Conectar

Ver Versão Completa : Grand Cherokee v8 1997

andreilopes
05/02/2013, 09:57
Bom Dia povo do 4x4, a algum tempo eu acompanho este maravilhoso forum, e sempre tive muitas respostas para meus problemas, entao aqui estou eu novamente com alguns probleminhas.. hehehe e tentando eu mesmo arrumar. Claro que não sou louco de fazer coisas que não sei.

Bom vou colocar os problemas que estou passando e por favor quem puder contar suas experiencias e dar seus concelhos serao todos muito bem recebidos. Mais uma vez obrigado para quem responder e mais uma vez dar meus parabéns para este maravilhoso forum, e como fala o ditado, quem tem boca vai a roma.

1° - Vidro dianterio do carona: Ele funciona perfeitamente, mas AS VEZES o negocio não sobe nem com reza braba, começa subindo devagar, vai indo.. parando e para.. putz.. logo quando a gente tem preça... parece que o negocio é a bateria e tem que esperar carregar para subir ate o fim. Alguem ja passou por isso??

2° - Problema de vazamento caixa: Estou com um pequeno vazamento na caixa de cambio automatica, é muito pouco mesmo.. mas ta vazando, minha pergunta, como completar este oleo, por onde coloco mais oleo na caixa para n ficar sem??

3° - Faz 2 meses que troquei pastilhas de freio: So que logo apos troca las me apareceu uma barrulho na roda dianteria direita, e logo me perguntei que coisa ela esta, entao falando com um e com outro, me perguntarao se quando o cara que trocou colocou silicone nas pastilhas... bom eu n sou mecanico e sei é apertar parafuso. Alguem ja ficou sabendo se tem que colocar silicone nas pastilhas para não fazer barrulho??

4° - Este problema que me fez trocar as pastilhas, as 4, porque o freio de mao não estava segurando nada: Bom me falarao que em baixo do carro tem um parafuso que se regula a pressao para os freios e tal, minha pergunta seria, com as pastilhas novas tem que fazer novo ajuste? as pastilhas de freio das 4 rodas que sao freio a disco é o que faz o freio de mao funcionar ?

5° - Depois que bati: Bati muito devargar minha viatura, tanto que não quebrou nada, n caio nada.. aparentimente, mas logo depois disso, quando passo de 80 Km parece que o negocio vai se cair tudo, me comentarao que pode ser os calços do motor, bom algum faz ideia se tenho como olhar para ver se é este mesmo o problema?

Bom gente amiga.. muito obrigado pela paciencia em ler o meu topico e obrigado mais para quem puder me responder passando suas experiencias com este belo carro.

Att

Andrei Lopes

Rustão
05/02/2013, 12:32
Bom Dia povo do 4x4, a algum tempo eu acompanho este maravilhoso forum, e sempre tive muitas respostas para meus problemas, entao aqui estou eu novamente com alguns probleminhas.. hehehe e tentando eu mesmo arrumar. Claro que não sou louco de fazer coisas que não sei.

Bom vou colocar os problemas que estou passando e por favor quem puder contar suas experiencias e dar seus concelhos serao todos muito bem recebidos. Mais uma vez obrigado para quem responder e mais uma vez dar meus parabéns para este maravilhoso forum, e como fala o ditado, quem tem boca vai a roma.

1° - Vidro dianterio do carona: Ele funciona perfeitamente, mas AS VEZES o negocio não sobe nem com reza braba, começa subindo devagar, vai indo.. parando e para.. putz.. logo quando a gente tem preça... parece que o negocio é a bateria e tem que esperar carregar para subir ate o fim. Alguem ja passou por isso??

R: o que posso te falar é que se o carro da na partida normalmente pode descartar problema na bateria, pois é nessa hora que mais se exige dela. pode ser algum problema de mal contato, dai precisaria desmontar o painel da porta.

2° - Problema de vazamento caixa: Estou com um pequeno vazamento na caixa de cambio automatica, é muito pouco mesmo.. mas ta vazando, minha pergunta, como completar este oleo, por onde coloco mais oleo na caixa para n ficar sem??

