Conectar

Ver Versão Completa : Barulho na Tração Ranger 4x4 2001

henryfly
11/02/2013, 15:59
Caros colegas

Venho por intermédio deste novo tópico , solicitar ajuda dos amigos mais experientes no assunto tração 4x4 .
Tenho uma Ranger CD 4x4 Motor Maxxion 2.5 ano 2001 com seletor Elétrico de painel .
Minha tração aciona e funciona muito bem , não tenho reclamações , mas um fato tem me preocupado muito , e venho por meio deste fórum buscar ajuda dos amigos mais experientes .
Vou tentar então relatar meu problema : Estou andando com o carro normal , aciono minha tração 4x4 simples , engate perfeito tudo funcionando perfeito , veículo andando e tracionando com perfeição .
Quando entro na configuração de freio motor , Ex:descendo uma ladeira onde o veículo fica apoiado em uma marcha reduzida e pouco uso o freio , o conjunto de tração começa a apresentar um trancos e uns estralos , ruido esse muito alto , e o fato é que são intermitentes , ou seja leva um espaço de tempo entre um tranco e outro cerca de 1/2 minuto , mas não para e segue apresentando o problema , este sintoma também se apresenta na reduzida , mas com trancos menores .
Curioso também comentar , que este fato também se apresenta quando a caminhonete encontra-se na 4x4 simples , descendo uma rodovia como a Imigrantes em ponto morto , ou seja não engatada , e os trancos também aparecem .
Sendo assim vou ter sim muito prazer em poder receber informações dos colegas mais experientes sobre o assunto , pois não entendo o que possa estar acontecendo , e vamos também comentar que se trata de um carro com apenas 50.000 km originais .

Abraços a todos e desde já muito obrigado pela ajuda

Henry

Pedro Eduardo Patussi
11/02/2013, 22:41
Corrente de tração com folga...
só colocando uma nova...R$700 pra cima....

Daniel.Shimomoto
12/02/2013, 00:25
Corrente de tração com folga...
só colocando uma nova...R$700 pra cima....

Pode ser o cardã dianteiro também com folga no bolachão. Solução simples é a troca dele.

Abraços

Pedro Eduardo Patussi
12/02/2013, 09:34
Pode ser o cardã dianteiro também com folga no bolachão. Solução simples é a troca dele. Abraços Mas em 2001 não tinha mas roda livre correto?? msm com o sistema sem carga com o 4x4 desligado...ficaria girando la o cardan o tempo todo...e provavelmente em velocidades altas...ele sentiria desconforto msm em 4x2 por causa da folga no cardan dianteiro...não??(tipo vibração)

henryfly
12/02/2013, 12:36
Caros colegas agradeço pela interação ao assunto , Como o Amigo Pedro relatou , as Rangers 2001 dizem não ter mais Roda Livre nesse ano , sendo o estranho é que o carro em 4x2 é um show , não apresenta problemas algum .
Os trancos e estralos aparecem quando engatada em 4x4 simples , ou reduzida , mas somente da configuração de freio motor , caso o conjunto esteja tracionando não aparece o problema .

Agradeço a ajuda dos Amigos abraços Henry

Pedro Eduardo Patussi
12/02/2013, 15:22
Caros colegas agradeço pela interação ao assunto , Como o Amigo Pedro relatou , as Rangers 2001 dizem não ter mais Roda Livre nesse ano , sendo o estranho é que o carro em 4x2 é um show , não apresenta problemas algum .
Os trancos e estralos aparecem quando engatada em 4x4 simples , ou reduzida , mas somente da configuração de freio motor , caso o conjunto esteja tracionando não aparece o problema .

Agradeço a ajuda dos Amigos abraços Henry

henryfly ve se os barulho são iguais a esse....

Trancos e estralos ranger 2.8 cd 4x4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ErWPg0dPafE&list=UU5wd3DWTlvVAj0XdmVyAv-Q&index=10)

se for...é corrente da tração...
a minha estralava e dava tranco... em 4x4high e low em subida e descidas com mais frequencias...e com menos intervalos...e no plaino...quase não nada...demorava bastante...

Daniel.Shimomoto
12/02/2013, 15:32
Mas em 2001 não tinha mas roda livre correto?? msm com o sistema sem carga com o 4x4 desligado...ficaria girando la o cardan o tempo todo...e provavelmente em velocidades altas...ele sentiria desconforto msm em 4x2 por causa da folga no cardan dianteiro...não??(tipo vibração)

Pedro;

Não necessariamente ele sentiria o desconforto em 4x2. Mesmo não tendo roda livre! Porque em algumas szituações o bolachão só estralará quando forçado, caso contrário, estando o cardã balanceado, não haverá vibração afinal o cardã tambeem estará girando sim, mas sem fazer esforço em 4x2

Quando o bolachão da minha apresentou folga, comecei a ouvir uns estralos em 4x4 mas em 4x2 o máximo que ouvia era um discretissimo ruido, audivel apenas em situações de vidro do motorista aberto, motor em marcha lenta e carro andando a uns 50km/h. Cheguei a pensar no assunto "corrente" da CT com folga por conta do discreto ruido metalico que fazia na situação acima descrita, mas averiguei tratar-se mesmo do cardã.

Não custa checar o cardã dianteiro: É só entrar embaixo do carro e chacoalhar o cardã em movimentos para cima e para baixo e pra frente e para trás. Ele deverá permanecer firme, caso contrário....quase que com 100% de certeza que esta é a origem dos ruidos e estralos.

ABraços

henryfly
12/02/2013, 16:38
Caros Amigos Pedro e Daniel Agradeço muito pela ajuda que os 2 estão prestando , em relação ao vídeo postado pelo Pedro agradeço muito , e os estralos e barulhos em 4x4 são sim iguais aos apresentados no vídeo , porém eles não se apresentam na condição tracionando pelo menos ainda ! Eles aparecem muito quando estou na condição engatado e usando freio motor .
Mas o Amigo Daniel fez uma observação sobre um som metálico , que escuta quando a camionete esta em 4x2 na situação viajem no plano , eu também tenho esse ruido Daniel , é como um sino Blim Blim Blim que não para de jeito nenhum , chega a ser chato de ouvir , principalmente quando estou viajando ao lado de paredões de divisa de rodovias , esse sininho me deixa doente de raiva .
Claro que entendo que isso não deve ser normal , mas vamos considerar alguns aspectos , esse meu carro é único dono , tem apenas 50.000 km rodados apenas em rodovias asfaltadas , e nunca viu uma trilha , ou seja carro de garagem bem cuidada , imagino que o tempo então e a falta de uso possa ter trazido algumas consequências as borrachas da mesma .
Mas fico muito agradecido aos amigos pela interação ao meu problema ,e podem acreditar que estão sim me prestando uma grande ajuda no sentido de deixar a velha Ranger nova de novo .

Abraços Henry

Pedro Eduardo Patussi
12/02/2013, 16:54
Henry...se tem 50mil km originais e vc é o unico dono...eo veiculo sempre rodou em asfalto...eu digo q é praticamente impossivel ser a corrente da tração então.... a minha tem 200mil km...e rodou td esse tempo com uma empresa de georeferenciamento... ou seja 200mil km de muito pau e esforço no 4x4...e só deu problema na corrente agora...qnd comprei... o bolachão...tbm acho q não estragaria com só 50mil km...a não ser q a coifa esteje rasgada...

henryfly
12/02/2013, 17:09
Caro Pedro , é o que estou comentando mesmo , sou único dono desde ( zero ) eu também não acredito em corrente como comentou , pois o único uso que faço da tração , e quando resolvo colocar em funcionamento para rodar um pouco com o sistema .
Semana passada fui com a Dna Patroa a Monte Verde passar o final de semana , e lá tem uma trilha muito leve de Monte Verde para Joanópolis , estrada bem gostosa e com alguns poucos pontos ruins de subidas e descidas , e foi nesse passeio que identifiquei os barulhos e trancos na tração , pois quando em descida e usando a 4x4 simples no freio motor ela começou a dar um estralos e trancos com intervalos de 1/2 minuto entre um e outro , coisa realmente muito estranha e que me chamou a atenção .
Mas a ajuda de vocês esta sim sendo de grande valia para que eu possa ter um norte por onde começar a verificar , mas trata-se mesmo de uma Ranger de Garagem e muito bem cuidada sem trilhas e sem km , pois uso somente no asfalto para viagens com a família .

Abs Henry

Daniel.Shimomoto
12/02/2013, 21:10
Caros Amigos Pedro e Daniel Agradeço muito pela ajuda que os 2 estão prestando , em relação ao vídeo postado pelo Pedro agradeço muito , e os estralos e barulhos em 4x4 são sim iguais aos apresentados no vídeo , porém eles não se apresentam na condição tracionando pelo menos ainda ! Eles aparecem muito quando estou na condição engatado e usando freio motor .
Mas o Amigo Daniel fez uma observação sobre um som metálico , que escuta quando a camionete esta em 4x2 na situação viajem no plano , eu também tenho esse ruido Daniel , é como um sino Blim Blim Blim que não para de jeito nenhum , chega a ser chato de ouvir , principalmente quando estou viajando ao lado de paredões de divisa de rodovias , esse sininho me deixa doente de raiva .
Claro que entendo que isso não deve ser normal , mas vamos considerar alguns aspectos , esse meu carro é único dono , tem apenas 50.000 km rodados apenas em rodovias asfaltadas , e nunca viu uma trilha , ou seja carro de garagem bem cuidada , imagino que o tempo então e a falta de uso possa ter trazido algumas consequências as borrachas da mesma .
Mas fico muito agradecido aos amigos pela interação ao meu problema ,e podem acreditar que estão sim me prestando uma grande ajuda no sentido de deixar a velha Ranger nova de novo .

Abraços Henry

Cardã. Sem tirar nem colocar!

A minha era EXATAMENTE esse sintoma: Um sininho irritante audível quando trafegando em 4x2 ao lado de paredões!

Pode chacoalhar o cardã e a folga se manifestará!

Abraços

PS: Mande arrancar o cardã dianteiro que verá que levissimas vibrações, ressonâncias e o sininho metálico desaparecerão como num passe de mágica!

henryfly
13/02/2013, 00:51
Caro Daniel e Pedro agradeço muito pela ajuda prestada , como o Daniel já teve a experiencia de ter o Sininho a bordo de sua camionete , ele sabe bem como a coisa é irritante , sendo assim vou então dar inicio a manutenção pelo cardã Dianteiro conforme sugestão do Daniel , e depois entro aqui para informar os resultados finais aos Amigos
Caro Daniel , diga-me qual é a providencia a ser tomada ? é comprar o bolachão original FORD e providenciar a troca do mesmo ?

