PDA

Ver Versão Completa : TR4 , barulho cambio, quando acelera, ajudem!

amithai
19/02/2013, 17:48
Ola pessoal acabei de comprar uma pajero tr4 2004 em bom estado mas com 2 probleminhas intrigantes que eu gostaria de discutir com vcs.

Problema 1 : Uma vibração danada quando liga o ar. Será que é rolamento do ar? Será que é coxim do motor?
Que acham? Vibra pra cacete, se eu ponho a R e seguro no freio(AT)..aí que vibra mesmo

Problema 2 : Um barulho tipo zumbido ou chiado, meio parecido com rolamento toda vez que eu acelero engatado . Quando ganho velocidade o barulho aumenta. Faz barulho no D , L e 2. Tração ligada ou não não faz diferença.

Problema 3: Não está ligando o bloqueio de diferencial. A luz do bloqueio pisca mas não apaga. Acredito que esteja fazendo o procedimento correto sim.

O 2 é o que mais me intriga, por favor deem hipoteses diagnosticas...

Obrigado amigos!

abs
Amithai

ps: pesquisei o forum mas nao achei resposta.

Mullerpi
19/02/2013, 18:42
Companheiro a minha não ta parando de piscar são as luzes dos pneus dianteiros... levei num mecanico e ele me disse que tenho que comprar uma peça chamada atuador... to atras para ver onde acho... mas to na duvida se existe o atuador da roda livre ou se tem outro tipo de atuador... vou atras do mecanica para tirar essa duvida e posto... Se vc souber onde acho peça da TR4 pena net me avisa...
abraço.

amithai
19/02/2013, 18:47
Companheiro a minha não ta parando de piscar são as luzes dos pneus dianteiros... levei num mecanico e ele me disse que tenho que comprar uma peça chamada atuador... to atras para ver onde acho... mas to na duvida se existe o atuador da roda livre ou se tem outro tipo de atuador... vou atras do mecanica para tirar essa duvida e posto... Se vc souber onde acho peça da TR4 pena net me avisa...
abraço.

Muller, vc não pode usar o meu topico para perguntar uma coisa!!
As vezes vc nao precisa de atuador , pode ser um mau contato ou ajuste, pegue uma segunda e terceira opiniao e fuja de autorizadas.

pessoal ajuda ae

Sem Loção
19/02/2013, 19:13
Caro amigo, eu iria por exclusão...

- Coxim do motor...

- Coxim do câmbio (veja se vibra mesmo em "N" e ligando o ar)

- Rolamentos/correia do acionamento do AC

Se vc abrir o cofre do motor e pedir pra alguém, GENTILMENTE engatar "D" e acelerar UM POUCO mantendo o carro freiado vc por vezes consegue ver um deslocamento grande do motor se o coxim estiver danificado...

Quanto ao chiado, veja se não está empenada a capa do disco de freio, ela fica bem rente ao disco e se estiver pegando faz esse barulho...

Luz do bloqueio do diferencial central piscando pode ser mau contato dos sensores (são trÊs, por baixo do carro, conectando no câmbio) dê uma bela limpada e veja se resolve. Se não, pode ser problema na CT mesmo, veja se não ficou muito tempo inativa, sem trocar o óleo tudo isso interfere no funcionamento dela... LEmbrar que a CT só é lubrificada quando é acionada, assim, aquelas TR4 das "tias" que não sabem nem pra que serve aquela "outra alavanca de marcha" é muito comum isso acontecer...

Depois conta o que vc achou..

Abs!

amithai
19/02/2013, 19:39
obrigado por responder.

Em relacao a CT e ao coxim vou fazer vamos ver no que da

Mas o barulho de cambio so aparece na aceleracao, vc ainda acha q é isso?

Sem Loção
19/02/2013, 19:55
obrigado por responder.

Em relacao a CT e ao coxim vou fazer vamos ver no que da

Mas o barulho de cambio so aparece na aceleracao, vc ainda acha q é isso?

Quando tira o pé do acelerador some o barulho?

