PDA

Ver Versão Completa : Ranger: Caixa de direção



cbridi
12/09/2005, 23:52
Senhores(as) ,

Minha Ranger 4x4 está com folga na caixa de direção e faz um ruído (cloc-cloc :pensativo: ) ao girar o volante de um lado pro outro. Revisei as juntas axiais e o problema é mesmo na caixa de direção. Então eu pergunto:
- Existe algum tipo de reparo para a caixa de direção?
- Caso exista, alguém já teve este problema e saberia informar quais as peças normalmente substituídas? Ou tem que trocar o conjunto completo?

:arrow: Alô mestre Walter!! Manda aí o pdf com a vista explodida e relação de peças da caixa de direção!! Please!?

[]'s folgados...

Walter L. L. Casitta
13/09/2005, 09:09
O que vou falar aqui é a minha teoria sobre esse assunto, porque a minha Ranger esta com o mesmo problema e eu ainda não tive tempo pra mexer:
Esse “cloc cloc”, vem da articulação do tirante da caixa de direção. Acredito que só uma lubrificação resolveria o problema, mas o acesso é complicado. Tem que tirar a caixa inteira. Se existir alguma folga ali tem que trocar o tirante que é vendido em forma de reparo (jogo de reparo do tirante da caixa de direção REF 26) que custa R$320,00 no paralelo.
Agora mais uma coisa, Se ta fazendo o “cloc cloc” é porque ainda não existe a folga e a graxa da articulação esta ressecada. Só uma lubrificação com uma graxa que resista a altas temperaturas deve resolver.

cbridi
13/09/2005, 09:59
Walter L. L. Casitta,

Agradecido pelo pdf e pela teoria!
Na próxima semana vou desmontar a caixa de direção e depois posto aqui se tua teoria é válida ou não. :D

[]'s torcendo pela comprovação da teoria de Casitta... :lol:

emerson_dickel
13/09/2005, 10:35
Pessoal, uma coisa de um novato para os mestres :)

Nossa tinha um barulho quando se girava o volante, tipo soh se notava quando tava devagar, numa esquina na cidade etc.

Segundo a Ford, era problema no setor de direção, orçamento deu em R$ 880,00, dai levei num amigo mecanico ele ergueu ela, tirou a proteção do motor, e apertou 2 parafusos grandes que seguram o setor de direção, e deu uma reapertada geram, eixo etc etc etc.

Mas seguindo ele era os parafuros (2) do setor que se afrouxavam com o tempo, esse problema apareceu com 155 Mil KM, agora ela tah batendo os 170 Mil KM, e o barulho sumiu, pode ser até que tenha algum problema mais grave, mas em 15 mil Km não apareceu e o barulho sumiu depois que ela saiu do elevacar.

Então dêem uma conferida nesses 2 malditos parafusos, e faço votos que seja soh isso.

Um grande abraço a todos, caso queiram conversar melhor a respeito, contactem me que passo meu msn etc.

Um grande abraço

FabricioSoares
13/09/2005, 13:35
Senhores(as) ,

Minha Ranger 4x4 está com folga na caixa de direção e faz um ruído (cloc-cloc :pensativo: ) ao girar o volante de um lado pro outro. Revisei as juntas axiais e o problema é mesmo na caixa de direção. Então eu pergunto:
- Existe algum tipo de reparo para a caixa de direção?
- Caso exista, alguém já teve este problema e saberia informar quais as peças normalmente substituídas? Ou tem que trocar o conjunto completo?

:arrow: Alô mestre Walter!! Manda aí o pdf com a vista explodida e relação de peças da caixa de direção!! Please!?

[]'s folgados...

A minha teve que trocar a caixa de direção (garantia graças ao bom deus) aos 6.000 Km, visto que estava com folga, em estadas de chão mesmo segurando a direção reta sentia-se o "cloc..cloc.." da folga.

Foi trocada aos 6.000 Km, esta com 30.000 e começando a bater de novo, tudo bem que o uso é, digamos, um pouco severo, mas era para durar mais.