R; Se o vazamento é pela tampa é facil resolver, mais vai ter que tirar a tampa, escoar o fluido, limpar tudo, e colar ela de novo, no meu caso por coiincidência fiz isso esse fim de semana, minha tampa tinha amassado pra dentro pq um infeliz de um mexanico que fez o rodizio de pneus pra mim, colocou o macaco embaixo do cambio pra erguer o carro, ainda bem que ele percebeu a tempo, então só amassou mesmo. Tirei ela e não coloquei junta de cortiça, desamassei e rebati todos os furos pra dentro pra deixar ela nivelada, fiz o cordão de cola em volta dos furos tb,(Tipo aquela cola de diferencial) e ficou zerada. Pra completar o fluido é pela vareta da transmissão. para ver o nivel o carro precisa estar com o fluido quente, parado e nivelado, passe todas as marchas deixando 10 seg. em cada e por ultimo deixa em N tire a vareta e faça a medição, e complete se for necessário.

3° - Faz 2 meses que troquei pastilhas de freio: So que logo apos troca las me apareceu uma barrulho na roda dianteria direita, e logo me perguntei que coisa ela esta, entao falando com um e com outro, me perguntarao se quando o cara que trocou colocou silicone nas pastilhas... bom eu n sou mecanico e sei é apertar parafuso. Alguem ja ficou sabendo se tem que colocar silicone nas pastilhas para não fazer barrulho??

R: Se for um apito é a qualidade da pastilha, se for ferro com ferro ja é um barulho bem conhecido por nós donos de cherokees, precisa fazer um calço pra colocar nas pastilhas. tem um tópico que fala sobre isso. da uma procurada.

4° - Este problema que me fez trocar as pastilhas, as 4, porque o freio de mao não estava segurando nada: Bom me falarao que em baixo do carro tem um parafuso que se regula a pressao para os freios e tal, minha pergunta seria, com as pastilhas novas tem que fazer novo ajuste? as pastilhas de freio das 4 rodas que sao freio a disco é o que faz o freio de mao funcionar ?

R: O freio de mão não tem nada a ver com as pastilhas que vc trocou. a regulagem dele fica embaixo do carro, e se não der mais regulagem precisa-se trocar as lonas do freio e as vezes o tambor tb.

5° - Depois que bati: Bati muito devargar minha viatura, tanto que não quebrou nada, n caio nada.. aparentimente, mas logo depois disso, quando passo de 80 Km parece que o negocio vai se cair tudo, me comentarao que pode ser os calços do motor, bom algum faz ideia se tenho como olhar para ver se é este mesmo o problema?

R: se bateu de frente pode ter afetado alguma peça da suspensão dianteira, dai vai tremer mesmo.

Bom gente amiga.. muito obrigado pela paciencia em ler o meu topico e obrigado mais para quem puder me responder passando suas experiencias com este belo carro.

Att

Andrei Lopes

R 1:o que posso te falar é que se o carro da na partida normalmente pode descartar problema na bateria, pois é nessa hora que mais se exige dela. pode ser algum problema de mal contato, dai precisaria desmontar o painel da porta.

R2: Se o vazamento é pela tampa é facil resolver, mais vai ter que tirar a tampa, escoar o fluido, limpar tudo, e colar ela de novo, no meu caso por coiincidência fiz isso esse fim de semana, minha tampa tinha amassado pra dentro pq um infeliz de um mexanico que fez o rodizio de pneus pra mim, colocou o macaco embaixo do cambio pra erguer o carro, ainda bem que ele percebeu a tempo, então só amassou mesmo. Tirei ela e não coloquei junta de cortiça, desamassei e rebati todos os furos pra dentro pra deixar ela nivelada, fiz o cordão de cola em volta dos furos tb,(Tipo aquela cola de diferencial) e ficou zerada. Pra completar o fluido é pela vareta da transmissão. o carro precisa estar com o fluido quente, parado e nivelado, passe todas as marchas deixando 10 seg. em cada e por ultimo deixa em N tire a vareta e faça a medição, e complete se for necessário.

