Conectar

Ver Versão Completa : Suporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos

Francisco Bicalho
13/02/2013, 12:48
SUPORTE DE ESTEPE
Peso total com bases de apoio, parafusos e porcas: 42.6 kg
(Todas as medidas em milímetros)

O desenho desse suporte não é original, e não há nada nele que não possa ser melhorado, ou adaptado para as necessidades de cada pessoa. O suporte funciona bem, e já rodou alguns milhares de quilômetros no meu Bandeirante em diversas condições de terreno, inclusive trilhas muito ruins, como o alto da Bocaina sem jamais apresentar problemas. Cada um pode adaptar o desenho como quiser, a única recomendação é que o material seja resistente, as soldas reforçadas, e toda a peça seja fabricada com a intenção do conjunto ficar o mais forte possível. Ou seja, não economizem no material, e nunca usem metalon.

Durante o processo de fabricação, a peça deve ser testada e instalada no carro pelo menos uma vez para se ter certeza que as medidas estão corretas, e só no final, quando for garantido que a peça está com as medidas exatas, fazer o acabamento e pintura. Depois de pronto, alguns ajustes podem ser feitos, usando arruelas e espaçadores nas bases de suporte para regular o ângulo do suporte no cahassis em relação ao carro.

Os parafusos que prendem as bases do suporte ao chassis do carro devem ser de aço resistente, no meu caso utilizei arruelas e arruelas de pressão em aço inox, e porcas travantes para minimizar a chance do suporte se soltar com vibrações do uso em trilhas.

É recomendável deixar uma roda com o pneu do tamanho que será usado como estepe para o serralheiro ter em mãos durantre a fabricação do suporte.

MEDIDAS DO SUPORTE

2 BASES DE APOIO:

Fotos 01 a 05: Bases de apoio para o suporte:

Espessura da chapa: 5 mm
Bitola das peças: 90 mm
Altura vertical: 100 mm
Comp. horizontal: 100 mm

No suporte que prende o pino pivotante, há uma base que pode ser removida junto com o pino que é presa com 4 parafusos e porcas a outra base da mesma medida de 90 x 100 mm (Foto 03 porcas preteadas). Porém, não aconselho ninguém fazer a peça dessa forma, e sim soldar o pino diretamente na base, sem a opção de poder remover o pino com uma base própria. A razão é que eu havia pensado em retirar o suporte, deixando as duas peças de base presas ao carro. Decidi eventualmente que é melhor e mais fácil remover tudo. Portanto, não aconcelho ninguém a ter o trabalho e despesa extra em fazer o pino removível da base de suporte.

As chapas duas peças triangulares de reforço para as bases de apoio como ‘cantoneiras’, podem ser feitas da maneira e forma que cada um preferir, os meus foram feitos com chapas de 3 mm, e desenhados para não interferir com o modelo de parachoque instalado no carro.

PINO PIVOTANTE:

Fotos 06 a 13: Pino pivotante da dobradiça.

Comprimento: 105 mm
Diâmetro: 15 mm ø
Cilindro p/ pino pivorante: 85 mm altura e 50 mm ø externo

O pino, rosqueado numa das pontas, tem um furo na parte rosqueada para um contrapino prender a porca de castelo que não precisa de muito aperto, apenas o contrapino que manterá a porca de castelo na posição correta. Se a porca for apertada demais os rolamentos ficam pressionados e muito justos impedindo o suporte de girar no eixo. Essa questão do contrapino e a pressão correta da porca de castelo precisa de ajuste fino durante a fabricação, um fator importante para não se ter dor de cabeça mais tarde.

Dois rolamentos cônicos com o diâmetro interno em 15 mm se encaixam em duas luvas cônicas do próprio rolamento soldadas em lados opostos dentro do cilindro do suporte (Foto 09 parte de cima onde a tampa de alumínio é presa, e Foto 10 parte de baixo). O rolamento da parte de baixo fica preso ao pino e o rolamento de cima é removível, para que o suporte possa ser desmontado (Foto 6). É um sistema bastante simples. Um parafuso fino de latão foi usado como contrapino para minimizar a geração de ferrugem dentro da peça, mas qualquer tipo de contrapino pode ser usado.

A tampa em alumínio é uma peça importante que deve ser confeccionada por um bom serralheiro e ela é presa por pressão. Aconselho que a parte interna da peça pivotante seja mantida sempre bem lubrificada com bastante graxa. A tampa de alumínio veda e protege o interior do pino da infiltração de água e de sujeira em geral.

BASE DE TRAVAMENTO DO SUPORTE:

Fotos: 14 a 16: Base para travar o suporte no lado oposto ao pino pivotante.

Esse sistema de aperto foi uma solução simples que utilizei, pois ela prende a peça inteira com muita firmeza. Porém várias outras soluções podem ser encontradas, como grampos e braçadeiras, enfim, vou descrever aqui o sistema que tenho.

Na base do lado esquerdo, oposta ao pino pivotante, foi soldada uma peça com 5 mm de espessura que ‘abraça’ o perfil de 40 mm por 80 mm do suporte e com as medidas internas ligeiramente maiores que os 40 x 80 do perfil. Na parte de trás dessa peça foi feito um furo e soldada uma porca no lado oposto, onde o parafuso rosqueia e prende o sistema todo (Foto 14).

No suporte, passando pelo perfil horizontal de 40 x 80 mm, há um furo por onde passa o parafuso de aperto. Entre as paredes do perfil, na profundidade de 40 mm há um tubo soldado no lado interno do perfil para dar rigidez a peça na hora do aperto (Foto 16).

O parafuso que prende o suporte a base de travamento tem um disco, ou uma pega em ferro com 80 mm de diâmetro, e pode ser facilmente apertado ou retirado com a mão. Na ponta do parafuso foi feito um furo perpendicular a haste para um cadeado poder ser preso e travar o sistema inteiro (Fotos 01, 02, 15).

PEÇA TRIANGULAR QUE PRENDE O PNEU AO SUPORTE:

Foto 17: peça em triângulo para fixar o pneu estepe.

Face triangular: 170 mm x 170 mm x 170 mm
Profundidade: 110 mm

Essa peça foi confeccionada em forma de triângulo para reduzir o acumulo de água da chuva. A peça triangular tem o mesmo ângulo dos dois perfis inclinados que apóiam o perfil vertical.

A peça foi feita com 3 chapas em aço de 3 mm em 170 mm x 110 mm soldadas de forma que formam um triângulo isósceles. A peça sem a tampa frontal foi soldada por dentro e por fora aos perfis do suporte para maior rigidez. Em seguida os 3 estojos de roda são soldados firmemente ao interior da peça triangular com apoios internos e com a parte de fora de cada estojo na medida e comprimento certos para as porcas dos estojos darem pressão a roda do estepe na peça. Acho importante deixar uma roda com estepe no serralheiro para os estojos serem soldados nas medidas exatas e o estepe ficar firmemente preso ao suporte. Quando a peça triangular e os estojos estiverem bem soldadados ao suporte, uma chapa com face triangular e os lados em 170 mm e com 3 furos correspondentes aos 3 estojos abertos é soldada fechando a face do triângulo. Um dos estojos deve ser furado para que um cadeado travasse a rosca prendendo a porca.

A ESTRUTURA DO SUPORTE:

Fotos 18 a 20: A estrutura do suporte de estepe.

Perfis: 40 mm x 80 mm
Comprimento horizontal (sem contar cilindro do pino): 1.150 mm (1.15m)
Altura à partir da base horizontal: 700 mm (70 cm)
Altura total: 740 mm

Perfis em ângulo:

110 mm de vão livre entre o perfil vertical na base os perfis em ângulo.
390 mm de comprimento externo dos perfis em ângulo.

Os perfis do suporte foram confeccionados com dois perfis em ‘L’ de 3 mm de espessura soldados uns aos outros formando as medidas de 40 mm x 80 mm. NÃO USEM METALON !!

O comprimento da parte vertical é relativa ao diâmetro do pneu utilizado. No meu caso me baseei nos 31.5 polegadas (800 mm) de diâmetro do pneu 265-75-R16 que utilizo. Ou seja, os 700 mm da haste vertical, os 40 mm do perfil e os 60(+) mm de folga para a altura do meu parachoque, com isso, o estepe de 31.5 polegadas pode ser utilizado sem problemas.

Portanto, cada pessoa pode decidir na altura da haste vertical, assim como o ângulo das peças de apoio que fixam e reforçam o apoio da parte horizontal a parte vertical da peça, suportando o peso do estepe, dependendo do tamanho do pneu a ser utilizado.

Todas as soldas são reforçadas, limadas, lixadas e depois um acabamento em massa Iberê foi feito sobre as soldas. Em seguida todo o suporte e bases de apoio foram lixadas e pintadas com um primer anti-ferrugem e pintados com Hammerite preto alto brilho.

Qualquer dúvidas estarei aqui para tentar esclarecer.

Abraços a todos;
Chico Bicalho

PS: as imagens vieram fora de ordem numérica, mas cada uma tem o número referente a informação.

39480939481439481539481639481739481839481939482039 48213948133948123948083948073948063948053948043948 03394810394811394822

elmestizo
13/02/2013, 13:35
Sensacional....

só faltou umas fotos do suporte no lugar.

Parabéns!!!

Leandro.toyband
13/02/2013, 17:53
Já estou juntando uns trocados para fazer o meu, valeu Francisco!!!

OliveiraDf
13/02/2013, 18:06
Parabéns, gostei de mais.
Quanto ficou o custo final?

Francisco Bicalho
13/02/2013, 20:17
LM, as fotos do suporte no lugar estão na postagem "Suporte de estepe básico"

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
13/02/2013, 20:19
Parabéns, gostei de mais.
Quanto ficou o custo final?

O 'preço' varia de serralheiro para serralheiro, mas em 2008 ficou em R$450 sem os parafusos e estojos, mas hoje acho que R$800 está de bom tamanho.

hercilio.neto
13/02/2013, 20:32
Francisco,
Foi muito bom você ter aberto um tópico novo, exclusivo para o suporte DIY. O outro tópico já estava tumultuado.
Praticamente esclareceu todas as minhas dúvidas. As fotos são bem didáticas e as medidas estão bem claras.
Valeu mesmo.
Minha sugestão é que aqueles que construirem um suporte como este que postem neste tópico as novidades.

Francisco Bicalho
14/02/2013, 10:03
Fala Hercilio.

Fico feliz que você tenha achado as informações claras. Excelente sugestão das pessoas irem postando as próprias dicas e experiências durante cada processo de fabricação. Não tenho dúvidas que o produto pode ser melhorado.

Sim, o outro tópico estava tumultuado, saturado, pesado, eu já estava me sentindo mal em malhar aquele suporte 'caro', não foi essa a minha intenção, só que cada vez que eu descubro o valor novo 'daquele' suporte (já está em R$ 4.190,00) eu fico meio ultrajado; mas não faço nenhum comentário sobre produto alheio, aqui então no tópico novo nem pensar. Aliás dou boas vindas a quem fizer críticas construtivas a esse suporte, podem malhar à vontade.

Abraço;
Chico

titanium
14/02/2013, 10:44
Chico,

meu sincero e humilde Parabéns!
Parabéns, antes de tudo, pela iniciativa!
E parabéns, é claro, pelo suporte! ficou muito bom!

Simples e eficiente.

só uma dica: ao invés de o suporte ser assim
/|\

poderia ser assim
/\

A sustentação do triângulo é fenomenal, pois distribui as forças aplicadas nas 3 "barras" envolvidas (interligadas).
:)

Em breve, farei o meu!!
Mas detalhe: minha caminhonete é Cabine dupla.
Será que fica bom?
Ou alguém tem sugestão de outro modelo?

PS: o suporte inferior à caçamba eu vou retirar!!

Abraços

Francisco Bicalho
14/02/2013, 11:06
Chico,

só uma dica: ao invés de o suporte ser assim
/|\

poderia ser assim
/\

Abraços

Daniel, você quer dizer sem a peça vertical? No meu suporte a peça vertical apóia a parte de cima do pneu, eu fiz assim baseado em um monte de projetos que vi na internet, mas, se você acha que pode ser dessa forma, vá em frente e faça um assim, e nos informe dos resultados. Como falei aqui, tudo pode ser melhorado. Fico interessado em saber de qualquer mudança ou melhora no projeto.

Abraço;
Chico

AVIZBATISTA
14/02/2013, 13:44
Esse "tutorial" é incrível. Tanto é, que já compartilhei o conteúdo com os amigos toyoteiros de Bragança-PA para que possamos fazer umas três réplicas dessa para os nossos Jeep's até março, substituindo os atuais suportes que foram fabricados com tubo. O desafio maior será adaptar ao lado um suporte para galão de 20 litros. Alguém tem sugestões a fazer?

MarcioNatal
14/02/2013, 14:34
Francisco, nota 1000!:palmas:

Esse tutorial ficou fantástico, de uma simplicidade e praticidade impar. Agora, mãos à obra!

Um abraço e obrigado.

Márcio Humberto

Francisco Bicalho
14/02/2013, 15:11
Esse "tutorial" é incrível. Tanto é, que já compartilhei o conteúdo com os amigos toyoteiros de Bragança-PA para que possamos fazer umas três réplicas dessa para os nossos Jeep's até março, substituindo os atuais suportes que foram fabricados com tubo. O desafio maior será adaptar ao lado um suporte para galão de 20 litros. Alguém tem sugestões a fazer?

Felipe

Posso dar um pitaco? Eu sempre achei que o lugar correto para se levar um galão de 20 litros de combustível num Bandeirante é nas laterais entre os paralamas dianteiros e as portas, como em alguns jipes do exército americano no passado, e os nossos Xingú. É assim que eu levo os galões no meu carro, e acho muito bom. Não atrapalha a visão e, cá entre nós, eu acho que fica muito interessante.

E a resposta é não... não atrapalha a abertura das portas.

