Ver Versão Completa : Amortecedor traseiro Vitara / Gran Vitara / Tracker
Gbarbosa
22/02/2013, 10:51
Segue dica de amortecedor traseiro para Vitara / Gran Vitara / Tracker. Marca Allen a óleo, custa R$ 210,00 o par.
É um amortecedor chinês, com a carcaça de cima de plástico....mas para quem não faz trilha pesada atende muito bem.
Se alguém conhecer outro legal é só indicar.
396378
Giu Bernardon
22/02/2013, 14:05
Caro Gbarbosa,
estou utilizando estes amortecedores em minha Tracker há um ano, e posso dizer que vem suportando bem alguns abusos.
Mas, acho que eles são muito moles para a Tracker (assim como o amortecedor original), o que se nota quando se passa em lombadas (sente-se a traseira afundando) ou em buracos na estrada, quando às vezes se sente a pancada de fim de curso. De todo modo, já duraram mais do que eu esperava!
Abraço.
Segue dica de amortecedor traseiro para Vitara / Gran Vitara / Tracker. Marca Allen a óleo, custa R$ 210,00 o par.
É um amortecedor chinês, com a carcaça de cima de plástico....mas para quem não faz trilha pesada atende muito bem.
Se alguém conhecer outro legal é só indicar.
396378
Gbarbosa
22/02/2013, 14:59
Opa...é bom saber...uso num vitarinha 2 portas. Obrigado Giu.
gtavalanche
22/02/2013, 16:30
Caro Gbarbosa,
estou utilizando estes amortecedores em minha Tracker há um ano, e posso dizer que vem suportando bem alguns abusos.
Mas, acho que eles são muito moles para a Tracker (assim como o amortecedor original), o que se nota quando se passa em lombadas (sente-se a traseira afundando) ou em buracos na estrada, quando às vezes se sente a pancada de fim de curso. De todo modo, já duraram mais do que eu esperava!
Abraço.
O mesmo preço de um cofap turbogás, vale a pena?
O comportamento descrito é o mesmo de um amortecedor desgastado.
Giu Bernardon
23/02/2013, 12:23
Pois é, na época paguei R$ 180 no par, o que era o preço de uma unidade do amortecedor do opala (óleo).
Optei pelos Allen pensando em substituílos em breve, o que ainda é a minha intenção. Mas, estou pensando nos Doetsch Tech, vendidos pela SOB. Alguém sabe alguma coisa deles? Será que são muito duros?
O mesmo preço de um cofap turbogás, vale a pena?
O comportamento descrito é o mesmo de um amortecedor desgastado.
O glb 1015 do opala na traseira tb ficam ótimos! to usando ainda e o carro não afunda mais nas lombadas! é um amortecedor de comprimento identico, porem tem o eixo mais parrudo. Necessita d euma pequena adaptação na base (é necessário colocar um "tubinho" de aço entre as borrachas no parafuso debaixo) mas é tranquilo de arrumar em qquer oficina de suspenção. os cars tiram de amortecedor velho na prensa.
E o preço é o mais legal: ridiculo pela relação custo beneficio.. meio chato de achar pq opala hoje é relíquia, mas fica ai a dica que uso e comprovo!
Minha intenção principal de usar isso para quebrar um galho antes de por kit lift e ter o carro a altura original foi pq ao viajar em velocidade o carro afundava absurdamente de traseira nos buracos da estrada. Hj o carro não afunda nada e não ficou duro! bem melhores que os originais.
[ ]s
Giu Bernardon
25/02/2013, 17:21
Obrigado Chuva,
já pesquisei muito sobre o assunto mas ainda não tinha lido um relato como o seu!
Abraço.
O glb 1015 do opala na traseira tb ficam ótimos! to usando ainda e o carro não afunda mais nas lombadas! é um amortecedor de comprimento identico, porem tem o eixo mais parrudo. Necessita d euma pequena adaptação na base (é necessário colocar um "tubinho" de aço entre as borrachas no parafuso debaixo) mas é tranquilo de arrumar em qquer oficina de suspenção. os cars tiram de amortecedor velho na prensa.
E o preço é o mais legal: ridiculo pela relação custo beneficio.. meio chato de achar pq opala hoje é relíquia, mas fica ai a dica que uso e comprovo!
Minha intenção principal de usar isso para quebrar um galho antes de por kit lift e ter o carro a altura original foi pq ao viajar em velocidade o carro afundava absurdamente de traseira nos buracos da estrada. Hj o carro não afunda nada e não ficou duro! bem melhores que os originais.
[ ]s
ola Giu,
tá aqui a sequencia q fiz na garagem. no filme da para ver como o amortecedor original tava uma m...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-67.html
[ ]s
Giu Bernardon
27/06/2013, 17:22
ola Giu,
tá aqui a sequencia q fiz na garagem. no filme da para ver como o amortecedor original tava uma m...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-67.html
[ ]s
Caro Chuva,
notei nas suas fotos da instalação do amortecedor traseiro que você instalou os batentes de amortecedor:
Notou alguma diferença? Continua utilizando os batentes? Imagino que eles ajudem a impedir o fim de curso da suspensão.