Coxim de câmbio, ele angula ao acelerar e volta ao normal quando desacelera, e se estiver com "jogo" pode raspar o cardan apenas em algumas posições...

a minha tem um chiado que aparece só na aceleração e em 4x2 (e só de vex em quando também....) que pára quando engata o 4x4.... até agora não tomei coragem de ver... é só de vez em quando mesmo hheheh

amithai
21/02/2013, 22:46
Pela ideia do mecanico que enviei, o barulho é no diferencial traseiro....esse barulho é caracteristica? Como um diferencial da problema?
abs

Sem Loção
22/02/2013, 09:24
Pela ideia do mecanico que enviei, o barulho é no diferencial traseiro....esse barulho é caracteristica? Como um diferencial da problema?
abs

Diferencial traseira não é difícil de checar num bom mecânico... já que acabou de comprar, pede pra abrir e olhar e aproveita pra trocar o óleo...

mas é muito raro este diferencial dar problema... o conjunto é bastante forte... acabei de desmontar o meu, com 95mil km, pra instalar o bloqueio e fiquei bobo com o estado, tava inteiraço...

Abs!

amithai
22/02/2013, 09:29
obrigado por responder

Daniel, pelo que o mecanico escutou é barulho no diferencial. Concordo que ali é muito dificil dar problema e o oleo esta ok. Por isso que pergunto se nao é uma caracteristica do carro. Tipo , quando se acelera ouve um barulho tipo o de ré, mas bem mais baixo e bem mais suave...so na aceleracao, quando tira o pe se a velocidade q vc estava era muito alta, ainda se ouve um pouquinho e para(baixa a velocidade)...enfia o pe de novo e começa...
Eu tinha q ta do lado....

Sem Loção
22/02/2013, 09:40
obrigado por responder

Daniel, pelo que o mecanico escutou é barulho no diferencial. Concordo que ali é muito dificil dar problema e o oleo esta ok. Por isso que pergunto se nao é uma caracteristica do carro. Tipo , quando se acelera ouve um barulho tipo o de ré, mas bem mais baixo e bem mais suave...so na aceleracao, quando tira o pe se a velocidade q vc estava era muito alta, ainda se ouve um pouquinho e para(baixa a velocidade)...enfia o pe de novo e começa...

Que eu saiba, não... tenho duas TR4, nenhuma delas faz barulho no diferencial...

neilsonhenriques
22/02/2013, 10:03
Que eu saiba, não... tenho duas TR4, nenhuma delas faz barulho no diferencial...

Assino embaixo do Daniel. Aqui também são 2 TR4 e nenhuma faz barulho em nada.

Uma pergunta: esse carro já foi batido ? :pensativo:

amithai
22/02/2013, 10:24
Assino embaixo do Daniel. Aqui também são 2 TR4 e nenhuma faz barulho em nada.

Uma pergunta: esse carro já foi batido ? :pensativo:

acho q nao a ponto de dar barulho no diferencial, e se teve deve ter sido algo leve.
tenho q estar do lado pra ouvir...

Kleber Franca
22/02/2013, 12:41
obrigado por responder

Amithai / Daniel,

Como andam ? Tudo em Paz ?

Vamos ao barulho, eu tenho TR4 2004 Aut com 73000km e também tenho este barulho presente na VTR e digo á voces que ele apereceu depois que troquei as buchas traseiras da VTR, eu fiz a M de trocar por umas pararelas vendidas no mercado livre e depois de 3 meses foram pro saco, ai eu troque recentemente por buchas de PU.

O Barulho na minha só apareceu depois das Buchas de PU ai tirei a seguinte conclusão, essa vibração sempre existiu, mas com as buchas originais não sentia o barulho pois são de borracas e acabam absorvendo, como as paralelas também era de borrachas (bem vagaba) não tinha essa sintoma (mas depois de 3 meses parecia que eu não tinha masi bucha, mola, amortecedor kkkkk).

Amithai de uma olhada se a sua VTR está com buchas de PU, normalmente elas são vermelhas.

Acho bem dificil ser problema no diferencial, mas podemos estar com o cardan desbalanceado, mais isso é um palpite, pois não fui ver ainda na minha.

Espero ter ajudado com alguma coisa

Abraços
Kleber

amithai
22/02/2013, 16:56
ajudou sim, pode ser isso...agora o q é VTR?

Nao estou em casa mas assim que chegar vejo...

obrigado

Sem Loção
22/02/2013, 17:28
ajudou sim, pode ser isso...agora o q é VTR?

Nao estou em casa mas assim que chegar vejo...

obrigado

VTR = viatura

;)

amithai
22/02/2013, 18:53
Beleza!.......

amithai
22/02/2013, 18:59
Kleber, onde estao essas buchas? Note que o barulho é só na aceleração e vem de trás, perto do diferencial....é tipo uma ré baixinha....

josuemiranda
22/02/2013, 19:52
Amigo, eu tive um grave problema similar de barulho no ar condicionado quando acionava, descobri que era o rolamento do alternador.

amithai
22/02/2013, 21:19
Amigo, eu tive um grave problema similar de barulho no ar condicionado quando acionava, descobri que era o rolamento do alternador.

só quando acelerava?

