Ver Versão Completa : L200 outdoor hpe aquecendo
Victor-4x4²
22/02/2013, 13:48
Saudações a todos, sou novo aqui mas com um problema antigo que vem sendo discutido em vários fóruns.
No caso da minha já fiz tudo, tirei a válvula termostática, liguei a helice direto, filetei o radiador, coloquei aditivo na agua do radiador, revisei a bomba dagua, olhei se junta do cabeçote estava queimada, mandei fazer o teste se o cabeçote estava trincado... e nada resolve o problema de esquentar. Aguem ai tem uma luz para solucionar esse defeito, ja ouvi falar de uma tal "kit gelo" mas nada muito claro...
Att: Victor-4x4².
Marcio Bambini
23/02/2013, 10:29
Saudações a todos, sou novo aqui mas com um problema antigo que vem sendo discutido em vários fóruns.
No caso da minha já fiz tudo, tirei a válvula termostática, liguei a helice direto, filetei o radiador, coloquei aditivo na agua do radiador, revisei a bomba dagua, olhei se junta do cabeçote estava queimada, mandei fazer o teste se o cabeçote estava trincado... e nada resolve o problema de esquentar. Aguem ai tem uma luz para solucionar esse defeito, ja ouvi falar de uma tal "kit gelo" mas nada muito claro...
Att: Victor-4x4².
Bom dia Victor, vc está vendo a agua do radiador ferver ou esta somente vendo o painel marcar temperatura elevada. Tirar a válvula termostática pode piorar a situação. Verifique se o painel está correto.
Victor-4x4²
24/02/2013, 11:05
Bom dia Marcio Bambini, realmente a agua ferve mesmo porque quando paro o carro e o desligo escuto o barulho de agua borbulhar, sinal em que esta fervendo. Obrigado..
SergioMedeiros
24/02/2013, 11:58
Vazamento do sistema de arrefecimento. Já verificou a tampa do radiador? Provavelmente está perdendo pressão ou pela tampa, ou pelas mangueiras ou pelo próprio motor. A agua esta baixando?
Victor-4x4²
24/02/2013, 21:58
Vazamento do sistema de arrefecimento. Já verificou a tampa do radiador? Provavelmente está perdendo pressão ou pela tampa, ou pelas mangueiras ou pelo próprio motor. A agua esta baixando?
Boa noite SergioMedeiros, esses dias sabendo que é perigoso estourar a água com pressão ao abrir a tampa do radiador eu à abri e quase que queimo de tanta pressão que a água saiu, penso que cria pressão quando nao há vazamento. A água não baixa, esse motor ta caçando jeito deu troca-lo pelo da triton, porque não acho nada para sanar esse defeito!!! Você ja ouviu falar nesse "kit gelo" ? Abs.
Carlos A. C. Azevedo
25/02/2013, 09:23
Victor, se a pressão tá muito alta, pode ser que o cabeçote esteja trincado, esse lugar onde foi feito o teste é bom mesmo? E a junta? Foi visto de a face do bloco não tava muito empenada?
Um jeito é colocar a VT de 71º que o André postou por aqui e chegar numa oficina dessas de radiador e perguntar pro cara se ele consegue fazer um radiador com maior capacidade nas mesmas dimensões desse original.
SergioMedeiros
25/02/2013, 10:26
Victor, o que o nosso amigo Carlos falar, pode saber que é com muita experiência. Ele é um dos que mais entende de problemas nesse motor... Tem um histórico longo de ajuda!!!
O teste que ele comentou acima, que é alta pressão no sistema de arrefecimento, tem todo sentido. O sistema trabalha com pressão alta sim, para aumentar a temperatura de evaporação da água. Mas essa pressão tem um limite. O que voce pode fazer é logo pela manha, com o carro frio, dar partida e correr no motor verificar a manqueira de entrada do radiador. Se ela endurecer com alta pressão logo que o carro liga, fechou! Teu carro está ou com o bloco empenado/trincado ou junta queimada ou mal colocada. O norma é ela ficar dura mas somente depois que o carro estiver na temperatura normal de funcionamento.