Abraço
Fabricio Soares

Pequeno jr
13/09/2005, 17:58
tudo bem que o uso é, digamos, um pouco severo, mas era para durar mais.


Fabricio,

Nem tanque d guerra quer ver vc por perto ...

Edintruder
13/09/2005, 22:46
Fabrício,
Será que um Hummer agüenta na tua mão? Foi desenvolvido para durar 12 anos em uso extremo e com o mínimo de manutenção!

Walter L. L. Casitta
17/09/2005, 23:27
Com esse tópico, criei coragem e resolvi retirar a caixa da direção pra resolver o problema do “cloc-cloc”, da DH da Ranger e também trocar o óleo que já estava lá a mais de 50.000KM.

A minha teoria estava correta. Pelo menos para o meu caso, foi só lubrificar as articulações que são protegidas pelas coifas. São duas juntas esféricas que estavam quase secas e meio rígidas. Bastou fazer alguns movimentos circulares com elas e a graxa original que ainda existia por lá se espalhou e elas ficaram livres novamente. Mesmo assim eu taquei mais graxa com vontade. Usei uma graxa a base de lítio para rolamentos em spray com ponto de gota de 185ºC. (espero ter usado a graxa correta).

Resolvi um problema e ganhei outro. Não consegui eliminar todo o ar do sistema e a minha bomba passou a gritar quando viro a volante. Já eram 20:00 da noite de Sábado. Cansado, deixei pra outro dia...
Em tópicos passados alguém perguntou o que causa aquele ruído na bomba da DH. Taí a resposta: ar no sistema e que para ser retirado é necessário uma bomba de vácuo que não tenho. No meu Samurai, quando adaptei a DH dele bastou virar o volante de um batente ao outro umas 3 vezes e pronto. Na Ranger isso não funcionou.

Algumas recomendações pro maluco como eu que pretende fazer isso em casa como acabei fazendo:

-Alinhe as rodas e use a trava do volante tirando a chave da ignição. Se o volante girar alem curso normal da direção, as conexões da buzina, cruise control, e air bag podem se romper.
-Marque a posição da ponteira da direção esquerda com tinta, por exemplo, para conseguir remontar na mesma posição e evitar ter que pagar por um alinhamento de direção. Simplesmente contei a anotei o número de fios da rosca sobrando. Não será necessário retirar a ponteira do lado direito.
- Para que a caixa saia totalmente, será necessária a retirada da barra estabilizadora, todas as conexões e tubos, mesmo os que lavam o óleo de um ponto da caixa para outro ponto dela mesma. Certifique-se de ter todas as ferramentas necessárias antes de começar a desmontar, pois o espaço pra elas é muito limitado.
- Para a caixa sair totalmente, também será necessário desmontar todo o lado esquerdo da caixa tirando a ponteira esquerda e a coifa. Tenha abraçadeiras para as coifas, para substituir as originais que são descartáveis. Eu tive que usar outras de nilon, as abraçadeiras que comprei não tinham o comprimento necessário. Felizmente as de nilon que tinha eram do mesmo porte. Depois de tiras a coifa, será necessário retirar a haste esquerda, a tal que tem a articulação precisando ser lubrificada sendo que pra isso será necessária um monstro duma chave de boca de mais de 32mm ou uma chave de boca ajustável de 39mm com a que usei.
- No lado direito da caixa já na bancada será necessário soltar apenas a coifa e afastar o necessário pra poder lubrificar a articulação direita.
- Se essas articulações apresentar alguma folga, terá que ser substituída, mas bem lubrificadas, tenho certeza que chegarão tranquilamente aos 200.000Km.

É isso. Assim que conseguir tirar o ar do sistema, eu digo como foi que fiz.

Luiz Antonio
18/09/2005, 00:54
Walter,
trocar o oleo da cx de direção ???

[]'s

Walter L. L. Casitta
18/09/2005, 17:22
Walter,
trocar o oleo da cx de direção ???


Sim! Como Não?

