Ver Versão Completa : Como Encurtar F-75?!?
Narega F75
16/09/2005, 00:41
Olá Pessoal
Tenho uma F-75 4x2 que está atirada no jardim durante muitos anos, pois bem, resolvi então me juntar a este mundo off-road. Adquiri um motor de f-1000 4.9i, o diferencial dianteiro de tração e a caixa de tração/redução, pneus não sei qual usar, e gostaria de cortar o chassis, para deixa-lá mais leve e bonita ao meu gosto.
Gostaria de encurtar a caçamba, deixar ela "Pitóca". O uso dela seria 1% cidade e o resto de tempo, embaixo do mal tempo.
Como faço para encurtar o chassis e onde encurtar?
Procure no Frota4x4 o Tópico do Dom Pedro do Leandro, é uma F75 que ele encurtou, não só isso, reformou inteira e tudo com fotos, você irá se divertir bastante nesse tópico. :concordo:
Narega F75,
Se não for pedir muito após dar uma passeada por la posta o link aki pra galera. hehehe
valeu
Da uma olhada nestas fotos, quem sabe te da alguma ideia do que fazer.
Aqui na minha regiao tem bastante F75 curta
Vinícius-RS
18/09/2005, 21:50
Ae Narega!! Esse mundo é pequeno, é Cachoeira tomando conta do fórum!!! Será que nos conhecemos?? hauehauehauh... quero ve essa bixinha ai, posso te dar umas dicas de quem faz o serviço. Tu já estas no cachoeira jeep club?
[]'s cachoeirenses
Otávio Luiz
19/09/2005, 11:57
Pessoal,
Já ouvi dizer que não fica bom encurtar chassis, e que a F75 fica com pouca tração nas rodas traseiras, porque fica muito leve, e que o chassis fica fraco.
É verdade ou mito?
Otávio,
Possuo uma F-75 encurtada em 40 cm (20 cm no entre-eixos e 20 cm após o eixo traseiro). Estou com ela desde janeiro de 2003, tendo rodado mais de 30 mil km sem problemas com a confiabilidade no chassis... é meu carro de dia-a-dia, trabalho, casamentos, baladas, viagens, trilhas, passeios, casamentos, etc... agora,o serviço tem que ser bem feito!!! :D
Quanto à tração traseira, nunca tive problemas significativos, quando comparado a qualquer outra camionete 4x4. :concordo:
No entanto, sou um pouco influenciado pelo fato de possuir pneus 33... só o peso deles já dá uma força nessa questão... :pensativo:
Atualmente, ela pesa aproximadamente 1500kg em cada eixo, aferidos naquela balança da vistoria do Imetro!!! :!: Portanto, concluo que a falta de peso não deve influenciar a ponto de prejudicar a tração...
Não sei se é verdade ou mito, é apenas a minha vivência... hehehe :mrgreen:
Abraço,
=Loras=
Narega F75
20/09/2005, 02:46
:D
Tchê, Vinicius não estou no Cachoeira ainda pois não conclui a f75, mas após o término se eles aceitarem, tudo certo!!
Alexandre Trevisan Pelzer
Narega F75
20/09/2005, 02:49
Show de bola essas f75 cortada postadas por rural4x4, ideias sempre são bem vindas!!! Valeu!!! :mrgreen:
Otávio Luiz
20/09/2005, 13:28
Valeu Loras!!!
É que tenho um amigo que é amigo de um engenheiro da Volvo aqui em Curtiiba, e ele disse que chassis cortado não presta.
Tenho um CJ6, mas estou pensando seriamente em trocá-lo por uma F75.
O jeep é meu carro do dia-a-dia, e no inverno aqui o bicho pega, e uma F75 é fechada, tem vidro, etc...
A Azulinha é exatemente o que penso em fazer, motor 6cc do Opala à alcool, GNV, etc... mas estava pensando em só cortar o chassis após o jumelo traseiro, não mexendo no entre eixos. Pelo menos fica mais barato, mas ainda é um projeto de looooonnnngo prazo...
Otávio,
Realmente ficaria show!!!
