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Ver Versão Completa : SW4 93, a Nona... problema no motor



Romulo Lubachesky
10/02/2013, 11:11
Olá pessoal,
Tem coisas que parecem esperar um feriado para acontecer, ontem a noite voltando de uma janta aconteceu um sério problema, imagino eu, na minha SW4 93.
Estava na BR andando normal, entre 100 e 110 km/h como sempre, mas ao ultrapassar um caminhoeiro numa decida, o infeliz resolveu andar ainda mais e tive que apertar pra valer para conseguir terminar de ultrapassar, por alguns instantes passei de 120 km/h. Quando a estrada voltou a subir comecei a escutar um barulho no motor, o típico bater de moedas, já me deu um gelo na espinha. Olhei para o medidor de temperatura e estava um pouco acima do normal, mas não muito.
Era noite, então diminui meu ritmo até parar uns 3 km depois em um posto onde tinha iluminação. Nesse meio tempo o maldito caminhoneiro me ultrapassou novamente a milhão, fiquei pensando: qual o problema desse cidadão, mas enfim tinha um problema maior pra me preocupar.
Não desliguei o motor, senti a temperatura da tampa de óleo do motor e estava normal, verifiquei o óleo e estava mais baixo que o normal, como carrego sempre 1 litro de óleo para emergencia, resolvi colocá-lo, mas estava com medo de desligar o motor, mas não teve jeito, mesmo bem devagar, com o motor ligado ele expulsava o óleo que eu colocava. Antes de desligar, verifiquei tb a temperatura da tampa do radiador, não estava quente, então desliguei e abri.
O nível da água no radiador estava muito baixo, mas no reservatório estava normal. Coloquei o litro de óleo e completei a água diretamente no radiador e liguei o motor de novo. Pegou normalmente, mas la estava o barulho das moedas e bem forte.
Não tinha fumaça e tudo estava normal em termos de força, inclusive. Então resolvi continuar o caminho até em casa, mais uns 15 km. Não andei muito rápido, sempre mantendo uns 70 ou 80 km/h. O motor não falhava, não faltou força nem nas subidas, não dava fumaça, nada... só o barulho constante.
Cheguei e casa e verifiquei novamente o óleo e a água, tudo na mesma.
Hoje pela manhã, com o motor já bem frio, dei partida novamente. Outra vez, tudo normal com excessão do barulho, desliguei e não mexi mais.
Comprei a "Nona" a quase 1 ano, o antigo dono disse que havia feito o motor e que estava com 13 mil km. Fiz as manutenções recomendadas para um carro usado recem comprado e o mecânico que levei disse que o motor estava ótimo, segundo ele. Mas desde sempre ela baixava óleo, do nível até proximo a marca mais baixa da vareta, ela consumia em poucos km, mas depois estabilizava nisso e levava um bom tempo para baixar mais.
Com isso, eu sempre carreguei 1 litro de óleo e monitorei o nível o tempo todo, nunca deixando baixar além do mínimo, mas também não completando até o meio. Para ficar mais tranquilo, também coloquei o tal militek, que foi recomendado para ajudar a proteger o motor.
Fui, até a página 30 do forum, relendo todos os tópicos que envolvem o motor 3L, encontrei muitas informações úteis, mas a maioria antiga, tópicos de vário anos atrás.
De qualquer forma, estou de mãos atadas até passar o carnaval, não vou conseguir levar a Nona num mecânico, então resolvi contar o acontecido para ver se alguem pode me ajudar de alguma maneira ou conversar sobre o assunto. Além de estar preocupado com o estrago, estou com a ansiedade lá nas alturas por não poder fazer nada até quarta-feira... o relógio esta custando a andar... hehehe

F. Oliveira
10/02/2013, 17:44
Olá pessoal,
Tem coisas que parecem esperar um feriado para acontecer, ontem a noite voltando de uma janta aconteceu um sério problema, imagino eu, na minha SW4 93.
Estava na BR andando normal, entre 100 e 110 km/h como sempre, mas ao ultrapassar um caminhoeiro numa decida, o infeliz resolveu andar ainda mais e tive que apertar pra valer para conseguir terminar de ultrapassar, por alguns instantes passei de 120 km/h. Quando a estrada voltou a subir comecei a escutar um barulho no motor, o típico bater de moedas, já me deu um gelo na espinha. Olhei para o medidor de temperatura e estava um pouco acima do normal, mas não muito.
Era noite, então diminui meu ritmo até parar uns 3 km depois em um posto onde tinha iluminação. Nesse meio tempo o maldito caminhoneiro me ultrapassou novamente a milhão, fiquei pensando: qual o problema desse cidadão, mas enfim tinha um problema maior pra me preocupar.
Não desliguei o motor, senti a temperatura da tampa de óleo do motor e estava normal, verifiquei o óleo e estava mais baixo que o normal, como carrego sempre 1 litro de óleo para emergencia, resolvi colocá-lo, mas estava com medo de desligar o motor, mas não teve jeito, mesmo bem devagar, com o motor ligado ele expulsava o óleo que eu colocava. Antes de desligar, verifiquei tb a temperatura da tampa do radiador, não estava quente, então desliguei e abri.
O nível da água no radiador estava muito baixo, mas no reservatório estava normal. Coloquei o litro de óleo e completei a água diretamente no radiador e liguei o motor de novo. Pegou normalmente, mas la estava o barulho das moedas e bem forte.
Não tinha fumaça e tudo estava normal em termos de força, inclusive. Então resolvi continuar o caminho até em casa, mais uns 15 km. Não andei muito rápido, sempre mantendo uns 70 ou 80 km/h. O motor não falhava, não faltou força nem nas subidas, não dava fumaça, nada... só o barulho constante.
Cheguei e casa e verifiquei novamente o óleo e a água, tudo na mesma.
Hoje pela manhã, com o motor já bem frio, dei partida novamente. Outra vez, tudo normal com excessão do barulho, desliguei e não mexi mais.
Comprei a "Nona" a quase 1 ano, o antigo dono disse que havia feito o motor e que estava com 13 mil km. Fiz as manutenções recomendadas para um carro usado recem comprado e o mecânico que levei disse que o motor estava ótimo, segundo ele. Mas desde sempre ela baixava óleo, do nível até proximo a marca mais baixa da vareta, ela consumia em poucos km, mas depois estabilizava nisso e levava um bom tempo para baixar mais.
Com isso, eu sempre carreguei 1 litro de óleo e monitorei o nível o tempo todo, nunca deixando baixar além do mínimo, mas também não completando até o meio. Para ficar mais tranquilo, também coloquei o tal militek, que foi recomendado para ajudar a proteger o motor.
Fui, até a página 30 do forum, relendo todos os tópicos que envolvem o motor 3L, encontrei muitas informações úteis, mas a maioria antiga, tópicos de vário anos atrás.
De qualquer forma, estou de mãos atadas até passar o carnaval, não vou conseguir levar a Nona num mecânico, então resolvi contar o acontecido para ver se alguem pode me ajudar de alguma maneira ou conversar sobre o assunto. Além de estar preocupado com o estrago, estou com a ansiedade lá nas alturas por não poder fazer nada até quarta-feira... o relógio esta custando a andar... hehehe

primeiro lugar: calma, Rômulo...
Não poderei ajudar, mas certamente acompanharei esse tópico. Muitos foristas solidários aparecerão e irão colaborar com vc.
no carnaval a galera dá uma sumidinha aqui, mas não demorará a aparecer alguém com informações úteis.

