PDA

Ver Versão Completa : Novos Blocos de Aluminio



Rodrigo Alex
13/02/2013, 13:07
O que voces acham desses novos blocos diesel de aluminium q estao saindo agora como por exemplo na nova ranger e na amarok ? Sera q aguenta mesmo igual o de ferro ? A um longo prazo se esqentar por algum problema sera q tem jeito ou so outro ? E quando vc tira um parafuso e ele sai junto com uns pedacos de aluminio ,so levando no torno o bloco e ou cabecote em algum caso de manutencao mesmo

Desnickadu
13/02/2013, 13:44
mas nem em motor chines sai "pedaço" de bloco no parafuso ... :putz:

o aluminio é em sua maioria só vantagens. Menos peso, menos material, fundição e usinagem mais rapidas e faceis [apesar de precisar de maquinario mais caro], atinge a temperatura ideal de trabalho mais rapido,porém sofre mais com água mineralizada e sem aditivo, m é mais facil de acontecer trincas e empenamentos por conta de superaquecimento, mais facil de ter problemas em roscas por causa de mexanicos sem torquimetro e com marretas e mais algumas coisinhas por aí...


Agora, o que é "aguentar" ? superaquecer a ponto de travar o motor e só trocar juntas das cabeças? Aguentar o mexanico apertando parafuso com uma alavanca de 2 metros ou soltando parafuso na base da marreta? Isso é idiotice, não "aguentar"

Rodrigo Alex
13/02/2013, 14:06
Eu concordo com varias das vantagens ,mas e igual vc msm disse, alguns mexanicos nao fazem o serviço como e pra ser feito ,e outra ,na minha regiao nao existe os profissionais adequados ,

M-Beltrame
13/02/2013, 14:52
O único porém é a sensibilidade a temperatura, pois como nem todas as peças são de alumínio a diferença de dilatação pode arrebentar tudo, mas como o Desnickadu disse a junta vai pro pau antes e bem antes dela o motor vai entrar em modo de segurança... Eu não me preocuparia pois para chegar ao ponto dos alojamentos quebrarem o resto do motor já era e o os motores de ferro também estariam no mesmo caminho...


Abraços

Desnickadu
13/02/2013, 19:46
eu já vi um motor Fire [fiat] aquecer de sair fumaça e não travar. Aí o idiota do motorista em vez de desligar, pediu água pra por no reservatório.... Mesmo dizendo a ele pra desligar ele insistiu em por água com o motor ligado... quando a agua fria chegou no bloco ele rachou... eu fiquei dando risada e o cara puto da vida comigo... Kkkkkkkkkkkkkk

As peças que vão 'penduradas' no bloco de aluminio já tem em seu projeto a dilatação prevista. Acontece a mesma coisa num bloco de ferro fundido se vc parar pra pensar. Os suportes dos tensores, parafusos, selos, camisas, juntas, comandos, etc, etc, etc, cada coisa é feita de materiais diferentes e no fim das contas todas trabalham em conjunto muito bem por um bom tempo.

M-Beltrame
13/02/2013, 20:31
Concordo, mas como eu disse isso só será um problema quando a temperatura for altíssima e que até os moteres de "ferro" apresentariam problemas.