Montei dois galões em ambos os lados, que uso para viagens longas, junto com o suporte de estepe, e depois retiro tudo para o dia-a-dia. Mas a maioria de pessoas que conheço leva apenas um na lateral. Vou postar algumas fotos, e, se houverem interessados, faço um "tutorial" dos suportes de galão como fiz com o de estepe. No caso, eu tive a sorte de encontrar dois suportes originais americanos do Jeep da segunda guerra, feitos de um aço cascudo (depois de correr muito, mas muito atrás), porém encontra-se com facilidade a versão do Xingú, um pouco mais leve e muito parecida. Nos meus eu construí uma cinta em aço inox montada de uma forma simples que fica muito difícil de desmontar, pois as porcas (travantes) ficam para fora com os parafusos de cabeça allen por dentro o que torna impossível desmontar a cinta quando o a peça está trancada com cadeado, porque a binga toda gira. Enfim, se houver gente interessada é só falar que eu faço o mesmo esquema de fotos e dados com os suportes de galão laterais. Só que agora eu só subo no fim do mês, e eles estão no meu sótão em Petrópolis.

Curiosamente, logo que terminei a fabricação dos suportes todos, me vi numa situação engraçada de ter que travar 5 coisas com cadeados (2 galões, o suporte de estepe, o estepe no suporte, e o estepe que fica embaixo do carro), e descobri que existem distribuidores da Pado que vendem lotes de cadeados com a mesma chave, e comprei 6 cadeados de 25 mm com o mesmo segredo, o que simplificou muito a minha vida!

Moléstia à parte, eu acho que esses suportes de galão ficaram muito bem feitinhos, e eu tenho orgulho do desenho (esses são meus, ao contrário do suporte de estepe que 'copiei'), e fico honrado se alguém quiser replicar, ou mesmo melhorar o desenho. Outra coisa é que os suportes de galão, vendidos em lojas como Garra, Donatti, ou Zezo podem ser usados também na lateral, e são uma solução boa bonita e barata. A única coisa é que aquela portinholinha o nosso 'ar condicionado de pobre' pra refrescar os pés fica impedida de abrir, mas isso no meu ver é o de menos.

Olha um prontinho aqui:

http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=7710&Nivel=3007&categoria=Gal%F5es%20e%20Suportes&NumeroCategoria=10 (http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=7710&Nivel=3007&categoria=Gal%F5es%20e%20Suportes&NumeroCategoria=10)

Tem versões de 5, 10, e 20 litros, por exemplo, alguém pode querer levar um de 20 com diesel em um dos lados e um de 10 com óleo de motor no lado oposto, o céu é o limite!

Abraços;
Chico

394994394995394996394997

Leandro.toyband
15/02/2013, 07:54
Francisco, eu ficaria muito grato se você fizesse um tópico sobre o assunto, abraço!

Francisco Bicalho
15/02/2013, 08:59
Vou fazer, Leandro, mas como havia mencionado, só após o dia 25, depois do fim de semana que poderei ir a Petrópolis fazer as fotos e tirar todas as medidas.

É importante lembrar que os meus suportes de galão (gringos) não são fáceis de achar, os do Xingú um pouco mais fáceis e muito parecidos, aliás idênticos. A montagem toda do sistema que fiz dá um pouco de trabalho, com a cinta, duas dobradiças, um porta cadeado (fiz tudo em inox), muita furação, porque são 12 parafusos, arruelas e porcas em cada suporte, ou seja, 24 furos para cada um... mas eu acho que fica arrumado.

Porém, acho que vale muito a pena considerar os suportes que já vem prontos como no link que postei anteriormente, inclusive porque acaba ficando muito mais barato (ao contrário do suporte de estepe...) comprar pronto. São 4 furos na lataria do carro, aparafusar a peça, um beijo e um queijo. Prontinho.

Anexei uma foto da lateral do carro sem os suportes de galão e com os parafusos para mostrar como é a furação. Mas eu não tenho a menor dúvida que é melhor levar os galões na lateral do Bandeirante do que atrás. Outra coisa é que, ao contrário do que eu receava, os suportes ficam muito firmes presos a lateral do carro, eu ainda prendi um cabo de aço esticado entre os dois galões e ficou uma rocha.

Abraço;
Chico

395144395145395146

DeMelo
15/02/2013, 12:53
SUPORTE DE ESTEPE

O desenho desse suporte não é original, e não há nada nele que não possa ser melhorado, ou adaptado para as necessidades de cada pessoa. O suporte funciona bem, e já rodou alguns milhares de quilômetros no meu Bandeirante em diversas condições de terreno, inclusive trilhas muito ruins, como o alto da Bocaina sem jamais apresentar problemas. Cada um pode adaptar o desenho como quiser, a única recomendação é que o material seja resistente, as soldas reforçadas, e toda a peça seja fabricada com a intenção do conjunto ficar o mais forte possível. Ou seja, não economizem no material, e nunca usem metalon.

Durante o processo de fabricação, a peça deve ser testada e instalada no carro pelo menos uma vez para se ter certeza que as medidas estão corretas, e só no final, quando for garantido que a peça está com as medidas exatas, fazer o acabamento e pintura. Depois de pronto, alguns ajustes podem ser feitos, usando arruelas e espaçadores nas bases de suporte para regular o ângulo do suporte no cahassis em relação ao carro.

Os parafusos que prendem as bases do suporte ao chassis do carro devem ser de aço resistente, no meu caso utilizei arruelas e arruelas de pressão em aço inox, e porcas travantes para minimizar a chance do suporte se soltar com vibrações do uso em trilhas.

É recomendável deixar uma roda com o pneu do tamanho que será usado como estepe para o serralheiro ter em mãos durantre a fabricação do suporte.

MEDIDAS DO SUPORTE

2 BASES DE APOIO:

No suporte que prende o pino pivotante, há uma base que pode ser removida junto com o pino que é presa com 4 parafusos e porcas a outra base da mesma medida de 90 x 100 mm (Foto 03 porcas preteadas). Porém, não aconselho ninguém fazer a peça dessa forma, e sim soldar o pino diretamente na base, sem a opção de poder remover o pino com uma base própria. A razão é que eu havia pensado em retirar o suporte, deixando as duas peças de base presas ao carro. Decidi eventualmente que é melhor e mais fácil remover tudo. Portanto, não aconcelho ninguém a ter o trabalho e despesa extra em fazer o pino removível da base de suporte.

As chapas duas peças triangulares de reforço para as bases de apoio como ‘cantoneiras’, podem ser feitas da maneira e forma que cada um preferir, os meus foram feitos com chapas de 3 mm, e desenhados para não interferir com o modelo de parachoque instalado no carro.

PINO PIVOTANTE:

O pino, rosqueado numa das pontas, tem um furo na parte rosqueada para um contrapino prender a porca de castelo que não precisa de muito aperto, apenas o contrapino que manterá a porca de castelo na posição correta. Se a porca for apertada demais os rolamentos ficam pressionados e muito justos impedindo o suporte de girar no eixo. Essa questão do contrapino e a pressão correta da porca de castelo precisa de ajuste fino durante a fabricação, um fator importante para não se ter dor de cabeça mais tarde.

Dois rolamentos cônicos com o diâmetro interno em 15 mm se encaixam em duas luvas cônicas do próprio rolamento soldadas em lados opostos dentro do cilindro do suporte (Foto 09 parte de cima onde a tampa de alumínio é presa, e Foto 10 parte de baixo). O rolamento da parte de baixo fica preso ao pino e o rolamento de cima é removível, para que o suporte possa ser desmontado (Foto 6). É um sistema bastante simples. Um parafuso fino de latão foi usado como contrapino para minimizar a geração de ferrugem dentro da peça, mas qualquer tipo de contrapino pode ser usado.

A tampa em alumínio é uma peça importante que deve ser confeccionada por um bom serralheiro e ela é presa por pressão. Aconselho que a parte interna da peça pivotante seja mantida sempre bem lubrificada com bastante graxa. A tampa de alumínio veda e protege o interior do pino da infiltração de água e de sujeira em geral.

Esse sistema de aperto foi uma solução simples que utilizei, pois ela prende a peça inteira com muita firmeza. Porém várias outras soluções podem ser encontradas, como grampos e braçadeiras, enfim, vou descrever aqui o sistema que tenho.

Na base do lado esquerdo, oposta ao pino pivotante, foi soldada uma peça com 5 mm de espessura que ‘abraça’ o perfil de 40 mm por 80 mm do suporte e com as medidas internas ligeiramente maiores que os 40 x 80 do perfil. Na parte de trás dessa peça foi feito um furo e soldada uma porca no lado oposto, onde o parafuso rosqueia e prende o sistema todo (Foto 14).

No suporte, passando pelo perfil horizontal de 40 x 80 mm, há um furo por onde passa o parafuso de aperto. Entre as paredes do perfil, na profundidade de 40 mm há um tubo soldado no lado interno do perfil para dar rigidez a peça na hora do aperto (Foto 16).

O parafuso que prende o suporte a base de travamento tem um disco, ou uma pega em ferro com 80 mm de diâmetro, e pode ser facilmente apertado ou retirado com a mão. Na ponta do parafuso foi feito um furo perpendicular a haste para um cadeado poder ser preso e travar o sistema inteiro (Fotos 01, 02, 15).

Essa peça foi confeccionada em forma de triângulo para reduzir o acumulo de água da chuva. A peça triangular tem o mesmo ângulo dos dois perfis inclinados que apóiam o perfil vertical.

A peça foi feita com 3 chapas em aço de 3 mm em 170 mm x 110 mm soldadas de forma que formam um triângulo isósceles. A peça sem a tampa frontal foi soldada por dentro e por fora aos perfis do suporte para maior rigidez. Em seguida os 3 estojos de roda são soldados firmemente ao interior da peça triangular com apoios internos e com a parte de fora de cada estojo na medida e comprimento certos para as porcas dos estojos darem pressão a roda do estepe na peça. Acho importante deixar uma roda com estepe no serralheiro para os estojos serem soldados nas medidas exatas e o estepe ficar firmemente preso ao suporte. Quando a peça triangular e os estojos estiverem bem soldadados ao suporte, uma chapa com face triangular e os lados em 170 mm e com 3 furos correspondentes aos 3 estojos abertos é soldada fechando a face do triângulo. Um dos estojos deve ser furado para que um cadeado travasse a rosca prendendo a porca.

A ESTRUTURA DO SUPORTE:

Perfis em ângulo:

Os perfis do suporte foram confeccionados com dois perfis em ‘L’ de 3 mm de espessura soldados uns aos outros formando as medidas de 40 mm x 80 mm. NÃO USEM METALON !!

O comprimento da parte vertical é relativa ao diâmetro do pneu utilizado. No meu caso me baseei nos 31.5 polegadas (800 mm) de diâmetro do pneu 265-75-R16 que utilizo. Ou seja, os 700 mm da haste vertical, os 40 mm do perfil e os 60(+) mm de folga para a altura do meu parachoque, com isso, o estepe de 31.5 polegadas pode ser utilizado sem problemas.

Portanto, cada pessoa pode decidir na altura da haste vertical, assim como o ângulo das peças de apoio que fixam e reforçam o apoio da parte horizontal a parte vertical da peça, suportando o peso do estepe, dependendo do tamanho do pneu a ser utilizado.

Todas as soldas são reforçadas, limadas, lixadas e depois um acabamento em massa Iberê foi feito sobre as soldas. Em seguida todo o suporte e bases de apoio foram lixadas e pintadas com um primer anti-ferrugem e pintados com Hammerite preto alto brilho.

Abraços a todos;
Chico Bicalho

PS: as imagens vieram fora de ordem numérica, mas cada uma tem o número referente a informação.

39480939481439481539481639481739481839481939482039 48213948133948123948083948073948063948053948043948 03394810394811394822

Francisco,

Ficou muito bom o tutorial!!! Agora temos uma opção aos suportes da power!!!

AVIZBATISTA
13/03/2013, 10:08
Vou fazer, Leandro, mas como havia mencionado, só após o dia 25, depois do fim de semana que poderei ir a Petrópolis fazer as fotos e tirar todas as medidas.

É importante lembrar que os meus suportes de galão (gringos) não são fáceis de achar, os do Xingú um pouco mais fáceis e muito parecidos, aliás idênticos. A montagem toda do sistema que fiz dá um pouco de trabalho, com a cinta, duas dobradiças, um porta cadeado (fiz tudo em inox), muita furação, porque são 12 parafusos, arruelas e porcas em cada suporte, ou seja, 24 furos para cada um... mas eu acho que fica arrumado.

Porém, acho que vale muito a pena considerar os suportes que já vem prontos como no link que postei anteriormente, inclusive porque acaba ficando muito mais barato (ao contrário do suporte de estepe...) comprar pronto. São 4 furos na lataria do carro, aparafusar a peça, um beijo e um queijo. Prontinho.

Anexei uma foto da lateral do carro sem os suportes de galão e com os parafusos para mostrar como é a furação. Mas eu não tenho a menor dúvida que é melhor levar os galões na lateral do Bandeirante do que atrás. Outra coisa é que, ao contrário do que eu receava, os suportes ficam muito firmes presos a lateral do carro, eu ainda prendi um cabo de aço esticado entre os dois galões e ficou uma rocha.

Abraço;
Chico

395144395145395146

Chico Bicalho, meu caro amigo Toyoteiro. Integro o Jeep Clube de Bragança, no Estado do Pará, e falo em nome dos meus colegas Jipeiros, que ofertam um espaço para que você possa compartilhar conteúdos/tutoriais como este no nosso site sem fins lucrativos, assim como um outro internauta mineiro, que já lançou quatro matérias no nosso site.
Já me adianto pedindo sua autorização para lançar o presente tutorial no nosso site, em companhia das fotos da sua Band, caso você possa enviá-las por e-mail. Desde já, obrigado.

avizbatista@gmail.com
ww.jeepclubedebraganca.com.br

Francisco Bicalho
13/03/2013, 11:36
Chico Bicalho, meu caro amigo Toyoteiro. Integro o Jeep Clube de Bragança, no Estado do Pará, e falo em nome dos meus colegas Jipeiros, que ofertam um espaço para que você possa compartilhar conteúdos/tutoriais como este no nosso site sem fins lucrativos, assim como um outro internauta mineiro, que já lançou quatro matérias no nosso site.
Já me adianto pedindo sua autorização para lançar o presente tutorial no nosso site, em companhia das fotos da sua Band, caso você possa enviá-las por e-mail. Desde já, obrigado.

avizbatista@gmail.com
ww.jeepclubedebraganca.com.br

Prezado AVIZBATISTA, por favor faça bom proveito das informações que eu postei aqui no fórum, espero que elas possam ser úteis. Se alguém tiver qualquer dúvida que eu possa esclarecer pode me escrever para o chicobic@gmail.com

um abraço;
Chico

hercilio.neto
03/05/2013, 20:26
Logo começaremos a confecção do suporte de estepe.
Ainda estou bolando como vai ser, mas vou tomar como base as medidas postadas pelo Chico.
Talvez eu incremente com um suporte para galão e Hi-Lift. Tô aqui pensando.
A parte que acho mais complicado de fazer já tá na mão, o pivô roletado. Trouxe dos States.http://www.comp4x4.com/graphics/1000-lb-tire-carrrier-hinge-kit/1000-lb-tire-carrier-hinge-kit-25-ebay.jpg

Fband
17/06/2013, 10:20
Segue o suporte que eu fiz.
Só falta alguns ajustes e fabricar o suporte da parte móvel..
Segui o suporte do Chico com um pivô com rolamentos.