Quanto ao kit gelo, da uma procurada aqui no fórum. Eu nunca precisei, mas tem muita informação sobre ele. Meu mecanico de confiança sempre comentou que l200 outdoor não pode aquecer. Se aquece, tem algum problema, não sendo necessário instalar o kit gelo, que somente vai mascarar o problema.
Abs e boa sorte
Carlos A. C. Azevedo
25/02/2013, 10:42
Ô Sergio, que isso, só sofri um pouco com uns probleminhas, mas o resto mesmo que eu aprendi tirei do fórum, é o minimo que dá pra fazer pra retribuir hehehehe
Mas agora que eu reli, ele falou que tinha muita pressão, se tinha muita pressão a tampa deveria dar passagem e deixar passar pro reservatório. E ele falou que a água não baixa, isso também é estranho.
Victor, faz esse teste aí que o Sergio falou, de manhã cedo, liga o carro com o capô aberto e vê se a mangueira de cima do radiador incha, se ela inchar, o problema é no cabeçote, senão, tem que procurar mais um pouco. Ela faz fumaça branca quando liga?
:concordo:
Victor-4x4²
25/02/2013, 21:46
Boa noite a todos, fico agradecido pelas dicas, irei fazer esse teste amanha cedo e te falo logo em seguida..
Já o caso do mecânico é de extrema confiança, o cara intende muito, só vejo falar bem dele. Ele retirou o cabeçote e levou pra uma retifica para examinar, ficou um dia e meio pra retifica dar o diagnostico que não estava trincado mas teve que plana-lo.
Hoje cedo conferi a água do radiador e percebi que estava um pouco baixa.
Att: Victor
Victor-4x4²
25/02/2013, 22:06
Ô Sergio, que isso, só sofri um pouco com uns probleminhas, mas o resto mesmo que eu aprendi tirei do fórum, é o minimo que dá pra fazer pra retribuir hehehehe
Mas agora que eu reli, ele falou que tinha muita pressão, se tinha muita pressão a tampa deveria dar passagem e deixar passar pro reservatório. E ele falou que a água não baixa, isso também é estranho.
Victor, faz esse teste aí que o Sergio falou, de manhã cedo, liga o carro com o capô aberto e vê se a mangueira de cima do radiador incha, se ela inchar, o problema é no cabeçote, senão, tem que procurar mais um pouco. Ela faz fumaça branca quando liga?
:concordo:
Ela faz mais fumaça ao ligar do que quando ta parada com o motor funcionando, agora nunca reparei se a fumaça tem coloração branca, vou ver e te falo!!!
Obrigado!!
Victor-4x4²
26/02/2013, 21:19
Graças a Deus parece que resolveu!!!
viajei seguido uns 800 km e to andando nela a uns 3 dias dentro da cidade e o ponteiro de temperatura fica sempre abaixo do meio...
Obrigado a todos, mas fico com uma duvida, alguém ai sabe se pode e se fica bom colocar o motor da triton ou um outro motor no lugar desse 2.5 "problemático" da outdoor??:concordo:
Víctor-4x4²
SergioMedeiros
27/02/2013, 01:28
Victor, voce chegou a fazer alguma coisa ou resolveu "do nada"?
Quanto a troca do motor, não sei se "encaixa". Mesmo assim o motor de 165cv da Triton ultrapassaria o limite de 10% do Detran.
Victor-4x4²
28/02/2013, 20:18
Victor, voce chegou a fazer alguma coisa ou resolveu "do nada"?
Quanto a troca do motor, não sei se "encaixa". Mesmo assim o motor de 165cv da Triton ultrapassaria o limite de 10% do Detran.
Resolveu depois que montou o cabeçote com uma nova junta.... O cabeçote teve que plana-lo na retifica!!!
Que pena seria muito da hora outdoor com 165 cv, mas tipo, tem jente que turbina carro que dobra potencia e ainda regulariza, isso que é foda... Abraço SergioMedeiros e obrigado pela atençao...
