Ver Versão Completa : Problema na viatura.
renan909
08/02/2013, 16:05
Bom, tenho um Jeep Willys 1962 com motor 6 cilindros (motor hurricane), todo original. Antes de sair de viagem percebi que a viatura estava um pouco fraca, mas como estava sem tempo, resolvi deixar para a volta, mas resolvi reapertar os cabos de vela e o problema foi amenizado. (A viagem não foi feita na viatura). Porém, agora que voltei de viagem, não consigo ligá-lo. O tanque de combustível está cheio, testei com mais de uma bateria e tentei até injetar gasolina diretamente no carburador, mas mesmo assim, o motor de arranque fica apenas girando, sem conseguir dar partida no motor. Suspeito muito que o defeito esteja relacionado à parte elétrica do Jeep, mas não sei como ou quais testes realizar para procurar o defeito. Alguém teria alguma ideia de qual pode ser o problema?
Bom, tenho um Jeep Willys 1962 com motor 6 cilindros (motor hurricane), todo original. Antes de sair de viagem percebi que a viatura estava um pouco fraca, mas como estava sem tempo, resolvi deixar para a volta, mas resolvi reapertar os cabos de vela e o problema foi amenizado. (A viagem não foi feita na viatura). Porém, agora que voltei de viagem, não consigo ligá-lo. O tanque de combustível está cheio, testei com mais de uma bateria e tentei até injetar gasolina diretamente no carburador, mas mesmo assim, o motor de arranque fica apenas girando, sem conseguir dar partida no motor. Suspeito muito que o defeito esteja relacionado à parte elétrica do Jeep, mas não sei como ou quais testes realizar para procurar o defeito. Alguém teria alguma ideia de qual pode ser o problema?
Veja se o platinado esta ok
Boa noite prezado ! dê mais detalhes, é platinado ou ignição eletrônica ? a primeira impressão realmente é que está faltando centelha . . . um abraço !
renan909
08/02/2013, 19:35
Boa noite prezado ! dê mais detalhes, é platinado ou ignição eletrônica ? a primeira impressão realmente é que está faltando centelha . . . um abraço !
É platinado mesmo
Veja se o platinado esta ok
Como saber se o platinado está em bom estado ou avariado?
Rafael OFF
08/02/2013, 20:44
Ve se o platinado nao esta muito colado ou inoxidado.
com um alicate retire o cabo da bobina q encaixa no distribuidor e da partida,coloca perto da lata e ve se esta passando centelha.
antonio umino
08/02/2013, 22:52
Ei
Primeiro veja se tem corrente 12 volts na bobina....
se for platinado. confere a abertura do mesmo...
Quando ligado tem faisca no cabo da bobina. ( o cabo saindo da bobina um pouco afastado do bloco ou parte,.....
Se tem faisca desta maneira...... veja o rotor em que cabo está apontando o rotor, se for no primeiro cilindro lado do radiador...
veja se confere a marcação na polia do virabrequim.. conferindo, solte o distribuidor até que pule a faisca da bobina.......
é o ponto de ignição, aperte o parafuso do distribuidor......coloque a tampa. e partida....
até mais.
uma certa vez tive esse tipo de problema e foi uma coisa CHATA chamada PALTINADO comprei do rotor,condensador e platinado Hoje eu uso ignição eletronica ja nao sofro mais esse mal eterno.
juleymar73
09/02/2013, 00:04
Meu jeep depois de ficar parado uns ters meses deu uma zica dessas, era o platinado .
renan909
09/02/2013, 01:00
Bom, amanhã farei todos estes testes para ver o que acontece com o bichinho, qualquer resultado eu posto aqui. Valeu a ajuda pessoal:):):):):)
É platinado mesmo
Como saber se o platinado está em bom estado ou avariado?
Bom dia prezado ! como os amigos disseram, para verifcar se o platinado está ok, a melhor forma é com um multímetro, se você ainda não tem já é hora de comprar um - afinal você é um Jeepeiro - e Jeepeiro tem que sempre ter em mãos algumas ferramentas básicas não é mesmo ? você encontra esse instrumento em lojas de eletrônica e hoje em dia, são baratos e mesmo os Xing Ling dão conta do recado, para testar faça o seguinte :
1 - Ligue a ignição e com o multímetro na escala de tensão ( a essa altura você já leu o manual do multímetro ) e meça a tensão no terminal positivo da bobina, deve haver entre 9 e 12 Vcc, se não, o problema é a chave de partida ou um fusível queimado.
2 - Depois meça a tensão no terminal negativo da bobina, deve haver 0 ( zero ) ou algo entre 9 e 12 Vcc ( quase a mesma tensão que o positivo ), se for 0 Vcc o platinado está fechado, se for 9 ~ 12 Vcc o platinado está aberto, essas são as duas situações normais que você pode encontrar.
3 - Peça a alguém para dar a partida e verifique ainda no terminal negativo da bobina ( cuidado para não levar um choque ) se a tensão varia entre aqueles limites de 0 a ( 9 ) 12 Volts, se não, o problema é em outro local . . .
Mesmo se estiver variando, o platinado pode estar mal ajustado ou mesmo oxidado, você pode lixar levemente os contatos, na realidade o ideal é trocá-lo, e mesmo os novos tem que levar uma lixada pois normalmente, eles vem da fábrica com um verniz protetor, boa sorte e qualquer coisa é só falar, um abraço !
Errata :
3 - Peça a alguém para dar a partida e verifique ainda no terminal negativo da bobina ( cuidado para não levar um choque ) se a tensão varia entre aqueles limites de 0 a ( 9 ) 12 Volts, se sim, o problema é em outro local . . .
Um abraço !
Jacimar,
A solução é uma ignição eletronica todos esses problemas desaparecem da sua vida
Jacimar,
A solução é uma ignição eletronica todos esses problemas desaparecem da sua vida
Bom dia Coloma ! pulando Carnaval de Jeep ? com certeza a ignição eletrônica resolve definitivamente 99% dos problemas de ignição, mas muitos ainda tem platinado e tem que conviver com isso . . . por sorte e persisitencia eu ainda tenho platinado apenas na Chevrolet Brasil, e assim mesmo ela está parada em ( eterna ) reforma . . . quando voltar a rodar uma das primeiras coisas que quero fazer é passar a ignição eletrônica da C-10 para ela e na C-10 colocar a DD da Motor Spice . . . um dia chego lá ! abraço à todos.
renan909
10/02/2013, 12:07
bom, fiz alguns testes ontem e parece que está tudo ok, a única coisa estranha que notei foi uma falta de força no motor de arranque... O platinado estava meio oxidado, acho que vou trocá-lo para evitar dor de cabeça e, quem sabe, quando o $$ ajudar, eu instale uma injeção eletrônica nele :-D
Bom dia prezado ! como os amigos disseram, para verifcar se o platinado está ok, a melhor forma é com um multímetro, se você ainda não tem já é hora de comprar um - afinal você é um Jeepeiro - e Jeepeiro tem que sempre ter em mãos algumas ferramentas básicas não é mesmo ? você encontra esse instrumento em lojas de eletrônica e hoje em dia, são baratos e mesmo os Xing Ling dão conta do recado, para testar faça o seguinte :
1 - Ligue a ignição e com o multímetro na escala de tensão ( a essa altura você já leu o manual do multímetro ) e meça a tensão no terminal positivo da bobina, deve haver entre 9 e 12 Vcc, se não, o problema é a chave de partida ou um fusível queimado.
2 - Depois meça a tensão no terminal negativo da bobina, deve haver 0 ( zero ) ou algo entre 9 e 12 Vcc ( quase a mesma tensão que o positivo ), se for 0 Vcc o platinado está fechado, se for 9 ~ 12 Vcc o platinado está aberto, essas são as duas situações normais que você pode encontrar.
3 - Peça a alguém para dar a partida e verifique ainda no terminal negativo da bobina ( cuidado para não levar um choque ) se a tensão varia entre aqueles limites de 0 a ( 9 ) 12 Volts, se não, o problema é em outro local . . .
Mesmo se estiver variando, o platinado pode estar mal ajustado ou mesmo oxidado, você pode lixar levemente os contatos, na realidade o ideal é trocá-lo, e mesmo os novos tem que levar uma lixada pois normalmente, eles vem da fábrica com um verniz protetor, boa sorte e qualquer coisa é só falar, um abraço !
Hoje mesmo vou sair pra comprar esse multímetro pra fazer os testes. Vou ver se consigo outra bateria pra colocar no bichinho pra ver se a coisa muda de figura