sandro_ventania
10/02/2013, 18:09
Olá Rômulo,

Opinar a distância é dificil...mas vou tentar dar minha opinião.
Com o motor ligado o nivel do óleo é sempre baixo mesmo...o certo é desligar e esperar alguns minutos antes de medir.
Mas pelo que voce relatou, voce praticamente sempre andou com o nivel baixo de óleo...daí eu poderia dizer que a lubrificação da parte de cima do cabeçote, no comando de válvulas ficou prejudicado...certamente mesmo fazendo o motor a folga das válvulas não deve ter sido tirado...juntando com o desgaste mais acentuado por causa da pouca lubrificação, deve agora ter chegado no limite.
Há vários problemas que causam esse barulho de moedas...uma delas é a folga nas válvulas...tem outras como (batida de saia) que é a folga da biela, mas como foi feito o motor, tem que saber se foi feito todo ou só a parte de cima.
Vamos torcer por ser folga das válvulas, pois basta ajustar e pronto.
Motor novo acima de 10.000km não deveria baixar óleo (nos primeiros KMs baixa por causa do brunimento), a minha tambem é 93 e sempre ando com o nivel lá em cima e praticamente quando troco com 5.000km e só baixou uns 300ml.
Ando sempre abaixo dos 100km/h...mas já passei dos 120 em algumas retas e sempre normal, até a temperatura.

sandro_ventania
10/02/2013, 18:13
Ahhh...Leva no mecânico apenas dizendo que gostaria de fazer ajuste da folga das válvulas...não fala que tá com problema, pois o mecanico pode tentar condenar seu motor para tentar arrumar serviço em cima de voce...A não ser que o mecanico seja realmente de confiança.

Romulo Lubachesky
10/02/2013, 18:35
Ahhh...Leva no mecânico apenas dizendo que gostaria de fazer ajuste da folga das válvulas...não fala que tá com problema, pois o mecanico pode tentar condenar seu motor para tentar arrumar serviço em cima de voce...A não ser que o mecanico seja realmente de confiança.

Obrigado Sandro, mas o barulho é realmente alto e preocupante, estou torcendo para ser algo simples assim, mas estou com bastante medo de ser algo pior.
Segundo o antigo dono, o motor foi feito por inteiro, depois que comprei, já rodei uns 20 mil km, isso somado aos 13 mil km que ele relatou da uma quilometragem mais que suficiente para o amaciamento. Mas acho estranho ela baixar o óleo assim, o motor esta equilibrado, segundo o mecânico que olhou ela pela primeira vez e fez a revisão. O teste que ele fez foi acelerar muito pouco na lenta e o motor para de vibrar, segundo ele se o motor tivesse sido mal feito, precisaria acelerar bem mais para ele parar de vibrar, pq estaria desbalanceado, não sei se isso procede, mas foi isso que ele me disse.
Também sobre o nível do óleo, sempre verifico com ele desligado e frio. Quando completo ele até a metade da vareta, não dura nesse nivel nem 500 km e o motor parece trabalhar pesado e fumaceia um pouco no inicio. Mas logo que o nível alcança algo proximo ao minimo, o motor fica ótimo, para de fumacear e anda melhor. Depois de chegar nesse nível posso andar uns 1000km até baixar, mas colocando apenas 1litro de óleo, nesse ponto o nível sobe até a marca de 1000 km atras.
Também já havia questionado um mecânico sobre isso, ele me disse que pelo motor ter sido feito a poucos kms e eu rodar pouco em rodovia, com longos trechos em alta rotação, o nível do óleo baixava naturalmente.
Bom, não sei bem no que acreditar, mas o fato é que estou muito preocupado com tudo isso, eu adoro minha Nona, quero ela 100%

Romulo Lubachesky
10/02/2013, 18:38
Ah, outra coisa que me preocupa é que o mecânico que fazia o trabalho para mim simplesmente fechou a mecânica dele. Não sei onde levar ela agora, vou ter que testar um mecânico novo e logo em um trabalho tão preocupante. Por isso qualquer ajuda dos colegas do forum é bem vinda, elas irão me ajudar muito a saber oq pode estar acontecendo e tb a não ser enganado.

dorderf
10/02/2013, 18:59
Amigo, minha SW4 com motor feito faz 7 k km tb tá baixando óleo. Tô indo agora pra algum retentor de válvula, pois não falta ver mais nada.

Romulo Lubachesky
10/02/2013, 19:05
Amigo, minha SW4 com motor feito faz 7 k km tb tá baixando óleo. Tô indo agora pra algum retentor de válvula, pois não falta ver mais nada.

E vc sempre completa o óleo? ela fumaceia ou fica meio amarrada com óleo completo?

dorderf
10/02/2013, 20:08
E vc sempre completa o óleo? ela fumaceia ou fica meio amarrada com óleo completo?

Só deixei chegar na parte mínima da vareta pra provar ao meca que tava baixando. Ontem rodei 1200 km, sempre na faixa dos 100, 120 km/h, e quando cheguei em casa vi que o óleo havia baixado. Acredito q seja retentores de válvula por causa da fumaça de cor diferente da preta quando o carro passa muito tempo parado.

Ela ficava amarrada antes de eu arrumar a turbina e a bomba injetora. Hj em dia ela parece um foguete.

Mas já tô ficando PUTO com esse óleo baixando. Aí quando vem gente dizendo que o carro tem mais de 200 k km e depois de 5 k km nem percebe que baixou óleo, aí que me estresso mesmo. Imagina querer fazer uma viagem aos andes, querer rodar uns 6 k km em estrada e antes disso o motor bater por falta de óleo?

Vou deixar o carro na oficina e só pego quando resolverem. Rodarei depois uns 2 k km num dia só pra ver se baixa.

Romulo Lubachesky
10/02/2013, 20:25
Só deixei chegar na parte mínima da vareta pra provar ao meca que tava baixando. Ontem rodei 1200 km, sempre na faixa dos 100, 120 km/h, e quando cheguei em casa vi que o óleo havia baixado. Acredito q seja retentores de válvula por causa da fumaça de cor diferente da preta quando o carro passa muito tempo parado.

Ela ficava amarrada antes de eu arrumar a turbina e a bomba injetora. Hj em dia ela parece um foguete.

Mas já tô ficando PUTO com esse óleo baixando. Aí quando vem gente dizendo que o carro tem mais de 200 k km e depois de 5 k km nem percebe que baixou óleo, aí que me estresso mesmo. Imagina querer fazer uma viagem aos andes, querer rodar uns 6 k km em estrada e antes disso o motor bater por falta de óleo?

Vou deixar o carro na oficina e só pego quando resolverem. Rodarei depois uns 2 k km num dia só pra ver se baixa.

Pois é, a minha não é turbinada e esta com a BI revisada. A minha nunca fica parada muito tempo, ando com ela todo dia. A fumaça que sai quando ela esta com óleo no nível é preta, o ronco dela fica meio abafado, como se estivesse trabalhando com óleo em excesso. Tb esta de cara com essa história de baixar o óleo pq ninguem dava um diagnostico que resolvesse. Mas como vc disse, bater por causa de óleo, deve ter sido o meu caso, só espero que não tenha causado nada muito grave.

TCHEIGOR
11/02/2013, 07:49
Pois é, a minha não é turbinada e esta com a BI revisada. A minha nunca fica parada muito tempo, ando com ela todo dia. A fumaça que sai quando ela esta com óleo no nível é preta, o ronco dela fica meio abafado, como se estivesse trabalhando com óleo em excesso. Tb esta de cara com essa história de baixar o óleo pq ninguem dava um diagnostico que resolvesse. Mas como vc disse, bater por causa de óleo, deve ter sido o meu caso, só espero que não tenha causado nada muito grave.

