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Ver Versão Completa : Kit Gás em TR4 - opiniões ...



Edimar_Oliveira
15/02/2013, 21:24
Prezados, sou novo "no pedaço" e nunca tive veículo 4 x 4. Agora pretendo comprar um TR4, porém usado (ainda sem condições $$ de enfrentar um zero quilômetro), para passeios sem maiores aventuras por estradas ruins, visto que meu pai tem um sítio a 200 m da Serra de Ibitipoca. Sempre enfrentei as estradas de lá com veículos do tipo Fusca e Brasília, mas não tenho mais paciência para passar apertos em estradas, colocar e tirar correntes, etc ...

O que me dizem de um TR4 com kit gás? Sempre ouvi dizer que o gás diminui a durabilidade do motor. É fato isso, ou é lenda??

Abraços,

Edimar Oliveira
Barbacena/MG

RegisBarcel
15/02/2013, 23:03
Prezados, sou novo "no pedaço" e nunca tive veículo 4 x 4. Agora pretendo comprar um TR4, porém usado (ainda sem condições $$ de enfrentar um zero quilômetro), para passeios sem maiores aventuras por estradas ruins, visto que meu pai tem um sítio a 200 m da Serra de Ibitipoca. Sempre enfrentei as estradas de lá com veículos do tipo Fusca e Brasília, mas não tenho mais paciência para passar apertos em estradas, colocar e tirar correntes, etc ...

O que me dizem de um TR4 com kit gás? Sempre ouvi dizer que o gás diminui a durabilidade do motor. É fato isso, ou é lenda??

Abraços,

Edimar Oliveira
Barbacena/MG

Boa noite Edimar, é uma questão controversa. Você vai encontrar quem defenda de forma ferrenha o GNV e quem ojerize o dito cujo. Eu particularmente gosto do GNV, em carros que rodem em cidade e que rodem uma km diaria expressiva. O grande problema do GNV em carros de uso offroad é a água. Um pouco de agua em uma das "caixinhas" do gás e você fica na mão.

Forte abraço!

Edimar_Oliveira
16/02/2013, 14:35
O que já me disseram é que existe diferença de qualidade no equipamento do kit gás, ou seja, se o equipamento contiver um bico para cada cilindro é o ideal, dentre outros detalhes. É a tal "caixinha" a que vc se refere, Regis? Nunca vi um equipamento instalado e não entendo grande coisa de mecânica, daí as dúvidas. Outro detalhe é a questão do gás fazer o motor trabalhar "seco" ao invés do sistema que usa gasolina, isso não reduz a durabilidade das partes móveis do motor?

Acho que, na dúvida, o ideal é pegar um carro sem kit e, na hipótese de justificar o investimento, colocar o kit em local que faça o serviço buscando o melhor equipamento e não o mais barato, concordam?

Abraços,

Edimar Oliveira
Barbacena/MG

RegisBarcel
17/02/2013, 04:48
O que já me disseram é que existe diferença de qualidade no equipamento do kit gás, ou seja, se o equipamento contiver um bico para cada cilindro é o ideal, dentre outros detalhes. É a tal "caixinha" a que vc se refere, Regis? Nunca vi um equipamento instalado e não entendo grande coisa de mecânica, daí as dúvidas. Outro detalhe é a questão do gás fazer o motor trabalhar "seco" ao invés do sistema que usa gasolina, isso não reduz a durabilidade das partes móveis do motor?

Acho que, na dúvida, o ideal é pegar um carro sem kit e, na hipótese de justificar o investimento, colocar o kit em local que faça o serviço buscando o melhor equipamento e não o mais barato, concordam?

Abraços,

Edimar Oliveira
Barbacena/MG

Com certeza existe diferenças nas instalações de GNV, que são as gerações(2°, 3° e 5° - Principais). 2° e 3° são aspiradas, a mangueira que traz o GNV é instalado próximo ao TBI. O kit de 5° geração, que é infinitamente superior, é injetado, com um bico pra cada cilindro, possui unidade de processamento, mistura variável controlada por tempo de injeção. Muito show, mas também bem mais caro. Abaixo segue um quadro comparativo.