Kleber Franca
25/02/2013, 10:54
Kleber, onde estao essas buchas? Note que o barulho é só na aceleração e vem de trás, perto do diferencial....é tipo uma ré baixinha....

Amithai,

Segue um desenho das buchas.

397024

Mas estive conversando com um amigo neste fim de semana e levantamos mais algumas possibilidades:
Pneus (os meus são BF Mud);
Rolamentos de roda;
Rolamentos do diferencial;
Cardã desbalanceado;

Mas ressalto que este só apareceu depois de colocar as buchas de PU (no meu caso).

Abraços,

Kleber

amithai
25/02/2013, 21:05
Nao da pra ver Kleber, desenho muito pequeno. Pode ser maior?

Kleber Franca
25/02/2013, 23:04
Nao da pra ver Kleber, desenho muito pequeno. Pode ser maior?

Desculpe, mas não sou muito bom nisso rs....
Segue o LINK (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-40600-), mas pelo amor de deus não compre essas pois não prestam !!!!

Abraços,

wguerra
26/02/2013, 08:38
Desculpe, mas não sou muito bom nisso rs....
Segue o LINK (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-40600-), mas pelo amor de deus não compre essas pois não prestam !!!!

Abraços,

Opa,

Considerando que essas não prestam, quais você recomenda comprar?

Obrigado!

Kleber Franca
26/02/2013, 10:17
Opa,

Considerando que essas não prestam, quais você recomenda comprar?

Obrigado!

Wguerra,

Se vc está com todas as buchas traseiras com problemas e usa a TR4 em trilhas, recomendo usar de PU devido ao custo/beneficio são mais baratas e duram mais, segue o link. Procure o Adriano e fale no meu nome que ele vai te dar um bom desconto.

BUCHAS DE PU (http://ajbuchasespeciais.com/lojavirtual.html)

Agora se o problema for em algumas somente, fica com as originais mesmo, pois são de ótima qualidade e feitas para durar, eu fiz a besteira de trocar todas (não precisava só tinha duas bem feias e outras duas + - ) por essas porcarias que não indico e em três meses tive que trocar todas novamente, diante do estrago coloquei PU, pois o kit de buchas traseiras originais custam + - R$ 1.800,00 só de peças fora a MO. Com este valor vc troca a frente e a traseira com MO e ainda sobram umas latinhas pro churras.

Abraços

wguerra
26/02/2013, 11:25
Obrigado, cara!

A minha tá começando agora a fazer uns barulhos na traseira quando tá com 4 pessoas que imagino serem as buchas indo pro saco. Uma outra TR4 que eu tive fez a mesma coisa.

Acho que daqui um tempinho vou ter que trocar tudo, daí vou de PU, mesmo.

Abraço,
Walter

Kleber Franca
26/02/2013, 11:58
Obrigado, cara!

A minha tá começando agora a fazer uns barulhos na traseira quando tá com 4 pessoas que imagino serem as buchas indo pro saco. Uma outra TR4 que eu tive fez a mesma coisa.

Acho que daqui um tempinho vou ter que trocar tudo, daí vou de PU, mesmo.

Abraço,
Walter

Walter,

De uma olhada nos amortecedores e nas molas, pois o barulho de buchas normalmente ocorre sem interferência de peso,
Às vezes o olhal, batente, bucha do amortecedor (todos são a mesma peça, mas o nome muda de acordo com a região do Brasil e com o mecânico) faz esse tipo de barulho quando tem peso.

Abraços,

amithai
26/02/2013, 12:00
Urucubaca solta mermao, nem queria falar as quarta passada emprestei prum amigo e ele porrou a frente. Vai ficar um bom tempo na oficina... Eu com 2 dias de carro acontece isso...

Kleber Franca
26/02/2013, 13:01
Urucubaca solta mermao, nem queria falar as quarta passada emprestei prum amigo e ele porrou a frente. Vai ficar um bom tempo na oficina... Eu com 2 dias de carro acontece isso...

Que Zica hein Amithai ! Depois que consertar leva ai em Aparecida.

Se precisar de ajuda, é só avisar.

Abraço

amithai
26/02/2013, 13:04
Merci Beaucoup my friend

amithai
26/04/2013, 21:25
putis grillus

Voltei e o carro ta consertado, pelo menos por fora!!!