Muito estranho essa história de o motor não trabalhar bem com o óleo no nível, já verificou se a vareta do óleo é original? Se não tiver ninguém pra comparar, uma boa maneira é ver quantos litros entram até atingir o nível máximo na vareta na próxma troca, pois se a vareta que vc está usando for mais curta vc pode estar rodando com excesso de óleo mesmo!
boa sorte com a Nona!
abraço
Igor

Romulo Lubachesky
11/02/2013, 10:47
Muito estranho essa história de o motor não trabalhar bem com o óleo no nível, já verificou se a vareta do óleo é original? Se não tiver ninguém pra comparar, uma boa maneira é ver quantos litros entram até atingir o nível máximo na vareta na próxma troca, pois se a vareta que vc está usando for mais curta vc pode estar rodando com excesso de óleo mesmo!
boa sorte com a Nona!
abraço
Igor

Também tinha pensado nisso, mas não pude testar. Porém, quando troco de óleo e filtro, a quantidade certa de óleo deixa o nível no meio da vareta, então imaginei que deva estar certa.

Obrigado e abraço

TCHEIGOR
11/02/2013, 11:27
Também tinha pensado nisso, mas não pude testar. Porém, quando troco de óleo e filtro, a quantidade certa de óleo deixa o nível no meio da vareta, então imaginei que deva estar certa.

Obrigado e abraço

na minha fica no máximo da vareta botando 6 litros e trocando filtro junto.

dorderf
11/02/2013, 11:31
Também tinha pensado nisso, mas não pude testar. Porém, quando troco de óleo e filtro, a quantidade certa de óleo deixa o nível no meio da vareta, então imaginei que deva estar certa.

Obrigado e abraço

Quando troco o óleo o nível fica exatamente no segundo ponto da vareta.

Romulo Lubachesky
11/02/2013, 11:50
na minha fica no máximo da vareta botando 6 litros e trocando filtro junto.

O cara que troca o óleo da Nona coloca 6,5 litros quando troca o filtro tb e isso deixa o óleo no meio da vareta.
Então pode ser mesmo que a vareta dela não seja a original e que seja menor do que deveria.

Romulo Lubachesky
11/02/2013, 11:59
Acabei de levar a Nona em uma mecânica especializada em toyota aqui perto de casa. O cara ouviu o barulho, abriu cada um dos bicos e acelerou um pouquinho para dar aquela espirradinha de diesel e disse que o problema deve ser no ultimo pistão.
Disse que provavelmente a camisa do ultimo pistão tenha dado problema e que é por isso que esta batendo, de fato o barulho parece mesmo vir da parte de traz do motor.
A mecânica não estava aberta hj, o cara estava lá só pra receber um carro que estava vindo no guincho e aproveitou pra me atender, então ele vai mexer com ela na quarta. Eu queria ter voltado pra casa para levar em outro lugar, ter uma segunda opinião, mas ao tentar sair de la ela começou a falhar, eu fiquei preocupado e acabei voltando e deixando ela por lá mesmo.
Ele vai tirar o cabeçote na quarta de manhã, isso vai me custar 400,00 reais de mão de obra, só então ele vai poder dizer qual é a extensão do problema.

eu não conheço o mecânico... mas se for oq ele esta dizendo, o prejuizo vai ser grande, pq trocar o pistão significa tirar o motor inteiro fora e só a mão de obra pra isso deve ser um absurdo.

Oq vcs acham disso?

dorderf
11/02/2013, 12:31
Acabei de levar a Nona em uma mecânica especializada em toyota aqui perto de casa. O cara ouviu o barulho, abriu cada um dos bicos e acelerou um pouquinho para dar aquela espirradinha de diesel e disse que o problema deve ser no ultimo pistão.
Disse que provavelmente a camisa do ultimo pistão tenha dado problema e que é por isso que esta batendo, de fato o barulho parece mesmo vir da parte de traz do motor.
A mecânica não estava aberta hj, o cara estava lá só pra receber um carro que estava vindo no guincho e aproveitou pra me atender, então ele vai mexer com ela na quarta. Eu queria ter voltado pra casa para levar em outro lugar, ter uma segunda opinião, mas ao tentar sair de la ela começou a falhar, eu fiquei preocupado e acabei voltando e deixando ela por lá mesmo.
Ele vai tirar o cabeçote na quarta de manhã, isso vai me custar 400,00 reais de mão de obra, só então ele vai poder dizer qual é a extensão do problema.

eu não conheço o mecânico... mas se for oq ele esta dizendo, o prejuizo vai ser grande, pq trocar o pistão significa tirar o motor inteiro fora e só a mão de obra pra isso deve ser um absurdo.

Oq vcs acham disso?

E se vai mexer na parte de baixo, arrume logo tudo! Pegue o telefone das lojas de Ponta Porã e comece a coçar o bolso!

P.S.: tem gente que nessas horas faz uma meia sola e passa o carro pra frente. Eu não tenho coragem de fazer isso pq respeito o meu próximo! A não ser que vc seja honesto e diga que fez uma meia sola, aí o preço do carro despenca, mas vc fica com o a consciência tranquila.

Romulo Lubachesky
11/02/2013, 12:46
E se vai mexer na parte de baixo, arrume logo tudo! Pegue o telefone das lojas de Ponta Porã e comece a coçar o bolso!

P.S.: tem gente que nessas horas faz uma meia sola e passa o carro pra frente. Eu não tenho coragem de fazer isso pq respeito o meu próximo! A não ser que vc seja honesto e diga que fez uma meia sola, aí o preço do carro despenca, mas vc fica com o a consciência tranquila.

Eu moro em Cascavel-PR, fica a poucos km de ciudad del este, sempre compro as peças direto na toyotoshi, que é a autorizada da toyota no PY. Então na pior das hipoteses vou conseguir peças originais por bom preço.
Acho que o cidadão que me vendeu a nona fez justamente isso que vc falou, fez o motor com peças baratas e passou pra frente. Felizmente eu já comprei ela com um pé atras e consegui pagar um valor razoavel.
Mas definitivamente não era a hora pra isso acontecer, acabei de investir todas as minhas economias em equipamentos de trabalho. Vou ter que dar uma bela apertada no cinto pra conseguir pagar esse prejuizo que ta se ensaiando ser de uns 6 mil.
O valor da mão de obra desse mecânico, esta dentro? 400,00 reais pra mexer no cabeçote? As peças não me preocupam muito, mas me preocupo com a mão de obra.
Alguem acha que o diagnostico até agora pode estar errado? não conheço o trabalho desse mecânico, mas o lugar parece organizado, limpo e com vários carros fazendo trabalho, carros caros, reparei em 2 sw4 modelos novos e 3 corolas tb bem novos fazendo trabalho de motor com ele. Isso me deixou um pouco mais tranquilo, mas ainda não me garante que o trabalho é bom e principalmente que o preço é justo.

dorderf
11/02/2013, 12:54
Eu moro em Cascavel-PR, fica a poucos km de ciudad del este, sempre compro as peças direto na toyotoshi, que é a autorizada da toyota no PY. Então na pior das hipoteses vou conseguir peças originais por bom preço.
Acho que o cidadão que me vendeu a nona fez justamente isso que vc falou, fez o motor com peças baratas e passou pra frente. Felizmente eu já comprei ela com um pé atras e consegui pagar um valor razoavel.
Mas definitivamente não era a hora pra isso acontecer, acabei de investir todas as minhas economias em equipamentos de trabalho. Vou ter que dar uma bela apertada no cinto pra conseguir pagar esse prejuizo que ta se ensaiando ser de uns 6 mil.
O valor da mão de obra desse mecânico, esta dentro? 400,00 reais pra mexer no cabeçote? As peças não me preocupam muito, mas me preocupo com a mão de obra.
Alguem acha que o diagnostico até agora pode estar errado? não conheço o trabalho desse mecânico, mas o lugar parece organizado, limpo e com vários carros fazendo trabalho, carros caros, reparei em 2 sw4 modelos novos e 3 corolas tb bem novos fazendo trabalho de motor com ele. Isso me deixou um pouco mais tranquilo, mas ainda não me garante que o trabalho é bom e principalmente que o preço é justo.