395458

Realmente, o GNV resfria menos a parte superior do motor por ser seco. Em motores ruins, mal construidos ou com materiais de qualidade baixa, as valvulas tendem a prender, e isso em carros com regulagem de tucho mecanica. Quem explica isso muito bem é o Alexandre da High Torque(Excelente oficina em BH) no link abaixo. Vale conferir.

Vale a pena converter um motor para GNV? - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0gn_jvUf8Gk)

Sobre as caixinhas é o seguinte: Pro gás funcionar sem gerar erros de injeção, os intaladores colocam várias caixas plásticas com circuitos que enganam a central, que são os emuladores(emulador de sonda e emulador de bicos) e o variador de avanço(que evita os back fire - Pelo menos tenta). Se entrar água em uma dessas caixas é certo você ficar na mão. E não adianta passar pra gasolina que também não funciona, porque essas caixas entram no chicote, entre a central e os sensores e atuadores. Pra quem não vai atravessar rios... rs... é tranquilo, as caixas são instaladas nos pontos altos do cofre do motor e eu sempre tento "selar" elas com silicone de alta. Mas pra quem vai fazer trilha já complica.

Espero que tenha dado uma clareada...

Abraço!

Edimar_Oliveira
17/02/2013, 10:22
Régis, se clareou! Deu para entender muito bem, mesmo para alguém meio "xucro" em mecânica ... Com certeza o principal é saber que tipo de adaptação foi feita e não deve ser comum instalações de 5ª geração. Daí, é mais prudente mesmo não comprar veículo já adaptado e fazer a adaptação somente se o custo/benefício se justicar.

Muito grato pelos esclarecimentos.

Abraços,

SergioMedeiros
17/02/2013, 21:13
Bom, opinião é opinião. A minha é que eu prefiro pagar R$5,00 o litro da gasolina do que colocar GNV outra vez! Nunca tive tanta dor de cabeça com um sistema que nem tive com o GNV. Acaba com o motor, tira toda potencia, toda hora parando no posto pra abastecer, demora um monte o abastecimento, não é toda oficina que pode dar manutenção no motor, somente as cadastradas, aqui em Curitiba essas cadastradas eu não confio nem um pouco, a lenta nunca mais foi a mesma com o GNV.... Bom, esses foram os transtornos com o carro em si. Agora a vistoria anual... bom, esse é outro problema. Voce fica tão preso, mas tão preso que até pra tirar o GNV voce tem que fazer a vistoria, senão o documento não sai.
E assim, até alterar o pneu para um AT ou MT voce vai ter problemas. Pior ainda um BL, guincho ou qualquer outra coisa que o cara da vistoria possa não gostar.
Resumindo, GNV e 4x4 são dois mundos que nunca vão casar!
Sem gerar polemica, mas não indico GNV nem pros meus inimigos. Quando consegui remover o GNV do carro e da documentação, comemorei.

Waldir Carlos
18/02/2013, 07:59
Me somo às ponderações do Sérgio. Sei que o assunto é controverso, para alguns, mas EU nunca instalaria GNV. [Fico imaginando um veículo que teve GNV, depois dos cem mil quilômetros. Se for 4x4, usado para trilhas, pior].


[]s

neilsonhenriques
18/02/2013, 11:45
O que me dizem de um TR4 com kit gás? Sempre ouvi dizer que o gás diminui a durabilidade do motor. É fato isso, ou é lenda??


Edimar,

Na família da minha mulher tem 3 pick-ups a gasolina (S10 2002 e 2004 e Ranger 2008) que foram convertidas em GNV com kit de 3a. geração. Todas estão com mais de 270.000 km rodados sem qualquer problema no motor. Esses carros são usados para transportar materiais de obra e eventualmente coisas de fazenda (cana, ração, insumos, etc), ou seja, são usados pra trabalho leve/médio.

Serão trocados esse ano por outros 3 (provavelmente Nova Ranger) e com certeza convertidos a GNV.

Esse ano, com muita briga, consegui convencer minha mulher a trocar o Honda Fit dela em um TR4. Acontece que o Fit faz 13 km/l na cidade e o TR4 metade disso. A única solução que encontrei (torcendo o nariz) pra evitar mais discussões foi instalar um GNV de 5a. geração. Achei o resultado excelente. O carro é zero km, então, vai levar tempo pra falar sobre durabilidade. O único contra que vi foi que a mala do TR4 que já é pequena, se perdeu, mas como o carro dela é só pra rodar na cidade, tudo bem.

