PDA

Ver Versão Completa : Barulho do motor do niva ...



rmmeira
14/09/2005, 14:42
Pessoal,

não sou profundo conhecedor de mecanica, mas saberia dizer "ouvindo" se um motor é diesel ou não ....
pois bem, a questão é que os nivas que olhei ( o meu inclusive) com o motor em marcha lenta fazem um barulho de motor bem parecido com motores a diesel, ja tive inclusive que responder varias vezes à pergunta: legal o jipe .... é diesel ???

alguem saberia me dizer o motivo desse barulho ?? pois acho que seria coerente se ele tivesse um baraulho parecido com os demais motores 1.6 a gasolina que conheço....

[]'s

lauren
14/09/2005, 18:43
Camarada Rogério,

É isso mesmo.... O meu Niva também tem barulho parecido com motor a diesel, quanto está na lenta. Sempre me perguntam se é a diesel.

Um abraço

Eduardo Velo
14/09/2005, 22:14
Esse barulho não é normal ...
O Niva trabalha com corrente para transmitir o giro do virabrequim para o comando de valv. e essa corrente tem que trabalhar esticada e com guia , se estiver tudo OK não faz barulho ...
O esticador é uma pinça com mola , a mola empurra o pino que empurra uma sapata pra esticar a corrente , no lado oposto tem uma guia , que por não ser bem projetada quebra constantemente a corrente começa a trabalhar com folga e empurra o pino pra dentro da pinça criando cada vez mais folga apresentando esse barulho , como se fosse diesel ... pode pular um dente na engrenagem e sair fora de ponto , fiquem espertos ...
Veja se soltando o parafuso da pinça pra esticar a corrente e apertando em seguida o barulho diminui .

[]s ...

juniorvrz
15/09/2005, 00:03
Fala Rogério
Amanhã eu e outro amigo que tem Niva vamos pro Terraço, bora lá?!
Abraço

rmmeira
15/09/2005, 08:45
Fala Rogério
Amanhã eu e outro amigo que tem Niva vamos pro Terraço, bora lá?!
Abraço

Fala Junior, to querendo ir sim ... que horas vc vai ?
a gente podia combinar.

meu tel é 9246 9228

[]'s

MANFREDI
15/09/2005, 13:00
Será que podemos ir junto? eheheheheh Voces esperam a gente chegar? Saimos do trabalho aqui em SP as 18 h e vamos direto ok? eheheheheheheh

Grande abraço

rmmeira
15/09/2005, 13:41
Opa combinado !
mas agiliza ai que senão vc não chega a tempo !!! :D :D :D

FernandoMorais
16/09/2005, 19:03
Então... :lol:

Qual parafuso é!?!? Tem uma foto do bicho!? o meu tá com esse barulhinho, e queria fazer o teste...:D

Eduardo Velo
16/09/2005, 23:06
Fernando , o parafuso que libera o esticador fica prox. a bomba dágua olha por ali que vc vai ver ele , acima da valv. termostatica ... por ali ...

Solta ele pra liberar a pinça e a mola empurrar o pino esticador , depois aperte novamente ...

Se o barulho persistir , tire a tampa do comando de valvulas e olha se a guia está na posição ...

[]s ...

AMANETO
20/09/2005, 11:30
Bom dia,
De fato o barulho é do esticador da corrente, qdo comprei o meu, tinha o barulho de "diesel"tbm,
vai ter que tirar a tampa de valvulas para regular/trocar o esticador mesmo.
abraços,
Amaneto

Albertosiano
20/10/2005, 12:54
O meu tá com esse tal barulho, achei que era algo mais grave.

Vou soltar e apertar esse tal parafuso.

