Conectar

Ver Versão Completa : CJ5 Tropeço - Virando o meu carro do dia a dia

RodrigoPD
12/02/2013, 14:57
Prezados;

Algumas pessoas devem conhecer o Tropeço do tópico Frota 4x4.

Por alguns motivos que não cabem neste tópico, estou praticamente sem carro para uso particular. A trabalho, tenho utilizado a Fiona, a A-10 da firma. Contudo, para minhas viagens particulares, lazer, etc, estou sem uma viatura oficial. Cheguei a cogitar a troca do Tropeço por uma SW4. Entretanto, diante de diversos relatos no espaço da Toyota deste fórum sobre panes, problemas, etc, estou cogitando experimentar o Tropeço no dia a dia e viagens.

Considerando que o uso será de lazer (já que a serviço posso utilizar outras viaturas), gostaria de saber a opinião e relatos dos amigos que já empregaram o CJ5 no uso diário, inclusive e especialmente em viagens de até 500 km.

Coragens a parte, por favor, partilhem suas experiências.

[]'s confusos.

chinelao4x4
12/02/2013, 15:49
JEEP WILLYS :

divertido
cansativo
tenso
chamativo
intrigante
prazeroso
trabalhoso
manhoso

então : é pros fortes , os fracos usam...SE EU FALAR IRÁ DAR BRIGA. rsrsrsrs

sempre tive cj , hj com meus 41 anos e ficando velho e "fraco", desde os meus 20 anos tenho jeep ,tenho um cj que só troco por troller ,pois estou ficando cansado de tanto inventar moda ,e atualizar e etc... as vzs penso em vender o foscão e ir pra um trolher , mais o prazer de andar em um cj é indescritivel !

abrçs

RodrigoPD
12/02/2013, 21:13
Chinelão;

Realmente, o Willys tem um carisma especial. Onde quer que você esteja, sempre tem alguém que vem puxar papo contigo. Inclusive, já realizei várias viagens com o Tropeço, e sempre é aquela curiosidade de todos sobre a viatura. Na minha última viagem, para Ilhabela, tive uma pane na volta. Parado no posto do Frango Assado, o que não faltou foi apoio... todo mundo vinha oferecer ajuda para o CJ5, o qual, infelizmente teve de voltar de guincho. Foi depois dessa pane que desanimei um pouco no Willys para minhas viagens. Tenho preferido usar a A-10.

Entretanto...

Esse final de semana fiz um passeio em Socorro - SP. Deixei de experimentar alguns locais por conta da forte chuva: a Fiona (A-10) não é traçada...

Confesso que senti saudades do Jeep!

Abs!

coloma
12/02/2013, 21:35
[QUOTE=RodrigoPD;1867514]Chinelão;

Realmente, o Willys tem um carisma especial. Onde quer que você esteja, sempre tem alguém que vem puxar papo contigo. Inclusive, já realizei várias viagens com o Tropeço, e sempre é aquela curiosidade de todos sobre a viatura. Na minha última viagem, para Ilhabela, tive uma pane na volta. Parado no posto do Frango Assado, o que não faltou foi apoio... todo mundo vinha oferecer ajuda para o CJ5, o qual, infelizmente teve de voltar de guincho. Foi depois dessa pane que desanimei um pouco no Willys para minhas viagens. Tenho preferido usar a A-10.

Entretanto...

Esse final de semana fiz um passeio em Socorro - SP. Deixei de experimentar alguns locais por conta da forte chuva: a Fiona (A-10) não é traçada...

Confesso que senti saudades do Jeep!

Nossa nunca viajei com minha "JEEPA" que inveja mas te conto que eu uso no meu dia a dia. O amigo falou sobre troca por um troller da vontade mas quando imagino a facilidade de financiamentos para carro 0 KM é intenso mas achar um carro antigo e construir ele é uma outra historia.O meu é um 66 e ando atras de UM 51 e quando achar troco de olho fechado se me agradar mas sair do jeep NEVER.

hercilio.neto
12/02/2013, 23:22
Rodrigo,
É uma ideia empolgante, mas...
Como todos já sabem, jipe bom para o dia-a-dia não é o jipe bom pra trilha - e vice versa.
Então prepare o jipe para o uso diário e o deixe mais confiável possível.
Há onze anos uso o Toyota Bandeirante como veículo de uso diário. Primeiro era um jipe de lona, cara como era duro ficar preso no trânsito com sol esquentando a capota, de gravata... putz. No mais, era só alegria.
Hoje uso um de capota de aço. Ainda faz falta o ar condicionado, mas já não trabalho de gravata (rs).
O importante é ter confiança no jipe. Ficar na mão ninguém merece.

Curotto
13/02/2013, 11:56
hercilio, o que vc considera fundamental para tornar o jipe mais confiável na cidade?

Tenho um cj5 63, motor ap 2.0, transmissão 4 marchas, freio a disco nas 4, direção hidráulica...
Ele é mais alto também, suspendido por coxins. Não sei se no caso seria melhor com ou sem os coxins.

Dodger
13/02/2013, 17:26
Cara, O Jeep num é lá o carro mais recomendavel pra usar no dia a dia mas quem sou eu pra falar disso...ehehehe.
Os motivos eu nem preciso falar, quem tem jeep já deve saber de todos e mais alguns...
Acho que deve-se investir em torná-lo seguro, confiável e razoavelmente confortável.

Não sei o que já tem no seu carro mas poderia começar pelos seguintes itens: Freios eficientes: a disco pelo menos na frente, freio de mão que funcione, cilindro mestre duplo e com hidrovácuo. Santo Antônio ou gaiola: com cintos de segurança realmente funcionais. Pneus adequados: pneuzão é lindo mas pra uso em cidade só serve pra fazer barulho, gastar mais combustivel e forçar componentes de direção. Pedaleiras supensas pq o sistema original é cansativo demais. Bancos confortáveis e bem instalados.

O resto é dar uma geral em mecanica e elétrica pra num ter dor de cabeça.

matrakaum
13/02/2013, 21:21
Cara, O Jeep num é lá o carro mais recomendavel pra usar no dia a dia mas quem sou eu pra falar disso...ehehehe.
Os motivos eu nem preciso falar, quem tem jeep já deve saber de todos e mais alguns...
Acho que deve-se investir em torná-lo seguro, confiável e razoavelmente confortável.

Não sei o que já tem no seu carro mas poderia começar pelos seguintes itens: Freios eficientes: a disco pelo menos na frente, freio de mão que funcione, cilindro mestre duplo e com hidrovácuo. Santo Antônio ou gaiola: com cintos de segurança realmente funcionais. Pneus adequados: pneuzão é lindo mas pra uso em cidade só serve pra fazer barulho, gastar mais combustivel e forçar componentes de direção. Pedaleiras supensas pq o sistema original é cansativo demais. Bancos confortáveis e bem instalados.

O resto é dar uma geral em mecanica e elétrica pra num ter dor de cabeça.
Com todo o respeito mas não concordo com o "O Jeep num é um carro para o dia-a-dia"
Meu Pai, hoje c/ 78 para 79 anos...andou mto tempo com o jipinho do irmão dele, hj c/ 80 e uns. Pelos relatos era um 50 e tantos, o jipinho. Era um 4cc.
Era o jipe de passeio e trabalho tb.
O tio tinha um armazém então o pai fazia entragas c/ ele e nas "férias" pegava 1.400 km para ir até Caetité/BA (oh cidade linda!). Destes uns 600km era, como ele conta, caminho de roça. Para quem é do interior sabe o que isto significa....Estrada...é para os fracos. Caminho de roça não é estrada.
Conta, que certa vez arrebentou o retrovisor na cara de um jegue que saiu do meio de um moita....kkkkkk - Tadinho...do jipinho.
E olha..quem fazia a manutenção era um velho espanhol que trabalhava na Agromotor.
Jipe é igual fusca. Não tem conforto mas se tiver manutenção pode ir que aonde ele chega e entra outros não vão.

