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Ver Versão Completa : Motor Cummins na Band



dalmo cruz torres
03/02/2013, 10:36
Pessoal, estou amadurecendo uma idéia que tenho a algum tempo, colocar um motor Cummins 4 cil. na Band. Alguem por aqui já fez isso, poderia dizer como ficou?

Minha idéia era um Cummins 4bt, mantendo o restante original.

estyvybeykr
03/02/2013, 13:32
Dalmo sua Band não é com 14B?
Cummins ainda não vi em Band, já ví MWM splinter 04 cil.

Renato Camargo
03/02/2013, 18:20
Eu acredito que na Band teria que ser um MWM 4.2 seis cilindros, o quatro cilindros pra Band eu acho pouco.

CARLOS SIQUEIRA
03/02/2013, 21:28
Dalmo, melhor conversar com o Kim, pois no engesa "Fuzileiro" já fez bastante estrago no restante da mecânica, mas continua "roncando" muito forte.

[]'s

dalmo cruz torres
03/02/2013, 21:37
Estevão, o meu jipe tem motor 14b sim. Mas eu estou pensando em algo que renda mais potência. Eu acho que se for trocar o motor, o melhor é um motor que mantenha as características que acho marcantes no projeto da Band; motor engrenado(sem correia distribuidora), de maior cilindrada e com torque em baixa. Esses alta rotação são ótimos para estrada, não para caminhos ruins. Os sprint eu não gosto, por serem alta rotação, fugindo da característica que gosto nas Bands. Os Cummins 4bt, mecânico, tem 3,9 l de cilindrada, e são motores engrenados, compactos e não tão pesados como um 6 cil. Um Cummins 4bt, com a simples troca dos conjuntos injetores vai fácil para 180CV e mais de 50Kgfm de torque.

Carlos, eu acompanhei a montagem do Engesa do Kim, e ví alguns dos problemas mecânicos que ele teve. Falei com ele sobre o cambio e ele me disse que precisou trocar o piloto pelo da silverado. Mas os eixos do engesa dele são dana, mais fracos que os eixos do Band. Além do que, nos eua e em outros países o Bandeirantes foi fabricado com motores 6 cilindros a gasolina e, se não me engano, com motores V8, muito potentes, e sempre aguentaram bem. Então minha idéia era trocar apenas o motor mesmo, por um 4BT ou um Maxpower da F250.

mecamaniaco
03/02/2013, 21:56
Mas se vc vai mexer no cummins, prq nao usa uma k16 no 14b com 1,5kg e uma grau na bomba? Garanto q ficaria muito melhor, e as adaptações seriam muito mais simples e confiáveis!

Na minha band uso uma turbina .50 enchendo 1,6kg, anda q é o cão, a única coisa é q turbina demora um pouco para encher, por isso a K16!

Cummins é um super motor, mas o 14b turbo nao perde em absolutamente NADA!!!

dalmo cruz torres
03/02/2013, 22:22
Mecanico, acho o 14b excelente, mas acho o Cummins uma coisa de outro mundo. Além do que o Cummins tem peças originais fabricadas no Brasil, aliás, na esquina de casa tem uma loja da MWM, já o 14b , apesar de excelente, não dá para brincar tanto.

mecamaniaco
03/02/2013, 22:43
Entendo seu ponto de vista, mas nao sou adepto de adaptações de motores nas band.... Meu tio tinha uma caminhonete com o 4bt, ele é ignorante mesmo, mas mesmo assim nao trocaria antes de o meu 14b explodir!

Como esta o seu motor? Já esta turbinado?

THBrutus
04/02/2013, 00:23
Pessoal, estou amadurecendo uma idéia que tenho a algum tempo, colocar um motor Cummins 4 cil. na Band. Alguem por aqui já fez isso, poderia dizer como ficou?

Minha idéia era um Cummins 4bt, mantendo o restante original.

