Ver Versão Completa : Idéia maluca
Mauricio Mei
20/11/2003, 12:23
Amigos
apos tantas mensagens e discussoes, voces ja ate devem ter visto algo parecido mas gostaria de saber as opinioes de voces sobre a seguinte ideia que tive:
Considerando que muitos do problemas no motor do meu Cj5 sao originados pelo excesso de lama ( alternador, bobina, motor de arranque, filtro de ar, etc...), pensei na seguinte invencao (inedita para mim):
Fazer/moldar uma chapa de aluminio por baixo do motor, principalmente na laterais do mesmo e embaixo da helice, para evitar que lama seja jogada para cima atingindo as partes ja mencionadas...
Esta chapa poderia acompanhar o chassi ate proteger a parte proxima ao motor de arranque. Claro que a intencao nao eh vedar a entrada de agua, mas sim evitar que lama "grossa" e ou muita terra seja jogada por todos os lados.... :oops:
Com excessao da refrigeracao do proprio motor que nao acho que seria afetada, nao vejo mais nenhum impecilio.... :o
O que voces acham ?? Estou ficando louco ??? :roll:
[]'s
Por mais que você tente, a lama VAI entrar e empedrejar, a situação ficando pior do que está hoje.......
Amigos
apos tantas mensagens e discussoes, voces ja ate devem ter visto algo parecido mas gostaria de saber as opinioes de voces sobre a seguinte ideia que tive:
Considerando que muitos do problemas no motor do meu Cj5 sao originados pelo excesso de lama ( alternador, bobina, motor de arranque, filtro de ar, etc...), pensei na seguinte invencao (inedita para mim):
Fazer/moldar uma chapa de aluminio por baixo do motor, principalmente na laterais do mesmo e embaixo da helice, para evitar que lama seja jogada para cima atingindo as partes ja mencionadas...
Esta chapa poderia acompanhar o chassi ate proteger a parte proxima ao motor de arranque. Claro que a intencao nao eh vedar a entrada de agua, mas sim evitar que lama "grossa" e ou muita terra seja jogada por todos os lados.... :oops:
Com excessao da refrigeracao do proprio motor que nao acho que seria afetada, nao vejo mais nenhum impecilio.... :o
O que voces acham ?? Estou ficando louco ??? :roll:
[]'s
A lama vai entrar por cima em lugares com a lama alta, e vai ficar presa dentro do cofre com essa chapa, o que so vai piorar a situacao.
Procure atacar os pontos isolados, por exemplo, se vc tem problema de vedacao no motor de arranque, de um jeito de vedar ele ... mas cuidado pra nao esquecer que expansao de gases ocorre...
Mais um exemplo.. o alternador.. pode ser trocado por outros completamente vedados existentes ai no Brasil
Abracos
:D Grande Maurício!!!
:D Por aqui o pessoal põe uma lona emborrachada, bem grossa (uns 4 mm). Rebitam ela nas bordas internas dos pára-lamas, passando por baixo do motor e indo da capa-seca até o radiador. :wink: Acho bem melhor que usar uma chapa, pois não vai resultar em ruídos desagradáveis, afinal o Jeep já tem barulho de sobra... :lol:
:D Bom, isso evita aquele impacto do motor com a água e a lama, mas dependendo da situação ela vai entrar por cima, pelo radiador... Nas trilhas tem se mostrado eficiente (de certa forma), pois o motor continua limpo, depois da trilha, à menos que a hélice afunde na lama, aí espalha pra todo lado... :wink: Ah sim, sobre a lona acumula-se uma boa quantia de barro... Peso extra! :lol:
[]'s
:D Grande Maurício!!!
:D Por aqui o pessoal põe uma lona emborrachada, bem grossa (uns 4 mm). Rebitam ela nas bordas internas dos pára-lamas, passando por baixo do motor e indo da capa-seca até o radiador. :wink: Acho bem melhor que usar uma chapa, pois não vai resultar em ruídos desagradáveis, afinal o Jeep já tem barulho de sobra... :lol:
:D Bom, isso evita aquele impacto do motor com a água e a lama, mas dependendo da situação ela vai entrar por cima, pelo radiador... Nas trilhas tem se mostrado eficiente (de certa forma), pois o motor continua limpo, depois da trilha, à menos que a hélice afunde na lama, aí espalha pra todo lado... :wink: Ah sim, sobre a lona acumula-se uma boa quantia de barro... Peso extra! :lol:
[]'s
Isso aí pode até funcionar lá no Sul, mas aqui na lama de Sampa, não. Imagine uma lona debaixo do motor nesta situação....... :shock:
:P
ufa, passei........ :lol:
Mauricio Mei
21/11/2003, 11:54
Amigos,
minha intencao eh diminuir e nao eliminar a entrada de lama, pois infelizmente sei que isto eh impossivel. Eh claro que se submergirmos o jipe na lama nao ha nada que possamos fazer, mas nos geral acho que ha muito onde melhorarmos....
