Ver Versão Completa : MACACO DA NIVA
ANDRÉ PEIXOTO
13/09/2005, 00:01
Caros Amigos,
Hoje me deparei com um problema ao qual nunca tinha me tocado. Até mesmo com meu primeiro Niva: Eu nunca tinha precisado trocar um pneu!
Hoje quando tentei usar o tal do macaco, tive duvidas onde encaixa-lo.
Vi que existe uma especie de haste no elevadorzinho do macaco original. Eu imaginei que ele deve se encaixar perfeitamente num quadradinho onde atualmente esta acoplado o meu estribo. Será que eu tenho que desparafusar o estribo para acoplar o maldito macaco toda vez que o pneu furar ????
Alguém tem alguma dica de outro tipo de macaco que poderia ser usado no lugar do original (que cá entre nós é um baita trambolho !) ?
Abraços,
André.
christian govastki
13/09/2005, 13:30
André
O macaco do niva é encaixado num suporte quadrado entre a porta e o pneu traseiro, e ele funciona corretamente...nos nivas que não tem estribo.
Dá para perceber que ele não serve nos nivas que tem estribo muito longo (este é um dos motivos pelos quais o meu não tem estribo).
Solução: Comprar um macaco extra e carregar ele :D
Qual tipo: Ai vai depender de quantos R$ você tem.
- Hidráulico: Perfeito, compacto, seguro (desde que seja de uma marca boa como schutz)
problemas: Não funciona se o solo não for firme e você tem que entrar embaixo do carro para posiciona-lo corretamente (o mais próximo possível do pneu avariado, no eixo dianteiro pode ser na bandeja ou na travessa, no traseiro perto da roda) em geral há dois tipos de suporte um aberto como se fosse uma garra bem aberta e um que é só um pino redondo. Compre o do primeiro tipo por oferecer uma maior área de contato, principalmente no eixo traseiro.
Compre com uma capacidade de carga bem grande tipo 1T e de preferência telescópico (dois estágios)
PS. Tem que ser guardado na vertical.
- mini-jacaré, quase a mesma coisa que o hidráulico, só que dá para empurrar/puxar de baixo do carro. é bem mais pesado e mais "trambolho" tambem, em geral são chineses...
- Hi-lift - tem um curso enorme (o menor deles tem 1m de comprimento), a garra pega muito perto do chão, pode ser usado como guincho manual e esticador. Se o solo não for muito firme não é muito estável, e é super prático de usar (pode levantar o carro pelo para-choque), não precisa entrar em baixo do carro para usar. Tem que levar uma tábua de +/- 30cm de lado para aumentar a área de contato... serve para desatolar o carro ( na lama dá uma grande ajuda)...problema, relativa instabilidade e o preço...PS. Ele não foi feito para ser fixado do lado de fora do carro como alguns imaginam...
Se pudesse teria um hidráulico e um hi-lift de 1,2m, como não dá, tenho um hidrálico e o original.
MANFREDI
13/09/2005, 16:05
Outro dia estava ajeitando algumas ferramentas e peguei o macaco original e manivelei até abrir totalmente.
SURPREEEEEEESAAAAAAAAAAAAA
Ele não tem altura suficiente pra levantar meu Niva que foi elevado em 3 cm na traseira e 2 na dianteira. E ainda mais, está com pneus de diâmetro maior e amortecedor da Kombi que aumenta mais ainda o curso da suspenção. Ah, e tem estribo lateral.
Ainda não tive que trocar pneu mas já vi que se precisar vou ter que procurar (ou carregar no carro) pedaços de madeira paara auxiliar na altura.
Pra mim, por enquanto, não vale o investimento$$$$$$ em um Hi Lift ou similar.
christian govastki
13/09/2005, 16:54
Um amigo meu que tem uma d20 4x4 com BF33Mud tem um problema bastante peculiar....
Com o pneu totalmente vazio o macaco hidráulico não entra embaixo do eixo. Então ele tem que andar com um toco na caçamba para subir caso o pneu fure. Quando acontece ele sobe com o pneu furado no toco para o hidráulico poder entrar no eixo ou pede ajuda pelo PX para alguém que tenha um mini-jacaré...