Grato,
Giuliano.
Oi Giu, já uso outros amortecedores gbl1024, mas na ocasião dos do opala gbl1015 não precisa por não. Quando os retirei os batentes de corsa nem haviam sido usados.. estavam limpinhos e sem amassados. Puz por precaução mas o curso do amortecedor usando o carro fora de trilhas não chega a fechar tanto a ponto de encostar nesses batentes. Para o carro original fica jóia os do opala! [ ]s
FELIPE MILFONT
20/08/2013, 06:46
Bom dia pessoal,
Li várias reclamações aqui no fórum sobre os amortecedores Monroe para a Tracker, inclusive algumas relatando problemas com menos de 1.000km rodados.
Amigos meus donos de oficinas aqui em Curitiba deram a seguinte sugestão: “Enquanto os seus estiverem bons, não mexa!”. Segundo eles, os Monroe originais são muito melhores que os de reposição; não sei se é isto mesmo, mas o fato é o que os meus são originais, estão com mais de 110.000km e a estabilidade do carro continua muito boa.
Não faço trilhas, mas já peguei muito buraco Brasil afora, on e off-road. Viajo bastante de Curitiba para Chapecó/SC, e aquela estrada de maneira alguma pode ser considerada on-road!
Em uma dessas, há uns 20mil km atrás, peguei um manchão no asfalto que amassou as duas rodas do lado direito (uso pneus Yokohama nas medidas originais, que na minha opinião possuem o perfil muito baixo. Eles resistiram bem, mas as rodas...). E agora, de uns 5mil km para cá, tenho percebido um desgaste irregular nos gomos do pneu dianteiro direito, tipo escama, o que sugere perda de eficiência do amortecedor (não há vazamento).
Nesse contexto, estou me preparando para trocá-los. Na Suzucar há opção dos Monroe (dianteiros e traseiros), Cofap (somente dianteiros), Kayaba (somente traseiros) e Net Motors (somente dianteiro, deste eu nunca ouvi falar). Tenho lido boas referências sobre os Kayaba (japoneses), e o preço é inferior aos do Monroe...seguem os links:
Cofap: Amortecedor Dianteiro GM-TRACKER/G.VITARA (COFAP) (http://suzucar.com.br/loja/index.php/par-amortecedor-dianteiro-g-vitara-todos-1.html)
Monroe: Amortecedor Dianteiro GM-TRACKER/G.VITARA (Monroe) (http://suzucar.com.br/loja/index.php/par-amortecedor-dianteiro-g-vitara-2-0-tracker.html) e (PAR) Amortecedor Traseiro G.VITARA 2.0/TRACKER (http://suzucar.com.br/loja/index.php/par-amortecedor-traseiro-g-vitara-2-0-tracker.html)
Kayaba: Amortecedor Traseiro GM-TRACKER/VITARA (KAYABA-JAPAM) (http://suzucar.com.br/loja/index.php/par-amortecedor-traseiro-original-g-vitara-vitara.html)
Net Motors: Amortecedor Dianteiro GM-TRACKER/G.VITARA (Net Motors) (http://suzucar.com.br/loja/index.php/par-amortecedor-dianteiro-g-vitara-todos.html)
Os Kayaba dianteiros só encontrei no Mercado Livre, mas aí sim com o preço maior:
Amortecedor Gm Tracker Dianteiro - Kyb - R$ 640,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495741466-amortecedor-gm-tracker-dianteiro-kyb-_JM)
Gostaria de saber se alguém aqui já teve a oportunidade de comparar duas ou mais destas marcas, e sabe me dizer se os Kayaba são realmente bons.
Desde já agradeço.
Felipe Milfont.
Curitiba – PR
Tracker 2.0 16V 2007/2008 – Original.
mackjunqueira
20/08/2013, 10:35
A minha esta com lift 2" e estou usando o amortecedor da suprema GBL 1024 e estou muito satisfeito!
FELIPE MILFONT
20/08/2013, 13:14
A minha esta com lift 2" e estou usando o amortecedor da suprema GBL 1024 e estou muito satisfeito!
Mas o GBL 1024 é mais longo que o original, justamente para usar com lift certo?
FELIPE MILFONT
20/08/2013, 13:25
Informação adicional - catálogo da Cofap:
01 - Amortecedores | CHEVROLET | TRACKER | 2007 | 2.0
AMORTECEDOR
Posição
DIANTEIRO
Código Cofap
MP35986M
Tipo
SUPER
AMORTECEDOR
Posição
TRASEIRO
Código Cofap
GB50985M
Tipo
TURBOGÁS
MOLA A GÁS
Posição
PORTA TRASEIRA
Código Cofap
17927M
Tipo
MOLA A GÁS
Os dianteiros são os mesmos da Suzucar...alguém já usou estes originais da Cofap?
Como alternativa aos da Suprema, para suspensão original, seriam os GBL 1015 do Opala?