[]'s
mattheus
21/11/2003, 13:34
Fala aí pessoal,
Tive uma idéia brilhante...
...sobe a viatura a uns 2 metros do chão :shock: :shock: (big foot), aí não entra barro nem a pau :lol: :lol:
[]´s
Mattheus
kmoretto
21/11/2003, 14:20
A idéia do Mattheus também resolve o problema de entrar agua no distribuidor..... :lol: :lol: :lol:
Thiago Rodeghel
21/11/2003, 19:53
E aí Galera :D
Tava vendo a idéia, e já vi a mesma coisa aplicada, só q em um Niva :shock:
E sabem o q aconteceu na primeira ré q o kara teve de dar :roll: , acabou enroscando o protetor no facão, e acabou dobrando para frente, a chapa :?
Só deu mais trabalho na hora de puxar o bendito :roll:...
Pessoalmente, tô fora dessa :D
[s]
Fala Gente... :D
Seus problemas acabaram-se... :D :D
se não querem acumulo de lama :D
Jeep sujo.... :D
Distribuidor molhado :D ...
Contrate um serviço de transporte aéreo, por helicóptero. Vcs não na trilha, o helicóptero vai sobrevoando atrás. :D
Na hora da lama, do barro, ou engastaio, vc passa um rádio pro helicóptero, ele abaixa os cabos, vc amarra no jeep, o helicóptero levanta, e sobrevoa o atoleiro com vc, jeep e tudo mais... :D :D
Eu tinha umas fotos aqui, mas acho que perdi... se eu achar vou anexar pra mostrar o que quero dizer. :D
[]'s sujo até o talo quando faço trilha... :D
Eugênio
Isso aí pode até funcionar lá no Sul, mas aqui na lama de Sampa, não. Imagine uma lona debaixo do motor nesta situação....... :shock:
:P
:D Grande Bill!!!
Bom, isso evita aquele impacto do motor com a água e a lama, mas dependendo da situação ela vai entrar por cima, pelo radiador...
:D Veja bem, só em algumas situações... :wink: Eu não uso, simplesmente por achar sem serventia nenhuma! Motor de partida e capa-seca é só vedar com silicone. Distribuição: panela de pressão! E alternador, revise de vez em quando... :wink:
[]'s
æ... achei o que eu tava falando...
Assim vcs nunca terão problemas com barro, pedras, e subidas impossíveis!!!! :D :D :D
[]'s
Eugênio
Ian Moreira
22/11/2003, 07:56
Boa idéia Monge :D ,
Além de quando algum Jeep quebrar é só chamar pelo canal 16 e o helicóptero vem para fazer o resgate :idea:
Que tal nos fazermos, um consórcio de helicoptero :?: afinal todos os Jeeps Clubles deveriam ter um :shock:
[]' jogando gasolina na fogueira...
Outra solução.. é comprando um desses :lol: :lol:
[ ]s
Mauro B.
22/11/2003, 22:43
Oi pessoal!!! :D
Olha, eu acho interessante ter uma certa proteção para evitar que jorre agua (e barro) para todo o motor, mas essa proteção não deve ser do tipo que atravesse todo o motor, indo de um lado á outro, mas tipo a lata original dos BF-161, logo abaixo do distribuidor, que tem espaço suficiente para a água e barro sairem pelos lados dela.
