Ver Versão Completa : Radiador do CJ5
wladimircapelo
15/09/2005, 20:13
Troquei meu radiador recentemente por um outro usado, pois o anterior estava com a "grade" toda estragada e vazando agua pela tampa. Para minha triste surpresa, o "novo" radiador também esta vazando agua pela tampa. O detalhe é que a tampa, apesar de nova, não impede de jogar a água pelo suspiro lateral do bocal do radiador. Isso sempre acontece quando dou umas boas asseleradas. Alguem pode dar uma dica de como resolver isso?
Obrigado.
Wladimir
Carlos ZN
15/09/2005, 20:58
Olá Wladimir,
A sua tampa tem borra na vedação de borracha?
Lá tem dois furinhos que funciona como respiro, se estiver entupido faz pressão dentro do radiador e manda agua para fora.
wladimircapelo
15/09/2005, 21:08
Carlos,
Coloquei recentemente um aditivo (Radcool) e realmente gerou uma borra amarronzada na borracha de vedação. Nem imaginava que tinha um respiro naquela borracha. Vou trocar a agua do radiador. Já vinha mesmo pensando nisso quando percebi a borra. Esse respiro é para sair ar do radiador? Desculpe a pergunta, mas fiquei curioso quanto ao seu funcionamento, até porque acho que vc acertou em cheio.
Obrigado
Carlos ZN
16/09/2005, 19:33
Oi Wladimir,
A tampa funciona como uma vauvula, por isto tem a mola e a borracha, no meio tem dois furinhos pequenos para sair o ar e a borracha e mola segura a agua, se o ar não sair a pressão aumenta e levanta a borracha e sai ar e agua.
wladimircapelo
16/09/2005, 21:07
Valeu Carlos!!
Muito obrigado pelas explicações. :lol:
Ronaldo Petri
17/09/2005, 03:24
Lembre-se que ao usar aditivo no radiador de Jeep, este deve ser para motor a Diesel. Pois o radiador de Jeep tem seu interior de cobre ao contrário dos outros radiadores para motor a gasolina, se você usar o aditivo para motor a gasolina, rapidinho ocorrerá uma corrosão gerando um problema ainda maior.
wladimircapelo
17/09/2005, 17:31
Ronaldo,
Não tinha pensado nesse fato. Na verdade eu coloquei o aditivo para manter a temperatura da água e não o de limpeza, mas mesmo assim ele gerou essa borra, ou seja, deve de alguma forma ter limpado o radiador. Esse final de semana vou renovar a água e estou pensando em não colocar aditivo....
Obrigado pela dica. Abraço.
Wladimir
Boa noite Wladimir;
Coloque a água deixe o jipe ligado por algum tempo pra água circular bastante depois retire a mangueira debaixo do radiador, deverá sair toda a sujeira do motor e radioador, repita esta operação pelo menos 5 vezes, verá que sairá apenas água limpa, apenas depois disso coloque o aditivo (pra diesel) e serviço (bem feito) concluído !
Abraços,
Pedro Freitas
18/09/2005, 12:58
Radiador não se brinca pessoal
Eu estava com problemas de retorno de óleo do motor pro radiador, alguem sabia disso?
Quando tirei meu radiador para reformar ele estava completamente lambusado.
Fiz toda troca da colméia por R$ 180,00 aqui em BH.
Ficou show.
Alguem saberia me explicar o motivo do motor retornar óleo pro radiador?
:dance: priemeiro post! :dance:
Carlos ZN
18/09/2005, 13:22
Olá Pedro,
Já vi ao contrário, agua entrar no carter geralmente é bloco ou cabeçote trincado, o oleo fica branco.
Alguem não colocou oléo no radiador para tirar a ferrugem????
Pedro Freitas
18/09/2005, 13:35
Olá Carlos,
De princípio eu axei que alguem tinha jogago QUEROSENE no radiador para limpar...
isso é PROIBIDO, não se deve fazer :discordo: . Mas analizando as mangueiras vi que o óleo só poderia ser do motor. Como passou eu não sei :| .
Estou desmontando ele pra trocar as juntas. Vou olhar com meu mecânico amanha pra ver oque pode ser isso.
Abraços
wladimircapelo
18/09/2005, 16:52
Obrigado Alcione.
Vou fazer isso hoje mesmo.
Abraço.
Wladimir
Boa tarde. Gostaria de esclarecer uma dúvida quanto á troca de água/limpeza do radiador.
No final de semana passado, troquei a água do radiador do meu CJ5 retirando a mangueira inferior do mesmo. Joguei um pouco de água até sair a sujeira, conectei a mangueira, completei com água e com a tampa do radiador aberta liguei o Jeep, pois teoricamente achei que teria que completar com mais água depois do motor ligado. Depois de algum tempo ligado percebi que a água que coloquei era suficiente e não precisei completar. :pensativo: É isso mesmo ou será que esotu com algum problema??? Achei que depois de ligar o motor o nível d´agua diminuiria e teria que completá-la. Isso está correto ou não???
