engate, a maioria eh cosmetica, um reboque para 1100 kilos , facilmente despeja 2 ou 2.5 toneladas em uma simples freada de pare. portanto, essa peca precisa ser alem de bastante robusta, ser preendida na longarina, de preferencia com reforcos e grandes placas para dissipacao de energia em uma area maior e nao apenas em parafusos.
como vai carregar animais, sugiro utilizar uma carretinha com freio de inercia, nao por causa do peso mas pelo deslocamento violento em picos e vales de cargas devido a movimentacao dos animais e pelo alto centro de gravidade.
se uma pick up é impressindivel (status, prazer,beleza, preferencia pessoal etc.) qqr uma resolveria (embora uma l200 nao eh a melhor opcao pelo superaquecimento ehehheh)
euclidesneto
29/07/2013, 13:17
Alguém sabe como funciona esse sistema de freio por inércia?
Troller-a-vista
29/07/2013, 20:39
em varias fornecedoras e tb fabricantes de reboques tem um esquema dizendo como funciona, basta procurar na net.
basicamente qdo vc freia, a inercia atua no reboque, ou seja, vc freia e ele empurra o carro. Nesse momento ele empurra um pistao que é ligado hidraulicamente a um burrinho que entao freia o reboque.
Ou seja, o mesmo que vc faz com seu pé + perna, o reboque faz com o proprio peso. Qto maior a inercia, maior a pressao no pistao, maior sera a frenagem.
Ha outros sistemas, totalmente hidraulico usando eletricidade (como em carretas de caminhao), tb há alguns mais simples com burrinho de fusca/kombi usando cabos etc. Enfim, muitas formas de vc fazer o freio inercial, mas é sempre a mesma ideia.
Lembrando que esse freio é um auxiliar e bastante rudimentar, funciona claro, mas nao é um freio como de um carro. O carro ainda fará um grande papel na frenagem e portanto, deverá ser conduzido como se nao tivesse o freio inercial e ter todo sistema revisado, novo e em otimo estado, se for usar em serras, maneirar bastante.
em varias fornecedoras e tb fabricantes de reboques tem um esquema dizendo como funciona, basta procurar na net.
basicamente qdo vc freia, a inercia atua no reboque, ou seja, vc freia e ele empurra o carro. Nesse momento ele empurra um pistao que é ligado hidraulicamente a um burrinho que entao freia o reboque.
Ou seja, o mesmo que vc faz com seu pé + perna, o reboque faz com o proprio peso. Qto maior a inercia, maior a pressao no pistao, maior sera a frenagem.
Ha outros sistemas, totalmente hidraulico usando eletricidade (como em carretas de caminhao), tb há alguns mais simples com burrinho de fusca/kombi usando cabos etc. Enfim, muitas formas de vc fazer o freio inercial, mas é sempre a mesma ideia.
Lembrando que esse freio é um auxiliar e bastante rudimentar, funciona claro, mas nao é um freio como de um carro. O carro ainda fará um grande papel na frenagem e portanto, deverá ser conduzido como se nao tivesse o freio inercial e ter todo sistema revisado, novo e em otimo estado, se for usar em serras, maneirar bastante.
O colega disse tudo. Ainda digo que esse sistema inercial é horrível. Se você perder o freio do carro, o reboque não irá frear. Esse sistema ainda costuma apresentar folgas e barulhos. Eu não gosto, não confio. Minhas carretas sempre são sem freio. E quando optar por usar freio, importo um sistema dos EUA (via EBAY mesmo) com sistema eletro-hidráulico. Bem simples, conceituado e robusto. Outra coisa importante: o veículo trator (que irá rebocar a carreta) deve ser seguro para manobras emergenciais/bruscas. Para rebocar, qualquer 1.0 reboca, basta saber dirigir e conduzir. O problema são as curvas, os efeitos, etc. Saudações
Troller-a-vista
30/07/2013, 18:17
Raphael, se vc perder o freio do trator é IMPOSSIVEL que o reboque freie algo,afinal ele precisa da inercia pra funcionar ehhehe
a idéia é realmente é facilitar a frenagem, se frear mais ou igual o carro, vai perder totalmente o controle do carro jogando o carro pra fora da pista ou afundando a traseira e levantando a dianteira o que na pratica acho que é ainda pior que bater sem frear ehhehe.
realmente o sistema eletro hidraulico é melhor, desde que ele tenha algum sistema que mede o peso e regule na frenagem, senao todas serao iguais, leve ou pesado e isso é pessimo. Nisso o inercial émais simples e talvez, TALVEZ, mais eficaz. O que nao quer dizer que seja o mais eficiente ehehehe.
Por lei, todo reboque precisa de freio, seja ele qual for, depois de uma certa qtidade de peso. Verifique a lei a respeito.
Ahhh e existem freios eletricos feito no BR tb, basta procurar ou ligar nos fabricantes que o usam q vc consegue facil.
euclidesneto
30/07/2013, 19:50
E como é feita a sincronização da frenagem, ou seja como evitar que o reboque frei mais forte que o trator e vice-versa?
Troller-a-vista
31/07/2013, 11:05
o trator ou rebocador ou cavalo ou automovel sei la, tem que obrigatoriamente freiar mais forte, ate pq é nele que o peso ira se concentrar, portanto é dele a funcao de ter o grip maior no chao.
o freio inercial pela sua propria caracteristica que é empurrar um pistao que entao aciona um burrinho para freiar, ja faz isso automaticamente, ou seja, se vc tem pouco peso ou freia suavemente, pouca coisa vai se mover o pistao, entao o freio tb é acionado levemente, se vc tem muito peso ou freia mais bruscamente, entao a pressao no pistao é maior, logo, freia-se mais.
Outro ponto primordial nesses sistemas é o proprio sistema de freio da carreta, normalmente é o mais basico dos basicos, ou seja, um burrinho de fusca ligado num tambor tb de fusca ou ainda menor.
Absolutamente todos os carros hj possuem freio a disco dianteiro e um bom freio a tambor atras, qdo nao ambos a disco. Pela sua propria concepcao, o poder de frenagem é muito maior por causa disso.
Assim, aliando tudo que foi dito acima, o freio da carreta realmente servira apenas como uma ajuda, uma especie de balanco para equilibrar e nao sobrecarregar o trator e nao como um sistema de freio realmente feito para frear ou travar as rodas.
Mesmo assim, esses freios precisam ser revistos, pq nao é incomum haver diferencas gritantes entre as rodas da carreta por má regulagem e isso é um enorme perigo, muitas por rodarem em locais de areia, terra e poeira, estao inoperantes ou com problemas, logo uma revisao sempre que possivel é interessante. Qqr mecanico consegue fazer isso.
Galera e suv automatica qual a melhor
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