Quando comprei meu cj5, ele veio sem ela, e era só passar mais rápido numa agua que já molhava todo o distribuidor. Coloquei a chapa original e melhorou. Depois, reparando tbm que a água batia na diferencial e subia para o motor, pelo espaço entre o radiador e o suporte direito do motor, coloquei mais uma pequena chapa ali e posso confirmar que aí sim deu mais diferença! :wink:
Portanto, minha opinião é de que é bom uma proteção para evitar contato com grandes volumes de água e barro que venham por baixo, mas como evitar a entrada é praticamente impossível, essa proteção tem que ser aberta dos lados para escoamento! :P
Ah, acho a lona emborrachada beeeemm melhor que lata! :P
[]'s
Portanto, minha opinião é de que é bom uma proteção para evitar contato com grandes volumes de água e barro que venham por baixo, mas como evitar a entrada é praticamente impossível, essa proteção tem que ser aberta dos lados para escoamento! :P
Ah, acho a lona emborrachada beeeemm melhor que lata! :P
:D Grande Mauro!!!
:D O escoamento nessa lona se faz pela parte de trás, perto da capa-seca, que naturalmente é mais baixa... Ela evita aquele banho, quando se entra com tudo numa poça ou córrego. Mas como nas fotos do Bill, não tem jeito, vai entrar por cima mesmo... :wink:
[]'s
Mauro B.
23/11/2003, 00:43
Aee Giovani!!! :D
Mas como nas fotos do Bill, não tem jeito, vai entrar por cima mesmo... :wink:
E pra piorar, é só bater na ventoinha e....já sabe né! :? Acho que para minimizar o "borrão", uma ventoinha elétrica pode ser uma boa pedida! E já ganha de brinde outras vantagens! :P
[]'s
...mas tipo a lata original dos BF-161, logo abaixo do distribuidor, que tem espaço suficiente para a água e barro sairem pelos lados dela.
Olá Mauro,
Como é essa bendita lata :?: :?: Meu CJ (acho) que está sem ela. :roll: Hoje na Trilha das Águas cansei de ficar abrindo distribuidor para secá-lo... :cry: :cry: vou correr atrás disso! :P
[s] alagados,
Mauro B.
23/11/2003, 22:16
Como é essa bendita lata :?: :?:
Oi Marcelo !!! :D
É essa lata preta aí dessas fotos! Ela fica logo abaixo do distribuidor! :wink: Ela é uma barreira contra jorros d'água! Sem ela, a água fica a vontade para molhar o distribuidor, já que não existe outra proteção original, sem ser ela, que tape aquele buração!!! :shock:
Se pelo cofre do motor vc enxerga o cardan, vc não tem essa chapa! :wink:
[]'s
http://www.sidneymud.hpg.ig.com.br/Azulao/Jan19%2308.jpg
http://www.trilha4x4.com.br/imagens/gal84e.jpg
Grande Mauro,
Acho que o meu está sem ela, vou verificar, mas tenho certeza disso...
Onde é fixada essa lata original :?: Tem alguma furação específica :?: Econtro ela pronta, ou é melhor fazer uma :?: :roll: :?: :roll: :?:
[s] cheios de dúvidas e com o distribuidor enxarcado em cada poça da trilha,
Danniel Pizatto
24/11/2003, 11:52
Grande Mauro,
Acho que o meu está sem ela, vou verificar, mas tenho certeza disso...
Onde é fixada essa lata original :?: Tem alguma furação específica :?: Econtro ela pronta, ou é melhor fazer uma :?: :roll: :?: :roll: :?:
[s] cheios de dúvidas e com o distribuidor enxarcado em cada poça da trilha,
O meu também está sem.. :?
Se tiver como ilustrar... :D
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/f22ac08c554ee42b0bce824c91bea093.jpg
Mauro B.
24/11/2003, 13:19
Onde é fixada essa lata original :?: Tem alguma furação específica :?: Econtro ela pronta, ou é melhor fazer uma :?: :roll: :?: :roll: :?:
Fala Marcelo !!! :D
Eu não sei se todas são iguais, mas a que está no meu jipe prende em quatro pontos:
-junto com o coxim do motor
-junto com a fixação do suporte do alternador no bloco (dá pra enxergar esse na 1° foto do meu outro e-mail)
-junto com parafuso inferior que prende o motor de arranque no bloco
-junto com o parafuso que prende o bloco na capa seca que fica logo abaixo do motor de arranque (dá pra ver esse parafuso na foto que o Danniel mandou!)
Não sei se tem pra vender, acho que não. Todo caso, se não tiver pra vender, consiga uma emprestada e fabrique uma igual! A minha foi um amigo meu que me deu! :P
[]'s
Grande Mauro,
Vou tentar encontrar uma dessas por aqui, :roll: senão pego uma emprestada, como você falou. :lol:
Valeu pelas dicas :!: :!: :P :P
[s]
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