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Ver Versão Completa : Troller 11/12 aquecendo



brunoneiva
15/02/2013, 08:46
Bom dia Trolleiros


Meu carro mantendo uma velocidade de 130 140 km/h aquece ou uma pegada mas forte na trilha bate no vermelho alguém tem esse mesmo problema? Alguém sabe como resolver isso?

Troller 2011/2012

MARCELO T4
15/02/2013, 10:26
Bom dia brunoneiva.

O meu acontece a mesma coisa.
Liguei para o Maurício da Reiko e me falou que alguns trollers desse ano devido a um tipo de radiador diferente que colocaram (parece que é da ranger ) deram esse tipo de problema.Pediu para colocar um aditivo na líquido de arrefecimento (Cool da motul),porém não resolveu nada.Falou que se não funcionasse teria que diminuir a programação pois o meu está com 240 cv.
Acabei que estou deixando assim mesmo,pois a temperatura sobe realmente quando estou a 140 km por um tempo constante e na trilha também sobe,porém a pegada tem que ser bem forte mesmo como vc disse.
Seria bom vc entrar em contato com o Maurício e se tiver mais alguma novidade de um toque.
Abs

brunoneiva
15/02/2013, 10:34
Bom dia brunoneiva.

O meu acontece a mesma coisa.
Liguei para o Maurício da Reiko e me falou que alguns trollers desse ano devido a um tipo de radiador diferente que colocaram (parece que é da ranger ) deram esse tipo de problema.Pediu para colocar um aditivo na líquido de arrefecimento (Cool da motul),porém não resolveu nada.Falou que se não funcionasse teria que diminuir a programação pois o meu está com 240 cv.
Acabei que estou deixando assim mesmo,pois a temperatura sobe realmente quando estou a 140 km por um tempo constante e na trilha também sobe,porém a pegada tem que ser bem forte mesmo como vc disse.
Seria bom vc entrar em contato com o Maurício e se tiver mais alguma novidade de um toque.
Abs

Marcelo falei com Mauricio ele me informou a mesma coisa, estou procurando saber se existe diferença mesmo no radiador caso o troller 2010 seja diferente ( maior) irei trocar. Mas caso eu tenha novidade irei informar aqui.

MARCELO T4
15/02/2013, 10:51
Marcelo falei com Mauricio ele me informou a mesma coisa, estou procurando saber se existe diferença mesmo no radiador caso o troller 2010 seja diferente ( maior) irei trocar. Mas caso eu tenha novidade irei informar aqui.

Liguei na troller (trilha eurocar Curitiba) e para variar não sabem se realmente existe diferença nesses radiadores,me pediram 1600 reais.
Se tiver informação que realmente é diferente por favor avise que também irei trocar,meu medo só é gastar 1600 latas e não resolver o problema.
Abs

MARCELO T4
03/06/2013, 22:00
Pessoal se alguém puder ajudar.

Só relembrando,chipei meu troller (240 cv)com Reiko há 1 ano com 10 mil/Km logo no início ele começou a esquentar (100 graus) somente 5 marcha andando em velocidade elevada 140 / 150 Km/h por algum tempo,tirava o pé e temperatura voltava ao normal.

Liguei para o Maurício e me disse que alguns trollers 11/12 haviam saido com radiador da ranger e esse poderia ser o motivo.

Deixei quieto por esse tempo porém agora andando em 5 marcha a 130 por pouco tempo voltou a esquentar,resolvi trocar o radiador para fazer o teste,o cabra especializado aqui na minha cidade confirmou que meu radiador só possui 2 canaletas na colméia sendo que o troller possui 3 canaletas,pensei resolvido o problema mandei trocar,porém hoje a desagradável surpresa fui fazer o teste e esquentou novamente.

Troller 11/12 está com 26 mil/Km nao abaixa nada o liquido de arrefecimento e só esquenta dando carga em 5 marcha nas outras situaçoes 3 - 4 esticando tudo nao altera a temperatura.


Última situaçao seria abaixar a chipagem,será que resolve ?

Tive outros trollers com a mesma chipagem e nunca tive problema.


Agradeço opinioes.

MARCELO T4
04/06/2013, 11:24
Pessoal por favor alguém para ajudar ???!!!!!

Troco bomba d`agua e válvula termostática ?

abreu
04/06/2013, 13:49
Bomba dágua ou valvula termostática.

O radiador não é. Mesmo o dos 2011 para cima, funciona muito bem no Troller.

Abraços.

MARCELO T4
04/06/2013, 13:54
Bomba dágua ou valvula termostática.

O radiador não é. Mesmo o dos 2011 para cima, funciona muito bem no Troller.

Abraços.

Abreu nesse caso não teria que esquentar também em outras marchas e situações como em trilha e na cidade ?

Só sobe a temperatura em 5 marcha andando forte.

