PDA

Ver Versão Completa : Feixe de molas: medidas e modelos



fabiano soriano
16/02/2013, 12:09
Bom dia pessoal,

Seguinte, estou trocando os feixes de molas traseiros da minha band e comprei em campinas na oxford 4x4 o par de feixes traseiros. O que aconteceu é que os feixes entregues são curtos, com distância entre furos de 1160mm.

N minha band o feixe original de 4 lâminas tem um distância de entre furos de 1290mm, então o pessoal da Oxford entrou em contato com o fabricante e disse que mais próximo desse comprimento de mola que ele tem de 4 lâminas para band curta de aço é de 1360mm, ou seja 7cm mais comprido que o meu original.

O que pediria para os Srs. é que por favor, tirassem as medidas de entre furos do feixe de molas das suas bands curtas e postar aqui o valor, para que possamos ver quais as diferenças de quantidade de molas e de comprimento.

Outra dúvida é que se eu instalar esse feixe de 7cm maior o meu eixo irá correr para trás cerca de 3,5cm certo?

Qual problema isso poderia trazer?

Obrigado pela ajuda, aguardo as info das medidas...

Abrass

Fabiano

AlexandreStudart
16/02/2013, 12:54
[ATTACH]395285
Bom dia pessoal,

Seguinte, estou trocando os feixes de molas traseiros da minha band e comprei em campinas na oxford 4x4 o par de feixes traseiros. O que aconteceu é que os feixes entregues são curtos, com distância entre furos de 1160mm.

N minha band o feixe original de 4 lâminas tem um distância de entre furos de 1290mm, então o pessoal da Oxford entrou em contato com o fabricante e disse que mais próximo desse comprimento de mola que ele tem de 4 lâminas para band curta de aço é de 1360mm, ou seja 7cm mais comprido que o meu original.

O que pediria para os Srs. é que por favor, tirassem as medidas de entre furos do feixe de molas das suas bands curtas e postar aqui o valor, para que possamos ver quais as diferenças de quantidade de molas e de comprimento.

Outra dúvida é que se eu instalar esse feixe de 7cm maior o meu eixo irá correr para trás cerca de 3,5cm certo?

Qual problema isso poderia trazer?

Obrigado pela ajuda, aguardo as info das medidas...

Abrass

Fabiano

Fabiano, blz?
Dá uma olhada nesse catálago da Fabrini, caso não consiga procure na net pelo catálogo da Marchetti, são 2 fabricantes de molas para Bands que andei pesquisando outro dia.
Acredito se o eixo ficar mas para trás ou para frente em ambos os casos o pneu vai bater no paralamas.
Alexandre

hercilio.neto
16/02/2013, 19:23
Colocar o eixo para trás não é viável. Se quiser realmente usar uma mola mais comprida é necessário mudar suporte. Mas acho que o tamanho original é melhor.
Fabiano, fale com o Sr. Ademir da OK Molas, ele providencia pra você as molas com a medida correta. As vezes não é necessário trocar todas as lâminas e aí fica mais em conta. Eu já quebrei 2 lâminas mestras (1 em cada jipe) e foi trocada somente a lâmina.

fabiano soriano
16/02/2013, 20:40
Então Alexandre, com certeza....se deslocar o eixo para trás, irá começar a pegar mesmo, ainda mais porque instalei uns calços de 2" e pretendo colocar uns pneus 35".

Mas aí vem a dúvida que foi alimentada pelo catalogo que vc enviou em pdf, no catalogo o comprimento da mola principal é de 1314mm para bands de 84 até 92, a minha band é 90 e o comprimento entre furos é de 1290mm.

Por isso é que gostaria de saber do comprimento das demais bands aqui do forum para ver se há muita diferença e é possível adaptar estas molas de 1360mm na minha band.

Caro Hercílio, beleza? obrigado pelo contato do moleiro, mas estou com uma coçeira de colocar todo feixe traseiro novo, pois se quebrou uma acho que as demais já estão fadigadas também.