Agradeço muito pela ajuda dos Amigos e volto bem em breve com os resultados .

Abraços Henry

Daniel.Shimomoto
13/02/2013, 08:57
Caro Daniel e Pedro agradeço muito pela ajuda prestada , como o Daniel já teve a experiencia de ter o Sininho a bordo de sua camionete , ele sabe bem como a coisa é irritante , sendo assim vou então dar inicio a manutenção pelo cardã Dianteiro conforme sugestão do Daniel , e depois entro aqui para informar os resultados finais aos Amigos
Caro Daniel , diga-me qual é a providencia a ser tomada ? é comprar o bolachão original FORD e providenciar a troca do mesmo ?

Agradeço muito pela ajuda dos Amigos e volto bem em breve com os resultados .

Abraços Henry

Henry;

Em sendo mesmo o cardã, a solução é a troca do cardã ou o reparo do bolachão.

Dá uma lida neste tópico que tem bastante coisa!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/60031-eixo-carda-dianteiro-da-ranger-2001-a-11.html

Teve eu que comprei um cardã adaptado com cruzeta (sem bolachão) e o Miguels que arrumou o bolachão da Ranger dele! Eu coloquei cruzeta e te digo: Faria tudo de novo!

Abraços

henryfly
13/02/2013, 09:51
Caro Daniel , muito obrigado por toda a ajuda , vou esta semana mesmo encostar a Ranger na oficina de um Amigo para verificar estas folgas do cardã dianteiro , e assim que constatado o problema vou sim seguir sua orientação pela troca do cardã com cruzetas , gostei muito do tópico que me envio com fotos e as soluções do seu trabalho e do trabalho do Amigo Míguels .

Deixa eu aproveitar um pouco mais de sua experiencia e perguntar : Não existe um sistema de roda Livre para a Ranger que faça esse sistema parar de rodar quando em 4x2 ?

Abs Henry

CHUNINHO
13/02/2013, 13:44
Ola colegas,.
falando em Traçao a da minha Ranger nao funciona des de que comprei. o ex dono falo que era parte eletrica,
troquei o oleo do diferencial esses dias e o mecanico deu uma olhada no motor que liga a traçao pra mim,.
ele disse que o motor esta bom que realmente é a parte eletrica que nao emite o comando pra ele ,.
Desmontei o painel verifiquei o botao que aciona a traçao e ele esta ok e parece ter corrente nele tbm,.
entao fui para a caixinha preta cheia de fio que tem ali atraz do painel cheia de fiu made in CANADA.
tirei a caixinha abri praver se teria algo queimado algum transist ruin ou alguma trilha queimanda mas nada,.
parece estar tudo em ordem fis uma limpesa pq estava suja mas nenhum resultado continua tudo igual,.
alguem ja teve algum problema parecido?
aguardo!!!

henryfly
13/02/2013, 16:18
Caro Amigo Chuninho Boa Tarde ! seja bem vindo ao nosso tópico sobre trações , eu não sou o cara mais indicado para fazer algum tipo de observação em relação a seu problema , pois estou aqui também buscando ajuda dos Amigos Pedro e Daniel , para resolver um bendito barulho em minha tração , mas tenho a certeza que eles sim vão poder realizar algum comentário sobre seu problema .
Já ouvi falar que as Ranger's apresentam um problema de queima do motor de acionamento com muita facilidade , mas é melhor os mais experientes avaliarem a sua situação .
De qualquer maneira é um prazer ter você por aqui participando de nossas discussões , pois até o presente momento eu só apendi muito , seja bem vindo Abs Henry

Daniel.Shimomoto
13/02/2013, 16:21
Caro Daniel , muito obrigado por toda a ajuda , vou esta semana mesmo encostar a Ranger na oficina de um Amigo para verificar estas folgas do cardã dianteiro , e assim que constatado o problema vou sim seguir sua orientação pela troca do cardã com cruzetas , gostei muito do tópico que me envio com fotos e as soluções do seu trabalho e do trabalho do Amigo Míguels .

Deixa eu aproveitar um pouco mais de sua experiencia e perguntar : Não existe um sistema de roda Livre para a Ranger que faça esse sistema parar de rodar quando em 4x2 ?

Abs Henry

Henry;

Não existe. A Ranger não prevê o uso de roda livre. E se quer saber a verdade, Roda livre em picape diesel com caixa de trasnferencia de correntes e homocinéticas ligando a transmissão às rodas é algo desnecessário.

Mesmo em Ranger com roda livre tem como desativar e ligar o sistema direto: Tem gente aqui no forum que fez uma dica que eu achei num forum americano de desativar as rodas livres a Ranger a diesel e nao teve incremento de consumo.

Abraços

henryfly
13/02/2013, 19:28
Caro Mestre , perfeitamente entendido e compreendido , esquece a roda livre , vamos cuidar do nosso cardã com sininho que é mais importante rsrsrsrsrsrs .
Agradeço pela ajuda , e assim que eu tiver aqui um resultado entro para comunicar os fatos , obrigado pela ajuda

Abraços Henry

RGamaJr_4x4
14/02/2013, 13:09
Caro Mestre , perfeitamente entendido e compreendido , esquece a roda livre , vamos cuidar do nosso cardã com sininho que é mais importante rsrsrsrsrsrs .
Agradeço pela ajuda , e assim que eu tiver aqui um resultado entro para comunicar os fatos , obrigado pela ajuda

Abraços Henry

henryfly

nem acredito que haja folga com essa km e é bem provável que só desmontar e engraxar o bolachão basta, pois as esferas podem estar trabalhando sem lubrificação, afinal são 12 anos mesmo com apenas 50 mil km.

abç

Edintruder
14/02/2013, 21:21
Quando troquei a coifa da heterocinética da minha ex-Ranger notei que a mesma estava novinha. É só lavr e colocar à venda como nova, pois mesmo depois de 150.000km de muito trabalho, o desgaste é praticamente inexistente nesse tipo de peça que não trabalha sob tensão a todo o momento. E eu forcei muito a bichinha nos 5 anos que usei ela.

henryfly
15/02/2013, 07:55
Caro Amigo Rogério , Bom dia ! Seja bem vindo e agradeço muito por sua opinião , eu já fui sim verificar junto a minha oficina a provável possibilidade de existir folga no cardã e no bolachão , mas o bicho esta zero , e não apresenta folga alguma .
Então a ideia de desmontar e promover uma limpeza com adição de uma nova graxa ao conjunto não é não uma má ideia , pois como comentou são 12 anos de garagem rsrsrsrsrrsrs essa Ranger anda mesmo muito pouco , imagina só 50.000 km em 12 anos de existência . Abs Henry

gunes1206
25/02/2013, 00:24
Pessoal, estou com o mesmo problema em minha ranger, a do barulho no momento do freio do motor, eu tambem tava com o barulho blim blim como sino, era a bolacha do cardan, troquei o cardan colocando o cardan com cruzeta que é dito em um outro topico, até comprei o mesmo cardan que o cara comprou e é muito bom. O barulho tec ainda continua. Eu tive muita dor de cabeça, descobrimos que era na reduzida, o mecanico falou a primeira coisa que era a corrente, abrimos e vimos a corrente com folga e as engrenagens gastas, trocamos os dois, e começou a travar a reduzida, abrimos novamente, e nao sabiamos o que era, o cara me emprestou uma reduzida de um troller enquanto isso para eu andar, a reduzida é a mesma, só muda os suportes, o barulho parou, andei perfeitamente e nada de barulho, beleza, o mecanico descobriu que era na parte de traz da reduzida, e que era muito dificil de mexer com aquela parte por falta de equipamento, ele abriu tudo e descobriu um tal de eixo que estava com ruim, achamos o tal, paguei 1.800,00 no eixo, fora o 1000,00 da corrente, mais os 500,00 da engrenagem. Resumindo, foi feito a troca de todo o interior da minha reduzida, foi montada na ranger pois o mecanico precisava entregar o troller, e para a nossa surpresa, o barulho continuou o mesmo, mas agora com mais força, pois todo o sistema esta novo, ou seja, bem esticado. Precisarei encostar novamente para abrir a reduzida e poder tentar descobrir o problema. Além disso, troquei o carda, e o diferencial que estava destruida a caixa satelite, o diferencial foi trocado pois o mecanico tinha um muito bom para vender e como as lonas de freio e o resto do meu diferencial estava ruim, optei por pagar mais mil reais e ficar com o diferencial completo, o que foi sorte minha, pois quando foi trocado, descobri que a minha caixa satelite é ativa, ou seja, toda blocada, o que é mais cara do que a comum, e o mecanico ficou com a responsabilidade de trocar pela caixa satelite blocada original. Fiquei com todo o sistema de tração novo, gastei horrores com a ranger que tinha acabado de comprar. Estando com todo o sistema novo, eu não quero ficar andando para esses trancos da reduzida não estragar o resto. O que me resta é encosta-la novamente e rezar para que descubram o problema e resolvam. Qualquer novidade vou mantendo aqui registrado. Apenas um desabafo de que tomou muitos sustos por causa de um simples barulho do bolachão. Vai por mim, se não puder trocar agora o cardan dianteiro ou o bolachão, pelo menos tire ele para não comprometer a reduzida e o diferencial também. Abraços

miguelcps
25/02/2013, 09:48
Pessoal, estou com o mesmo problema em minha ranger, a do barulho no momento do freio do motor, eu tambem tava com o barulho blim blim como sino, era a bolacha do cardan, troquei o cardan colocando o cardan com cruzeta que é dito em um outro topico, até comprei o mesmo cardan que o cara comprou e é muito bom. O barulho tec ainda continua. Eu tive muita dor de cabeça, descobrimos que era na reduzida, o mecanico falou a primeira coisa que era a corrente, abrimos e vimos a corrente com folga e as engrenagens gastas, trocamos os dois, e começou a travar a reduzida, abrimos novamente, e nao sabiamos o que era, o cara me emprestou uma reduzida de um troller enquanto isso para eu andar, a reduzida é a mesma, só muda os suportes, o barulho parou, andei perfeitamente e nada de barulho, beleza, o mecanico descobriu que era na parte de traz da reduzida, e que era muito dificil de mexer com aquela parte por falta de equipamento, ele abriu tudo e descobriu um tal de eixo que estava com ruim, achamos o tal, paguei 1.800,00 no eixo, fora o 1000,00 da corrente, mais os 500,00 da engrenagem. Resumindo, foi feito a troca de todo o interior da minha reduzida, foi montada na ranger pois o mecanico precisava entregar o troller, e para a nossa surpresa, o barulho continuou o mesmo, mas agora com mais força, pois todo o sistema esta novo, ou seja, bem esticado. Precisarei encostar novamente para abrir a reduzida e poder tentar descobrir o problema. Além disso, troquei o carda, e o diferencial que estava destruida a caixa satelite, o diferencial foi trocado pois o mecanico tinha um muito bom para vender e como as lonas de freio e o resto do meu diferencial estava ruim, optei por pagar mais mil reais e ficar com o diferencial completo, o que foi sorte minha, pois quando foi trocado, descobri que a minha caixa satelite é ativa, ou seja, toda blocada, o que é mais cara do que a comum, e o mecanico ficou com a responsabilidade de trocar pela caixa satelite blocada original. Fiquei com todo o sistema de tração novo, gastei horrores com a ranger que tinha acabado de comprar. Estando com todo o sistema novo, eu não quero ficar andando para esses trancos da reduzida não estragar o resto. O que me resta é encosta-la novamente e rezar para que descubram o problema e resolvam. Qualquer novidade vou mantendo aqui registrado. Apenas um desabafo de que tomou muitos sustos por causa de um simples barulho do bolachão. Vai por mim, se não puder trocar agora o cardan dianteiro ou o bolachão, pelo menos tire ele para não comprometer a reduzida e o diferencial também. Abraços

Da uma olhada neste video, é muito bom e explica tudo sobre a Caixa de Transferencia, talvez se o seu mecanico tivesse visto este video teria evitado a troca de peças desnecessarias, agradecimentos ao Edintruder(Eduardo eu acho).