Abraços

Walter da Camper
14/02/2013, 10:05
Quando as montadoras decidem introduzir novas tecnologias construtivas nos motores, suas prioridades são: reduzir custos de produção, atender normas ambientais, aumentar o conforto (vibrações e ruído), nessa ordem. A questão da durabilidade não é uma preocupação, pois o tempo de permanência do veículo com o cliente direito (primeiro comprador) dificilmente passa de 4 anos.
No caso do alumínio, os custos de usinagem são menores do que o do ferro, embora o material bruto seja mais caro.
Para saber se um projeto é bom, é preciso avaliá-lo depois de, pelo menos, uns 150.000 km, porque enquanto for novo, com todos os sistemas no máximo rendimento (inclusive o de refrigeração) não haverá problema de superaquecimento. Então para a fábrica e para o primeiro comprador o motor será vantajoso (leve, potente...etc) e o problema da utilização de materiais de menor resistência vai estourar nas costas do 2º ou 3º dono, agravado pelas diversas intervenções feitas por mecânicos incompetentes (que existem também nas CCS).
Como jipeiro, eu sempre olho para as caminhonetes como futuras doadoras de peças (motor e transmissão) para projetos off-road, mas quanto mais o tempo passa, mais os motores vão tornando-se descartáveis e pouco confiáveis a longo prazo. Quando precisei de um novo motor diesel para meu jipe, encontrei um Toyota 14B que estava jogado há 4 anos no chão de uma oficina após ter sido tirado de uma Band 95 do governo capotada e vendida em leilão. Era um motor com 16 anos de idade, pilotado e mantido por servidores públicos no MS e bastou fazer uma limpeza no circuito de alimentação e já estava rodando forte e confiável para trilhas e viagens. Não consigo imaginar fazer o mesmo com um motor fabricado de 2005 em diante.
Quanto à resistência mecânica do alumínio, já ví mecânicos contando casos de sacar a rosca toda do bloco ao apertar (com torquímetro) um cabeçote de motor à gasolina moderno.
Criticar novas tecnologias nesse forum é uma tarefa ingrata, pois para a maioria das pessoas tudo que é novidade é melhor. Gostaria muito de acreditar nisso, mas a prática vem mostrando o contrário.

M-Beltrame
14/02/2013, 15:23
Como eu sou novo ( não estou falando que ninguém é velho hahaha) eu não sei de relatos e motores antigos com defeitos crônicos, existem muitos motores ruins um exemplo é o motor diesel da kombi, um lixo. E aposto existem muitos outros.
E também existem motores novos que não prestam e outros que são uma maravilhar e tem um custo beneficio 10X melhor do que os "velinhos", um exemplo são os Ecoboost da ford não sei sobre durabilidade, mas um motor 2.0 com 250 cv não vai durar 500 mil km... Mas colocaria um no willynho tranquilamente hahahahaha



Abraços

Walter da Camper
14/02/2013, 17:51
Citar o motor da kombi diesel como exemplo da qualidade dos diesel antigos, definitivamente não deixa margem pra mais nenhuma discussão técnica sobre o tema...

Abçs... Voltando pra moita.

M-Beltrame
14/02/2013, 21:00
Walter não me entenda mal, eu citei o motor da kombi para exemplificar que antigamente nem todos motores fabricados eram de boa qualidade e desempenho.
Mas isso é um fórum e como tal cada um expõem a sua opinião uns concordam e outros não, isso gera um discussão (saudável) e a partir dela as partes trocam informações ( objetivo principal de qualquer fórum) e mudam ou não o seu ponto de vista.
Se você não quer ler mensagens contrarias as suas é melhor ficar na moita mesmo pois isso é normal. Eu concordo que existem motores "antigos" ótimos o seu 14B por exemplo, mas vc ter que concordar que existem "micos" também como o motor da kombi. E na minha opinião não é por que um motor tem concepção moderna que ele é ruim.

E se você quiser uma "discussão técnica sobre o tema" esse tópico vai receber mais uma ou duas mensagens, pois ficar falando que " eu vi um motor MB durar 600 mil km só com troca de óleo " (como é muito comum por aqui) e coisas do gênero não vai ser uma discussão técnica.