Não botaria GNV no meu TR4 porque rodo pouco (a instalação ficou em R$ 5.100) e gosto de usá-lo pra viajar pra lugares (uso bastante a mala) que o Discovery não se sai bem (estradas de chão estreitas e trilhas leves/médias fechadas), do contrário, ... .

Um abraço e boa sorte.
Neilson

reybelo
18/02/2013, 13:21
Eu também faço coro aos que torcem o nariz para GNV
Só usaria de a diferença de $ fosse MUITO grande, ou seja, só se justifica para quem usa o carro comercialmente ou trabalha a centenas de Km de casa ;-)

Neilson,
Quantos Km a TR4 faz com 1m³ ?
Quantos Km vai ter que rodar para pagar esses 5k de investimento ?

Edimar_Oliveira
18/02/2013, 13:38
Pois é, são questões polêmicas, realmente. Minha conclusão é simples: comprar carro já com GNV, somente se for kit de 5ª geração. E colocar GNV num veículo, somente se o uso for muito intenso, principalmente muita viagem longa, quase diariamente. Acho difícil reverter um investimento do padrão do informado pelo Neilson, no meu caso, praticamente impossível.

Muito agradecido a todos vocês. É muito importante conhecer "os dois lados da moeda" ...

Abraços,

reybelo
18/02/2013, 14:35
Pois é, são questões polêmicas, realmente. Minha conclusão é simples: comprar carro já com GNV, somente se for kit de 5ª geração. E colocar GNV num veículo, somente se o uso for muito intenso, principalmente muita viagem longa, quase diariamente. Acho difícil reverter um investimento do padrão do informado pelo Neilson, no meu caso, praticamente impossível.

Muito agradecido a todos vocês. É muito importante conhecer "os dois lados da moeda" ...

Abraços,

E quando você diz "Viagens longas" ainda tem que levar em conta que dependendo do destino não vai conseguir usar GNV em todo trajeto

Minha esposa roda cerca de 800Km/semana pois dá aula em universidades fora de SP
Chegamos a cogitar GNV, mas depois descobrimos que além de todos os contras já citados acima, noas viagens que ela faz não seria possível reabastecer com GNV, ou seja, usaria GNV na ida e gasolina na volta, fazendo que o retorno do investimento dobrasse de tempo
Agora o carro dela (spaceFox) no alcool faz 11Km/l, para valer a pena com GNV ia demorar uma eternidade

neilsonhenriques
18/02/2013, 15:25
Quantos Km a TR4 faz com 1m³ ?
Quantos Km vai ter que rodar para pagar esses 5k de investimento ?

Marcelo,

Foram colocados 2 cilindros de 7,5 m³ totalizando 15 m³. Devido a pressão do gás nos postos aqui do Rio de Janeiro, entra mais ou menos 12 m³ perfazendo cerca de 130 km, assim, quase 11 km/m³, que ao custo de R$ 1,69 por m³, dá uns R$ 20 pra encher o tanque. A economia realmente é brutal e esse kit de 5a. geração me surpreendeu porque o desempenho é excelente, sobretudo na cidade em que mal se percebe perda de potência. Adicionalmente, pedi para instalarem uma válvula de abastecimento perto do bocal do tanque para não precisar ficar abrindo o capô.

Fazendo algumas contas simples para 1.000 km por mês (mais ou menos o que minha mulher roda) :

Gasolina: 6 km/l (média no trânsito) = 142 litros por mês x R$ 3,10 = R$ 516
GNV: 11 m³/km = 90 m³ por mês x R$ 1,69 = R$ 152

Aqui no Rio, há desconto de 75% no IPVA para carros movidos a GNV e em boa parte dos postos da cidade tem bicos para abastecimento. Num TR4 4x4 2012/2013, pagou-se ~ R$ 800 de IPVA contra ~ R$ 3.000.

Pra esses carros usados no dia-a-dia, a gente fica com eles até uns 150.000 km e depois pega outro. Novamente, fazendo contas simples:

Gasolina: 7,5 km/l (vamos melhorar a média considerando alguma eventual viagem) = 20.000 litros x R$ 3,10 = R$ 62.000
GNV: 11 m³/km (não há grande variação no consumo estrada x cidade) = 13.636 m³ x R$ 1,69 = R$ 23.045

Tudo isso, claro, sem considerar eventuais manutenções necessárias como a troca prematura de velas embora eu já tenha encomendado os modelos Iridium da Bosch nos EUA.