Problemas com tração elétrica F1000 Ranger e Explorer / Como funciona - YouTube<a href="http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&amp;v=n92vw-d9JxA" target="_blank">
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&amp;v=n92vw-d9JxA (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=n92vw-d9JxA)

gunes1206
03/03/2013, 22:18
Da uma olhada neste video, é muito bom e explica tudo sobre a Caixa de Transferencia, talvez se o seu mecanico tivesse visto este video teria evitado a troca de peças desnecessarias, agradecimentos ao Edintruder(Eduardo eu acho).

Problemas com tração elétrica F1000 Ranger e Explorer / Como funciona - YouTube<a href="http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&amp;v=n92vw-d9JxA" target="_blank">
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&amp;v=n92vw-d9JxA (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=n92vw-d9JxA)

Muito obrigado Miguel,

Amanhã eu encostarei ela no mecanico novamente e irei conversar com ele sobre.

Abraço

mosselin
03/03/2013, 22:31
Mas em 2001 não tinha mas roda livre correto?? msm com o sistema sem carga com o 4x4 desligado...ficaria girando la o cardan o tempo todo...e provavelmente em velocidades altas...ele sentiria desconforto msm em 4x2 por causa da folga no cardan dianteiro...não??(tipo vibração)

Bem colocado,folga no bolachão é =a vibração contante,passei por isso,eo valor de troca do mesmo é quase = ado cardã inteiro.paguei na época R$ 750 entregue em casa novo.

mosselin
03/03/2013, 22:39
henryfly

nem acredito que haja folga com essa km e é bem provável que só desmontar e engraxar o bolachão basta, pois as esferas podem estar trabalhando sem lubrificação, afinal são 12 anos mesmo com apenas 50 mil km.

abç

Fiz isso e a vibração parou por um tempo,andou sereninho,depois de uns 20 dias voltou tude de novo,e as cruzetas estavão boas mas realmente era o bolachão e tive q trocar.

frio
05/03/2013, 06:07
Hoje foi a minha vez, acho que o barulho vem do bolachao pois fazendo uma revisão na suspensão deu para ver que a coifa rasgou e a graxa não quis mais ficar ali dentro... evitei ao máximo as chuvas, mas agora de madrugada voltando pra casa começou a fazer uns estalos tão grande que quase coloquei a viatura no reboque, vi que colocando a 4x4 hi e tirando logo em seguida com o carro parado ele não desacoplou, dei uma pequena ré e o barulho dos estalos sumiu... Amanha acho que vou tirar ele fora para verificar...

Voces acham que vale a pena trocar a coifa:

Coifa Do Eixo Cardan ( Novo ) Ranger - R$ 89,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464495792-coifa-do-eixo-cardan-novo-ranger-_JM)

Ou comprar o bolachao inteiro:

Homocinética Do Eixo Cardan Tração Ranger 4x4 - R$ 580,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466341031-homocinetica-do-eixo-cardan-traco-ranger-4x4-_JM)

e alguém sabe onde achar isso em um preço mais acessivel?

[]'s

mosselin
05/03/2013, 21:07
Hoje foi a minha vez, acho que o barulho vem do bolachao pois fazendo uma revisão na suspensão deu para ver que a coifa rasgou e a graxa não quis mais ficar ali dentro... evitei ao máximo as chuvas, mas agora de madrugada voltando pra casa começou a fazer uns estalos tão grande que quase coloquei a viatura no reboque, vi que colocando a 4x4 hi e tirando logo em seguida com o carro parado ele não desacoplou, dei uma pequena ré e o barulho dos estalos sumiu... Amanha acho que vou tirar ele fora para verificar...

Voces acham que vale a pena trocar a coifa:

Coifa Do Eixo Cardan ( Novo ) Ranger - R$ 89,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464495792-coifa-do-eixo-cardan-novo-ranger-_JM)

Ou comprar o bolachao inteiro:

Homocinética Do Eixo Cardan Tração Ranger 4x4 - R$ 580,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466341031-homocinetica-do-eixo-cardan-traco-ranger-4x4-_JM)

e alguém sabe onde achar isso em um preço mais acessivel?

[]'s

Cara c esse anuncio da homocinética de R$ 580,00 for do mesmo vendedor q eu comprei,dá uma olhada melhor e vê c não vale a pena comprar o eixo inteiro montado na época paguei R$ 750 completo zero bala,deve ser o mesmo cara,ele traz direto da Argentina e é original,lembro q na consecionária me pedirão R$2.800,00.

frio
08/03/2013, 03:32
Cara c esse anuncio da homocinética de R$ 580,00 for do mesmo vendedor q eu comprei,dá uma olhada melhor e vê c não vale a pena comprar o eixo inteiro montado na época paguei R$ 750 completo zero bala,deve ser o mesmo cara,ele traz direto da Argentina e é original,lembro q na consecionária me pedirão R$2.800,00.

Tirei o meu eixo fora pra ver como estava, desmontei o bolachão, as está tão zuado pra sair que amanha vou ter que dar um fogo de leve pra ele sair da estria (que não parece estar comida...)

Vou limpar e ver como está realmente... porque não está travado, e no primeiro sintoma de barulho tirei ele fora...

399290399291

Edintruder
08/03/2013, 13:28
Se olhares na tampa de tras, tem um suspiro de ar. Se usar a CT submersa por muito tempo entra água e estraga por dentro. Podes colocar graxa, mas é possível quem em pouco tempo o engrezado comece a escapar e fiques sem tração dianteira.

henryfly
31/03/2013, 08:18
Caro Amigo Miguel Bom dia e muito obrigado por sua participação e contribuição com este vídeo do Edintruder , realmente ajudou muito e tirou muitas duvidas , acabei aqui de descobrir aqui que estou com meu nível de óleo na caixa errado , bem como o óleo que lá se encontra deva estar errado também , vou verificar isso com urgência .
Nesta semana que entra estarei desmontando o Bolachão do cardã dianteiro , para promover uma limpeza e lubrificação , para ver se consigo tirar o sininho que esta me deixando louco , depois comento se resolveu .

Abraços a todos Henry

henryfly
11/04/2013, 07:47
Caros Amigos e colaboradores , agradeço muito pela ajuda de todos , foi sim de grande ajuda a opinião e presteza de todos vocês .
Todos os problemas aqui relatados desde o inicio deste tópico estavam relacionados ao meu cardam dianteiro , o Amigo Daniel Shinomoto , desde o inicio já tinha matado o problema , pois teve o mesmo problema em sua Ranger .
Ao desmontar meu cardam dianteiro foi constatado uma pequena folga na Homocinética , e a mesma também se encontrava sem lubrificação , ou seja completamente seca , foi inicialmente tomada a providencia de troca de seu reparo e lubrificação completa para poder se avaliar se os problemas iriam mesmo ser sanados , mas de nada adiantou , os trancos e barulhos de sininho continuaram .
Então seguindo as orientações do Amigo Daniel Shinomoto , a solução foi mesmo a substituição do cardam dianteiro , por um com cruzetas nas 2 pontas , e agora todos os problemas desapareceram como num passe de mágica o carro ficou um show , e o maldito sininho e trancos desapareceram .

Mais uma vez agradeço pela participação de todos , e problemas resolvidos Abraços a Todos Henry

Daniel.Shimomoto
11/04/2013, 08:30
Henry;

Que bom que deu certo!

99,9% dos casos de ruidos na tração da Ranger é devido a folgas e desgaste no bolachão do cardã. Corrente é rarissimo, em ultimo caso...para falar a verdade eu nunca vi uma CT com problema na corrente.

Grande Abraço!

miguelcps
11/04/2013, 21:37
Eu ja troquei uma corrente da CT da minha Ex-Explorer, nao tinha visto o video do Edin e tbem quem disse que era ela o problema foi os "especialista em CT..." que levei, conclusao troquei a corrente e vendi, quebrou na mao do proximo dono, gastei mais 1k pra ajudar no conserto, logo, nao era problema de corrente.
Que bom que resolveu e voltou aqui pra concluir, abraços a todos
Miguel.

henryfly
11/04/2013, 21:44
Caro Amigo Daniel , Hoje entrei em contato com o amigo Sergio da Prudencardans , sem comentários para o atendimento prestado pelo amigo e profissional , simplesmente um show .
Comentei com o Sergio que eu havia sido indicado por você , e logo ele se lembrou da venda feita a você e das perguntas que fez a ele antes da compra .
Comentei que você havia ficado sim muito satisfeito com a sua aquisição , e que estava recomendando aqui no forum o produto a amigos com problemas , e ele logo perguntou como participar aqui do Fórum , eu logo passei o endereço e segundo ele em breve ele estará aqui participando junto conosco trazendo sua experiencia para ajudar novos amigos .
Confesso a você que fiquei também muito satisfeito com minha aquisição do novo cardam , e não tenho palavras para agradecer a você e a todos os Amigos que aqui participaram para ajudar a resolver meu problema .
Fica aqui então meu muito obrigado a todos e fico a disposição dos amigos .

Abraços Henry

henryfly
11/04/2013, 21:59
Caros Amigos e colaboradores , esqueci de colocar aqui o endereço virtual da Empresa fabricante de Cardans .

