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Ver Versão Completa : Defender 90 2002 - 2.8 Powerstroke



SergioMedeiros
11/02/2013, 22:32
Pessoal, boa noite.

Finalmente achei minha 90 :euforico:, do jeito que eu queria e procurei tanto. É uma 2002, preta, muito bem cuidada e, o mais importante, de procedencia! Realmente o que falam é verdade, você não acha a Defender, ela te acha! Coincidentemente a alguns anos eu via ela todo dia no caminho que faço para meu trabalho, e sempre pensava: "bem que esse cara podia vender essa pretinha". Mudei meu trajeto diário e nunca mais tinha visto a menina, até agora! Procurando em um site de vendas, vi um anuncio, e quando fui conferir, era a mesma! E o pior, a placa é meu aniversário de casamento!!! Pelo menos agora eu nunca mais esqueço o aniversário de casamento.. hehe

Enfim, estou todo feliz e babando com esse carro. Tudo que falam é verdade, desde a parte que é barulhenta e toda deslocada para dirigir, até o prazer que ela proporciona, tanto no asfalto quanto no off road. Eu ainda levei sorte, que de quebra ganhei um Powerstroke 2.8. Já toquei as 2.5 e realmente a diferença é grande.

Uma curiosidade, que tinha lido aqui no fórum, é que os donos não só de Defender, mas de Land Rover no geral começaram a cumprimentar nas estradas de terra... hehehe... muito divertido essa família nova que adquiri!!!

Agora, conto com o excelente histórico do fórum com ajudas valiosas, e a ajuda dos nossos grandes amigos, que sem compromisso dão o máximo para ajudar. E espero poder ajudar sempre que possível com experiências que terei ao longo desses (vários) anos que ficarei com essa menina.

Já começando, algumas dúvidas. Sinceramente não procurei muito sobre esses assuntos, mas se alguém puder ajudar...

1- Vidros embaçados, alguma solução ou usar o ar quente mesmo?
2- Até qual velocidade posso travar o diferencial central?
3- Quais os melhores sites de peças, tanto nacionais quanto internacionais?

Obrigado a todos por enquanto.

Abs :safari-rig:

batiati
11/02/2013, 22:59
Parabéns Sergio !!! +1 maluco

1- Vidros embaçados, alguma solução ou usar o ar quente mesmo?

Nunca pensei nisso :pensativo: como um problema. Ligo o ar condicionado e num instante tá ok.
O controle de ar quente tem alavancas que direcionam o ar pra cima direto pro vidro, mas não comunica com o ar condicionado, é um sistema separado.

2- Até qual velocidade posso travar o diferencial central?

Não tem limitação de velocidade máxima, mas sempre trave com carro parado. O importante é não andar com ele bloqueado em terrenos firmes como asfalto por exemplo. Se estiver reduzido a história é outra, pode andar até a 5a marcha reduzida, mas evite velocidade pra não subir muito o giro do motor.

Se você for correr o rally dos sertões, pode dar 150km/h com o bloqueio ligado sem problemas ... 8---) (brincadeira hein!!!)

3- Quais os melhores sites de peças, tanto nacionais quanto internacionais?

Land Rover Parts | Range Rover Spares - Accessories | Paddock (http://www.paddockspares.com/)
Bearmach - Distribuidor de Peças e Acessórios Land Rover - Veículos - Marca - Manutenção - Carros - Reposição de Peças Land Rover - Atacado de (http://bearmach.com.br/)

Alexandre Tietsche
12/02/2013, 09:48
Parabéns pelo sonho realizado!

mizo92
12/02/2013, 11:38
caraca.. custou quanto? tenho um sonho de ter uma 90 com powerstroke, embreagem da 130, relação da disco.. :mrgreen:
bem vindo ao clube de loucos! que a 90 traga muita felicidade na sua vida! rrrsrs

SergioMedeiros
12/02/2013, 11:59
Batiati, obrigado pelas dicas. Na verdade a segunda pergunta não foi até quanto eu posso andar com o bloqueio ligado, e sim até quantos Km eu posso acionar o bloqueio, mas pelo visto somente parado então? Andando em linha reta eu não posso acionar o bloqueio? E quanto ao ar condicionado, não tinha tentado, mas mesmo ele sendo somente em baixo, funciona pra desembaçar? Isso preocupa pois Curitiba é uma região que chove muito... muito umida.