R3: Se for um apito é a qualidade da pastilha, se for ferro com ferro ja é um barulho bem conhecido por nós donos de cherokees, precisa fazer um calço pra colocar nas pastilhas. tem um tópico que fala sobre isso. da uma procurada.

R4: O freio de mão não tem nada a ver com as pastilhas que vc trocou. a regulagem dele fica embaixo do carro, e se não der mais regulagem precisa-se trocar as lonas do freio e as vezes o tambor tb.

R5: se bateu de frente pode ter afetado alguma peça da suspensão dianteira, dai vai tremer mesmo.

andreilopes
05/02/2013, 13:53
R 1:o que posso te falar é que se o carro da na partida normalmente pode descartar problema na bateria, pois é nessa hora que mais se exige dela. pode ser algum problema de mal contato, dai precisaria desmontar o painel da porta.

R2: Se o vazamento é pela tampa é facil resolver, mais vai ter que tirar a tampa, escoar o fluido, limpar tudo, e colar ela de novo, no meu caso por coiincidência fiz isso esse fim de semana, minha tampa tinha amassado pra dentro pq um infeliz de um mexanico que fez o rodizio de pneus pra mim, colocou o macaco embaixo do cambio pra erguer o carro, ainda bem que ele percebeu a tempo, então só amassou mesmo. Tirei ela e não coloquei junta de cortiça, desamassei e rebati todos os furos pra dentro pra deixar ela nivelada, fiz o cordão de cola em volta dos furos tb,(Tipo aquela cola de diferencial) e ficou zerada. Pra completar o fluido é pela vareta da transmissão. o carro precisa estar com o fluido quente, parado e nivelado, passe todas as marchas deixando 10 seg. em cada e por ultimo deixa em N tire a vareta e faça a medição, e complete se for necessário.

R3: Se for um apito é a qualidade da pastilha, se for ferro com ferro ja é um barulho bem conhecido por nós donos de cherokees, precisa fazer um calço pra colocar nas pastilhas. tem um tópico que fala sobre isso. da uma procurada.

R4: O freio de mão não tem nada a ver com as pastilhas que vc trocou. a regulagem dele fica embaixo do carro, e se não der mais regulagem precisa-se trocar as lonas do freio e as vezes o tambor tb.

R5: se bateu de frente pode ter afetado alguma peça da suspensão dianteira, dai vai tremer mesmo.

Muito obrigado por tua resposta Rustão (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/50714-rustao.html), vou providenciar as trocas e manutenções e posto aqui o resultado.. qualquer coisa te prendo o grito.

Um abraço

att

Andrei Lopes

Rustão
05/02/2013, 17:37
[QUOTE=andreilopes;1863900]Muito obrigado por tua resposta Rustão (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/50714-rustao.html), vou providenciar as trocas e manutenções e posto aqui o resultado.. qualquer coisa te prendo o grito.

Um abraço

att

Ah! Andrei, para medir e completar o fluido da transmissão precisa fazer todo aquele procedimento com o carro ligado...
O fluido correto para nossas viatura é o ATF+4, ou algum compativel com essa especificação. Não colocar o tipo DexronIII. Esse só se for com aditivo, mesmo assim não é o ideal.
Da uma lida nesse tópico vale a pena :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/103016-atf-3-ou-4-para-grand-cherokee-alguem-sabe-onde-encontrar.html

Abraço, e pode gritar a galera aqui é gente fina !

andreilopes
19/02/2013, 17:21
[QUOTE=andreilopes;1863900]Muito obrigado por tua resposta Rustão (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/50714-rustao.html), vou providenciar as trocas e manutenções e posto aqui o resultado.. qualquer coisa te prendo o grito.