Pruden Cardans - Peas e Servios (http://www.prudencardans.com.br/) Procurem pelo vendedor Sergio , atendimento Top de linha , segue e-mail de contato do Amigo .

sergio@prudencardans.com.br Esse é o cara para resolver problemas relacionados a cardans .

Abraços a todos Henry

Daniel.Shimomoto
12/04/2013, 14:13
Caro Amigo Daniel , Hoje entrei em contato com o amigo Sergio da Prudencardans , sem comentários para o atendimento prestado pelo amigo e profissional , simplesmente um show .
Comentei com o Sergio que eu havia sido indicado por você , e logo ele se lembrou da venda feita a você e das perguntas que fez a ele antes da compra .
Comentei que você havia ficado sim muito satisfeito com a sua aquisição , e que estava recomendando aqui no forum o produto a amigos com problemas , e ele logo perguntou como participar aqui do Fórum , eu logo passei o endereço e segundo ele em breve ele estará aqui participando junto conosco trazendo sua experiencia para ajudar novos amigos .
Confesso a você que fiquei também muito satisfeito com minha aquisição do novo cardam , e não tenho palavras para agradecer a você e a todos os Amigos que aqui participaram para ajudar a resolver meu problema .
Fica aqui então meu muito obrigado a todos e fico a disposição dos amigos .

Abraços Henry

Henry;

Voce vai ver como funciona certinho. As unicas diferenças que você notará são as que eu postei naquele tópico que eu passei o link - engraxar a ponta e a luva e a necessidade de um espaço maior para desengatar a tração. No mais, você até esquece que tem cardã dianteiro.

O Sergio da Prudencardans é um profissional e tanto, e sabe esclarecer as coisas. E fora que é muito atencioso e educado. Gostei demais do tratamento da empresa e onfesso que levei um susto: Fechei a compra em uma quarta feira na hora do almoço, na sexta a mercadoria estava em casa.

Forte Abraço

Daniel.Shimomoto
12/04/2013, 16:32
(Moderador, por favor, pode excluir meu post havia entrado duplicado.)

henryfly
15/04/2013, 07:25
Caro Daniel , é mesmo como comentou ! ! o Sergio da Prudencardans , realmente não existe como vendedor , negociei a compra de meu novo cardam na segunda feira pela manha , na Terça feira o Sedex estava entregando rsrsrsrsrsr .
Segue fotos do Novo Cardam da Tração dianteira Ford Ranger 4x4 Fabricação Prudencardans . 405930405931405932405933405934

Abraços a Todos Henry

sergio luis l matos
16/04/2013, 13:51
Em primeiro lugar, quero dar um bom dia a todos, pois essa é a minha primeira participação nesse forum,.Bom tenho acompanhado desde o inicio o problema do amigo henry que antes de qualquer contato comercial, solicitou a minha ajuda em relaçao ao cardan da tração da ranger, imediatamente trouxe para mim o que o incomodava, conforme ele mesmo escreve. mediante a experiencia adquirida ao longo de uma jornada de trabalho e vivencia de situações desse nivel,indiquei a ele um cardan que a empresa que eu trabalho desenvolveu a algum tempo. Um cardan de ponteira, luva e flange de cruzeta que substitui bem a junta homocinetica que tambem é conhecida como "bolachão", uma vez substituido e aplicada proporciona a mesma funcão do cardan homocinetico, com um proscesso de intalação simples , e com um custo menor e ainda, tendo condições de lubrificação o que almenta ainda mais a vida util do cardan e nescessario apenas trocar os parafuso do encaixe da junta por parafusos menores.
Indempendente de qualquer resultado de venda, a intenção desse que vos escreve é ajudar ao proximo.

Que Deus os Abençoe

Pedro Eduardo Patussi
16/04/2013, 23:01
Em primeiro lugar, quero dar um bom dia a todos, pois essa é a minha primeira participação nesse forum,.Bom tenho acompanhado desde o inicio o problema do amigo henry que antes de qualquer contato comercial, solicitou a minha ajuda em relaçao ao cardan da tração da ranger, imediatamente trouxe para mim o que o incomodava, conforme ele mesmo escreve. mediante a experiencia adquirida ao longo de uma jornada de trabalho e vivencia de situações desse nivel,indiquei a ele um cardan que a empresa que eu trabalho desenvolveu a algum tempo. Um cardan de ponteira, luva e flange de cruzeta que substitui bem a junta homocinetica que tambem é conhecida como "bolachão", uma vez substituido e aplicada proporciona a mesma funcão do cardan homocinetico, com um proscesso de intalação simples , e com um custo menor e ainda, tendo condições de lubrificação o que almenta ainda mais a vida util do cardan e nescessario apenas trocar os parafuso do encaixe da junta por parafusos menores.
Indempendente de qualquer resultado de venda, a intenção desse que vos escreve é ajudar ao proximo.

Que Deus os Abençoe

i eu moro aqui do lado...hehe qnd o meu der problema vou ai direto...passo ai na frente praticamente td semana....

henryfly
17/04/2013, 09:09
Caro Amigo Sergio , muito Bom dia ! ! É sim um prazer muito grande ter você e sua experiencia por aqui , com toda a certeza você vai sim somar muito aqui neste Fórum oferecendo seus serviços e bom atendimento a toda a comunidade .
Aproveito para comentar que meu Cardã já se encontra devidamente instalado e operante , simplesmente um luxo , acabaram os trancos e barulhos de minha tração 4x4 , como o Daniel havia comentado você até esquece que tem cardã dianteiro rsrsrsrsrsrsr .
Caro Amigo Sergio vou postar aqui fotos do Equipamento instalado para apreciação da comunidade .

Obs: Pessoal Cardã no Brasil tem nome PRUDENCARDANS e vendedor Técnico chama-se Sergio , o resto e conversa rsrsrsrrsrsrs .

406316406317406318406319

Abraços a todos Henry

sergio luis l matos
17/04/2013, 16:39
DICA PARA AUMENTAR A VIDA UTIL DOS CARDANS.
Um motorista, por mais desinformado que seja com relação à manutenção de seu veículo, sabe que quando um pneu fura, é para um borracheiro que ele deve se dirigir. O mesmo acontece quando se trata de alguma pane elétrica e o especialista da vez passa a ser o mecânico autoelétrico. Mas será que quando o problema está no eixo cardan, conndutor ou proprietario sabe que o ideal seria recorrer a um “cardanzeiro”? Tal como a medicina, que se apresenta em diversas especialidades, a mecânica dos veículos também possui seus “médicos” treinados especialmente para cuidar de uma parte do sistema. E quando alguma falha no eixo cardan, parte integrante do sistema de transmissão, aparece, é aí que entra em ação a experiência do cardanzeiro.

LUBRIFICAÇÃO:
1. LUBRIFICAÇÃO - Cruzetas, luvas, ponteiras e rolamentos de centro, verificar uma vez por semana, as condições destas peças, quanto a necessidade de serem lubrificadas.
Mas atenção, não é qualquer tipo de graxa que serve, use apenas as marcas que são fabricadas a base de sabão de lítio ou cálcio, extrema pressão - EP, e grau de viscosidade número 2, pois esta graxa resiste às temperaturas que a transmissão a cardan atinge, quando em funcionamento, isto é, a 120 graus mais ou menos, os outros tipos de graxa, não resistem a esta temperatura e se transformam em água.

sergio luis l matos
17/04/2013, 18:12
Venha tomar um café expresso com a nossa equipe.

henryfly
17/04/2013, 21:20
Caro Amigo Sergio Boa Noite ! Vejo que já esta dando dicas para a turma em relação a conservação de seus cardans , realmente dicas bem legais , e eu já aprendi mais uma em relação a graxa que deve ser usada na manutenção e lubrificação , e principalmente com o prazo para essa manutenção , pois nunca imaginei ser em curto espaço de tempo como comentou .

Como dizem vivendo e aprendendo ! !

Abraços a todos Henry

sergio luis l matos
18/04/2013, 08:39
ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO - A cada troca de peças do sistema da transmissão a cardan, é necessário que o mesmo, seja alinhado e balanceado, pois as peças, mesmo novas, têm pesos e tamanhos diferentes, isto é, são assimétricas. Desta forma, você estará evitando as desagradáveis vibrações e o desgaste prematuro das peças.

sergio luis l matos
19/04/2013, 08:47
3. FOLGAS NO EIXO CARDAN - Se possível verificar pessoalmente, segurando a transmissão com as mãos e balançando-a, não devem existir folgas. Caso aconteça é sinal de que algum componente está gasto, o que significa vibrações e maiores desgastes na transmissão como um todo, podendo afetar até mesmo a caixa de marchas ou o diferencial. Verificação ideal, a maior freqüência possível.

4. TRANCOS - Mudanças bruscas de marchas.

5. BANGUELAS - Evite a qualquer custo, pois o sistema de força do seu veículo, quando aplicada uma banguela, fica em completa desarmonia, isto é, sem controle, quando você for engrenar uma marcha, seja qual for, você está gerando um tranco no motor, na caixa de marchas, na transmissão e no diferencial, a freqüência destes trancos provocará a quebra de alguma peça da transmissão.

6. ESFORÇOS EXCESSIVOS - Evite excesso de peso e ou marchas forçadas.

7. TERRENOS/ESTRADAS MUITO ESBURACADAS - Dirigir o veículo com o máximo de cuidado.

SEGUINDO ESTAS RECOMENDAÇÕES, VOCÊ VAI AUMENTAR A VIDA ÚTIL DA SUA TRASMISSÃO A CARDAN E ECONOMIZAR MUITO DINHEIRO, CONSUMINDO MENOS COMBUSTÍVEL.

anderdickel
31/08/2013, 08:18
Boa noite Pessoal.

Parabéns pelo espírito cooperativo dos integrantes do grupo.

Preciso da experiência e inteligência de vcs pra mim não gastar dinheiro a toa...

meu problema é o seguinte:
Faz uns dois meses que comprei minha Ranger 2005 Limited 4x4 2.8
Peguei ela com 161 mil km e agora está com 171 mil km... Rodo em média 6000km/mês... 70% estrada de chão bem precária...

De uns tempos pra cá ela está fazendo uns barulhos irritantes...
Como o popular sininho e ontem após passar por dentro de um rio de uns 60cm de altura começou a ter varios estalos quando aciona a tração... Esses estalos são mais fortes quando o volante está esterçado...
E outra coisa é que quando eu vou fazer uma manobra com ela tracionada fica mtoooo pesada... como se estivesse com o freio estacionário acionado...

Tirei umas fotos do cardan que está com a coifa rasgada e com bastante folga...