Continua tudo, vou ver se arrumo e digo o q é

O ar do carro liga e desliga, ja disseram q nçao tem vazamento.

Tem uma coisa embaixo da caixa de ar que liga e desliga o ar, o q sera?

E vibra bastante. A ventoinha do ar liga fraco quando o compressor gira e para quando o compressor desliga...

davidfarhat
29/04/2013, 21:06
Amigo Amithai, que bom que a vtr já esta consertada, sobre o barulho de ré baixinha no diferencial traseiro, a minha faz o mesmo, porém apenas próximo de 90km/h e se ficar só relando o pé no acelerador, (é tipo um piado bem baixinho que só ouve com o som desligado e vidro fechado), reclamei na concessionária e falaram que não tem nada de errado, mecânico de confiança também falou que ta normal, desencanei.

A de outro amigo faz o mesmo barulho porém de maneira constante independente de aceleração ou velocidade e é bem mais audível,tipico de carro com diferencial surrado

Sobre o ar, hoje mesmo um outro amigo tava comentando sobre isso, a intermitencia de funcionamento do a/c pode ser o termostato com problema, a ventoinha na minha também desliga assim que o a/c é desligado

A vibração geralmente é tipica de calços/coxins de motor

amithai
29/04/2013, 22:23
Valeu David, to vendo que o negocio é aumentar o som e relaxar....

obrigado pela força ai.

Vou checar esses coxins de novo! Abs

Sem Loção
30/04/2013, 09:19
Realmente, é raro diferencial moer na TR4... coloquei o Kaiser tem dois meses, portanto abri o diferencial traseiro e fiquei impressionado com o estado dele... muito novo... claro, para isso colabora o fato de carro não ser nenhuma potência de torque e ser AT, portanto o conversor de torque "suaviza" a carga pro diferencial.... mas é de dar gosto!

amithai
30/04/2013, 20:56
sei la cara....mas tem barulhinho sim, ziiiiiiiiimmmmmmmmm.....tira o pé praticamente some.....acelera e volta.....

foi ouvido com mais intensidade perto do diferencial traseiro.

E a sua, vibra? o cara do ar disse que ao ;e compressor , pra eu ver marcha lenta....

se eu engato um D e ligo o ar o bicho vibra pra cacete...a rotacao cai pra 400 mas sobe pra 900 e fica vibrando

abs e valeu pelas dicas

Sem Loção
01/05/2013, 08:52
sei la cara....mas tem barulhinho sim, ziiiiiiiiimmmmmmmmm.....tira o pé praticamente some.....acelera e volta.....

foi ouvido com mais intensidade perto do diferencial traseiro.

E a sua, vibra? o cara do ar disse que ao ;e compressor , pra eu ver marcha lenta....

se eu engato um D e ligo o ar o bicho vibra pra cacete...a rotacao cai pra 400 mas sobe pra 900 e fica vibrando

abs e valeu pelas dicas

A minha não vibra não... é normal a rotação cair pela sobrecarga momentânea, mas logo recupera... mas essa vibração aposto em algum coxim que já era... ;)

Abraço!

mrcl.prado
26/06/2013, 22:35
amithai ,
estou com um problema idêntico : o barulho começa em 30, 40km /h, e parece barulho tipico de quando estou dando ré. quando tiro o pé o barulho some. volto a acelerar sem problemas, sem barulho..
levei numa oficina de confiança, que mexe com tr4, e o mesmo acreditava ser o diferencial traseiro.
pois bem, abrimos e não vimos nada de errado , a não ser pequenos calos que não justificam a troca da coroa e pinhão.
então , aproveitando a situação ,troquei os rolamentos e aparadores das rodas traseiras, oleos do diferencial e aditivo.
pro meu desespero, o barulho persiste.

Ja faz um tempo que vc postou descrevendo seu problema, e se conseguiu resolver, ou tem mais informaçoes pra compartilhar, eu agradeço seus comentarios .

minha tr4 é 2008 automática.

grande abraço .

amithai
27/06/2013, 19:38
mrcl, problema serio cara.....eu ja temia fazer tudo o q vc fez e não resolver.
Meu problema é identico ao seu, quando um resolver conta pro outro.

O barulho quando eu tiro o pé ele quaser some....me se aguçar os ouvidos, continua...

mrcl.prado
27/06/2013, 22:00
mrcl, problema serio cara.....eu ja temia fazer tudo o q vc fez e não resolver.
Meu problema é identico ao seu, quando um resolver conta pro outro.