417140417141417142

Não reparem na posição da lanterna e nem como ela foi presa, foi provisório.

MarcioNatal
17/06/2013, 11:00
Segue o suporte que eu fiz.
Só falta alguns ajustes e fabricar o suporte da parte móvel..
Segui o suporte do Chico com um pivô com rolamentos.

417140417141417142

Não reparem na posição da lanterna e nem como ela foi presa, foi provisório.

Parabéns, ficou muito bacana!!:palmas:

Teria como colocar algumas fotos mostrando ele aberto para vermos a parte traseira?

É impressão minha ou optou por usar duas barras longitudinais mais delgadas na base ao invés de uma só mais robusta?

Fband, saberia nos dizer qual foi o rolamento usado, e onde ele é aplicado originalmente?

Rapaz, é muita pergunta de uma vez só!!:mrgreen: Um abraço e obrigado.

Márcio Humberto

Fband
17/06/2013, 11:03
Valeu Marcio,

Vou tirar as fotos hoje a noite e amanha eu posto aqui..
Sobre os rolamentos não sei dizer, mas amanha coloco as medidas deles.

Abs

MarcioNatal
17/06/2013, 11:10
Valeu Marcio,

Vou tirar as fotos hoje a noite e amanha eu posto aqui..
Sobre os rolamentos não sei dizer, mas amanha coloco as medidas deles.

Abs

Valeu! Ficamos aqui no aguardo.... ficou legal mesmo!!:drool:

Abs.

MH

hercilio.neto
17/06/2013, 18:35
Fabio,
Também fiquei com algumas dúvidas:
- Como fez e como prendeu a base do pivô?
- Pretende colocar a lanterna presa diretamente no chassi?
- Ficou bem firme, não chacoalha?
Parabéns pelo trabalho, ficou de primeira.

Estou reunindo informações (e um pouco de coragem $$$$) para começar o meu projeto.

Carlo Pecca
17/06/2013, 19:03
Chico, parabéns pela iniciativa, explanação e detalhes, ficou MUITO BOM!!!
Agora é só começar os trabalhos . . .
Grd Abraço

Francisco Bicalho
17/06/2013, 19:20
Chico, parabéns pela iniciativa, explanação e detalhes, ficou MUITO BOM!!!
Agora é só começar os trabalhos . . .
Grd Abraço

De nada Carlo, isso foi só uma tentativa de compartilhar informação que amealhei na internet. Espero que todos possam ajustar o conceito para que cada suporte fique ideal para a necessidade e uso de cada um. Mais uma vez, se puder ajudar com
alguma informação adicional, estarei às órdens.

abraço;
Chico

PP5GAS
17/06/2013, 20:51
Como era de esperar, o suporte da minha trincou a lataria.
Preciso urgente modificar o sistema e agora encontrei o caminho das pedras, ou melhor do Francisco. Vou ter de copiar hehehe.

Fábio
Pelo, que pude observar o suporte que vc fez tem as dimensões que gostaria para a minha Band, inclusive as duas barras.
Poderia passar as medidas delas?
Aguardando as fotos dele aberto.

Abs.

RODRIGO TOMITÃO
18/06/2013, 13:30
cara bacana esse suporte de estepe, vou fazer um nesse esquema no meu Javali, só que vou modificar pra por o hilift atrás do estepe...

Fband
18/06/2013, 14:20
Pessoal,

Peço desculpas a vocês que o cabeça de bagre aqui esqueceu de tirar as fotos ontem a noite porque cheguei muito tarde em casa..
Coloquei um alarme no celular pra lembrar de tirar as fotos pra vocês hoje a noite, então amanha espero que consiga postar as fotos e responder todas as perguntas...

Abs

Fband
21/06/2013, 15:30
Parabéns, ficou muito bacana!!

Teria como colocar algumas fotos mostrando ele aberto para vermos a parte traseira?

É impressão minha ou optou por usar duas barras longitudinais mais delgadas na base ao invés de uma só mais robusta?

Fband, saberia nos dizer qual foi o rolamento usado, e onde ele é aplicado originalmente?

Rapaz, é muita pergunta de uma vez só!! Um abraço e obrigado.

Márcio Humberto

Márcio,

Segue fotos da parte traseira do suporte.
Não sei dizer a aplicação dos rolamentos, mas nas fotos você pode ver as medidas.

Fabio,
Também fiquei com algumas dúvidas:
- Como fez e como prendeu a base do pivô?
- Pretende colocar a lanterna presa diretamente no chassi?
- Ficou bem firme, não chacoalha?
Parabéns pelo trabalho, ficou de primeira.

Estou reunindo informações (e um pouco de coragem $$$$) para começar o meu projeto.

Hercílio,

1 - Os rolamentos estão fixados em um pino que foi soldado na base conforme as fotos.
2 - A lanterna traseira será presa dentro do parachoque que tambem estou confeccionando.
3 - Ainda não consegui testar pra ver se chacoalha muito porque ainda falta fazer o suporte da parte móvel.
Obrigado, espero que isso sirva como um incentivo para mais pessoas fazer o seu próprio suporte pagando bem menos que o mercado.
Só pra informação, gastei menos de R$ 400,00 pra fazer tudo !

41786641786741786841786941787041787141787241787341 7874417875417876417877

Francisco Bicalho
21/06/2013, 16:12
Parabéns, Fband, ficou show!

DeMelo
21/06/2013, 17:15
Parabéns, Fband, ficou show!

Parece muito bom mesmo!!! Um dia faço um desses, mas por enquanto a prioridade é a suspa!!!

Carlo Pecca
21/06/2013, 18:51
Cara ta muito bom e as fotos estão ótimas.
Parabéns!

PP5GAS
21/06/2013, 21:32
Excelente trabalho.

Rjblopes
22/06/2013, 21:55
Muito bom, parabens!

hercilio.neto
23/06/2013, 22:44
Eu estava enrolando pra fazer o meu...
Mas ao ver esse do FBand me deu uma animada. Vou ver se começo!

helder.dir
25/06/2013, 15:08
Sabe, depois de fuçar a respeito e analisar que na região onde eu estou é certeza que a lataria trincará, esse projeto é ideal, ainda mais com o preço absurdo daquele da Power off road.
Vou copiar!
Obrigadoo Fband.

Fband
25/06/2013, 15:11
Pode copiar...kkk
É pura inspiração do suporte do Francisco !
Qualquer dúvida só perguntar !

Francisco Bicalho
25/06/2013, 18:30
E o meu suporte foi inspirado em dezenas que vi na internet. Galera, sem cerimônia na parada, o produto é de domínio público!

helder.dir
26/06/2013, 01:29
Bom, obrigado aos muitos contribuintes...hehe
Esse forum é bom demais da conta viu!!!

marcio r c
27/06/2013, 22:39
Neste mundo nada se inventa ,tudo se copia só muda a marca kkkkkkkkkkk

hercilio.neto
27/06/2013, 23:40
Estou aqui com meus projetos e observando os suportes do Chico e do Fábio.
O suporte do Chico usa perfil com seção maior e o estepe fica centralizado.
419299
Já o do Fábio usa perfil de seção menor, não é simétrico e fica deslocado para a direita.
419300

Por favor esclareçam algumas dúvidas minhas:
Chico, as medidas servem para um pneu de 33"?
Fabio, voce poderia nos passar todas as medidas?

Está claro que o princípio é o mesmo, e como disse o Chico, é possivel encontrar varios outros exemplares similares na internet.

Como estou pensando fazer:
Pretendo fazer simetrico e usar perfis como os do Chico, mas fazer deslocado para a direita como o do Fábio.
O que farei diferente (ainda preciso estudar como), é prender o suporte na porta com terminais rotulares, tais como o Tire Carrier Bestop.
419301
Esse sistema faz com que o suporte abra junto com a porta traseira, permitindo que se abra a porta por dentro.

Vou desenhar o projeto e postar aqui, assim os amigos poderão me ajudar a fazer a coisa certa.

Francisco Bicalho
28/06/2013, 07:35

Chico, as medidas servem para um pneu de 33"? .

Hercílio, não vejo razão para que esse suporte não possa ser usado com diâmetros até maiores que 33", claro que vai obstruir a visão pelo vidro traseiro, e tem que levar em consideração o parachoque embaixo, mas como mencionei antes, é bom o serralheiro ficar com um aro e o pneu no diâmetro certo. Mas com o material reforçado, pode meter até um 37". É possível que você precise dar uma reforçada no próprio chassis... O Guiga, melhor do que ninguém, vai poder te dar essa dica, porque pneu grande é com ele mesmo.

Barra estabilizadora pra cá, suporte de estepe pra lá... vamos nos falando.

abraço,
chico

helder.dir
28/06/2013, 10:00
O suporte do Chico usa perfil com seção maior e o estepe fica centralizado.
419299
Já o do Fábio usa perfil de seção menor, não é simétrico e fica deslocado para a direita.
419300

Chico, as medidas servem para um pneu de 33"?
Fabio, voce poderia nos passar todas as medidas?

Está claro que o princípio é o mesmo, e como disse o Chico, é possivel encontrar varios outros exemplares similares na internet.

Como estou pensando fazer:
Pretendo fazer simetrico e usar perfis como os do Chico, mas fazer deslocado para a direita como o do Fábio.
O que farei diferente (ainda preciso estudar como), é prender o suporte na porta com terminais rotulares, tais como o Tire Carrier Bestop.
419301
Esse sistema faz com que o suporte abra junto com a porta traseira, permitindo que se abra a porta por dentro.

Vou desenhar o projeto e postar aqui, assim os amigos poderão me ajudar a fazer a coisa certa.

Bom dia!
O fato de ser simetrico ou não contribui de alguma forma para entortar (algo parecido) o chassi?
Em quais situaçoes voce (voces) já ouviram dizer que isso ocorreu?
Quero fazer o meu, e eu estava pensando no modelo do Fabio, porém onde eu moro é como se fosse trilha pesada todo dia, ae já viu o medo de ocorrer algo né..., enfim.

Obrigado,
Abraço!

Rubens Linhalis
28/06/2013, 13:29
Bom dia!
O fato de ser simetrico ou não contribui de alguma forma para entortar (algo parecido) o chassi?
Em quais situaçoes voce (voces) já ouviram dizer que isso ocorreu?
Quero fazer o meu, e eu estava pensando no modelo do Fabio, porém onde eu moro é como se fosse trilha pesada todo dia, ae já viu o medo de ocorrer algo né..., enfim.

Obrigado,
Abraço!

Acho que nao tem problema com a estrutura colocar ou nao simetrico. Acredito ser mais funcional ou estetico mesmo. O funcional pois vc pode adicionar um tanquel/galao extra no espaço..

Francisco Bicalho
28/06/2013, 15:34
Neste mundo nada se inventa ,tudo se copia só muda a marca kkkkkkkkkkk

é isso mesmo, o automóvel por exemplo, continuamos copiando o Ford Modelo A a quase 100 anos.

hercilio.neto
04/07/2013, 18:36
Pessoal,

Pretendo fazer o suporte desse jeito aqui:
420381
Na verdade, é o mesmo suporte do Chico, mas com o estepe preso a uma coluna basculante para facilitar a retirada (e colocação) do estepe no lugar.
Fora isso, também terá aquele sistema que citei alguns posts atrás, que movimenta o suporte junto com a abertura da porta traseira.
Infelizmente terei que fazer antes um servicinho no chassi, que está corroído no ponto onde é apoiado o calço (atrás no lado esquerdo).
Quanto ao pneu do estepe, usarei um 750x16. Tem 2 polegadas a menos mas não forçará o suporte. Quando eu tiver condições de usar o 33x10,5x15 no jipe todo, usarei esse também no estepe.

Francisco Bicalho
05/07/2013, 06:15
Pessoal,

Infelizmente terei que fazer antes um servicinho no chassi, que está corroído no ponto onde é apoiado o calço (atrás no lado esquerdo).

Hercílio, alroveite e dê um reforço naquala barra traseira do chassi. Você pode soldar uma barra chata na extensão e largura da parte traseira e re-fazer as furações, dessa forma você reduz a flexão do próprio chassi. A hora é essa.

abraço e bom fim de semana,
chico

helder.dir
05/07/2013, 11:05
Voces farao algo antifurto, tipo, perfurar o pino que prende o estepe para por cadeado ou algo assim?

Fband
05/07/2013, 14:42
Pessoal,

Pretendo fazer o suporte desse jeito aqui:
420381
Na verdade, é o mesmo suporte do Chico, mas com o estepe preso a uma coluna basculante para facilitar a retirada (e colocação) do estepe no lugar.
Fora isso, também terá aquele sistema que citei alguns posts atrás, que movimenta o suporte junto com a abertura da porta traseira.
Quanto ao pneu do estepe, usarei um 750x16. Tem 2 polegadas a menos mas não forçará o suporte. Quando eu tiver condições de usar o 33x10,5x15 no jipe todo, usarei esse também no estepe.

Hercílio,

Uma pergunta, o peso do suporte e estepe será sustentado apenas pelo pivô ? Pelo que entendi os terminais rotulares não sustentarão o peso correto ?
Ainda vou tirar as medidas do meu suporte... peço desculpas pela demora..

Abs

hercilio.neto
05/07/2013, 18:15
Hercílio,

Uma pergunta, o peso do suporte e estepe será sustentado apenas pelo pivô ? Pelo que entendi os terminais rotulares não sustentarão o peso correto ?
Ainda vou tirar as medidas do meu suporte... peço desculpas pela demora..