Um abraço

att

Ah! Andrei, para medir e completar o fluido da transmissão precisa fazer todo aquele procedimento com o carro ligado...
O fluido correto para nossas viatura é o ATF+4, ou algum compativel com essa especificação. Não colocar o tipo DexronIII. Esse só se for com aditivo, mesmo assim não é o ideal.
Da uma lida nesse tópico vale a pena :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/103016-atf-3-ou-4-para-grand-cherokee-alguem-sabe-onde-encontrar.html

Abraço, e pode gritar a galera aqui é gente fina !

Grande Rustão;

Sobre o problema que te comentei da vibração do carro... levei no mecanico e o mesmo me disse que era as cruzetas do eixo cardan. Por favor com sua exeriencia.. estas cruzetas podem fazer o carro vibrar a cima de 80 km/h..

Grato pela atenção

att

Andrei Lopes

jeep2000
19/02/2013, 18:13
Sobre o problema que te comentei da vibração do carro... levei no mecanico e o mesmo me disse que era as cruzetas do eixo cardan. Por favor com sua exeriencia.. estas cruzetas podem fazer o carro vibrar a cima de 80 km/h.

Cruzeta do cardan dianteiro ou traseiro??

Já experimentou acionar a tração? FAz barulho ou só treme (trepida?) a partir de 80km/h?

Rustão
19/02/2013, 21:02
Jeep 2000, no caso do carro dele não tem como engatar tração, é 4x4 full time.
Andrei, as cruzetas ruim podem fazer vibrar sim , assim como cardan desbalanceado.
Más como falou que começou a tremer depois que bateu o carro descartei cruzetas.

andreilopes
19/02/2013, 22:30
Cruzeta do cardan dianteiro ou traseiro??

Já experimentou acionar a tração? FAz barulho ou só treme (trepida?) a partir de 80km/h?

Caro amigo Jeep2000 - Como nosso amigo Rustao comentou tenho uma cheroka 4x4 full time, neste caso somente retirando o cardan.

andreilopes
19/02/2013, 22:33
Amigo Rustão;

O mecanico me chegou a falar em cardan desbalanceado, mas quando verificou que as cruzetas estavao com folga, logo disse que eu teria que fazer a troca delas para verificar se ficaria bom, pq quando o cardao roda, realmente ele n roda redondinha e sim em forma oval.

Voce me aconselha entao a realmente fazer a troca as 5 cruzetas?

Outra coisa, qual modelo vc me aconselha a colocar, eu achei 2 modelos no mercado livre

Cruzeta Do Cardan Jeep Cherokee / Grand Cherokee Gasolina - R$ 110,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462550445-cruzeta-do-cardan-jeep-cherokee-grand-cherokee-gasolina-_JM)

ou
Cruzeta Do Cardan Jeep Cherokee / Grand Cherokee Gasolina - R$ 30,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463663621-cruzeta-do-cardan-jeep-cherokee-grand-cherokee-gasolina-_JM)

o que entendi é que uma é engraxada permanente e outra tem o bico para engraxeira.

Pode por favor me ajudar.

Grato aos amigos que estao me ajudando em especial ao Rustão.

Att

Andrei Lopes

Rustão
19/02/2013, 23:00
Amigo Rustão;

O mecanico me chegou a falar em cardan desbalanceado, mas quando verificou que as cruzetas estavao com folga, logo disse que eu teria que fazer a troca delas para verificar se ficaria bom, pq quando o cardao roda, realmente ele n roda redondinha e sim em forma oval.

Voce me aconselha entao a realmente fazer a troca as 5 cruzetas?

Outra coisa, qual modelo vc me aconselha a colocar, eu achei 2 modelos no mercado livre

Cruzeta Do Cardan Jeep Cherokee / Grand Cherokee Gasolina - R$ 110,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462550445-cruzeta-do-cardan-jeep-cherokee-grand-cherokee-gasolina-_JM)

ou
Cruzeta Do Cardan Jeep Cherokee / Grand Cherokee Gasolina - R$ 30,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463663621-cruzeta-do-cardan-jeep-cherokee-grand-cherokee-gasolina-_JM)

o que entendi é que uma é engraxada permanente e outra tem o bico para engraxeira.