Alexandre, obrigado!

Mizo92, ela custou acima da fipe. Digamos uns 7K a mais da fipe, que imagino ser em função dos mud novos que ela tinha, e do motor trocado a uns 20.000km.

batiati
12/02/2013, 13:09
Cara, segundo o manual do proprietário (eu não tenho um aqui comigo) você pode acionar a reduzida com o carro em movimento (até 40km/h eu acho), mas não lembro se fala algo específico sobre o bloqueio ... Tem inclusive o passo-a-passo do procedimento lá, o manual diz "parece complicado mas com a prática o negócio fica simples" !!!

No fim das contas, acho que todo mundo prefere engatar com o carro parado, pq aquela alavanquinha nunca obedece de primeira.
Abs!

BrunoRN-RS
12/02/2013, 13:25
Parabéns pela aquisição!
bem, até one sei, não existe limitação de velocidade para ligar o bolqueio, apenas pede-se que esteja em linha reta e engrenado (eu sempre prefiro engatar com o carro em movimento).

para reduzir em movimento (em caso de estar rebcando algo, por exemplo) o esquema é: em 3a reduzida, ganhe um embalo, e então pise a embreagem, passe a alavanca da reduzida para a posição neutro, depois outra pedalada na embreagem, e coloque-a em simples (alta), e depois passe a alavanca de câmbio de 3a para 2a, e voilá...

bem, é algo possível, mas tem que ser ninja pra trocar sem arranhar (acho que só consegui uma ou duas vezes, e pr conta disso sempre prefiro fazer parado)...
um abraço, e bem vindo!
Bruno

bello
12/02/2013, 13:34
Pessoal, boa noite.

Finalmente achei minha 90 :euforico:, do jeito que eu queria e procurei tanto. É uma 2002, preta, muito bem cuidada e, o mais importante, de procedencia! Realmente o que falam é verdade, você não acha a Defender, ela te acha! Coincidentemente a alguns anos eu via ela todo dia no caminho que faço para meu trabalho, e sempre pensava: "bem que esse cara podia vender essa pretinha". Mudei meu trajeto diário e nunca mais tinha visto a menina, até agora! Procurando em um site de vendas, vi um anuncio, e quando fui conferir, era a mesma! E o pior, a placa é meu aniversário de casamento!!! Pelo menos agora eu nunca mais esqueço o aniversário de casamento.. hehe

Enfim, estou todo feliz e babando com esse carro. Tudo que falam é verdade, desde a parte que é barulhenta e toda deslocada para dirigir, até o prazer que ela proporciona, tanto no asfalto quanto no off road. Eu ainda levei sorte, que de quebra ganhei um Powerstroke 2.8. Já toquei as 2.5 e realmente a diferença é grande.

Uma curiosidade, que tinha lido aqui no fórum, é que os donos não só de Defender, mas de Land Rover no geral começaram a cumprimentar nas estradas de terra... hehehe... muito divertido essa família nova que adquiri!!!

Agora, conto com o excelente histórico do fórum com ajudas valiosas, e a ajuda dos nossos grandes amigos, que sem compromisso dão o máximo para ajudar. E espero poder ajudar sempre que possível com experiências que terei ao longo desses (vários) anos que ficarei com essa menina.

Já começando, algumas dúvidas. Sinceramente não procurei muito sobre esses assuntos, mas se alguém puder ajudar...

1- Vidros embaçados, alguma solução ou usar o ar quente mesmo?
2- Até qual velocidade posso travar o diferencial central?
3- Quais os melhores sites de peças, tanto nacionais quanto internacionais?

Obrigado a todos por enquanto.

Abs :safari-rig:


Parabéns!!! Ainda Power Stroke hein?
Quanto os sites de peças, eu gosto da L. R. Series - specialists in land rover, land rover series and range rover - gearbox, axle, transmission parts, spares and major units (http://www.lrseries.com/)
Abs
Sergio

scadufax
12/02/2013, 16:55
Sergio, + 1 de CWD por aqui, isto sempre é bom !!!