Dalmo,já fiz varios tipos de adaptações em bands, gosto muito da concepção do motor a diesel grande ( com engrenagens no acoplamento da bomba e comando... ) com torque elevado já em baixa. O cummis é um baita motor por ser um diesel grande feito para durar e entregar torque, os sprint são exelentes só que com concepção diferente tanto que um 6 cilindros rende tanto quanto um 4 cummis ( sprint diesel leve para veículos de passeio[ f 250 antigas, silverado ...] o cummis já atende um mercado de veículos de carga [ cargo 816 vw 9-150 ... entre outros])os dois são exelentes motores mais são diferentes...
Tem uma outra opção de motor que é o x10 (mwm pesado 4.2 vw 9-150, f 1000, f 4000... ) que gosto muito, tem um torque brutal vida utíl muito boa e facil manutenção, eziste a opção do maxion s4t mais ainda prefiro o x10 por ter cabeçotes individuais e facilima manutenção!!!

dalmo cruz torres
04/02/2013, 17:18
Mecanico,eu estou pensando na troca, mas não descartei manter o 14b, afilnal, é um excelente motor mesmo.
Brutus, eu tenho um X12 que falta apenas mecanizar, com certeza é excelente, mas é enorme! até para o Band ele fica apertado.

THBrutus
04/02/2013, 17:43
Mecanico,eu estou pensando na troca, mas não descartei manter o 14b, afilnal, é um excelente motor mesmo.
Brutus, eu tenho um X12 que falta apenas mecanizar, com certeza é excelente, mas é enorme! até para o Band ele fica apertado.

Amigão,

já coloquei x10 na band, o problema do aperto vs resolve com calços maiores na carroceria ( sempre gostei de usar os da caixa do scania ) fica um canhão, tem que ter um bom torneiro para acertar a capa ceca, e pasme, colocamos em uma band carroceria de madeira um OM 352 ( 6 cilindros ) 1113,1313,2013... só que ficou bem pesado e tivemos que reforçar até os molejos ( NÃO COMPENÇA).

Realmente nunca vi Band com o CUMMIS mais deve ficar muito bom também, voltando ao x10 tenho um de um vw 9-150 2004 ( ultimo mecânico ) que estou com vontade de colocar em outra band de novo.

Kim
04/02/2013, 20:02
Adaptador entre a capa seca e cambio.
https://lh5.googleusercontent.com/-TggK9PMQd7k/S4R0eM8cIFI/AAAAAAAAE9Q/5giQt8nH2OU/s800/10112009.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-df_DRywt-fo/S4R05CBAA8I/AAAAAAAAE9U/6tpoEqzWOvk/s800/10112009%2528001%2529.jpg

Capa seca cummins + cambio toy
https://lh5.googleusercontent.com/-W0vwlnnJp8c/Swx3ED2M01I/AAAAAAAAEUo/aRIbzb0mQMM/s800/24112009%255B1%255D.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-vosA6RQ44Bw/Swx3ESYm7YI/AAAAAAAAEUs/nAqKkEmlIbM/s800/24112009%2528001%2529%255B1%255D.jpg

Não use o eixo piloto da band, a estria é "para fora", onde o eixo vem fino e a estria salta, deixando o eixo grosso.
https://lh6.googleusercontent.com/-7V3IJYMwbkk/S4R1Nn6nPoI/AAAAAAAAE9o/dzKiCybfZfc/s800/10112009%2528006%2529.jpg

Por facilidade, eu usei o eixo piloto de uma D20, onde estria é cavada no eixo, e todo ele tem diâmetro maior em toda sua extensão, e o disco encaixa perfeitamente no sistema de volante e platô do cummins, é só colocar.