Pode por favor me ajudar.

Grato aos amigos que estao me ajudando em especial ao Rustão.

Att

Andrei Lopes

Entre essas 2 com certeza da Spicer sem duvidas.
Andrei, cruzeta é um trabalho simples de fazer, parece complicado, mais não é, economiza na mão de obra.
Da uma olhada nesse video:

Trocando cruzeta do cardã em menos de 5 min. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Oj1iE1hj3Lk)

Abraço

andreilopes
19/02/2013, 23:03
[QUOTE=Rustão;1872075]Entre essas 2 com certeza da Spicer sem duvidas.
Andrei, cruzeta é um trabalho simples de fazer, parece complicado, mais não é, economiza na mão de obra.
Da uma olhada nesse video:

O que imaginei que o segundo seria melhor por que poderia lubrificar ele as vezes, nem foi pelo valor, mas o primeiro n tem como lubrificar, isso me preocupou um pouco.

Mas blz.. vou fazer a compra deles, e ver os videos, qualquer coisa eu grito.

grato

Andrei

Rustão
20/02/2013, 01:33
Eu acho que da pra achar mais barato, vou dar uma pesquisada, não sei o codigo dessa cruzeta, pq no catalogo da Spicer só consta pra XJ e WJ.
Li uma vez que a cruzeta da ranger 6cil substitui da XJ.
Vamos ver se alguém da uma luz pra nós.

andreilopes
20/02/2013, 12:06
Eu acho que da pra achar mais barato, vou dar uma pesquisada, não sei o codigo dessa cruzeta, pq no catalogo da Spicer só consta pra XJ e WJ.
Li uma vez que a cruzeta da ranger 6cil substitui da XJ.
Vamos ver se alguém da uma luz pra nós.

Amigo Rustão;

Bom Dia, acabei de comprar as cruzetas de são paulo, demora mais ou menos 6 dias para chegar.

Vi o video que vc me passou e acabei vendo outros tb... so ainda n encontrei um video que mostre como tirar e colocar o eixo, e ate onde eu fiquei sabendo o mais dificil é retirar e colocar o eixo da tração dinhanteira, tens alguma dica para me passar??

Outra coisa, tens conhecimento de como faz a regulagem das sapatas do freio de mao. no cubo tem um furo que tem uma regulagem para fazer, sabe me informar melhro de como fazer.

att

Andrei Lopes

Rustão
20/02/2013, 16:39
Amigo Rustão;

Bom Dia, acabei de comprar as cruzetas de são paulo, demora mais ou menos 6 dias para chegar.

Vi o video que vc me passou e acabei vendo outros tb... so ainda n encontrei um video que mostre como tirar e colocar o eixo, e ate onde eu fiquei sabendo o mais dificil é retirar e colocar o eixo da tração dinhanteira, tens alguma dica para me passar??

Outra coisa, tens conhecimento de como faz a regulagem das sapatas do freio de mao. no cubo tem um furo que tem uma regulagem para fazer, sabe me informar melhro de como fazer.

att

Andrei Lopes

Eae Andrei blz
Comprou aquela mesmo que mandou o link?
Aqui no forum mesmo em um tópico fixo, tem os manuais pra baixar, la voce encontra os cardan espandidos pra vizualizar melhor as peças.
Uma parte do serviço voce vai ter que fazer embaixo do carro e a outra pode ser feito na bancada, como no video.
Agora se voce não ta seguro pra trocar sozinho ,as vezes vale a pena ficar olhando seu mecanico e aprender com ele.
O freio de mão tem uma regulagem em cada roda traseira, ( aquele furo mesmo que mencionou) precisa virar uma catraca e ir testando freio pra ver se melhorou, e tb no meio do carro sai um cabo de aço da alavanca do freio mão em direção a traseira do carro, depois esse cabo se divide um pra cada roda, ali nessa divisão tb da pra fazer uma regulagem. o meu não dava mais regulagem então troquei tudo, só o tambor que dei um passe, ficou zerado.