Se puderem medir o entre furos do feixe traseiro, para podermos comparar seria legal.

Abrass

Fabiano

AlexandreStudart
16/02/2013, 21:51
Então Alexandre, com certeza....se deslocar o eixo para trás, irá começar a pegar mesmo, ainda mais porque instalei uns calços de 2" e pretendo colocar uns pneus 35".

Mas aí vem a dúvida que foi alimentada pelo catalogo que vc enviou em pdf, no catalogo o comprimento da mola principal é de 1314mm para bands de 84 até 92, a minha band é 90 e o comprimento entre furos é de 1290mm.

Por isso é que gostaria de saber do comprimento das demais bands aqui do forum para ver se há muita diferença e é possível adaptar estas molas de 1360mm na minha band.

Caro Hercílio, beleza? obrigado pelo contato do moleiro, mas estou com uma coçeira de colocar todo feixe traseiro novo, pois se quebrou uma acho que as demais já estão fadigadas também.

Se puderem medir o entre furos do feixe traseiro, para podermos comparar seria legal.

Abrass

Fabiano

Fabiano, posso te passar a medida do meu jipe, mas não servirá para vc pq é longo e acho que as molas são outras.
Você já pensou que pode ter sido diminuído esta distância?
O espaço que vc tem é de 1.290mm, o catálogo da Frabrini é de 1.314mm e o da Marchetti é de 1.320mm, podem ter diminído na tentativa de ficar sempre arqueada.
Como nos dois catálogos tem basicamente os mesmo tamanhos, então as molas que vc comprou pode não ser de bandeirante.
Não sei se é possível, mas terá que arquear até diminuir em 70mm (1.360mm-1.290mm), se conseguir será que não vai ficar muito duro?

hercilio.neto
16/02/2013, 22:08
Cara, como é dificil medir isso... rarará ...minha garagem é meio escura.
Eu medi com uma régua de madeira, tem 134 cm (mais ou menos).
O meu jipe é 93. (gozado, não tem na tabela o ano do meu jipe)

fabiano soriano
16/02/2013, 23:05
Oôôôhhh Hercílio valeu!!!! É....para medir sozinho é uma mierda...quase consegui "pinçar" meu ciático. KKKKKKKKK

Então, no catalogo tem o ano da sua band sim 93/94, a medida é de 1314mm e vc mediu 1340mm, bem próximo.

Fala Alexandre, pode medir que a sua band tem o mesmo feixe da minha 1314mm e 1327mm.

Abrass

Fabiano

AlexandreStudart
17/02/2013, 16:54
Fabiano, medi a traseira e tem 1.227mm e dianteiro 1.007mm.
Há um mês quando fui arquear precisei de uma mola mestra traseira, foi comprado uma da Marchetti, lá esta gravado Tras. furgão OJ50LV.

fabiano soriano
17/02/2013, 23:09
Valeu Alexandre!!!

Bom vou conversar com o fabricante das molas amanhã para ver o que farei.

Daria certo, se eu deslocar o ponto fixo para alinhar a mola, no caso da minha band o ponto fixo é parafusado no chassi e não soldado, então teria que tirar os parafusos e soldar este ponto direto no chassi.

395756

Bom, vamos ver o que rola,

Abrass

Fabiano

AlexandreStudart
18/02/2013, 22:12
Fabiano, tem certeza que esta mola não está errada? Ela deveria ser maior.
Alexandre

fabiano soriano
18/02/2013, 23:12
Alexandre, beleza?

Cara...não entendi muito bem a sua pergunta....qual mola vc acha que esta errada....a minha de 1290mm, a que me ofereceram de 1360mm, ou a do catalogo de 1324mm?

bão, enfim, conversei hoje com o dono da empresa que fabrica feixe de molas, e ele me disse que faz diferentes medidas, porquemuitos donos de willys solicitam feixe de molas do modelo da band e tem algumas medidas que não são tamanho original. Mas ele me passou um feixe de mola original de 1324mm.