Caso continue é fácil trocar este esticador? :pensativo:


Alberto
Niva 91 - Chimbica
Campinas

Peter
20/05/2006, 08:30
O acesso a corrente é facil?
A tampa dianteira pode ser desmontada sem tirar motor ou radiador?

boimev
20/05/2006, 10:24
Aparentemente todos faremos o serviço sozinho, então....
Pelo que pude entender o tal parafuso é do lado de fora, certo?
Meu NIva fez calibragem de valvulas a pouquissimo tempo, posso abrir a tampa e mecher na corrente sem alterar as valvulas? Ou abriu tem que calibrar novamente?
Pô achava o maximo esse barulho de diesel...... 8) , mas tudo pela saude do bichão...... :concordo:
Alias, vou trocar de mecanico, o cara abre a tampa do motor, meche nas valvulas e não vê isso, de duas uma, ou é desligado ou não entende, em ambos os casos, to fora!
Tô no aguardo.

Cavalcante
21/05/2006, 15:53
Tem uma terceira alternativa aí, e eu já vi muito disso: o cara viu, sabia que tinha de fazer, mas como você não reclamou disso na hora que chegou com o carro, ele deixou do jeito que tava pra cobrar mais uma mão de obra...

Márcio Magalhães
21/05/2006, 23:12
Na maioria das vezes tem que soltar o parafuso (se ainda me lembro é a chave 13) e dar umas pancadinhas nela para a mola soltar... bem no estilo Niva de ser.

Isso era uma dor de cabeça no meu Niva. Troquei o esticador, a sapata que fica do outro lado... até que as engrenagens poiram de ver e foi tudo pro brejo: cabeçote, válvulas etc.

Só resolvi esse problema quando vendi o danado! rs...

[]´s

Lewis Acre
25/05/2006, 23:55
Eduardo Velo,

Fernando , o parafuso que libera o esticador fica prox. a bomba dágua olha por ali que vc vai ver ele , acima da valv. termostatica ... por ali ...

Solta ele pra liberar a pinça e a mola empurrar o pino esticador , depois aperte novamente ...

Se o barulho persistir , tire a tampa do comando de valvulas e olha se a guia está na posição ...


Companeiro, desculpa a insistência, mas se vc pudar mandar uma foto indicando qual é esse parafuso pois eu tô voando ainda!

Ira
26/05/2006, 08:34
O parafuso fica embaixo/próximo da válvula termostática. Tira-se o parafuso e ajusta martelando levemente. Veja no desenho o detalhe nº “39”. A regulagem da sapata da correntinha pode ser feita por até quatro vezes, ou seja, após quatro regulagens tem de trocar a sapata e, às vezes, a correntinha.

[ ]

Ira

Peter
26/05/2006, 08:35
Lewis
Ve se voce consegue visualizar agora.
É o de numero 2.

Ira
26/05/2006, 09:23
O parafuso fica embaixo/próximo da válvula termostática. Tira-se o parafuso e ajusta martelando levemente. Veja no desenho o detalhe nº “39”. A regulagem da sapata da correntinha pode ser feita por até quatro vezes, ou seja, após quatro regulagens tem de trocar a sapata e, às vezes, a correntinha.

[ ]

Ira

CORREÇÃO: O parafuso fica atrás da polia da bomba dágua (mais ou menos em cima da bomba dágua) e não próximo à válvula termostática.

Ira
:mrgreen:

fabioaguilera
26/05/2006, 17:02
Pode ser tb uma folga nas válvulas. Há regulagem soltando a tampa do cabeçote e reapertando uns parafuso lá.

Márcio Magalhães
26/05/2006, 17:43
Salvo engano, é a chave 13 que vais usar.

[]´s,

Lewis Acre
26/05/2006, 19:37
Ainda bem q tô no lugar certo.

Vcs são os caras!
Com explicações assim é mamão com assucar!

Valeu galera!

Fio
26/05/2006, 20:06
Galera CUIDADO,

Posso estar falando a maior bobagem do mundo, mas muitos que apertam esse tal parafuso podem "sem querer" causar um dano bem grande no motor, principalmente aqueles que recém compraram o carro, e não sabem como está o motor por dentro. Caso do amigo Lewis.

A guia pode estar quebrada, e tensionando mais a corrente o barulho pode até diminuir, mas pode estar pegando no cabeçote do outro lado.