Abs

Correto,
O suporte todo é sustentado pelo pivô, todos os esforços (cortante e momento) atuarão somente nesse ponto.
O bracinho com os terminais serve apenas para movimentar o suporte junto com a porta.
A porta quando está fechada, puxa o suporte contra um calço de borracha mantendo-o na posição "fechado" e quando é aberta, o bracinho faz o movimento mantendo o suporte paralelo à porta sem encostar.
Farei assim porque uso bastante o porta malas.

hercilio.neto
05/07/2013, 20:52
Voces farao algo antifurto, tipo, perfurar o pino que prende o estepe para por cadeado ou algo assim?

Estou quebrando a cabeça para ver como vou prender o estepe no suporte.
É que o estepe ficará preso em uma barra basculante que vai deitar o pneu no chão, então quando abaixar, os parafusos fixos ficariam para baixo virados para o chão.

PP5GAS
05/07/2013, 22:15
Hercílio

Se entendi direito, quando abrir a porta por dentro o estepe move junto, ou a seja a trava do mesmo é a própria porta.
A dúvida é a ligação entre a carroceria (porta) e o chassi (suporte do estepe). Será que o movimento da carroceria em tempo diferente do chassi não vai forçar o suporte na porta?
Digo isso porque percebi que a trinca na minha parece ter sido provocada por esse movimento. Uso o suporte (creio que original) com fixação no chassi e na carroceria e apareceu um corte logo abaixo da fixação na carroceria.
Vou fazer um suporte novo, igual ao do Fband, mas seu projeto me fez ter "idéias" por aqui.

hercilio.neto
06/07/2013, 01:26
Hercílio

Se entendi direito, quando abrir a porta por dentro o estepe move junto, ou a seja a trava do mesmo é a própria porta.
A dúvida é a ligação entre a carroceria (porta) e o chassi (suporte do estepe). Será que o movimento da carroceria em tempo diferente do chassi não vai forçar o suporte na porta?
Digo isso porque percebi que a trinca na minha parece ter sido provocada por esse movimento. Uso o suporte (creio que original) com fixação no chassi e na carroceria e apareceu um corte logo abaixo da fixação na carroceria.
Vou fazer um suporte novo, igual ao do Fband, mas seu projeto me fez ter "idéias" por aqui.

Sofiati,
A carroceria do Bandeirante tem movimentação independente do chassi. Poucas partes no jipe interagem simultaneamente com o chassi e com a carroceria (coluna de direção, por exemplo).
Então não é prudente prender o suporte na lataria e no chassi, o suporte original da série J4 é preso somente na lataria e os suportes que são vendidos aqui no Brasil também são presos somente na lataria. Se a presilha estiver presa ao chassi, está instalado errado.

420554 420556

No meu suporte não haverá uma fixação rígida na lataria, usarei terminais rotulares que permitirão o movimento vertical da carroceria em relação ao chassi.

Veja esse outro exemplo:

420563

Nesse vídeo dá pra ver melhor:
Bestop HighRock 4x4 Rear Bumper and Tire Carrier - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=gJpwvoJzajc)

Tosta
06/07/2013, 19:52
Boa noite, Hercilio.
Poderia me dar um apoio? Acontece que na urgência em instalar o suporte, acabei infelizmente caindo em uma loja em Campinas.Cobraram uma baita grana e o suporte ficou uma droga. Não vou divulgar a loja, afinal fui tonto mas não sou doidão. Seria possível vc dar uma olhada e propor alguma sugestão para tentar salvar a porcaria q foi feita?

hercilio.neto
06/07/2013, 21:28
Olá Tosta,
Manda um e-mail para mim.
hercilio.neto@globomail.com

Tosta
07/07/2013, 13:52
Olá Tosta,
Manda um e-mail para mim.
hercilio.neto@globomail.com

Valeu, acabei de enviar.

Fband
08/07/2013, 14:13
Segue as medidas do suporte da minha Band (Em centímetros)
O perfil da barra é 50x30mm com espessura de 3mm.
O cilindro que comporta os rolamentos do pivô tem 14 centímetros de altura e espessura de 10mm
A espessuras das chapas do suporte do pivô onde é preso no chassi possuem 10mm

420766420767

Qualquer dúvida só perguntar !

PP5GAS
08/07/2013, 18:24
Obrigado Fábio. Ficou ótimo.
Agora mãos à obra.

hercilio.neto
08/07/2013, 18:31
Fabio,
Valeu pelas medidas, serão muito úteis.
Qual medida de pneu você usará no estepe?
O suporte abre até 90º sem que o pneu encoste na lata?

hercilio.neto
08/07/2013, 19:07
Boa noite, Hercilio.
Poderia me dar um apoio? Acontece que na urgência em instalar o suporte, acabei infelizmente caindo em uma loja em Campinas.Cobraram uma baita grana e o suporte ficou uma droga. Não vou divulgar a loja, afinal fui tonto mas não sou doidão. Seria possível vc dar uma olhada e propor alguma sugestão para tentar salvar a porcaria q foi feita?

Reginaldo,
Passei na oficina e vi o seu jipe.
Que belo exemplar!
Essa loja que instalou o suporte no seu jipe é uma loja grande que vende acessórios para diversos veículos, mas não é voltada para o segmento off-road. Vendem acessórios para caminhonetes, não entendem nada de Bandeirante.
Quando precisar de acessórios para o jipe, recomendo as lojas Oxford, DDA, Kumazawa, Tor Off Road ou Motor Giros AZ. São lojas especializadas em acessórios para jipes e os caras sabem do que se trata.
Existem suportes prontos, semelhantes aos suportes originais do FJ40 e também suportes para estepe e galão que são presos diretamente na lataria. São esses, os usados pela maioria do pessoal e é esse que eu tenho (mas estou andando sem) no meu jipe.
É muito barulhento e conforme o pneu usado no estepe, acaba danificando a lataria. Por isso farei um com pivo preso no chassi.
Na hora que passei lá no funileiro o suporte não estava lá, então não pude ver como foi feito.
Durante a semana a gente se fala.
Abraço

Tosta
08/07/2013, 19:36
Reginaldo,
Passei na oficina e vi o seu jipe.
Que belo exemplar!
Essa loja que instalou o suporte no seu jipe é uma loja grande que vende acessórios para diversos veículos, mas não é voltada para o segmento off-road. Vendem acessórios para caminhonetes, não entendem nada de Bandeirante.
Quando precisar de acessórios para o jipe, recomendo as lojas Oxford, DDA, Kumazawa, Tor Off Road ou Motor Giros AZ. São lojas especializadas em acessórios para jipes e os caras sabem do que se trata.
Existem suportes prontos, semelhantes aos suportes originais do FJ40 e também suportes para estepe e galão que são presos diretamente na lataria. São esses, os usados pela maioria do pessoal e é esse que eu tenho (mas estou andando sem) no meu jipe.
É muito barulhento e conforme o pneu usado no estepe, acaba danificando a lataria. Por isso farei um com pivo preso no chassi.
Na hora que passei lá no funileiro o suporte não estava lá, então não pude ver como foi feito.
Durante a semana a gente se fala.
Abraço

Grato hercilio.

O mal esta feito. Se vc me permitir, fico no aguardo da conclusão do seu projeto para fazer um igual.
O suporte não estava no jeep pois pedi algumas alterações, Estando pronto levo pra vc conhecer.
Abração.

Fband
09/07/2013, 09:03
Fabio,
Valeu pelas medidas, serão muito úteis.
Qual medida de pneu você usará no estepe?
O suporte abre até 90º sem que o pneu encoste na lata?

Hercílio,

O pneu que eu tirei foto é um 265/75 R16 com recape, o que dá um 82cm de diâmetro ou 32,3"
Mas o pneu que vou usar é um 265/75 R16 sem recape...ou seja, 31,6"
A abertura chega a passar um pouco dos 90º sem que o pneu encoste na lataria...
Eu projetei o suporte para um pneu 35" não encostar....mas não fiz o teste com esse pneu ainda..acredito que sirva..

Abs

hercilio.neto
09/07/2013, 12:13
Hercílio, alroveite e dê um reforço naquala barra traseira do chassi. Você pode soldar uma barra chata na extensão e largura da parte traseira e re-fazer as furações, dessa forma você reduz a flexão do próprio chassi. A hora é essa.

abraço e bom fim de semana,
chico

Chico,
Durante a semana irei até uma empresa de corte e dobra aqui de Campinas e verificar essa possibilidade. Quero também cortar todo o material do suporte.
Mas fiquei com dúvidas de como soldar esse reforço. Digo isso porque porque devido aos rebites essa chapa não ficaria encostada na travessa. É isso mesmo, ou entendi tudo errado?
Essa foto abaixo peguei aqui no forum. Está marcada a furação original, os rebites ficam próximos do centro da travessa.

420915

Francisco Bicalho
09/07/2013, 12:58
[QUOTE=hercilio.neto;1962392]Chico,
Durante a semana irei até uma empresa de corte e dobra aqui de Campinas e verificar essa possibilidade. Quero também cortar todo o material do suporte.
Mas fiquei com dúvidas de como soldar esse reforço. Digo isso porque porque devido aos rebites essa chapa não ficaria encostada na travessa. É isso mesmo, ou entendi tudo errado?
Essa foto abaixo peguei aqui no forum. Está marcada a furação original, os rebites ficam próxiimos do centro da travessa.
/QUOTE]

Hercílio, eu não fiz esse reforço no chassis, e o suporte tem uma ligeira flexão, justamente naquela travessa do chassis.

Vou te dar uma sugestão, e veja se faz sentido. Prenda uma folha grande de papel manteiga em volta daquela travessa, e marque todos os furos e arrebites. Passe a marcação para uma barra chata de aço com a medida igual a travessa do chassis, e fure de acordo com os diâmetros certos dos furos e das cabeças dos arrebites para a chapa bater certinho com a travessa. Depois é só soldar ao longo em cima e em baixo e quando você meter os parafusos e porcas do suporte e das peças que prendem o parachoque (caso você tenha um), acho que isso dará maior rigidez ao conjunto.

A outra opção, ainda mais reforçada é mandar fazer uma peça em "U" que abraçe toda a travessa, usando o mesmo esquema de furar para abrir espaço para os arrebites, mas para isso a solda fica mais complicada fazendo por trás.

Essas recomendações são porque você pretende botar um estepe com pneu de 35" e mais um galão de 20 litros, porque o meu esqueminha com um aro e pneu de 31" funciona direitinho.

Vamos bater bola sobre esse reforço porque um dia eu vou fazer também.

abraço,
chico

titanium
09/07/2013, 14:15
[QUOTE=hercilio.neto;1962392]Chico,
Essa foto abaixo peguei aqui no forum. Está marcada a furação original, os rebites ficam próxiimos do centro da travessa.
/QUOTE]

Hercílio, eu não fiz esse reforço no chassis, e o suporte tem uma ligeira flexão, justamente naquela travessa do chassis.

Vou te dar uma sugestão, e veja se faz sentido. Prenda uma folha grande de papel manteiga em volta daquela travessa, e marque todos os furos e arrebites. Passe a marcação para uma barra chata de aço com a medida igual a travessa do chassis, e fure de acordo com os diâmetros certos dos furos e das cabeças dos arrebites para a chapa bater certinho com a travessa. Depois é só soldar ao longo em cima e em baixo e quando você meter os parafusos e porcas do suporte e das peças que prendem o parachoque (caso você tenha um), acho que isso dará maior rigidez ao conjunto.

A outra opção, ainda mais reforçada é mandar fazer uma peça em "U" que abraçe toda a travessa, usando o mesmo esquema de furar para abrir espaço para os arrebites, mas para isso a solda fica mais complicada fazendo por trás.

Essas recomendações são porque você pretende botar um estepe com pneu de 35" e mais um galão de 20 litros, porque o meu esqueminha com um aro e pneu de 31" funciona direitinho.

Vamos bater bola sobre esse reforço porque um dia eu vou fazer também.

abraço,
chico

Uma chapa de 5mm de aço preto (comum) já deve dar bastante conta do recado!
Para fixar a chapa (ou o perfil U como o amigo Bicalho sugeriu), basta fazer Mais furos (em pontos estratégicos) e pontilhar com solda mig uma chapa na outra por meio dos buracos feitos especificamente para receber as soldas.
Furos com 3cm devem servir de ponto de fixação.

OU... usa-se parafusos.....

Abraços

Francisco Bicalho
09/07/2013, 17:38
[QUOTE=Francisco Bicalho;1962418]

Uma chapa de 5mm de aço preto (comum) já deve dar bastante conta do recado!
Para fixar a chapa (ou o perfil U como o amigo Bicalho sugeriu), basta fazer Mais furos (em pontos estratégicos) e pontilhar com solda mig uma chapa na outra por meio dos buracos feitos especificamente para receber as soldas.
Furos com 3cm devem servir de ponto de fixação.

OU... usa-se parafusos.....

Abraços

bem observado, Daniel.

Seguindo o seu comentário, uma outra alternativa seria fazer as furações, e prender com solda apenas nas cabeças dos arrebites e depois aparafusar o resto onde haveriam parafusos mesmo, dessa forma os arrebites ficariam conectados a essa chapa de 5mm travando a peça as outras longarinas do chassi que ficam presas pelos arrebites, e os parafusos e porcas travariam o resto. Portanto não é necessário fazer as soldas longas em cima e em baixo. Só recomendaria mandar uma lapa de graxa entre o chassis e a chapa nova, por mais que possa sair uma fumacinha com o calor das soldas, sempre protege contra ferrugem, e acho que essa seria a maneira mais forte e mais simples de resolver esse reforço...

...até vir uma solução melhor!

abraço,
Chico

hercilio.neto
09/07/2013, 21:01
Para falar bem a verdade, não acho que a travessa seja frágil. Talvez a fragilidade esteja mais na fixação da travessa nas longarinas.
Reparem, a travessa é presa à longarina por rebites, um em cima e um embaixo (na borda).
No meio, é triangulada por uma mão francesa, que é presa também por rebites só que na face da travessa - quatro rebites na longarina para cada mão fracesa - são os oito rebites que existem na face da travessa.
A furação é para prender as lanternas, os bumperetes e o reboque.
Para prender a base do pivô terei que fazer nova furação no lugar da lanterna direita. É um lugar bem próximo da longarina, então talvez, seja o caso de reforçar somente a ligação da travessa com a longarina, adicionando um "L" por trás da travessa.
Continuo pesquisando.

hercilio.neto
10/07/2013, 01:44
Reparem, a travessa é presa à longarina por rebites, um em cima e um embaixo (na borda).

me equivoquei: é um em cima e dois embaixo.

