PDA

Ver Versão Completa : RPM IDEAL PRA UMA LONGA VIAGEM DE SW4 2.8



Luiz Antonio
15/09/2005, 23:36
Gostaria de saber dos colegas, o que é considerado razoavel em limite de rpm em quinta marcha pra uma viagem longa, tenho observado que a 3100 RPM a minha sw 2.8 marca 105 km/h, como não conheço muito desse motor e no painel ela só entra na faixa vermelha depois dos 4500 rpm, o que acho exagerado, fica aí a duvida, posso ir mais ?? a temperatura dela depois de atingir o limite de serviço fica sempre estático na faixa central do manometro, portanto imagino que o sistema de arrefecimento dela está perfeito.
Vale comentar que estou utilizando pneus 235/75/15, o que causa ainda uma diferença exata de velocidade real.

[]'s :? :?

Leonardo Dic
16/09/2005, 00:10
Na minha sempre viajo em viagens longas entre 3000 - 3250. Já andei distancias curtas (100 Km) a 3500 - 3750 por alguma urgencia e a temperatura sempre no mesmo lugar. Um pouco abaixo do meio.
A minha a 3000 marca 105 km/h. Os pneus são 215/80-16.

Abraço

Nando
16/09/2005, 14:51
Como ces são pé manso....

Na Hilux com os 33 na estrada só trocava de marcha aos 4000 da até pra esticar mais, e rodei o Brasil todo sem nunca ter tido problema de motor nem de aquecimento.

Luiz Antonio
16/09/2005, 15:44
Cáspita !!!! :pensativo:

Luca
16/09/2005, 18:32
Luiz,

Velocidade de cruzeiro é 110 a 120 km/h. Acho a melhor relação entre o ruído do motor e a lerdeza do carro :evil: . Tô com 265 70 R15, cujo diâmetro é idêntico ao do 215 80 R16. Já rodei 190.000 km. Sem problemas. Nem me lembro do termômetro passar da metade da escala.
[]´s

Luiz Antonio
16/09/2005, 19:33
Luca, deixa eu ser chato mesmo, tendo em vista a diferença das medidas das rodas e pneus de nossas viaturas, te faço mais uma pergunta, dentro do que é considerado velocidade de cruzeiro, posso considerar 3000 a 3200 rpm ??

[]'s

grato

Luiz Antonio
16/09/2005, 19:34
Só pra esclarecer, não me ligo muito em velocimetro e sim no conta giros.

[]'s

Luca
17/09/2005, 18:58
Luiz Antônio,

Falar de Toyota nunca é chato. Hoje tive que pegar a estrada, então anotei as marcações do velocímetro e do contagiros. Fora erros de paralaxe, aproximadamente o resultado foi:

RPM--------------velocidade
3050-------------110 km/h
3300-------------120 km/h
3550-------------130 km/h

O regime ideal de trabalho de um motor é entre a rotação de torque máximo e a rotação de potência máxima. No nosso 2,8 diesel, o torque máximo ocorre a 2.000 rpm e a potência máxima a 3.800 rpm. Pode usar seu caro a vontade entre 110 e 130 km/h, que você não estará sacrificando seu motor.
O meu carro já pegou muito chão por aí a fora. Normalmente cubro distâncias longas, neste regime de giros. O motor não gasta óleo. Não quero nada mais do que isso. Quem sabe um pouco mais de potência :) .

Mais um detalhe, a correlação entre o que aponta o velocímetro e o contagiros, não se altera com troca de pneus. Somente com alterações na relação de marchas. A velocidade real do veículo sim, se altera, e muito, com alterações no diâmetro do pneu. Mas isto é outra história.
[]´s

Luiz Antonio
17/09/2005, 22:14
Luca,
vou ser muito sincero amigo, já tive algumas viaturas com motorização diesel,Q20B, S4T, S4TPLUS, Maxxion 2.5 tdi, a que muitos colegas daqui do forum criticam muito inclusive, mas tenho conciencia que estou dirigindo uma viatura a diesel e não a gasolina, então procuro explorar tudo o que elas podem me oferecer, mas sempre tbm. preservando o meu investimento, claro, mas apesar de estar a poucos dias com a toy sw4, vou te falar uma coisa estou adorando principalmente no torque e nas retomadas em relação ao 2.5 que me deixava bastante irritado devido ao turbo lag (acho que é assim que se escreve).
Diante das suas precisas informações vou aqui me adaptando e curtindo o novo brinquedo feliz da vida e sem fumaça nenhuma, até estranhando.
Quanto ao consumo de óleo lubrificante, acho que depende muito do tamanho do pé, nem no maxxion tive esse problema de consumo, verificava quase que diariamente o nivel na vareta e a ranger nunca pedia óleo entre as trocas que eram efetuadas religiosamente a cada 5.000 km

[]'s e obrigado pelas suas dicas .