Sei que há outros fatores de custo (em ambos combustíveis) que não considerei. Tudo isso é cálculo básico do básico.

Abraço, :concordo:
Neilson

SergioMedeiros
18/02/2013, 16:49
Aqui no PR e SC, indo para o interior, esqueça GNV! Voce anda pra dentro do estado o que o cilindro aguentar, depois acabam-se os postos GNV, e aí a conta é um pouco pior, pois além de abastecer na gasolina, ainda tem o peso do cilindro pra piorar o consumo do carro.
Mais uma questão, é a segurança no abastecimento. Eu sempre tive meu carro revisado e dentro da lei. Com certeza meu carro não "explodiria" no momento do abastecimento, mas será que o carro do lado era tão cuidadoso quanto eu??? Será que o cilindro dele não tinha uma solda? Será que estava no prazo de validade? Porque se o cilindro dele explodisse, todo mundo no posto ia pro saco do mesmo jeito. Hoje eu não abasteço a gasolina/diesel em postos que tem GNV, justamente por estarmos no Brasil, onde para tudo "da-se um jeitinho".

zecabemfica
19/02/2013, 22:20
Amigos, eu já tive uma S10 com GNV. Este combustível é extremamente seguro, mas, infelizmente, temos muitos picaretas por aí, com suas gambiarras e espertezas... realmente, não se brinca com combustível... tampouco com alta pressão (que é o caso dos cilindros de gnv)
Mas a minha S10 era 2.0 e eu achava o motor muito fraco pro GNV... agora tenho a TR4 que, na gasolina, já apanha um pouquinho... sei não!?!?!? eu não usaria GNV na TR4.

abraços

SergioMedeiros
19/02/2013, 22:33
Quem tem alguma dúvida sobre a pressão do sistema, pede pra um frentista abrir rapidinho, 1/4 de volta somente, no bico da bomba GNV... mas um conselho, fique afastado e cuidado com o susto.

FranciscoTR4
19/02/2013, 23:50
a onde vcs botaram os cilindors de GNV?

neilsonhenriques
20/02/2013, 10:09
a onde vcs botaram os cilindors de GNV?

Francisco,

Foram colocados 2 cilindos de 7,5 m³ deitados na mala. Havia a opção de colocar um de 6 m³ embaixo do carro (tem que mudar o escapamento, coisa simples de se fazer) e mais um de 7,5 m³ na mala. O problema é que o carro é zero km e eu preferi mexer o mínimo possível.

A traseira não desceu 1 cm. Continua igualzinho. As molas nem sentiram o peso dos cilindros.

Abraço, :concordo:
Neilson

FranciscoTR4
20/02/2013, 13:35
Francisco,

Foram colocados 2 cilindos de 7,5 m³ deitados na mala. Havia a opção de colocar um de 6 m³ embaixo do carro (tem que mudar o escapamento, coisa simples de se fazer) e mais um de 7,5 m³ na mala. O problema é que o carro é zero km e eu preferi mexer o mínimo possível.

A traseira não desceu 1 cm. Continua igualzinho. As molas nem sentiram o peso dos cilindros.

Abraço, :concordo:
Neilson
valeu pelas informaçoes Neilson! a onde vc estalou? aqui no rio?

Junior-L200Power
20/02/2013, 15:10
Amigos, eu já tive uma S10 com GNV. Este combustível é extremamente seguro, mas, infelizmente, temos muitos picaretas por aí, com suas gambiarras e espertezas... realmente, não se brinca com combustível... tampouco com alta pressão (que é o caso dos cilindros de gnv)
Mas a minha S10 era 2.0 e eu achava o motor muito fraco pro GNV... agora tenho a TR4 que, na gasolina, já apanha um pouquinho... sei não!?!?!? eu não usaria GNV na TR4.

abraços

Eu ia falar a mesma coisa amigo...
A TR4 já é um pouco lerdinha no combustível comun Gasol/Etanol...imagina no gás...!!
Acho que vc não vai gostar nem um pouco dessa modificação. Terá uma economia sim, que virá dentro de alguns meses após "compensar" o que vc vai gastar na instalação do sitema, porém vai perder boa parte do rendimento do motor!!