Olha como ficou
https://lh6.googleusercontent.com/-W_NLRIZmxc8/S9IL3fQ2qvI/AAAAAAAAFQQ/1LKAlInlTpg/s800/SAM_0285.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-gseDcsv4uok/TKvGIxYxs0I/AAAAAAAAGzk/MilkifHW9zQ/s800/SAM_1460.JPG

dudu83
04/02/2013, 23:43
Pessoal, estou amadurecendo uma idéia que tenho a algum tempo, colocar um motor Cummins 4 cil. na Band. Alguem por aqui já fez isso, poderia dizer como ficou?

Minha idéia era um Cummins 4bt, mantendo o restante original.
sei la so faria se encontrase um motor em otimo estado e muuuito barato... o 14 b cada dia me deixa mais satisfeito.... o x10 tem uma manutencao mais barata que motor ap rsrsrso problema e que bebe um pouco....

edwint
05/02/2013, 20:01
iria tirar o "glamour" de uma band... mas que ficaria show de bola, isso ficaria rssss!!

edwint
05/02/2013, 20:02
band sem om314 e o mesmo que xereca sem o cheirinho de bacalhau!!:cool::cool:

dalmo cruz torres
06/02/2013, 11:39
Boa!
MAs minha Band já usa o 14b !

THBrutus
12/02/2013, 00:31
E ai Dalmo, como anda a idéia do 4bt???

dalmo cruz torres
13/02/2013, 15:58
Ainda na mesma, andei procurando motor e so achei motores caros. Mas o que tem sido um empecilho para mim e a questao de mao de obra para fazer os serviços.

dudu83
13/02/2013, 19:20
Ainda na mesma, andei procurando motor e so achei motores caros. Mas o que tem sido um empecilho para mim e a questao de mao de obra para fazer os serviços.

por quanto esta encontrando os motores?

dalmo cruz torres
13/02/2013, 22:52
Encontrei completos com preço variando entre 12 e 15 mil.

dudu83
13/02/2013, 23:00
Encontrei completos com preço variando entre 12 e 15 mil.

so compensa mesmo se o 14b fundir mesmo assim acho que gasta metade disso importando as peças de um 14b..

tem olhado o preço dos x10 ?

mecamaniaco
14/02/2013, 21:12
so compensa mesmo se o 14b fundir mesmo assim acho que gasta metade disso importando as peças de um 14b..

tem olhado o preço dos x10 ?

O MWM X10 é P... motor mesmo, mas creio q não valha a pena trocar o 14B por ele, até prq ele não dá muito rpm.... Mas não posso dizer o mesmo de um OM-314 mais velhinho... euhaeuhaeah

dalmo cruz torres
15/02/2013, 00:58
Bem, meu pai comprou um X10 para colocar num projeto dele. Caramba, o motor é duas vezes o 14b acho que eu não colocaria um x10 no meu jipe por nada! Mesmo sendo um excelente motor!
Na minha opinião, 4bt depois do 14B, depois um MWM 2.8 ou 3.0. Um Maxion S4TPlus, e por ai vai.

dudu83
15/02/2013, 01:58
hoje conversei com um amigo mecanico, ele acabou de fazer um 14b segundo ele as peças sao facilimas de encontara e baratas.. a vantagem do x10 é o preço das peças sem brincadeira custa mais barato que motor ap..

Dalmo esquece essa historia de trocar motor, parte pra uma turbina...

DieselPower
15/02/2013, 22:59
Eu acredito que na Band teria que ser um MWM 4.2 seis cilindros, o quatro cilindros pra Band eu acho pouco.