Na oficina onde fiz o motor do meu carro só para tirar e colocar o cabeçote são 800 reais!

sandro_ventania
11/02/2013, 13:42
Olá Romulo...que chato, heim!

Aguarde o mecanico fazer a analise primeiro...talvez se o motor realmente foi todo feito, não precise comprar todas as peças novamente...talvez seja só o casquilho do ultimo pistão.
Quanto ao valor da mão de obra...voce já sabe que essas "especializadas" metem a mão mesmo. Dá uma procurada na sua região...muitos mecanicos trabalham anos na toyota e depois montam suas proprias oficinas em casa.
Pra mim mecanico é igual médico...o mesmo que atende no hospital público, tambem dá plantão no hospital particular...então é besteira dizer que só no particular é que tem médico bom.

Romulo Lubachesky
11/02/2013, 16:51
Olá Romulo...que chato, heim!

Aguarde o mecanico fazer a analise primeiro...talvez se o motor realmente foi todo feito, não precise comprar todas as peças novamente...talvez seja só o casquilho do ultimo pistão.
Quanto ao valor da mão de obra...voce já sabe que essas "especializadas" metem a mão mesmo. Dá uma procurada na sua região...muitos mecanicos trabalham anos na toyota e depois montam suas proprias oficinas em casa.
Pra mim mecanico é igual médico...o mesmo que atende no hospital público, tambem dá plantão no hospital particular...então é besteira dizer que só no particular é que tem médico bom.

Obrigado Sandro, vou ter que me aguentar até quarta a tarde mesmo... Só tenho certeza de uma coisa, nesse carnaval eu pulei...
Mas vc acha que ta caro esse orçamento dele?

Romulo Lubachesky
11/02/2013, 17:04
Pra quem não conhece a Nona:

394561

Tenho ela só a um ano, mas já é insubstituivel, espero que ela fique de boa logo.

bhallacktracionado
11/02/2013, 17:10
Que praia é essa?Parabens pela viatura muito show essa foto.

Romulo Lubachesky
11/02/2013, 17:24
Que praia é essa?Parabens pela viatura muito show essa foto.

Obrigado, é na praia de moçambique em Floripa.
Já troquei os parachoques dela, instalei guincho, fiz um rack de teto reforçado e tava pra começar a mexer na parte interna dela. Esse incidente vai me atrasar, mas não vou deixar de equipar ela, é meu carro pra vida toda.

394562

bhallacktracionado
11/02/2013, 17:31
Legal, devagar vc chega la.Sabia que conhecia essa praia muito boa.







Obrigado, é na praia de moçambique em Floripa.
Já troquei os parachoques dela, instalei guincho, fiz um rack de teto reforçado e tava pra começar a mexer na parte interna dela. Esse incidente vai me atrasar, mas não vou deixar de equipar ela, é meu carro pra vida toda.

394562

sandro_ventania
11/02/2013, 18:50
Obrigado, é na praia de moçambique em Floripa.
Já troquei os parachoques dela, instalei guincho, fiz um rack de teto reforçado e tava pra começar a mexer na parte interna dela. Esse incidente vai me atrasar, mas não vou deixar de equipar ela, é meu carro pra vida toda.

394562


Poxa Romulo, já conheço a Nona...lembro agora que li o tópico onde voce mostra esse bagageiro muito maneiro que vc fez pra ela!
A minha Matilde tambem tenho a quase um ano...ainda tenho dar meus toques pessoais nela tambem, mas no momento vou juntar uma grana pra ver se turbino ela...ela aspirada sofre um pouquinho nas serras e ultrapassagens, de final não faz falta pois ando no máximo a 100km/h...meu normal é entre 80 e 90.
Meu sentimento tambem é de carro pra vida toda...vamos ver se ela tambem pensa assim...he he he!
Quanto ao valor da mão de obra eu não posso falar muito pois eu faço praticamente tudo que posso eu mesmo...pra mim, pagar 400,00 só pro cara abrir o cabeçote e falar o defeito é um absurdo!!
Mas se esse é o valor de mercado...fazer o quê! Faça o que lhe disse, pesquise outros mecanicos se for preciso fazer motor.

Romulo Lubachesky
13/02/2013, 16:05
Então gente boa, é o seguinte:
Cabeçote aberto, com ele esta tudo bem a principio.
O problema é mesmo no ultimo pistão, a camisa ta riscada. Segundo o mecênico, provavelmente o antigo dono teve problema nesse pistão e mandou trocar por um paralelo pra vender, mas não retificou a camisa, pq ela é standard. Os pistões são de marca paralela tb.
Agora o negócio é tirar o motor pra ver a parte de baixo, encontrar o motivo da batida desse pistão, pq só o arranhao nao é o suficiente pra bater. A maior chance é que a saia tenha dado problema.
No final das contas vou trocar os pistões por originais e tudo mais que precisar, afinal, independente do que eu fizer, a mão de obra dele ficará em 1200,00 reais. As peças eu vou junto com ele comprar na toyotoshi, a autorizada do PY. Ele sempre pega lá e faz questão de ir junto buscar pra não ter problema de vir peça errada.
Nesse meio tempo também consegui boas referencias do trabalho dele, então estou mais tranquilo.
Sexta feira o motor já tera ido para a retifica e diagnosticado, o quanto terá que abrir, mas é mais provavel que seja 0,50. Segundo ele se eu fizer tudo com peças originais eu terei um motor 100% novamente, já que o cabeçote e o bloco estão bons.
Vou gastar, mas se for assim, vou acabar faceiro, pq terei motor pra muitos kms.
O que acham disso?

TCHEIGOR
13/02/2013, 18:32
Então gente boa, é o seguinte:
Cabeçote aberto, com ele esta tudo bem a principio.
O problema é mesmo no ultimo pistão, a camisa ta riscada. Segundo o mecênico, provavelmente o antigo dono teve problema nesse pistão e mandou trocar por um paralelo pra vender, mas não retificou a camisa, pq ela é standard. Os pistões são de marca paralela tb.
Agora o negócio é tirar o motor pra ver a parte de baixo, encontrar o motivo da batida desse pistão, pq só o arranhao nao é o suficiente pra bater. A maior chance é que a saia tenha dado problema.
No final das contas vou trocar os pistões por originais e tudo mais que precisar, afinal, independente do que eu fizer, a mão de obra dele ficará em 1200,00 reais. As peças eu vou junto com ele comprar na toyotoshi, a autorizada do PY. Ele sempre pega lá e faz questão de ir junto buscar pra não ter problema de vir peça errada.
Nesse meio tempo também consegui boas referencias do trabalho dele, então estou mais tranquilo.
Sexta feira o motor já tera ido para a retifica e diagnosticado, o quanto terá que abrir, mas é mais provavel que seja 0,50. Segundo ele se eu fizer tudo com peças originais eu terei um motor 100% novamente, já que o cabeçote e o bloco estão bons.
Vou gastar, mas se for assim, vou acabar faceiro, pq terei motor pra muitos kms.
O que acham disso?

Pistão original só vai encontrar se for medida standart! Mas pelo jeito vc tá bem encaminhado com um mecânico que sabe o que tá fazendo, já é um bom começo. Boa sorte!

dorderf
13/02/2013, 18:37
Na minha deixei tudo standard. Fosse vc faria o mesmo, já que o carro nunca foi mexido.

guilhermeabreu
13/02/2013, 19:18
ROMULO

Cheguei agora e vou dar meus pitacos , este mecanico seu é bom , o preço dele é ÓTIMO aqui pra fazer o motor a MO é R$1.500,00 . Ele esta corretíssimo no que falou .