Com relação ao aditivo para motor diesel citado anteriormente tem como eu saber de algum modo se meu radiador é original, já que não sou o único dono do Jeep e vai saber lá se fizeram alguma troca???
Até mais.
Klaus
Carlos ZN
20/09/2005, 14:04
Olá Klaus,
É normal pois a agua que você tirou foi do radiador a agua do motor a bomba não deixa sair.
Agora tem um equipamento da Radiex que tem em algumas oficinas e mercados de auto-peças que faz a limpeza completa de radiador e motor, eles ligam umas mangueiras no sistema coloca o motor para funcionar e fica show, dá até para fazer chá com a agua nas trilhas.
Em São Paulo tem na Mercadocar e custa 18 latinhas para limpar.
davidson_iahnn
20/09/2005, 15:08
Boa tarde. Gostaria de esclarecer uma dúvida quanto á troca de água/limpeza do radiador.
No final de semana passado, troquei a água do radiador do meu CJ5 retirando a mangueira inferior do mesmo. Joguei um pouco de água até sair a sujeira, conectei a mangueira, completei com água e com a tampa do radiador aberta liguei o Jeep, pois teoricamente achei que teria que completar com mais água depois do motor ligado. Depois de algum tempo ligado percebi que a água que coloquei era suficiente e não precisei completar. :pensativo: É isso mesmo ou será que esotu com algum problema??? Achei que depois de ligar o motor o nível d´agua diminuiria e teria que completá-la. Isso está correto ou não???
Com relação ao aditivo para motor diesel citado anteriormente tem como eu saber de algum modo se meu radiador é original, já que não sou o único dono do Jeep e vai saber lá se fizeram alguma troca???
Até mais.
Klaus
nao responderam a respeito de como o nosso amigo que fez a pergunta o Klaus ira saber se o radiador é original ou nao ! eu estou interessado tbm em saber ! valeu a atençao ! t + [Davidson]
Carlos ZN
20/09/2005, 19:07
Amigos Davison e Klaus,
Para saber se é original ou não:
1º mandar fotos.
2º comparar com os sites que vendem peças, tem fotos do radiador, foi assim que eu descobri que o meu é original do 6cc e uso Opala 4cc e nada nada são 5 litros de agua que vai. O 4cc é mais fino.
wladimircapelo
20/09/2005, 22:39
Procurei um aditivo para radiador (diesel) como foi recomendado, mas nas embalagens não havia maiores esclarescimentos se era para gasolina ou diesel. Será que alguem pode me dizer qual devo colocar. Marca e especificação.
Obrigado.
Wladimir
Ronaldo Petri
21/09/2005, 03:16
Vou verificar a marca que usei, comprei na própria loja que o radiador foi montado, e eles me indicaram. O que usei serve tanto para dar uma limpada como para melhorar o arrefecimento. Vem 1000 ml de produto, o ideal é você deixar escorrer toda a água e fazer como o "Alcione" indicou, mas lembre-se que o motor deve estar frio, aí quando você for encher de água novamente, coloque metade deste aditivo e rode um tempo assim. Depois você vai repetir o mesmo procedimento, tudo de novo, usando o restante do aditivo e vai rodar mais uma cara e depois vai drenar a água de novo, você vai observar que ainda vai sair sujeira. Depois é só mante-lo limpo.
Carlos ZN
21/09/2005, 13:18
Olá amigos,
Estou na janelinha vendo vcs. falarem de aditivo de radiador de diesel, veja no site:
http://www.bardahl.com.br/index.php/82
Bom, já que o assunto é radiador, fiz uma revisão completa no meu semana passada, 80 lts.. para soldar 2 furos, e varetar ele... enfim, converssando com o o cara lá ele me disse que esse negócio de usar metade dá agua com fluido nao é bom , pois é como se cristalizasse o radiador, acabando comprometendo a refrigeração.
Ele recomentou usar os da AC-Delco que são os melhores.
Outra coisa que quero perguntar, recentemente troquei a tampa do radiador, mas não deu um mes e ela por dentro já estava toda enferrujada.
Onde encontro um tampa descente!? e notei também que a mangueira do "respiro" do radiador, por ser transparente, fica sempre com gotículas lá, sendo assim a água tá saindo por lá... seria a tampa???
engraçado que outro dia fui conferir o nivel da água, depois de 2 dias do jeep parado e qdo tirei a tampa ainda tinha pressão lá dentro, isso significa que ela ainda tá boa!?