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Ver Versão Completa : Problemas e Soluções (turbo, pressão sist. arref. e corrent comand) Pajero 2.8 4M40



Leo Couto
05/02/2013, 13:07
Prezados colegas de forum, tenho uma pajero full 2.8 tdi motor 4m40 ano 98/99. Desde que a comprei venho tendo problemas de mecânica, mas não pelo fato do problema em sí, mas sim pela imcompetencia e desonestidade de maus profissionais da mecânica. Como as histórias são muito grandes e me daria um tremendo trabalho expor tudo aqui, com fotos e vídeos em meu blog tem um relato completo dos problemas e as soluções. Deixo para aqui as dúvidas, comentários e esclarecimentos aos colegas sobre o assunto.

Troca do kit da corrente de comando e da turbina

NivaSouto: TURBINA E KIT CORRENTE DE COMANDO MITSUBISHI PAJERO FULL GLS-B 2.8 (http://nivasouto.blogspot.com.br/2012/12/turbina-e-kit-corrente-de-comando.html)

Aqui foi minha última investida na revisão do carro. Espero ter cortado todo o mal pela raiz.

NivaSouto: ALTA PRESSÃO (http://nivasouto.blogspot.com.br/2013/02/alta-pressao.html)


Fico a disposição no blog e por aqui para ajudar aos colegas.

Abraços.

vitor_grotmann
09/02/2013, 11:50
Prezados colegas de forum, tenho uma pajero full 2.8 tdi motor 4m40 ano 98/99. Desde que a comprei venho tendo problemas de mecânica, mas não pelo fato do problema em sí, mas sim pela imcompetencia e desonestidade de maus profissionais da mecânica. Como as histórias são muito grandes e me daria um tremendo trabalho expor tudo aqui, com fotos e vídeos em meu blog tem um relato completo dos problemas e as soluções. Deixo para aqui as dúvidas, comentários e esclarecimentos aos colegas sobre o assunto.

Troca do kit da corrente de comando e da turbina

NivaSouto: TURBINA E KIT CORRENTE DE COMANDO MITSUBISHI PAJERO FULL GLS-B 2.8 (http://nivasouto.blogspot.com.br/2012/12/turbina-e-kit-corrente-de-comando.html)

Aqui foi minha última investida na revisão do carro. Espero ter cortado todo o mal pela raiz.

NivaSouto: ALTA PRESSÃO (http://nivasouto.blogspot.com.br/2013/02/alta-pressao.html)


Fico a disposição no blog e por aqui para ajudar aos colegas.

Abraços.
leo como ficou a turbina depois disso?

vc acha melhor trocar o conjunto ou recondicionar?
to perguntando pq minha turbina ta puxando muito oleo.

abraços de seu irmão em cristo
Vitor

Leo Couto
09/02/2013, 18:35
Shalom Vitor, o profissional da turbina me perguntou a mesma coisa. Eu optei pela troca do conjunto rotativo. Ele ainda me deu garantia de 6 meses.

O carro andava meio xôxo, sabe, sem força. E era uma fumaceira danada quando pisava fundo ou subia a 2300, 2500 giros no rpm. Depois da troca sumiu, não fumaça mais como antes, ainda fumaça pouco mas segundo o mecânico agora é revisar a bomba e os bicos injetores. Já olho para trás do revisor e vejo os carros lá atrás, antes... ninguém ficava por causa da fumaça. Era constrangedor. Isso me incomodava.
O carro ficou forte, vc sente um pouco o empuxo da turbina como se colasse no banco. Não como nitro (velozes e furiosos) mas foi tanto tempo rodando com o carro fraco que quando vc sai da oficina a primeira impressão ao acelerar é essa. Depois acostuma.

Abraço.

Poison
24/06/2014, 11:42
Sobe que minha pajero ficou xoxa!

Ta sem pressão a turbina, ainda não reparei se está puxando óleo

Marcolin
29/06/2014, 00:28
a minha ta xoxa, fumacera preta......e puxando oleo tmb, em 5 mil km bebeu 1,8 litros de oleo a mardita, turibina nova pra ela rs!!