andreilopes
20/02/2013, 21:15
Caro amigo Rustão;

Acabo de sair de baixo da viatura, cheguei em casa e fui colocar a mao na massa, tirei as rodas traseiras e os cubos, achei melhor tirar para poder olhar o que realmente estava fazendo, para quem tem experiencia somente rodado a catraca que mencionou funcionaria.
Mas fiquei muito satisfeito com o serviço, soltei todo o cabo de regulagem depois rodei a catraca ate uma posição para ficar o cubo mais apertado, e depois fiz a regulagem do cabo.

Ficou otimo, minha viatura n segurava nada em lombas de pequeno porte, depois que fiz as regulagens fui testar em uma lomba de verdade e a nega ficou paradinha sem ter que travar a roda no cordao da calçada.. hehehehe

Ai aproveitei o embalo e ja arrumei um barulho que estava me deixando louco na porta do motorista.

hehehehe... fiquei muito contei em eu mesmo arrumar minha viatura... nem seria questao de economia, acredito que esta manutenção nem sairia cara, mas eu adoro mecher, arrumar.. fico louco quando aparece qualquer coisa de diferente.. logo fico querendo saber o que é... e quando eu mesmo posso arrumar fico muito satisfeito... claro que como so tenho este carro a 5 meses.. a cada dia me apaixono mais por ele.

Sobre as cruzetas eu comprei 3 originais e 2 paralelas a conselho do vendedor... as 3 mais caras sao da tração dianteira onde por informação do vendedor sao as mais dificil de trocar, por ser mais apertado e n podendo instalar as com graxeiras, e as da tração traseiras, sao as mais simples paralelas com graxeiras.

Bom, hj fazer as regulagens do frei analisei bastante as cruzetas pra ver se me animo a trocar.. vou olhar mais videos, pesquisar melhor... o maximo que pode acontecer o mecanico vai ter que vir ate minha casa.. hehehehe

forte abraço Rustao e mais uma vez obrigado por tuas informações

OBS: sobre os manuais, consultei eles sim... mas aqui no brasil parece que o povo n trabalho muito com number part e sim por olhometro.... com os number part so encontrei peças fora do brasil..

Abraço

att

Andrei

jeep2000
20/02/2013, 21:22
Jeep 2000, no caso do carro dele não tem como engatar tração, é 4x4 full time.
(...).

Poizé. Até to ligado no lance do full time. :slap:

O que eu queria ter dito era se trepidava QUANDO entra a tração dianteira, pq de vez em quando acontece isso comigo, mas em baixa velocidade e/ou baixa rotação, mas pelo visto, vcs já esclareceram o caso. ;)

andreilopes
20/02/2013, 21:35
Boa noite amigo Jeep2000

entendi sua colocação...sim andamos pesquisando e ja encontramos as respostas... so falta a coragem para fazer a troca hehehehe

andreilopes
20/02/2013, 21:36
Alguem sabe onde encontro aquele sensor da iluminação da porta do motorista...
aquela peçinha preta que liga a luz interna quando abre a porta..

n consegui encontrar nada.. n sei o nome desta peça...

se alguem souber de alguem que tenha etc..

att

Andre Lopes

Rustão
21/02/2013, 14:14
É isso ai Andrei, depois que a gente vai pegando gosto pela coisa fica impossivel deixar na mão desses mexanicos.
Eu não confio, na parte eletrica sofro um pouco, mais tenho um eletricista de auto muito bom e de confiança, mesmo assim acompanho o trabalho.
Os famosos mecanicos de hj em dia que só querem ficar trocando pastilhas de freio, buchinha de suspensão, etc... de carro popular ou carro de mulher que da pra fincar a faca.
Esse interruptor da porta acho que voce acha facil em auto-eletrico.
Quando falei de olhar no manual era pra ver as peças espandidas e ter uma noção do que precisa desmontar:concordo: