Ver Versão Completa : Qual a real utilidade do px?
Olá pessoal, tenho um px aquario na minha pick up mas em certas viagens que encontrei com a turma em comboios observei que todos tinham seus radios e nenhum era px, fiquei meio desnorteado, porem pra minhas viagens não ficarem monotonas fiz muita amizade com caminhoneiros, porem não vi necessidade no px, qual o tipo e modelo de radio que me adaptaria bem para a pick up? Teria que trocar até a antena (hoje é uma aquario 2080) de 1,62m. Vlw espero que vcs me ajudem com essa dica! Vlw
Amigo,
veja o rádio que seus amigos possuem e compre um !!!! Nao adianta o pessoal usar PY e voce possuir um PX ou vice versa.
Caminhoneiros utilizam o PX em sua grande maioria....
Dependendo do uso, um radio HT VHF já te atende (se for p/ conversar com amigos em comboio), agora se quiser bater papo no VHF com gente de longe, vale a pena comprar um VHF (PY) de mesa c/ antena externa e instalar na caminhonete...
Abraço
Vitorugo
16/03/2013, 12:49
Foristas... Desde já peço desculpas pelas perguntas e questionamentos; pois sou LEIGO no assunto... Tentarei ser objetivo e breve...
Possuímos propriedade rural e lá não pega sinal de celular... A propriedade fica cerca de 50 km da cidade em que residimos! Qual a melhor solução e se tem alguma? Seria instalar PX ou PY nas picape? Também se teria como botar um rádio dentro da casa da cidade e um na casa da propriedade.. Se sim esses rádios fixos (da casa e da propriedade) poderiam entrar em contato com os móveis (das picape e dos tratores?) Obrigado pela atenção e paciência! No aguardo! Forte abraço!
VOVÔ DO TROLLER
16/03/2013, 17:34
Foristas... Desde já peço desculpas pelas perguntas e questionamentos; pois sou LEIGO no assunto... Tentarei ser objetivo e breve...
Possuímos propriedade rural e lá não pega sinal de celular... A propriedade fica cerca de 50 km da cidade em que residimos! Qual a melhor solução e se tem alguma? Seria instalar PX ou PY nas picape? Também se teria como botar um rádio dentro da casa da cidade e um na casa da propriedade.. Se sim esses rádios fixos (da casa e da propriedade) poderiam entrar em contato com os móveis (das picape e dos tratores?) Obrigado pela atenção e paciência! No aguardo! Forte abraço!
Boa tarde Vitorugo. O PX não vai lhe atender, pois só serve para comunicação em curta distância. O que vai lhe atender é o PY, mas neste caso, você vai ter que instalar uma estação repetidora, na casa ou na fazenda, de preferência no lugar mais alto. Eu não entendo muito do assunto, com relação à parte técnica, mas no tópico abaixo, o pessoal, inclusive o Murillus ,tem um bom conhecimento sobre o assunto, e com certeza eles vão te ajudar (neste tópico, também tem algumas informações a respeito). Um grande abraço. Válter.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/35187-repetidora-py.html
Olá Vitorugo
Em regiões planas o VHF (PY) pode ser utilizado para a distância que você citou. Mas se houver montanhas no caminho será necessário o uso de repetidora em lugar alto.
Entretanto atente para a questão legal do uso de radiofrequência cujas normas estão sob a fiscalização da ANATEL.
Há duas maneiras de utilizar o sistema em VHF ou UHF:
1 - Operação em faixas específicas (comercial) sob licença da ANATEL. Não é barato.
2 - Operação em faixas destinadas ao radioamadorismo. Aqui é mais complicado pois a norma restringe bastante o que se pode falar. Assuntos comerciais, por exemplo, não pode. Além disso para utilizar a frequência é preciso ter Certificado de Operação de Estação de Radioamador expedido pela ANATEL, após prestar exames e passar nas provas.
Quantos aos rádios é possível operar fixo (em casa por exemplo) e móvel, desde que estejam na mesma frequência.
Já o uso da faixa cidadão (ou PX) em 11 metros não exige exames, basta um requerimento junto à ANATEL para legalizar.
Porém ele é para curtas distâncias (menores que 50 km) ou para longas distâncias como o Norte, Nordeste (falando aqui do sul) e até outros continentes.
No seu caso a operação em banda comercial, creio eu, é o mais indicado. No entanto prepare o bolso.
Abs.
Vitorugo
17/03/2013, 11:42
Caros Idoso do Troller e PP5GAS... Obrigado pela atenção e pelas respostas! Aqui é coxilha... Então vai ter que ser esse sistema que você falou aí... Mas estamos falando de quanto +-? Abraço!
Caros Idoso do Troller e PP5GAS... Obrigado pela atenção e pelas respostas! Aqui é coxilha... Então vai ter que ser esse sistema que você falou aí... Mas estamos falando de quanto +-? Abraço!
Em Pelotas entre em contato com a CCTEL na Rua General Osório 909. Terá um bom esclarecimento quanto radiocomunicação em frequência comercial.