Abraços

fassis
15/02/2013, 09:16
Motores modernos podem ter certa redução da confiabilidade / durabilidade por conta de que estão a cada dia mais exigidos, mas existe uma curva de aprendizado dos fabricantes, que vão aprendendo com seus erros. Vejam por exemplo o motor VW 1.0 16v turbo que saiu no gol e parati. Extraia 112 cv/litro, mas sofreu com falta de confiabilidade de alguns componentes de válvulas do turbo, que acabou tornando o motor de alto custo de manutenção e quando dá pau, muita gente prefere enfiar um AP 1.8 ou 2.0 no lugar. Esse custo de manutenção é inadmissível em um veículo que se propõe a ser de baixo custo. Em contrapartida, a própria VW e audi, especialmente na linha européia, está usando muito amplamente os motores turbo, por conta do downsizing. Basta ver a extensa linha de motores 1.2, 1.4, 1.8, 2.0, 2.5, 3.0, 4.0, etc da linha VW-audi, turbinados. E esses motores são muito exigidos mundo afora, porque é muito fácil subir a potência (já alta) deles. Mesmo assim, tem tido grande durabilidade, certamente pelo amadurecimento do fabricante com o uso mais extensivo da tecnologia.
Quanto a motores diesel modernos, fico meio de pé atrás com alguns exemplares, tendo que esperar o tempo para ver a durabilidade (por exemplo o próprio 2.0 biturbo da amarok, que extrai 90cv/litro). Me preocupa o custo de manutenção desse motor VW (com seus dois turbos sequenciais, válvulas e mais válvulas e extenso gerenciamento eletrônico) em relação a um 3.0 que extrai desempenho semelhante, com menos complicação e mais margem de reserva, por possuir maior cilindrada. Recentemente, para um projeto off road, adquiri um motor diesel moderno (toyota 3.0 turbo com geometria variável). Esse motor, apesar de ser moderno, tem uma fama de ótima robustez mecânica e manutenção que não é tão complicada. Não é a toa que a hilux vende tanto, mesmo não sendo a mais potente ou mais moderna da categoria. Então, resumindo, são muitas variáveis para se avaliar. A modernidade é boa, veio para ficar, mas tanto nos motores antigos quanto nos modernos, sempre teremos que pesar vários aspectos para decidir pelo melhor

Waldir Carlos
15/02/2013, 10:25
Quando as montadoras decidem introduzir novas tecnologias construtivas nos motores, suas prioridades são: reduzir custos de produção, atender normas ambientais, aumentar o conforto (vibrações e ruído), nessa ordem. A questão da durabilidade não é uma preocupação, pois o tempo de permanência do veículo com o cliente direito (primeiro comprador) dificilmente passa de 4 anos.



Não tenho expertise suficiente para entrar numa discussão técnica desse nível. Limito-me a concordar com essa parte do texto. Em síntese, disse "tudo", Walter.


[Vida longa ao "X10", que equipa a minha velhota. Superado, mas à prova de marreta].


[]s

Elmer_Jeep
15/02/2013, 12:39
Citar o motor da kombi diesel como exemplo da qualidade dos diesel antigos, definitivamente não deixa margem pra mais nenhuma discussão técnica sobre o tema...

Abçs... Voltando pra moita.

Acho que vc entendeu errado ele escreveu que motor da kombi diesel não presta, ou seja, um mal-exemplo.

existem muitos motores ruins um exemplo é o motor diesel da kombi, um lixo. E aposto existem muitos outros.

Querem outro exemplo de MICO: Maxion HSD(Ranger/F1000), MITSUBISHI 4D56(L200) e os asiáticos Asia e Kia.


Voltando ao assunto, o bloco da amarok ainda é de ferro e tem muita gente usando ele nos carros de arrancada pois tem as mesmas dimensões de um AP e suporta maior cavalaria.

O motor da nova ranger não conheço mas a ford já usava blocos de aluminio desde 1998 na porcaria das courier (zetec 1.4/16v), honda civic e toyota corolla também ja usam blocos de aluminio há muito tempo, já recondicionei alguns destes blocos e nunca vi nem ouvi relatos de roscas danificadas. Não gosto de trabalhar com eles mas a indústria como sempre caminha contra o pós-venda por isso que temos cada vez mais motores descartáveis no mercado.

[]'s

JEFFCATUNDA
03/03/2013, 18:33
O bloco das TR4 são de aluminio?

Eu já ouvi vários relatos de racharem quando em contato com agua fria.... Procede?

Murillus
04/03/2013, 18:11
O bloco das TR4 são de aluminio?

Eu já ouvi vários relatos de racharem quando em contato com agua fria.... Procede?

O aluminio bem como a maioria dos metais podem trincar quando expostos a choques termicos...