SergioMedeiros
28/02/2013, 22:24
Show de bola... sorte que resolveu. Era vazamento de pressão do motor pra dentro do sistema de arrefecimento mesmo.
Quanto a quem turbina, na verdade ele regulariza somente o motor com a turbina, e não a potencia. E o laudo vem vem de uma empresa de inspeção veicular, onde sabe-se Deus como que fazem e quais "jeitinhos" temos... estamos no Brasil! A merda disso é que um carro projetado para 100cv vai andar com 200cv, mas com toda a suspensão e sistema de freios para 100cv. Enfim, para um motor diferente, tem que se manter os 10% de diferença.
Abs
Victor-4x4²
03/03/2013, 19:23
Show de bola... sorte que resolveu. Era vazamento de pressão do motor pra dentro do sistema de arrefecimento mesmo.
Quanto a quem turbina, na verdade ele regulariza somente o motor com a turbina, e não a potencia. E o laudo vem vem de uma empresa de inspeção veicular, onde sabe-se Deus como que fazem e quais "jeitinhos" temos... estamos no Brasil! A merda disso é que um carro projetado para 100cv vai andar com 200cv, mas com toda a suspensão e sistema de freios para 100cv. Enfim, para um motor diferente, tem que se manter os 10% de diferença.
Abs
Intão meu amigo, agora eu entendi.
muito obrigado pelas dicas, fica com Deus e um abraço!!
Anderson07
07/03/2013, 16:50
Deve ser junta de cabeçote queimada
fabio kanjani
20/01/2014, 19:11
Ola meu nome é fabio
acabei de fazer o cadastro neste site, estou com uma L200 HPE 2005 e tenho uma pajero sport 2002, a L200 esquenta muito, principalmente quando chego de viagem e entro em uma cidade, quando pego transito então ela esquenta mais rtapido ainda, e sempret ando com ar condicionado ligado, quando desligo ela não esquenta tanto, com a sport nada disso acontece> voce falou que resolveu seu problema, o que voce fez?
Obrigado
Junior-L200Power
20/01/2014, 19:17
Esquenta como? O Ponteiro passa do meio e fica perto do vermelho??
Já tentou reparar se sua ventoinha do ar tá funcionando??! Ela pode ter queimado ou parado de funcionar e por isso esquenta!!
Se em outras situações ela não esquenta pode ser isso!!
Tem alguma outra situação que ela esquenta ou sempre fica no meio??
Caso esteja tudo em ordem, verifica a junta do cabeçote, nível do radiador e se a tampa do radiador não precisa ser trocada!!
Fora isso eu recomendo o uso da válvula termostática de 76,5 graus...usava na minha antiga L200 e nunca jamais esquentou em ocasião nenhuma!!
No seu caso vc pode tbm colocar a hélice de 11 pás da L200 Outdoor de 2009 em diante!! Ela ventila muito mais do que a de 9 pás!!
Parapa_Sam
16/02/2014, 14:05
Saudações amigos.
L200 Sport e Pajero Sport, ambas 2010 ou 2011, gasolina, automática, tem problemas de superaquecimento como as L200 HPE e Outdoor (sei q estas últimas tem problema com a temperatura)?
Abçs do Sam!
Edson Pancera Junior
16/02/2014, 19:21
Boa Tarde, Junior -l200 power que valvula termostatica vc colocou de 76,5?? To com problemas na minha tbm acho que vou trocar a junta de cabeçote mais sem retifica-lo, ja qua e novo. qual junta sera que uso a de aminato ou a de metal??
Junior-L200Power
16/02/2014, 22:58
Boa Tarde, Junior -l200 power que valvula termostatica vc colocou de 76,5?? To com problemas na minha tbm acho que vou trocar a junta de cabeçote mais sem retifica-lo, ja qua e novo. qual junta sera que uso a de aminato ou a de metal??
E aí amigo Edson...tudo jóia?
A válvula de 76,5 graus eu usava na L200 quadradinha que eu tinha...e nunca esquentou em situação nenhuma!!
Era a válvula própria da L200 mesmo...não era de outro veículo não!!