Poison
29/06/2014, 21:37
2300 na miltfort

SAPO-BOMBA
30/06/2014, 00:18
Só uma dica pra vcs, donos de Pajero 2.8:


As turbinas TF035 ( Pajero ) e TD04 ( L200 ) utilizam O MESMO CONJUNTO ROTATIVO/COMPRESSOR!


A diferença reside apenas nas carcaças, que no caso da TD04 é voltada pra ter spool ( enchimento ) mais forte a partir dos 1800RPM até 4000RPM. Ela é um pouco mais "lerdinha" que a TF035 mas em compensação dá enchimento pleno por uma faixa de giro bem maior.


A TF035 por ter carcaça menor, dá um spool a partir dos 1600RPM, mas morre mais cedo aos 3000/3200RPM. É boa pro torque, mas meia-boca pra alto giro/potência


Se vc quiser aproveitar a tua carcaça TF035, tu só faz comprar o conjunto rotativo da TD04 e troca em casa mesmo, ou leva num mecânico que ele troca, é moleza...


Ou seja, ao invés de gastar os tubos numa turbina nova, troca apenas o conjunto rotativo ( em média 700 a 1000 reais )!



http://www.youtube.com/watch?v=Fo_7AeO9g4I

Marcolin
01/07/2014, 09:06
Só uma dica pra vcs, donos de Pajero 2.8:


As turbinas TF035 ( Pajero ) e TD04 ( L200 ) utilizam O MESMO CONJUNTO ROTATIVO/COMPRESSOR!


A diferença reside apenas nas carcaças, que no caso da TD04 é voltada pra ter spool ( enchimento ) mais forte a partir dos 1800RPM até 4000RPM. Ela é um pouco mais "lerdinha" que a TF035 mas em compensação dá enchimento pleno por uma faixa de giro bem maior.


A TF035 por ter carcaça menor, dá um spool a partir dos 1600RPM, mas morre mais cedo aos 3000/3200RPM. É boa pro torque, mas meia-boca pra alto giro/potência


Se vc quiser aproveitar a tua carcaça TF035, tu só faz comprar o conjunto rotativo da TD04 e troca em casa mesmo, ou leva num mecânico que ele troca, é moleza...


Ou seja, ao invés de gastar os tubos numa turbina nova, troca apenas o conjunto rotativo ( em média 700 a 1000 reais )!



http://www.youtube.com/watch?v=Fo_7AeO9g4I

Sapo aqui na ramada querem R$ 2500,00 no conjunto........consegui a turbina inteira por R$1400,00 e consegui no ml o conjunto rotativo por R$ 700,00......e agora na duvida rs!!

Poison
01/07/2014, 09:31
Só uma dica pra vcs, donos de Pajero 2.8:


As turbinas TF035 ( Pajero ) e TD04 ( L200 ) utilizam O MESMO CONJUNTO ROTATIVO/COMPRESSOR!


A diferença reside apenas nas carcaças, que no caso da TD04 é voltada pra ter spool ( enchimento ) mais forte a partir dos 1800RPM até 4000RPM. Ela é um pouco mais "lerdinha" que a TF035 mas em compensação dá enchimento pleno por uma faixa de giro bem maior.


A TF035 por ter carcaça menor, dá um spool a partir dos 1600RPM, mas morre mais cedo aos 3000/3200RPM. É boa pro torque, mas meia-boca pra alto giro/potência


Se vc quiser aproveitar a tua carcaça TF035, tu só faz comprar o conjunto rotativo da TD04 e troca em casa mesmo, ou leva num mecânico que ele troca, é moleza...


Ou seja, ao invés de gastar os tubos numa turbina nova, troca apenas o conjunto rotativo ( em média 700 a 1000 reais )!



http://www.youtube.com/watch?v=Fo_7AeO9g4I

SAPO sempre salvando a vida!

SAPO, sabe que a minha abria em 2500, dava um soco, mas morria rapido por votla dos 3000
Agora parei de sentir aquela pressão, forte nos 2500, mas ela ta abrindo a 2000 mais ou menos...


Sapo aqui na ramada querem R$ 2500,00 no conjunto........consegui a turbina inteira por R$1400,00 e consegui no ml o conjunto rotativo por R$ 700,00......e agora na duvida rs!!

Achei esse mesmo valor do conjunto...

agora quero ver quem tem as manhas de fazer em casa! hahah

Marcolin
01/07/2014, 11:54
SAPO sempre salvando a vida!

SAPO, sabe que a minha abria em 2500, dava um soco, mas morria rapido por votla dos 3000
Agora parei de sentir aquela pressão, forte nos 2500, mas ela ta abrindo a 2000 mais ou menos...



Achei esse mesmo valor do conjunto...

agora quero ver quem tem as manhas de fazer em casa! hahah


Sapo é o grande mestre(master yoda jeday) das mits!!!!!!salvou minha vida já algumas veses!!! vou mandar uma caixa de vinho e uns salames, e queijos colonias.......pra esse mestre!!

Marcolin
01/07/2014, 11:56
Sapo é o grande mestre(master yoda jeday) das mits!!!!!!salvou minha vida já algumas veses!!! vou mandar uma caixa de vinho e uns salames, e queijos colonias.......pra esse mestre!!


A minha ontem voltando de poa.....em terceira marcha quando entra a pressao da turbina faz um barulho estranho.....tipoforcando sabe....acho que afroxou mais ainda o conjunto rotativo alem de estar baixando oleo tmb.....nao adianta vou ter que abrir a mao rsrs!!

Marcolin
01/07/2014, 12:01
Só uma dica pra vcs, donos de Pajero 2.8:


As turbinas TF035 ( Pajero ) e TD04 ( L200 ) utilizam O MESMO CONJUNTO ROTATIVO/COMPRESSOR!



A diferença reside apenas nas carcaças, que no caso da TD04 é voltada pra ter spool ( enchimento ) mais forte a partir dos 1800RPM até 4000RPM. Ela é um pouco mais "lerdinha" que a TF035 mas em compensação dá enchimento pleno por uma faixa de giro bem maior.


A TF035 por ter carcaça menor, dá um spool a partir dos 1600RPM, mas morre mais cedo aos 3000/3200RPM. É boa pro torque, mas meia-boca pra alto giro/potência


Se vc quiser aproveitar a tua carcaça TF035, tu só faz comprar o conjunto rotativo da TD04 e troca em casa mesmo, ou leva num mecânico que ele troca, é moleza...


Ou seja, ao invés de gastar os tubos numa turbina nova, troca apenas o conjunto rotativo ( em média 700 a 1000 reais )!



http://www.youtube.com/watch?v=Fo_7AeO9g4I


Sapo acho que vou comprar nova, sera que a saida da td04 é a mesma da tf35 no coletor, plug and play?valeu!!

SAPO-BOMBA
01/07/2014, 14:51
Sapo acho que vou comprar nova, sera que a saida da td04 é a mesma da tf35 no coletor, plug and play?valeu!!


Não é pra comprar a turbina, e sim apenas o conjunto rotativo. O vídeo demonstra exatamente o que foi feito... :concordo:


As saídas das duas turbinas são diferentes, só servem pros seus respectivos motores.

Marcolin
01/07/2014, 19:23
Não é pra comprar a turbina, e sim apenas o conjunto rotativo. O vídeo demonstra exatamente o que foi feito... :concordo:


As saídas das duas turbinas são diferentes, só servem pros seus respectivos motores.


ok, sapo entendi , mas acho que vou acabar pondo a tf 035 consegui ela nova completa por R$ 1350,00 reais.....se alguem precisar estou buscando ela em sao marcos serra gaucha!!

vitor_grotmann
01/07/2014, 22:57
Sapo, o que muda com a troca deste conjunt rotativo?
ela vai ficar mais potente?
Fica mais suave para andar em velocidade de cruzeiro?
abraços Vitor

SAPO-BOMBA
02/07/2014, 00:01
Não muda nada.


O conjunto rotativo da TF035 e da TD04 é o mesmo. O que muda é o formato da carcaça delas e como isso influi no rendimento da turbina, conforme explica antes...


É que muita gente acha que essas turbinas não tem conserto/reparo, e na verdade muitas tem peças intercambiáveis entre determinados modelos/séries de alguns fabricantes.

SAPO-BOMBA
02/07/2014, 00:02
ok, sapo entendi , mas acho que vou acabar pondo a tf 035 consegui ela nova completa por R$ 1350,00 reais.....se alguem precisar estou buscando ela em sao marcos serra gaucha!!


Toma cuidado pq tem turbina "made in China" e remanufaturada sendo vendida como original/nova...


Um conjunto rotativo sai na faixa de 700 a 900 reais... Mão de obra é baratinha pq não leva 1 hora pra montar o conjunto novo.

Marcolin
03/07/2014, 17:54
Toma cuidado pq tem turbina "made in China" e remanufaturada sendo vendida como original/nova...


Um conjunto rotativo sai na faixa de 700 a 900 reais... Mão de obra é baratinha pq não leva 1 hora pra montar o conjunto novo.

Sapo comprei nova desta empresa TLX « Home (http://www.tlx.ind.br) em sao marcos rgs, consegui a vista o valor de R$ 1350,00 reais, segundo relatos de outros pajeristas pode comprar empresa seria, me deu um ano de garantia!! A mesma turibina é vendida aqui na minha cidade nas lojas por R$ 2250,00 etha margem de lucro boa essa rsrs.....ela e refrigerada a agua e oleo, , ao .......porem vou ter que fechar a entrada de agua com dois bujoes, outra coisa que gostei que ela vem com a valvula watesgate com regulagem, ao contrario da original de 13 anos atraz hehe haste sem rosca...logo estara instalada!!
Outra coisa Sapo, só instalo, ou tenho que fazer um limpeza na admissao e mangueiras, intercooler, tal, por estar jogando um oleo e tal? fico no aguardo!!!

SAPO-BOMBA
04/07/2014, 04:47
Sapo comprei nova desta empresa TLX « Home (http://www.tlx.ind.br) em sao marcos rgs, consegui a vista o valor de R$ 1350,00 reais, segundo relatos de outros pajeristas pode comprar empresa seria, me deu um ano de garantia!! A mesma turibina é vendida aqui na minha cidade nas lojas por R$ 2250,00 etha margem de lucro boa essa rsrs.....ela e refrigerada a agua e oleo, , ao .......porem vou ter que fechar a entrada de agua com dois bujoes, outra coisa que gostei que ela vem com a valvula watesgate com regulagem, ao contrario da original de 13 anos atraz hehe haste sem rosca...logo estara instalada!!
Outra coisa Sapo, só instalo, ou tenho que fazer um limpeza na admissao e mangueiras, intercooler, tal, por estar jogando um oleo e tal? fico no aguardo!!!


Pq vc vai fechar as entradas de água? A sua turbina original não é refrigerada à água e óleo? Monte exatamente como é originalmente que vc não terá problemas...


É bom limpar sim, os coletores, mangueiras e etc...

Marcolin
04/07/2014, 13:08
Pq vc vai fechar as entradas de água? A sua turbina original não é refrigerada à água e óleo? Monte exatamente como é originalmente que vc não terá problemas...


É bom limpar sim, os coletores, mangueiras e etc...

Nao sapo a minha é somente a oleo mesmo....nao entra agua hehe

SAPO-BOMBA
04/07/2014, 14:16
Sim, mas se esta turbina vem com os dutos para água, é pq ela precisa ser refrigerada... Se a original não tinha, tudo bem.


Até pq existem modelos diferentes para aplicações diferentes. Até a TD04 tem uma versão sem ser refrigerada à água...

Poison
04/07/2014, 14:28
ar marco to curioso pra saber o oq vai virar nessa turbina!!!

quando isntalr posta umsa fotos

Marcolin
06/07/2014, 20:23
ar marco to curioso pra saber o oq vai virar nessa turbina!!!

quando isntalr posta umsa fotos

Rapazizzzz.....fiz a troca da mardita tf 035.....rs e me mecanico tmb se fu pra trocar aompanhei tudo....doi parafuzos quase nos mataram, o de vazao do oleo, o da original dava na parte fria nao tinha como apertar, mas dai meu mecanico experiente em fazer carros e preparacoes de trilha resolveu mas demorou umas 5 horas o serviço.........hehe e pessoal o carro virou outra coisa mesmo, sem explicação rsrs, quando acelera chega a colar no banco estilo velozes e furiozos rssr bem menos marco veio rsrs, mas mudou tudo, e fumaceira da dengue sumiu 85%......o carro esta otimo mesmo.....a turbina veia esta completamente carbonizada, e nao conseguia fechar a vavula mais, nunca dava pressao certa...enfim, alem disso, esta com a parte quente comecando a trincar.....enfim....tava lascada.. mesmo.....mas conjunto rotativo esta otimo, (135 mil km) vou abrir ela toda descarbonizar com car 90...limpar, e montar e deixar de reserva...hehe, a nova turbina assobia bonito, ate o motor esta super esperto, mudou mesmo a bagaca....amanha postarei fotos da nova turbina e da velha guerreira, agora vi que esse trem e bom mesmo, tava andando so no motor praticamente....agora o próximo passo, revisar bicos e bomba, mas esta tao boa que tenho ate medo de fazerem me46633346da......hehe!!!

Marcolin
07/07/2014, 14:15
Só uma dica pra vcs, donos de Pajero 2.8:


As turbinas TF035 ( Pajero ) e TD04 ( L200 ) utilizam O MESMO CONJUNTO ROTATIVO/COMPRESSOR!






A diferença reside apenas nas carcaças, que no caso da TD04 é voltada pra ter spool ( enchimento ) mais forte a partir dos 1800RPM até 4000RPM. Ela é um pouco mais "lerdinha" que a TF035 mas em compensação dá enchimento pleno por uma faixa de giro bem maior.


A TF035 por ter carcaça menor, dá um spool a partir dos 1600RPM, mas morre mais cedo aos 3000/3200RPM. É boa pro torque, mas meia-boca pra alto giro/potência


Se vc quiser aproveitar a tua carcaça TF035, tu só faz comprar o conjunto rotativo da TD04 e troca em casa mesmo, ou leva num mecânico que ele troca, é moleza...


Ou seja, ao invés de gastar os tubos numa turbina nova, troca apenas o conjunto rotativo ( em média 700 a 1000 reais )!



http://www.youtube.com/watch?v=Fo_7AeO9g4I

Obrigado!!
Mestre Sapo obrigado pela sempre prestativa e hiper técnica ajuda, os conselhos do Sapo, e um bom mecânico....tudo da certo!!!

Poison
07/07/2014, 16:59
Rapazizzzz.....fiz a troca da mardita tf 035.....rs e me mecanico tmb se fu pra trocar aompanhei tudo....doi parafuzos quase nos mataram, o de vazao do oleo, o da original dava na parte fria nao tinha como apertar, mas dai meu mecanico experiente em fazer carros e preparacoes de trilha resolveu mas demorou umas 5 horas o serviço.........hehe e pessoal o carro virou outra coisa mesmo, sem explicação rsrs, quando acelera chega a colar no banco estilo velozes e furiozos rssr bem menos marco veio rsrs, mas mudou tudo, e fumaceira da dengue sumiu 85%......o carro esta otimo mesmo.....a turbina veia esta completamente carbonizada, e nao conseguia fechar a vavula mais, nunca dava pressao certa...enfim, alem disso, esta com a parte quente comecando a trincar.....enfim....tava lascada.. mesmo.....mas conjunto rotativo esta otimo, (135 mil km) vou abrir ela toda descarbonizar com car 90...limpar, e montar e deixar de reserva...hehe, a nova turbina assobia bonito, ate o motor esta super esperto, mudou mesmo a bagaca....amanha postarei fotos da nova turbina e da velha guerreira, agora vi que esse trem e bom mesmo, tava andando so no motor praticamente....agora o próximo passo, revisar bicos e bomba, mas esta tao boa que tenho ate medo de fazerem me46633346da......hehe!!!


quanto ta usando de pressão e a qual rotação ele abre?

Marcolin
08/07/2014, 02:06
quanto ta usando de pressão e a qual rotação ele abre? ta abrindo em 1,6 mil rpm acredito....e deve estar com 0,8 pressao maxima....turbina com pressao original !!!mas a haste tem regulagem hehe rsrs