Aliás, é uma das limitações que tenho com a Azulinha... preciso carregar um pranha rígida para remoção e resgate atrás, e as vezes a própria vítima deitada... nessas situações, ou carrego a prancha na diagonal, ou a tampa da caçamba tem que ficar aberta... :(
Vale lembrar que o cilindro de GNV acabou tirando os 30 cm que faltam... :arrow:
De qualquer maneira, cortar após o jumelo somente, seria um serviço mais simples, e talvez mais adequado às suas necessidades!!! :!:
Aliás, acho esse ponto importantíssimo!! Reflita bem quais as suas expectativas e necessidades em relação ao carro... o dono anterior da Azulinha teve que vender pois a família não conseguia mais ir junto nos passeios... então voltou a Camper!!! :wink:
Precisando de algo, estamos aí!!! :concordo:
Abraço,
=Loras=
FernandoRisso
23/09/2005, 08:40
Assim... :concordo: :concordo: :mrgreen: :mrgreen:
Pessoal,
Sou o autor da "azulinha" como diz o Ricardo (quando minha eu chamava de Trovão Azul :twisted: )
Achei muito engraçado o parecer do "Engenheiro" da Volvo, afirmando que chassis cortado não presta :stop:
Ele, como vendedor de caminhões, deveria saber que grande parte dos chassis que saem de sua fábrica são alterados para receber carrocerias diversas; por vezes encurta-se, mas na maioria das vezes, aumenta-se o comprimento dos chassis.
A ilustração mais clara é a do caminhão baú de companhia de mudanças, espichado ao extremo.
E, se chassis espichado para carregar peso não dá problemas, por que o da F75 daria??
Pois bem: levei a "azulinha' justamente a uma empresa que costuma fazer esse tipo de serviço em caminhões.
Mandei cortar 20 cm entre eixos (justamente onde o chassis "fecha", faz uma curva, estreita; e mais 20 cm na ponta traseira)
O resultado foi fantástico. O chassis foi fácil de cortar. Já a carroceria...trabalho artesanal! Para manter o vinco de acabamento da lateral da caçamba, deu um trampo exagerado. Mas eu queria assim, e assim o fiz. O resultado é o que vocês já devem ter visto.
Escolhi uma cor original (Azul aquário, da modelo 79) e a picape ficou com aquele jeitinho de raridade (poucos notam que a caçamba foi alterada, só quem é "do ramo", mesmo)
Olha gente: cortem as F75, mas cortem mesmo!! Ela é muuuito grande, inadequada pras trilhas. Quando tem um "cotovelo" é um saco, né? Tem que manobrar trocentas vezes. :parede:
Outra coisa que falaram aqui é que perderia tração nas rodas traseiras?? :discordo:
Acontece é justamente o contrário!!
Quanto mais perto do pesado conjunto motriz dianteiro estiverem as rodas de tração, melhor! :concordo:
Até porque, o peso retirado da "azulinha", não foi nada significativo: 80 cm de chassis e lata...será que pesa 100 kg? Acho que não.
Pra um carro de 2000 kg, não é nada (Ricardo, 1500 kg por eixo?? tem certeza?? :pensativo: )
Otávio Luiz
26/09/2005, 11:54
Valeu Gustavo!!!
Realmente, o que você falou faz mais sentido.
Vamos ver, primeiro preciso ter uma F75 pra depois saber o que fazer... a princípio cortaria o chassis somente após o jumelo, pra facilitar minha vida e gastar menos, mas quem sabe, até lá posso mudar de idéia.
Pelo menos tirei esta dúvida.
T+
Evandro Coev
30/09/2005, 03:07
Uma curiosidade, provavelmente o Gustavo pode me responder. Cortando o chassi e diminuindo o entre eixos, a F-75 não passa a ser tão desconfortável quanto o jeep willy's?
valeu
Evandro
também pensando em fazer isso
Para um F 75 ficar curta como um jeep, vc tem que encurtar muito mais do que o pessoal faz normalmente. por mais que se encurte a F 75(o padrao que o pessoal tem feito por aqui) ela fica mais ou menos com o entre eixos da rural.
Está certo o Carlos.
A minha ficou praticamente com o comprimento da Rural, mesmo.
E ajudou muito o uso das molas traseiras de S-10: o conforto aumentou, ao invés de diminuir.
Complementando:
O entre eixos é que ficou próximo ao da Rural, o comprimento total ficou um pouco menor, devido ao corte na ponta do chassis (e a Rural tem parachoque bem saliente)
Daria certo adaptar uma cabiine de f75 no chassis da rural?
Complementando:
O entre eixos é que ficou próximo ao da Rural, o comprimento total ficou um pouco menor, devido ao corte na ponta do chassis (e a Rural tem parachoque bem saliente)
antonio umino
31/01/2014, 16:17
delao.
BEM VINDO AO FÓRUM....
Na verdade a Rural e a pickup. o chassis é quase igual.
A diferença, está na largura do chassis após a linha trazeira da cabina da Pickup...onde fica mais largo, e um pouco mais longo.
Os suportes da cabina da Rural e da Pickup até este ponto é igual, portanto pode colocar sossegado a cabina da pickup que vai dar certo....e usando o eixo trazeiro da Rural esta vai ficar coisa de 5 cm de cada lado mais estreita. pois o eixo da pickup é mais larga em 5cm de cada lado....
Mas curiosidade, o que vc vai fazer com a carroceria da Rural ???
Ok.
abçs
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