Ver Versão Completa : roda livre do samurai escapando!
gustavo 4x4
04/02/2013, 20:28
a roda livre do samurai, a original, ta escapando, engato ela, e quando vejo uma ta desengatada, volto da trilha, desengato, quando chego em casa ta engatado!..
sera que coloca uma AVM?
E ai Gustavo.
Desmonta a RL e ve se o problema nao é na mola ou em alguma outra parte que dê p/ consertar...
As RL do samurai sao mto boas.... se tu achasse uma usadinha em bom estado valeria a pena comprar...
As AVM Tbm sao boas... Usei AVM em um Vitara e nunca tive problemas....
Abraço
gustavo 4x4
04/02/2013, 20:47
E ai Gustavo.
Desmonta a RL e ve se o problema nao é na mola ou em alguma outra parte que dê p/ consertar...
As RL do samurai sao mto boas.... se tu achasse uma usadinha em bom estado valeria a pena comprar...
As AVM Tbm sao boas... Usei AVM em um Vitara e nunca tive problemas....
Abraço
é só saca a tampa da RL fora, e ver por dentro o que esta incorreto? e engraxar...?
Solte os parafusos da tampa e os que preendem a RL no cubo....
Dá uma olhada nesse link que tu vai ver como fazer... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/20133-ajuda-roda-livre-samurai.html
Abraço
fabriciusmaximus
05/02/2013, 00:44
Boa noite pessoal !!
tenho uma hilux 95 e somente agora to descubrindo sobre ela, portanto ta pintando as dúvidas:
- verifiquei que no lado direito a roda livre é aisin e no esque salvo engano é avm. a questão é que a aisin estava dura demais , ai eu peguei um alicate e rodei para deseingripar e acabou ficando quase na posição locker, porém percebi que não voltava, então desmontei e vi que mola estava quebrada .
a pergunta são as seguintes:
- o veiculo pode rodar com rodas manuais de diferentes ?
- no caso da aisin que está com a mola quebrada pode influenciar em algo pois acho que esta mola já estava quebrada bem antes de eu comprar?
- fiquei preocupado com a posição da roda livre e tirei a peças de detro para não ficar acionada a roda livre. Isso poda dar um problema???
-pessoal precebi um diferença na japa, pois antes ela é travosa e o cardã dianteiro vivia trepidando e agora percebi que ela tava mais rápida e quase não se ouvi a trepidação do cardã, alguem pode me dar uma expelicação sobre isto ou estou confundindo???
conto com ajudas dos nobres amigos!!!
Roda livre NAO pode por graxa! Limpe bem e passe um oleo de maquina ou WD e só.
A graxa impede o livre movimento das peças dentro e pode quebrar a ponta de eixo por não estar travado certo.
Japa, as rodas livres estão funcionando certo não vejo problemas.
Com elas desligadas o cardã não mexe. Se ele vira ou esta engatado o 4x4 dentro da cabine ou as rodas livres acopladas.
A roda livre tem acionamento livre, suave. QQ coisa diferente disso ta errado. Desmonte, limpe e librifique com oleo fino.
fabriciusmaximus
06/02/2013, 19:11
Obrigado pela ajuda Nava!!!
mas acho que minhas rodas livres estão acopladas pois o eixo cardã dianteiro gira sem a alavanca está acionada e detalhe trepida muito!
caso as RL estejam acopladas como fazer para desacoplar ???
Eduardo Alemão
08/02/2013, 16:06
Difícil precisar trocar RL de Samurai. Já passei por esse problema que tu relata e foi só abrir, conferir tudo, lubrificar e o problema parou. Só nota que não é tão fácil como parece desmontar e montar certinho a RL. Eu prefiro deixar isso pra meu mec de confiança.
fabriciusmaximus
24/02/2013, 19:21
Boa noite pessoal passei um tempo observando a HiLUX 95 -JAPONESA e cheguei alguns resultados e gostaria da ajuda dos brother para sanar as dúvidas:
1- apos eu mexer na roda livre lado passageiro que é aisin (consegui remontar corretamente) e tb na roda livre AVM do lado motorista que estava com a tampa solta percebi que o cardã dianteiro não trepidava mais!!!
problema: cardã dianteiro trepidava pois rodava junto com as rodas e parou de trepidar e rodar !! a perguta é se estava rodando é pq estava lockado, e parou pq ficou na posição free ?
outra situação se o cardã dianteiro trepida quando a RL está posição lock o que poderia ser feito para resolver :
- trocar o cardã por um novo (qual o valor da peça nova?), apertar (valor de serviço??) , balancear (valor de serviço???)
Aguardo a ajudar dos nobres amigos!!!
Boa noite pessoal passei um tempo observando a HiLUX 95 -JAPONESA e cheguei alguns resultados e gostaria da ajuda dos brother para sanar as dúvidas:
1- apos eu mexer na roda livre lado passageiro que é aisin (consegui remontar corretamente) e tb na roda livre AVM do lado motorista que estava com a tampa solta percebi que o cardã dianteiro não trepidava mais!!!
problema: cardã dianteiro trepidava pois rodava junto com as rodas e parou de trepidar e rodar !! a perguta é se estava rodando é pq estava lockado, e parou pq ficou na posição free ?
outra situação se o cardã dianteiro trepida quando a RL está posição lock o que poderia ser feito para resolver :
- trocar o cardã por um novo (qual o valor da peça nova?), apertar (valor de serviço??) , balancear (valor de serviço???)
Aguardo a ajudar dos nobres amigos!!!
Se o cardã gira sem o 4x4 acionado, é por que a roda livre está ativada ou ''lockada''.
Quanto a vibração, pode ser cruzeta, desbalanceamento ou empeno (menos provável).
Não sei quanto custa para balancear um cardã, mas no seu caso vale a pena levar em um mecânico de confiança que verifique o balanceamento e já avalie as cruzetas.
Não há problemas em rodar com uma roda livre de cada marca desde que as mesmas funcionem 100%!
Abrass
Conserte o cardã urgente pois ele quebra a carcaça do cambio...PT grande heim...