Foi essa aqui óh: Válvula Termostática H100/ Hr/ L200 Sport (76,5°c) - R$ 65,51 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-532725491-valvula-termostatica-h100-hr-l200-sport-765c-_JM)
A sua é Outdoor ou quadrada?? Recomendo demais o uso dessa válvula viu...
A respeito da junta, eu indico a de metal, é muito melhor que de amianto pelo menos na minha experiência pessoal!!
As de amianto são mais barato mas não compensa muito, a qualidade é inferior!!
Caso a válvula não resolva teu problema vc precisa buscar o que está causando o aquecimento, se é junta queimada válvula travada, bomba dagua travada...etc!!
Pra ficar 100% bom aconselho além da válvula mais fria, vc abrir a chapa da bomba dagua pra melhorar o fluxo e resfriamento...além da hélice de 11 pás no lugar da de 9 pás e tbm uma ventoinha auxiliar no radiador de óleo!!
Grande abraço!!
SergioMedeiros
17/02/2014, 14:15
Saudações amigos.
L200 Sport e Pajero Sport, ambas 2010 ou 2011, gasolina, automática, tem problemas de superaquecimento como as L200 HPE e Outdoor (sei q estas últimas tem problema com a temperatura)?
Abçs do Sam!
L200 Sport 2011???? E a gasolina???????????
HPE e Outdoor???
Amigo, pesquisa aí primeiro os modelos que existem e depois pergunta ok? Ta tudo errado.
SAPO-BOMBA
17/02/2014, 19:28
Acho que ele quis saber de ambos os combustíveis, no caso se referindo à Pajero Sport Flex
SergioMedeiros
17/02/2014, 21:27
Acho que ele quis saber de ambos os combustíveis, no caso se referindo à Pajero Sport FlexPois é SAPO-BOMBA... mas mesmo assim tá tudo incoerente.
1- L200 Sport só entre 2004 e 2006
2- L200 Sport é HPE, e raríssimas GLS.
3- L200 Outdoor pode ser HPE e GLS, e entre 2007 e 2011.
Em todo caso... independente do modelo, a resposta é SIM.... todos os carros podem apresentar problemas de superaquecimento!!! Até uno!
Parapa_Sam
17/02/2014, 22:38
...Em todo caso... independente do modelo, a resposta é SIM.... todos os carros podem apresentar problemas de superaquecimento!!! Até uno!
Pois é meus amigos, a minha intenção era adquirir uma triton, mas qdo minha esposa viu as fotos da Outdoor e Pajero Dakar (modelo antigo), ela "gentilmente" me exigiu q eu escolhesse um desses 2 últimos pq é mais bonita q triton...rs
Eu sei q todos os carros aquecem, mas depois de dar uma pesquisada, observei q a HPE e Outdoor aquecem com maior facilidade, vejam este post
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/101961-duvidas-l200-outdoor-2012-a.html
Muitos membros se queixam de superaquecimento. Um deles fala q tinha q trocar a helice de 8 pás pra 11 ou 2; outros falam q eh o passo da hélice. Há qm diga q tem q instalar o "kit gelo". Teve um membro q disse q qdo desligava o motor escutava a agua fervendo em borbulhas dentro do radiador.
Assim, permanece a pergunda: Vc têm, COM FREQUÊNCIA, problemas de superaquecimento com suas HPE ou Outdoor?
Abçs do Sam!
Marcio Oliveira Menezes
18/02/2014, 00:00
Pois é meus amigos, a minha intenção era adquirir uma triton, mas qdo minha esposa viu as fotos da Outdoor e Pajero Dakar (modelo antigo), ela "gentilmente" me exigiu q eu escolhesse um desses 2 últimos pq é mais bonita q triton...rs
Eu sei q todos os carros aquecem, mas depois de dar uma pesquisada, observei q a HPE e Outdoor aquecem com maior facilidade, vejam este post
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/101961-duvidas-l200-outdoor-2012-a.html
Muitos membros se queixam de superaquecimento. Um deles fala q tinha q trocar a helice de 8 pás pra 11 ou 2; outros falam q eh o passo da hélice. Há qm diga q tem q instalar o "kit gelo". Teve um membro q disse q qdo desligava o motor escutava a agua fervendo em borbulhas dentro do radiador.
