PDA

Ver Versão Completa : Radio PX e PY no mesmo aparelho



maikpenner
22/02/2013, 22:52
Dei uma pesquisada no Forum sobre aparelhos que possuam PX e PY.

O único modelo que encontrei foi o Icom IC-706 MKII G.
Porém lendo percebi que é um aparelho com muitos recursos e até meio sensível para uso móvel.

Alguém saberia informar se existem outros modelos de aparelhos que suportem PX e PY?
Minha necessidade é para instalação em Jipe... uso em trilhas, viagens e expedições.

Grato, att.
Maik

dudu83
23/02/2013, 20:11
Existem sim Maik inclusive alguns de mão , na minha opiniao o custo nao justifica, um radio vhf completo de marca boa sai na faixa de R$700,00 e um "cobrinha" na faixa de R$200,00, um desses dai acho que nao encontra por menos de R$2000,00 e de qualquer forma tem que usar duas antenas...

PP5GAS
03/03/2013, 20:17
Maik
Procure por HF Banda Corrida ou HF Multibanda e vai encontrar diversos modelos de rádios e antenas.
É possível utilizar somente uma antena sim. Há modelos com jumper (altera manualmente), com acoplador externo ou mesmo rádio com acoplador interno. Agora... os preços são de arrepiar.
Não recomendo nada disso para a utilização que você pretende. A orientação do dudu83 é a mais viável.
Outro detalhe, para usar VHF ou HF fora da faixa cidadão (11 metros) é ncessário obter o Certificado de Operador de Estação de Radioamador - COER expedido pela ANATEL para não ter problemas com a fiscalização.
Dê uma espiada no site http://www.crarsul.com.br/ para maiores informações.

Murillus
07/03/2013, 17:04
um radio vhf completo de marca boa sai na faixa de R$700,00 e um "cobrinha" na faixa de R$200,00


esta é a melhor solução...

Douglas Souza
03/04/2013, 19:48
O mais certo seria o banda corrida que o nosso amigo PP5GAS citou pois o mesmo é radioamado PY licenciado e geralmente tem amplo conhecimento na aréa, tb sou, quanto a antena existe uma da aquario que atende quase todas as faixas é só mudar o jumper, ou outra solução e mais barata seria usar 2 radios e 2 antenas, que tb resolveria sua necessidade...

Fernando Camelier
24/04/2013, 19:06
Prezados, o rádio do Cidadão (PX) funciona na faixa de 26 a 27 MHz (11 metros) enquanto o vhf do rádioamador (PU/PY) funciona enre 146 e 164 MHz (2 metros). A antena é um submúltiplo dessa metragem, por conta disso as antenas de PX são maiores que as de PY.
Isso é válido para transmissão e recepção. Usar antenas fora da banda não significa que você não se comunique, mas com certeza a qualidade e alcance serão drasticamente reduzidos.
Quanto a pergunta inicial, não sei se existe um rádio que funcione nas duas faixas para transmissão (nem os de banda corrida), mas se existir, com certeza o cu$to não valerá a pena.

suzukibh
03/07/2016, 23:59
O mais certo seria o banda corrida que o nosso amigo PP5GAS citou pois o mesmo é radioamado PY licenciado e geralmente tem amplo conhecimento na aréa, tb sou, quanto a antena existe uma da aquario que atende quase todas as faixas é só mudar o jumper, ou outra solução e mais barata seria usar 2 radios e 2 antenas, que tb resolveria sua necessidade...

Qual o modelo esse radio douglas? Abcs