Sim GBL 1015 do Opala funciona bem. Necessária adaptação no olhal (vc vai precisar de 2 tubinhos de aço pra por entre as borrachas do olhal, mas é bico de achar). Usei um tempo e ficam ótimos. Os do GM Prisma traseiros tb dão certo, mas como o carro é menor e mais leve não acho q durem muito, já o opala tb é pesadão como a Tracker.. boa sorte.
mackjunqueira
20/08/2013, 14:58
Mas o GBL 1024 é mais longo que o original, justamente para usar com lift certo?
Isso mesmo, o GBL 1024 é maior, sendo usado com o lift. Já sem o Lift deve-se usar o do opala GBL 1015.
CID MOREIRA
20/08/2013, 16:24
Pessoal,
Não sei referência do amortecedor, mas coloquei na traseira do meu GV os amortecedores dianteiros da SW4...
O carro fica beeem mais firme... Estou bem satisfeito...
Apesar de na cidade ficar um pouco duro, na estrada ganhei bastante..
Vou pesquisar mais detalhes e informo por aqui...
Abs.
FELIPE MILFONT
20/08/2013, 20:37
Chuva e mack, obrigado! Já é uma boa referência.
CID, os da SW4 são da mesma medida?
O que eu achei aqui:
Cofap: GB50960M Turbo Gás
Monroe: 83815
Amortecedor Dianteiro Monroe para Toyota Hilux SW4 ano 2005 em diante (http://www.gama4x4.com.br/amortecedor-dianteiro-monroe-para-toyota-hilux-sw4-ano-2005-em-diante-6365.html)
Amortecedor Traseiro Monroe para Toyota Hilux SW4 ano 2005 em diante (http://www.gama4x4.com.br/amortecedor-dianteiro-monroe-para-toyota-hilux-sw4-ano-2005-em-diante.html)
FELIPE MILFONT
21/08/2013, 01:24
Kayaba:
GM >> TRACKER :: TSG DO BRASIL (http://www.tsgdobrasil.com.br/loja/gm/tracker)
Cada um!
FELIPE MILFONT
21/08/2013, 06:43
E mais um, pra quem interessar:
http://www.imperioautopecas.com.br/_arquivos/KYB_Catalog_2012.pdf
Giu Bernardon
09/11/2013, 18:09
Fica aqui minha opinião já que busquei muito essa informação mas não encontrei.
Depois de testar amortecedores do Opala e me incomodar muito cada vez que passava em uma lombada (devido à traseira mole), resolvi instalar amortecedores Rancho (RS9000 xl) na traseira da Tracker. E posso dizer que eles são maravilhosos. Ainda não pude testá-los em estradas de terra, mas a possibilidade de regular a suspenção e deixá-la mais macia ou firme vale o investimento. Sem contar que não se corre o risco de comprar um par de amortecedores e chegar a conclusão que são muito moles ou muito duros e ter que se conformar com eles. Devia ter comprado estes na primeira vez que precisei trocar os amortecedores. Este modelo é pressurizado (gás) e a construção deles é super robusta.
CID MOREIRA
10/11/2013, 10:54
Pessoal...
Procurei a referência dos amortecedores que coloquei no meu GV, e não achei...
O que posso dizer é que são os dianteiros das SW4 japonesas.. O meu peguei de uma 93...
Encaixa certinho, sem precisar fazer nada...
O carro fica mais duro, mas na estrada fica bem bom de dirigir...
Abs
diegotmc
11/11/2013, 18:50
Onde encontro esses amortecedores Rancho pra vender? (internet)
Giu Bernardon
11/11/2013, 19:42
Na Jeeperia, ótimo atendimento!
Ressalto que o modelo usado por mim (RS999213) é para a Tracker SEM lift, suspensão original.
Jeeperia Acessórios 4x4 - A casa do 4x4 (http://www.jeeperia.com.br/loja/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=997&category_id=132&option=com_virtuemart&Itemid=89)
Onde encontro esses amortecedores Rancho pra vender? (internet)
diegotmc
12/11/2013, 12:26
Valeu Giu!
Pelo o que estou vendo, ele serve pra vários carros. Na Jeeperia está em falta, mas como estou sem pressa, vou pesquisando.
Anderson fortal
06/05/2014, 15:23
Ola caros amigos, qual a opção melhor dos amortecedores traseiros tracker?
agradeço desde já.
raphael.albrecht
06/05/2014, 15:31
Pessoal,
Estava pesquisando e achei aqui em curitiba a Zezo vendendo este amortecedor http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-SUZUKI-Pecas-amortecedor-Traseiro-Suzuki-Vitara-Shibumi-cada-versao-2200-2358.aspx
Alguem tem referencias? O que achei na net é que ele é japones e muito usado em toda a linha de carros japoneses.
Como estou a GV está totalmente sem nada de amortecedor, acho que vale a tentativa.
Abraço
O melhor para carro com suspensão original é o KAYABA, ou vulgo KYB.