O barulho quando eu tiro o pé ele quaser some....me se aguçar os ouvidos, continua...

pois é meu caro,
hoje passei na oficina pra dar uma olhada rápida nas buchas dos braços traseiros, e elas estão boas, inteiras e sem fissuras.
provavelmente não são elas.
Uma pergunta: quando o 4x4 está acionado o barulho para? (ou fica quase nulo)?
sinto que a tração dianteira compensa a traseira, "minimizando" o problema.

esqueci de mencionar que minha tr4 está com 58000km. E não posso acreditar que o diff traseiro está comprometido.

abs.

amithai
27/06/2013, 22:16
Não é, não pode ser diferencial....são peças feitas para durar muito...contudo...não ponho minha mão no fogo...como vc ja olhou arrisco a dizer que não é o diff.
A minha tem 90 mil km.
Não acontece nada quando ligo a tração, o barulho persiste...mas vou dar uma olhada mais de perto.
O q parece é que o barulho vem de trás mesmo e se a dianteira compensa, ajuda, o problema é atrás.
Será que não é rolamento de pinhão?

Vamos achar a solução juntos.

Abraços

mrcl.prado
28/06/2013, 20:22
Não é, não pode ser diferencial....são peças feitas para durar muito...contudo...não ponho minha mão no fogo...como vc ja olhou arrisco a dizer que não é o diff.
A minha tem 90 mil km.
Não acontece nada quando ligo a tração, o barulho persiste...mas vou dar uma olhada mais de perto.
O q parece é que o barulho vem de trás mesmo e se a dianteira compensa, ajuda, o problema é atrás.
Será que não é rolamento de pinhão?

Vamos achar a solução juntos.

Abraços

Também acredito ser rolamento de pinhão.

cara, estou utilizando o carro normalmente, aliás, sou natural de SJC e estou sempre por aí. Tenho familia em SJC e em Sta Branca. Faz duas semanas que fui até a represa jaguari, estrada jaguari, com o carro nessa situação. Sempre usando o 4x4, e não ouvi (ou não percebi) o barulho.
estou com medo de forçar o carro, mas como eu disse anteriormente, o diferencial está inteirão.

abs

amithai
28/06/2013, 23:07
cara , eu nao teria medo não...melhor q quebre logo o que seja e ja resolve.
Se bem que acho que não quebra facil nao

abs

Neto RN
20/05/2014, 15:53
cara , eu nao teria medo não...melhor q quebre logo o que seja e ja resolve.
Se bem que acho que não quebra facil nao

abs
Caro Amithai, tenho um problema bem semelhante ao seu, um zumbido em alta velocidade apertando o pé e uma vibração por dentro, vc resolveu esse problema? abs!

willtroller
23/11/2014, 21:01
Caro Amithai, tenho um problema bem semelhante ao seu, um zumbido em alta velocidade apertando o pé e uma vibração por dentro, vc resolveu esse problema? abs!

Tou com o mesmo barulho na minha qndo acelero!
barulho chato que parece "ré"!
creio que nada tem haver com
o diferencial traseiro! Isso é problema na caixa marcha mesmo!
qndo engato o 4x4 o barulho some!
iai?!? Alguém resolveu esse problema?

Zimbres
01/12/2014, 10:36
Tive esse problema depois de mandar trocar aquele copo que protege a cruzeta na caixa de transferência. Obviamente foi necessário retirar o eixo cardã, desconectando do diferencial. E foi depois disso que o ruído começou.
Estudando o manual de manutenção do diferencial, vi que a mit manda marcar a posição do eixo cardã antes de retirar, para depois montar na mesma posição.
Então foi só levantar o carro, soltar o eixo, girar e fixar de novo. Como era recente, deu pra identificar a posição original e acertei de primeira. Se for caso mais antigo, pode ter que fazer mais tentativas até encontrar a posição correta.
Detalhe, o manual fala para não bater no eixo ou cruzeta para soltar se estiver colado, e sim no diferencial, por baixo.