Luca
18/09/2005, 08:57
Ok, Luiz,
Curta seu novo brinquedo. Quanto à fumaça preta, as SW tem um dispositivo corretor no comando da bomba, que minimiza muito este problema. Só as SW. As outras Hilux não tem.
[]´s

Luiz Antonio
18/09/2005, 19:59
Luca,
Esse dispositivo tem alguma regulagem ou ele corrige automaticamente .

[] :pensativo:

Luca
18/09/2005, 20:15
Não, é automático. Nada mais do que uma pequena cuíca que atua sobre a bomba, na medida em que varia o vácuo do coletor de admissão. Bom, pode ter alguma regulagem de atuação. Hora que eu tiver um tempo, te falo.
[]´s

BrunoBB
22/09/2005, 17:21
O assunto já está bem discutido mas vou dar a minha opinião.

Minha SW4 completou 300.000km (agora com 305.000km) e nunca me preocupei com a rotação, viajando entre 90 e 120km/h, por vezes com rotação quase constante por longos períodos (Patagônia ou Deserto de Atacama) e o carro não baixou óleo, não esquentou... É uma jóia este motor 2.8. Questiono muito qualquer alteração nele como turbo, intercooler, etc e tal.

Bruno
SW4 94
CJ-5 64
Rural TD 66

beni-rj
23/09/2005, 11:17
Oi Bruno

Sou um novo proprietário de SW4, sua opinião parece-me, sem dúvida, surpreendente( neste fórum) sobre a necessidade de uma motorização mais potente, principalmente em longas excursões. :o

Gostaria se saber se o amigo não sentiu necessidade de mais potência para executar ultrapassagens com segurança nas estradas precárias percorridas? Ou se tal, pela sua opinião respeitável, de utilizador desse tipo de carro, as desvantagens em mecher com quem " tá quieto " não compensam os benefícios de acréscimo de potência? :?

Comprei esse carro com o sonho de executar exatamente o que você já fez: um tour pela América do Sul, mas confesso que estou preocupado com sua lerdeza nas ultrapassagens e retomadas de velocidade, não para chegar logo, mas , para chegar sem sustos!:putz:

Aproveito para sugerir a você e ao Luca que poste no tópico On Road dicas de suas viagens pela Patagônia e Atacama para a gente ir se preparando...
Obrigado e um forte abraço. :D

BrunoBB
23/09/2005, 11:36
Beni:

A SW4 é um carro lento, sabendo disto vc passa a dirigir de acordo com as limitações impostas pelo carro. Sempre viajei com tranquilidade, tanto na viagem para Ushuaia quanto para Atacama fomos com o carro com 4 pessoas, bagagem pessoal, alimentos e material de camping.

No caso da viagem para Ushuaia ainda tivemos que rebocar por 5400km um JPX nosso que quebrou lá perto do Glaciar Perito Moreno. Veio até Pouso Alegre, aonde foi reformado o motor e vendido.

Faço as trocas de óleo e filtro a cada 5.000km, uso fluido Dot-4 no sistema de freios (troco a cada ano), só uso o filtro de combustível original da Toyota, lubrifico as graxeiras uma vez por mês (pode parecer exagero), troco o óleo das caixas e diferenciais (a parte mais cara da manutenção) antes do prazo do manual, uso fluido no radiador (tem uma infinidade de marcas) e estou sempre conferindo tudo antes de viajar.
Isto tem me bastado para ter uma boa expectativa de vida útil do motor.

Se você tinha um carro pequeno a gasolina tem só que rever seus prazos de viagem, olhar mais para os lados, curtir a paisagem, que é o mais bonito de se viajar de carro. Quando vou da Serra da Canastra para BH, viajo à noite pois vou a negócios, mas de resto o bom é ver o que está em volta.

Desculpe-me a viajada na maionese mas vira e mexe sou ultrapassado por carros quase voando que normalmente chegam pouco tempo antes de mim no mesmo destino e que não viram quase nada e passaram por diversos apuros desnecessários.

Quanto às dicas de viagens mais longas e pelo cone sul basta falar que eu informo tudo o que souber mas já aviso que o único problema que vai enfrentar por lá são os guardas rodoviários argentinos, a nata da pilantragem da américa do sul.

[]s leeeeeeentos a 2.8 aspirados.