Minha dica é ler os 2 tópicos abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/110474-land-rover-sob-controle-under-control.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/31921-sensor-de-nivel-dagua-para-defender-10.html

abraços

Boaventura
12/02/2013, 17:01
Sergio Medeiros,

Parabéns pela aquisição. Ainda terei uma... estou 5 anos com velho willys 51.

Agora... falta as fotos!!! Nos abrilhante com as fotos da sua land.

Abraços.

batiati
12/02/2013, 17:52
Essa galera landeira de Curitiba marca presença mesmo hein?

Eu devo ir a Curitiba no fim do mês pegar meu 90, e tirar esse "Futuro 90tinha" da assinatura.
Pesquisei durante algum tempo acabei fazendo contato com o proprietário dessa 90, e é como o colega aí falou "É a land que te acha", pois foi exatamente aquela que eu procurava, até a cor casou!

Tem passeio bom pra fazer em 1 dia por aí??

Angelo Pamplona
12/02/2013, 22:07
Pessoal, boa noite.

Finalmente achei minha 90 :euforico:, do jeito que eu queria e procurei tanto. É uma 2002, preta, muito bem cuidada e, o mais importante, de procedencia! Realmente o que falam é verdade, você não acha a Defender, ela te acha! Coincidentemente a alguns anos eu via ela todo dia no caminho que faço para meu trabalho, e sempre pensava: "bem que esse cara podia vender essa pretinha". Mudei meu trajeto diário e nunca mais tinha visto a menina, até agora! Procurando em um site de vendas, vi um anuncio, e quando fui conferir, era a mesma! E o pior, a placa é meu aniversário de casamento!!! Pelo menos agora eu nunca mais esqueço o aniversário de casamento.. hehe

Enfim, estou todo feliz e babando com esse carro. Tudo que falam é verdade, desde a parte que é barulhenta e toda deslocada para dirigir, até o prazer que ela proporciona, tanto no asfalto quanto no off road. Eu ainda levei sorte, que de quebra ganhei um Powerstroke 2.8. Já toquei as 2.5 e realmente a diferença é grande.

Uma curiosidade, que tinha lido aqui no fórum, é que os donos não só de Defender, mas de Land Rover no geral começaram a cumprimentar nas estradas de terra... hehehe... muito divertido essa família nova que adquiri!!!

Agora, conto com o excelente histórico do fórum com ajudas valiosas, e a ajuda dos nossos grandes amigos, que sem compromisso dão o máximo para ajudar. E espero poder ajudar sempre que possível com experiências que terei ao longo desses (vários) anos que ficarei com essa menina.

Já começando, algumas dúvidas. Sinceramente não procurei muito sobre esses assuntos, mas se alguém puder ajudar...

1- Vidros embaçados, alguma solução ou usar o ar quente mesmo?
2- Até qual velocidade posso travar o diferencial central?
3- Quais os melhores sites de peças, tanto nacionais quanto internacionais?

Obrigado a todos por enquanto.

Abs :safari-rig:
Olá Sérgio !!!!! tbm fui pego por uma 110 2003 !!!!!!! Comprei a minha em julho de 2012 e o antigo proprietário tinha um power Stroke zero km e me ofereceu para fazer um teste sem compromisso, cai que nem um pato, comprei o motor e estou feliz da vida!!!! Vindo a Londrina venha convencer a minha 110. Abrços Ângelo !!!!!

mouramares
13/02/2013, 22:35
Sergio parabens pela compra....seja bem vindo, qto a vidro embassado, minha noventa possui uma alavanca do lado direito do painel que acionando ela para baixo ate o final ligo o ventilador para o parabrisa qdo embassa independente do ar condicionado, acho que a 2002 deve ser a mesma coisa...abcs.
joao

FelipeVieira
14/02/2013, 17:17
Essa galera landeira de Curitiba marca presença mesmo hein?

Eu devo ir a Curitiba no fim do mês pegar meu 90, e tirar esse "Futuro 90tinha" da assinatura.
Pesquisei durante algum tempo acabei fazendo contato com o proprietário dessa 90, e é como o colega aí falou "É a land que te acha", pois foi exatamente aquela que eu procurava, até a cor casou!