Assim, permanece a pergunda: Vc têm, COM FREQUÊNCIA, problemas de superaquecimento com suas HPE ou Outdoor?
Abçs do Sam!
Olá galera, não sei até hoje qual é o preconceito que as pessoas tem com a L200 GLS, até hoje só vejo topicos aqui no forum falando das L200 como todas serem ruins, isso por causa da L200 HPE por causa dos 141cv e que sempre dá problema, grande coisa se já se sabe que esse motor foi erro de projeto da MITSUBISHI, ai a galera que curte picapes metem o pau falando mal da L200, sendo isso uma injustiça, pois a L200 GLS principalmente as mecanicas e até as automaticas bem cuidadas são carros ótimos e estáveis, tenho uma mecanica e não reclamo de nada, faço as manutenções basicas e caminhonete nunca me deixou na mão, o povo tem uma mania de generalizar tudo, por causa de uns os outros pagam o preço, vejo outros foruns e quando falam da L200 só falam mal e nem aconselham as pessoas comprar, fico triste em ver isso... minha opinião.. valeww galera
SergioMedeiros
18/02/2014, 10:32
Abçs do Sam!
Sam, olha só.
HPE faz referencia a um módulo do motor, que faz o mesmo ter 141cv.
Então existe a Outdoor HPE e Outdoor GLS. A GLS tem menos potencia (121cv). Ok?
Entre 2004 e 2006, o modelo era Sport, podendo ser GLS (mais raro) e HPE.
Bom, agora sobre aquecimento. Não, não temos problemas frequente de aquecimento. Quem tem é pq não cuida do carro, não faz manutenção preventiva, não sabe usar motor a Diesel, etc.
Todo esse esquema de kit gelo e bla bla bla foi uma gambiarra para resolver um problema que não foi achado solução. As Sport, mais antigas, realmente eram mais sujeitas a aquecer, e o kit gelo ajudava um pouco. Na verdade mascarava algum problema no arrefecimento.
Ja nas Outdoor, esqueça. Se elas aquecerem é por relaxo do dono! Isso é fato!
A minha começou a subir o ponteiro. Não parei de pesquisar até achar o problema e resolver. Agora tá com mais de ano, usando em vários regimes inclusive severos e o ponteiro nunca ameaçou subir. Tá com 180.000Km, motor lacrado, não baixa óleo, não fumaceia.... ou seja, o motor tá como zero! Já a Defender, com o "fodão" Maxion 2.5, já abriu o bico com 80.000Km na mão do antigo dono. O mesmo colocou um motor recondicionado 2.8 que abriu na minha mão (já tava ferrado quando peguei). Agora coloquei um PStroke 0Km e vou cuidar como cuido da L200, na esperança dele chegar a 180.000Km também como se estivesse 0Km.
Ah... uma coisa... se voce ler qualquer área do forum sobre qualquer veículo antes de comprar o mesmo, voce nao compra nada!
Abs
Parapa_Sam
18/02/2014, 21:35
Obrigado Sergio e Marcio.
Pela luz e esclarecimentos.
Abçs do Sam!
Já tive várias modelos de picapes, inclusive outras 2 L200 quadradinhas.
...
Tenho agora uma Outdoor GLS 2009, comprei em dez de 2012 com 41k rodados de único dono.
Troquei 2 pneus quando comprei pois aparentavam bons mas estavam comidos por dentro; fiz alinhamento, aumentei o esterçamento do giro ( ficou ótimo) e mandei apertar as porcas das molas traseiras pois fazia um "toc" quando em curva ; Hoje está com 64k, acabei de trocar as correias e um relê do alternador pois notei que com dias parada ficava com carga da bateria ruim.
Considero assim que gastei nada de corretivo nesse carro, usando praticamente todo dia.
Viajo sempre com 100-120 e eventualmente em ultrapassagens vou além disso.
Ando sempre em areias e off road leve. ( sempre passeando, sem forçar nada)
Nunca o ponteiro da temperatura saiu do meio.