SergioRio
21/10/2015, 15:42
Oi Pessoa, preciso de uma ajuda aqui: Minha Tr4 (2002) está fazendo um barulho quando acelero mais forte (subindo ladeira, por ex). Parece que vem da parte traseira. Se aciono o 4x4 o barulho some, se boto em ponto morto o baulho some também. No reto, em velocidade constante, não faz o barulho (parece som de ré). Vi que várias pessoas estavam com o mesmo sintoma no carro. Alguém conseguiu resolver? MUITO Obrigado!

danielcontar
05/01/2016, 21:51
Oi Pessoa, preciso de uma ajuda aqui: Minha Tr4 (2002) está fazendo um barulho quando acelero mais forte (subindo ladeira, por ex). Parece que vem da parte traseira. Se aciono o 4x4 o barulho some, se boto em ponto morto o baulho some também. No reto, em velocidade constante, não faz o barulho (parece som de ré). Vi que várias pessoas estavam com o mesmo sintoma no carro. Alguém conseguiu resolver? MUITO Obrigado!

Boa noite, mesmo problema....Hoje a tarde desmontei o diferencial com o meu mecânico e a mesma coisa: aparentemente nenhum desgaste do pinhao/caroa! Amanhã de manhã ele ficou de chmar um especialista pra ajudar na solução, será passo a passo mas vamos descobrir esse problema amanhã, fé!
Alguém conseguiu resolver???

Bugaloo
08/01/2016, 18:01
Estou com o mesmo problema na minha Tr4 2003 aut, alguem conseguiu resolver?

Clevison
21/03/2016, 17:08
Também gostaria de saber se alguém conseguiu resolver esse problema, tenho uma tr4 2007 e a algum tempo com 95 mil km começou a apresentar esse problema também, só que tenho quase certeza que o problema vem da parte da frente do carro e quando aciono a tração o barulho some, inicialmente achei que era algum metal como uma chapa raspando em algo na roda como o freio a disco ou algo parecido, depois comecei a achar que era o rolamento e por fim depois de fazer o teste de ligar a tração descobri que o barulho some por completo e volta quando está desligado, ou seja com o 4x2 principalmente e acelerações e em subidas de um viaduto ou coisa assim, essa semana entrei embaixo do carro para trocar o acionador da embreagem e acho que vi um pouco de óleo embaixo do diferencial dianteiro, talvez algum vazamento ou rolamento tenha aquecido uma junta ou vai saber, se alguém tiver alguma dica sobre o que olhar agradeço por compartilhar com a gente.

otto77
24/04/2016, 14:43
Fala Clevison !
Descobriu o defeito de sua TR4 ?... a minha é 2009 AT... todos sintomas da sua VTR!..ja olhei por tudo e não acho este maldito defeito !

hugomarshall
15/09/2016, 23:22
E ai pessoal, estou com o mesmo problema de vocês!!! Alguém achou a solução ?

jacksontr4
12/11/2016, 15:52
E ai pessoal, estou com o mesmo problema de vocês!!! Alguém achou a solução ?

Iai galera alguém resolveu

Arildo MT
13/11/2016, 07:17
Vi um tópico um tempo atras, não me lembro qual, que discutia sobre acoplamento da PTO na cx de transferência, algo assim.

pabloopo
28/11/2016, 17:15
Olá, pessoal!
Ha algum tempo venho notando aparentemente o mesmo problema na minha TR4 AT 2010 com 67 mil km rodados e encontrei isso aqui no fórum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/104492-chiado-barulho-no-cambio-da-tr4-2011-a.html
Pesquisando pelos códigos dos rolamentos, aparentemente são da caixa de transferência e não do câmbio como mencionado. Será isso? Alguém conseguiu resolver desta ou de outra forma?

Edimar_Oliveira
01/12/2016, 13:01
O meu "ex" TR4 2007/2008 mecânico estava para ser vendido e o tal ruído apareceu do nada. Mas só era audível com os vidros abertos.

Após um bom tempo de pesquisa, onde foi necessária a experiência de dois mecânicos tarimbados, parece que o ruído era um pequeno desajuste de engrenagens na caixa de transferência. Desculpem se não sei os nomes técnicos, ou se não sei descrever corretamente, por que não é minha praia, mas feito o tal ajuste, o ruído sumiu completamente.

Não havia nada de realmente anormal nos rolamentos e engrenagens, e tudo estava em perfeito estado, como era de se esperar considerando a robustez do sistema de 4x4 do TR4. Se não me engano, o ruído parava quando ligava o 4x4.

Particularmente eu não acho que seja diferencial ou buchas, como alguns sugeriram, por que a característica do ruído relatado tem muito a ver com o que aconteceu comigo.

elcio roberto kazulle
14/12/2016, 12:13
Boa tarde a todos , também estou com o mesmo problema , o barulho que parece ruido quando engatamos a ré só faz está 4x2 e quando acelera ou quando esta subindo, tiro o pé do acelerador o barulho para, engato 4x4 o barulho para , o problema maior é que não faz direto, faz só de vez enquando , geralmente quando eu engatava o 4x4 e voltava para 4x2 ele parava na hora , ainda não consegui que um mecânico escutasse o bendito do barulho pois quando chegava no mecânico o barulho parava (raiva) marquei para trocar os Óleo do diferencial dianteiro ,Óleo do diferencial traseiro, da tranferencia, o do cambio troquei faz pouco tempo , minha é uma tr4 ano 2006 automática. ALGUEM JÁ CONSEGUIU RESOLVER O PROBLEMA? OUTRA PERGUNTA QUAL A KILOMETRAGEM QUE A TR4 DE VOCES FAZEM?

jhonathanpsi4x4
15/12/2016, 19:31
TR4 2012. Neste tópico surgiram duas opções para resolver o problema. Alguém já tentou alguma delas? Acabei de ler, vou apresentar ao mecânico e se surtir efeito eu retorno aqui para dizer. Obrigado a todos!

ricardocastro
11/01/2017, 11:25
peçam pro mecanico examinar os protetores de po do cardã e diferencial, eles entortam facilmente e causam eeses barulhos na aceleração

ThiagoL200
30/04/2017, 13:40
Olá amigos, ja conseguram resolver a bucha?? Achei algo q vale a leitura:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/96865-roda-livre-pajero-tr4-pajero-io.html

Essa semana pegarei a minha, ja fui ver a VTR, 2007 com 41mil kms. Pneus originais ainda e bons! Parece estar zera mesmo, porém ao dar uma volta no quarteirão ouvi esse barulho danado, nada muito alto. Assim q pega-la, primeira coisa é ver o sistema de roda livre

Um abraço à todos 🍺

Galvane Botelho
23/02/2018, 20:43
Boa noite, pessoal! A minha TR4 2013, estava com o mesmo problema de vcs, barulho ao acelerar, levei em um mecânico aqui na cidade de poá sp, o mesmo é especialista em câmbio e diferencial, solucionou o meu problema. Segue telefone do mesmo. (011) 4638-7059// 011-4639-8616 vieira câmbio e diferencial.

Carloskann
14/02/2019, 13:30
opa amigo, vc ja fez o teste com o carro em movimento em ponto morto?? meu caro tem ESSE MESMO PROBLEMA E O MECÂNICO DISSE QUE ERA UM ROLAMENTO DA CAIXA DE TRAÇÃO...

William Goomes
11/04/2019, 10:37
Pessoal, bom dia... alguem conseguiu resolveR?
Tenho uma 2007 que esta com o mesmo barulho... ao acelerar.... no ponto morto nao faz...

Alguem conseguiu?

Claudio07
28/06/2019, 22:25
Boa noite. A minha está com o mesmo barulho. Achei alguma coisa. Vou levar pra ver. Pode ser a luva do Cardan. Ela fica pegando.
Barulho pajero tr4 - YouTube (https://youtu.be/iD_JhpDMiNA)
Olha esse vídeo.

Henrique999
30/05/2020, 18:57
E aí galera, conseguiram resolver o problema?

luispiu
30/03/2022, 18:26
estou com o mesmo problema, alguem achou a solução?

luispiu
12/04/2022, 10:22
ACHEI O PROBLEMA - RESOLVIDO

primeiramente achei que o barulho vinha do diferencial traseiro do carro, mas com o tempo observando e andando com o carro eu percebi que o barulho parava quando eu engatava o 4x4, depois percebi que não precisava engatar o 4x4 para o barulho parar, era só movimentar minima coisa a alanca do 4x4 para frente para fazer o acionamento da roda livre e o barulho ja parava, então percebi que o barulho vinha da parte da frente do carro e em especifico na roda livre, fui para o acionador a vacuo da roda livre e retirei ele do carro para inspecionar, sem o acionador a vacuo no carro e puxando o acionador da roda livre todo para fora percebi que o barulho parava, percebi então que o atuador a vacuo da roda livre quando acionado não se movimentava por completo (ficando na metade do caminho) então o garfo de acionamento interno da roda livre ficara raspando ocasionando o barulho, o meu problema não era nem o atuador a vacuo, o problema estava na solenoide de acionamento do vacuo, uma das solenoides estava travada e na hora de acionar o atuador a vacuo não chegava vacuo suficiente, então retirei a solenoide e com o uso de wd40 e uma batidinhas com um pequeno martelo mesmo consegui destravar o solenoide, montei de volta o o problema foi resolvido.....