Tem passeio bom pra fazer em 1 dia por aí??

Olá Batiati,

Tem bastante coisa para conhecer por aqui, o que você tem em mente? Um passeio gastronomico, cultural, trilha leve medio ou pesada? rsrs

Caso queira uma coisa light, recomendo a descida para Morretes/PR pela estrada da Graciosa, e comer uma "barreado" (basicamente carne cozida em panela de barro por 12h no minimo e servido com uma farinha fina e se quiser "banana da terra") no restaurante da Dona Siroba. Dá para fazer este passeio por trem também.

Qualquer coisa só gritar.

Att,
Felipe

mouramares
14/02/2013, 19:31
Sergio parabens pela compra....seja bem vindo, qto a vidro embassado, minha noventa possui uma alavanca do lado direito do painel que acionando ela para baixo ate o final ligo o ventilador para o parabrisa qdo embassa independente do ar condicionado, acho que a 2002 deve ser a mesma coisa...abcs.
joao

Embaçado (sorry)

batiati
14/02/2013, 19:41
Olá Batiati,

Tem bastante coisa para conhecer por aqui, o que você tem em mente? Um passeio gastronomico, cultural, trilha leve medio ou pesada? rsrs

Caso queira uma coisa light, recomendo a descida para Morretes/PR pela estrada da Graciosa, e comer uma "barreado" (basicamente carne cozida em panela de barro por 12h no minimo e servido com uma farinha fina e se quiser "banana da terra") no restaurante da Dona Siroba. Dá para fazer este passeio por trem também.

Qualquer coisa só gritar.

Att,
Felipe

Opa!! Tô gostando desse negócio aí, passeio gastronômico, cultural e trilha leve, tudo junto!
Pena que eu devo ter só uma sexta-feira livre. Mas tá anotada a dica.
Valeu!

SergioMedeiros
14/02/2013, 22:25
Pessoal, obrigado pelas dicas! Vou colocar fotos dela mais para frente....
Essa turma é unida mesmo... isso que faz muita diferença!
Angelo, quando for para Londrina vou dar um toque sim.... aí voce me mostra umas trilhas aí pra ela sair vermelha de Londrina!! heheh

Batiati, uma brincadeira legal também é subir o morro da Palha, em Campo Magro. Fica perto de Santa Felicidade, roteiro gastronomico!!!

Mouramares, tem ar quente na minha sim... é que não curto muito aquele bafo quente dentro do carro, mas paciencia, é o jeito né?

Aproveitando, dois itens que eu preciso comprar, caso alguém tenha sobrando e queira vender...
O degrau retrátil do para-choque traseiro, que a minha veio sem e a base do macaco original, que também veio sem.

Abs a todos e obrigado novamente pela receptividade.

SergioMedeiros
14/02/2013, 22:28
Scadufax, show de bola os dois links que voce indicou!!!

mouramares
15/02/2013, 00:47
ar
Pessoal, obrigado pelas dicas! Vou colocar fotos dela mais para frente....
Essa turma é unida mesmo... isso que faz muita diferença!
Angelo, quando for para Londrina vou dar um toque sim.... aí voce me mostra umas trilhas aí pra ela sair vermelha de Londrina!! heheh

Batiati, uma brincadeira legal também é subir o morro da Palha, em Campo Magro. Fica perto de Santa Felicidade, roteiro gastronomico!!!

Mouramares, tem ar quente na minha sim... é que não curto muito aquele bafo quente dentro do carro, mas paciencia, é o jeito né?

Aproveitando, dois itens que eu preciso comprar, caso alguém tenha sobrando e queira vender...
O degrau retrátil do para-choque traseiro, que a minha veio sem e a base do macaco original, que também veio sem.

Abs a todos e obrigado novamente pela receptividade.

Sergio, o ar quente fica do lado esquerdo do painel, a alavanca do lado direito aciona ventilador sem ar quente, qdo vc aciona somente esta alavanca, nao despreze o ar quente rssssss, qdo for a regioes geladas vc vai agradecer.....mas voltando ao assunto, nao sai ar quente nesta posicao de acionar somente a alavanca direita do painel.....abcs

scadufax
15/02/2013, 23:27
Scadufax, show de bola os dois links que voce indicou!!!