E fiz dois videos que mostram bem o problemas... aos 60seg dá os estalos com ela tracionada e pneu virado para direita... após os 2 min dá pra ouvir bem o barulho do "sininho"

Pergunta: Troco este Cardan? ou tem como trocar a coifa?
O cardan traseiro é novo...

Muitooo Obrigado.428861
http://www.youtube.com/watch?v=aQ2MzqUYGe4&amp;feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=Bl-XaP1sTow&amp;feature=youtu.be

Daniel.Shimomoto
31/08/2013, 10:29
Boa noite Pessoal.

Parabéns pelo espírito cooperativo dos integrantes do grupo.

Preciso da experiência e inteligência de vcs pra mim não gastar dinheiro a toa...

meu problema é o seguinte:
Faz uns dois meses que comprei minha Ranger 2005 Limited 4x4 2.8
Peguei ela com 161 mil km e agora está com 171 mil km... Rodo em média 6000km/mês... 70% estrada de chão bem precária...

De uns tempos pra cá ela está fazendo uns barulhos irritantes...
Como o popular sininho e ontem após passar por dentro de um rio de uns 60cm de altura começou a ter varios estalos quando aciona a tração... Esses estalos são mais fortes quando o volante está esterçado...
E outra coisa é que quando eu vou fazer uma manobra com ela tracionada fica mtoooo pesada... como se estivesse com o freio estacionário acionado...

Tirei umas fotos do cardan que está com a coifa rasgada e com bastante folga...

E fiz dois videos que mostram bem o problemas... aos 60seg dá os estalos com ela tracionada e pneu virado para direita... após os 2 min dá pra ouvir bem o barulho do "sininho"

Pergunta: Troco este Cardan? ou tem como trocar a coifa?

Ander

Pode trocar o cardã. Sem pestanejar um segundo! Esse homocinético não tem reparo e não sei se existe a coifa sozinha para vender.

Minha sugestão: Compre um cardã novo mas de cruzeta, igual eu e o Henryfly fizemos. Ainda mais se você trafega em estradas de terra precárias. O unico cuidado que terá que ter será o de engraxar a luva. Só. Mas muito melhor do que o sistema homocinético.

Vale a menção que esse homocinético estragado é ruim para a transmissão da Ranger, ainda mais levando em conta que o cardã dianteiro vira 100% do tempo. E as vibrações todas vão para a direção, ainda mais em velocidade.

Abraços

anderdickel
31/08/2013, 12:50
Ander

Pode trocar o cardã. Sem pestanejar um segundo! Esse homocinético não tem reparo e não sei se existe a coifa sozinha para vender.

Minha sugestão: Compre um cardã novo mas de cruzeta, igual eu e o Henryfly fizemos. Ainda mais se você trafega em estradas de terra precárias. O unico cuidado que terá que ter será o de engraxar a luva. Só. Mas muito melhor do que o sistema homocinético.

Vale a menção que esse homocinético estragado é ruim para a transmissão da Ranger, ainda mais levando em conta que o cardã dianteiro vira 100% do tempo. E as vibrações todas vão para a direção, ainda mais em velocidade.

Abraços

Ok Daniel. Muito obrigado.
Tem razão, a direção vibra bastante...

Como não conhecia o carro achei que era normal no começo... Mas depois comecei a me irritar...kkk

Obrigado, vou providenciar a troca com o Sergio.

Abração

btm1973
23/04/2014, 08:32
Srs., desculpem reabrir o tema, mas tenho uma ranger 2001 4x4 XL que está apresentando estalos na tracao quando ligo ela. Por tudo que li no fórum, neste tópico, os problemas podem ser 2. 1 O pivo da CT que tem acionamento elétrico pode não estar funcionando corretamente (Conforme um video que foi adicionado). 2 O eixo cardam pode estar com folga, gerando este estalo.

O que eu vaco para saber qual é o problema ?

O barulho que a tracao faz é um estalo que se parece com um sino e é cíclico.

Obrigado e abraços a todos.

Edintruder
24/04/2014, 19:53
BTM, tenta explicar melhor poi está genérico demais.

Ela escapa a tração?
Em que situação o ruído surge?
Ela traciona a dianteira normalmente?

Pode ser homocinética de rodas, tulipas e trizetas, pode ser homocinética do cardam dianteiro, etc. Tem muita coisa além da CT.

btm1973
01/05/2014, 12:25
BTM, tenta explicar melhor poi está genérico demais.

Ela escapa a tração?
Em que situação o ruído surge?
Ela traciona a dianteira normalmente?

Pode ser homocinética de rodas, tulipas e trizetas, pode ser homocinética do cardam dianteiro, etc. Tem muita coisa além da CT.

A tracao não escapa. So estala quando eu aciono a tracao. A dianteira fraciona normalmente. A pick up esta no mecânico agora e eu pedi para ele olhar o cardam. Parece que tem folga. Amanha vou ver pessoalmente a folga.

btm1973
21/08/2014, 07:45
A tracao não escapa. So estala quando eu aciono a tracao. A dianteira fraciona normalmente. A pick up esta no mecânico agora e eu pedi para ele olhar o cardam. Parece que tem folga. Amanha vou ver pessoalmente a folga.

Srs.troquei o cardam dianteiro e o problema persiste. Sera q o problema é a corrente da CT. Quero evitar comprara uma CT recondicionada, a todo custo.

btm1973
22/08/2014, 16:03
Srs.troquei o cardam dianteiro e o problema persiste. Sera q o problema é a corrente da CT. Quero evitar comprara uma CT recondicionada, a todo custo.

Srs., vou tirar a CT e abri-la para verificar a corrente e as engrenagens. O desgaste delas, quando ocorre, é bem aparente ? Fácil de perceber ? Caso tenha que trocar tanto a corrente quanto as engrenagens há algum cuidado especial a ser tomado ? Qual o óleo correto para lubrificar a caixa ? Quanto de óleo devo colocar ?

Obrigado.

Francisco Casal
22/08/2014, 16:58
Ola pessoal.

Tenho uma ranger 1998 7 pés com o mesmo problema, mandei a ct a Caxias do Sul em um mecânico que DIZEM ter muita experiência nessas caixas, antes de abrir a caixa comprei a corrente por 550 reais só comprei pelo baixo preço. Um dia após o mecanico me ligou e me passou o diagnóstico, segundo ele a corrente esta em uma condição razoável, mas vai trocar pra garantir, ele me falou que o problema começou com a quebra da bomba do óleo, a partir disso ouve um desgaste no eixo de entrada gerando uma folga.
Eu não tenho experiencia nesse tipo de assunto, esse mecanico falou que é muito improvável de necessidade de trocar a corrente. Enfim na minha CT o que tive de trocar foi o eixo de entrada, a bomba do óleo, como ja tinha a corrente ele achou melhor trocar e as buchas do garfo. Custo total peças e mão de obra menos a corrente 1500,00 mais 580 da corrente com frete, mais instalação dela na ranger. Meu gasto total vai sair em torno de 2300,00 reais.

Edintruder
22/08/2014, 22:03
É que o pessoal costuma generalizar como estralos na CT é problema na corrente sem nem menos ver o problema de fato. Se os caras de Caxias olharam e encontraram esse problema, é sinal que está com o diagnóstico correto.

É que é comum lermos relatos aonde o pessoal diz que tem um ruído e logo condenam a corrente. Eu fiz um vídeo explicando como a CT funciona e como ela é por dentro. Está no youtube, e as perguntas persistem. O pessoal tem que aprender que CT de ranger não se conserta com diagnóstico de médico do SUS! "troca a corrente que resolve".

Tem guias, luvas, garfos, molas, travas, bomba, rolamentos, retentores, e mais um monte de coisas que podem causar barulhos ou mau funcionamento.

para abrir a CT não precisa nem tirar ela do lugar. Basta tirar o cardam traseiro, drenar o óleo e tirar a tampa da CT! Daí é só ir desmontando e avaliando peça por peça.

btm1973
23/08/2014, 09:31
É. O ideal seria encontrar uma oficina mecânica especializada em CT aqui no Rio de Janeiro. O problema é que por aqui é muito difícil encontrar alguém bom e honesto. Morei em São Paulo durante 10 anos e conheço bem a diferença de qualidade (E honestidade) dos prestadores de serviço de lá e daqui. Acredito que aí na região Sul vcs penem menos com este problema. Tenho um mecânico de confiança mas que mexe apenas com carros comuns. Ele já me ajudou muito com outras coisas mas não conhece estas CTs e prefere não mexer nela.

Se alguém tiver uma dica de um mecânico especializado em CT no Rio, ou até mesmo em SP, por favor me ajude.

É isso. Obrigado.

Francisco Casal
23/08/2014, 12:56
Na verdade eu mandei no meu mecanico de confiança pra ele trocar a corrente, ai ele abriu e viu o desgaste do eixo, como ele não tem muita experiencia nisso ele tirou a CT e mandou apenas a CT a Caxias. Aqui na região serrana do RS tem muitos mecanicos 4x4, e o principal morro em uma cidade pequena então td mundo se conhece ai fica mais facil saber quem é honesto e quem não é. No mais aguardando a CT voltar de Caxias. E o melhor esse senhor de Caxias ainda vai me dar 3 meses de garantia mesmo com peças usadas.

btm1973
13/10/2014, 15:13
É que o pessoal costuma generalizar como estralos na CT é problema na corrente sem nem menos ver o problema de fato. Se os caras de Caxias olharam e encontraram esse problema, é sinal que está com o diagnóstico correto.

É que é comum lermos relatos aonde o pessoal diz que tem um ruído e logo condenam a corrente. Eu fiz um vídeo explicando como a CT funciona e como ela é por dentro. Está no youtube, e as perguntas persistem. O pessoal tem que aprender que CT de ranger não se conserta com diagnóstico de médico do SUS! "troca a corrente que resolve".

Tem guias, luvas, garfos, molas, travas, bomba, rolamentos, retentores, e mais um monte de coisas que podem causar barulhos ou mau funcionamento.

para abrir a CT não precisa nem tirar ela do lugar. Basta tirar o cardam traseiro, drenar o óleo e tirar a tampa da CT! Daí é só ir desmontando e avaliando peça por peça.

Edintruder, conheço seu video. Já o assistí algumas vezes tentando imaginar qual seria o problema da minha CT enquanto buscava um profissional honesto e competente aqui por estas bandas. Bem, finalmente me indicaram um mecânico aparentemente honesto e competente que só mexe com caixas de marchas e CTs. Ha poucos dias levei a CT para ele e neste momento ela está aberta e limpa (Pois segundo ele ela estava com uma crosta preta grudada em todas as peças e precisou ficar alguns dias no solvente) apoiada na bancada.