Francisco Bicalho
10/07/2013, 07:40
Para falar bem a verdade, não acho que a travessa seja frágil. Talvez a fragilidade esteja mais na fixação da travessa nas longarinas.
No meio, é triangulada por uma mão francesa, que é presa também por rebites só que na face da travessa - quatro rebites na longarina para cada mão fracesa - são os oito rebites que existem na face da travessa.
A furação é para prender as lanternas, os bumperetes e o reboque.
Para prender a base do pivô terei que fazer nova furação no lugar da lanterna direita. É um lugar bem próximo da longarina, então talvez, seja o caso de reforçar somente a ligação da travessa com a longarina, adicionando um "L" por trás da travessa.
Continuo pesquisando.

Com certeza a travessa não é frágil, seria só uma questão do flexionar do suporte te incomodar (e como mencionei antes, até asa de Airbus 380 flexiona), mas eu não vejo a menor chance da travessa não segurar, mesmo com pneu grande e galão. A pessoa indicada para dar um parecer sobre o assunto é o nosso amigo Guiga Tostes, que tem o suporte dele carregado de um-tudo, inclusive um Hi-Lift, se não me engano. E aquele maravilhoso suporte da POR deve ser bem pesadinho.

hercilio.neto
10/07/2013, 19:22
Com certeza a travessa não é frágil, seria só uma questão do flexionar do suporte te incomodar (e como mencionei antes, até asa de Airbus 380 flexiona), mas eu não vejo a menor chance da travessa não segurar, mesmo com pneu grande e galão. A pessoa indicada para dar um parecer sobre o assunto é o nosso amigo Guiga Tostes, que tem o suporte dele carregado de um-tudo, inclusive um Hi-Lift, se não me engano. E aquele maravilhoso suporte da POR deve ser bem pesadinho.

O suporte do Guiga é preso ao parachoque.
Talvez a confecção do parachoque fosse a solução, não é tão complicado de fazer, mas gostaria de colocar bumperetes ao invés de parachoque.

Francisco Bicalho
11/07/2013, 09:33
O suporte do Guiga é preso ao parachoque.
Talvez a confecção do parachoque fosse a solução, não é tão complicado de fazer, mas gostaria de colocar bumperetes ao invés de parachoque.

​The plot thickens...

hercilio.neto
11/07/2013, 21:08
​The plot thickens...
Pois é Chico, justo eu que gosto da coisa simples.
O melhor é eu estudar tudo antes para fazer uma vez só.

As medidas já estão definidas, são essas do desenho.
421261
Não incluirei galão no suporte.

Carlo Pecca
12/07/2013, 10:57
Hercilio
A tua ideia de "brascular" a roda como fica a(s) porca(s) de fixação ao suporte na hora de tirar o pneu?
Eu entendi que a porca fica para baixo dificultando a retirada, é isso?
Vc já pensou num sistema de roudanas de forma a baixar o pneu ao chão?
Só mais uma ideia de amigo da onça!!!!!

Francisco Bicalho
12/07/2013, 11:57
Pois é Chico, justo eu que gosto da coisa simples.
O melhor é eu estudar tudo antes para fazer uma vez só.

As medidas já estão definidas, são essas do desenho.

Não incluirei galão no suporte.

Pois é Hercílio, você está fazendo a coisa certa planejando os detalhes. Uma pergunta sobre o desenho anexado; sabendo que você não terá um galão, a peça triangular à esquerda será para que fim? Se for para fixar o conjunto a porta da mala, eu vou chutar que é overkill porque a peça toda fica bem presa apenas no chassi, e dessa forma você simplifica um pouco as coisas. Você já deu uma olhada em tire carrier (http://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=tire+carrier&oe=UTF-8&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=mBjgUZbgHZLzqwHl4IHgAg&biw=1886&bih=1102&sei=nBjgUZrtCIGSqQHm9YCIBA) ? Dá uma fuçada nas imagens e veja se tem alguma coisa lá para orientar você no sentido de simplificar a concepção dessa peça. Já que você gosta da coisa simples (igual eu) sugiro que você siga essa filosofia. O desenho pra mim está perfeito, só não sei se valerá à pena o esforço de criar uma peça que prenda o suporte a porta da mala.

abraço;
Chico

PS: ainda não instalei a barra estabilizadora, acho que vou trocar os jumelos e instalar a barra em uma tacada.

hercilio.neto
12/07/2013, 19:35
Hercilio
A tua ideia de "brascular" a roda como fica a(s) porca(s) de fixação ao suporte na hora de tirar o pneu?
Eu entendi que a porca fica para baixo dificultando a retirada, é isso?
Vc já pensou num sistema de roudanas de forma a baixar o pneu ao chão?
Só mais uma ideia de amigo da onça!!!!!

Carlo,
Essa ideia eu tirei da internet. No modelo gringo, a peça que prende a roda solta do suporte (tipo aquelas bolas de reboque que são encaixadas), daí é só virar o pneu e tirar a peça.

hercilio.neto
12/07/2013, 19:46
Pois é Hercílio, você está fazendo a coisa certa planejando os detalhes. Uma pergunta sobre o desenho anexado; sabendo que você não terá um galão, a peça triangular à esquerda será para que fim? Se for para fixar o conjunto a porta da mala, eu vou chutar que é overkill porque a peça toda fica bem presa apenas no chassi, e dessa forma você simplifica um pouco as coisas. Você já deu uma olhada em tire carrier (http://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=tire+carrier&oe=UTF-8&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=mBjgUZbgHZLzqwHl4IHgAg&biw=1886&bih=1102&sei=nBjgUZrtCIGSqQHm9YCIBA) ? Dá uma fuçada nas imagens e veja se tem alguma coisa lá para orientar você no sentido de simplificar a concepção dessa peça. Já que você gosta da coisa simples (igual eu) sugiro que você siga essa filosofia. O desenho pra mim está perfeito, só não sei se valerá à pena o esforço de criar uma peça que prenda o suporte a porta da mala.

abraço;
Chico

PS: ainda não instalei a barra estabilizadora, acho que vou trocar os jumelos e instalar a barra em uma tacada.

Voce tem razão Chico,
Mesmo que eu mantenha o sistema preso a porta, olhando melhor agora, talvez todo o lado esquerdo da peça possa ser dispensado, ficando assim:

421427

Francisco Bicalho
12/07/2013, 20:25
Voce tem razão Chico,
Mesmo que eu mantenha o sistema preso a porta, olhando melhor agora, talvez todo o lado esquerdo da peça possa ser dispensado, ficando assim:

Hercílio

Não ficaria mais rígido dessa forma? Assim você também tem um apoio mais destacado da banda do pneu que facilita prender e soltar a peça. Caso contrário, você terá que enfiar a mão por trás do pneu para prender ou soltar, e se houver um cadeado pode ser chato na hora de achar o buraco da fechadura numa noite de chuva no alto do Atacama... hmm, peraí, isso não acontece nunca... na Serra Gaúcha com o carro todo sujo de lama!

Não?

Abraço e bom fim de semana;
Chico

Carlo Pecca
12/07/2013, 22:44
Blz as idéias vão surgindo e melhorando o suporte. Parabéns a todos. Vamos que vamos!!!

hercilio.neto
13/07/2013, 01:07
Chico,
Creio que não terei problema na rigidez da peça, uma vez que a construção será feita com uma chapa soldada atrás das duas hastes fixas verticais e que formará o nicho de encaixe da peça basculante. A fixação dessa chapa deve garantir a estabilidade do suporte.
Digo isso porque ainda continuo com a ideia de fixar (sem apoiar) na porta do porta-malas, não sendo necessário enfiar a mão atrás do estepe para destravar.

421468

Francisco Bicalho
13/07/2013, 19:12
Chico,
Creio que não terei problema na rigidez da peça, uma vez que a construção será feita com uma chapa soldada atrás das duas hastes fixas verticais e que formará o nicho de encaixe da peça basculante. A fixação dessa chapa deve garantir a estabilidade do suporte.
Digo isso porque ainda continuo com a ideia de fixar (sem apoiar) na porta do porta-malas, não sendo necessário enfiar a mão atrás do estepe para destravar.

Hercílio, fico curioso para ver como o ficará o esquema se você tiver sucesso em fixar a peça na porta para o sistema bascular junto. Se der certo (tomara!) vai ser um show. Em relação a peça triangular a esquerda da haste vertical, eu penso asssim; se der alguma zebra numa trilha cabulosa, uma trinca em uma solda da haste do lado direito, tem sempre outra pra segurar a peteca, e digo isso partindo do pressuposto que um monte de suportes que vi tem os dois triângulos, mas, claro que tudo depende da rigidez estrutural e do material que você usará.

um abraço e boa sorte,
chico

tavio_g
19/07/2013, 17:15
Hercílio, fico curioso para ver como o ficará o esquema se você tiver sucesso em fixar a peça na porta para o sistema bascular junto. Se der certo (tomara!) vai ser um show. Em relação a peça triangular a esquerda da haste vertical, eu penso asssim; se der alguma zebra numa trilha cabulosa, uma trinca em uma solda da haste do lado direito, tem sempre outra pra segurar a peteca, e digo isso partindo do pressuposto que um monte de suportes que vi tem os dois triângulos, mas, claro que tudo depende da rigidez estrutural e do material que você usará.

um abraço e boa sorte,
chico

to gostando desse topico!
ainda quero fazer o meu também.
ja to na segunda arrumada do meu maceral preso na lata.
felizmente a lata tá aguentando bem o 33 lá. por enquanto.
procurei esse pino roletado aqui no BR e nao achei de jeito nenhum. alguém tem uma dica de onde comprá-lo ou o negocio é ir num torneiro e pedir pra fazer mesmo?

outra coisa sobre o basculante do pneu. se vc usar um perfil redondo, ao menos na parte de baixo ou um eixo roletado também, pode virar o pneu para colocá-lo e ao subir, volte a posição normal. é uma ideia. mas ai já começa a complicar.
Hercilio, tb sou de Campinas! Depois me fala onde vc arrumou as coisas!

abraços

hercilio.neto
21/07/2013, 11:17
to gostando desse topico!
ainda quero fazer o meu também.
ja to na segunda arrumada do meu maceral preso na lata.
felizmente a lata tá aguentando bem o 33 lá. por enquanto.
procurei esse pino roletado aqui no BR e nao achei de jeito nenhum. alguém tem uma dica de onde comprá-lo ou o negocio é ir num torneiro e pedir pra fazer mesmo?

outra coisa sobre o basculante do pneu. se vc usar um perfil redondo, ao menos na parte de baixo ou um eixo roletado também, pode virar o pneu para colocá-lo e ao subir, volte a posição normal. é uma ideia. mas ai já começa a complicar.
Hercilio, tb sou de Campinas! Depois me fala onde vc arrumou as coisas!

abraços

Olá Otávio,
Dicas são sempre bem vindas.

Eu pensei nessa haste basculante devido ao peso do pneu.
É duro levantar o pneu sozinho e ficar tentando encaixar os buracos da roda nos parafusos do suporte com aquele peso todo. Sem contar que tem que abraçar o pneu e dependendo da ocasião, sujar a roupa não é uma boa.
Mas como o que simplifica nem sempre é simples, estou revendo o projeto.
Primeiro porque meu jipe está relativamente alto e a haste basculante quando baixada ficaria inclinada demais, dificultando a retirada e a colocação do estepe e depois porque o sistema de desacoplar a peça que fica presa na roda tenderia a ser mais um ponto de barulho e desgastes.
Assim, talvez eu volte ao projeto do Francisco, adaptando somente o sistema de fixação na porta.

O pino pode ser confeccionado, tal como o Chico e o Fábio fizeram. Eu viajei recentemente e comprei lá fora, paguei cerca de 50 dólares.
Esse que eu comprei eles enviam para o Brasil, mas o frete é 47 dólares.

AVIZBATISTA
21/07/2013, 21:31
Caros amigos,
Finalmente encontrei um profissional disposto a aceitar a tarefa de fabricar esse suporte. Contudo, antes tomei como objetivo acrescentar galão para água e galão para combustível junto ao pneu (que deve ficar no centro), e, quem sabe um bagageiro acima do estepe, como mostram algumas das fotos em anexo... Alguém tem recomendações a fazer, considerando que minha Band é de trilha e vive em estradas de chão batido?

422710

422711 422713

422714
422715
422716

Rubens Linhalis
22/07/2013, 09:08
Caros amigos,
Finalmente encontrei um profissional disposto a aceitar a tarefa de fabricar esse suporte. Contudo, antes tomei como objetivo acrescentar galão para água e galão para combustível junto ao pneu (que deve ficar no centro), e, quem sabe um bagageiro acima do estepe, como mostram algumas das fotos em anexo... Alguém tem recomendações a fazer, considerando que minha Band é de trilha e vive em estradas de chão batido?

422710

422711 422713

422714
422715
422716

Recomendaçã: faça bem reforçado se faz trilha.. imagina esses 100kg (ou mais) ai dando solavanco em trilha. No mais, poste detalhes de fabricacao e etc aqui p nós ! Acho uma otima solucao.

abraços

Francisco Bicalho
22/07/2013, 12:56
Caros amigos,

422716

Avizbatista, se você quer um suporte como esse das fotos, sugiro você copiar o mesmo desenho usando aço de boa qualidade, e prender com parafusos de aço resistente tipo 8.8 e acho que não tem porque não dar certo. O importante é a resistência do material.

helder.dir
23/07/2013, 01:33
Esse é o meu medo, a resistencia!!!!!
Onde eu moro dentro da cidade já é uma trilha..., agora, quando eu saio pra qualquer canto, mesmo que perto, ae o bixo pega e o medo de fazer um desse e começar a entortar ou algo do genero é grande...., poré penso no preço dos parachoques da power ae tbm me dá medo!!kkkkkkk
O jeito é reforçar o MAXIMO que der mesmo!

helder.dir
23/07/2013, 01:34
Antes q eu esqueça, em 4 meses aqui na minha cidade, de tanto buraco, apareceu onde tinha massa (pouca) na band, ela trincou...., agora, imagina um estepe desse se for mal projetado...., é fiasco na certa!