Já no radioamadorismo entre em contato com pessoal da USRA em Santa Maria. USRA .:. Unio Santamariense de Radioamadores (http://www.usra.com.br/)
Bas.
adrianoquatro
15/04/2013, 10:02
Talvez esse link seja útil:
TELEFONIA RURAL (http://www.locacaodetorres.com.br/rural.htm)
Vitorugo, ai pra você é mais fácil dar um pulinho em Jaguarão e comprar dois rádios fixos vhf, de preferencia yaesu ou icom que são as melhores marcas, quanto a instalação provavelmente alguns daqueles postos na saída para Rio Grande, onde tem bastante caminhão deve ter algum instalador de PX e que provavelmente trabalhe com vhf.
andre_agostinho
23/04/2013, 00:22
Oi ronne...boa noite amigo
bem....eu tb sou da opiniao do LeoPoa...veja qual radio seus amigos tem....mas se nao tem amigos com radio...a preferencia é o px ...
vhf é muito legal tb e eu, por exemplo depois de anos com o px resolvi comprar para o Bóris, um vhf...agora atenho que fazer prova e etc...mas acho que para ter novos amigos...o py é uma boa...apesar de caro ...que região vc fala? Sp, rj, sc...?
abraco
10-4
André Monteiro Costa
04/06/2013, 14:26
Tenho um radio VHF portátil marca Humminbird que eu usava em uma lancha e agora fazendo algumas trilhas tentei usar o mesmo com amigos que tem PY( VHF ) e não consegui. Alguem poderia me ajudar porque não consigo?
adrianoquatro
06/06/2013, 00:39
Vhf maritimo usa outra frequencia. Não é o mesmo range dos radioamadores.
André Monteiro Costa
06/06/2013, 14:36
Sabe se posso alterar a frequência do meu rádio, para que possa falar em terra?
adrianoquatro
06/06/2013, 15:23
Talvez, mas ach oque pode ser difícil algum técnico que tenha experiência nisso já que não é muita gente que pede esse tipo de conversão. Não é como "abrir" os VHFs comuns pra ampliar a faixa. Outra: os VHFs marítimos operam em "canais", onde cada canal equivale à uma freqüência. Já nos VHFs radioamador você corre a freqüência, então vai ficar "manco" de qualquer maneira. Vai ter que ficar pedindo pro povo sintonizar nas freqüências que você vai poder alterar. Acho que vale muito mais a pena vender o seu pra alguém que tenha barco e comprar um compatível.
André Monteiro Costa
07/06/2013, 15:16
Talvez, mas ach oque pode ser difícil algum técnico que tenha experiência nisso já que não é muita gente que pede esse tipo de conversão. Não é como "abrir" os VHFs comuns pra ampliar a faixa. Outra: os VHFs marítimos operam em "canais", onde cada canal equivale à uma freqüência. Já nos VHFs radioamador você corre a freqüência, então vai ficar "manco" de qualquer maneira. Vai ter que ficar pedindo pro povo sintonizar nas freqüências que você vai poder alterar. Acho que vale muito mais a pena vender o seu pra alguém que tenha barco e comprar um compatível.
Ok, obrigado.
Teu VHF Maritimo nao precisa ser alterado para falar com os VHF "normais".
É possivel utilizar o VHF nautico em trilhas... só nao é mto prático....
O vhf maritimo possui se nao me engano 88 canais, alguns canais possuem a mesma frequencia de envio de mensagem e escuta, outros canais recebem em uma frequencia e enviam em outra.
P/ voce usar o vhf maritimo na trilha, teria que escolher a frequencia de um canal e combinar com os teus amigos e ficar somente nessa... No google voce encontra fácil a tabela de frequencias do vhf maritimo....
Vale a pena fazer isso tudo ??? Eu acho que nao. Vender o vhf maritimo e comprar o outro seria a melhor escolha....
Quase fiz isso que voce está querendo com o radio da minha lancha, mas desisti...
Abraço
Amigos,
Estou interessado em instalar um outro rádio móvel (agora PX, pois já tenho um PY) na minha vtr e pelo que tenho lido na net o COBRA 19 DX IV teria o melhor custo-benefício. Porém, parece que o mesmo não possui alto-falante interno, tendo que instalar junto com um alto-falante externo. Alguém confirma essa afirmação? É isso mesmo, esse rádio não tem A.F. interno??? Já pesquisei na net, examinei o manual do aparelho e consultei o setor de vendas da Steelbras mas nem eles sabem com certeza...
Obrigado e abrçs a todos!
Ninguém ???????????????
Oi amigo , o COBRA 19DX IV tem auto falante interno e também saída para externo !
O auto falante fica na parte de baixo do aparelho ok ,
Abs
Nilton J
07/08/2013, 21:28
Meu PX é o Midland 1001Z, compacto e muito bom de performance. Ele tem falante interno, mas instalei caixinha acústica externa, melhora muito o áudio q sai frontal ao painel da viatura e assim não fica abafado por baixo do aparelho. Instale tb uma boa antena externa, em meu caso, a Steelbras AP 6190 como mola slim p uso no off-road e bobina de alta eficiência na base. Ponha ela no topo de sua capota e falará em linha visada até 15 km; com propagação aberta na faixa dos 11 mts, vai falar com caminhoneiro nas estradas da Flórida - USA.