Walter L. L. Casitta
18/09/2005, 17:30
Com esse tópico, criei coragem e resolvi retirar a caixa da direção pra resolver o problema do “cloc-cloc”, da DH da Ranger e também trocar o óleo que já estava lá a mais de 50.000KM.

A minha teoria estava correta. Pelo menos para o meu caso, foi só lubrificar as articulações que são protegidas pelas coifas. São duas juntas esféricas que estavam quase secas e meio rígidas. Bastou fazer alguns movimentos circulares com elas e a graxa original que ainda existia por lá se espalhou e elas ficaram livres novamente. Mesmo assim eu taquei mais graxa com vontade. Usei uma graxa a base de lítio para rolamentos em spray com ponto de gota de 185ºC. (espero ter usado a graxa correta).

Resolvi um problema e ganhei outro. Não consegui eliminar todo o ar do sistema e a minha bomba passou a gritar quando viro a volante. Já eram 20:00 da noite de Sábado. Cansado, deixei pra outro dia...
Em tópicos passados alguém perguntou o que causa aquele ruído na bomba da DH. Taí a resposta: ar no sistema e que para ser retirado é necessário uma bomba de vácuo que não tenho. No meu Samurai, quando adaptei a DH dele bastou virar o volante de um batente ao outro umas 3 vezes e pronto. Na Ranger isso não funcionou.

Algumas recomendações pro maluco como eu que pretende fazer isso em casa como acabei fazendo:

-Alinhe as rodas e use a trava do volante tirando a chave da ignição. Se o volante girar alem curso normal da direção, as conexões da buzina, cruise control, e air bag podem se romper.
-Marque a posição da ponteira da direção esquerda com tinta, por exemplo, para conseguir remontar na mesma posição e evitar ter que pagar por um alinhamento de direção. Simplesmente contei a anotei o número de fios da rosca sobrando. Não será necessário retirar a ponteira do lado direito.
- Para que a caixa saia totalmente, será necessária a retirada da barra estabilizadora, todas as conexões e tubos, mesmo os que lavam o óleo de um ponto da caixa para outro ponto dela mesma. Certifique-se de ter todas as ferramentas necessárias antes de começar a desmontar, pois o espaço pra elas é muito limitado.
- Para a caixa sair totalmente, também será necessário desmontar todo o lado esquerdo da caixa tirando a ponteira esquerda e a coifa. Tenha abraçadeiras para as coifas, para substituir as originais que são descartáveis. Eu tive que usar outras de nilon, as abraçadeiras que comprei não tinham o comprimento necessário. Felizmente as de nilon que tinha eram do mesmo porte. Depois de tiras a coifa, será necessário retirar a haste esquerda, a tal que tem a articulação precisando ser lubrificada sendo que pra isso será necessária um monstro duma chave de boca de mais de 32mm ou uma chave de boca ajustável de 39mm com a que usei.
- No lado direito da caixa já na bancada será necessário soltar apenas a coifa e afastar o necessário pra poder lubrificar a articulação direita.
- Se essas articulações apresentar alguma folga, terá que ser substituída, mas bem lubrificadas, tenho certeza que chegarão tranquilamente aos 200.000Km.

É isso. Assim que conseguir tirar o ar do sistema, eu digo como foi que fiz.

Pra minha surpresa quando liguei a Ranger nesta manhã, a DH funcionou perfeita com a bomba totalmente silenciosa. Acho que o ar encontrou o seu caminho pra fora durante essa noite.

cbridi
19/09/2005, 23:58
Alô Walter e outros,

Aqui o problema foi de "pouca prática" do que vos escreve... :parede: :parede:
Levei a viatura numa oficina especializada em conserto de DH e, segundo testaram, está tudo perfeito. O ruído (cloc-cloc) é normal ao girar o volante de um lado para o outro com o motor desligado e desaparece ao fazê-lo com o motor ligado (esqueci de mencionar isto no início do tópico :oops: ).
Agradeço a todos pela atenção e em especial ao Walter pela informações e pela aula de retirada da caixa de direção. :palmas:

[]'s