Abraço

neilsonhenriques
20/02/2013, 15:29
valeu pelas informaçoes Neilson! a onde vc estalou? aqui no rio?

Foi na Italian Gas na Av. Brasil porque segundo pesquisei a melhor marca para o kit de 5a. geração é a Landi Renzo e os caras são representantes da marca. Vivem lotados. Insista porque vale a pena.

Levou dois dias pra ser feito e ficou muito bom. Eles são caprichosos e tudo ficou muito bem organizado, principalmente no cofre do motor.

Com esse kit da Landi Renzo, andando na cidade, não dá pra perceber se está no GNV ou na gasolina. Perda de potência desprezível, se é que houve alguma. Na estrada, se você andar a mais de 110 km/h, dá pra perceber que está no GNV. Se for converter, esses aparelhos são muitos bons.

Abraço, :concordo:
Neilson

tulio
21/02/2013, 12:51
Prezados, sou novo "no pedaço" e nunca tive veículo 4 x 4. Agora pretendo comprar um TR4, porém usado (ainda sem condições $$ de enfrentar um zero quilômetro), para passeios sem maiores aventuras por estradas ruins, visto que meu pai tem um sítio a 200 m da Serra de Ibitipoca. Sempre enfrentei as estradas de lá com veículos do tipo Fusca e Brasília, mas não tenho mais paciência para passar apertos em estradas, colocar e tirar correntes, etc ...

O que me dizem de um TR4 com kit gás? Sempre ouvi dizer que o gás diminui a durabilidade do motor. É fato isso, ou é lenda??

Abraços,

Edimar Oliveira
Barbacena/MG

amigo a TR4 é um carro como outro qualquer com motor a gasolina,

tenha os cuidados necessarios e faça as manutenções preventivas e use o kit gás normalmente!

gigio70
16/06/2017, 09:20
Olá neisonhenriques, sua TR4 está fazendo 11 km por metro cúbico de gnv ainda???? como está o comportamento da viatura??? Manutenção tranquila????? Abraço.




Marcelo,

Foram colocados 2 cilindros de 7,5 m³ totalizando 15 m³. Devido a pressão do gás nos postos aqui do Rio de Janeiro, entra mais ou menos 12 m³ perfazendo cerca de 130 km, assim, quase 11 km/m³, que ao custo de R$ 1,69 por m³, dá uns R$ 20 pra encher o tanque. A economia realmente é brutal e esse kit de 5a. geração me surpreendeu porque o desempenho é excelente, sobretudo na cidade em que mal se percebe perda de potência. Adicionalmente, pedi para instalarem uma válvula de abastecimento perto do bocal do tanque para não precisar ficar abrindo o capô.

Fazendo algumas contas simples para 1.000 km por mês (mais ou menos o que minha mulher roda) :

Gasolina: 6 km/l (média no trânsito) = 142 litros por mês x R$ 3,10 = R$ 516
GNV: 11 m³/km = 90 m³ por mês x R$ 1,69 = R$ 152

Aqui no Rio, há desconto de 75% no IPVA para carros movidos a GNV e em boa parte dos postos da cidade tem bicos para abastecimento. Num TR4 4x4 2012/2013, pagou-se ~ R$ 800 de IPVA contra ~ R$ 3.000.

Pra esses carros usados no dia-a-dia, a gente fica com eles até uns 150.000 km e depois pega outro. Novamente, fazendo contas simples:

Gasolina: 7,5 km/l (vamos melhorar a média considerando alguma eventual viagem) = 20.000 litros x R$ 3,10 = R$ 62.000
GNV: 11 m³/km (não há grande variação no consumo estrada x cidade) = 13.636 m³ x R$ 1,69 = R$ 23.045

Tudo isso, claro, sem considerar eventuais manutenções necessárias como a troca prematura de velas embora eu já tenha encomendado os modelos Iridium da Bosch nos EUA.

Sei que há outros fatores de custo (em ambos combustíveis) que não considerei. Tudo isso é cálculo básico do básico.

Abraço, :concordo:
Neilson