Monroe é original, Cofap é mosca branca, rancho dizem q é bom tb e um pouco mais duro que o original.
Tem o gbl1015 do opala que usei e aprovei. poucas adaptações. Essa opção é legal pq o carro fica mais firme de traseira, altura perfeita e é bem barato! Há a opção do prisma antigo tb, mas só se for usar o carro 100% no asfalto, pq o amortecedor é mais fino/fraco.
Há ainda os da marca corven argentinos que são uma merda, fuja! (pela origem, não precisava falar nada, mas não custa reafirmar.. kkk).
Para lift a brincadeira muda, já sendo os gbl1024 da ômega suprema a melhor opção por ter curso maior, evitando as adaptações com prolongadores que soltam, quebram ou entortam; e tb evitando que a medida original dê fim de curso.
Para com ou sem lift há ainda os "super amortecedores" off-shox. Eu comprei, não tive problemas, mas 8 em cada 10 pessoas xingam a marca, mesmo a garantia sendo funcional (não compro mais...). Deve encher o saco ficar mandando toda hora trocar o amortecedor na fabrica (custo sem carro, custo de manutenção e custo transitório de frete).
Eu compraria os do opala de novo sem pestanejar. Pela questão custo x beneficio.
A marca Shibumi do link acima eu nunca ouvi falar.
Boa sorte
Uma pergunta, esses amortecedores rancho instalaram perfeitamente no Tracker ou precisou fazer alguma adaptação? A sua regulagem é feita no painel ou no botão diretamente no amortecedor?
Fica aqui minha opinião já que busquei muito essa informação mas não encontrei.
Depois de testar amortecedores do Opala e me incomodar muito cada vez que passava em uma lombada (devido à traseira mole), resolvi instalar amortecedores Rancho (RS9000 xl) na traseira da Tracker. E posso dizer que eles são maravilhosos. Ainda não pude testá-los em estradas de terra, mas a possibilidade de regular a suspenção e deixá-la mais macia ou firme vale o investimento. Sem contar que não se corre o risco de comprar um par de amortecedores e chegar a conclusão que são muito moles ou muito duros e ter que se conformar com eles. Devia ter comprado estes na primeira vez que precisei trocar os amortecedores. Este modelo é pressurizado (gás) e a construção deles é super robusta.
Giu Bernardon
12/06/2014, 11:57
Uma pergunta, esses amortecedores rancho instalaram perfeitamente no Tracker ou precisou fazer alguma adaptação? A sua regulagem é feita no painel ou no botão diretamente no amortecedor?
Olá amigo,
para Tracker com suspensão original os amortecedores Rancho instalam perfeitamente, como originais, não necessitando de adaptação como no caso dos do opala.
A regulagem faço no botão localizado no próprio amortecedor.
Minha experiência com eles é a seguinte:
rodando vazio: reg 1
Carro cheio ou estrada: reg 5
6 sacos de cimento no porta-malas:twisted:: reg 9
Angelo RJ
17/02/2015, 08:31
Olá pessoal, reativando o tópico....
Meu Grand Vitara (99) está com calços de 3cm na traseira e 2 cm na dianteira, além de estar com pneus 225/70/16.
Pois bem, os amortecedores dianteiros já estavam ruim antes do lift e por isso troquei eles por outros originais.
Agora os amortecedores traseiros estouraram (já estavam ruim antes do lift) e preciso troca-los.
Sendo assim, no meu caso, considerando que o carro está com 2 amortecedores originais (novos) na dianteira.....pergunto:
1 - Qual amortecedor devo colocar na traseira ? O gbl1024 ?
2 - É preciso alguma adaptação para colocar o gbl1024 ?
3 - Se eu colocar amortecedores originais na traseira, o carro vai ficar ruim ?
Agradeço,
eder oliveira
17/02/2015, 13:19
1024, você nåo vai se arrepender. O carro melhora muito. Acho que amortecedores originais com calços de 3" dependendo da situaçao, dará fim de curso.
Angelo RJ
17/02/2015, 22:44
1024, você nåo vai se arrepender. O carro melhora muito. Acho que amortecedores originais com calços de 3" dependendo da situaçao, dará fim de curso.
Olá Eder,
Obrigado pela sua dica. Sendo assim, vou correr atrás do 1024.
É preciso alguma adaptação para colocar esses amortecedores ?
Sabe indicar algum local onde eu posso encontrar ?
Obrigado
abs
rodrigo.hoffman
18/02/2015, 08:55
Olá Eder,
Obrigado pela sua dica. Sendo assim, vou correr atrás do 1024.
É preciso alguma adaptação para colocar esses amortecedores ?
Sabe indicar algum local onde eu posso encontrar ?
Obrigado
abs
Não quero ta falando besteira, mas acredito que com esse lift e usando os amortecedores da suprema, as molas vão cair do prato.. é bom dar uma olhada antes..
[ ]´s
eder oliveira
18/02/2015, 10:12
Não quero ta falando besteira, mas acredito que com esse lift e usando os amortecedores da suprema, as molas vão cair do prato.. é bom dar uma olhada antes..