Como a diferença caiu para 1,7cm que o eixo vai correr para trás eu acho que agora não terei problemas.

Vamos ver....amanhã acho que o feixe chega, daí vou instalar, mas primeiro vou tirar umas medidas antes da troca do feixe e depois, por garantia.

Abrass

Fabiano

hercilio.neto
19/02/2013, 00:56
Fabiano,
Depois posta fotos de como ficou.

fabiano soriano
21/02/2013, 21:48
Acho que a novela do feixe traseiro vai terminar, mesmo assim as medidas prometidas não vieram exatamente, como previsto, eram para vir com 1324mm de centro de furo, mas, o que veio foi 1310mm como comprimento total e de centro de furo 1270mm, mas acho que agora não vai ter erro.........ou espero.
396317

Abrass

Fabiano

gabrielqueiroz
24/06/2015, 07:12
[ATTACH]395285

Fabiano, blz?
Dá uma olhada nesse catálago da Fabrini, caso não consiga procure na net pelo catálogo da Marchetti, são 2 fabricantes de molas para Bands que andei pesquisando outro dia.
Acredito se o eixo ficar mas para trás ou para frente em ambos os casos o pneu vai bater no paralamas.
Alexandre

bom dia!

é engraçado que nesse catálogo não aparece o feixe de molas traseiro da band perua.... alguém sabe dizer pq??

abraços!!!

gabrielqueiroz
24/06/2015, 07:13
segue o link do catálogo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/395285d1361026580-feixe-de-molas-medidas-e-modelos-feixes-de-mola.pdf

Maggion
24/06/2015, 09:24
bom dia!

é engraçado que nesse catálogo não aparece o feixe de molas traseiro da band perua.... alguém sabe dizer pq??

abraços!!!

Gabriel me corrija se eu estiver errado,.
mais acho que esta na ultima pagina do catalogo (pagina 260 esta mencionado como JEEP BANDEIRANTE AÇO LONGO.

gabrielqueiroz
24/06/2015, 18:30
Gabriel me corrija se eu estiver errado,.
mais acho que esta na ultima pagina do catalogo (pagina 260 esta mencionado como JEEP BANDEIRANTE AÇO LONGO.

valeu! nem tinha reparado!

mas olha o ano de fabricação: 95 em diante
:(

a minha é 88

abração!

Maggion
25/06/2015, 08:01
verdade.
ai só pondo duas lado a lado p´medir.
e ver se sao iguais.

Diogo_Vargas
25/06/2015, 11:37
valeu! nem tinha reparado!

mas olha o ano de fabricação: 95 em diante
:(

a minha é 88

abração!

Olha a mola da Band acima de 95 tem as buchas maiores que a Band anteriores a este ano. Não compre molas das mais novas pois não servem no suporte da sua band, muda parafusos, buchas e jumelos.

Um abraço.

gabrielqueiroz
25/06/2015, 18:08
alguém por ai que tenha uma band longa (jeep perua) de ano anterior a 89 poderia fazer o favor de dizer quantas laminas tem?

abraços!

Diogo_Vargas
26/06/2015, 10:03
Olha Gabriel pelo manual do proprietário segue essas informações:
505695

A sua é o modelo OJ50LV-B - Camioneta de Uso Misto Perua, ali tem as medidas de espessura, comprimento e largura dos feixes, de uma olhada.

Abraços.

gabrielqueiroz
27/06/2015, 07:49
Olha Gabriel pelo manual do proprietário segue essas informações:
505695

A sua é o modelo OJ50LV-B - Camioneta de Uso Misto Perua, ali tem as medidas de espessura, comprimento e largura dos feixes, de uma olhada.

Abraços.

valeuzão!!!! muito obrigado!!!!

abraços!!