Antes de proceder com esse aperto, abra a tampa de valvulas e cheque se está tudo em ordem, se a sapada está bem presa (isso se ela ainda estiver lá!) e verifique se não existe gambiarra no parafuso do tensor (extensões). Se a guia estiver quebrada, troque, é barato. E não se preocupe, os pedaços que por ventura tiverem caído pra dentro do motor, vão pro carter e não trazem maiores problemas.

Cheque também se a corrente não está com folga.

Tudo isso resulta nesse barulho que alguns gostam de ouvir, mas que fatalmente pode vir a deslocar a corrente e até fundir o motor.

segue aí anexo o que a falta da guia e do tensor com gambiarra podem causar no cabeçote (200/300 reais um novo retificado).

Lewis Acre
27/05/2006, 23:16
Fio,

Ufa!
Ainda bem q não cheguei a mexer no tal parafuso.
Vou levar no mecânico pra ele dá uma olhada geral.
Realmente eu ainda não conheço a real situação da VTR.

Agradeço a atenção dos companheiros.

boimev
28/05/2006, 12:07
O meu como comprei a 30 dias só, to fazendo tudo, o motor vai ser o ultimo, mas vou mandar abrir e verificar tudo.

shuther4x4
29/05/2006, 18:06
Valeu Fio, é bom sempre tomarmos cuidados com esses simples ajustes, pois o que é bom pra um nem sempre é bom pro outro, pois o motor pode estar numa situação bem diferente de conservação. Mas é importante também sabermos como funciona, para assim pesar se faremos ou não. Vou ter de abrir a tampa de válvulas primeiro para verificar o estado das peças ok? Como julgar o estado dessas peças?Qual a tensão que a mola deve ficar, tem como medir isso de uma forma caseira? Alguém sabe?
Abraços. :?:

Fio
30/05/2006, 00:17
galera,

abrir a tampa de valvulas é uma operação simples (não precisa de torquimetro, por exemplo), mas não é porque é simples que vai fazer economias idiotas, como reaproveitar a junta.

Se o motor estiver em ordem, esse é o unico gasto que vc vai ter.

Pra saber se está tudo em ordem é preciso ter idéia do esquema original. Esses desenhos em fatias podem ajudar muito e são facilmente encontrados em sites pela internet. Tente os seguintes:

www.camaradasdoniva.com.br
www.natal4x4.com.br
www.nivasgerais4x4.com.br

Como são todas peças plásticas (sapata e guia), se houver alguma quebrada ou excessivamente marcada (com trilhas parecidas como as da foto) você vai perceber e peça para o mecanico trocar. A guia possui dois pontos de fixação, geralmente é onde ela quebra. Já a sapata, vai gastando até perder sua função.

[]´s

Peter
30/05/2006, 07:52
Fio

Todas estas peças podem ser trocadas retirando somente a tampa de valvulas?

Fio
31/05/2006, 03:00
Peter,

eu sinceramente não sei te responder essa pergunta. :|

Quando abrimos o motor, foram trocados o comando de valvulas, polia, sapata, guia e retificado o cabeçote. Aproveitou-se para checar a deterioração da corrente tirando-a do motor.

Só que a remontagem obedeceu uma ordem especifica por causa da remoção do cabeçote, e com isso fiquei sem saber como seria a simples substituição da sapata e da guia.

[]´s

Lewis Acre
31/05/2006, 22:43
Galera

Ontem parei o Pitbull na oficina e dei sorte que o mecânico trabalhou muito tempo numa revendedora Lada que tinha aqui na cidade.
Ele olhou embaixo do carro e quando viu um meladinho de olho na cx de marchas deu logo todo o diagnóstico. Quando ele abriu a cx tudo que ele disse havia se confirmado (tinha quebrado um anel elástico (pense num negócio difícil de encontrar, por sorte depois de ter rodado muito ele encontrou um no chão de um depósito lá mesmo na oficina) e um parafuso estava solto com a ponta espanada o que causou tb o estrago num tampão que tive q mandar fazer).
Mexeu tb na embreagem (trocou o retentor do volante); regulou as válvulas do motor; verificou a situação da corrente; troucou velas; fez manutenção no sistema de freio traseiro, pois tinha ar no sistema e tava somente funcionando nas rodas dianteiras.