Aconteceu a mesma coisa com minha EX-BONEQUINHA dei u pau nela andando a 140km/l por 1 hora e passou a fazer este barulho relatado por vc , a temperatura ficou normal o tempo todo mas danificou o motor .

Vc tem três saídas :

1- Colocar pistões sob medida 0,50 por exemplo , aí vem tb casquilhos sob medida e só consegue fazer isto com peças do paralelo e vc vai gastar aí em torno dos R$6.000,00 .

2- Colcar camisas e pistões standar do paralelo ( METAL LEVE ou COFAP ) que são peças de linha de produção de carros nacionais , vai gastar os mesmos R$6.000,00

3- Colocar camisas e pistões standart ORIGINAIS TOYOTA aí vc vai gastar em torno de R$10.000,00 podendo chegar a R$12.000,00 .

Na EX-BONEQUINHA fiz o motor colocando peças METAL LEVE ( opção 1 acima )e o meu mecanico me garantiu que ficaria bom e ficou , hoje ela esta com o DIEGOSS que esta aqui no forum .

Não vale a pena vc trocar só o pistão e uma camisa que deu problema , vc deve fazer o serviço completo , trocando os 4 pistões e as 4 camisas , POIS SE UMA CAMISA ESTA ARRANHADA , VC DEVE TROCAR AS 4 , e como tem que trocar as 4 camisas e 4 pistões , coloca tudo na medida standart ORIGINAL TOIOTA ou do paralelo da marca METAL LEVE que é nacional de excelente qualidade , não é ching ling . Aí o seu bolso que srrá seu GUIA , te digo que estas peças METAL LEVE são de boa qualidade e vc vai economizar em torno de R$6.000,00 .

Na época ví o preço do KIT de pistões ORIGINAIS TOYOTA R$3140,00 e o METAL LEVE paguei R$800,00 nos 4 pistões com anéis . As 4 camisas paguei R$300,00 , nem ví o preço da originais .

Não estou te induzindo a um erro , mas vc deve ouvir a opinião dos outros tb para chegar a su decisão .

Apesar de que a SW4 93 que eu vendí pro DIEGOSS esta com apenas uns 5.000km rodados depois do motor feito , pois vendí pra ele com 2.700km de ter feito o motor e ele já levou em mecanicos lá em São Paulo e eles afirmaram que o motor esta bom . Mas qdo fiz o motor pela primeira vez usei peças do paralelo e rodei 90.000km sem nenhum problema SÓ BATÍ O MOTOR PQ DEI ESTE PAU E DEIXEI ELA VÁRIAS VEZES FICAR SEM ÁGUA NO RADIADOR PQ O RADIADOR ESTAVA FURADO E DEMOREI A COLOCAR U M RADIADOR NOVO , logo : com o motor feito pela primeira vez e SE NÃO TIVESSE DEIXADO FALTAR ÁGUA VÁRIAS VEZES ESTARIA RODANDO COM ELE ATÉ HOJE e sempre andei a 110/120km/h mesmo asim ela rodou 90.000km sem nenhum problema com as peças do paralelo .

O QUE VEJO DDE GRANDE IMPORTANCIA É VC TER UMA BOA MÃO DE OBRA PRA FAZER O MOTOR , NÃO ADIANTA VC COMPRA RPEÇAS ORIGINAIS SE A MÃO DE OBRA NÃO FOR BOA , TEM UM EXEMPLO AQUI NO FORUM NÃO ME LEMBRO QUEM , ELE COMPROU TUDO ORIGINAL E O MECA FEZ CAGADA NO MOTOR E TEVE QUE COMPRAR TUDO DE NOVO ,mas este mecanico que vc levou acho que ele matou a charada de primeira , DEVE CONHECER BEM e pelo seu visual da oficina commuitos carros novos por lá é outra garantia de ter boa qualidade no serviço .

Não sei se te ajudei ou compliquei ainda mais a sua cabela .

ABRAÇO e boa sorte em sua decisão e conta pra gente o que vai fazer .

sandro_ventania
13/02/2013, 20:16
Então gente boa, é o seguinte:
Cabeçote aberto, com ele esta tudo bem a principio.
O problema é mesmo no ultimo pistão, a camisa ta riscada. Segundo o mecênico, provavelmente o antigo dono teve problema nesse pistão e mandou trocar por um paralelo pra vender, mas não retificou a camisa, pq ela é standard. Os pistões são de marca paralela tb.
Agora o negócio é tirar o motor pra ver a parte de baixo, encontrar o motivo da batida desse pistão, pq só o arranhao nao é o suficiente pra bater. A maior chance é que a saia tenha dado problema.
No final das contas vou trocar os pistões por originais e tudo mais que precisar, afinal, independente do que eu fizer, a mão de obra dele ficará em 1200,00 reais. As peças eu vou junto com ele comprar na toyotoshi, a autorizada do PY. Ele sempre pega lá e faz questão de ir junto buscar pra não ter problema de vir peça errada.
Nesse meio tempo também consegui boas referencias do trabalho dele, então estou mais tranquilo.
Sexta feira o motor já tera ido para a retifica e diagnosticado, o quanto terá que abrir, mas é mais provavel que seja 0,50. Segundo ele se eu fizer tudo com peças originais eu terei um motor 100% novamente, já que o cabeçote e o bloco estão bons.
Vou gastar, mas se for assim, vou acabar faceiro, pq terei motor pra muitos kms.
O que acham disso?


Romulo, parece que o mecanico é bom e o preço não está estorsivo, pensei que ele fosse cobrar uns 2.500,00 pra fazer o motor.
Agora, como voce pretende ficar com seu carro por toda a vida...não economiza nas peças, troca tudo que puder, bomba dágua, etc...tudo que voce só poderia trocar abrindo o motor, troca agora!
Use peças originais...deixa ela standard.
Mesmo que voce gaste além do que esperava, vai valer apena!
Boa sorte...e nos deixe a par do desenrolar!

dorderf
13/02/2013, 20:22
Rômulo, no PY vais gastar menos de R$ 5000,00 em peças ORIGINAIS! (com exceção do cabeçote).

Romulo Lubachesky
13/02/2013, 20:31
Valeu pessoal, vou ver essa questão da camisa, pra trocar elas por originais novas.
Até agora não sei o quanto foi riscada a camisa e quais são as opções, mas já me falaram que entre trocar as camisas por não originais ou abrir elas pra 0.50, seria melhor abrir. Mas como vcs me disseram, vou dar preferencia pra trocar por originais e deixa-las standard.
Sexta feira já vou ter a resposta.
Mas de uma coisa eu tenho certeza, tudo oq precisar trocar vou pegar lá na autorizada do Py, o preço é cerca de 40% do preço do brasil.

guilhermeabreu
13/02/2013, 20:52
Valeu pessoal, vou ver essa questão da camisa, pra trocar elas por originais novas.
Até agora não sei o quanto foi riscada a camisa e quais são as opções, mas já me falaram que entre trocar as camisas por não originais ou abrir elas pra 0.50, seria melhor abrir. Mas como vcs me disseram, vou dar preferencia pra trocar por originais e deixa-las standard.
Sexta feira já vou ter a resposta.
Mas de uma coisa eu tenho certeza, tudo oq precisar trocar vou pegar lá na autorizada do Py, o preço é cerca de 40% do preço do brasil.


SÓ LEMBRANDO :

Se optar em abrir as camisas originais para 0,50 OS PISTÕES SERÃO OBRIGATORIAMENTE DO PARALELO , pois a TOYOTA não fabrica pistões sob medida , SEM FALAR QUE SE PRECISAR USINAR O EIXO E PASSAR PARA 0,25 os casquilhos tb serão sob medida e NÃO ORIGINAIS . Se fizer esta opção compre casquilhos METAL LEVE , é melhor do que os CHING LINGS .