Pergunta a quem tem o macaco original, a alavanca de acionamento tem que ficar encaixada ao lado da bateria ou tem alguma posição mágica (sem sem logicamente tirando ela, senão a engrenagem sai do lugar :( , ai o bicho pega pois vai limitar o tamanho da bateria que eu queria colocar (65Ah)
Cavalcante
13/09/2005, 18:05
Christian, se a alavanca não estiver entortada ela fica debaixo do reservatório de água do radiador. O macaco tem um furo na base que se encaixa em um pino que fica atrás da lanterna/pisca direito. Mas só encaixa direito se a alavanca não estiver torta. Se estiver torta, o macaco fica um pouco fora de lugar. Como o meu eu só uso pra enfeite, tirei o reservatório, encaixei o bichão e coloquei o reservatório de volta :wink: .
A solução pro cara da D-20, e pros Nivas também é um macaco hidráulico telescópico, de preferência de 3 estágios. Assim um macaco de 20 cm de altura levanta o eixo em até 60 cm.
MANFREDI
14/09/2005, 10:43
Cavalcante,
Acho que eu precisaria de um macaco hidraulico de 4 estágios, pois acho que os 60 cm ainda não seriam suficientes pra descolar a roda do chão. Vou fazer o teste este findi e depois coloco aqui. Se der com fotos. eheh
Cavalcante
14/09/2005, 21:32
Que diabos de diametro de roda/pneu é esse seu????? 60 cm não dá????!!!! Pega leve...
Do eixo traseiro, que normalmente tem o maior curso: a roda tem 16 polegadas, logo, no limite são 20 cm, menos uns 2,5 cm de diâmetro do eixo, portanto 17,5 cm de espaço para encaixar o macaco. Aí tem uns 30 cm (!!!!) de curso de suspensão, e você tem tudo o que precisa, e ainda sobram 12,5 cm de curso do macaco. É gorila pra burro!
Quero ver as fotos, e com uma escala do lado :twisted: :twisted:
MANFREDI
15/09/2005, 09:31
Vais ver. eheheheh
Grande abraço
christian govastki
20/09/2005, 10:28
Manfredi
Você vai colocar o macaco hidráulico, no caso da traseira, no eixo, então seu macaco precisa ter um curso de pouco menos que o Raio do pneu e não o diâmetro..., o macaco vai levantar o carro por inteiro e não depende do curso da suspensão não....
Na dianteira, ai sim o bicho pega, se vc levantar o carro pela balança o único limitante é a altura que resta entre a dita e o chão para você encaixar o macaco, pois como na traseira o carro via ser suspenso por inteiro. Se não der para encaixar, vc vai ter que levantar o Niva pelo agregado, ai sim o curso vai importar...
Se o hidráulico não servir, então só o hi-lift mesmo :lol:
MANFREDI
20/09/2005, 10:39
D E S C U L P E M - M E.
Estava errado e subestimando minha suspenção.
Um hidraulico de 3 estágios serviu de sobra-12 cm.
Obrigado a todos.
thomas wistuba
30/09/2005, 16:26
FALA POVO
Eu ando com 1 calço de madeira de 30 X 30 X 20 no porta mala....
uso com macaco normal.....
dá e sobra...
falow
christian govastki
30/09/2005, 23:10
30x30x20 cm ? Caracas, é um paralelepípedo!!! Até o macaco de carrinho de playmobil dá conta...Brincadeira. 2 cm né. É bom para aumentar a estabilidade em terrenos instáveis. a base do original é muito pequena mesmo.
Seus pneus devem ser os originais. Acho que se aumentar muito vai ter que ter um macaco alternativo...
Outro dia perguntei onde encaixava a manivela, e depois de tentar muitas opções descobri que a única que dá certo é entre a bateria e o reservatório de expansão do radiador.
ANDRÉ PEIXOTO
30/09/2005, 23:28
Christian, por falar em manivela...
vc já usou aquela manivela para girar o motor?
Essa manivela é igual aquelas que os carros antigos usavam para dar partida?
Eu tentei colocar ela lá na posição de origem e ao tentar girar achei muito duro e não aconteceu nada.
Já li em algum lugar que ela serve para ajustar o platinado. Mas é só pra isso ?
christian govastki
30/09/2005, 23:53
Camarada, segundo meu mecânico a manivela só serve para ajustar o ponto mesmo. O meu veio sem :( , então não posso dizer nada...mas acho que a lada não ia ter todo este trabalho apenas para ajustar o ponto, é mais fácil dar um toquinho na ignição...
ANDRÉ PEIXOTO
01/10/2005, 00:01
jussssssssssssto. muito justo!
eu vou guardar para me defender de alguns flanelinhas também. hehehehe :twisted:
Eduardo Velo
01/10/2005, 00:47
Christian, por falar em manivela...
vc já usou aquela manivela para girar o motor?
Essa manivela é igual aquelas que os carros antigos usavam para dar partida?
Eu tentei colocar ela lá na posição de origem e ao tentar girar achei muito duro e não aconteceu nada.
Já li em algum lugar que ela serve para ajustar o platinado. Mas é só pra isso ?
Ja fiz o carro pegar muitas vezes na manivela , lógico que é dura , vc comprime os pistões ...
Deixe a chave de ignição na posição ligada , puxe um pouco o afogador e gire a manivela , cuidado com o retrocesso , o encaixe da alavanca tem um rebaixo pra evitar isso , mas mesmo assim é bom ficar esperto pra não machucar o braço ...
Fiquei sem partida por um bom tempo fazendo pegar na manivela ...
[]s...
ANDRÉ PEIXOTO
01/10/2005, 00:54
valeu Eduardo. Agora pelo menos sei que ela serve para mais coisas.
christian govastki
01/10/2005, 21:25
não falei que a Lada não ia perder tempo para bolar uma solução exclusivamente para "ajustar" o ponto? Mas isto que o Eduardo falou é sério, quando o carro pega se vc não ficar esperto ela pode quebrar seu braço.
Pessoal
A alavanca serve tambem na regulagem da folga das valvulas,isto é,voce acerta a marca da engrenagem do comando com a marca do cabeçote e depois vai girando o motor de 180 em 180 graus utilizando a tal alavanca.So não sei onde ela ficava,alguem pode me informar?
Boa tarde, pessoal!
Sou novato por aqui, mas entao, lá vai a questão: TENHO UM MACACO HIDRAULICO 2 TON, só que em decorrencia do mau uso, devido o mesmo ficar deitado no porta malas do niva, nao conseguia aciona-lo, somente consegui apos esgotar o oleo e dar umas bombas na alavanca de acionamento sem que o parafuso onde segura a pressao estivesse lá, porem nessa operaçao, apesar de ter desengripado a geringonça, rssss, esgoteio o oleo do macaco, AGORA SIM A PERGUNTA - QUAL OLEO EU COLOCO NO MACACO HIDRAULICO, E QUAL O MELHOR OLEO A SER USADO NESSES CASOS????
ABRAXXXX
8)
danipereira
09/12/2005, 18:58
Estou falando besteira ou seu macaco hidraulico teria que ser de pelo menos 4-6 tonaladas, para o Niva?
Cavalcante
11/12/2005, 10:50
JVGOMES, em que bairro de Sampa você está? Na Salim Farah Maluf, depois do Jd Anália Franco, sentido V Prudente, tem um cara (a loja dele parece uma borracharia) que conserta macacos hidráulicos e é gente boa. Leva o macaco lá que ele resolve.
JVGOMES, em que bairro de Sampa você está? Na Salim Farah Maluf, depois do Jd Anália Franco, sentido V Prudente, tem um cara (a loja dele parece uma borracharia) que conserta macacos hidráulicos e é gente boa. Leva o macaco lá que ele resolve.
Caro Cavalcante. Primeiramente, obrigado por ter respondido ao meu questionamento :palmas: . Morro no Bairro da Vila Carrão/SP, e até conheço a regiao em que vc esta se referindo, porém, vc nao sabe o nome da loja ou da pessoa que conserta os macacos hidraulicos? Vc já consertou com essa pessoa??
Abraxxx
Cavalcante
15/12/2005, 15:31
Já consertei sim, mas o nome da loja eu não lembro. O serviço é bem feitinho e o preço bastante razoável. Não tem o que errar. Indo da Radial para a Anhaia Melo, você vai ver uma casa, com aquele jeitão de borracharia, com uma porção de macacos hidráulicos na porta. É o mostruário do cara. Fica depois da entrada pro Jd Anália Franco.
christian govastki
16/12/2005, 09:53
Prezado Danipereira
Um macaco de 2 toneladas é mais que suficiente para levantar o Niva, na bem da verdade um de 1t, já estava de muito bom tamanho. Lembre-se que vc não vai levantar o carro todo com um único macaco, e sim aproximadamente 750kg de cada vez (na pior hipótese - Se vc levantar ele pelo centro do agregado dianteiro, o que é de forma alguma recomendável)
Quanto a questão do óleo, se for apenas para trocar ou completar o nível, verifique se existe, o site da Schutz (fabricante de macacos) qual é o óleo recomendado, senão, passe numa casa de ferramentas e peça para dar uma olhada no manual dele que consta que óleo é...
danipereira
16/12/2005, 11:44
E qual marca de macaco hidraulico é considerada de primeira linha?
christian govastki
16/12/2005, 13:46
Eu tenho dois Schutz, um com parafuso simples na ponta do êmbolo, e um outro que é em forma de y bem aberto, que eu acho melhor por ter uma maior área de contato. Também tenho um chinês, mini-jacaré de 3 toneladas, parece bem forte, mas no fundo prefiro os Schutz, neste eu confio.
E lembre-se que macaco hidráulico não deve ser usado como cavalete para manter o carro em cima, principalmente se vc for ficar embaixo do carro (compre 2 cavaletes, que são baratos e muito mais seguros).
Acabei de ver em www.garra4x4.com.br um hi-lift de 1,2m por 430 lascas, não sei se está caro ou barato...tb não conheço a loja....
sizani I
25/02/2006, 22:50
Tenho um jacaré 2 ton, mas tem que calçar com um pedaço de viga 16. funciona!!
No meu niva tenho a suspensão levemente levantada, e pneus maiores que o normal. Surpresa tb quando tive que trocar o pneu...a solução que achei foi fazer um especie de cinta de cabo de aço, com uma argola numa ponta e gancho na outra e amarrar a suspenção...assim o macaco "original" levanta tranquilo.....para aqueles que nunca trocaram o pneu, recomendo encaixar bem o macaco, ou senão vai ter um "pequeno" arranão na porta.
"GRAUÇÁ 4x4"
02/12/2008, 03:13
Cedo acordei decidido a levar o Grauçá para uma revisão mecânica, pois estava muito intrigado com seu consumo excessivo de combustível que vem apresentando, 3,9 km/l de gasolina, isso com certeza não é normal !!!...
Para minha surpresa ao sair de casa na chuva percebi que o pneu do Grauçá estava furado, detalhes importantes, não tínhamos chave de roda e nem macaco, por sorte estava na porta de casa.
Um dos questionamentos quando instalei o estribo Maceral, era sobre o macaco que não existia no carro, e nem sabia como era o modelo original de fábrica, depois de estudos anteriores sobre o assunto em listas de discussões cheguei a minha conclusão emergencialmente, fui à loja de um amigo e comprei um Macaco Hidráulico para 2 Ton. (foto) e uma chave-de-roda “estrela”, dessas que serve para qualquer parafuso de roda. Sucesso total, e até recomendo...
Ah, um cepo de madeira vai bem ter na mala do carro para apoiar...
· Macaco Hidraulico 2 Ton. = R$ 43,00
· Chave-de-roda “estrela” = R$ 12,00
Total Investido = R$ 55,00
Caros colegas é por essa e outras com a da foto que eu tive que optar por este gorila para o Cacique. Alem de servir para trocar pneus quando necessario ele tambem te tira de roubadas deste tipo abaixo. Sei que o investimento é um pouco salgado mas quando se precisa dele e esta apenas voce e a esposa numa situaçao como esta quilometros de qualquer ajuda sai ate barato.HEHEHE!!!!
Gustavo Niva
02/12/2008, 15:27
Tô afim de comprar um desses faz tempo... mas só acho na casa dos R$300 (achava, tem tempo que não procuro)... acho que é uma das "ferramentas" mais importantes pra offroad...