Sergio,

agora em janeiro o sensor de nível de água salvou o cabeçote da Land quando estava no rípio da volta do Ushuaia e a bomba d'agua (nova - 10mkm) começou a vazar. Imagina a M. que seria !!!
Por isto da dica, eu rodei 90mkm sem o sensor (falta de conhecimento), porém hoje recomendo para qualquer um que não tenha, investimento de uns R$300,00 que salva um cabeçote e muita dor de cabeça.

vwinit
17/02/2013, 00:04
Sergio,

agora em janeiro o sensor de nível de água salvou o cabeçote da Land quando estava no rípio da volta do Ushuaia e a bomba d'agua (nova - 10mkm) começou a vazar. Imagina a M. que seria !!!
Por isto da dica, eu rodei 90mkm sem o sensor (falta de conhecimento), porém hoje recomendo para qualquer um que não tenha, investimento de uns R$300,00 que salva um cabeçote e muita dor de cabeça.

Primão !!!!


É amigão ... me salvou também no mesmo trecho! Uma mangueirinha de retorno para o radiador vazando e o sensor alertou. Cortamos a pontinha que furou, esticamos um pouco mais a mangueira e pronto. Quase nem couberam 200ml de água destilada para completar o que vazou. Imagina a M sem o sensor? A gente só fica sabendo quando o carro ferve! ... Aí é tarde demais.

*O João (MouraMares) tbm foi salvo pelo sensor na mesma viagem...
No caso dele, a famosa mangueira do radiador de ar quente começou a vazar. O sensor avisou na hora!!!
Paradinha no posto, 20min e já estávamos na estrada novamente.

:pensativo:


Em setembro vou aí ver de perto esse 90!!
Vimos um 90tinha 2.8PowerStroke TGV em Mendoza que sobe até no muro.
Show de bola...

Abraço e boa sorte com a nova viatura!!

SergioMedeiros
17/02/2013, 21:30
Mouramares, sou de Curitiba... nunca vou desprezar um ar quente!!! hehehehehe... Obrigado pelas dicas.

Scadufax, a minha tem um sensor instalado. Como não conheço bem os disponíveis, vou pedir ajuda pra identificar se é bom. Eu vou postar uma foto, mas a minha 90tinha está na revisão de aquisição e resolvendo uns detalhes... Enfim, o sensor é um painel pequeno, com 4 indicadores. Agua, Oleo, Temperatura e mais um que não sei o que é. Mas são somente luzes de indicação e dois botões laterais. Somente o de óleo apita quando viro a chave, mas para assim que dou partida. Tenho a impressão que os outros nem ligados estão. Sabe qual estou falando?
Aproveitando, o sensor de água vai no reservatório de expansão? Pergunto pois o radiador é lacrado pelo que notei, e o reservatório de expansão não seria o lugar mais ideal para instalar o sensor, e sim direto no radiador. Bom, eu to falando isso baseado na l200 que eu tenho. Não conheço bem o sistema da Defender. Teoricamente com o vazamento de água, o reservatório vai baixar, pois o radiador vai puxar água dele, mas pode também ocorrer de a água baixar dentro do radiador, e o mesmo perder a vedação, não gerando vacuo suficiente para puxar a água do reservatório. Bom, assim que eu pegar ela da revisão tiro uma foto do sensor que veio instalado.

Vwinit, a minha veio com a TGV também.. :euforico:. Vindo a Curitiba da um grito que marcamos uns passeios!!!


Mais uma dúvida, a minha é 2002, e vi que o lugar para o som tem uma moldura externa. Cabe um aparelho 2din ali tranquilo ou precisa fazer alguma adaptação. Achei estranho que a moldura é mais larga lateralmente também. Não sei se é bem para um aparelho 2din ou não.

Abs

vwinit
19/02/2013, 00:00
Sérgio,
Essa caixinha com Leds, se entendi direito, deve ser um Watchdog.
Veja o que está ligado e ajuste. Tenho um também.

