Ver Versão Completa : Filtro de ar da Bandeirante.
claudio gallo
15/02/2013, 16:51
Boa tarde galera da 4x4 realizei um sonho e comprei uma bandeirante 88 muito inteira,só que sou marinheiro de 1º viajem ,e estou quereno melhorar a branquela,vi nos foruns várias idéias sobre a troca do filtro de ar e algumas divergências.Algum amigo poderia me dar uma idéia qto a esta substituição por um filtro seco,melhor relação custo/ benifício .Muito obrigado!
junior888
15/02/2013, 20:20
Geralmente o pessoal aconselha trocar o filtro a óleo pelo filtro das mais novas, já com om-364 ou com 14b...
titanium
15/02/2013, 20:26
Claudio,
Seja bem-vindo a este mundo de Toyoteiros loucos!
rsrsrs..
respondendo sua pergunta: o filtro de ar seco é o do Caminhão Mercedes MB 709, ou seja, Filtro de Ar para o Motor OM-364.
Comprei na Loja Puroar (http://lojapuroar.com.br/)
Foi a mais barata que encontrei.
..
Ahh coloca aí umas fotos da Band!
:D
Abraços
Bem vindo Cláudio. Posta fotos e detalhes da viatura. Entra no grupo dos toyoteiros-rj, o pessoal troca muitas ideias e todo mês tem um encontro. Toyoteiros-RJ : Toyota Bandeirante - Rio de Janeiro (http://br.groups.yahoo.com/group/Toyoteiros-RJ/)
Abs
Fabiano
marciorank@gmail.com
16/02/2013, 21:52
Bem vindo Cláudio. Posta fotos e detalhes da viatura. Entra no grupo dos toyoteiros-rj, o pessoal troca muitas ideias e todo mês tem um encontro. Toyoteiros-RJ : Toyota Bandeirante - Rio de Janeiro (http://br.groups.yahoo.com/group/Toyoteiros-RJ/)
Abs
Fabiano
fala ai Dimasi;
tudo blz, este grupo de toyoteiros se reune em que dia?
estive esta semana no rio e acho que volto na proxima semana,
quem sabe poderemos trocar ideias.
claudio gallo
26/02/2013, 22:44
Geralmente o pessoal aconselha trocar o filtro a óleo pelo filtro das mais novas, já com om-364 ou com 14b...
Obrigado pela dica!
claudio gallo
26/02/2013, 22:53
Claudio,
rsrsrs..
respondendo sua pergunta: o filtro de ar seco é o do Caminhão Mercedes MB 709, ou seja, Filtro de Ar para o Motor OM-364.
..
Abraços
Muito obrigado pelas considerações de boas vindas ! Qdo troquei os óleos o camarada me falou sobre este filtro , mas como ainda estou crú no assunto aguardei outras informações , e agora com v/cs que sabem muito estou só pegando dicas kkkkk e deixar o brinquedo melhor , vou ver numa loja próximo a minha casa !!!! valeu a dica!!!!
claudio gallo
26/02/2013, 23:00
Abs
Fabiano
Ok Fabiano vou entrar no site do grupo do Rio e também vou postar fotos. Mais uma vez Muito obrigado a todos que responderam minhas dúvidas. Forte abços !!!!
claudio gallo
26/02/2013, 23:09
Claudio,
rsrsrs..
..
Abraços
Qual o modelo na puro ar ?
fabiano r
27/02/2013, 07:27
Claudio na minha 81 o filtro é do lado direito, uso o da D-20 apenas fiz um suporte e foi parafusado no mesmo local do original.
Carlo Pecca
01/03/2013, 19:22
Claudio Gallo
Da uma olhada no site TRAÇÃO MANIA - PEÇAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 (http://www.tracaomania.com.br) , eles tem o conjunto completo para filtro de ar seco com caixa metálica, procure em peças para Bandeirante.
boa sorte.
Procure o site da PuroAr.
Lá eles tem filtros de todos os tamanho com preços bem atrativos !
Aliás, recomendo muito a Tração Mania !!
Abraço
OliveiraDf
09/06/2013, 22:35
Seria possível usar esta caixa como alternativa. Já olhei na puro ar, queria mais uma alternativa, e este modelo quadrado se encaixaria melhor no cofre.(eu acho)
Caixa do Filtro de Ar para 4x4 , Competição , Snorkel e GNV (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Caixa+do+Filtro+de+Ar+para+4x4+%2C+Competi cao+%2C+Snorkel+e+GNV&dept_id=1601&pf_id=FT008)
Carlo Pecca
10/06/2013, 07:21
OliveiraDF
Só dando "pitaco": se as dimensões físicas derem no espaço de sua Band, vai fundo! Afinal eles dizem que pode-se uzar 2 1/2 ou 3", atende a sua necessidade, certo?
Grd. Abraço.
OliveiraDf
10/06/2013, 08:52
Carlo eu achei a caixa bem bacana, e atenderia sim. ValeuAbraço
marciorank@gmail.com
10/06/2013, 12:32
Claudio Gallo
Da uma olhada no site TRAÇÃO MANIA - PEÇAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 (http://www.tracaomania.com.br) , eles tem o conjunto completo para filtro de ar seco com caixa metálica, procure em peças para Bandeirante.
boa sorte.
na minha band uso um igual a este da tracao mania, o elemento e igual ao elemento da land rover,
porem na minha que e turbinada falta um pouco de ar, tirei o elemento e dei uma volta, deu bastante
diferenca, agora comprei um filtro do MB1113, e meio grande mas vou dar um jeito de colocalo, ai acho
que nao deve mais dar falta.
OliveiraDf
10/06/2013, 13:11
MARCIORANK, será que este modelo que postei pode dar falta de ar quando eu turbinar?
marciorank@gmail.com
10/06/2013, 21:54
MARCIORANK, será que este modelo que postei pode dar falta de ar quando eu turbinar?
boa noite Oliveira
é dificil de dizer se vai dar falta ou não, na minha band com motor 709, turbinado e intercooler
esta dando falta, porem eu acho que se vai comprar um filtro novo a melhor opção é comprar
um que de sobra de ar, afinal, ar livre pro pulmão de nossas band é bem vindo não é, rsrsrsr.......
titanium
11/06/2013, 08:14
Oliveira, sugiro utilizar o filtro do mb710 que tem também na loja online da puroar.
se o problema for espaço no cofre, coloca ele na vertical no lugar onde fica o original.
Renanfil
12/06/2013, 00:36
Troquei o meu semana passada e nele diz que é o da F1000-2000-4000 c/ motor Ford Mercedes Bens 709.
O meu é 14b.
marciorank@gmail.com
12/06/2013, 12:23
Troquei o meu semana passada e nele diz que é o da F1000-2000-4000 c/ motor Ford Mercedes Bens 709.O meu é 14b.tem os da D20 , eu nunca vi, porem escutei falar que sao bem dimensionados
OliveiraDf
16/06/2013, 22:16
titanium, valeu pela dica, vou comprar este mesmo.
hercilio.neto
16/06/2013, 23:24
Oliveira,
No meu jipe eu uso o filtro original OM364 e não dá falta de ar.
Quando for instalar alguma coisa no cofre do motor, pense em tudo que pretende ainda instalar para poder planejar os up-grades futuros.
No cofre do meu jipe ainda vai ter: Intercooler, compressor do ar-condicionado, cardans de guincho, tubos do snorkel.
Se não organizar, vai faltar espaço.
OliveiraDf
17/06/2013, 14:25
Qual destes 3 seria o melhor para minha bandeirante com mb 608, vou turbinar. Loja Puroar (http://lojapuroar.com.br/index.php?produto=273&t=PAC+11600+Filtro+de+Ar#prettyPhoto) Loja Puroar (http://lojapuroar.com.br/index.php?produto=413&t=PAC+11600SE+Carca%C7a+sem+Elemento) Loja Puroar (http://lojapuroar.com.br/index.php?produto=413&t=PAC+11600SE+Carca%C7a+sem+Elemento)
Acho que esses aqui seriam melhores...
Loja Puroar (http://lojapuroar.com.br/index.php?produto=268&t=PAC+11605+Filtro+de+Ar)
Loja Puroar (http://lojapuroar.com.br/index.php?produto=337&t=PAC+11609+Filtro+de+Ar)
Abs
Renanfil
16/07/2013, 21:13
Minha Band tá com falta de fôlego desde que troquei o filtro. Quando chega mais ou menos em 110km/h, fica sem força, obrigando a reduzir a velocidade. Botei um igual (usado na f-1000) Com o filtro antigo, ela ainda andava mais! Isso pode ser prejudicial ao carro???
souza.net
28/07/2013, 19:15
A minha está ficando frouxa na base, tanto que uma das presilhas se solta devido a trepidação do motor... Arrumei uma solução provisória (fiz um calço com um retalho de câmara de ar) e ficou firme, mas creio que o ideal seria encontrar novas presilhas... Alguém sabe onde encontrar presilhas novas? Não pretendo trocar o filtro, prefiro deixar original...
Wanderband
15/06/2014, 21:32
Reativando o tópico...
Instalei o filtro seco do 14B no meu OM314-S hoje... Não deve faltar fôlego pois o elemento filtrante é o mesmo do OM364. Não é turbinada ainda...
Fotos...
467058 467059 467060 467061 :bye:
Carlo Pecca
16/06/2014, 07:52
Wanderband,
ficou estilozo esse filtro, parabéns!
Agora completa com o "ernorkil". KKKKKKkkkkkkkk
Sergio c
16/06/2014, 09:43
Se for passar meio apressado por umas poças de água, está acaba saltado para cima e é puxada pelo filtro de ar, detonando o filtro de papel "se é pouca água", se for demais, o estrago é pior.
Wanderband
18/06/2014, 11:37
Wanderband,
ficou estilozo esse filtro, parabéns!
Agora completa com o "ernorkil". KKKKKKkkkkkkkk
Caro Carlo!!
Obrigado pelo elogio. Quanto ao "ernorkil" vou deixar para uns dois meses pra frente se não caio na malha fina da patroa rsrsrsrsr
Wanderband
18/06/2014, 11:45
Se for passar meio apressado por umas poças de água, está acaba saltado para cima e é puxada pelo filtro de ar, detonando o filtro de papel "se é pouca água", se for demais, o estrago é pior.
Ok Sérgio, vou colocar um "ernorkil" como diz o nosso amigo Carlo!
Faloww
Caro Carlo!!
Obrigado pelo elogio. Quanto ao "ernorkil" vou deixar para uns dois meses pra frente se não caio na malha fina da patroa rsrsrsrsr
KKKKKKK Bem lembrado.
Bem que via sinais característicos por aqui, mas a ficha não caía... estou na malha fina da patroa! kkkk
Sergio c
18/06/2014, 15:41
Falar p patroa que se vai gastar dinheiro com a band é encrenca na certa kkkk
Eu uso de um caixa 2 que eu faço escondido dela, e, quando ela pergunta o preço de alguma coisa da mecânica da band, pneus ou acessórios, eu sempre digo uns 25% do valor real....não desconfia do preço real.....p não ter que ficar com o ouvido zunindo o resto do dia hehehehe
Wanderband
19/06/2014, 23:02
KKKKKKK Bem lembrado.
Bem que via sinais característicos por aqui, mas a ficha não caía... estou na malha fina da patroa! kkkk
Acho que a "malha fina" é comum em toda casa que tem um toyoteiro que está sempre procurando mudar algo na máquina rsrsrsr
Wanderband
19/06/2014, 23:11
Pessoal, ficou outra Band. Com o filtro banhado a óleo, o carro era meio amarrado, preso...
Agora com o filtro seco, está com mais rápido na aceleração, com mais fôlego, chega aos 80Km/h mais rápido, até o barulho do motor mudou... Aprovado!!:curtir: Até os faróis ficaram mais fortes rsrsrsrsr (foi o alternador de 120Ah do vectra que instalei que também ficou excelente) rsrsrsrsr
marciorank@gmail.com
20/06/2014, 22:19
Acho que a "malha fina" é comum em toda casa que tem um toyoteiro que está sempre procurando mudar algo na máquina rsrsrsr
hehehehheh, gostei desta da malha fina da patroa, imagina como esta a malha fina
aqui em casa; tenho meu jeep band longa, meu willys 1950 e a pouco tempo comprei um
fordinho 1929 para restaurar, auauauauauauu.....
Radames Menegaz
23/07/2014, 13:24
Coloquei filtro seco na minha band, e o mecânico me orientou a retirar o filtro interno, pois pode amarrar muito o jeep esse fato é verídico?
Sergio c
23/07/2014, 15:46
Coloquei filtro seco na minha band, e o mecânico me orientou a retirar o filtro interno, pois pode amarrar muito o jeep esse fato é verídico?
Que filtro interno seria esse? O filtro de papel????
Radames Menegaz
23/07/2014, 15:58
Que filtro interno seria esse? O filtro de papel????
É esse cara aqui:
É um filtro de feltro que vai por dentro do de papel. Em motores turbinados se retira ele para não restringir a entrada de ar. Ele serve como um segundo estágio, uma segurança a mais. Só é realmente necessário se vc roda por regiões muito poeirentas, principalmente aquela fina como um talco.
souza.net
23/07/2014, 20:47
Falar p patroa que se vai gastar dinheiro com a band é encrenca na certa kkkk
Eu uso de um caixa 2 que eu faço escondido dela, e, quando ela pergunta o preço de alguma coisa da mecânica da band, pneus ou acessórios, eu sempre digo uns 25% do valor real....não desconfia do preço real.....p não ter que ficar com o ouvido zunindo o resto do dia hehehehe
KKKK... Boa! Só torça pra ela não ler sua postagem, desses 25% do valor real... :p
AmadeusDMA
14/02/2020, 00:03
Olá amigos,
Novato nas postagens, mas observador veterano aqui no forum! Recentemente adquiri meu sonho de consumo, uma Band Longa 14B ano 2000. Ainda estou aprendendo a mexer nela, e fuçando debaixo do capô surgiu a seguinte dúvida:
na tampa do filtro de ar estão listados um "Elemento Primário" e um "Elemento Secundário"
NÚMERO DO ELEMENTO PRIMÁRIO
TOYOTA 17822-98003 (FRAM CA3295)
NÚMERO DO ELEMENTO SECUNDÁRIO
TOYOTA 17822-98004 (FRAM CA3295 SY)
571056
Esse é o filtro que está nela no momento:
571057
Minha dúvida é: o que são esses elementos? Existe um "segundo filtro de ar"? Desde já, agradeço aos amigos!
Marcus DT
15/02/2020, 16:04
Minha dúvida é: o que são esses elementos? Existe um "segundo filtro de ar"? Desde já, agradeço aos amigos!
Exatamente, são dois filtros de ar, esse grande de papel que a sua tem e está faltando o interno, de um outro material (tipo uma lã).
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-992306580-02-filtro-de-ar-toyota-bandeirante-todos-anos-origs-mahle-_JM?matt_tool=86155663&matt_word&gclid=Cj0KCQiAyp7yBRCwARIsABfQsnSnkvQ7RuG9y81uclG-VTqyl-YQhHbvf99pS2Xik8kh7nbjHhlEChQaAsd1EALw_wcB&quantity=1
Nesse anúncio tem os dois. O pessoal costuma retirar esse interno (para melhorar a "respiração"), o que é um sacrilégio, pois essa caixa de ar da Bandeirante, com dois filtros, é uma obra de arte, filtra a poeira de maneira excepcional.
AmadeusDMA
16/02/2020, 00:00
Exatamente, são dois filtros de ar, esse grande de papel que a sua tem e está faltando o interno, de um outro material (tipo uma lã).
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-992306580-02-filtro-de-ar-toyota-bandeirante-todos-anos-origs-mahle-_JM?matt_tool=86155663&matt_word&gclid=Cj0KCQiAyp7yBRCwARIsABfQsnSnkvQ7RuG9y81uclG-VTqyl-YQhHbvf99pS2Xik8kh7nbjHhlEChQaAsd1EALw_wcB&quantity=1
Nesse anúncio tem os dois. O pessoal costuma retirar esse interno (para melhorar a "respiração"), o que é um sacrilégio, pois essa caixa de ar da Bandeirante, com dois filtros, é uma obra de arte, filtra a poeira de maneira excepcional.
perfeito, muito obrigado amigo!
rafaelcarneiro0705
25/08/2021, 17:28
Cara faz anos que vi a tal "panela" do filtro de ar com as escrituras em vermelho ainda hahaha. Poderia se caso ainda tenha o carro, tirar uma foto dela?
rafaelcarneiro0705
26/08/2021, 10:13
Cara, se ainda tiver o carro poderia tirar uma foto da "panela" do filtro de ar com as escritas ainda. Faz anos que não vejo uma ainda com as escritas vivas.
Reativando o tópico...
Instalei o filtro seco do 14B no meu OM314-S hoje... Não deve faltar fôlego pois o elemento filtrante é o mesmo do OM364. Não é turbinada ainda...
Fotos...
467058 467059 467060 467061 :bye:
CAPT GOTTLIEB
12/09/2021, 21:43
Quando meu ONÇA (Jipão Band 1983 capota de lona) precisa de algo que diga respeito ao motor (OM314) ou peça agregada (Bateria, motor de arranque, alternador, radiador, etc.) vou sempre nas lojas que vendem peças de caminhões Mercedes-Benz. A mesma peça custa muito menos.
Quando turbinei meu ONÇA instalei o filtro de ar (seco) do caminhão MB 608D. Custou metade do preço do filtro para Toyota Band, mas o Salomão (mecânico) fez uma adaptação no bocal de entrada, usando a solda MIG por alguns minutos. Está funcionando muito bem há quase 3 anos.
577176 577177 577178 577179 577180 577181 577182 577183
A posição do bocal de entrada eu coloquei para baixo, mas poderia ter sido colocado em outra posição, inclusive para snorkel. Como vou emplacar 75 não faço mais trilhas pesadas e nem entro com o ONÇA na água. Só off-road light. :):):grin::brinde:
NOTA: Não tenho nenhum prurido de consciência em instalar no meu ONÇA peças de outros veículos, desde que sejam de boa qualidade e confiáveis. Sou a favor de adaptações bem feitas, que trazem mais conforto e segurança para o Jipão. Todavia não aceito gambiarras nem quebra-galhos. Porém quem for colecionador e desejar ganhar "placa preta" precisa deixar o Jipão o mais original possível.