[ ]´s
Já estou rodando há 6 meses com calços de 1.5" e as molas originais com amortecedores de suprema e ainda não tive problemas. É claro que não faço nada radical.
Angelo RJ
18/02/2015, 17:11
[ ]´s
Olá Rodrigo....
Levando em conta o que voce disse, eu teria outra opção de amortecedores ??
valeu
Angelo RJ
18/02/2015, 17:14
Já estou rodando há 6 meses com calços de 1.5" e as molas originais com amortecedores de suprema e ainda não tive problemas. É claro que não faço nada radical.
Pois é Eder, também não faço nada radical, apenas estradas ruins.
Esse amortecedores GBL1024, são os amortecedores traseiros da Suprema ? Ou dianteiros ?
eder oliveira
18/02/2015, 18:10
São os traseiros.
Angelo RJ
19/02/2015, 08:46
São os traseiros.
Olá Eder, desculpe te incomodar de novo.
Procurando pelo amortecedor da Suprema, achei esse link abaixo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624288803-amortecedor-tras-omega-suprema-_JM
No anúncio é dito que o amortecedor é o BL1024. Seria esse ???
obrigado.
Angelo RJ
19/02/2015, 08:51
Acho que achei o amortecedor.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624917815-amortecedor-turbogas-traseiro-gbl-1024-suprema-1993-1998-_JM#questionText
É esse ?
eder oliveira
19/02/2015, 12:38
Acho que achei o amortecedor.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624917815-amortecedor-turbogas-traseiro-gbl-1024-suprema-1993-1998-_JM#questionText
É esse ?
Angelo, são esses mesmos gbl1024, os BL1024 devem ser a oleo. Agora, a foto desses aí do anuncio deve ser ilustrativa, pois esses aí tão parecendo amortecedores dianteiros.
Angelo RJ
19/02/2015, 13:30
Angelo, são esses mesmos gbl1024, os BL1024 devem ser a oleo. Agora, a foto desses aí do anuncio deve ser ilustrativa, pois esses aí tão parecendo amortecedores dianteiros.
Ok Eder, vou vrf com o vendedor.
Voce sabe se será preciso alguma adaptação para colocação desses amortecedores ou é simples de instalar ?
grato.
diegotmc
19/02/2015, 15:44
Cofap BL1024 é a óleo, de Suprema 4 cilindros.
Cofap GBL1024 é a gas, de Suprema 6 cilindros.
No meu Vitara (3 portas) eu comecei usando o GBL1024. Troquei pelo BL1024 pois achei que a suspensão traseira estava muito dura. É muito amortecedor pra pouco carro.
Precisa um pequeno ajuste no furo inferior do amortecedor pra encaixar no eixo. Só uma esmerilhada...
Angelo RJ
19/02/2015, 20:31
Cofap BL1024 é a óleo, de Suprema 4 cilindros.
Cofap GBL1024 é a gas, de Suprema 6 cilindros.
No meu Vitara (3 portas) eu comecei usando o GBL1024. Troquei pelo BL1024 pois achei que a suspensão traseira estava muito dura. É muito amortecedor pra pouco carro.
Precisa um pequeno ajuste no furo inferior do amortecedor pra encaixar no eixo. Só uma esmerilhada...
Olá Diego,
Pois é, mas o pessoal gosta e indica o Gbl1024 no grand vitara/tracker, principalmente quando o carro está mais alto que original. Vou comprar, mandar instalar e ver como fica.
abs
diegotmc
20/02/2015, 08:41
Olá Diego,
Pois é, mas o pessoal gosta e indica o Gbl1024 no grand vitara/tracker, principalmente quando o carro está mais alto que original. Vou comprar, mandar instalar e ver como fica.
abs
Sim, concordo, até porque o GV é mais carro que meu Vitarinha. Só quis passar o feedback do que eu experimentei levantando meu carro, pois aqui no fórum eu encontrei muita informação espalhada ou incompleta ;)
Até vou doar os meus GBL pra um amigo que vai levantar a Tracker dele. Ainda estão novos.
rodrigo.hoffman
20/02/2015, 08:50
A um mês atras tive problemas com meus amortecedores traseiros, não especificamente neles, mas sim nos alongadores.. Eles afrouxaram e a rosca que é interna neles para rosquear na haste do amortecedor ficou lisa (comeu a rosca toda)..
Sendo assim fui atras de algumas opções que tem no site do cabrito (monza, kadett, etc).. Não testei o da suprema pq aqui não encontrei.. Desse dois que testei mesmo na mão achei os dois moles demais, mas num teste de abertura, a mola ficou solta, mesmo eu tendo lift de 2,5' na traseira.. Por enquanto continuo com os originais + alongadores..