Espero ajudar vocês pois fiquei meses com esse problema quebrando a cabeça e pensando que era algo mais sério como um rolamento da caixa ou diferencial

OBS, O BARULHO SÓ APARECIA EM SUBIDAS E QUANDO ACELERAVA MAIS O CARRO, BARRULHO DE FERRO RASPANDO, PARECIA ATÉ OS FREIOS TRASEIROS OU ALGO NO DIFERENCIAL

adrianodsb
27/04/2022, 18:16
Boa noite meu caro,

Esse é extamente o mesmo problema do meu, fiquei contente com a sua solução e vou ver se ela se aplica ao meu caso.

Confesso que já estava preocupado, pois já levei em várias oficinas conhecidas e "especializadas" em 4x4 em Fortaleza, mas fiquei decepcionado com o serviço. Uns condenaram a caixa de tração, outros o diferencial, outro até falou que poderia ser o câmbio (o meu é automático) e nenhum resolveu nada.

Obrigado por informar!

ACHEI O PROBLEMA - RESOLVIDO

primeiramente achei que o barulho vinha do diferencial traseiro do carro, mas com o tempo observando e andando com o carro eu percebi que o barulho parava quando eu engatava o 4x4, depois percebi que não precisava engatar o 4x4 para o barulho parar, era só movimentar minima coisa a alanca do 4x4 para frente para fazer o acionamento da roda livre e o barulho ja parava, então percebi que o barulho vinha da parte da frente do carro e em especifico na roda livre, fui para o acionador a vacuo da roda livre e retirei ele do carro para inspecionar, sem o acionador a vacuo no carro e puxando o acionador da roda livre todo para fora percebi que o barulho parava, percebi então que o atuador a vacuo da roda livre quando acionado não se movimentava por completo (ficando na metade do caminho) então o garfo de acionamento interno da roda livre ficara raspando ocasionando o barulho, o meu problema não era nem o atuador a vacuo, o problema estava na solenoide de acionamento do vacuo, uma das solenoides estava travada e na hora de acionar o atuador a vacuo não chegava vacuo suficiente, então retirei a solenoide e com o uso de wd40 e uma batidinhas com um pequeno martelo mesmo consegui destravar o solenoide, montei de volta o o problema foi resolvido.....

Espero ajudar vocês pois fiquei meses com esse problema quebrando a cabeça e pensando que era algo mais sério como um rolamento da caixa ou diferencial

OBS, O BARULHO SÓ APARECIA EM SUBIDAS E QUANDO ACELERAVA MAIS O CARRO, BARRULHO DE FERRO RASPANDO, PARECIA ATÉ OS FREIOS TRASEIROS OU ALGO NO DIFERENCIAL

Welington de lima
14/12/2022, 12:25
Boa tarde....

Consegui resolver o problema do barulho q andando em 4x2..faz um chiado de ferro com ferro e em 4x4 para...no meu caso era as solenóides..passei por vários mecânico e ninguém resolveu..e um deles abriu até o diferencial traseiro e condenou dois rolamentos...uma maneira simples de saber se o barulho do seu carro vai parar é tirando o atuador do lugar...puxe a haste q aciona a roda livre..TD pra fora .amarre um arame na ponta da haste e prenda o arame em algum lugar em baixo do carro..vai perceber q o cardã..vai rodar livre... dê uma volta com o carro e vai perceber q o barulho acaba...o problema está neste sistema...pode ser o atuador...as solenóides...alguma mangueira furada... reservatório de ar...mais na maioria das vezes.. é a solenóide..no meu caso..já tinha trocado o atuador..pós entrou água..e tinha lama até na solenóide..quando for fazer o teste..desligue as tomadas da solenóide para q elas não puxe ar quando o atuador estiver fora...espero q ajude...pois já quebrei muito a cabeça com esse barulho.

udsdinho
18/04/2023, 16:40
Olá a todos,
Tive o mesmo problema com todos estes sintomas (barulho só a parecia em subidas ao acelerar e dava até uma leve vibração no acelerador e no assoalho do passageiro). levei este post do "Welington" para o mecânico mesmo especializados em MT e no meu caso foi realmente a solenóide que estava com problema, porém tive que trocar duas vezes porque a primeira solenóide não era de qualidade e o barulho persistiu, indico trocar por original. Demorei mais de meses para resolver este problema.