Assim que ele abriu ele achou que faltava alguma peça na CT, mas pela descrição dele me parece que é exatamente a peça que vc comenta no video não haver mais a partir de 2001 (Minha Ranger é 2001). A peça que vc menciona em seu video esta relacionada a um certo sistema elétrico.

Segue abaixo uma foto da CT aberta. Pela foto é possível confirmar que não está faltando uma peça no trecho que aparece do eixo do lado esquerdo ? Em tempo. A CT estava fazendo muito barulho ao ser acionada mas estava tracionando.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/webkit-fake-url://FC2C7770-016A-4E0F-9E9C-59982596A617/image.tiff

btm1973
13/10/2014, 15:15
A imagem que adicionei não apareceu. Era uma JPEG simples. Precisa ser em outro formato ?

btm1973
14/10/2014, 11:56
480491

Agora sim.

Edintruder
14/10/2014, 12:28
Só tens essa foto? Tens fotos da bomba de óleo e pescador dela?

btm1973
15/10/2014, 14:51
Só tens essa foto? Tens fotos da bomba de óleo e pescador dela?

Nao tenho mas posso fazer. De qq forma é neste eixo do lado esquerdo que, acima das peças que ai estão, o mecanico acha que falta algo. Eu, sinceramente acho que ele está sentindo falta de algo que neste modelo de caixa não existe.

Vou la nos próximos dias e postos fotos da bomba de óleo e do pescador.

Abs.

Edintruder
15/10/2014, 23:27
Esse ano não tem mais o eletroimã. A Ford tinha abolido as rodas livres das Rangers e a CT é assim mesmo.

btm1973
17/10/2014, 15:29
Esse ano não tem mais o eletroimã. A Ford tinha abolido as rodas livres das Rangers e a CT é assim mesmo.

Caro Ed, segue a foto da bomba de óleo e do pescador, conforme pedido. Entretanto me parece que encontramos o problema da CT (Ou pelo menos um deles). Aparentemente o pino do pinhão helicoidal quebrou, conforme mostra as fotos abaixo.

Neste caso, pergunto. Qual o concerto, um pinhão novo ? Como faço para tirar a parte quebrada do pino de dentro da CT, conforme destacado na foto ? Finalmente, como garanto a correta regulagem do pinhão com motor elétrico para evitar um novo rompimento ?

Obrigado e um forte abraço.

480725480726480727480728480729

btm1973
22/10/2014, 20:37
Caro Ed, segue a foto da bomba de óleo e do pescador, conforme pedido. Entretanto me parece que encontramos o problema da CT (Ou pelo menos um deles). Aparentemente o pino do pinhão helicoidal quebrou, conforme mostra as fotos abaixo.

Neste caso, pergunto. Qual o concerto, um pinhão novo ? Como faço para tirar a parte quebrada do pino de dentro da CT, conforme destacado na foto ? Finalmente, como garanto a correta regulagem do pinhão com motor elétrico para evitar um novo rompimento ?

Obrigado e um forte abraço.

480725480726480727480728480729

Caro Ed. Vc pode me da4 esta ajuda ? Ja encontrei as peças num site la de fora chamado Cobra Transmissions mas aida nao sei como tirara a oarte quebrada do pino de dentro do orifício onde ele encaixa. A propósito, o pino deve girar no orificio ou ele prende o eixo ? Obrigado e perdao pela insistencia.

btm1973
24/11/2014, 16:17
Srs., meu problema agora é retirar a parte quebrada do pino que esta presa na caixa, conforme destacado pelo circulo vermelho na foto acima (Post anterior). Ja tenho a peça nova e comprei um novo jogo de juntas e retentores. Meu mecânico disse que já foi a 2 torneiros e os 2 disseram que não conseguiam retirar o pino. Amanha vai em um terceiro. Ha uma chance de que isto não seja exatamente toda a verdade (Ele é meio enrolado e pode nem ter tentado ainda). De qualquer forma considerando a hipótese de que ele realmente tentou e não conseguiu aceito dicas. Obrigado.

Edintruder
24/11/2014, 17:06
Pqp! Experimentaram soldar uma porca ou uma arruela nesse pino e sacar com um alicate? Com solda MIG fica fácil.

Pra soldar esse pino a peça de volta tem que garantir que a peça ficará na posição correta. Não pode ficar solda na volta da base desse pino senão os engates ficarão fora de posição, todos recuados. 2mm é o suficiente para não engatar a tração dianteira.

btm1973
24/11/2014, 21:19
Pqp! Experimentaram soldar uma porca ou uma arruela nesse pino e sacar com um alicate? Com solda MIG fica fácil.

Pra soldar esse pino a peça de volta tem que garantir que a peça ficará na posição correta. Não pode ficar solda na volta da base desse pino senão os engates ficarão fora de posição, todos recuados. 2mm é o suficiente para não engatar a tração dianteira.

Boa idea henrifly. Quanto a recolocacao da peca, como ja tenho uma nova nao precisarei soldar o pino preso a peca antiga.

btm1973
05/01/2015, 21:09
Boa idea henrifly. Quanto a recolocacao da peca, como ja tenho uma nova nao precisarei soldar o pino preso a peca antiga.

Ed (desculpe a confusão com o Henrifly na última mensagem), consegui refazer o orifício em um torneiro. Depois disto ainda apareceu um rachado (Na verdade um buraco que havia sido colado com uma espécie de cola ou silicone) na outra metade da carcaça da CT que tive de fechar com um soldador de alumínio. Após tudo feito e testado colocamos a CT na pick up e para a minha surpresa os estalos continuam. Talvez até estejam piores.

Por cheguei a seguinte conclusão:

1. Ou o problema não é na CT e o pino do eixo que aciona a tracão quebrou quando o meu mecânico abriu a caixa.

2. Ou, se o problema é na CT mesmo, o pino da peça nova que comprei se quebrou logo no primeiro acionamento da tração recolocada.

O mecânico que colocou a CT de volta, que não é o mesmo que abriu consertou e fechou a CT, levantou a hipótese de o estalado ser no diferencial e não na CT. Como eu descubro isto ? A única coisa que me passa pela cabeça é arrumar uma outra ranger do mesmo ano e testar a CT consertada. O problema é que não conheço ninguém por aqui que tem uma e faria isto. Deu vontade até de me amarrar embaixo da pick up para tentar ver o problema.

btm1973
06/01/2015, 12:55
A propósito, o cardan dianteiro foi trocado recentemente por um de cruzeta (Sem bolachão). Minha desconfiança agora recai no diferencial traseiro. Faz sentido ?

btm1973
13/01/2015, 17:54
Bom, entrei debaixo da pick-up (Torcendo para ver o diferencial dianteiro estralar mas...). O problema continua sendo a CT. Dito isto espero que o pino de fixação do eixo helicoidal novo que eu troquei não tenha quebrado com os estralos.

Ed, vendo o seu video fico com a impressão que o problema é no motor elétrico. Minha hipótese é a de que ele não esteja trabalhando direito e os garfos que acionam as engrenagens não estejam girando por completo ? Faz sentido ?

Uma coisa que eu notei é que mesmo depois de voltar para a posição 4x2 a tração continua acionada por um tempo que parece acima do normal. Como se o motor estivesse com dificuldades de trazer o garfo de volta para o lugar.

Há como testar este motor ou velo acionando a caixa com ela aberta ?

No mercado livre há motores novos que variam de R$ 599,00 (Marca Dorman), passando por R$ 750,00 (Sem marca descrita) até R$ 1.299,00 (Peça original segundo o anuncio).

O que vcs acham ? O que eu faço ? Por favor me ajudem.

AMILTINS
30/05/2015, 18:15
btm 1973 td bem? acompanhei aqui o problema de sua ranger e fiquei curioso em saber a finalização e resolução, pois estou passando por situação semelhante. O problema era mesmo no cardam?

Edintruder
01/06/2015, 17:07
Btm, não tinha visto esse post direcionado para mim. Compensa ´partir para o Easy Traction. Se der problemas daí é CT. Mas dentro da CT tem mais algumas coisas que podem estralar. O ideal é abrir ela e analisar peça por peça. Olha se tem dentes com cantos comidos, etc.

AMILTINS
01/06/2015, 20:57
Boa noite, Edintruder;. Tenho uma Ford/Ranger 2005/2006, 4X4, CD 3.0 TB. diesel. Apresentou dois problemas: 1º- ao ligar a tração só está "acionando" a HIGTH, a reduzida LOW não está ligando; 2º - ao deslocar com a tração HIGTH acionada, está fazendo um barulho assim " troup", rodando normalmente mais ou menos 500 metros depois novamente "trouuump" e novamente "trouup" nesse intervalo de mais ou menos 500 metros rodados. Quando sai da tração para o 4X2 normaliza, ou seja, o barulho some.
O primeiro mecânico condenou a corrente da caixa de transferência. Abriu a CT e estava tudo OK, porém viu uma "folga" na corrente; comprei uma nova, montou a caixa e ... o barulho continua. Ele, então, disse que podia ser no diferencial dianteiro (uma planetária ou satélite com dente quebrado...).
Fui a outro mecânico, pois achei que aquele estava com dúvidas. Nesse outro, que me pareceu um trabalhador honesto, começou investigando os cardans, e homocinéticas, que aparentam estar normais. Desconfiou, então, do motor elétrico da tração que só está engatando o primeiro estágio e quando conseguir um motor igual vai fazer o teste.
Você pode dar um parecer sobre esse problema. Obrigado.

Edintruder
04/06/2015, 22:05
Amilton, eles testaram o sensor da embreagem? para acionar a reduzida precisa da embreagem e freio acionados simultaneamente, porem se o sensor de embreagem ou freio estiverem ruins não irá engatar a reduzida.
Ha quanto tempo tens essa Ranger?
Fizesses bem em sair desse primeiro mecânico. Quando saem condenando a corrente é sinal que não sabem que estão fazendo. Diferencial dianteiro não é pois ele roda direto, e se tivesse algo quebrado já teria travado ou faria barulho constantemente. Mais um sinal que esse mecânico também não faz ideia de como funciona o sistema da Ranger.
Não tem nenhum mecânico que mexe em jipes a? Aquele mecânico que trabalha num galpão cheio de jipes velhos ou que é fanático por algum jipe clube? Esse é o tipo que realmente sabe o que faz. Esse é o perfil de mecânico que conhece veículos 4x4. Foge de oficinas cheias de carros de passeio ou de mecânicos que gostam de manter só carros novos na sua casta de clientes. Para mexer em tração nada melhor que mecânicos-jipeiros.