Já o sensor de nível, vai no vaso de expansão. Uns usam uma tampa, outros furam o vaso e colocam o sensor (o meu é assim).

Abraço!

SergioMedeiros
19/02/2013, 14:36
Vwinit, o meu não é o watchdog. Ainda não consegui descobrir o modelo. Ele é bem simples, um painel pequeno, de uns 5 ou 6cm e quatro leds mais dois botoes laterais. Muito simples.
Mas ja confirmei, está ligado somente no óleo. Vou trocar pelo watchdog.

Abs

Alexandre ST
24/02/2013, 12:02
Parabéns Sérgio!! Bem Vindo ao clube! Pra mim a Land ...sai caro, dá dor de cabeça...Mais é uma delícia!!!!
Chego ao ponto de me sentir superior dentro da minha, olhando para baixo e vendo os régis mortais nos seus golzinhos, corolas e todos outros... Chego ao ponto de desligar o rádio para ouvir a música do motor diesel fazendo força numa subida. Meio loco né! Mais loco ainda é estar na estrada e sentir um coisa esquisita de cumplicidade por uma pessoa que vc nunca viu só por estar dentro de outra Land e a cumprimentar como se fosse um amigo.. e melhor, saber que nós com certeza nos ajudaríamos se um de nós estivéssemos com alguma pane ou problema. Por isso amigo...Bem vindo ao time!

SergioMedeiros
24/02/2013, 12:08
Alexandre, obrigado! Realmente é uma satisfação única dirigir essa viatura. Estou muito feliz com a aquisição.
Agora, sinceramente, a manutenção eu achei bem justa. Dei uma boa geral na viatura e não achei tão caro... se importar as peças então, melhor ainda.
Ontem eu subi a serra aqui do litoral do Paraná com ela... fiquei abismado pois não precisei reduzir marcha... foi toda em quinta! Impressionante!!! hehehe E o barulho da turbina enchendo então.... Pra que som interno se a melodia fica lá fora?!?!?

Alexandre ST
24/02/2013, 12:20
É isso aí!! Esse barulho da turbina é o vírus, o canto da sereia...pelo jeito já te pegou mesmo!PARABÉNS e muitas felicidades com sua Land.

Boaventura
24/02/2013, 12:54
Parabéns pela aquisição da viatura.

Aproveito para compartilhar o link do ebay sobre watchdog:
Land Rover Engine Alarm Overheating Gauge Alarm Guardian EG3 Watchdog New Model | eBay (http://www.ebay.com/itm/LAND-ROVER-ENGINE-ALARM-OVERHEATING-GAUGE-ALARM-GUARDIAN-EG3-WATCHDOG-NEW-MODEL-/180667060339?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item2a10989073&vxp=mtr)

Abraços

SergioMedeiros
24/02/2013, 19:59
Pessoal, estou com outra dúvida. Pesquisei bastante mas até agora não consegui achar as respostas.
1- Como faço para descobrir os Part Numbers das peças da Defender? Tem algum manual completo com todas para baixar?

2- Na Paddock, fui pesquisar o limpador de parabrisa, e fiquei com uma dúvida. Tem dois modelos, mas para séries diferentes. O que seriam essas séries?

Modelo 1
Defenderto 1A622423

Modelo 2
Defenderfrom 2A622424

SergioMedeiros
09/03/2013, 20:36
Boaventura, obrigado pelo link. Achei interessante o produto, mas me diz uma coisa, ele não tem sensor de nível que nem nosso watchdog do Sukys. Voce tem ele instalado? Esse acionamento de relés secundários seria para ventoinhas adicionais?
Pelo que entendi ele funciona somente com sensores de temperatura... correto?

Abs

Boaventura
09/03/2013, 20:43
Olá Sergio,

Não tenho land, mas é um grande sonho...

Como acompanho este tópico e comentaram sobre o wathdog, entendi ser interessante comprartilhar o link, porém não tenho conhecimento sobre este produto.

Abraços

SergioMedeiros
09/03/2013, 21:14
Certo Rafael, obrigado! Vamos esperar pra ver se alguém conhece o produto!

Abs