Gosto demais desse carro, e sugiro de boa a quem quiser pegar uma.
:dance:
Parapa_Sam
10/08/2014, 17:30
Saudações a todos!
Esqueci de postar neste tópico.
Gostaria de compartilhar a alegria da aquisição de uma Triton, 2011/12, V6, flex em maio deste ano.
Em relação a temperatura (q era minha preocupação), tanto em alta como em baixa RPM, em velocidade (acima ou abaixo de 100 km/h) ou parada, o ponteiro ñ passa do meio.
Grato a todos pelas orientações e conselhos.
Abçs do Sam
Lucas.PantaleaoGLS
11/08/2014, 08:35
Bom dia Victor, vc está vendo a agua do radiador ferver ou esta somente vendo o painel marcar temperatura elevada. Tirar a válvula termostática pode piorar a situação. Verifique se o painel está correto.
Tirar a válvula ajuda, já tiramos a válvula da l300 e ligamos a hélice direto, a temperatura não sobe. Provavelmente é a tampa do radiador.
SAPO-BOMBA
12/08/2014, 00:11
Tirar a válvula AJUDA se for pra tirar o carro do prego, uma válvula travada ou algum problema de junta queimada, ou cabeçote queimado.
Mas o CERTO É MANTER/TROCAR A VÁLVULA, SEMPRE!
Lucas.PantaleaoGLS
12/08/2014, 09:02
Tirar a válvula AJUDA se for pra tirar o carro do prego, uma válvula travada ou algum problema de junta queimada, ou cabeçote queimado.
Mas o CERTO É MANTER/TROCAR A VÁLVULA, SEMPRE!
Estranho, tem anos que rodamos sem válvula, e nenhum problema, o bom que em viagens a temperatura "sem válvula" sobe e fica normal, que quanto tinha válvula, em uma viagem, subia mais que o normal.
SAPO-BOMBA
12/08/2014, 17:29
Estranho, tem anos que rodamos sem válvula, e nenhum problema, o bom que em viagens a temperatura "sem válvula" sobe e fica normal, que quanto tinha válvula, em uma viagem, subia mais que o normal.
O motor é pra trabalhar NORMALMENTE com a válvula. O problema não é a válvula, é outra coisa, e tirar a válvula não resolve, só serve pra mascarar o problema.
Além disso, tende a consumir mais, e aumentar o desgaste do motor a longo prazo.
Imperador!
12/08/2014, 18:41
O motor é pra trabalhar NORMALMENTE com a válvula. O problema não é a válvula, é outra coisa, e tirar a válvula não resolve, só serve pra mascarar o problema.
Além disso, tende a consumir mais, e aumentar o desgaste do motor a longo prazo.
Exato! Retirar a VT é solução de mecânico preguiçoso pra achar o problema ou dono desleixado que não quer investir na solução. Mal sabem eles que o trabalho depois é muito maior...
FelipeFS
29/12/2014, 19:16
Olá Amigos!
Meu pai tem uma L200 Outdoor HPE 2007 e nunca tivemos problemas em relação à temperatura. Sempre nos preocupamos com as manutenções. De uns 15 dias pra cá ela resolveu aparecer um sinal de aquecimento com o ponteiro passando da metade do marcador, mas logo voltou ao normal (metade do marcador). As mangueiras são novas, e resolvemos trocar a tampa do radiador pra prevenir. Essa semana ela está apresentando esse fato mais vezes e nunca deixamos chegar perto do vermelho, mas percebemos que está baixando água do radiador e do reservatório. Percebemos que em marcha lenta e pouco esforço a temperatura não sobe, mas quando pegamos um trecho de serra para ir pra zona rural e a turbina trabalha mais a temperatura sobe rápido. Hoje por exemplo rodei 50km e precisei colocar quase 3 litros de água pra poder voltar pra casa. As mangueiras não ficam tão quentes e pela manhã tbm não tem acúmulo de pressão nem fumaça de cor duvidosa. Se puderem nos orientar ficamos gratos. Grande Abraço.