PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre citações de mensagens

Fernando César Ximenes
15/09/2005, 10:33
amigos,

Aproveitando o tópico , gostaria que alguém me desse a dica de como proceder para citar pequeno trecho de uma mensagem. Grato.

Krisiun
15/09/2005, 11:31
Fernando César Ximenes, leia o seguinte em nosso faq:

:arrow: Citar texto em respostas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/faq.php?mode=bbcode#4)

Se continuar com dúvidas, basta perguntar.

Fernando César Ximenes
15/09/2005, 19:27
Fernando César Ximenes, leia o seguinte em nosso faq:

:arrow: Citar texto em respostas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/faq.php?mode=bbcode#4)

Se continuar com dúvidas, basta perguntar.

Krisiun, imprimi todo o texto do BBcode. Prá falar a verdade, e isso vc.já percebeu, ñ tenho intimidade com o computador, principalmente, com sua linguagem. Daí minha dificuldade em entender os termos técnicos. Senão, vejamos: preciso saber o que é HTML? Que alteração produz na mensagem deixar ativado ou desativado o BBcode? No meu caso, o BBcode está ativado nesta mensagem. Na prática, para reproduzir todo o seu texto previamente feito, eu, simplesmente, cliquei no botão citar e o programa fez o resto.O que ñ estou entendendo é essa história de quote, abre colchete fecha colchete. O que significa isso? :parede:

Krisiun
15/09/2005, 23:13
Fernando César Ximenes, não precisa saber exatamente HTML para entender a idéia de citação de mensagens, mas claro que ajuda ter uma base. Vou fazer uma pequena explicação (bem básica, claro), espero que lhe clareie mais:

Em HTML existem as chamadas TAG's, que nada mais são que chamadas de comandos. Por exemplo, digamos que existisse uma TAG (entenda como comando, mesmo não sendo exatamente a melhor definição) chamada ESCREVER, que ao executar, seria escrito o texto dentro dela (a TAG). Ficaria algo assim:

<ESCREVER>Teste de escrita</ESCREVER>

Como tu sabe que esta tag serve para escrever o que tem dentro dela, o texto que estiver dentro e antes de "</ESCREVER>" será escrito na tela.

Ou seja, apareceria na tela apenas:

Teste de escrita

O "</ESCREVER>" apenas especifica que a tag foi fechada, para por exemplo utilizar outra tag. Uma tag deve sempre ser inicializada e fechada, procure entender esta lógica.

Ok, mas claro que não existe este tipo de tag, foi apenas pra ti pegar bem a idéia disto e mais ou menos como funciona.

O phpBB (o sistema utilizado como base para este fórum aqui) utiliza determinadas "tags" com funções pré-determinadas, mas com a diferença de serem chamadas assim:

&#91;TAG&#93;&#91;/TAG&#93;

O "[CODE]" nada mais é que uma tag pré-determinada que existe no phpBB. E para que serve?!? Simples, justamente para citar mensagens escritas por outros usuários. Ou mesmo para escrever um texto qualquer. "O quê, como assim?!?", tu deve estar se perguntando. Eu explico:

Lembra da tag fictícia "<ESCREVER>" pra explicar a idéia de tags em HTML?!? Pois então, o "[.QUOTE]" (não se esqueça que é com "[" e "]" no phpBB e não "<" e ">") é como se fosse esta tag, mas ela pode ser utilizada da seguinte maneira:

[.quote="Fernando César Ximenes"]Krisiun, imprimi todo o texto do BBcode. Prá falar a verdade, e isso vc.já percebeu, ñ tenho intimidade com o computador, principalmente, com sua linguagem. Daí minha dificuldade em entender os termos técnicos. Senão, vejamos: preciso saber o que é HTML? Que alteração produz na mensagem deixar ativado ou desativado o BBcode? No meu caso, o BBcode está ativado nesta mensagem. Na prática, para reproduzir todo o seu texto previamente feito, eu, simplesmente, cliquei no botão citar e o programa fez o resto.O que ñ estou entendendo é essa história de quote, abre colchete fecha colchete. O que significa isso?[./quote]

Vai gerar isto:

Krisiun, imprimi todo o texto do BBcode. Prá falar a verdade, e isso vc.já percebeu, ñ tenho intimidade com o computador, principalmente, com sua linguagem. Daí minha dificuldade em entender os termos técnicos. Senão, vejamos: preciso saber o que é HTML? Que alteração produz na mensagem deixar ativado ou desativado o BBcode? No meu caso, o BBcode está ativado nesta mensagem. Na prática, para reproduzir todo o seu texto previamente feito, eu, simplesmente, cliquei no botão citar e o programa fez o resto.O que ñ estou entendendo é essa história de quote, abre colchete fecha colchete. O que significa isso?

Ou seja, quando eu colocar "[quote="Nome_de_um_usuário"]", vai aparecer a mensagem "Nome_de_um_usuário escreveu" antes da citação.

Claro que é possível clicar direto no botão:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/lang_portuguese_brazil/icon_quote.gif

Ele apenas facilita quando se quer citar uma mensagem de um usuário, pois automaticamente irá colocar toda a mensagem dentro de "[.QUOTE]citação[./QUOTE]".

NOTA: Esqueça o "." (ponto) dentro das tags, utiizei apenas pro sistema não chamar as citações.

Foi apenas uma breve explanação, qualquer dúvida pode perguntar.

Mas sugiro que dê uma lida no seguinte tópico (além do FAQ que te passei):

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=59

Se preciso, leia também algum tutorialzinho básico de HTML na Internet, apenas pra entender melhor a idéia de TAG's.

E ainda, para testes, favor utilizar a seguinte área aqui do fórum:

:arrow: Teste (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewforum.php?f=28)

Utilize ela para postar tópicos/mensagens de teste, para testar as funções do fórum. Pode postar à vontade na área de testes. :concordo:

Um abraço.

Fernando César Ximenes
16/09/2005, 11:53
Krisiun,
Grato p/atenção e paciência. Vou seguir a sua orintação. Se aparecer alguma dúvida voltarei a perguntar. []'s