BrunoBB
SW4 94 - "Mamãe Ganso"
Rural TD 66
CJ-5 (no estaleiro)

beni-rj
23/09/2005, 21:41
Bruno

Obrigado pelos conselhos, tentarei doravante dirigir mais prazeirosamente. Acho que você acertou,
meu outro carro é um avião devorador de estradas ( Alfa Romeo 164 24V), devo estar mal acostumado. :lol:

Entretanto, estou pensando seriamente em turbiná-la, não para aumentar a velocidade, pois a altura e o peso da Sw4 são fatores limitantes de uma boa estabilidade e uma distância de frenagem segura, mas, sobretudo para executar ultrapassagens mais rápidas. :D

Quanto aos "guardas de los hermanos" já havia lido no tópico Trilhas On Road que realmente são um caso de polícia. Quando estiver mais próximo de minha viagem irei abusar de sua gentileza para esclarecer dúvidas que ainda restarem, pois atualmente são muitas. :pensativo:

[] aspirados (por enquanto)

Luiz Antonio
23/09/2005, 22:20
beni-rj, bem vindo ao forum amigo.

Assim como vc tem muitos colegas do forum (me incluo) que pretendem turbinar as SW4 2.8, então qdo. tiver alguma novidade de preço e lugar confiável pra se instalar o kit turbo, seria interessante postar aqui pra troca de figurinhas.

[]'s :concordo:

Luca
23/09/2005, 23:27
...fomos com o carro com 4 pessoas, bagagem pessoal, alimentos e material de camping... ainda tivemos que rebocar por 5400km um JPX nosso que quebrou lá perto do Glaciar Perito Moreno. Veio até Pouso Alegre...
:shock: Caraca, Bruno! Você é o rei da estrada. Parabéns.


... aviso que o único problema que vai enfrentar por lá são os guardas rodoviários argentinos, a nata da pilantragem da américa do sul...
Nem este problema eu tive. Pelo menos no litoral e na Patagônia. Em outros paradas, ouvi dizer que gostam de atravessar. Tenho que confessar que los hermanos foram muito gentis.
Fui parado algumas vezes, mas somente em postos de fiscalização ou dentro das cidades. Realmente, verificavam o que é exigido por lei. Documento, CNH, RG, Carta Verde (seguro de acidentes p/estrangeiros), corda. Nada mais. Uns com cara de amigos, outros com cara de bandido (nada que já não conheçamos, bem). Sei que se houvesse o mínimo problema, iriam criar caso.
Em compensação, pode-se voar baixo nas estradas, pois além de motoristas extremamente atenciosos e responsáveis, os argentinos simplesmente não controlam velocidade. Não há radar. Não há armadilhas. Ninguém controla nada. Ninguém fiscaliza. Desconhecem esta praga eletrônica que tira o prazer de dirigir. Além de lindo, deserto, longo e distante, pode-se socar o pé direito. Me senti no paraíso.
[]´s

_portela
01/10/2005, 22:41
A HA!

Tô sempre de olho nas Toyotas, apesar de participar muito pouco agora...Quem sabe um dia me dá uma recaída :lol: Mas fiquei feliz em saber que agora eu tenho mais gente para perturbar com dicas para uma viagem Austral :lol: :lol: :lol:

[]s Toyoteiros (ops!)

Luca
02/10/2005, 11:30
...fiquei feliz em saber que agora eu tenho mais gente para perturbar com dicas para uma viagem Austral... Portela,
Uma vez Toyoteiro, sempre Toyoteiro. Sinta-se a vontade prá trocar idéias.
[]´s sempre Toyoteiros.

Nando
03/10/2005, 18:09
A questão da velocidade em viagens é bem relativa. Como nunca tive 2 carros simultaneamente, me acostumei muito rapido com o passo vagaroso dos motores diesel não turbinados (não tem nada a ver com aspirados, o 3L não é aspirado). Realmente não da pra comparar fazer ultrapassagens com a Hilux com um omega ou algo parecido, mas vc acaba se acostumado e acaba sabendo exatamente onde da ou não pra ultrapassar. Vc tb acaba sabendo trabalhar muito bem as marchas para poder tirar tudo que o motor oferece.

Pra ces terem uma ideia, quando troquei a Hilux pela Band comecei a me sentir numa ferrari, a Band anda muuuuuuito mais que a Hilux, mas agora ja me acostumei e acabo andando meio que na mesma velocidade que andava na Hilux 120, 130 por hora, com a diferença que em subidas da pra manter os 120, 130, enquanto na Hilux caia pra 80, 90...

Luiz Antonio
28/10/2005, 19:11
(não tem nada a ver com aspirados, o 3L não é aspirado).

Se não é nem aspirado nem turbinado que p.....é então ? :pensativo: :pensativo:

[]'s