Agora o Pitbull ficou raivoso mesmo!

shuther4x4
02/06/2006, 14:11
Lewis, legal seu mecanico ter encontrado esse anel elástico, mas qual a função dele e a relação com o óleo na cx de marchas? Onde vai ele?
Obrigado.

Vasquez
20/08/2006, 22:40
Camaradas
mês passadofiz a troca dos retentores de valvulas e ajuste das valvulas e descobri que uma das molas interna estava quebrada :), porem mesmo apos tudo regulado, o barulinho de diesel ainda persiste...será que a corrente ainda esta com folga?


Abraço
Vasquez

ANDRÉ CORRETOR
22/10/2008, 22:01
MEU MOTOR ESTÁ BATENDO COMO UM A DIESEL COM CHUCALHO, ABRI A TAMPA DO COMANDO E VI UMA PEÇA SOLTA, ACHO QUE É ESTÁ TAL GUIA DA CORRENTE E A MESMA ESTÁ COM FOLGA. O QUE DEVO FAZER?:parede:

Vasquez
23/10/2008, 01:27
Esqueci de falar que solucionei colocando uma guia nova no lugar....ficou Jóia!!!

ANDRÉ CORRETOR
23/10/2008, 22:18
A Guia Estava Quebrada E Suas Porcas Ficaram Nos Parafusos, Consegui Pesca-las E Soldei No Guia, Mas Continuou Folgada A Corrente E O Ajuste De Baixo Está No Fim. Tenho Que Trocar Os Dois.

jorgeffn
28/10/2008, 20:05
Camaradas, também tive um problema com a guia da corrente, saí de BH com destino a Visconde de Mauá... quando depois de rodar 350 Km, parei para abastecer e vi que o oleo de motor tinha vazado todo, sujando um pedaço da lataria do carro, depois de dar uma olhada vi que um parafuso havia saído do lugar e estava caído no peito de aço. Consegui um mecânico (com uma certa dificuldade) na cidade em que ocorreu este problema (Liberdade MG) ele viu que a Guia da Corrente de Comando estava quebrada, o que fez com que o parafuso se soltasse e o oleo fosse "lançado" para fora... tive que deixar o carro lá e voltar a BH para conseguir outra Guia ou então dar um jeito de Guinchar o carro, como a situação financeira não está nada boa achei melhor tentar voltar até Liberdade e levar a Guia que consegui comprar aqui em BH (isso saiu mais barato que ter que trazer o carro rebocado), resolvi levar também o esticador da corrente, mesmo sabendo que corria um grande risco de mesmo com essas peças o carro não ficar bom, porque não sabia se tinha rodado muito tempo com a guia quebrada, e tinha afetado de forma grave o motor, mais de toda forma fui até a cidade onde o carro estava com as peças, depois de muito apanhar o mecânico conseguiu colocar a Guia, mesmo assim a corrente continuava "bamba" aí ele tirou o esticador e viu que era ele que estava com problema... e além disso ainda estava com uma "gambiarra" (o ex dono do carro não parece que se preocupava muito com a manutenção...) para continuar funcionando, acho que devido ao esticador estar com problemas e a corrente meio solta, o esticador acabou quebrando, como por sorte eu também havia levado o esticador ele trocou e aí sim o carro ficou bom.... Consegui trazer ele de volta para BH. Agora isso só aconteceu comigo pela minha total falta de experiência com o Niva, porque esse barulho que ele faz parecido com carro com motor a diesel não é comum e é um sinal de que a corrente não está trabalhando de maneira correta.

wltreis
28/10/2008, 21:30
Galera apesar de meu motor estar muito redondo o seu funcionamento, muitos me perguntam se ele não é a diesel , fazer o que é o jeitão do jipe né ?:concordo: