Ver Versão Completa : Roletes do Eixo Piloto
Pessoal,
Estou adaptando rolamentos de esfera serie 6003 no lugar do roletes que vão entre o Eixo piloto e o entalhado do cambio 3 marchas 1ª seca. O que acha, dá certo??? Só sei conheço muitas caixas de marcha de caminhão que usam rolamentos alí.
Abraços,
Valeuss!!!!
Qual é pessoal, niguém pra malhar????????????
Mozer,
Já tem um topico sobre isso... De uma pesquisada... Não é antigo...
Ribon,
Desculpe se o tópico é repetido, não estou achando o antigo.
Seguem as fotos se alguém quiser ver a obra.
No caso de alguém realizar esse serviço também, não esqueça de remover a blindagem do rolamento para facilitar a lubrificação.
Abraços!!!!!!
Ae Mozer Blz!
Vc já testou o cambio depois das modificações?
Eu estou com um cambio de 4m parado na garegem e preciso trocar os roletes, e achei interessante esta alteração que vc fez.
Manda mais detalhes.
Obrigado
[]'s com cambio parada 8)
Mozar,
Falei porcaria...
Estava me referindo ao rolamento no carretel da reduzida, não tinha entendido seu caso... Desculpa...
Qual o codigo do rolamento que vc esta usando?
Só teve de usinar o entalhado ou o eixo piloto tb?
Abraço.
Bom o topico que fala sobre isto aparentemente é este =>
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6769&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=eixo+piloto
não sei se copiei direito, mas ai esta, seu titulo é "Rolamentos no carretel da reduzida"
Só que, la o amigo kbrito utilizou um NK 32/30 fazendo que que o Leopoldo chamou de oversize....segue a experiencia dele:
" Eu fiz esta adaptação ficou muito bom,porem não é tão simples, o Rolamento utilizado é, o de agulhas NK 32/30 as medidas são Øint.32 Øext.42 e comp.30 você tera que mandar retificar o furo do carretel pois no Jeep todas as medidas são em polegada (retificar) ñ adianta tornear pois alem de ser duro pra caramba o acabamento fica um lixo o pino tera que fazer outro identico ao original só que o diametro 32 mm tambem tem que ser temperado e retificado pois as agulhas do rolamento trabalharam sobre ele na caixa tera que abrir 0,2 mm o diametro ja que o pino original é Ø 1"1/4 ou seja Ø31,75 mm. O aço de construção do pino é fundamental para o bom funcionamento da transmição. "
No meu entender ja foi uma simplificação pois o rolamento NK, que é de agulhas, mas usa um espaçador (gaiola) para segurar os roletes. Assim, ficamos com menor numero de roletes e consequentemente menor carga suportada.
Um rolamento de esferas tem uma capacidade de carga infinitamente inferior a um rolamento de agulhas ainda mais com a problematica de se colocar dois rolamentos de esferas encostados um no outro o que é extremamente desaconselhavel. Tem que haver um pequeno espaçador (nem que seja 0,2mm junto ao anel interno. Para encostar um rolamento no outro tem que usar outra serie que tem uma face retificada e que custam mais caro que precisa....
Só para se ter um exemplo do caminho que se esta seguindo,
capacidade de carga dinamica dos roletes originais (estimado) = 40024 newtons
capacidade de carga dinamica do sistema com um NK 32/30 = 23300 newtons
capacidade de carga dinamica de 1 rolamento 6003 = 6050 newtons (com dois digamos 12100 N)
Isto se pensarmos que todos são de otima procedencia, (a saber, um NK 32/30, marca SKF custa em torno de 60 reais e um 6003 tambem SKF custa R$ 8) na pior das hipoteses pode-se usar marca INA, mas IKO e estas marcas chinesas nem pensar.
Existem rolamentos de agulhas, sem separador (gaiola) ou seja com o numero maximo de roletes com medidas em polegadas, se possivel me passem as medidas exatas do furo e do eixo que eu dou uma procurada. Mas ja adianto, não vai sair barato não....
Como a construção com rolamentos conicos (citada pelo Leopoldo no outro tópico) eu não conheço, não vou jogar pedras nela.......
[ ] s rolamentados
leopoldo
16/09/2005, 14:39
..........não esqueça de remover a blindagem do rolamento para facilitar a lubrificação
Mozer:
1- Se o rolamento for do tipo 2RS - blindagem nas 2 faces - é possível e + conveniente usar no rolamento a lubrificação natural que foi embutida junto.
Porque?
Os 3 furos que ficam no pé dos dentes da engrenagem do piloto servem como entrada de óleo bombeada pela engrenagem do carretel.
Uma vez que os 3 furos ficaram tampados pela capa do rolamento, não haverá a antiga circulação de óleo.
E
O circuito isolado pelas blindagens impede a contaminação da pista do rolamento com sujeira do cambio. Aliás, todos os rolamentos de esferas no cambio deveriam ser tipo 2RS
2- A ponteira não pode ficar muito "solta" em relação à capa interna porque senão o eixo esfregará em vez de "rolar", danificando a ponteira.
Uma leve interferência seria desejável mas isso requer um ajuste e tolerência na base de retíficação da ponteira.
Vamos por partes,
Hélio, acabei de montar a caixa esta noite, pela montagem fiquei bem animado com o negocio pois a leveza com que o entalhado gira agora é de impressionar. Assim que tiver novidades posto aqui.
Edgar, mesmo sabendo desta questão de resistencia dos rolamentos pra mim não havia alternativa já que as pistas interna e externa dos roletes estavam completamente destruidas e além do mais é mais barato ficar trocando rolamentos de esfera de tempos em tempos do que eixos.
Ribon, aquela adaptação eu fiz usando um rolamento de agulhas destes que o Edgar citou, porem foi o 202820-BR que tem a mesma medida do pino original.
Mestre Leopoldo, como sempre você tem razão quanto a lubrificação deste rolamento, os tres orificios ficaram tampados. Eu tenho costume de retirar esta blindagem seja RS ou ZZ porque a graxa que vem no rolamento é muito pouca. Mas estive pensando em uma solução caso estes rolamentos se danifiquem devido a falta de lubrificação, seria fazer um canal com uma freza topo ou lima rotativa perpendicular ao orificio de lubrificação, o que acha?
Obrigado a todos por opinarem
Abraços
leopoldo
17/09/2005, 08:56
.....fazer um canal com uma freza topo ou lima rotativa perpendicular ao orificio de lubrificação, o que acha?
Mozer,
1- Se a graxa fosse "tão pouca", porque fabricam o rolamento com "só aquilo" dentro e depois fecham a gaiola ?????? :pensativo:
Dá uma olhada no catálogo do fabricante e veja para quais condições a lubrificação permanente foi desenvolvida - rpm, carga, temperatura, meio ambiente ....... e compare com a tabela de espectativa de vida do rolamento lubrificado com óleo e com a graxa permanente.
2- Sobre sua proposta alternativa, só vendo um desenho de como a coisa ficaria, pois não sei se há espaço suficiente para você fazer isso sem "rasgar" o pé do dente da engrenagem do piloto, pois pode ficar muito fina a espessura do material na base da engrenagem ..... aí o piloto se romperia em 3 partes sob carga. :putz:
Eu digo isso pois - não ví esse detalhe - o rolamento de esferas deve ser de diâmetro externo maior para ser encaixado lá e já deve ter havido uma usinagem para poder ter sido encaixado lá.
Você já viu o quanto foi usinado de parede? :shock:
Mestre,
Sobre a lubrificação é uma questão de fé mesmo, não acredito muito naquela graxinha que vem nos rolamentos. Mas já que eu foram retiradas as blindagens vamos fazer um teste, se os rolamentos não aguentarem, na próxima eu monto com a blindagem.
Sobre o canal de lubrificação, seriam apenas três sulcos rasos, cerca de 1,5mm e quanto ao piloto quebrar ainda temos 8mm de espessura de material, acredito ser o suficiente para um GM 153.
O diametro interno do piloto foi aumentado de 1 3/16" (30,2mm) para 35mm.
Obrigado pela atenção.
Valeuss!!!!
Estava com o mesmo problema no meu cambio jeep 4m, coloquei um rolamento de roda de moto(SKF), (DT 180) no lugar (foi a medida mais proxima que encontrei) para isso foi usinado a parte interna do piloto e a ponta do eixo entalhado e o rolamento foi montado, selado mesmo.Rodei um ano até que a ponta do entalhado que havia sido usinada , quebrou.Depois disso, coloquei o de chevete 5m.Pois não aguantava mais desmontar e montar o cambio do meu jeep, fora 2 engrenagens , aneis sincronizadores cubo + luva , moringa ,etc.Resutado $$$$$$$$$$$$$.
Lucena,
Boa observação. Qual era o motor da sua viatura quando a ponta do entalhado quebrou??
Abraços
Opala 4cc a alcool. Se não me engano o diametro externo do rolamento era de 35mm e o interno de 15mm.
CHRISTIANO
20/09/2005, 23:30
Amigos,
Descupe por " cair de para quedas" na conversa, mais já postei um topico sobre o assunto e ainda não obtive resposta . Afinal, qual é o rolamento que posso colocar no eixo piloto com melhores resultados ?
Cambio 3m 1ª seca . Motor original BF . Esse conjunto está montado numa Rural , como essa é bem mais pessada que o Jeep, será que terei problemas ?
Lucena,
Eu vi um rolamento com essas medidas também mas achei que iria enfraquecer demais a ponta do entalhado, por isso optei por um com 17mm.
Christiano,
Eu estou usando o 6003-ZZ mas não está rodando ainda para que possa dizer se presta ou não. Estou só fazendo "esperiencias" por enquanto.
Valeuss!!!
leopoldo
21/09/2005, 13:24
...... já postei um topico sobre o assunto e ainda não obtive resposta . Afinal, qual é o rolamento que posso colocar no eixo piloto com melhores resultados ?.....
Christiano,
Perceba que estão tentando achar a solução. Pode ser por isso que não tenham colocado a resposta que você procura.
Acompanhe esses testes e veja o que acontece.
na ultima vez que eu abri o cambio do meu jeep no lugar do rolamento ja tinha uma bucha flutuante (para quem não sabe, bucha flutuante é aquela que trabalha "solta", ou seja, não é colocada prensada, nem por dentro, nem por fora) que tava com uma put@ folga. eu queria colocar roletes, mas tava morrendo de pressa para montar o jeep e num tinha ninguem capacitado na minha cidade que fizesse o serviço a um preço justo.
levei as peças para um torneiro e falei pro cara fazer outra bucha flutuante. o cara fez rapidinho, mas não fez flutuante :evil: , fez a bucha fixa por fora, com um canal de lubrificação
resultado: tá assim até hoje (6 meses) funcionando e num deu problema ainda
daqui um mes mais ou mrnos vou ter que abrir o cambio, pois vou adaptar motor de opala e vou precisar tirar o eixo piloto para emendar. dependendo de como estiver a bucha vou adaptar roletes.
abraços
Sugestão:vá a um estabelecimento que só trabalhe com rolamento e veja no catalogo, um rolamento de rolete ou agulha com medida externa de 35mm e a interna o mais proximo possivel do diametro da ponta do piloto.Fazer o que fiz não recomendo.
Lucena,
Quem sabe com 17mm na ponta do entalhado ele aguente o tranco??? Por enquanto não posso afirmar nada, só tenho mesmo a fé.
Saudações