Francisco Bicalho
24/07/2013, 15:26
Antes q eu esqueça, em 4 meses aqui na minha cidade, de tanto buraco, apareceu onde tinha massa (pouca) na band, ela trincou...., agora, imagina um estepe desse se for mal projetado...., é fiasco na certa!

helder.dir, a lataria do Bandeirante é uma coisa vagabunda, não é parâmetro para nada em termos de qualidade, mas um suporte de estepe e galão fabricado por medida para ficar preso ao chassis pode e deve ser desenvolvido com muita resistência.

É que o Bandeirante poderia ter sido fabricado com muito mais cuidado pela Toyota, como por exemplo ter saído de fábrica já com eixo flutuante em todos os modelos, e a chapa ser muito mais bem estampada como foi nos modelos Xingú do exército, principalmente com o padrão Bernardini. Em retrospecto, a Toyota vendia um carro caro como o Bandeirante mas cheio de defeitos, ou com um padrão mais pra 'brasileiro' do que 'japonês', e agora a Toyota que ganhou tanto dimheiro vendendo modelos Bandeirante no Brasil durante mais de 40 anos simplismente deixou nós, os dedicados donos de Bandeirante ao Deus dará. Por isso eu se precisar optar por um carro novo (para a minha mulher), dou uma banana pra Toyota e compro um Honda.

helder.dir
26/07/2013, 03:18
Pois é francisco....
Os tempos vao passando e as concepçoes vao mudando....
Bom, qto ao suporte de estepe certamente eu vou fazer!! O meu estepe está dentro do jipe no assoalho traseiro e a cada buraco é um pula pula danado....kkkkk

Francisco Bicalho
26/07/2013, 07:33
Pois é francisco....
Os tempos vao passando e as concepçoes vao mudando....
Bom, qto ao suporte de estepe certamente eu vou fazer!! O meu estepe está dentro do jipe no assoalho traseiro e a cada buraco é um pula pula danado....kkkkk

Helder.dir, você tem noção do risco que está correndo com um um estepe solto dentro da cabine do seu carro? Se houver um acidente (noc-noc), os passageiros dentro da cabine podem se ferir gravemente por conta desse estepe solto. O mínimo que você deveria fazer é dois furos no assoalho e fixar o estepe com uma corrente.

helder.dir
26/07/2013, 12:32
Helder.dir, você tem noção do risco que está correndo com um um estepe solto dentro da cabine do seu carro? Se houver um acidente (noc-noc), os passageiros dentro da cabine podem se ferir gravemente por conta desse estepe solto. O mínimo que você deveria fazer é dois furos no assoalho e fixar o estepe com uma corrente.

Pois é amigo...,
O "remédio" que eu consegui fazer foi "apoiar" o estepe embaixo do banco traseiro sendo "segurado" com o cinto de segurança do passageiro, afinal de contas eu praticamente ando só..., porém não evita o barulho do pula pula...hehehe
Quanto aos buracos, aqui é tão cruel que eu levo comigo um galãozinho de diesel (5 litros) pra eventual emergencia (região amazonica da BR 163 com postos extremamente distantes) e cerca de umas duas semanas atras o desgramado, ao passar num buraco, caiu e lavou o assoalho do jipe de diesel..., virou uma carniça..., eu chegava no forum cheirando diesel....kkkkkkkkkkkkkkkkkk Realmente voce tem razao!!Além da segurança interna o visual com certeza melhorará quando eu fizer o suporte..., não vejo a hora!
Abraços

Zanella
28/07/2013, 21:43
Pessoal,

quero fazer um suporte para estepe na caçamba, (tipo o da defender na foto), alguém tem fotos, sugestões ou sabe se encontro pronto para vender.

obrigado

dudu83
29/07/2013, 13:50
Pessoal,

quero fazer um suporte para estepe na caçamba, (tipo o da defender na foto), alguém tem fotos, sugestões ou sabe se encontro pronto para vender.

obrigado

ja vi algumas bandeirantes de carocerai de lata com esse suporte original de fabrica, o da 130 e muito simples uma chapa retangular parafusada na caroceria com uma parafuso longo para parafusar a roda

Francisco Bicalho
29/07/2013, 15:59
Zanella

Tem uma alternativa simples que seria usar um 'bumperete' (estou parafraseando o Hercílio, pois não sei ao certo o nome da peça), da parte traseira do Bandeirante prendendo essa peça com 4 porcas no interior da caçamba e fazendo dois furos (dois é duas vezes mais seguro que um...) e passando estojos de roda para prender o seu estepe. Acredito ser uma solução simples, segura e barata, e utilizando material genético do próprio Bandeirante.

abraço,
Chico

Zanella
29/07/2013, 21:22
ja vi algumas bandeirantes de carocerai de lata com esse suporte original de fabrica, o da 130 e muito simples uma chapa retangular parafusada na caroceria com uma parafuso longo para parafusar a roda

pelo menos aqui em Porto Alegre eu não encontrei isto pronto na Toyosul (a casa com maior variedade de peças), me sugeriram fabricar...........

Zanella
29/07/2013, 21:25
Zanella

Tem uma alternativa simples que seria usar um 'bumperete' (estou parafraseando o Hercílio, pois não sei ao certo o nome da peça), da parte traseira do Bandeirante prendendo essa peça com 4 porcas no interior da caçamba e fazendo dois furos (dois é duas vezes mais seguro que um...) e passando estojos de roda para prender o seu estepe. Acredito ser uma solução simples, segura e barata, e utilizando material genético do próprio Bandeirante.

abraço,
Chico

Chico,

sem querer ser chato, mas não entendi bem...... A ideia do Dudu foi a mesma sugestão do meu mecânico, só achei estranho parafusar a chapa na caçamba, ficariam os parafusos à mostra?

Francisco Bicalho
29/07/2013, 22:07

Zanella, eu entendi que o dudu tambem sugeriu prender com parafusos na carroceria. De qualquer jeito, eu prefiro não opinar, pelo menos sem ver um desenho. Assim por discrição verbal fica complicado. Se você tiver alguma imagem facilita na hora de dar alguma idéia.

Francisco Bicalho
30/07/2013, 07:24
Chico,

sem querer ser chato, mas não entendi bem...... A ideia do Dudu foi a mesma sugestão do meu mecânico, só achei estranho parafusar a chapa na caçamba, ficariam os parafusos à mostra?

Zanella, deixa eu ver se entendi... o problema é os parafusos ficarem "à mostra?" Afinal a sua picape é um Bandeirante ou uma Hilux? Quatro parafusos e porcas a mais não farão nenhum estrago no visual do carro; observe as dobradiças, junção do parabrisas, retrovisores, parachoque, são todas presas com porcas e parafusos, isso faz parte da 'herança genética' do FJ40, se a preocupação é ferrugem, manda graxa e parafusos inox, aliás como devem ser todos os parafusos na lataria do Bandeirante.

Zanella
30/07/2013, 21:39
Zanella, deixa eu ver se entendi... o problema é os parafusos ficarem "à mostra?" Afinal a sua picape é um Bandeirante ou uma Hilux? Quatro parafusos e porcas a mais não farão nenhum estrago no visual do carro; observe as dobradiças, junção do parabrisas, retrovisores, parachoque, são todas presas com porcas e parafusos, isso faz parte da 'herança genética' do FJ40, se a preocupação é ferrugem, manda graxa e parafusos inox, aliás como devem ser todos os parafusos na lataria do Bandeirante.

ok, tens razão, pensei apenas que os parafusos aparentes na lateral da caçamba ficariam estranhos, mas já surgiu a ideia de fazer uma dobra por cima da caçamba, assim os parafusos não ficariam na lateral...........já estamos providenciando a chapa, depois posto uma foto, mas continua valendo a solicitação se alguém tiver fotos por favor enviem......

obrigado

Francisco Bicalho
31/07/2013, 07:53
ok, tens razão, pensei apenas que os parafusos aparentes na lateral da caçamba ficariam estranhos, mas já surgiu a ideia de fazer uma dobra por cima da caçamba, assim os parafusos não ficariam na lateral...........já estamos providenciando a chapa, depois posto uma foto, mas continua valendo a solicitação se alguém tiver fotos por favor enviem......

obrigado

Zanella, eu acho que o estilo do Bandeirante aceita uma cabeça de parafuso sextavada bem posicionada. Nessa mesma postagem, acho que na página 2, tem uma foto do meu carro mostrando 4 parafusos inox + arruelas e buchas em nylon que são usadas para prender o galão que fica entre o paralama dianteiro e a porta (são dois, um em cada lado), e eu retiro esses galões quando não estou viajando. À princípio pensei em usar uma tampa discreta para os furos, mas decidi usar os próprios parafusos que prendem o suporte dos galões e acho que ficou a cara do Bandeirante. Essa estėtica 'industrial' é o que separa o Bandeirante de SUV de madame e picape de playboy. Por isso (e outras muitas razões) não troco meu Bandeirante por carro nenhum nesse mundo.

Abraço,
Chico

Zanella
31/07/2013, 21:40
Zanella, eu acho que o estilo do Bandeirante aceita uma cabeça de parafuso sextavada bem posicionada. Nessa mesma postagem, acho que na página 2, tem uma foto do meu carro mostrando 4 parafusos inox + arruelas e buchas em nylon que são usadas para prender o galão que fica entre o paralama dianteiro e a porta (são dois, um em cada lado), e eu retiro esses galões quando não estou viajando. À princípio pensei em usar uma tampa discreta para os furos, mas decidi usar os próprios parafusos que prendem o suporte dos galões e acho que ficou a cara do Bandeirante. Essa estėtica 'industrial' é o que separa o Bandeirante de SUV de madame e picape de playboy. Por isso (e outras muitas razões) não troco meu Bandeirante por carro nenhum nesse mundo.

Abraço,
Chico

coisas de apaixonado, perdemos a sensatez, gastamos o que não deveríamos, tanto em tempo quanto dinheiro....... tudo pela nossa paixão.......vender? até para trocar por outra melhor é sofrido..........

Dimasi
31/07/2013, 21:47
coisas de apaixonado, perdemos a sensatez, gastamos o que não deveríamos, tanto em tempo quanto dinheiro....... tudo pela nossa paixão.......vender? até para trocar por outra melhor é sofrido..........

PQP ! falou tudo

canzilao
01/08/2013, 00:30
hahaha eu nunca li algo tão sensato tratando-se de Bandeirante.
A minha tem um suporte de estepe e galão, porem presos na lataria, e o pneu 75/16 de estepe nao me agrada em nada, acho feio demais e vou atras de uma roda Kombat pra fechar jogo de 5.
Vou utilizar esse suporte e fazer um pivotante nele, tenho um soldador aqui em Gyn que é um mestre na arte da solda, muito caprichoso e extremamente bom profissional.
A ideia dos galões na lateral ficou muito boa, porem nessa viagem eu aprendi a abrir a portinhola dos pés e confesso que não existe nada mais agradavel que aquele ventinho pra aliviar o calor, apenas um detalhe: o pó que estiver solto dentro do carro vai parar direto no colo do motora e do pax, dai imagina a cara de que a patroa fez né?

hercilio.neto
01/08/2013, 10:32
hahaha eu nunca li algo tão sensato tratando-se de Bandeirante.
A minha tem um suporte de estepe e galão, porem presos na lataria, e o pneu 75/16 de estepe nao me agrada em nada, acho feio demais e vou atras de uma roda Kombat pra fechar jogo de 5.
Vou utilizar esse suporte e fazer um pivotante nele, tenho um soldador aqui em Gyn que é um mestre na arte da solda, muito caprichoso e extremamente bom profissional.
A ideia dos galões na lateral ficou muito boa, porem nessa viagem eu aprendi a abrir a portinhola dos pés e confesso que não existe nada mais agradavel que aquele ventinho pra aliviar o calor, apenas um detalhe: o pó que estiver solto dentro do carro vai parar direto no colo do motora e do pax, dai imagina a cara de que a patroa fez né?

Também faço questão da portinhola. Quebra um galhão, principalmente porque não tenho AC.

Carlo Pecca
01/08/2013, 11:20
É verdade a "portinhola" faz a diferença para quem não tem o AC. Na viagem a Bahia em março, o calor tava de 40 aqui no Rio e na estrada prós lado do ES também. Foi a "portinhola" quem salvou a viagem, a patroa só reclamou da poeira que os caminhões lançavam quando passavam por nós, afinal eu estava puxando o trailer a 70Km/h. Agora to juntando grana para a próxima que será em dezembro lá em Bento Gonçalves/RS, de Band e trailer.

RcPM
01/08/2013, 15:30
Boa Tarde pessoal,

Preciso finalizar o meu suporte também e gostaria de participar do projeto se me permitirem.
Desenhei o suporte para o meu já faz um tempo, mas não consegui terminar a execução e o eixo do suporte está solitário no parachoque.
Apesar do meu ser um Troller, várias peças poderiam ser comuns para as 2 viaturas.

Segue link para o parachoque dianteiro do meu:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/90762-parachoque-troller-e-suporte-de-guincho-4.html#post1656752

Abraços,

Reinaldo

Zanella
06/08/2013, 01:10
Esta é a chapa que ira fixar o estepe, ela será parafusada por cima e no fundo da caçamba........ conforme for evoluindo vou colocando mais fotos...... continuo aceitando sugestões

dudu83
06/08/2013, 13:44
seria bom vc achar um cubo velho dai era so soldar e deixar apenas COM 3 prisioneiros, acho que vou fazer igual mas vou colocar o estepe paralelo ao vidro traseiro

Fband
06/08/2013, 13:58
Nem precisa achar um cubo, basta comprar 3 prisioneiros com porcas e fazer como eu fiz no suporte de estepe da foto.. bem simples fazer..

424870

hercilio.neto
06/08/2013, 22:04
No suporte que eu vou fazer, talvez use um afastador.

sebastiao colombi
24/10/2013, 16:53
suporte de espete

sebastiao colombi
24/10/2013, 16:57
outra foto do suporte

sebastiao colombi
24/10/2013, 17:06
mai suma foto do suporte

sebastiao colombi
24/10/2013, 17:10
mai s uma foto dos estepe agora falta fazer o parachoque da frente

canzilao
24/10/2013, 19:32
Colombi e onde vc vai colocar a placa traseira??

hercilio.neto
25/10/2013, 00:05
Parabéns Colombi, ficou muito bacana.
Voce usou a ponta de eixo do gol?

tavio_g
25/10/2013, 08:51
Parabéns Colombi, ficou muito bacana.
Voce usou a ponta de eixo do gol?
não parece que foi a ponta de eixo do Gol, mas conte ai Sebastião, onde vc fez? quanto custou? o que usou.
Estou pensando em tirar o maceral que tenho lá e fazer um novo como esse seu.
Estou em campinas. passe as dicas aí por favor.
abraços

Francisco Bicalho
25/10/2013, 09:57
mai s uma foto dos estepe agora falta fazer o parachoque da frente

Sebastiao, a borracha na parte de cima é desnecessária, e só serve para ficar roçando na chapa da porta traseira e estragando a tinta. Faça uma pesquisa na internet e veja que essa peça pode ficar livre, ela não precisa de apoio nenhum; não quebra, não cai, não tem perigo. De resto a peça ficou muito boa, parabéns.

Um pitaco sobre a placa traseira. Se a placa presa a porta for a oficial com selo, você pode mandar fazer outra e prender ao pará-choque, sem precisar de um selo, só tem que botar uma pequena luz que é fácil de achar em qualquer loja que vende cacareco pra automóvel.

abraço;
Chico

sebastiao colombi
25/10/2013, 10:35
ESTE suporte foi eu mesmo que fiz o eixo mandei um amigo fazer ...de material gastei uns 100.00 reais o eixo poderia ser feito de ponta de eixo do gol fica ate melhor o outro veiculo... na ver aquele suporte que encosta e so apoio achei que ele da mais sustençao fica mais firme, pode ate tirar no meu caso ficou mais firme , sobre a placa vou ver isso Francisco fazer um suporte do lad direito com luz e pedir outra placa ..... acho que temos que fazer um encontro de band omo os encontros das f75 e rural rs

tavio_g
25/10/2013, 11:30
estava dando uma fuçada na internet e achei isso.
Cubo Com Eixo Para Carretinha - Capacidade Carga 1000 Kg - R$ 75,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519063277-cubo-com-eixo-para-carretinha-capacidade-carga-1000-kg-_JM)
preço interessante e deve aguentar o peso do estepe bem.
além de estar pronto, sem precisar levar em torneiro e etc.

sebastiao colombi
25/10/2013, 11:43
Blz e ate reforçado.. e o preço se for mandar fazer um eixo acho que fica ate mais caro

tavio_g
25/10/2013, 14:20
Hercilio, veja essa idéia.
HMMWV Spare Tire Carrier (with NSN) (http://www.armyproperty.com/Equipment-Info/Accessories/MASTC.htm)

RODRIGO TOMITÃO
25/10/2013, 19:28
rapais esse cubo adianta muito no suporte, bacana dimais da conta

Carlo Pecca
26/10/2013, 01:46
HMMWV Spare Tire Carrier (with NSN) (http://www.armyproperty.com/Equipment-Info/Accessories/MASTC.htm)

Otavio, esse suporte é realmente "uma mão a menos na roda", parece bem fácil de operar. Blz!

Francisco Bicalho
26/10/2013, 09:35

Dou a maior força pra alguém reproduzir a peça e postar as informações!

hercilio.neto
26/10/2013, 11:33
Show de bola. Muito prático.
Preciso estudar uma confecção mais simples usando o mesmo princípio.

tavio_g
29/10/2013, 14:54
então, pelo que entendi das fotos ele fez as duas pontas com rosca e um cano que prende a elas, assim como uma barra de direção. e no meio uma catraca que a faz virar e consequentemente baixar a roda ou subí-la. o conceito é até simples.
Sobre o lance do cubo to falando com o fabricante desse do anúncio para ver ele ele faz um para mim.
se fizer e mais alguém estiver interessado(nem sei o preço ainda) me fala que eu coto com ele ou passo os contatos sem problemas.

sebastiao colombi
13/11/2013, 09:26
Enfin emplacada

hercilio.neto
13/11/2013, 09:55
Boa solução Sebastião (vixi até rimou, hehe)
Estou com umas ideias aqui... acho que farei com o pneu deslocado para a direita (força menos o pivô) e a placa presa na porta.

MarcioNatal
13/11/2013, 10:22
Parabéns Sebastião. Ficou muito legal.

Hercílio, pretendo também colocar o pneu um pouco fora de centro. Na minha humilde opinião, acho que, alem da questão da sobrecarga no pino, fica mais harmonioso. Questão de gosto.

Já a placa vai ficar no para-choque mesmo. Fiz um para-choque reforçado, baseado no da Band do Edberto, para poder receber o pino. Nele existe uma parte rebaixada no meio do para-choque para colocar a placa e iluminação. Vamos ver como vai ficar.

Um abraço a todos

sebastiao colombi
13/11/2013, 11:41
E valido... se colocar um pouco pra direita da para colocar um galão ao lado eu deixei no meio justamente para deixa espaço para o suporte de placa... haja visto que nossas placas são muito grande rss mas não força o pino devido o outro lado, ser preso .. mas e sempre bom ter novas ideias abraços a todos

PP5GAS
13/11/2013, 21:47
Estou fazendo um teste com solução caseira. Mantive a armação antiga fixada numa chapa em "L" com braço de fixação no chassi. A estética não é lá essas coisas. Parece que vai aguentar, vamos ver. Preferi manter deslocado para direita para não mexer na placa e suporte do tanquinho.
439187

hercilio.neto
14/11/2013, 01:18
Estou fazendo um teste com solução caseira. Mantive a armação antiga fixada numa chapa em "L" com braço de fixação no chassi. A estética não é lá essas coisas. Parece que vai aguentar, vamos ver. Preferi manter deslocado para direita para não mexer na placa e suporte do tanquinho.
439187

Bem bolado!

sebastiao colombi
14/11/2013, 16:08
Blz ficou funcional

hercilio.neto
15/11/2013, 00:36
Continuo pensando...
Quero que o suporte possa bascular de forma que se possa soltar e prender o estepe apoiado no chão. Também quero que fique preso a porta de forma que possa abrir e fechar a porta traseira sem destravar o estepe. E tudo isso precisa ser robusto e ter construção e funcionamento simples.
Por enquanto, cheguei nesse esboço, aproveitando um pouco de cada ideia que os amigos apresentaram aqui:
439420

AVIZBATISTA
15/11/2013, 19:25
estava dando uma fuçada na internet e achei isso.
Cubo Com Eixo Para Carretinha - Capacidade Carga 1000 Kg - R$ 75,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519063277-cubo-com-eixo-para-carretinha-capacidade-carga-1000-kg-_JM)
preço interessante e deve aguentar o peso do estepe bem.
além de estar pronto, sem precisar levar em torneiro e etc.

Jipeiros,
Enquanto o meu amigo não arruma tempo para começar a obra (de construção) do suporte de estepe e galões para a minha Band, cogitei comprar esse cubo do anúncio de venda postado pelo tavio_g, mas, me surgiu uma dúvida quanto ao tamanho da peça, já que é um cubo de roda. Então, de fato, serve sem precisar de qq outra adaptação, corte, etc... no cubo? ou eixo?

439439

439440

Marcos_sc
17/11/2013, 07:55
Excelente tópico, vou assinar e me dedicar a ele num futuro breve!

Francisco Bicalho
17/11/2013, 10:47
Continuo pensando...
Quero que o suporte possa bascular de forma que se possa soltar e prender o estepe apoiado no chão. Também quero que fique preso a porta de forma que possa abrir e fechar a porta traseira sem destravar o estepe. E tudo isso precisa ser robusto e ter construção e funcionamento simples.
Por enquanto, cheguei nesse esboço, aproveitando um pouco de cada ideia que os amigos apresentaram aqui:

Hercilio

vou sugerir você fazer um estudo, tipo uma maquete da peça basculante em papelão corrugado, só para te ajudar a entender o movimento que a peça fará, inclusive pode cortar um disco em papelão no diâmetro do pneu. Se você comprar duas fohas grandes de papelão corrugado e colar uma a outra com as ondas em perpendicular a estrutura fica muito forte e dá para fazer vários estudos e maquetes rápidas para desvendar qualquer idéia. A colgem das folhas inteiras pode ser com cola branca diluida em água e pinclada com uma trincha, e a montages das 'peças' pode ser com cola quente que funciona muito bem em papelão. Você se surpreenderá com a quantidade de idéias e com a evolução dos conceitos quando você faz maquetes e estudos em papelão. No começo não fique preso a acabamento, faça estudos rápidos e o que chamam de 'rafe' (rough) no mundo do desenho industrial para desenvolvimento de produto. Depois se quiser pode fazer estudos mais refinados que ajudarão quando a peça final for confeccionada.

Divirta-se!

abraço,
chico

hercilio.neto
17/11/2013, 17:32
Valeu pela dica Chico.

MRCLGV
18/11/2013, 08:58
Logo começaremos a confecção do suporte de estepe.
Ainda estou bolando como vai ser, mas vou tomar como base as medidas postadas pelo Chico.
Talvez eu incremente com um suporte para galão e Hi-Lift. Tô aqui pensando.
A parte que acho mais complicado de fazer já tá na mão, o pivô roletado. Trouxe dos States.http://www.comp4x4.com/graphics/1000-lb-tire-carrrier-hinge-kit/1000-lb-tire-carrier-hinge-kit-25-ebay.jpg

Opa Hercílio! Tudo bem?

Estou curioso pra saber se você já construiu o SECB, (Suporte de Estepe do Chico Bicalho "master-piece" com todo respeito!) e se você teve sucesso com este pivô roletado?

Eu periodicamente viajo para a terra do "Tio Sam" a trabalho e sempre compro algumas coisinhas de lá... (tem um cabra em Houston com um PTO pra vender "lembrei do seu comentário em outra página", vou ligar pra vêr quanto ele quer no PTO...) eu só ficaria "acanhado" de trazer uma coisa grande assim, uma vêz que a receita federal em BSB é relativamente restrita com relação a "peças para automóveis"...

Chico, parabéns pelo projeto!!!

Quando eu voltar a morar numa casa, vou montar uma garagem para eu mesmo fazer reparos na minha band e ajudar os amigos também... (morar em AP, é tortura!!!)

abraços, Marcelo.

hercilio.neto
18/11/2013, 10:01
Opa Hercílio! Tudo bem?

Estou curioso pra saber se você já construiu o SECB, (Suporte de Estepe do Chico Bicalho "master-piece" com todo respeito!) e se você teve sucesso com este pivô roletado?

Eu periodicamente viajo para a terra do "Tio Sam" a trabalho e sempre compro algumas coisinhas de lá... (tem um cabra em Houston com um PTO pra vender "lembrei do seu comentário em outra página", vou ligar pra vêr quanto ele quer no PTO...) eu só ficaria "acanhado" de trazer uma coisa grande assim, uma vêz que a receita federal em BSB é relativamente restrita com relação a "peças para automóveis"...

Chico, parabéns pelo projeto!!!

Quando eu voltar a morar numa casa, vou montar uma garagem para eu mesmo fazer reparos na minha band e ajudar os amigos também... (morar em AP, é tortura!!!)

abraços, Marcelo.
Oi Marcelo,
Ainda não construí o SECB (essa foi boa!).
Acho que essa sigla tem tudo a ver, virou sinônimo de suporte simples, barato, funcional, estiloso e robusto. A cara do Toyota Bandeirante.
Em dezembro vou encostar o "Imortal" no funileiro e aproveitar para confeccionar o suporte.
Algumas dúvidas ainda não foram resolvidas (a colocação da lanterna, por exemplo), mas já estou bem perto do que eu quero. Acho que já equacionei as questões do espaço para a placa e da forma de bascular o pneu.
Antes de levar no funileiro, vou fazer um molde em papelão como sugeriu o Chico. Assim terei a posição exata do pneu basculado.
Quanto a trazer as peças dos EUA, não tive problema. Na nota fiscal não constava como peça automotiva. A patroa não gostou muito, porque sobrou menos peso de bagagem pra ela trazer as "comprinhas" dela. hehehe
Uma PTO eu não sei como ficaria. Tenta algum tipo de declaração de que se trata de componente estacionário.
Fiquei louco pra trazer os faróis frontais e faróis de milhas, mas fiquei meio cismado, você sabe, como não vou muito pra lá, a gente acaba extrapolando a quota e daí não quer chamar a atenção com itens que não são permitidos.
Mas se voce vai sempre e a peça não for comprometer o resto das compras... dá pra arriscar.

hercilio.neto
18/11/2013, 10:06
Esse pivô Competition4x4 que eu comprei é de 5 polegadas, indicado para pneus de até 33 polegadas.
Mas tem outros que suportam pneus acima de 33"

Eles enviam para o Brasil, mas o frete é o mesmo valor do produto.

Francisco Bicalho
18/11/2013, 10:17
Oi Marcelo,
Ainda não construí o SECB (essa foi boa!).
.
hahaha! fica mais fácil de pronunciar se for SECHIBI

Fica parecendo um produto Libanês!

hercilio.neto
18/11/2013, 23:52
hahaha! fica mais fácil de pronunciar se for SECHIBI

Fica parecendo um produto Libanês!

rarará!!
Então é isso. Vou construir um SECHIBI!!!!!

Francisco Bicalho
19/11/2013, 09:18
rarará!!
Então é isso. Vou construir um SECHIBI!!!!!

E o SECHIBI tem várias formas e desenhos! Cada um adapta seu SECHIBI da melhor forma!

fabiano r
09/01/2014, 07:46
Bom dia! Pretendo construir um suporte de estepe para meu jeep, o pneu é 33 pretendo fazer algo parecido com isso e já comprei um cubo de roda para carretinha o qual pretendo usar.
446276
Além do suporte para os galões um rack para a caixa de skol pretendo fazer um suporte para as bikes, a band está em reforma assim que acabar vou iniciar o trabalho mas me surge uma dúvida, onde vou colocar a placa? Alguém tem algum suporte parecido?

titanium
09/01/2014, 08:04
Turma gostaria de fazer uma observação...
Verifiquem se o cubo que vocês irão comprar É de AÇO!!!