Renato,
Você já andou com alguma band equipada com o Sprint 4.07? Pela sua resposta acredito que não.
Conheci uma Band 92, carroceria de madeira, que estava com o Sprint 4.07 e utilizando todo o resto (Caixa, CT, Eixos) original. Ela estava calçada com 33", e mesmo assim ficou absurdamente forte! No asfalto não era qualquer veículo que acompanhava, e na trilha o melhor adjetivo seria: "eficiente".
Claro que ele possui potência e torque em rotações mais altas que o Mercedes, porém seus índices máximos são muito superiores (34 kfg e 132 cv). Sem falar que por ser mais leve, melhora a relação "peso X potência" e "peso X torque" da Toyota.
O único problema desta alteração especificamente, é que o proprietário utilizou o radiador original da Band, o que fazia com que o motor trabalhasse com temperaturas superiores ao recomendado pela MWM, e se apertasse o pé esquerdo, o "bichinho" fervia. Depois de trocado o radiador pelo original da S10 da qual foi retirado o motor, esta questão foi resolvida.
Eu instalaria sem medo o Sprint em uma Band.

dalmo cruz torres
16/02/2013, 10:20
hoje conversei com um amigo mecanico, ele acabou de fazer um 14b segundo ele as peças sao facilimas de encontara e baratas.. a vantagem do x10 é o preço das peças sem brincadeira custa mais barato que motor ap..

Dalmo esquece essa historia de trocar motor, parte pra uma turbina...


Dudu, semana passada eu tirei o cárter do motor para consertar a rosca do bujão de escoamento que estava quase espanando a a rosca. Pude olhar o vira e ver como estava a folga. Bem, não tinha folga, tá justinho.

Acho que turbinar é mais fácil mesmo.

Kim
16/02/2013, 16:38
Olha um Jeep Cummins!

395302

dalmo cruz torres
16/02/2013, 18:26
Kim, vc guardou as medidas da flange?

Leandrox_pinto
21/02/2013, 14:40
hoje conversei com um amigo mecanico, ele acabou de fazer um 14b segundo ele as peças sao facilimas de encontara e baratas.. a vantagem do x10 é o preço das peças sem brincadeira custa mais barato que motor ap..

Dalmo esquece essa historia de trocar motor, parte pra uma turbina...

Realmente o pereço das peças do x10 as vezes ate assustam de tão barato.
Só pra se ter uma idéia uma valvula termostatica do x10 custa r$55,00. Um jogo de pistão, camisa anéis custa em média 190,00 por cilindro.Isso novo e original MWM.
Possuo um caminhão com motor Mwm x10 6cc Turbo intercooler. Um excelente motor. Os cumins são mais espertos um pouco mas tb quase tres vezes mais caro de manutenção.

abraços

Dendrobates
22/02/2013, 10:10
Pessoal,

Possuo uma band longa capota de lona com o om314 turbinado... Relação 10x37 com pneus com 84cm de diametro... Realmente fica legal esta motorização, mas desde que comprei ela o motor já apresenta sintomas de exaustão(4 anos sem turbo e 2 anos turbinada). Não vou fazer motor... minha idéia era justamente essa. Colocar um 4bt na band!!
Segue um vídeo com um fj-40 com um cummins 4bt e eixos RW!
FJ40 4BT going up the steps on Steel Bender - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=YaoAySOaIfU)

edwint
18/04/2013, 13:18
Opa aproveitando o tópico,

Alguém sabe me informar se o motor IVECO ELETRôNICO 4cil, é derivado do CUMMINS? me ofereceram um motor Iveco eletrônico e gostaria de saber se é possível mecaniza-lo com pecas do Cummins.



Obrigado


Edwin

T.Azevedo
03/04/2016, 12:51
Como anda o projeto

migue
05/10/2016, 20:21
Fala ai tudo certo?
Kim
estou colocando um cummins na minta toyota tenho duvidas no eixo piloto da d20
Você pode me passar as medidas do eixo piloto ?
manda teu whatsapp no meu email migf-75@hotmail.com

hercilio.neto
05/10/2016, 20:34
Fala ai tudo certo?
Kim
estou colocando um cummins na minta toyota tenho duvidas no eixo piloto da d20
Você pode me passar as medidas do eixo piloto ?
manda teu whatsapp no meu email migf-75@hotmail.com
Migue,
dá uma olhada no tópico do Arranca Toco:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/153133-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside.html