PDA

Ver Versão Completa : Suzuki samurai troca de motor e cambio ou turbinar original



leandro1402
13/02/2013, 18:22
BOA TARDE AMIGOS

Estou criando esto topico para sanar algumas duvidas que tenho, (sou leigo no assunto) mas ja acompanho o forum a uns 3 meses e ja consegui sanar muitas duvidas, na verdade quero lhes passar a configuracao do meu carro e ver se o que eu estou pensando em fazer vai ser util ou se existe alguma outra forma mais simples.

bom possuo um samurai metal top 97 com o motor 1.3 com cabecote rebaixado e dimencionado 4x1, caixa de marcha original e reduzida tambem, o mesmo esta com eixos de rural adaptado, com bloqueio de 80% no diferencia traseiro e com pneus super tork 31/10.5/15, quando comprei o carro o antigo dono me passou que havia reduzido coroa e pinhão e que o carro era bem reduzido pra andar, bom em algumas trilhas que fiz realmente senti que em primeira ele é bem reduzido mesmo, mas quando passo a segundo ele nao tem força que chega para girar as rodas, em conversas com alguns amigos, alguns mencionaram a troca do motor por outro mais forte e outros aconselharam turbinar o original, bom sei que isso envolve varias outras coisas, mas na verdade a turbinha ja tenho guardada que é só colocar no carro, e tenho tambem por um preço acessivel o motor ap 1.8 com a caixa de chevete para comprar por R$ 1300,00. A duvida é a seguinte sera que compensa fazer umas dessas duas medidas ou permanecer com o motor original sempre em primeira marcha que da conta do recado. Todas estas duvidas são poque pretendo aumentar os tamanhos do Pneus para 33 para ganhar mais altura, e se assim ja ta dificicil de de andar imagina com os 33.

Abaixo vou postar umas fotos do jeep 394844394845

mauricio_silva
13/02/2013, 19:49
Hummmmm...:pensativo:

Pelo que você descreveu querer fazer no Samuca, talvez realmente precise de um motor maior mesmo. Mas esta é a opção mais "cara". Não somente pelo valor das peças, mas pelos ajustes pós montagem e a necessidade de mão de obra especializada para realização do serviço. Isso sem falar nas adaptações necessárias. Bom, se você tem tempo, dinheiro e paciência, a troca de motor e caixa de câmbio/transferência (sim, você terá de trocar a caixa de transferência também) pode ser a melhor opção. Ah, nunca é demais lembrar: você vai precisar de pessoas experientes e "boas de serviço" para uma empreitada destas.
Uma hipótese alternativa seria a instalação de um compressor mecânico. Ele tem vantagens em relação ao compressor pneumático (o turbo). Uma delas é o aumento mais linear da curva de torque/potência do motor. É (bem) mais barato e fácil de instalar que fazer a troca completa do motor. Pode servir de etapa intermediária.
Outra ainda mais simples seria alteração das relações de câmbio/reduzida. Isso faria do seu Samuca um verdadeiro trator: torque abundante mas velocidade final baixa. É provável que esta etapa tenha de ser feita de qualquer forma mesmo, seja com o compressor, seja com o novo motor/transmissão.
Uma coisa é certa: depois destas alterações, o japinha vai ficar "animal" na trilha. Mas será um "gatinho" na estrada...:rolleyes:
[]s.


BOA TARDE AMIGOS

Estou criando esto topico para sanar algumas duvidas que tenho, (sou leigo no assunto) mas ja acompanho o forum a uns 3 meses e ja consegui sanar muitas duvidas, na verdade quero lhes passar a configuracao do meu carro e ver se o que eu estou pensando em fazer vai ser util ou se existe alguma outra forma mais simples.

bom possuo um samurai metal top 97 com o motor 1.3 com cabecote rebaixado e dimencionado 4x1, caixa de marcha original e reduzida tambem, o mesmo esta com eixos de rural adaptado, com bloqueio de 80% no diferencia traseiro e com pneus super tork 31/10.5/15, quando comprei o carro o antigo dono me passou que havia reduzido coroa e pinhão e que o carro era bem reduzido pra andar, bom em algumas trilhas que fiz realmente senti que em primeira ele é bem reduzido mesmo, mas quando passo a segundo ele nao tem força que chega para girar as rodas, em conversas com alguns amigos, alguns mencionaram a troca do motor por outro mais forte e outros aconselharam turbinar o original, bom sei que isso envolve varias outras coisas, mas na verdade a turbinha ja tenho guardada que é só colocar no carro, e tenho tambem por um preço acessivel o motor ap 1.8 com a caixa de chevete para comprar por R$ 1300,00. A duvida é a seguinte sera que compensa fazer umas dessas duas medidas ou permanecer com o motor original sempre em primeira marcha que da conta do recado. Todas estas duvidas são poque pretendo aumentar os tamanhos do Pneus para 33 para ganhar mais altura, e se assim ja ta dificicil de de andar imagina com os 33.

Abaixo vou postar umas fotos do jeep 394844394845

mairo
14/02/2013, 07:57
eu descordo um pouco:
1º- Quanto a t-case de corrente do seu modelo de samurai, é provável que nao vai aguentar;
2º- Ja vi um samurai com motor original usando pistão de vitara (transformado para 1.6) turbo, empurrando de boa pneus 35", mas o motor não aguenta nada;
3º- Instalar o motor AP com a caixa de chevette é muito fácil, instalei o motor no vitara em casa com a ajuda de amigos e ficou muito bom, ja fiz algumas trilhas e nao incomodou, vindo até a ganhar troféu e por esse preço, é seu pai que quer te vender?
4º- Eu ja colocaria loco com uma reduzida de willys na caixa do chevette, e ver o samuca um monstro!

leandro1402
14/02/2013, 10:26
hummmmm...:pensativo:

Pelo que você descreveu querer fazer no samuca, talvez realmente precise de um motor maior mesmo. Mas esta é a opção mais "cara". Não somente pelo valor das peças, mas pelos ajustes pós montagem e a necessidade de mão de obra especializada para realização do serviço. Isso sem falar nas adaptações necessárias. Bom, se você tem tempo, dinheiro e paciência, a troca de motor e caixa de câmbio/transferência (sim, você terá de trocar a caixa de transferência também) pode ser a melhor opção. Ah, nunca é demais lembrar: Você vai precisar de pessoas experientes e "boas de serviço" para uma empreitada destas.
Uma hipótese alternativa seria a instalação de um compressor mecânico. Ele tem vantagens em relação ao compressor pneumático (o turbo). Uma delas é o aumento mais linear da curva de torque/potência do motor. é (bem) mais barato e fácil de instalar que fazer a troca completa do motor. Pode servir de etapa intermediária.
Outra ainda mais simples seria alteração das relações de câmbio/reduzida. Isso faria do seu samuca um verdadeiro trator: Torque abundante mas velocidade final baixa. é provável que esta etapa tenha de ser feita de qualquer forma mesmo, seja com o compressor, seja com o novo motor/transmissão.
Uma coisa é certa: Depois destas alterações, o japinha vai ficar "animal" na trilha. Mas será um "gatinho" na estrada...:rolleyes:
[]s.

obrigado mauricio pela resposta, realmente ja havia pensado em colocar o supercharge do fiesta mas estou tendo dificuldades de encontra-lo aqui na minha regiao, e quanto a mexer na t-case sei que existe uma da x-crawler 5.0 mas realmente nao sei se ficara bom no meu carro, pois o mesmo ja é bem reduzido em primeira marcha o que esta ruim nele é da segunda marcha para frente, sei que em trilhas fechadas dificilmente se usa a segunda, porem as trilhas que temos aki sao daquelas com lama bem grudenta que temos que dar mais giro no motor para ajudar a limpar o pneu para o carro continuar tracionando, e sem contar que precisarei de mais torque para empurar os pneus 33, pois preciso de mais altura no bixinho.

leandro1402
14/02/2013, 10:31
eu descordo um pouco:
1º- quanto a t-case de corrente do seu modelo de samurai, é provável que nao vai aguentar;
2º- ja vi um samurai com motor original usando pistão de vitara (transformado para 1.6) turbo, empurrando de boa pneus 35", mas o motor não aguenta nada;
3º- instalar o motor ap com a caixa de chevette é muito fácil, instalei o motor no vitara em casa com a ajuda de amigos e ficou muito bom, ja fiz algumas trilhas e nao incomodou, vindo até a ganhar troféu e por esse preço, é seu pai que quer te vender?
4º- eu ja colocaria loco com uma reduzida de willys na caixa do chevette, e ver o samuca um monstro!

bom dia mairo, obrigado pela sua resposta, acho que realmente terei que trocar a t-case tambem, e a melhor opcao com certeza é a do willys, quanto ao motor é de uma amigo meu que montou para colocar em um vitara, mas acabou disistindo do projeto, hoje o motor e a caixa do chevete estao la na garagem dele ocupando espaco por este motivo ele esta fazendo este preco.

mauricio_silva
14/02/2013, 10:57
Olá.

Quando eu escrevi sobre a troca de relação de transmissão, estava pensando em ajustar as relações da Caixa de Câmbio. Se eu não estiver enganado, isso não é um "bicho de sete cabeças" para se fazer. Basicamente é a troca de uma engrenagem (correspondente a marcha que se quer ajustar). Porém, tem que abrir a caixa de câmbio (obviamente...). E se for necessário fazer uma nova engranegem, esse é um dos trabalhos mais estudados por torneiros. Não deve ser difícil de se achar alguém com a técnica.
Tenho certeza que isso vai resolver o seu problema.
[]s.


obrigado mauricio pela resposta, realmente ja havia pensado em colocar o supercharge do fiesta mas estou tendo dificuldades de encontra-lo aqui na minha regiao, e quanto a mexer na t-case sei que existe uma da x-crawler 5.0 mas realmente nao sei se ficara bom no meu carro, pois o mesmo ja é bem reduzido em primeira marcha o que esta ruim nele é da segunda marcha para frente, sei que em trilhas fechadas dificilmente se usa a segunda, porem as trilhas que temos aki sao daquelas com lama bem grudenta que temos que dar mais giro no motor para ajudar a limpar o pneu para o carro continuar tracionando, e sem contar que precisarei de mais torque para empurar os pneus 33, pois preciso de mais altura no bixinho.

mauricio_silva
14/02/2013, 10:59
"...acho que realmente terei que trocar a t-case tambem..."

Não "ache"; tenha certeza que você terá de trocar a Caixa de Transferência. A do Samuca não aguentaria.
[]s.

LeoPOA
14/02/2013, 23:01
Amigo,

Qual relaçao coroa e pinhao voce está usando no samurai?

abraço


BOA TARDE AMIGOS

Estou criando esto topico para sanar algumas duvidas que tenho, (sou leigo no assunto) mas ja acompanho o forum a uns 3 meses e ja consegui sanar muitas duvidas, na verdade quero lhes passar a configuracao do meu carro e ver se o que eu estou pensando em fazer vai ser util ou se existe alguma outra forma mais simples.

bom possuo um samurai metal top 97 com o motor 1.3 com cabecote rebaixado e dimencionado 4x1, caixa de marcha original e reduzida tambem, o mesmo esta com eixos de rural adaptado, com bloqueio de 80% no diferencia traseiro e com pneus super tork 31/10.5/15, quando comprei o carro o antigo dono me passou que havia reduzido coroa e pinhão e que o carro era bem reduzido pra andar, bom em algumas trilhas que fiz realmente senti que em primeira ele é bem reduzido mesmo, mas quando passo a segundo ele nao tem força que chega para girar as rodas, em conversas com alguns amigos, alguns mencionaram a troca do motor por outro mais forte e outros aconselharam turbinar o original, bom sei que isso envolve varias outras coisas, mas na verdade a turbinha ja tenho guardada que é só colocar no carro, e tenho tambem por um preço acessivel o motor ap 1.8 com a caixa de chevete para comprar por R$ 1300,00. A duvida é a seguinte sera que compensa fazer umas dessas duas medidas ou permanecer com o motor original sempre em primeira marcha que da conta do recado. Todas estas duvidas são poque pretendo aumentar os tamanhos do Pneus para 33 para ganhar mais altura, e se assim ja ta dificicil de de andar imagina com os 33.

Abaixo vou postar umas fotos do jeep 394844394845

Nava
15/02/2013, 13:10
Troca motor/cambio e poe a redução do 95 com xcrawler.

Alguem sabe se é pnp o motor samurai em cambio chevete? Mai barato reformar cambio original ou trocar?

leandro1402
15/02/2013, 13:22
Amigo,

Qual relaçao coroa e pinhao voce está usando no samurai?

abraço

ai é que leo... não sei te responder, porque ja comprei ele assim, o antigo dono me disse que havia feito esta mudanca mas acabei nao perguntando a ele qual foi colocado, pois na epoca que comprei nao entendia nada mesmo.. rsrsrrss alguem sabe como faco para descobrir isto????

leandro1402
15/02/2013, 13:23
Troca motor/cambio e poe a redução do 95 com xcrawler.


Bom com certeza ja decidi em trocar o motor e a caixa, agora a redução realmente queria por a do 95 porem é muito dificil de achar alguem que queira vender, acho que fica mais facil conseguir a do willys.

Nava
15/02/2013, 13:36
Ou redução da hilux.

leandro1402
15/02/2013, 14:21
ou redução da hilux.

boa tarde nava... Sabes me dizer se existe alguma reduzida especifica da hilux ou pode ser a de qualque modelo e ano??? Sera que essa adaptacao fica melhor e mais resistente do que a do willys????

LeoPOA
17/02/2013, 20:45
ai é que leo... não sei te responder, porque ja comprei ele assim, o antigo dono me disse que havia feito esta mudanca mas acabei nao perguntando a ele qual foi colocado, pois na epoca que comprei nao entendia nada mesmo.. rsrsrrss alguem sabe como faco para descobrir isto????

Tche, acho que nos eixos dana da p/ abrir a tampa do dif e contar o numero de dentes da coroa e pinhao.

Se for realmente isso, sai bem mais em conta comprar coroa e pinhao do que mudar toda mecanica do samuca....

Abraço