Meu mecânico fala em excesso de combustível dos bicos devido a chipagem.

abreu
04/06/2013, 14:01
Abreu nesse caso não teria que esquentar também em outras marchas e situações como em trilha e na cidade ?

Só sobe a temperatura em 5 marcha andando forte.

Meu mecânico fala em excesso de combustível dos bicos devido a chipagem.

Não, na verdade é nessa situação onde seu carro é mais exigido.

Existem muitos carros com esse chip do Maurício, e nunca ouvi relatos deles esquentando.

Minha programação era mais forte que a sua (267cv) e nunca tive problemas com temperatura.

Aqui tem Troller 2012 rodando com algo perto de 300cv e sem problemas de aquecimento.

Comece pela válvula termostática que pode estar demorando para abrir.
Se não resolver, ai você terá que mandar olhar a bomba.

É bom também fazer uma limpeza no sistema e adicionar o fluido para radiador rosa (aquele verde original é péssimo). O fluido original oxida e fica marrom, parecendo barro. O rosa é mais eficiente e se mantém perfeito por toda vida.

Abraços.

MARCELO T4
04/06/2013, 14:21
Não, na verdade é nessa situação onde seu carro é mais exigido.

Existem muitos carros com esse chip do Maurício, e nunca ouvi relatos deles esquentando.

Minha programação era mais forte que a sua (267cv) e nunca tive problemas com temperatura.

Aqui tem Troller 2012 rodando com algo perto de 300cv e sem problemas de aquecimento.

Comece pela válvula termostática que pode estar demorando para abrir.
Se não resolver, ai você terá que mandar olhar a bomba.

É bom também fazer uma limpeza no sistema e adicionar o fluido para radiador rosa (aquele verde original é péssimo). O fluido original oxida e fica marrom, parecendo barro. O rosa é mais eficiente e se mantém perfeito por toda vida.

Abraços.

Limpeza eu já fiz está com liquido de arrefecimento da motul.

Vou trocar a válvula e a bomba.

Obrigado pela dica.

Abraço

Jorgao
04/06/2013, 17:17
É bom também fazer uma limpeza no sistema e adicionar o fluido para radiador rosa (aquele verde original é péssimo). O fluido original oxida e fica marrom, parecendo barro. O rosa é mais eficiente e se mantém perfeito por toda vida.

Abraços.

Já vi isso também! Mas, na verdade, a culpa não é do fluido da Ipiranga (original), que é comprado em embalagem concentrada pelos concessionários, ou seja, não está na proporção de água/aditivo correta, e sim, só aditivo. O problema está na água colocada, cheia de cloro, fluor, minerais, etc, que eles colocam, e pior ainda, tem concessionário economizando os aditivos e colocando mais água do que devia. Já vi troller com 2 anos de uso e reservatório marronzinho.... um absurdo.

MARCELO T4
07/06/2013, 07:44
Agora complicou.

Ontem foi trocado a válvula e bomba d'água esta estava com uma folga considerável no rotor.
Testamos brevemente pois a rodovia estava movimentada à noite e como disse só esquenta em 5 marcha andando forte,a temperatura chegou a 95 graus,acho que se conseguisse andar por mais tempo chegaria de novo no vermelho.

Não sei o que fazer.Radiador,bomba,válvula tudo zero.

Lembrando que o liquido não abaixa e não acontece isso em outras situações e isso ocorreu já com 10 mil Km pós chipagem,então achamos pouco provável algum problema tipo junta ou cabeçote,o troller está com 27 mil Km.

E agora ?

Jorgao
07/06/2013, 08:51
Agora complicou.

Ontem foi trocado a válvula e bomba d'água esta estava com uma folga considerável no rotor.
Testamos brevemente pois a rodovia estava movimentada à noite e como disse só esquenta em 5 marcha andando forte,a temperatura chegou a 95 graus,acho que se conseguisse andar por mais tempo chegaria de novo no vermelho.

Não sei o que fazer.Radiador,bomba,válvula tudo zero.

Lembrando que o liquido não abaixa e não acontece isso em outras situações e isso ocorreu já com 10 mil Km pós chipagem,então achamos pouco provável algum problema tipo junta ou cabeçote,o troller está com 27 mil Km.

E agora ?

Eu apostaria na chipagem. Embora raro ter problemas com chipagem no 3.0, deve ter havido algum contra tempo, e provavelmente algum parâmetro errado deve estar ocasionando isso (como citado, débito de combustível). Seria bom testar seu carro com parâmetros originais (outra ECU) por exemplo e verificar se ocorre isso. Quem chipou seu veículo, com certeza guarda (ou deveria guardar) uma ECU original para testes, justamente para casos como esse. Eu aposto que andando com uma ECU original, o problema irá parar. Já botou um multímetro no sensor de temperatura e testou a resistência pra ver se ele está perfeito?

MARCELO T4
07/06/2013, 10:25
Eu apostaria na chipagem. Embora raro ter problemas com chipagem no 3.0, deve ter havido algum contra tempo, e provavelmente algum parâmetro errado deve estar ocasionando isso (como citado, débito de combustível). Seria bom testar seu carro com parâmetros originais (outra ECU) por exemplo e verificar se ocorre isso. Quem chipou seu veículo, com certeza guarda (ou deveria guardar) uma ECU original para testes, justamente para casos como esse. Eu aposto que andando com uma ECU original, o problema irá parar. Já botou um multímetro no sensor de temperatura e testou a resistência pra ver se ele está perfeito?

Acho que o sensor da temperatura está marcando corretamente.

Falei com o Maurício Reiko que fez a chipagem e foi muito atencioso,vai me enviar outro módulo para teste.

Agora concordo com você o problema deve estar na reprogramação,pena que tive certeza disso somente quando gastei muito $$$ em todo sistema de arrefecimento,fazer o quê.

Abs

abreu
07/06/2013, 19:55
Já vi isso também! Mas, na verdade, a culpa não é do fluido da Ipiranga (original), que é comprado em embalagem concentrada pelos concessionários, ou seja, não está na proporção de água/aditivo correta, e sim, só aditivo. O problema está na água colocada, cheia de cloro, fluor, minerais, etc, que eles colocam, e pior ainda, tem concessionário economizando os aditivos e colocando mais água do que devia. Já vi troller com 2 anos de uso e reservatório marronzinho.... um absurdo.

Dois anos?

Meu Troller estava com reservatório marrom em 2 meses!
Limpei tudo e troquei pelo fluido roda.

Abraços.

luiz silva
09/06/2013, 18:16
Caros amigos,
Não existe problema de aquecimento por causa da reprogramação, também nada a ver com liquido de arrefecimento e/ou a agua colocada.
Vocês podem fazer o seguinte:
Peguem um termômetro infrared e verifiquem a temperatura do carro andando normal , depois verifiquem quando chega no vermelho, o que provavelmente esta acontecendo e verificamos no Troller do Bruno é uma diferença entre o material que faz a medição de temperatura no motor e a do indicador no painel.
Pirometros que medem temperatura e seus termopares tem que terem a mesma configuração de leitura, então pode estar ai a diferença de leitura e não de temperatura máxima do motor.

Daraujo
10/06/2013, 15:52
Boa tarde,
Recentemente comprei um troller 2011,e já quebrou 03 vezes as helices do radiador, como faço para acabar com esse problema?
Fui orientado a não entrar rápido em locais mais profundos, porém não tem resolvido.
Agradeço a todas as dicas.

adrianoquatro
10/06/2013, 16:19
O meu havia dado o mesmo problema, em subida de serra ou pegada forte (140 / 160km/h) esquentava. Conseguí que resolvessem ainda na garantia, disseram que foi o sensor mesmo. Vou colocar um sensor extra pra garantir. Do mesmo jeito que errou pra mais, pode errar pra menos.

Jorgao
11/06/2013, 00:38
Boa tarde,
Recentemente comprei um troller 2011,e já quebrou 03 vezes as helices do radiador, como faço para acabar com esse problema?
Fui orientado a não entrar rápido em locais mais profundos, porém não tem resolvido.
Agradeço a todas as dicas.

Daraújo, em primeiro lugar, um bom curso de condução fora de estrada. Tem que entrar devagar mesmo, mas tem uns fanfarrões que se jogam de qualquer jeito e nunca quebram a hélice. Basicamente, se o acoplamento viscoso não estiver ativado (percebe-se pelo barulho), não vai quebrar. Agora, se estiver ativado, a chance de quebra é alta, se entrar em alta velocidade.

Em segundo lugar, toda hélice de plástico/fibra convencional quebra. Nas bands tem gente usando de metal, pois a de plástico quebra muito fácil nela. Tem outros jipes/donos que sempre antes de atravessar riacho fundo afrouxam a correia, tem outros que colocam papelão na frente pra desviar a água, etc. Tenho um amigo com 2.8 que diz ter colocado uma de material melhor. Eu não vejo necessidade de trocar a hélice, mas se quebrar algum dia na empolgação, vou colocar a original reserva que tenho e a próxima reserva já seria uma de metal ou mais reforçada.

Em terceiro lugar, trocar essa hélice é bem fácil. Já assisti a troca de 2 durante trilhas. Vale a pena ter essa peça de reserva no kit de trilha.

Não deixe de considerar suas quebras como má montagem. Será que não estão conseguindo fazer alguma cagada na montagem? Dê uma verificada nisso.

Boa sorte

Lucas Nassif
11/06/2013, 10:10
Eu apostaria na chipagem. Embora raro ter problemas com chipagem no 3.0, deve ter havido algum contra tempo, e provavelmente algum parâmetro errado deve estar ocasionando isso (como citado, débito de combustível). Seria bom testar seu carro com parâmetros originais (outra ECU) por exemplo e verificar se ocorre isso. Quem chipou seu veículo, com certeza guarda (ou deveria guardar) uma ECU original para testes, justamente para casos como esse. Eu aposto que andando com uma ECU original, o problema irá parar. Já botou um multímetro no sensor de temperatura e testou a resistência pra ver se ele está perfeito?

X2! Sem dúvidas!!

AMGOLDONI
20/06/2013, 11:37
o meutambem acontece isso marcelo , isso é só limpeza de radiador , com certeza absoluta

andando com pé la em baixo seguido comeca a subir a temperatura

mande tirar o radiador , limpar os dutos por dentro do radiador , fazer uma bela lavagem , e uma lavagem externa tambem

sempre que comeca a subir a minha temperatura andando forte, mando fazer isso e ja resolve , o meu é um 2010

MARCELO T4
07/08/2013, 07:41
Não sei mais o que fazer.

Meu troller 11/12 desde os 10 mil Km vem aquecendo quando forço na estrada principalmente em 5 marcha com o pé colado a temperatura chega a 105 graus e tenho que tirar o pé.Agora preciso resolver isso pois a garantia está acabando e estou com medo de ser coisa mais séria.Vou relatar o que já fiz.

1-Troca do radiador
2-Troca bomba d`água
3-Troca válvula termostática
4-Reprogramação com a Reiko estava com 240 cv abaixei para 200 cv
5-Troca do líquido de arrefecimento.

A única coisa que falta trocar é a hélice (acoplamento viscoso),aparentemente está normal,só está parecendo que está acoplando quando a temperatura passa dos 100 graus.Será esse o problema ? Complicado é pagar mais 1500 latas e persistir o problema.O que eu já gastei para resolver isso não é brincadeira.

Resumindo na cidade,trilha temperatura normal,estrada 4 e 5 marcha com acelerador lacrado a temperatura sobe rapidamente e quando tira o pé volta ao normal rapidamente.O liquido de arrefecimento não abaixa nada e o ar continua gelando normal e não chega a entrar em modo de segurança.Está com o medidor de temperatura Spia no bloco do motor que acusa também essa temperatura alta.

Ajuda por favor.

Jorgao
07/08/2013, 11:32
Não sei mais o que fazer.

Meu troller 11/12 desde os 10 mil Km vem aquecendo quando forço na estrada principalmente em 5 marcha com o pé colado a temperatura chega a 105 graus e tenho que tirar o pé.Agora preciso resolver isso pois a garantia está acabando e estou com medo de ser coisa mais séria.Vou relatar o que já fiz.

1-Troca do radiador
2-Troca bomba d`água
3-Troca válvula termostática
4-Reprogramação com a Reiko estava com 240 cv abaixei para 200 cv
5-Troca do líquido de arrefecimento.

A única coisa que falta trocar é a hélice (acoplamento viscoso),aparentemente está normal,só está parecendo que está acoplando quando a temperatura passa dos 100 graus.Será esse o problema ? Complicado é pagar mais 1500 latas e persistir o problema.O que eu já gastei para resolver isso não é brincadeira.

Resumindo na cidade,trilha temperatura normal,estrada 4 e 5 marcha com acelerador lacrado a temperatura sobe rapidamente e quando tira o pé volta ao normal rapidamente.O liquido de arrefecimento não abaixa nada e o ar continua gelando normal e não chega a entrar em modo de segurança.Está com o medidor de temperatura Spia no bloco do motor que acusa também essa temperatura alta.

Ajuda por favor.

Testou com uma ECU original não reprogramada?

MARCELO T4
07/08/2013, 11:43
Testou com uma ECU original não reprogramada?

Olá Jorgao.

Amanhã vou emprestar uma ECU original do colega para testar,

Mais porque com uma reprogramação considerada light esquentaria assim ?

Tem relatos de troller com 280 cv com sistema de arrefecimento original que não dá problema.

Complicado.

Valeu

MARCELO T4
09/08/2013, 10:26
Trocado acoplamento viscoso e ECU original.

Continua chegando em 100 graus quando força muito em 4 ou 5 marcha.

Agora pergunto,será que não é normal chegar a essa temperatura chegando no máximo do motor ?

Lembrando que quando chega a 100 graus chega a piscar a luz da temperatura,porém não entra no modo de segurança.

Por favor preciso de ajuda antes de levar na concessionária.

Jorgao
09/08/2013, 13:00
Trocado acoplamento viscoso e ECU original.

Continua chegando em 100 graus quando força muito em 4 ou 5 marcha.

Agora pergunto,será que não é normal chegar a essa temperatura chegando no máximo do motor ?

Lembrando que quando chega a 100 graus chega a piscar a luz da temperatura,porém não entra no modo de segurança.

Por favor preciso de ajuda antes de levar na concessionária.

Cara, se não me engano a temperatura de funcionamento é normal até 102 graus.
O meu funciona bem frio. Tocando leve, fica na faixa dos 80 graus ou menos pelo que me lembro. Exigindo, eu nunca medi, mas obviamente, não corta e não acende luz alguma no painel. Acredito que se passar dos 102 graus, ele cortaria. O acoplamento viscoso acho que entra em torno dos 86-92 graus (ou essa temperatura é o início da abertura da VT, não lembro).

Você está medindo com scanner, certo? Na boa, está muito misterioso isso, rs. Tem que internar numa autorizada MWM e dar na mão de um cara honesto e que tenha realmente vontade de achar o problema.

homerohermida
09/08/2013, 19:42
Trocado acoplamento viscoso e ECU original.

Continua chegando em 100 graus quando força muito em 4 ou 5 marcha.

Agora pergunto,será que não é normal chegar a essa temperatura chegando no máximo do motor ?

Lembrando que quando chega a 100 graus chega a piscar a luz da temperatura,porém não entra no modo de segurança.

Por favor preciso de ajuda antes de levar na concessionária.
Acho que não é normal.
O máximo que já forcei, além de andar na areia no verão do RJ com ar ligado durante uma meia hora, foi na estrada com o ar ligado, a um pouco mais de 3.200 rpm, durante uns quinze a vinte minutos. Além do ponteiro da temperatura não se mexer, não piscou nenhuma luz, nem entrou em modo de segurança.

Miguel Sono
20/11/2013, 18:15
Trocado acoplamento viscoso e ECU original.

Continua chegando em 100 graus quando força muito em 4 ou 5 marcha.

Agora pergunto,será que não é normal chegar a essa temperatura chegando no máximo do motor ?

Lembrando que quando chega a 100 graus chega a piscar a luz da temperatura,porém não entra no modo de segurança.

Por favor preciso de ajuda antes de levar na concessionária.

Marcelo,

Conseguiu resolver o problema?

Estou com problema semelhante no meu 2011 3.0.

Já foram trocadas a embreagem viscosa e VT. Mas o problema persiste. O ponteiro de temperatura chega no meio da faixa branca entre o 90C e o inicio da faixa vermelha. Não era assim antes. Nunca passou do meio (90C). Pelo scaner a temperatura chega a algo em torno de 96C. Mas o ponteiro marca algo em torno de 100C ou um pouco mais. Já troquei o sensor e continua na mesma. Estou desconfiado de problema no painel.

Se tiver resolvido o seu problema e tiver alguma dica, agradeço.

Agradeço tb a ajuda dos demais colegas.

Miguel

MARCELO T4
21/11/2013, 08:43
Marcelo,

Conseguiu resolver o problema?

Estou com problema semelhante no meu 2011 3.0.

Já foram trocadas a embreagem viscosa e VT. Mas o problema persiste. O ponteiro de temperatura chega no meio da faixa branca entre o 90C e o inicio da faixa vermelha. Não era assim antes. Nunca passou do meio (90C). Pelo scaner a temperatura chega a algo em torno de 96C. Mas o ponteiro marca algo em torno de 100C ou um pouco mais. Já troquei o sensor e continua na mesma. Estou desconfiado de problema no painel.

Se tiver resolvido o seu problema e tiver alguma dica, agradeço.

Agradeço tb a ajuda dos demais colegas.

Miguel

Bom dia Miguel.
Depois de 2 meses em uma autorizada da troller (Londrina) com os cabras fazendo o diagnóstico errado o problema foi resolvido.
Só lembrando que troquei todo o sistema de arrefecimento por conta própria apesar de estar na garantia (bomba d`água,V.T,sensor,radiador,acoplamento viscoso)
Resumindo meu carro foi levado para Curitiba e ficou em teste por uma semana,no final o chefe da oficina fechou o diagnóstico PAINEL (está no caminho certo rs).
Abs

jaime_sandim
21/11/2013, 10:01
Estou com problema parecido no meu 2010

de uns tempos pra cá quando ligo a ventilação ou ar condicionado o marcador sobe la no vermelho rapidamente é só desligar o botão que ele tambem volta rápido pra temperatura normal...

deu uma olhada por alto e to achando que é sujeira nos radiadores,tem barro e folhas..
vou desmontar e fazer uma limpeza pra ver oque acontece enquanto isso vou andando sem A/C :parede:

abraços.

Miguel Sono
21/11/2013, 15:03
Bom dia Miguel.
Depois de 2 meses em uma autorizada da troller (Londrina) com os cabras fazendo o diagnóstico errado o problema foi resolvido.
Só lembrando que troquei todo o sistema de arrefecimento por conta própria apesar de estar na garantia (bomba d`água,V.T,sensor,radiador,acoplamento viscoso)
Resumindo meu carro foi levado para Curitiba e ficou em teste por uma semana,no final o chefe da oficina fechou o diagnóstico PAINEL (está no caminho certo rs).
Abs

Marcelo,

Hoje, um pouco antes de ver a sua mensagem, fiz um teste com um painel novo. Infelizmente, no meu caso, continuou com o mesmo problema, marcação de algo em torno de 100C (exatamente no meio do caminho entre o traço central de 90C e o início do vermelho).

Como o Jaime comentou no Post acima, no meu caso o aquecimento também só acontece quando o ar condicionado está ligado na refrigeração. Sem ar condicionado ligado, ainda não vi o ponteiro subir.

Cabe ressaltar que o que no painel marca 100C, o scanner lê algo entre 94C e 96C. Está certo que são sensores diferentes, mas esses números acabam tendo alguma relação, pois em condições normais eles devem marcar temperatura parecidas.

Resumindo, troquei VT, válvula de água quente (aquela que direciona a água para dentro do carro), os dois sensores de temperatura e verifiquei a bomba d'água e embreagem viscosa que estão funcionando adequadamente.

O mistério continua...

Estou suspeitando de chicote ou algum tipo de interferência... quem sabe... Fizemos um teste ligando o sensor de temperatura do meu carro direto na tomada de medição de outro carro e ficamos observando a temperatura no painel do outro. Mesmo com a temperatura medida no scanner no meu carro em torno de 96C, o painel do outro carro ficava no meio (90C). Quando ligava o meu sensor no meu painel, nas mesmas condições de temperatura do scanner (96C), o meu ponteiro passava do meio e marcava lá na casa dos 100C. Foi aí que concluímos ser problema de painel. Mas ao trocar não adiantou, pois o painel novo estava com a medição igual ao meu. Aí a suspeita ficou no chicote, mas não tinha mais tempo de continuar os testes...

O mistério e a saga continuam...

Se alguém puder ajudar...

Miguel

Giuberto
21/11/2013, 17:34
Marcelo,

Hoje, um pouco antes de ver a sua mensagem, fiz um teste com um painel novo. Infelizmente, no meu caso, continuou com o mesmo problema, marcação de algo em torno de 100C (exatamente no meio do caminho entre o traço central de 90C e o início do vermelho).

Como o Jaime comentou no Post acima, no meu caso o aquecimento também só acontece quando o ar condicionado está ligado na refrigeração. Sem ar condicionado ligado, ainda não vi o ponteiro subir.

Cabe ressaltar que o que no painel marca 100C, o scanner lê algo entre 94C e 96C. Está certo que são sensores diferentes, mas esses números acabam tendo alguma relação, pois em condições normais eles devem marcar temperatura parecidas.

Resumindo, troquei VT, válvula de água quente (aquela que direciona a água para dentro do carro), os dois sensores de temperatura e verifiquei a bomba d'água e embreagem viscosa que estão funcionando adequadamente.

O mistério continua...

Estou suspeitando de chicote ou algum tipo de interferência... quem sabe... Fizemos um teste ligando o sensor de temperatura do meu carro direto na tomada de medição de outro carro e ficamos observando a temperatura no painel do outro. Mesmo com a temperatura medida no scanner no meu carro em torno de 96C, o painel do outro carro ficava no meio (90C). Quando ligava o meu sensor no meu painel, nas mesmas condições de temperatura do scanner (96C), o meu ponteiro passava do meio e marcava lá na casa dos 100C. Foi aí que concluímos ser problema de painel. Mas ao trocar não adiantou, pois o painel novo estava com a medição igual ao meu. Aí a suspeita ficou no chicote, mas não tinha mais tempo de continuar os testes...

O mistério e a saga continuam...

Se alguém puder ajudar...

Miguel

Façam o seguinte teste: Coloquem o termostato todo no frio. Não importa se o A/C está ligado ou não. Apenas liguem o ventilador em alguma velocidade. Façam isto com o motor em temperatura de funcionamento normal ou aquecido.

Imediatamente girem o termostato todo para o quente: A partir desse momento o ponteiro da temperatura do painel irá descer lentamente, acusando o motor muito frio. Isso é normal no troller.

Se acontecer algo diferente, tem coisa errada. Se bem me lembro, já foi explicado aqui no fórum porque isso acontece. Se não me engano, é referente a válvula do ar quente e/ou sensor de temperatura. Não é defeito. O ponteiro só funciona mesmo com o termostato todo no frio. Se não me engano, estando o termostato no meio, o ponteiro fica doidinho e acusa temperaturas muito baixas ou muito altas erroneamente.

Contudo, o sensor que a ECU lê é outro e caso realmente haja algum aquecimento, o motor entra em modo de segurança. Se não entrar em modo de segurança, não houve aquecimento algum.

jaime_sandim
21/11/2013, 17:46
Giuberto,

vou fazer esse teste que voce diz.

no meu caso meu troller nunca teve problema algum de aquecimento nem com a/c ligado ou ventilação ou qualquer outra situação...

esse fato começou ha uns 20 dias,com o motor aquecido(na temperatura normal) se ligar o ventilador em qualquer velocidade(1,2,3 ou 4) e no termostato mais frio com ou sem a/c o ponteiro sobe rapidamente ate o vermelho em questão de 1 ou 2min... ai eu desligo a temperatura abaixa rapidamente pro normal em uns 20 a 30 seg.

alguns amigos sugeriram desmontar os radiadores e limpar (esta vem sujo de barro e folhas) mas não sei se resolveria pois acho muito estranho a temperatura variar tanto em tao pouco tempo.

tenho uma pulga atras da orelha que pode ser problema elétrico ou sensor coisas desse tipo...ainda não medi se a temperatura sobe de fato ou só o marcador que ta doido...

vou mexer com isso semana que vem somente ai informo aqui

[]'s

Miguel Sono
21/11/2013, 18:22
Façam o seguinte teste: Coloquem o termostato todo no frio. Não importa se o A/C está ligado ou não. Apenas liguem o ventilador em alguma velocidade. Façam isto com o motor em temperatura de funcionamento normal ou aquecido.

Imediatamente girem o termostato todo para o quente: A partir desse momento o ponteiro da temperatura do painel irá descer lentamente, acusando o motor muito frio. Isso é normal no troller.

Se acontecer algo diferente, tem coisa errada. Se bem me lembro, já foi explicado aqui no fórum porque isso acontece. Se não me engano, é referente a válvula do ar quente e/ou sensor de temperatura. Não é defeito. O ponteiro só funciona mesmo com o termostato todo no frio. Se não me engano, estando o termostato no meio, o ponteiro fica doidinho e acusa temperaturas muito baixas ou muito altas erroneamente.

Contudo, o sensor que a ECU lê é outro e caso realmente haja algum aquecimento, o motor entra em modo de segurança. Se não entrar em modo de segurança, não houve aquecimento algum.

Gilberto,

O que acontece no meu é que sempre que ligo o ar quente (somente ar quente) a temperatura baixa.

Vale dizer que ando com ar condicionado 100% do tempo. O carro está com 43.000km e nunca tive problemas de aquecimento.

Minhas dores de cabeça começaram após um aquecimento em uma trilha de areia, na qual eu passei por uma poça d'água grande e acho que foi aí que deu pau no acoplamento viscoso da hélice. O resultado foi alguns km depois o aquecimento do carro que chegou a encostar no início do vermelho, mas antes de entrar no vermelho mesmo, desliguei o ar condicionado, liguei o ar quente e continuei andando e aí a temperatura voltou lentamente ao normal.

Depois disso, tive que trocar a hélice completa (com a embreagem viscosa). Mas os problemas de ponteiro indicando acima do meio continuaram. Já troquei VT, e a prórpria válvula de ar quente. Bomba d'água foi verificada e estava boa (foi trocada com 15.000 km).

Mas voltando à questão do ar condicionado, como sempre ando com o ar ligado, não havia feito o teste de apenas desligá-lo, sem ligar o ar quente, para ver o que acontecia. Hoje resolvi testar. Desliguei somente o ar condicionado sem ligar o ar quente ou a ventilação. Aparentemente o ponteiro não passa do meio nessa condição.

Mas alguma coisa está muito estranha, pois o carro nunca se comportou assim em quase 3 anos...

Vou postando se descobrir a real causa do problema.

Abraço,
Miguel

Giuberto
21/11/2013, 20:37
Miguel e Jaime, o que acontece é o seguinte:

Quando gira o termostato para ar quente, aciona-se uma valvula de abertura do liquido de arrefecimento para passar pela colmeia que fica dentro do painel. Ao ligar o ventilador ele esfria a colmeia, empurrando o ar quente para dentro do carro, esfriando o líquido que ainda não passou pela valvula termostatica e bomba d'água.

O ar quente só funcionará com o motor em altos giros, pois assim, abre-se a valvula termostatica. Por isso vemos várias reclamações de trolleiros dizendo que não funciona a mistura do ar condicionado com ar quente, além do mais essa válvula vive travando! Lembrando que o troller funciona na maior parte do tempo frio... O 3.0 já não possui pretensão de aquecer e com o radiador do troller então... Para ter um funcionamento normal do ponteiro, é necessário que o termostato esteja inteiramente na posição azul.

O sensor de temperatura que envia para o painel está depois da valvula termostatica e bomba d'água. Já o sensor de leitura da ECU está antes de ambas. Por isso, caso haja um problema de arrefecimento, o troller SEMPRE cortará potência, protegendo o motor, muito antes do ponteiro chegar no vermelho! Pois o sensor da centralina mede a temperatura real "in loco", sem atrasos, já o do painel.... E lembrando que caso a bomba d'água ou a valvula termostatica estejam ruins, o ponteiro não serve pra nada. O motor vai aquecer, cortar potência e o ponteiro marcará frio.

É mais ou menos por aí.

Só pra vocês terem uma ideia, o troller 3.0 (original em pneus, relação, etc.) anda entre 80-90 km/h (dependendo do terreno, temperatura ambiente, etc) com a bomba d'água quebrada, sem aquecer!

jaime_sandim
23/11/2013, 09:16
Gilberto,

fiz o teste que voce falou do termostato e exatamente como voce disse...
quando viro o botão pro quente(vermelho) a temperatura do marcador abaixa.

na verdade eu nunca mexi no termostato do jipe sempre ficou no mais frio(azul) e quando gelava muito desligava ou virava a saídas de ar pra cima...

mas porque o meu começou a fazer isso de aumentar e abaixar a temperatura do marcador?
e como posso resolver pra voltar a ser como sempre foi?
tem alguma receita?

abraços.

Martin427
02/01/2014, 21:58
Apenas para registrar,

O ponteiro de temperatura do meu 2011/12 sobe um pouco em situações de esforço extremo, no caso, 4a marcha e pé no chão numa subida ingreme, a 115~125 km/h e 3.500 rpm, com a/c ligado. Tem pneus 33 BF A/T e não é chipado. Para referência, o lugar em que isso aconteceu algumas vezes é na subida logo após os motéis, na Dom Pedro, sentido anhanguera/campinas. Se baixar quarta a 100 por hora logo no começo da subida e cravar o pé, ao final vc está a uns 120 a 3500~3600 rpm e com o ponteiro no meio da faixa entre o 90 e o vermelho.

Sempre que o ponteiro sai do meio, tiro o pé e ele volta para o meio rapidamente (em cerca de 2 minutos). Nunca deixei passar da faixa entre o meio e o vermelho, mas tenho a impressão que se eu continuar pisando ele chegaria no vermelho facilmente.

Acredito que seja uma caracteristica totalmente normal do jipe e só não presenciou isso quem nunca forçou em condições similares.

Abraço,
Martin

Julio_ASRJ
03/01/2014, 01:09
Apenas para registrar,

O ponteiro de temperatura do meu 2011/12 sobe um pouco em situações de esforço extremo, no caso, 4a marcha e pé no chão numa subida ingreme, a 115~125 km/h e 3.500 rpm, com a/c ligado. Tem pneus 33 BF A/T e não é chipado. Para referência, o lugar em que isso aconteceu algumas vezes é na subida logo após os motéis, na Dom Pedro, sentido anhanguera/campinas. Se baixar quarta a 100 por hora logo no começo da subida e cravar o pé, ao final vc está a uns 120 a 3500~3600 rpm e com o ponteiro no meio da faixa entre o 90 e o vermelho.

Sempre que o ponteiro sai do meio, tiro o pé e ele volta para o meio rapidamente (em cerca de 2 minutos). Nunca deixei passar da faixa entre o meio e o vermelho, mas tenho a impressão que se eu continuar pisando ele chegaria no vermelho facilmente.

Acredito que seja uma caracteristica totalmente normal do jipe e só não presenciou isso quem nunca forçou em condições similares.

Abraço,
Martin

Martin, se continuar forçando, é normal o ponteiro passar um pouco do meio, e ele poderia até chegar perto do vermelho, mas não entrar na faixa vermelha. Se entra na faixa vermelha, pode ser algo errado com o ponteiro/sensor do ponteiro ou de fato algum problema no sistema de arrefecimento. Eu já peguei um 2.8 com o ponteiro doido assim. Não tinha nada de errado no arrefecimento do jipe e sim no ponteiro. No 3.0, eu já finquei o pé em 4a e 5a reduzida pra subir duna no nordeste com meu troller e o ponteiro se estabilizava antes de chegar no vermelho e dali não passava, mesmo estando a 3500-3800 rpm e debaixo de um sol de 45-50 graus. E eu não dava descanso pro jipe não. Só parava com as brincadeiras quando eu estava cansado ou precisava me hidratar.

alvarocorreia
05/03/2014, 15:22
Agora complicou.

Ontem foi trocado a válvula e bomba d'água esta estava com uma folga considerável no rotor.
Testamos brevemente pois a rodovia estava movimentada à noite e como disse só esquenta em 5 marcha andando forte,a temperatura chegou a 95 graus,acho que se conseguisse andar por mais tempo chegaria de novo no vermelho.

Não sei o que fazer.Radiador,bomba,válvula tudo zero.

Lembrando que o liquido não abaixa e não acontece isso em outras situações e isso ocorreu já com 10 mil Km pós chipagem,então achamos pouco provável algum problema tipo junta ou cabeçote,o troller está com 27 mil Km.

E agora ?

Boa tarde Marcelo!

Possuo um Troller 11/12 com o mesmo problema do seu. Vc já conseguiu resolver?!