Vou partir para o da suprema mesmo, mas com ele a mola vai ficar presa... Faça um teste ai.. Com o carro no chão solte os amortecedores (parafuso de baixo) e levante o carro pelo chassis ate a mola ficar solta.. Meça a distancia do suporte inferior do amortecedor (meio do furo) até o suporte superior.. Se a distancia for menor que 544mm se ocorrer uma situação que a suspensão abrir totalmente, a mola poderá soltar.. Isso não quer dizer que ela vai cair do carro, mas ela fica solta..
http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/amortecedores%20vitara.htm
[ ]´s
Oi Rodrigo,
Os do opala glb 1015 ou bl1015 tb dão certo na Tracker, gvII. O alongador deve ser diferente pois o diametro da haste é maior e a rosca é oblonga e diferente.
Além disso, o olhal é quase 100% de borracha e vc vai precisar de dois tubinhos pqnos de acho, um para cada lado, coisa fácil de achar ou fazer em alguma loja de suspensão. O cara nem cobra.
Isso tudo pra altura original!! Usei um tempo os do opala atras na tracker e ficou muito bom! Estável, nem duro, nem mole, casa certinho com o peso do carro.
[ ]
Olá, amigos! Coloquei na minha tracker o amortecedor turbogas da suprema com as molas do opala 6cc! Me pareceu um pouco dura na cidade, mas na estrada ficou muito bom!!!
Abs
CACHORRO-LOUCO
15/03/2015, 08:41
olá, amigos! Coloquei na minha tracker o amortecedor turbogas da suprema com as molas do opala 6cc! Me pareceu um pouco dura na cidade, mas na estrada ficou muito bom!!!
Abs
zepi, sei que ta velho teu post mas ainda tem a capa seca do falcon 3.6?
Olá, meu caro!!! Já foi há tempos... Está em SC.... Rsrsrs
Abraços
DFelippetti
20/03/2015, 18:45
Oi, pessoal
Vou ter q trocar os dois amortecedores traseiros (originais) da minha Tracker e, como pretendo fazer o lift de 1" (calços de tecnil), gostaria de saber se é melhor colocar os do opala (GBL1015) ou os da suprema (GBL1024). Se colocar os da suprema, é necessário trocar as molas tb? Junto com o lift, ela vai ganhar pneus BF AT 235/70.
O carro é de uso cotidiano e urbano, eventualmente pegando uma estrada de terra aqui ou ali. Além disso acho a Tracker meio molenga e gostaria de firmar a traseira pra melhorar a estabilidade.
Já agradeço a ajuda de antemão!
Abs
Oi Defelippetti,
Ficou um livrinho, eu escrevo como falo, mas ta ai.. uma comparação resumida do que fazer entre carro normal, lift 1 ou 2 pol..
Mas vc tem ter em mente o que pretende fazer com o carro e qto quer gastar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-49.html
[ ]
DFelippetti
22/03/2015, 16:49
Chuva,
Teus posts são demais, assim como a tua paciência...
Vou fazer o lift de 1" e quero gastar pouco. Assim sendo, vou optar pelos GBL 1015 (mais firmes que os originais) e colocar o calços de nylon. Pra fechar, mantenho as molas originais ou coloco as do opala tb? Li no fórum que elas tb são mais firmes e deixam a Tracker mais estável...
Nos amortecedores/molas dianteiros não pretendo mexer agora.
Valeu mais uma vez!
Abs
Oi amigo,
Obrigado, eu só retribuo os que tb tiveram paciencia comigo..kk
Se vai de gbl 1015, continue com as molas originais então. As molas do opala são mais duras e compridas, precisaria cortar se for usar sem lift. E no corte a adaptação pode ficar fazendo barulho. Só os amortecedores já vai sentir uma boa diferença de estabilidade traseira. Tem um post em algum lugar com as dicas pra usar esse amotecedor do opala. Tb é plug and play, mas falta 2 tubinhos de aço pra eles a serem colocados um em cada olhal, junto com as borrachas inferiores, naquele parafuso grande. Fáceis de achar em lojas de suspensão, mas já aviso que faltam..
Blz pra dianteira. Até hj uso as molas originais com calço e os amortecedores dianteiros originais duram bem mais que os traseiros; os meus estão guardados mas qdo tirei testei e ate o efeito do gás estava otimo. Os traseiros completamente mortos. Não sei pq isso, mas muita gente reclama e percebeu nos meados de 2008, pelo q li aqui. Os amortecedores originais duram muito pouco, perdem sua funcionalidade fácil por causa do peso traseiro do carro. Os do opala, são os do opala! Pra carro pesado mesmo, dimensionados praquele porta-malas grande!
O mais legal ainda desses amortecedores do opala são o preço! Vai apanhar um pouco pra achar, mas são bem baratos.
Boa sorte,
[ ]
DFelippetti
27/03/2015, 11:02
Pessoal,
Dica pra quem está procurando os GBL1015: comprei o par na Rabrune Autopeças (www.rabruneautopecas.com.br). Pesquisei bastante e foi o lugar mais barato que encontrei, pagando R$ 270,00 o par. Pra melhorar, eles dão frete grátis em compras acima de R$ 300, então aproveitei e já gastei mais R$ 40 e comprei 4 coifas de corcel/pampa.