Entra em contato com esse pessoal ue eles te indicam um bom mecânico.
http://www.jeepclubedopara.com/

AMILTINS
05/06/2015, 19:52
Valeu pelas dicas Ed. Tenho essa ranger há 1 ano. Não fizemos testes no sensor de embreagem e estou esperando chegar um motor elétrico que comprei novo pra ver se resolve. Mas vou procurar um mecânico "jipeiro" rsrs. Valeu.

Edintruder
05/06/2015, 20:17
Amilton, quanto pagasses por esse motor elétrico? O sistema da Easy Traction é muito melhor e 100% a prova de falhas. Dependendo do valor do motor elétrico compensa cancelar essa compra e encomenda um Easy Traction.

Normalmente um eletricista faz a limpeza nesse motor e fica 100% de novo. Te acostuma a pesquisar aqui no fórum antes de sair gastando dinheiro comprando m monte de cisas desnecessárias. A corrente da CT dura mais de 500.000km sem nenhum problema sesde que a CT ande sempre com óleo bom. É uma peça cara que os merdânicos adoram condenar. A minha ex Ranger usava o 4x4 todas as semanas, usava em rodovias com chuva e nunca deu nenhum problema. Esse sistema quanto mais tu usares mais ele dura. O pessoal que não usa é que costuma ter problemas. Depois ue estver ok de novo, procura usar o máximo possível. Caiu na terra liga um pouco para movimentar o motor elétrico.

AMILTINS
18/06/2015, 19:35
Ed, eu gastei 660,00 no motor, mas não resolveu, ou seja, continua só engatando a HI. Examinei o sensor da embreagem, mas aparentemente está bom, molas inteiras. Já vou pro quarto mecânico :freaking:. Depois que aliviar dos gastos que tive até agora, se não vender essa vtr, vou instalar o Easy Traction.

Edintruder
19/06/2015, 20:48
Amiltins, vender não é solução para defeitos. O próximo comprador irá abater o valor do reparo além do que já perdesses em diagnósticos errados...
A tua Ranger precisa pisar na embreagem para ligar? As mais novas não necessitam, daí quando dá problema no sensor da embreagem não conseguimos diagnosticar facilmente. As mas antigas que necessitam usar a embreagem para ligar, quando o sensor estraga logo dica evidente o problema, e apresenta o mesmo sintoma de não entrar a reduzida.
Se tens certeza que o sensor da embreagem está funcionando, te recomendo a revisar o chicote elétrico do motor.
Tem diagrama elétrico desse chicote perdido pela internet, porém como não gosto de nada eletrônico gerenciando tração, eu venderia esse motor elétrico novo e o motor velho pelo mercado livre e compraria um easytraction. Nunca mais te deixará na mão.

AMILTINS
30/06/2015, 16:39
Ed, eu demoro visitar aqui o fórum, principalmente por causa da correria do dia a dia(meu, claro). Olha, fui ao quinto meca e depois ao sexto. Um problema foi resolvido´: já está engatando a reduzida ( era tão somente fusível queimado, que eu já tinha olhado mas não detectei). O outro problema ainda não foi resolvido ( o barulho que faz (estalo) quando ela está traçada.
Bom, eu resolvi vender e vendi minha ranger desvalorizada como você falou, mas vendi principalmente porque vi que na minha cidade não há mecânicos que entendam dela para quando precisar.
E é por isso que estou partindo para outra marca. Abraços e obrigado pela força.

AMILTINS
30/06/2015, 16:45
Ed, inclusive o último meca chegou perto de matar o problema, acredito, pois depois de vários exames, tira aqui, olha ali, ele retirou o cardam traseiro e demos uma volta nela traçada e não fez o barulho(estalo) que fazia. Mas, ele não concluiu o diagnóstico porque quer primeiro encontrar um outro cardam pra testar no lugar da dela. Agora vou ficar acompanhando com o novo dono pra saber o final da história.

Joelson Xavier
06/08/2015, 14:46
Opa tenho uma explorer 98 e ela apresentou folga na corrente da caixa de transferência teria alguma coisa a fazer ? Alguém já ouviu falar em trocar os pinos pra ela arrochar???

btm1973
07/08/2015, 07:29
Edintruder, resolvi o problema de minha CT. A tampa (Foto abaixo) dela estava quebrada. Na parte de dentro, que não aparece ai na foto, ha um local onde o rolamento prende. Este local estava quebrado e fazia com que todo o conjunto apresentasse folga e consequentemente estralasse a corrente. Tentei soldar mas não funcionou. Tive que comprar uma nova e deu certo. Aproveitei para trocar todos os rolamentos e a CT ficou nova.

509085

Meu problema agora é que, consertada a CT, o cardan traseiro esta apresentando estalos quando a 4x4 é acionada. As cruzetas estão em bom estado e o estalo parece ser bem no meio do cardan. Tirei o cardan e ao sacudir ele parece haver algo solto dentro. Andei vendo posts antigos no forum e parece que este é um problema crônico das rangers. Procede ? Alguns posts dizem também que este é um problema como qual dá para conviver até o dia que o cardan estourar (Isto não pode forcar a CT ?). Devo fazer isto ? Também andei lendo que o melhor, na hora de substituir o cardan por um novo, é mandar fazer um de ferro pois os cardans das rangers (A minha é uma XL 2.5 Maxion Diesel 2001) são de alumínio e não aceitam manutencoes. É isto mesmo ?

Edintruder
07/08/2015, 10:49
Respondi no outro tópico. Mas sobre o cardam estás certo. Isso é algo normal na ranger, troca do cardam de alumínio por um de ferro. Sobre a CT, a minha F1000 está com a CT soldada nesse mancal. Está aguentando muito bem já a anos, sendo que a minha está repotenciada e sem o limitador de potência origional das F1000.

btm1973
08/08/2015, 10:44
Legal. Respondi tb no outro tópico. Um mecânico da Cardan Rio desaconselhou a colocação de um cardan de ferro. Disse que o sistema de caixa e tracao foi todo projetado para trabalhar comum cardan mais leve (Segundo ele o de alumínio é 10kg mais leve do que o de ferro) e que a colocação de um de ferro pode comprometer caixa e traçao. O que vc acha disto ? Ele disse que se eu quiser ele coloca um de ferro mas me pedira para assinar um termo de responsabilidade no caso de eu ter problemas no futuro em decorrência disto.

Tb coloquei dois anuncios no outro tópico. Um Cardan novo vendido na Gama 4x4 e outro de um Cardan de S10 no mercado livre. Eles podem ser colocados na minha Ranger ?

Joel Estevam
12/08/2015, 21:52
Legal. Respondi tb no outro tópico. Um mecânico da Cardan Rio desaconselhou a colocação de um cardan de ferro. Disse que o sistema de caixa e tracao foi todo projetado para trabalhar comum cardan mais leve (Segundo ele o de alumínio é 10kg mais leve do que o de ferro) e que a colocação de um de ferro pode comprometer caixa e traçao. O que vc acha disto ? Ele disse que se eu quiser ele coloca um de ferro mas me pedira para assinar um termo de responsabilidade no caso de eu ter problemas no futuro em decorrência disto.

Tb coloquei dois anuncios no outro tópico. Um Cardan novo vendido na Gama 4x4 e outro de um Cardan de S10 no mercado livre. Eles podem ser colocados na minha Ranger ?

Amigo, boa noite. tenho uma ranger 2.8 diesel 4x4 02/03 e troquei o cardan traseiro dela semana passada. O meu tb era de aluminio. e estava empenado ali na região da coifa, o que acarretava uma vibração muito forte em alta velocidade (120 km/h).. coloquei um de ferro, porem quando liguei na cardanbras pra perguntar, ele me disse q se colocasse o de ferro inteiriço, ou seja uma peça só, realmente ele ficaria muito pesado, o que poderia comprometer a CT, vindo a quebra-la. A solução que ele me deu, e realizou na minha ranger, foi "dividir" o cardan em 2.. com um rolamento no meio. As rangers 4x2 utilizam esse sistema, devido ao comprimento muito grande do cardan. Procure um cardanzeiro especialista e ele pode te dar maiores informações sobre isso. Hoje minha ranger está no mecanico resolvendo problema na CT, mais assim que ela sair posso tirar uma foto do cardan e colocar aqui.
Sobre a minha CT, eu já comprei: corrente nova, as duas luvas (cada uma em torno de 1000,00 reais), garfo da reduzida, buchas, retentores, bomba de oleo e até hoje não consegui resolver meu problema. Espero ter sanado dessa vez. O que acontece eh q quando estou em 4x2 normalmente no asfalto, ela engatada e solto o pé do acelerador, ela fica querendo engatar a tração, dando uns estalos, como se quisesse ligar a tração automaticamente.

Edintruder
13/08/2015, 14:10
Btn, agora abriu a tampa que falas que estava quebrada. A minha é na tampa grande que foi soldada. Essa tampa menor sustenta o rolamento no lugar, e como partiu ela permite o conjunto todo se deslocar alterando a posição dos dois garfos..

Sobre o cardam, o Joel te deu a melhor dica, embora muita gente troque o de alumínio e colocam o de aço. Se estiver bem balanceadinho e o estriado novo ficar bem certinho sem bater final de curso, dificilmente dará problema, até mesmo porque a F1000 usa cardam de aço e a CT é similar a tua.

btm1973
17/08/2015, 08:57
Btn, agora abriu a tampa que falas que estava quebrada. A minha é na tampa grande que foi soldada. Essa tampa menor sustenta o rolamento no lugar, e como partiu ela permite o conjunto todo se deslocar alterando a posição dos dois garfos..

Sobre o cardam, o Joel te deu a melhor dica, embora muita gente troque o de alumínio e colocam o de aço. Se estiver bem balanceadinho e o estriado novo ficar bem certinho sem bater final de curso, dificilmente dará problema, até mesmo porque a F1000 usa cardam de aço e a CT é similar a tua.

Obrigado Joel e Edintruder, me preocupa apenas o argumento daqueles que não indicam a adaptação que para mim, que me considero um leigo, faz sentido. Segundo eles a caixa da Ranger é flutuante e mesmo que seja colocada uma sustentação no Cardan de ferro este irá sobrecarregar a caixa de maneira a provocar folgas e vazamentos.

Encontrei 2 oficinas no Rio especializadas em Cardan. Grupo Cardan (Em Campos) e Cardan Rio (Capital). A primeira faz a adaptação e este é um serviço que eles já fazem ha algum tempo. A segunda desaconselha a adaptação com base no argumento acima.

btm1973
17/08/2015, 11:04
Quanto ao problema que tive com minha CT, seguem as fotos que mostram exatamente onde a tampa quebrou e a tentativa de solda que não deu certo, para aqueles que estejam vivendo um problema semelhante.