Roberto FL
13/02/2013, 22:14
vou ser entrometido e desenvolver a prosa. Estou a procura de um CJ5 a muito tempo. Quero um pra trilha leve, nada de afundar na lama e guinchar num angulo de 45 graus na chuva ou aquelas reprises do camel trophy... É mais para passeio de dia com a capota arriada e vento na cara.
logo....
Procuro um mais confortável e confiável: motor 4cc e cambio clark (tudo bem revisadinho), direção hidráulica, freio a disco e principalmente um conjunto estável (sem aquela folga exagerada no volante) e bateção. vou instalar bancos de couro com espuma injetada com ajuste de altura (porque de distancia num dá). quem sabe assim fica melhor, mas vai faltar para o dia a dia um ar condicionado em dias de calor e boa vedação em dias de chuva. Finalmente segurança. Não sei se existe um bom sistema de segurança anti-furto para o jipe. Assim me dá receio deixar em qualquer lugar a não ser estacionamentos fechados (já que não ha seguro). Aqui em sampa não dá definitivamente, mas quem sabe no interior...
fica ai a dica.

maxdelta
14/02/2013, 00:09
Uma vez por semana, exceto no mês de janeiro. Eu uso o jipe como veículo de dia-a-dia, ninguém quer roubar um veículo q faz 5km/l q não tem peça q casa com nada! Mas o jipe possui alguns segredos, tb um trava volante e trava pedal.

O bom do jipe, é o respeito q vc ganha no transito. Ninguém abusa do parachoque de aço!

Quando uso o jipe costumo usar aquela caixa de ferramenta debaixo do banco do carona, para guardar trecos, e costumo usar tb o porta-luva q agora tem tranca!

Se vc não liga para o consumo, o jipe cai bem!

Dodger
14/02/2013, 09:37
Com todo o respeito mas não concordo com o "O Jeep num é um carro para o dia-a-dia"
Meu Pai, hoje c/ 78 para 79 anos...andou mto tempo com o jipinho do irmão dele, hj c/ 80 e uns. Pelos relatos era um 50 e tantos, o jipinho. Era um 4cc.
Era o jipe de passeio e trabalho tb.
O tio tinha um armazém então o pai fazia entragas c/ ele e nas "férias" pegava 1.400 km para ir até Caetité/BA (oh cidade linda!). Destes uns 600km era, como ele conta, caminho de roça. Para quem é do interior sabe o que isto significa....Estrada...é para os fracos. Caminho de roça não é estrada.
Conta, que certa vez arrebentou o retrovisor na cara de um jegue que saiu do meio de um moita....kkkkkk - Tadinho...do jipinho.
E olha..quem fazia a manutenção era um velho espanhol que trabalhava na Agromotor.
Jipe é igual fusca. Não tem conforto mas se tiver manutenção pode ir que aonde ele chega e entra outros não vão.

ok, entendo, só falei que num é muito recomendável, mas que dá, dá. meu carro de dia a dia é um maverick 75...ehehehe, desde 2002 uso Maverick no uso diário, já estou no 3º.

meu pai usava o 51 dele direto e reto, motor ohc.

Tinha muita gente que usava o jeep no dia a dia, mas o uso que se tem hj é diferente de antigamente. o que arrebenta o sujeito nesse caso é ficar agarrado num engarrafamento por 2 horas. e ainda tem a questao da velocidade, antes se andava a 60/80km/h nas estradas, hj se vc anda a menos de 80 os caras passam de carreta por cima de vc...

Aqui na minha cidade conheço pelo menos 4 pessoas que utilizam jeep e rural no dia a dia inclusive um senhor que vem d roça todo dia e faz entregas de queijo no jeep dele é olha que é mecanica original aquele motorzinho 4 cil americano, nem é bf nem ohc, mecanica bem mais complicada de manutenção e peças e mesmo assim o jipinho tá na lida sem problemas.

o negocio é como falei, dá pra fazer sim, investindo em segurança e dirigibilidade que são os pontos criticos do jeep.
Mas andar com cautela e respeitando os limites do jeep.

tuna
14/02/2013, 11:44
Existe um adesivo, se não me engano do Sid que diz assim: ”Este veículo de concepção antiga não é confortável, nem silencioso, não corre, é pesado, ronca um pouco e requer constante manutenção e muito aperto no eterno vazamento de óleo, sempre sujo e pronto para ir até a esquina ou simplesmente dar uma volta ao mundo”, e é isto mesmo, simples assim, ele tem o ritmo dele, as manhas deles, nunca vai ser um carro normal, mas dá pra levar muito bem uso jeep no dia a dia faz mais de vinte anos...

[]´s

Samuel Junior
14/02/2013, 12:54
mas vai faltar para o dia a dia um ar condicionado em dias de calor e boa vedação em dias de chuva. Finalmente segurança. Não sei se existe um bom sistema de segurança anti-furto para o jipe. Assim me dá receio deixar em qualquer lugar a não ser estacionamentos fechados (já que não ha seguro). Aqui em sampa não dá definitivamente, mas quem sabe no interior...
fica ai a dica.
Quanto ao calor, isto vc pode ser resolvido parcialmente com um mini ventilador daqueles que ligam no cinzeiro (que teria que ser instalado no jeep).

Já a questão de segurança realmente, tem que se pensar melhor nisto.

Roberto FL
14/02/2013, 21:27
Uma vez por semana, exceto no mês de janeiro. Eu uso o jipe como veículo de dia-a-dia, ninguém quer roubar um veículo q faz 5km/l q não tem peça q casa com nada! Mas o jipe possui alguns segredos, tb um trava volante e trava pedal.

O bom do jipe, é o respeito q vc ganha no transito. Ninguém abusa do parachoque de aço!

Quando uso o jipe costumo usar aquela caixa de ferramenta debaixo do banco do carona, para guardar trecos, e costumo usar tb o porta-luva q agora tem tranca!

Se vc não liga para o consumo, o jipe cai bem!

aqui em sampa sou meio ressabiado. Penso até em comprar um trator blindado para não ter encheção de saco. Andar com um jipinho com capota de plastico então parece que to pelado. Imagina pegar a marginal tiete cheio de caminhão dos dois lados jogando diesel na tua cara... além disso, aqui se rouba de tudo, basta estar lá e some! Lampada de tunel, estátua de pedra e até banco de praça... e porque não um jipe de 25 mil? Acho que a proposta do jipe pode ser boa pra uso diário e se bem preparado para um viajem duns 500k (dia), mas no interior. Vou levar o meu para londrina-PR (546km de sampa). Se for mais pro interior ainda mais feliz acho jipinho vai ficar...

william_1966
15/02/2013, 10:51
Eu uso o meu 66 no dia-a-dia, Bf e 3M. Como já falaram, ele tem as manhas... Ontem mesmo as velas carbonizaram, mas mesmo assim andei 30 km até chegar na oficina...

Já na parte anti-roubo, eu tenho uma técnica "boa": 01)Chave geral 02) local de ignição falso (o buraco onde se coloca a chave para liga-lo fica encondido) 03) sair levando o volante com vc 04) trava de pedal E tem uma que estou desenvolvendo ainda, que é a de colocar uma cascavel no banco do motorista... heheheheh

Rubens Linhalis
15/02/2013, 12:22
Eu uso o meu 66 no dia-a-dia, Bf e 3M. Como já falaram, ele tem as manhas... Ontem mesmo as velas carbonizaram, mas mesmo assim andei 30 km até chegar na oficina...

Já na parte anti-roubo, eu tenho uma técnica "boa": 01)Chave geral 02) local de ignição falso (o buraco onde se coloca a chave para liga-lo fica encondido) 03) sair levando o volante com vc 04) trava de pedal E tem uma que estou desenvolvendo ainda, que é a de colocar uma cascavel no banco do motorista... heheheheh

Eu uso um cadeado que prende junto ao pedal do freio e a coluna de direção.. simples, barato e funcional.. o unico problema é o dia que um infeliz enfiar alguma coisa no lugar de colocar a chave do cadeado.. ai eu fico preso...rs

Samuel Junior
15/02/2013, 12:36
Bem criativa esta de ter uma falsa entrada de chave para ignição, nunca tinha pensando nisto. rsrs

Acho que vou fazer isto. :P

Samuel Junior
15/02/2013, 12:38
Eu uso um cadeado que prende junto ao pedal do freio e a coluna de direção.. simples, barato e funcional.. o unico problema é o dia que um infeliz enfiar alguma coisa no lugar de colocar a chave do cadeado.. ai eu fico preso...rs

Daí vc pode colocar cadeados com senha, pretendo comprar uns para substituir os cadeados com chave que tenho. Não tem orifício para se colocar nada.

Cadeado Tsa - Outros em Malas e Carteiras - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/cadeado-tsa)

Roberto FL
15/02/2013, 18:42
Daí vc pode colocar cadeados com senha, pretendo comprar uns para substituir os cadeados com chave que tenho. Não tem orifício para se colocar nada.

Cadeado Tsa - Outros em Malas e Carteiras - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/cadeado-tsa)

Hoje andei num jipe que vc vira a chave mas não dá partida, tem um botão escondido que faz isso. Agora a cascavel pode ser mais eficaz.

RodrigoPD
16/02/2013, 15:09
Pessoal;

Desculpem a ausência, mas realmente estou enrolado no serviço.

Quando me refiro ao uso do dia a dia do meu CJ5, na verdade, excluo a condição de serviço, pois, para isso, utilizo os carros da firma.

A confiabilidade mecânica de qualquer máquina está muito associada a manutenção preventiva em dia, e as corretivas feitas de maneira sensata, e sem economias bobas. Contudo, confesso que ainda existem coisas para serem feitas, embora uma boa quantidade de dinheiro já tenha sido empregada em melhorias/manutenções/prevenções/etc.

Em termos de equipamentos, o Tropeço até que está em dia: freio a disco nas 4 rodas, com hidrovácuo de Band, pedaleira suspensa, embreagem hidráulica, freio de estacionamento acionado pelo pé, com sistema de Toyota (sim, ele funciona e freia o carro, ao contrário do original que é enfeite kkk...).

Para melhorar a dirigibilidade, além da pedaleira suspensa: direção hidráulica, suspensão nova, amortecedores novos, amortecedor de direção, jumelos padrões (o jumelo alto traz perdas no uso on-road, embora gere algumas vantagens no off). A viatura está ainda com jogo de lanternas traseiras do Troller (ajudam na melhor sinalização), DD da Motorspice, e, algo que em São Paulo considero muito importante: SNORKEL :-)

Algumas coisas realmente poderiam ser melhores para o jipe ser plenamente utilizável no dia a dia: vedação da capota, ar condicionado, travas nas portas, maior velocidade e menor consumo...

Sobre sistemas anti-furto: algumas idéias

1) Seletora de combustível (iguais nos aviões, onde se pode deixar na posição fechada).
2) Ignição acionável por botão (a chave apenas libera a partida, não a executa).
3) Trava carneiro.

E a infalível:

4) Arranque o cabo que liga o distribuidor a bobina ou, no caso do DD, desconecte algum sensor :-)

Abs

chinelao4x4
16/02/2013, 18:58
towbar ! se tiver tira , podem arrastar , uma roda tira tambem , desmonta o jeep !! rsrsrs brincadeira , mais a verdd é, ladrao se quiser leva , é so por um guincho dentro de um caminhao bau ,arrastar pra dentro e já era, sumiu !

Dodger
16/02/2013, 23:10
Isso é, se os caras resolverem mesmo levar, eles levam, mas agente num pode facilitar.
meus carro véio são cheio de manha e engana trouxa, num é qquer um que liga não,,,ehehehe

no meu maverick tava com o DIS, o modulo escondido e um fusivel que eu tirava fora quando largava o carro na rua, malandro podia até achar onde tava errado, mas garanto que ele teria que ficar meia hora procurando no meio daquele emaranhado de fios...ehehe fora chave geral, segredo, miolo de ignição falso, etc. uma vez pedi pra um amigo mecanico buscar o carro aqui e dei todas as cordenadas, ele ficou meia hora fuçando e não conseguiu ligar o carro nem a pau...ahahahaha!!!

pra carro com sistema convencional de ignição num tem misterio, o cara levanta o capo, puxa um fio direto pra bobina e bate no arranque fechando curto com uma chave qquer.

raphael cavaglieri
20/03/2013, 17:55
comprei um pra usar no dia a dia, veio pelado, só as portas, comprei uma capota, troquei a bateria, to esperando o sensor do oleo, dei um jeito no alternador, arrumei os milhas, coloquei um banco do fiat tipo, to juntando 1 pra colocar a direção hidraulica, etc, dei umas voltas com ele, 4 marchas, pedal duro original, cansa muito no transito de brasilia, vou colocar suspenso e volante menor depois da direção, o meu vai rodar todo dia, ja dei até o golzinho pra patroa, trabalho perto de casa da uns 5km, e fim de semana 140km ida e volta pra chacara, veio com pneu de caminhonete liso, ja ajuda na estabilidade, mas é aquilo, viagem a 70 e transito puxado na capital, quanto a estrada, ando na direita e faço pose pras fotos de celular na estrada, ainda não fiquei na mão com ele.

calhiandro
20/03/2013, 20:18
Qual é a mecânica desse seu jeep? Qual motor ?

marcobertioga
20/03/2013, 21:56
Ola pessoal.
Sou aqui novo no forum, sempre tive motos de trilha a untima foi uma Suzuki DR350Se de enduro quem conhece sabe, durante 4 anos todo carnaval saia da minha cidade ( Bertioga SP) um dia antes da loucura começar e ia para Ilhabela sp, mais precisamente praia de castelhanos, aonde eu acampava no camping do Sr. Canindé e de lá so saia na quarta de cinhzas, voutando para minha cidade após o carnaval.

Bom casei tive uma filha e acabei trocando por carrro, mais sempre me senti castrado pois sentia falata das aventuras que fazia.
Ai pensei vou comprar uma moto de trilha novamente, mais ai pensei bem. Bom a patroa sempre vai ter algo que me impeça de viajar sozinho.

Então tomei a decisão bastante corajoja, troquei meu carro um palio fire 1.3 16v 2003 4 portas serie especial da fiat completo menos ar, por um CJ5 77, assim vou por todo mundo na viatura e vamu qui vamu.

Isso ja faz duas semanas, minha viatura esta com motor original tinindo recem feito, freio a disco na dianteira, hidrovaco, pedaleiras suspensas, peneus recapados pirelli scorpion s/t 265/75/R15, roda livre avm, tow bar.

Ja troquei a mangueira do radiador, realinhei o alternador, vedei vazamento na tampa trazeira da caixa de transferencia, arrumei o acelerador que era duro feito pau, coloquei um motor de arranque por um de corsa, arrumei o freio estacionário que é no pé.

A diferênça do outro é que tudo que foi feito no willys eu mesmo fiz quase toda noite debaixo do carro ja o palio abria o capo e não entendia nada e dale mecanico.

Agora falta trirar vazamento na tampa inferior do carter da caixa de transferêcia, trocar jogo de juntas do carburador, trocar as vias de combustível, trocar boia de combustível, etc...

uso todo dia pra levar minha filha na escola, trabalhar, ir no mercado etc...

Se me perguntar se to feliz, vou trabalhar todo dia com sorriso no rosto.:grin:

juleymar73
21/03/2013, 00:39
ola amigo Marco , as coisas que tem a fazer seu jeep foi tambem oque tem no meu , alternador desalinhado , vazamentos , etc...
e tamta coisa que eu to desanimado em começar, masi e bom ver alguem assim como vc me da animo,
parabens pelo jeep.

juleymar73
21/03/2013, 00:45
comprei um pra usar no dia a dia, veio pelado, só as portas, comprei uma capota, troquei a bateria, to esperando o sensor do oleo, dei um jeito no alternador, arrumei os milhas, coloquei um banco do fiat tipo, to juntando 1 pra colocar a direção hidraulica, etc, dei umas voltas com ele, 4 marchas, pedal duro original, cansa muito no transito de brasilia, vou colocar suspenso e volante menor depois da direção, o meu vai rodar todo dia, ja dei até o golzinho pra patroa, trabalho perto de casa da uns 5km, e fim de semana 140km ida e volta pra chacara, veio com pneu de caminhonete liso, ja ajuda na estabilidade, mas é aquilo, viagem a 70 e transito puxado na capital, quanto a estrada, ando na direita e faço pose pras fotos de celular na estrada, ainda não fiquei na mão com ele.
Ola amigo Raphael , e o que sonho em fazer , mais a reforma do meu jeep ta ,lento D+++ , masi quando acabar vai dar gosto, comprei um tanque de plastico semana passado muinto bom , pra acabar com a ferrugem , menos uma coisa pra me pertubar ,
abraço e parabens pela curtiçào com seu Jeep.