Na real, é a 1a vez que compro nessa loja, mas pesquisei sobre eles na internet e a reputação me pareceu bem confiável. Se der alguma zica, eu aviso...
Abs!
Daniel
:)
Arildo MT
27/03/2015, 15:31
Pessoal, segue o melhor custo/beneficio que encontrei, comprei mas ainda não instalei, veio tudo certo, só demorou o transporte, comprei na NAFIL no RJ, glb 1024 Cofap 135,00 em 6x ou 128,00 cada no din din, p/ lift, calços de mola do Kadet em borracha 4,19 cada, umas 14 peças p/ 1'' a 1,1/2'' polegada, vç acrescenta as peças sobrepostas de acordo com a altura desejada, umas 3 cada lado na dianteira (a mola fica no meio da bandeja a altura fica maior que o calço colocado) e 4 cada lado na traseira sobe a mesma medida do calço, as medidas são quase exatas as dos calços de nylon que tem postagem no fórum, esse lance dos calços de borracha do Kadet também tinha encontrado por aqui, vou tentar incluir os links da nafil, mas sou novato por aqui não sei se consigo, kkkk,
https://www.nafil.com.br/index.php
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=22793
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=9330
Fabriciofaf
06/06/2015, 12:02
Pessoal,
Dica pra quem está procurando os GBL1015: comprei o par na Rabrune Autopeças (www.rabruneautopecas.com.br). Pesquisei bastante e foi o lugar mais barato que encontrei, pagando R$ 270,00 o par. Pra melhorar, eles dão frete grátis em compras acima de R$ 300, então aproveitei e já gastei mais R$ 40 e comprei 4 coifas de corcel/pampa.
Na real, é a 1a vez que compro nessa loja, mas pesquisei sobre eles na internet e a reputação me pareceu bem confiável. Se der alguma zica, eu aviso...
Abs!
Daniel
:)
Boa tarde.
Como foi sua compra dos gbl1015? Já foram instados?
Att,
Fabrício.
DFelippetti
08/06/2015, 10:11
Boa tarde.
Como foi sua compra dos gbl1015? Já foram instados?
Att,
Fabrício.
Oi, Fabrício
A compra foi bem tranquila. O pessoal da Rabrune foi bem ágil e atencioso. O produto é novo, lacrado na caixa. Ainda não tive tempo de instalar os amortecedores (quero fazer eu mesmo), mas assim que fizer, te aviso, ok.
Abs.
Daniel
tonhao17
30/08/2015, 22:27
Caro Gbarbosa,
Abraço.
Ótimo amortecedor mais o kayaba é o original e tem pouca diferença de preço, da uma olhada na www.suzucar.com.br. .;D
diegotmc
31/08/2015, 08:34
Alguém sabe dizer se os amortecedores de Suprema ficam grandes demais pra usar com apenas 1 polegada de lift na traseira?
Arildo MT
31/08/2015, 14:24
Alguém sabe dizer se os amortecedores de Suprema ficam grandes demais pra usar com apenas 1 polegada de lift na traseira?
Perde um pouco no fechamento, coisa mínima, não tem problema, vai bater no batente antes da dar fim de curso fechado, porem na abertura aumenta + ou - 3'' 7cm, totalmente aberto, vai esticar mangueira do respiro diferencial, cabos do freio de mão, flexível super esticado já antes de abrir todo o fim de curso do amortecedor, quando abre totalmente a suspenção dos 02 lados, também ficarão esticados os cabos dos sensores do abs (reposicionar os cabos nas precisilhas já resolve), isso tudo só acontece quando abre toda a suspenção dos 02 lados, se abrir um lado e fechar o outros não chega ao limite de nenhum destes componentes, tipo só vai dar zica quando passar aquela lombada muito rápido, atropelar um quebra mola na br em alta velocidade, ou off road em algumas situações expecificas.
diegotmc
31/08/2015, 16:51
Perde um pouco no fechamento, coisa mínima, não tem problema, vai bater no batente antes da dar fim de curso fechado, porem na abertura aumenta + ou - 3'' 7cm, totalmente aberto, vai esticar mangueira do respiro diferencial, cabos do freio de mão, flexível super esticado já antes de abrir todo o fim de curso do amortecedor, quando abre totalmente a suspenção dos 02 lados, também ficarão esticados os cabos dos sensores do abs (reposicionar os cabos nas precisilhas já resolve), isso tudo só acontece quando abre toda a suspenção dos 02 lados, se abrir um lado e fechar o outros não chega ao limite de nenhum destes componentes, tipo só vai dar zica quando passar aquela lombada muito rápido, atropelar um quebra mola na br em alta velocidade, ou off road em algumas situações expecificas.
Obrigado... no meu caso eu vou tirar as 2" de lift do meu Vitara 1995. Vou deixar com 1 polegada só. Não fica legal o ângulo do cardã com esse lift. Tá dando muita dor de cabeça pra rodar em velocidade alta...
diegotmc
24/09/2015, 19:34
Pessoal, peguei as molas de 1 polegada mas desisti. Vou voltar pra altura original mesmo.