Ezahn
13/02/2013, 23:24
Caraca Romulo, que zebra!! O mais importante, e que me deixou preocupado no início do tópico, foi o mecânico sem referências, mas pelo visto nem tudo é azar na sua vida. O principal é o mecânico, o pior lugar do orçamento para economizar. Aqui eu gastei de mão de obra 350 contos para trocar o cabeçote. Achei bom. O preço para fazer o motor que vc falou não tá ruim. Mas repito, o principal é o cara ser competente. Agora outra coisa, peça original é sempre peça original, mas as metal leve não são ruins. Podendo, vai de original, mas se precisar economizar, algumas peças podem ser nacionais de primeira linha.

Sobre a Nona, tá lindona!!! Ela ta levantada na mola ou com calços? Parece bem alta.

Boa sorte

Romulo Lubachesky
14/02/2013, 11:28
Caraca Romulo, que zebra!! O mais importante, e que me deixou preocupado no início do tópico, foi o mecânico sem referências, mas pelo visto nem tudo é azar na sua vida. O principal é o mecânico, o pior lugar do orçamento para economizar. Aqui eu gastei de mão de obra 350 contos para trocar o cabeçote. Achei bom. O preço para fazer o motor que vc falou não tá ruim. Mas repito, o principal é o cara ser competente. Agora outra coisa, peça original é sempre peça original, mas as metal leve não são ruins. Podendo, vai de original, mas se precisar economizar, algumas peças podem ser nacionais de primeira linha.

Sobre a Nona, tá lindona!!! Ela ta levantada na mola ou com calços? Parece bem alta.

Boa sorte

Também estava muito preocupado com o mecânico, mas agora estou mais tranquilo.
A Nona parece alta mas na verdade tem altura padrão, mas os estribos e os parachoques modificados dão essa impressão. Os pneus dela são 31. Até pensei em levantar ela, mas se for fazer isso vai demorar, seria só por estética mesmo, pq para oq eu faço tá ótima.

Romulo Lubachesky
15/02/2013, 15:48
Seguinte, fui lá na mecânica novamente e a situação esta assim:
As camisas não riscaram tanto, não vai precisar abrir.
O que estragou mais foi o pistão mesmo que é de baixa qualidade, esses vou trocar o jogo completo.
Outra coisa que estava com problema é o virabrequim, riscou e vai precisar retificar. Mas nada sério.
Ele me garante que fazendo isso e trocando as outras peças relacionadas, bronzinas e tal por originais, vai ficar 100%.
Também vou mandar revisar o cabeçote e valvulas.
A bomba de óleo ainda falta vir o diagnostico.
Vou aproveitar e trocar a correia dentada tb e verificar o radiador, varetá-lo se for o caso.
Outra coisa que apareceu agora é que o disco de embreagem parece recondicionado, ele me sugeriu trocar, pra aproveitar que ta aberto e devo fazer isso, trocar todo o kit.
Quanto a trocar as camisas, ele disse que nesse motor as camisas são forjadas, não é como em outros motores que elas saem facil, esqueci o termo técnico que ele falou. Então nesse caso e como a retifica afirmou que elas quase não foram afetadas, não seria o caso de trocar pq ficaria mais fraco do que arrumar essas. Questionei bastante ele sobre isso e ele me garante que diante dessa situação esse é o melhor procedimento.
Segundo ele, ainda, a falta de óleo no ultimo pistão aliado ao desgaste do pistão e virabrequim causaram o barulho, mas que o maior dano mesmo estava no pistão que é de marca paralela e bem ruim.
Tb questionei mais de uma vez sobre o virabrequim e ele me afirmou que os danos são pequenos, que não vale a pena trocar, a retifica resolverá.
A parte da retifica ficará em 900,00 reais, mais os 1.200,00 de mão de obra, mais o que gastar de peças, que ele vai fazer a cotação entre hoje e segunda feira.
A solução parece ser mais simples do que eu imaginava, oq vcs acham, faz sentido esse diagnostico?

dorderf
15/02/2013, 18:56
Seguinte, fui lá na mecânica novamente e a situação esta assim:
As camisas não riscaram tanto, não vai precisar abrir.
O que estragou mais foi o pistão mesmo que é de baixa qualidade, esses vou trocar o jogo completo.
Outra coisa que estava com problema é o virabrequim, riscou e vai precisar retificar. Mas nada sério.
Ele me garante que fazendo isso e trocando as outras peças relacionadas, bronzinas e tal por originais, vai ficar 100%.
Também vou mandar revisar o cabeçote e valvulas.
A bomba de óleo ainda falta vir o diagnostico.
Vou aproveitar e trocar a correia dentada tb e verificar o radiador, varetá-lo se for o caso.
Outra coisa que apareceu agora é que o disco de embreagem parece recondicionado, ele me sugeriu trocar, pra aproveitar que ta aberto e devo fazer isso, trocar todo o kit.
Quanto a trocar as camisas, ele disse que nesse motor as camisas são forjadas, não é como em outros motores que elas saem facil, esqueci o termo técnico que ele falou. Então nesse caso e como a retifica afirmou que elas quase não foram afetadas, não seria o caso de trocar pq ficaria mais fraco do que arrumar essas. Questionei bastante ele sobre isso e ele me garante que diante dessa situação esse é o melhor procedimento.
Segundo ele, ainda, a falta de óleo no ultimo pistão aliado ao desgaste do pistão e virabrequim causaram o barulho, mas que o maior dano mesmo estava no pistão que é de marca paralela e bem ruim.
Tb questionei mais de uma vez sobre o virabrequim e ele me afirmou que os danos são pequenos, que não vale a pena trocar, a retifica resolverá.
A parte da retifica ficará em 900,00 reais, mais os 1.200,00 de mão de obra, mais o que gastar de peças, que ele vai fazer a cotação entre hoje e segunda feira.
A solução parece ser mais simples do que eu imaginava, oq vcs acham, faz sentido esse diagnostico?

Concordo com quase tudo... A bomba de óleo troque tb, original toyota.

jorge.duarte
15/02/2013, 19:33
Seguinte, fui lá na mecânica novamente e a situação esta assim:
As camisas não riscaram tanto, não vai precisar abrir.
O que estragou mais foi o pistão mesmo que é de baixa qualidade, esses vou trocar o jogo completo.
Outra coisa que estava com problema é o virabrequim, riscou e vai precisar retificar. Mas nada sério.
Ele me garante que fazendo isso e trocando as outras peças relacionadas, bronzinas e tal por originais, vai ficar 100%.
Também vou mandar revisar o cabeçote e valvulas.
A bomba de óleo ainda falta vir o diagnostico.
Vou aproveitar e trocar a correia dentada tb e verificar o radiador, varetá-lo se for o caso.
Outra coisa que apareceu agora é que o disco de embreagem parece recondicionado, ele me sugeriu trocar, pra aproveitar que ta aberto e devo fazer isso, trocar todo o kit.
Quanto a trocar as camisas, ele disse que nesse motor as camisas são forjadas, não é como em outros motores que elas saem facil, esqueci o termo técnico que ele falou. Então nesse caso e como a retifica afirmou que elas quase não foram afetadas, não seria o caso de trocar pq ficaria mais fraco do que arrumar essas. Questionei bastante ele sobre isso e ele me garante que diante dessa situação esse é o melhor procedimento.
Segundo ele, ainda, a falta de óleo no ultimo pistão aliado ao desgaste do pistão e virabrequim causaram o barulho, mas que o maior dano mesmo estava no pistão que é de marca paralela e bem ruim.
Tb questionei mais de uma vez sobre o virabrequim e ele me afirmou que os danos são pequenos, que não vale a pena trocar, a retifica resolverá.
A parte da retifica ficará em 900,00 reais, mais os 1.200,00 de mão de obra, mais o que gastar de peças, que ele vai fazer a cotação entre hoje e segunda feira.
A solução parece ser mais simples do que eu imaginava, oq vcs acham, faz sentido esse diagnostico?
Romulo,
Apesar do bloco ser de ferro fundido e não ter camisas "cambiáveis", muitos fabricantes, produzem este tipo de peça, justamente para isso, quando risca um cilindro e o bloco está bom...não faz sentido trocar um bloco se apenas um risco, provocou a falha. Este procedimento é muito comum em retifica e fica 100%. Quando você falou em não ter "afetado" muito o cilindro, esse "não muito", significa que riscou algo e deve ser reparado, pois se tem "vala", tem passagem de compressão, óleo , etc...Se sair no brunimento...tá mudando tua sorte. Se a retifica, der o aval...vamos em frente. O problema que vejo, não é agora, 2.000 km depois da retiifica é no 10.000, 20.000 depois.
Boa sorte e vai postando o resultado.

p.s Teu blog é show...fotos maravilhosas.

Abs

guilhermeabreu
15/02/2013, 19:33
Seguinte, fui lá na mecânica novamente e a situação esta assim:
As camisas não riscaram tanto, não vai precisar abrir.
O que estragou mais foi o pistão mesmo que é de baixa qualidade, esses vou trocar o jogo completo.
Outra coisa que estava com problema é o virabrequim, riscou e vai precisar retificar. Mas nada sério.
Ele me garante que fazendo isso e trocando as outras peças relacionadas, bronzinas e tal por originais, vai ficar 100%.
Também vou mandar revisar o cabeçote e valvulas.
A bomba de óleo ainda falta vir o diagnostico.
Vou aproveitar e trocar a correia dentada tb e verificar o radiador, varetá-lo se for o caso.
Outra coisa que apareceu agora é que o disco de embreagem parece recondicionado, ele me sugeriu trocar, pra aproveitar que ta aberto e devo fazer isso, trocar todo o kit.
Quanto a trocar as camisas, ele disse que nesse motor as camisas são forjadas, não é como em outros motores que elas saem facil, esqueci o termo técnico que ele falou. Então nesse caso e como a retifica afirmou que elas quase não foram afetadas, não seria o caso de trocar pq ficaria mais fraco do que arrumar essas. Questionei bastante ele sobre isso e ele me garante que diante dessa situação esse é o melhor procedimento.
Segundo ele, ainda, a falta de óleo no ultimo pistão aliado ao desgaste do pistão e virabrequim causaram o barulho, mas que o maior dano mesmo estava no pistão que é de marca paralela e bem ruim.
Tb questionei mais de uma vez sobre o virabrequim e ele me afirmou que os danos são pequenos, que não vale a pena trocar, a retifica resolverá.
A parte da retifica ficará em 900,00 reais, mais os 1.200,00 de mão de obra, mais o que gastar de peças, que ele vai fazer a cotação entre hoje e segunda feira.
A solução parece ser mais simples do que eu imaginava, oq vcs acham, faz sentido esse diagnostico?

ROMULO

Tb concordo com parte do que foi dito >

1- As camisas se tem algum arranhão , DEVE NO MÍNIMO fazer um BRUNIMENTO e pod e ser que fique na mesma medida STANDART , daí pegaria os pistões originais STANDART .

2- Qto ao eixo VIRABREQUIM é isto mesmo , tem que retificar e deve ír pra 0,25 como foi o da minha SW4 . daí tem que comprar os CASQUILHOS 0,25 ( bronzinas ) que não tem originais , sugiro comprar da marca METAL LEVE ou COFAP .

3- Independente de verificar a BOMBA DE ÓLEO , toda vez que faço motor COMPRO BOMBA DE ÓLEO NOVA . Não vale a pena arriscar , pois vc DVE USAR ESTE MOTOR POR MUITOS ANOS ( KM RODADOS ) sem mexer em motor .

4- Se a sua EMBREAGEM estava boa NÃO TROCARIA NADA , pois se algum dia depois der problema a MÃO DE OBRA pra torcar o KIT de embreagem não é caro . Vai economizar dinheiro agora .

5- OBS : Se arranhou as camisas por pouco que seja , SÓ O BRUNIMENTO não vai tirar as ranhuras , MAS SE O MECA E A RETÍFICA falam que não precisa de abrir para 0,25 ou 0,50 que só o BRUNIMENTO vai resolver ? AÍ É TER CONFIANÇA NELES , NÃO TEM OUTRO JEITO A NÃO SER ESTE .

Na minha opinião é só este detalhe que me preocupa um pouco , mas pelos comentários deles ( meca e retífica ) da a impressão que eles sabem o que estão falando , me da uma certa tranquilidade .

ATENÇÃO : Esta é minha opinião .

ABRAÇÃO E BOA SORTE , com este relato vc deve gastar aí uns 3,5 a 4,5 paus .

Romulo Lubachesky
15/02/2013, 20:50
Obrigado pelas opiniões,
Sobre as camisas, a opinião dele é justamente que o brunimento resolveria e no meu caso seria melhor do que trocar as camisas, da pra tocar elas, mas elas não saem facil como em outros motores. Tanto o mecanico quanto o retificador garantiram que somente a retifica brunindo as camisas standart originais ficará 100% e melhor que trocando. Perguntei: mas ela nao vai continuar queimando óleo? ele respondeu que não, pq não chegou a fazer riscos de fato, o que aconteceu é um pequeno desgaste que visualmente parece grande, mas nas medições é despresível.
Questionei ele sobre a retífica do virabrequim para 0.25 e as bronzinas, ele me garantiu que existem bronzinas não standart originais. Que ele já fez outros motores e comprou na autorizada da toyota do PY bronzinas 0.25 e 0.50. Segundo ele oq não tem é pistão original sem ser standart. Bom, quanto a isso, vou matar a charada quando for comprar, pq na autorizada só vai ter original e ele vai ligar encomendando antes de ir pegar, procedimento este que ele faz sempre. Também já comprei diretamente nessa autorizada totalmente confiável, é uma concessionaria com repuesto de peças e mecânica autorizada, as peças vem embaladas em caixas e pacotes da toyota made in japan.
Também acho que vale a pena trocar a bomba de óleo tb, mas de qualquer maneira ele mandou pra retífica só pra ver se tem algum problema e assim definir se ela é uma das causadoras do problema todo.
Não senti problema na embreagem, mas o disco, apesar de pouco desgastado, tem pequenas rachaduras e um aspecto bem feio, entao se nao ficar muito caro vou trocar tb.
Segunda feira devo ter a lista das peças definitivas e os valores, se tudo der certo no meio da semana vou lá com o mecânico comprar as peças.
Vou mantendo vcs atualizados...

guilhermeabreu
17/02/2013, 23:41
Beleza , boa sorte , fique tranquilo que vai ficar bom .

Romulo Lubachesky
18/02/2013, 18:11
Pessoal, o que vcs acham dessas duas alternativas:
jogo de pistões e anéis originais toyota la no PY por R$ 2.050,15 reais

ou

Jogo de pistões e anéis marca Izumi R$ 1.230,00 reais

Essa é a única situação das minhas peças que pegar no Brasil ficaria mais barato, mas o que vcs acham?
vale a pena a economia?
essa marca japonesa Izumi é para ser boa, mas é ela quem fabrica para a toyota? ou é tão boa quanto?

Resolvendo esse impasse eu encomendo as peças no py e depois vou buscar...
Só pra constar, o jogo de bronzinas e bielas existem mesmo originais na medida 0.25, confirmado na autorizada.

dorderf
18/02/2013, 18:39
Pessoal, o que vcs acham dessas duas alternativas:
jogo de pistões e anéis originais toyota la no PY por R$ 2.050,15 reais

ou

Jogo de pistões e anéis marca Izumi R$ 1.230,00 reais

Essa é a única situação das minhas peças que pegar no Brasil ficaria mais barato, mas o que vcs acham?
vale a pena a economia?
essa marca japonesa Izumi é para ser boa, mas é ela quem fabrica para a toyota? ou é tão boa quanto?

Resolvendo esse impasse eu encomendo as peças no py e depois vou buscar...
Só pra constar, o jogo de bronzinas e bielas existem mesmo originais na medida 0.25, confirmado na autorizada.

Paguei menos de R$ 1.000,00 nos 4 pistões... subiu demais, hein?

Romulo Lubachesky
18/02/2013, 18:44
Paguei menos de R$ 1.000,00 nos 4 pistões... subiu demais, hein?

Vc usou metal leve? esse eu achei por 840,00, no mesmo lugar que tem a izumi.

dorderf
18/02/2013, 18:49
Vc usou metal leve? esse eu achei por 840,00, no mesmo lugar que tem a izumi.

Não, originais standard.

Romulo Lubachesky
18/02/2013, 18:52
Não, originais standard.

Original, vc quer dizer na revenda autorizada de uma concessionaria?

dorderf
18/02/2013, 18:57
Original, vc quer dizer na revenda autorizada de uma concessionaria?

Sim, só que do PY. Comprei na Ferraço e eles me enviaram.

Romulo Lubachesky
18/02/2013, 19:29
Sim, só que do PY. Comprei na Ferraço e eles me enviaram.

Mas ai que esta a diferença, eu tenho o preço do jogo de pistão izumi mais aneis, vai dar esse valor que vc postou no seu tópico.
Ai a outra opção é dentro da concessionaria com caixinha vermelha escrita toyota parts... o que queria saber era se essa diferença de preço justifica a diferença de qualidade. O pessoal da Ferraco e da América quando pegam peças toyota parts eles pegam em uma autorizada no interior, ou importam diretamente marcas como Izumi ou Metal leve.
No caso eu estaria pegando diretamente nessa autorizada do interior, as peças vem direto de assuncion. levam 1 dia entre a encomenda e a chegada na concessionaria em ciudad del est.

dorderf
18/02/2013, 20:24
Mas ai que esta a diferença, eu tenho o preço do jogo de pistão izumi mais aneis, vai dar esse valor que vc postou no seu tópico.
Ai a outra opção é dentro da concessionaria com caixinha vermelha escrita toyota parts... o que queria saber era se essa diferença de preço justifica a diferença de qualidade. O pessoal da Ferraco e da América quando pegam peças toyota parts eles pegam em uma autorizada no interior, ou importam diretamente marcas como Izumi ou Metal leve.
No caso eu estaria pegando diretamente nessa autorizada do interior, as peças vem direto de assuncion. levam 1 dia entre a encomenda e a chegada na concessionaria em ciudad del est.

Já que vc tem essa facilidade, compre tudo 100% original. Se não prestasse, seu carro não chegaria a idade que tem (e só teve esse problema possivelmente por relaxamento em algum momento).

Romulo Lubachesky
19/02/2013, 08:56
É, vou acabar pegando na autorizada, assim tb não correrei o risco do mecânico se escapar de uma eventual garantia. Se eu pego a peça em outro lugar e depois da problema, abro a chance dele dizer que se eu tivesse feito com a original não daria problema, que a culpa não seria dele e sim da peça.
Fazendo tudo, incluindo troca de todas as correias, embreagem, revisão do cabeçote, peças do motor, retifica e mão de obra. Vou gastar 7.5 k reais.

dorderf
19/02/2013, 09:14
É, vou acabar pegando na autorizada, assim tb não correrei o risco do mecânico se escapar de uma eventual garantia. Se eu pego a peça em outro lugar e depois da problema, abro a chance dele dizer que se eu tivesse feito com a original não daria problema, que a culpa não seria dele e sim da peça.
Fazendo tudo, incluindo troca de todas as correias, embreagem, revisão do cabeçote, peças do motor, retifica e mão de obra. Vou gastar 7.5 k reais.

Eu gastei 10 conto, mas não comprei direto como vc vai fazer e a mão de obra aqui é bem alta, mas o carro tá baixando óleo, mesmo depois do término da garantia, e o mecânico vai mexer sem problema (acredito, pela fumaça azul que sai de manhã e pelo motor não apresentar fuga de compressão que seja algum retentor de válvula mal colocado - pois a peça deve estar 100%, haja vista ser original).

Romulo Lubachesky
23/02/2013, 14:06
Peças compradas, acabei pegando tudo na toyota mesmo... acho que até o final da semana que vem a nona volta da uti...

dorderf
23/02/2013, 19:00
Peças compradas, acabei pegando tudo na toyota mesmo... acho que até o final da semana que vem a nona volta da uti...

Pode se casar! kkkkkkk

Romulo Lubachesky
05/03/2013, 16:17
A Nona recebeu alta do hospital, esta em casa e passa bem...

Total da conta: R$ 6.641,00 reais.

Isso incluiu a troca do kit de embreagem, revisão geral do cabeçote, velas aquecedoras, todas as correias, esticadores, rolamentos, limpeza do radiador, além do que era necessário para consertá-la.
Todas as peças foram toyota genuine parts compradas na autorizada toyotoshi do PY.
Estou tão faceiro com a volta dela que nem consigo julgar sua nova condição ao dirigir, mas parece ainda melhor do que era antes, mesmo com menos de 100km rodados só pra teste.
Achei engraçado ela não soltar fumaça, achei que um motor recem feito não seria tão limpo.
Agora é amaciar, trocar o óleo com 1000km e viver feliz com ela...

dorderf
05/03/2013, 16:30
A Nona recebeu alta do hospital, esta em casa e passa bem...

Total da conta: R$ 6.641,00 reais.

Isso incluiu a troca do kit de embreagem, revisão geral do cabeçote, velas aquecedoras, todas as correias, esticadores, rolamentos, limpeza do radiador, além do que era necessário para consertá-la.
Todas as peças foram toyota genuine parts compradas na autorizada toyotoshi do PY.
Estou tão faceiro com a volta dela que nem consigo julgar sua nova condição ao dirigir, mas parece ainda melhor do que era antes, mesmo com menos de 100km rodados só pra teste.
Achei engraçado ela não soltar fumaça, achei que um motor recem feito não seria tão limpo.
Agora é amaciar, trocar o óleo com 1000km e viver feliz com ela...

Boa sorte, Rômulo! Eu ainda tô na pendenga do óleo baixando, mas semana que vem deixo na oficina pra arrumarem!

sandrotp
10/06/2014, 11:27
A Nona recebeu alta do hospital, esta em casa e passa bem...

Total da conta: R$ 6.641,00 reais.

Isso incluiu a troca do kit de embreagem, revisão geral do cabeçote, velas aquecedoras, todas as correias, esticadores, rolamentos, limpeza do radiador, além do que era necessário para consertá-la.
Todas as peças foram toyota genuine parts compradas na autorizada toyotoshi do PY.
Estou tão faceiro com a volta dela que nem consigo julgar sua nova condição ao dirigir, mas parece ainda melhor do que era antes, mesmo com menos de 100km rodados só pra teste.
Achei engraçado ela não soltar fumaça, achei que um motor recem feito não seria tão limpo.
Agora é amaciar, trocar o óleo com 1000km e viver feliz com ela...

Bom dia romulo.

Tu pode me passar o numero das peças originais, estou pensando em ir para CDE para comprar as peças da minha hilux.

Romulo Lubachesky
13/06/2014, 18:16
Sandro, não tenho a numeração, acabei não anotando quando comprei. Mas vai com o numero do chassis direto na toyotoshi, não vai nos repuesto que neles só tem peças ruins, pega original na autorizada que não tem erro. A tua toyota é que ano?