Ver Versão Completa : primeiro jipe da minha vida
fabio lellis
10/02/2013, 08:20
Eae galera... primeiramente venho agradecer o espaço dado aqui no forum... tenho 28 anos e meu sonho sempre foi ter um jipe... achava q era beeem baratinho comprar um... sempre via uns jipes todo arrebentados ndando aqui por perto de casa e achava q era baratinho comprar um... bom... eu tinha um Celta e bati ele faz alguns dias... deu PT e peguei o dinheiro do seguro... agora quero comprar um niva... digo niva pq foi oq achei mais em conta... tenho apenas 10.000 e não consigo nada mais do q isso... alguem aqui pode me falar se vou tomar bucha? vi q esse preço é beeeem abaixo dos preços dos nivas... achei alguns por 7.500, outro por 9.000 mas... não sei se vai valer a pena... será melhor eu esperar arrumar mais grana? pra comprar um mais inteirão? achei um com motor 2.0 adaptado... não entendo muito mas o cara disse q ele adaptou com o kit br2000 e por isso o carro não tem problema algum... não quero comprar o jipe pra fazer trilhas... aliás... querer eu quero sim mas.... não tenho grana pra ficar bancando consertos atras de consertos... o carro vai ser mais usado aos finais de semana pra ir buscar meus filhos na casa deles e beeeem de vezem qdo quero descer pro litoral... alguem pode me ajudar?
agradeço
Fabio
Se vc não esta com muita grana evite comprar um carro muito detonado que necessite de reforma muito intensa.
Como será seu único carro vc terá que errar o menos possível na escolha, portanto, não compre no impulso, tenha paciência, dirija vários, entenda mais sobre o carro e aprenda a avalia-lo.
Se o KIT BR2000 foi bem instalado, realmente vc não terá problemas. Tenho motor AP no meu Niva, rodando a mais de 10 anos e estou satisfeito.
Mantenho um Blog sobre o Niva visando trocar experiências e ajudar Niveiros.
Recomendo que leia:
Niva: Opiniões sobre o Niva (http://jipeniva.blogspot.com.br/2010/01/opinioes-sobre-o-niva.html)
Niva: Outubro 2010 (http://jipeniva.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html)
Boa sorte
Djalma
Flugêncio
10/02/2013, 18:03
Eae galera... primeiramente venho agradecer o espaço dado aqui no forum... tenho 28 anos e meu sonho sempre foi ter um jipe... achava q era beeem baratinho comprar um... sempre via uns jipes todo arrebentados ndando aqui por perto de casa e achava q era baratinho comprar um... bom... eu tinha um Celta e bati ele faz alguns dias... deu PT e peguei o dinheiro do seguro... agora quero comprar um niva... digo niva pq foi oq achei mais em conta... tenho apenas 10.000 e não consigo nada mais do q isso... alguem aqui pode me falar se vou tomar bucha? vi q esse preço é beeeem abaixo dos preços dos nivas... achei alguns por 7.500, outro por 9.000 mas... não sei se vai valer a pena... será melhor eu esperar arrumar mais grana? pra comprar um mais inteirão? achei um com motor 2.0 adaptado... não entendo muito mas o cara disse q ele adaptou com o kit br2000 e por isso o carro não tem problema algum... não quero comprar o jipe pra fazer trilhas... aliás... querer eu quero sim mas.... não tenho grana pra ficar bancando consertos atras de consertos... o carro vai ser mais usado aos finais de semana pra ir buscar meus filhos na casa deles e beeeem de vezem qdo quero descer pro litoral... alguem pode me ajudar?
agradeço
Sugiro vc fazer uma boa leitura por aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/85816-faq-niva.html
mauricio_silva
10/02/2013, 22:10
Olá Fábio.
Primeiramente, vamos a algumas verdades:
- Desconfie sempre se você encontrar um carro (seja ele qual for) que seja BOM, BONITO E BARATO. Feche negócio se das três qualidades, você encontrar duas num mesmo veículo.
- Não existe mais um 4x4 "beeem baratinho". Pelo menos, não um que preste.
- Carros sempre necessitam de manutenção. Quanto mais velhos e usados, maior a necessidade.
- Veículos 4x4 estão (excessivamente) valorizados. Um bom 4x4 custa caro. Esta lógica não vale para os SUVs.
- O único jeito eficaz de não se ter dores de cabeça com um carro, é não tendo um.
- Veículos off road ou são amados ou odiados.
- Adaptações são sempre adaptações (ou como diria o grande Gil, adaptações podem virar "adaptraições"). Para uso geral, melhor um carro original.
- Mais que a qualidade das peças, a qualidade do profissional responsável é o que dita a qualidade de uma adaptação.
- Carros com tração 4x4 consomem mais combustível que os 4x2 equivalentes.
- Quem quer economia e preço de revenda, deve comprar carro básico 0 km.
- Quem não compra carro por "impulso" é negociante de automóveis.
- Jipes e mulheres normalmente fazem uma mistura heterogênea e instável; jipes e crianças formam a amálgama perfeita.
- Alguns SUVs tem luxo, tração 4x4 e preço baixo. Mas a manutenção é caríssima e as peças difíceis de serem encontradas (embora haja sites de vendas de peças nos EUA que tem de tudo a um preço bem razoável; o que "mata" é a quantidade de taxas).
Depois, alguns "conselhos" (melhor dizer, "sugestões"...).
- Antes de comprar um 4x4, teste alguns modelos e veja se são do seu agrado.
- Não tenha pressa de comprar um 4x4; tenha antes a certeza do que você quer/precisa.
- Procure se informar a respeito do veículo desejado. Busque informações imparciais (se isso for possível...).
- Não faça juízo de um modelo de 4x4 pelo teste feito em um único veículo. Da mesma forma, não acredite "cegamente" na opinião de apenas uma pessoa.
- Por melhor que sejam as informações colhidas, a decisão final e sua; busque sempre um veículo que lhe agrade (agradar as outras pessoas não importa tanto assim...). Não acredite naquela que diz "É ruim, mas depois eu acostumo...".
- Prefira pagar mais por um carro em bom estado do que pagar barato por um "mais ou menos para ir consertando depois" (neste caso tenha certeza: "o barato sai caro").
E para terminar, um pensamento.
"Off road é mais que um tipo de veículo; é uma opção de vida, quase um vício".
[]s.
agradeço
Amigo, tive Niva entre 2001 e 2004 e um Laika entre 2011 e 2012. À época, o Niva foi meu único veículo. Comprei-o original e após 4 meses troquei o motor para diesel. Deu poucos problemas, mas foi um veículo muito bem cuidado por donos anteriores. O Niva é um baita veículo. O problema são os mecânicos que não entendem e não fazem questão sequer de aprender. Aliás, este é um problema crônico. Não achamos mais mecânicos interessados, bons no que fazem. Infelizmente são poucos! Se você entender de mecânica e tiver uma boa caixa de ferramenta e espaço para tanto, acho que pode comprar um russo. A manutenção é bem fácil de aprender e simples. Como você tem 10 mil, talvez não seja o suficiente para comprar um bom Niva e ainda fazer uma manutenção preventiva nele, que é a base para qualquer veículo. Eu, no seu lugar, optaria por algo mais simples mesmo. Por exemplo, um Gurgelzinho ( https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=46675&cat=1&item=28&titulo=Gurgel%20X12%20Tocantins ). A mecânica é de fusca, qualquer sujeito que se diz mecânico entende. E é bom de offroad, mesmo que não seja 4x4. Fica a sugestão. Saudações.