509830509831

btm1973
18/08/2015, 17:20
A propósito. Para aqueles que procuram uma oficina que mexa com Caixa de Tração no Rio de Janeiro (Capital) sugiro a oficina que mexeu na minha. Oficina São Miguel. Rua Heitor Carrilho, 96, Cidade Nova. Eles são especializados em Retifica de Caixa de Marcha (Montagem, Regulagem, Casamento de Engrenagem etc). Depois de muito procurar e ir a oficina onde os "mecânicos" condenavam a caixa e diziam que a única solução era trocar a caixa de tração, encontrei esta oficina que fez jus ao nome. Abriu a caixa e concentrou o problema. O telefone de lá é 3795-5600 ou 98701 2425.

Edintruder
19/08/2015, 08:08
Ontem abri a caixa de uma Ranger. A corrente estava absurdamente dilatada.
510010
510011

510012
510012Reparem as incrustações de material nos dentes das peças. Isso fazia a luva travar e não encaixar totalmente a tração dianteira.

510013
E o culpado do estrago? Óleo errado! Essa CT andou muitos anos com óleo de diferencial. Não lubrifica corrente e não lubrifica pontos mais altos da caixa.

SZandona
19/08/2015, 11:34
Edintruder, a CT da minha ranger 04/05 estava com nível baixo de óleo, mesmo sem apresentar nenhum vazamento aparente. Foi posto mais ou menos uns 300 ml até o nível correto, de óleo de câmbio automático (mesmo fluido que troquei da direção hidráulica), conforme orientação do mecânico. É este mesmo o óleo correto da CT?

leoss
19/08/2015, 12:19
Eu particularmente achava que as CT eram seres de outro planeta, que era super dificil fazer manutenção e detectar problemas.Os merdanicos de hoje preguiçosos logo condenam a corrente por qualquer barulho que apareça tem preguiça (ou falta de conhecimento mesmo) de abrir para verificar onde realmente esta o defeito vendo os videos e os comentários do Edin, fica facil reconhecer que CT é super simples de abrir e facil de dectectar defeitos só ter ferramentas boas e uma autorizacao da patroa para perder um sabado em baixo da picape kkkkkkk...
Parabéns Edin continue assim passando o que sabe pras pessoas e ajudando quem esta com problemas

Edintruder
19/08/2015, 12:49
Kkkk! A autorização da patroa é o mais difícil. Para pegar essa Ranger eu tive que deixar a minha F1000 no trabalho para não ficar amontoando carros pelo pátio.

Vou aguardar as peças novas dessa Ranger para montar e finalizar o vídeo para disponibilizar no youtube também.

SZandona, caixa de transferência por corrente usa sempre fluído ATF, assim como as caixas de marchas mais modernas com carcaça de alumínio.

btm1973
20/08/2015, 10:47
Kkkk! A autorização da patroa é o mais difícil. Para pegar essa Ranger eu tive que deixar a minha F1000 no trabalho para não ficar amontoando carros pelo pátio.

Vou aguardar as peças novas dessa Ranger para montar e finalizar o vídeo para disponibilizar no youtube também.

SZandona, caixa de transferência por corrente usa sempre fluído ATF, assim como as caixas de marchas mais modernas com carcaça de alumínio.

Edintruder, o que vc acha do argumento de quem não aconselha a troca do cardan trazeiro original de alumino da Ranger por um de ferro ? Estas pessoa dizem que a caixa da Ranger é flutuante e não aguenta o peso de um cardan de ferro. Faz sentido para vc ? Sei que nas adaptações coloca-se um cardan de 2 partes com um rolamento no meio (Que eu suspeito ser tb um suporte preso no assoalho do carro).

Edintruder
20/08/2015, 12:56
Btm, o cara que não quer colocar cardam de ferro numa Ranger não quer se responsabilizar por algo que dê errado. Eu entendo bem essa postura. A F1000 usa o mesmo tipo de CT e o cardam é de ferro, porém a CT da F1000 é maior e relativamente bem mais forte também. Se olhar os eixos de saída das CTs, dá para notar que a diferença é absurda. Eu colocaria o cardam de ferro na Ranger, mas sei que qualquer desbalanceamento será danoso para a carcaça da CT, principalmente para a tampa traseira. Se tens como colocar o cardam de alumínio, usado mesmo, vai por ele, porém se está muito caro, coloca sem medo, mas não esquece que tem que balancear. Outro exemplo, numa F1000 4x4 a 100km/h o cardam via a cerca de 2000rpm, e na Ranger a 100km/h são cerca de 3500rpm. O dobro de rpm deixa mais suscetível a vibrações que geram danos na carcaça da CT, por isso a importância do balanceamento.

Zé Lucena
20/08/2015, 14:48
ALERTA: O Ranger Rover está se tornando um carro assassino. Domingo, dia 16/08, perdi dois netos em acidente envolvendo um Ranger Rover na BR 304/RN. Mesmo problema que aconteceu com o Cantor Cristiano Araujo, travamento das rodas. Se faz necessário alertar a todos os donos de Ranger Rover desse problema.

Edintruder
21/08/2015, 07:58
Zé Lucena, lamento a perda. Esse tipo de perda é irrecuperável e abre um rombo em qualquer família, mas nesse caso é RANGE ROVER, da marca LAND ROVER. Aqui estamos falando da picape FORD RANGER.

Vinicius Hauagge
17/11/2015, 16:45
Pessoal, seguinte.... li todo o tópico, assisti ao vídeo postado pelo Edintruder porém não consegui descobrir o problema...
Minha explorer está fazendo um barulho muito feio, principalmente quando engata a reduzida... Não é no cardã dianteiro, pois o mesmo é novo (troquei por causa da hemocinética e agora tá com cruzeta...)
Como o problema não parou, resolvi mandar abrir a reduzida, porém a mesma está perfeita, não tendo nenhuma espécie de desgaste ou peças quebradas....
Alguem tem uma luz do que pode ser?
Outra coisa, na montagem posso tirar aquele imã que fica na parte traseira, ne?

Edintruder
17/11/2015, 18:35
Só tira o Imã se não pretendes usar mais o sistema de rodas livres à vácuo.

O barulho vem da caixa? Pode ser trizeta ou homocinética, mas com ruído característico. Outra coisa, a corrente está boa? O Desnikadu colocou uma corrente nova que ficou pulando recém montada. Deu um banho nele por quase um mês... O ideal é colocar a original Morse, caso essa não seja essa marca...

Vinicius Hauagge
18/11/2015, 09:33
Então, a corrente está boa, sem folgas e sem marcas de estar escapando ou encostando no casco....
O barulho não é frequente e acontece somente com a reduzida ligada e sobretudo quando exige-se maior esforço (subida ou algo do gênero). Ele é bem alto e preocupante, pois dá a impressão que está quebrando algo (é um estalo bem forte).

Edintruder
18/11/2015, 16:04
O suporte de homocinética do cardam dianteiro está bem firme? Se cair a trava ele desloca e o eixo se atravessa folgando a corrente.

Vinicius Hauagge
18/11/2015, 17:29
Edintruder, não sei dizer porque nem sei se tinha suporte da homocinética... estourou tudo e agora fiz um novo cardã com cruzetas...
O que apareceu de estranho é que o coxim (suporte) da travessa que segura a caixa estava estourado e isso fazia com que o conjunto trabalhasse na lateral... Será que pode ser isso?
Então a solução seria montar o conjunto novamente e fixar bem o mesmo?

Vinicius Hauagge
18/11/2015, 17:37
Agora coloquei um cardã parecido com esse da foto, mas como mencionei anteriormente, o barulho infelizmente continua...

Edintruder
19/11/2015, 12:40
O suporte da homocinética é a peca aonde fixa o cardam dianteiro na caixa de transferência.

Vinicius Hauagge
20/11/2015, 10:40
Edin, com o cardã novo não deveria continuar fazendo barulho, né?
Após uma revisão detalhada, foi encontrado outro problema... o suporte direito do motor estava quebrado e isso fazia o conjunto trabalhar um pouco inclinado...
Do resto, nada mais apareceu... Como já abri o diferencial dianteiro, vou aproveitar para tirar a tampa e revisar o traseiro...

Edintruder
20/11/2015, 11:08
O suporte quebrado estala forte a cada movimento dele. Pode ser isso.

Vinicius Hauagge
27/11/2015, 15:20
Trocado o suporte da caixa (achei uma facada, R$ 180,00) e motor reapertado... Porém a viatura ainda tá na oficina porque to trocando os parachoques.... Se não for isso, deve ser o bloqueio... porém os diferenciais foram revisados recentemente e nunca ouvi falar de elocker fazer barulho desse tipo...

Vinicius Hauagge
11/12/2015, 11:18
Problema descoberto... é o bloqueio eaton elocker dianteiro que não aciona direito... as vezes liga e as vezes fica em "meia viagem"... agora o parto está em solucionar esse defeito...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/129214-problema-bloqueio-e-locker-2.html#post2337571

William4x4
24/01/2016, 17:37
Caros colegas,estou com problemas acredito eu com a caixa de transferência da ranger 3.0 2005 co cerca de 205000 km rodados.
Acontece que quando voltava de uma viagem ela começou a fazer um barulho muito feio quando estava ligada atração parecia um rolamento quebrado e parece que a corrente tava pulando dentes, ai eu desliguei atração mas mesmo assim fez muito barulho ai resolvi chamar um guincho para não ficar pior, pois bem lendo sobre outros casos resolvi retirar a caixa e abrir, mas na minha avaliação só achei os rolamento com uma certa folga as outras peças estavam em perfeito estado de conservação, será que devo trocar os rolamentos?

Francisco Casal
08/02/2016, 12:54
Pessoal, a 1 ano e meio atraz abri minha tcase e foi trocado a corrente, o eixo pincipal, roda dentada do eixo principal, corrente, bomba do óleo e as buchas do garfo. Só que passado esse tempo a corrente voltou a pular. Hj pela manhã troquei uma cruzeta do cardan trazeiro pois estava na última, e fiz 2 km sem o cardan trazeiro só na tração dianteira. Arrancando em morros ela pula, subindo morros não mto forte ela não pula isso mantendo velocidade. O óleo dela axava que estava novo mas não, esta sujo a corrente parece roçar na tampa da caixa. Sendo que a corrente era nova marca borg warner original. Oq será que pode ser?

Valtermendesdias
21/03/2020, 21:34
Pessoal usando o freio motor da minha ranger 4x4 diesel faz um barulho igual gato brigando e parece q as marcha desenhar a mais daí vc acelera e volta ao normal isso quando estou no 4x2. No 4x4 ñ experimentei será q pode ser o ct