E o meu problema parece que está sendo balanceamento de cardã, e não a altura. Mas hoje quando fui mexer com as molas descobri que um dos amortecedores dianteiros que eram novos já está estourado (marca Perfect = LIXO), então tomei um preju que não esperava, além de ter que mandar o cardã pra balancear... enfim, desanimei de mexer na suspensão e vou zerar.
Se alguém tiver interesse em comprar as molas, estou vendendo por 20% a menos do valor. Não usei as molas. São NOVAS.
O link pro anúncio tá aqui embaixo, na minha assinatura.
Alex SPI
01/12/2015, 11:45
Chuva,
O amortecedor do opala para a deixar traseira da tracker original que você usou é o cofap GBL 1015 a gás.
Mas liguei em algumas auto peças para pedir e os vendedores não querem o código, querem saber se é dianteiro ou traseiro e qual a faixa de ano do opala.
Você ou outro amigo podem me ajudar?
Em seguida pretendo por calço de 1" e mais pra frente pneus 235/70.
Abs
Alex
Oi Alex,
São os traseiros do opala msm.
O ano são dos mais novos, ultimos. Apesar que os bem antigos tb dão certo, só muda algum detalhe e a cor da pintura, que são marrons.
Os anos compatíveis são de 68 a 92, se não me engano. O corno desse vendedor não ter um sisteminha por código nos dias de hj tb se mata, né? kkk
Aqui tem os dois. O original e o do opala (repare o olhal maior do opala onde tem q por um tubinho dentro das duas borrachas q vem em cada amortecedor zero)
517715
[ ]
Alex SPI
02/12/2015, 08:16
Valeu Chuva,
Falta sistema ou é preguiça mesmo, nos 3 lugares que liguei não conseguiram achar pelo código e pediram qual que era, kkkk.
Agora vou procurar e providenciar a troca para reduzir o balanço.
Obrigado.
Alex
Clamel1959
02/12/2015, 15:15
Pessoal, boa tarde!
Sou novo aqui no fórum e estou necessitando de algumas informações a respeito de peças para o Gran Vitara 2.0 16V 4x4 2012:
Existem algum amortecedor traseiro compatível, que não os originais?
Qual o sistema de filtragem de combustível? Não encontrei na internet nenhum tipo de filtro para esse carro. Ouvi comentários sobre uma tela de filtragem que fica dentro do tanque. Como é isso? Necessita trocar?
Agradeço as colaborações.
Ola Clamel,
Desconheço adaptação pra amortecedor do gv3. A minha ta com 106kkm e são originais e ainda estão bons. Nao vi em nenhum lugar alguem q precisou trocar ou adaptar antes do tempo. O que fazem é por amortecedores mais parrudos de outras marcas mas mesmo modelo. Se sua necessidade for para algo mais parrudo vc pode pensar nesse sentido.
A tracker/GV2 tem os amortecedores traseiros mal dimensionados de fábrica e vão pro brejo rápido.
Sobre o tanque tb pesquisei muito e não achei nada pra gv3. Pelo q entendi é meio que igual da fielder: o filtro é interno mesmo ao tanque e meio "auto-limpante", não requer troca. Nem no manual diz algo a respeito. É coisa pra não mexer msm, eu desisti.
Mas sobre esse carro é melhor vc perguntar no tópico certo abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-806.html
Att
Oi Alex,
São os traseiros do opala msm.
O ano são dos mais novos, ultimos. Apesar que os bem antigos tb dão certo, só muda algum detalhe e a cor da pintura, que são marrons.
Os anos compatíveis são de 68 a 92, se não me engano. O corno desse vendedor não ter um sisteminha por código nos dias de hj tb se mata, né? kkk
Aqui tem os dois. O original e o do opala (repare o olhal maior do opala onde tem q por um tubinho dentro das duas borrachas q vem em cada amortecedor zero)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/517715-amortecedor-traseiro-vitara-gran-vitara-tracker-monroe-original-tracker-traseiro-x-gbl1015-traseiro-opala.jpg
[ ]
Segundo o catálogo online da COFAP, esse GBL1015 é do ano a partir de 87.
Posição
TRASEIRO
Código Cofap
GBL1015
Tipo
TURBOGÁS
Obs* 5 E 4 PORTAS - A PARTIR DE 09.1987
Chuva, como você já testou os GBL 1015 e o 1024, qual você acha que ficaria melhor num lift de 1" de calços?
Além das adaptações do amortecedor, você recomenda outra adaptação?
Att
mas.marco
04/04/2016, 18:57
com 1 polegada vai de 1015 a gas...
abracos
Isso! tb acho q os gbl 1015 dão conta!
[ ]
com 1 polegada vai de 1015 a gas...
abracos
Isso! tb acho q os gbl 1015 dão conta!
[ ]
Obrigado pelas respostas. Abraços