Isso por que se ele for de ferro fundido (como já vi alguns casos), o material não terá boa aderência (Ferro + Aço)!

Eles até (APARENTEMENTE) se fundem... mas é mera ilusão! Eles se misturam, mas não há fusão!
É como se fosse um PAPEL AMASSADO!

Se mistura mas não se funde.
E a implicação disso é que quando mais você precisar do suporte (numa estrada esburacada, por exemplo), ele vai quebrar bem na solda do Perfil com o cubo!

CUIDADO!

Abraços

titanium
09/01/2014, 08:05
Bom dia! Pretendo construir um suporte de estepe para meu jeep, o pneu é 33 pretendo fazer algo parecido com isso e já comprei um cubo de roda para carretinha o qual pretendo usar.
446276
Além do suporte para os galões um rack para a caixa de skol pretendo fazer um suporte para as bikes, a band está em reforma assim que acabar vou iniciar o trabalho mas me surge uma dúvida, onde vou colocar a placa? Alguém tem algum suporte parecido?

EM TEMPO... esse suporte está muito bonito, Fabiano!

jmdcoutinho
15/03/2015, 09:25
Pessoal,

Acabei de confeccionar o suporte e para a minha surpresa na primeira viagem o pino pivotante partiu. Verdade partiu o pino pivotante .

Alguma dica de como evitar esse tipo de problema?
495570
495576

Francisco Bicalho
15/03/2015, 11:46
[QUOTE=jmdcoutinho;2253359]Pessoal,

Acabei de confeccionar o suporte e para a minha surpresa na primeira viagem o pino pivotante partiu. Verdade partiu o pino pivotante .

Alguma dica de como evitar esse tipo de problema?/QUOTE]

-"... o pino pivotante partiu. Verdade partiu o pino pivotante ."

jmdcoutinho sua discrição do problema está parecendo poema de Carlos Drummond de Andrade;

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho

jmdcoutinho, sem saber que tipo de material você usou e como a peça foi confeccionada, fica difícil dar uma opinião minimamente útil. Talvez se você nos enviar fotos e medidas ajude o lado de cá. Mas pelas duas imagens que você postou, nota-se que o peso todo da estrutura e mais roda/pneu estão voltados para o lado do pino, colocando mais peso e pressão em cima dele. Também não fica claro se você carregava um camburão de combustível cheio quando quebrou a peça. No projeto que fiz, a estrutura e conjunto roda/pneu ficam bem no centro, dividindo o peso entre as duas metades da peça, e não fiz suporte de galão. Pode ser que houvesse muito peso em cima do pino, ou que o pino não fosse forte, ou o material não fosse forte. Afinal, foi o pino que quebrou, ou os rolamentos? Sem foto fica ruim te ajudar.

chico

Wanderband
22/06/2015, 23:33
Pessoal vi um modelo de suporte da panthfinder adaptado em Band, parece ser bom. O ideal seria um SECHIBI kkk. Mas foi uma oportunidade pelo preço, não sei se vai dar certo. O problema é a adaptação na band.
Resolvi arriscar, comprei o suporte da panthfinder para adaptar em julho... Enviarei fotos...
505355 505356 505357505358

Fotos de um suporte idêntico adaptado em um FJ 40
Até mais..

fabiano r
24/06/2015, 09:39
Providencia um bom reforço pois na minha quando era preso na lata trincava a lataria, para mim esses suportes presos na lata só aguentam se usar pneu leve no estepe e se usar o carro mais em cidade, se tiver muito solavanco vai ferrar a lataria.
Aqui tem mais detalhes de como eu fiz.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/148309-bandeirante-81-81-inicio-x-fim-x-recomeco-9.html

Sérgio Bambirra
24/06/2015, 20:23
Salve galera! Não é por nada não mas, carregando apenas o estepe, por maus caminhos, nem com reforço a lataria aguentou. Acabei tendo de modificar o sistema ancorando o suporte no chassis. Se pretende carregar pneu e galão por estradas ruins repense a fixação do seu suporte...

Sds.

MarcioNatal
24/06/2015, 22:30
Como a minha carroceria é de fibra e já prevendo o prejuízo, fiz de outra maneira, utilizando o mesmo princípio do suporte aqui do tópico, ou seja, o para-choque aguentando o tranco . Tenho ainda a opção de escolher para qual lado abrir.

505588 505589 505591

Sergio c
25/06/2015, 09:37
Marcio, essa tua band não tem problemas de ferrugem na lata hehehehehhe

MarcioNatal
25/06/2015, 13:19
Fala Sergio, boa tarde.

Foi uma peleja para juntar R$ para comprar a carroceria (presente do meu pai), fibrar o conjunto, montar, etc. Mas, pesando as raivas e dissabores e a alegria depois de pronta, valeu a pena.

Um abraço.

Wanderband
25/06/2015, 20:48
Providencia um bom reforço pois na minha quando era preso na lata trincava a lataria, para mim esses suportes presos na lata só aguentam se usar pneu leve no estepe e se usar o carro mais em cidade, se tiver muito solavanco vai ferrar a lataria.
Aqui tem mais detalhes de como eu fiz.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/148309-bandeirante-81-81-inicio-x-fim-x-recomeco-9.html

Cara seu sua reforma tá show!!
Li todo ele, ficou ótimo seu suporte!!
Abraço!!

Rodrigo-ce
25/06/2015, 22:39
Como a minha carroceria é de fibra e já prevendo o prejuízo, fiz de outra maneira, utilizando o mesmo princípio do suporte aqui do tópico, ou seja, o para-choque aguentando o tranco . Tenho ainda a opção de escolher para qual lado abrir.

505588 505589 505591

Grande Marcio.
Como tem passado?
Espetáculo de band essa sua .
Quando eu montar a minha vou combinar com uns colegas para fazer uma escalada nas salinas da sua terra, aprovei e te faço uma visita.
Forte abraço.

MarcioNatal
25/06/2015, 22:58
Grande Rodrigo, boa noite.

Que legal que gostou da viatura! Ficarei muito satisfeito com a sua visita. Ficamos no aguardo.

Conhece o Jojó ai em Fortaleza? Pessoa super bacana e prestativa. Um amigo! Um grande abraço.

Márcio Humberto.

Rodrigo-ce
25/06/2015, 23:14
Grande Rodrigo, boa noite.

Que legal que gostou da viatura! Ficarei muito satisfeito com a sua visita. Ficamos no aguardo.

Conhece o Jojó ai em Fortaleza? Pessoa super bacana e prestativa. Um amigo! Um grande abraço.

Márcio Humberto.

Eu acho que conheço sim.
Eu escalo muito com o Pessoal de Quixadá. Eu acho que já vi ele na Fábrica de Monstrinho (clube de escalada) no dia que teve um campeonato.

Wanderband
23/09/2015, 01:18
Pessoal vi um modelo de suporte da panthfinder adaptado em Band, parece ser bom. O ideal seria um SECHIBI kkk. Mas foi uma oportunidade pelo preço, não sei se vai dar certo. O problema é a adaptação na band.
Resolvi arriscar, comprei o suporte da panthfinder para adaptar em julho... Enviarei fotos...
505355 505356 505357505358

Fotos de um suporte idêntico adaptado em um FJ 40
Até mais..

Então pessoal, como combinado, estou enviando mais umas fotos do meu suporte (falta fazer acabamento e pintura).

Inicialmente gostaria de dizer que o "mourão" que sustenta o suporte, esta fixado em uma chapa 3/16 que mandei dobrar, ela está parafusada com 4 parafusos (10.9) ao chassi.

Mantive a funcionalidade da fechadura do suporte da Panthfinder, aproveitei também as dobradiças (apenas serrei e soldei).

Fiz um reforço tipo sanduiche (Chapa 3/16 por fora + KPO + Curvão + KPO + Chapa 3/16 por dentro), na parte interna da cabine (tá meio feioso, pois falta acabamento) hehehehe.

Vou postando a medida que for finalizando...

Um abração :bye:

512580 512581 512582 512583 512584 512585 512586 512587 512588 512589 512590 512591 :safari-rig:

Fband
23/09/2015, 08:57
Então pessoal, como combinado, estou enviando mais umas fotos do meu suporte (falta fazer acabamento e pintura).

Inicialmente gostaria de dizer que o "mourão" que sustenta o suporte, esta fixado em uma chapa 3/16 que mandei dobrar, ela está parafusada com 4 parafusos (10.9) ao chassi.

Mantive a funcionalidade da fechadura do suporte da Panthfinder, aproveitei também as dobradiças (apenas serrei e soldei).

Fiz um reforço tipo sanduiche (Chapa 3/16 por fora + KPO + Curvão + KPO + Chapa 3/16 por dentro), na parte interna da cabine (tá meio feioso, pois falta acabamento) hehehehe.

Vou postando a medida que for finalizando...

Um abração :bye:

512580 512581 512582 512583 512584 512585 512586 512587 512588 512589 512590 512591 :safari-rig:

Prendeu o suporte no chassi e na carroceria?
Como será a absorção dos movimentos entre o chassi e a carroceria?
Alguma coisa aí vai trincar...

Abs

Wanderband
28/09/2015, 18:05
Prendeu o suporte no chassi e na carroceria?
Como será a absorção dos movimentos entre o chassi e a carroceria?
Alguma coisa aí vai trincar...

Abs

Ok Fband, estava fixado no chassi e na carroceria, depois que o amigo me alertou, eu corrigi colocando dois coxins entre o "mourão" e a cabine. Ficou firme como antes, agora sem correr o risco de trincar.

Falta pintar...
512913 (antes) 512914 (agora)

512915 (com os galões) 512916

Valeuu!!:safari-rig:

Diogo_Vargas
29/09/2015, 10:43
Wanderband nessa posição do estepe consegue enxergar algo pelo espelho retrovisor interno para trás? Vi que seu estepe ficou mais baixo que os suportes comerciais. Que tamanho de pneu é seu estepe?

Ficou muito bom o seu suporte.

Um abraço.

estyvybeykr
29/09/2015, 13:24
Wander não se esqueça de colocar uma outra placa que fique facil de visualizar. Senão vai te trazer problemas com as autoridades policiais.
Fora esse detalhe, seu suporte ficou excelente ao meu ver.

Meus parabéns e forte abraço.

Estevão

Wanderband
29/09/2015, 18:52
Wanderband nessa posição do estepe consegue enxergar algo pelo espelho retrovisor interno para trás? Vi que seu estepe ficou mais baixo que os suportes comerciais. Que tamanho de pneu é seu estepe?

Ficou muito bom o seu suporte.

Um abraço.

Olá Diogo, tudo jóia? Respondendo a sua pergunta, a visão do retrovisor interno ficou praticamente a mesma coisa, o pneu (33") não alcança nem a metade do vidro traseiro. Para conseguir colocar nessa altura (mais baixo que os outros suportes do mercado) tive que cortar parte dos Bumperettes, acompanhando a curvatura do pneu.

Valeu!!

Wanderband
29/09/2015, 18:59
Wander não se esqueça de colocar uma outra placa que fique facil de visualizar. Senão vai te trazer problemas com as autoridades policiais.
Fora esse detalhe, seu suporte ficou excelente ao meu ver.

Meus parabéns e forte abraço.

Estevão

Obrigado pelo elogio Estevão!

Cheguei do estaleiro agora a pouco, estava fazendo justamente o suporte para a placa. Já esta no local. Valeu..

Um abração!

hercilio.neto
30/09/2015, 03:37
Parabéns Wander.
Ficou show.

Wanderband
06/10/2015, 23:42
Parabéns Wander.
Ficou show.

Obrigado!

Placa no local, faltam só as fixações dos galões.

Um abração!

Deco Adventure
06/05/2016, 21:47
Parabens Wander... Gostaria que se possivel vc postar mais algumas fotos , de como vc fixou os galões de agua e diesel ... arrumei um da pathfinder tbm mais fiquei com essa duvida ..

Agradeço.

Wanderband
27/06/2016, 15:09
Parabens Wander... Gostaria que se possivel vc postar mais algumas fotos , de como vc fixou os galões de agua e diesel ... arrumei um da pathfinder tbm mais fiquei com essa duvida ..

Agradeço.

Opa.. Deco, tudo jóia? Conseguiu adaptar o suporte? As fotos que te enviei foram úteis? Qualquer dúvida, pergunta ae ok :bye:

nelsonband
03/08/2017, 10:36
em primeiro lugar parabes , o suporte ficou otimo to fazendo pra minha band , vai ficar show , em segundo lugar vc teria ou sabe onde encontro o projeto pro bagageiro e escadinha ?
SUPORTE DE ESTEPE

MEDIDAS DO SUPORTE

2 BASES DE APOIO:

PINO PIVOTANTE:

A ESTRUTURA DO SUPORTE:

Perfis em ângulo:

Abraços a todos;
Chico Bicalho

fabiano r
03/08/2017, 14:00
em primeiro lugar parabes , o suporte ficou otimo to fazendo pra minha band , vai ficar show , em segundo lugar vc teria ou sabe onde encontro o projeto pro bagageiro e escadinha ?

A escadinha é barbada de fazer com um arco de carroceria de caminhão corta no meio tem as duas barras verticais dai compra as emendas desses canos que o diâmetro é um pouco menor, você fura as barras verticais encaixa os canos e costura com solda, nas pontas em baixo usa aquelas borrachas q vão em pés de mesa ou cadeira tem uma que é exatamente o mesmo diâmetro para o acabamento, na ponta por dentro do cano você solda uma porca para parafusar , é simples e custa de 100 a 110,00 e como é galvanizado não enferruja.
550752550753550754

nelsonband
04/08/2017, 22:31
muito bom fabiano , vc pode me passar as medidas da escada e do bagageiro ? e muito obrigado pela atençao

fabiano r
07/08/2017, 14:01
muito bom fabiano , vc pode me passar as medidas da escada e do bagageiro ? e muito obrigado pela atençao

Nelson meu bagageiro tem 1,37 de largura por 1,60 de comprimento, a escada eu fiz da medida que quis no caso tem 0,25 de largura por 1,10 de altura.

Abs, Raffo