PDA

Ver Versão Completa : Vocês conhecem este eixo traseiro de XJ ?



Erg-Bsb
22/02/2013, 18:36
Olá
Fui ver um XJ 2000 com ABS e estranhei do eixo traseiro que não parece nada com os Dana 35 habituais com a parte inferior redonda. Este tem a parte inferior reta com a dos Chrysler 8.25 e a tampa parece uma de um Dana 44 ou 60.
Os tubos dos eixos tem um diâmetro de 2,62” com os do D35.
Os cabos do ABS estão ligados e tudo parece original de fábrica. O eixo foi fabricado pela Dana Argentina em 2000.
As únicas marcações moldadas que achei são do lado esquerdo “MS 23.27.6” e na direita “49876”, nada de “35c” ou algo parecido.
396508396509
Alguém tem uma ideia de qual tipo de eixo é este e qual as diferencias com o D35 clássico dos EUA?
Obrigado

MARCELOLUCHESI
22/02/2013, 21:12
Olá
Fui ver um XJ 2000 com ABS e estranhei do eixo traseiro que não parece nada com os Dana 35 habituais com a parte inferior redonda. Este tem a parte inferior reta com a dos Chrysler 8.25 e a tampa parece uma de um Dana 44 ou 60.
Os tubos dos eixos tem um diâmetro de 2,62” com os do D35.
Os cabos do ABS estão ligados e tudo parece original de fábrica. O eixo foi fabricado pela Dana Argentina em 2000.
As únicas marcações moldadas que achei são do lado esquerdo “MS 23.27.6” e na direita “49876”, nada de “35c” ou algo parecido.
396508396509
Alguém tem uma ideia de qual tipo de eixo é este e qual as diferencias com o D35 clássico dos EUA?
Obrigado



Esse eixo é Dana 44 !

Erg-Bsb
22/02/2013, 21:56
Esse eixo é Dana 44 !

A tampa do diferencial está parecendo dizer isto, né !?
Só que, como escrevi, o diâmetro dos eixos é de um eixo de D35 enquanto o de D44 seriá de 2,75” (7 cm), pelo menos o dos modelos XJ de 87 a 89.
Em um forum US, um usuário já me tinha certificado que erá um D44a (alumínio) de ZJ mas a caixa do diferencial é de aço (testado com um imã), Não houve nenhuma modificação visível no eixo então não vem de um ZJ ou YJ. Parece original do carro mesmo.

Então minha pergunta é: alguém sabe se a Dana/Jeep argentina fabricou eixos específicos/diferentes dos EUA nos anos 2000 e adiante? A melhor solução seriá abrir a tampa e checar as anotações no pinhão mas, é obvio, não foi possível na vendedora.
Ninguém tem este tipo de eixo no seu carro?

antoniogeo
22/02/2013, 23:38
Erg,

Aparentemente meu carro tem o mesmo eixo.... cherokee sport 2000, argentina.... um amigo me disse se tratar dos Dana 44A (ou Dana 44HD).... seguem as fotos...


396551396552396553

Erg-Bsb
01/03/2013, 12:58
Antônio, como escrevi, não é um D44a/hd porque a caixa é de aço, não de alumínio.

Ninguém tem mais informações sobre este eixo?
Ou abriu ele para trocar o óleo e deu uma olhada nas marcações na coroa e mediu o diâmetro dela?

hugocsl
01/03/2013, 14:15
Ouvi falar que só as XJ RUBICON saíram com o dana 44

hugocsl
01/03/2013, 14:16
Ah mais uma observação, pode ser que a partir de 2000 ela tenha saído com o mesmo eixo Chrisler que equipavam os primeiros Troller 5 furos, apesar da tampa parecer mesmo a tampa do dana 44....

Erg-Bsb
01/03/2013, 17:26
Vi um Rubicon 98 e tinha um D35 clássico.
As fotos que postei no início são de um XJ Sport 2000, bem como o carro de antoniogeo. Do que eu vi até agora, parece que os XJs 2000 fabricados na Argentina, pelo menos com ABS, vieram com este eixo “esquisito”.

@ antoniogeo: pode por favor medir para mim o diâmetro dos tubos do eixo do seu carro (para confirmar)?

@ hugocsl: pode me dar mais informações sobre este eixo Chrysler? Não deve ser um modelo 8.25” porque os que equiparam os XJs nos EUA tem um diâmetro de eixo de 7,6 cm e não tem ABS.

Erg-Bsb
01/03/2013, 19:18
Antônio: quando fui ver o carro acima, não achei as marcações de identificação do eixo.

Será que pode dar uma olhada no seu procurando para os itens 2, 2A e 3 conforme a imagem a seguir? A marcação n° 3 pode ficar em qualquer reforço da caixa do eixo ou até perto da entrada, perto do pinhão.
Obrigado.

398057

Erg-Bsb
02/03/2013, 09:27
@ hugocsl: pode me dar mais informações sobre este eixo Chrysler? Não deve ser um modelo 8.25” porque os que equiparam os XJs nos EUA tem um diâmetro de eixo de 7,6 cm e não tem ABS.

Não deve ser um Chrysler porque o eixo das primeiras fotos foi fabricado pela Dana Arg.

varejera
06/03/2013, 12:54
É um dana 44 único que tambem equipa algumas dakota. Não é muito fácil achar bloqueio p/ este eixo
alem de ser mais fraco que o dana 44 convencional.

Já passei por isso e custei a descobrir

antoniogeo
06/03/2013, 16:07
É um dana 44 único que tambem equipa algumas dakota. Não é muito fácil achar bloqueio p/ este eixo
alem de ser mais fraco que o dana 44 convencional.

Já passei por isso e custei a descobrir


Varejera,

Sua viatura tambem tem este eixo?... pode postar mais informacoes sobre o mesmo?...
Qual bloqueio voce encontrou para ele?

varejera
06/03/2013, 16:14
antoniogeo,
Não a minha é um d44a ou seja de aluminio, mas tive uma cherokee sport diesel com este eixo e acabei trocando o eixo
por 1 chrysler 8.25 das xj 97.

Erg-Bsb
06/03/2013, 20:13
É um dana 44 único que tambem equipa algumas dakota. Não é muito fácil achar bloqueio p/ este eixo
alem de ser mais fraco que o dana 44 convencional.

Já passei por isso e custei a descobrir
Opá! Muito interessante sua informação! Obrigado. :curtir:

Pesquisei também do meu lado e fui para a concessionária. Consegui puxar os dados de um destes modelos e o eixo traseiro acaba ser referenciado como um Dana 44/216mm RBA (coroa de 216mm de diâmetro e Rear-Beam-Aluminium). Alumínio !?! Não entendo porque não é o caso dos que vi. Tudo isto com uma relação c/p de 3,55 (diferente das dos ZJ). As tabelas tecnicas deles não davam mais informações (dimensões, etc.).
Pesquisei mais algumas horas nos diferentes documentos de referência da Dana e Chrysler/Mopar: não tem nada que se encaixe com este eixo que temos aqui. Devem ter referenciado só os fabricados nos EUA. A boa noticia é que esses eixos vem com auto-blocante (tipo LSD)! Já poupa essa despesa.


antoniogeo,
Não a minha é um d44a ou seja de aluminio, mas tive uma cherokee sport diesel com este eixo e acabei trocando o eixo
por 1 chrysler 8.25 das xj 97.
Pois é... :sad: Acho que vou acabar escolher um modelo com um D35 ou um 2000 e trocar o eixo: vai ser mais fácil achar as peças certas.

Renato Fraga
06/03/2013, 23:11
Amigos, vou passar o que eu sei:

-Cherokee XJ, todas vêm com bloqueio LSD.
-Dakotas são equipadas com diferencial dana 44/4, também denominado de dana 46 ou dana 44 HD. São muito mais resistentes que todos os demais dana 44.
-XJ Rubicon vendida no Brasil, não tem nada de diferente em termos de mecânica das XJ SPORT. Nos EUA, as Rubicon vêm com 2 eixos dana 44 com relação 4,10:1 e tcase com relação 4:1 na reduzida.
-XJ gasolina usa relação 3,55:1.
-XJ diesel, usa dana 44 nos dois eixos com relação 4,10:1.
-Troller RF usa os eixos dana 44 das cherokees venezuelanas, o mesmo eixo da XJ diesel, porém com alteração no rolamento do eixo traseiro, dispensando o C clip.


Abraços

varejera
07/03/2013, 07:58
XJ diesel na dianteira é o mesmo dana 30 das XJ gasolina e a relação se não me engano é 3,73:1.
Isso é o que vi em todas xj diesel que entraram em minha oficina e inclusive a minha.

Renato Fraga
07/03/2013, 12:12
3,73:1 é a relação da Grand Cherokee ZJ.
Apesar de eu não ser dono de oficina, nunca vi uma XJ diesel com eixos dana 30 ou 35, e já observei mais de uma dezena.

Abraços

varejera
07/03/2013, 12:47
Desculpem, não vou opinar mais tendo em vista que as informações estão divergindo e sei como acaba isso.

Fabil
18/01/2014, 08:32
a minha XJ diesel 2000 é D30 na frente e D44 traseiro, relaçao 4.10. eu tb achava que todas XJ diesel vinham com D44 na frente, mas nao, sao todas com D30 high pinion.

no eixo traseiro NAO tem C-clip. sendo igualzinho ao eixo dos Trollers RF

leandro oliveira
29/01/2014, 13:28
Olá pessoal do fórum este é um DANA 44 eu tenho algumas fotos só não to achando,daqui á pouco eu coloco ok

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q71/s720x720/1479225_10200340068784153_1100671275_n.jpg


https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q71/s720x720/1601564_10200340070224189_50312247_n.jpg


https://scontent-b-lga.xx.fbcdn.net/hphotos-prn2/t1/q77/s720x720/1422363_10200340068704151_1042047171_n.jpg


https://scontent-b-lga.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/t1/q84/s720x720/1535729_10200340072584248_882597843_n.jpg

https://scontent-b-lga.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/t1/q74/s720x720/1507846_10200340064384043_2048976369_n.jpg


olhando estas fotos o que está na primeira foto foi o que reformei o que está no chão estava com as arruelas do bloqueio quebradas e fazendo um barulho quando fazia uma curva ou quando andava devagar, relatando que o que esta na primeira foto era de uma limited 5.2 e o do chão laredo 4.0
deu trés dia de trabalho ficou uma beleza espero ter ajudado

um abraço á todos...