Conectar

Ver Versão Completa : Garantia 3 meses na venda de veículo particular. Como proceder?

zoega
02/02/2013, 10:13
Pessoal, há quase 2 meses vendi minha Rager xlt 4x4 04/05, carro de uso particular. Vendi a outra pessoa (também particular), eis q o novo dono fez uma viajem longa até o Pará (2.000km) e a picape apresentou 2 defeitos, o primeiro na bomba da direção hidráulica, e o segundo no cilindro atuador da embreagem. Segundo ele, teve que ir de guincho as 2 vezes para a oficina, fazendo reparo das peças, trocando por novas.

Me passou os seguintes preços;
-Bomba da direção hidráulica (não original); R$1.100,00 já instalada com M.O.
-Cilindro mestre da embreagem; R$900,00 já instalado com M.O.

Fui consultar os valores aqui e achei a bomba original por 700 reais, a paralela por 300 (DHD), o cilindro da embreagem por 170 reais (FTE).
Sei da garantia obrigatória de 3 meses, o valor das peças que ele colocou está muito acima do que consultei por aqui, porém entendo que, dependendo da região, essas peças são mais caras e dificeis de conseguir. Ele me ligou cobrando os 2 reparos (mais de 2 mil reais). Não fujo do meu compromisso, sou honesto e cumpro com minhas responsabilidades, a picape ainda está na oficina terminando o reparo, porém fico pensando nas possibilidades de mau uso, superfaturamento, etc, pois afinal, não nasci ontem e não tenho como acompanhar o serviço de perto (já que a picape está a mais de 1.000km daqui)...
De início pedi pelas notas fiscais das peças e serviços E também as peças usadas (quebradas), só mediante os mesmos farei o acerto.
Como proceder? Alguém já passou por isso?

[]'s
Lucas.

FelipeHilux
02/02/2013, 10:37
Bom dia Zoega,

Na pratica, situacoes como a sua costumam ser finalizadas em juizo, que sera o local onde podera questionar os valores apresentados, sera JEC (juizado especial) oq nao lhe trara custos.

Agora se quiser pagar oq lhe foi apresentado para encerrar o problema, tbm pode, porem reze para que o comprador nao quebre mais nada do carro, pois ele criara gosto pela coisa ! ! !

Em juizo, talvez vc nao pague nada, afinal, esses problemas nao estavam ocultos na venda (particular/particular) e veiculo foi testado a aprovado pelo comprador.

Bom as opcoes sao essas, vc é quem decide como proceder.

Boa sorte

zoega
02/02/2013, 14:02
Pois é Felipe, é complicada a situação, mas uma coisa é certa só na palavra não dá pra confiar...Se for pra pagar quero nota de tudo e inclusive as peças estragadas...

''São cobertas todas as peças que apresentem falha de material, defeito de fábrica ou problemas anteriores à comercialização, como danos provocados por transporte inadequado. Nesse último caso também se incluem todos os defeitos decorrentes de mau uso ou desgaste de peças de seminovos e usados que datem da época do antigo dono. Afinal, nenhum vendedor pode pôr à venda um produto que não esteja em perfeito estado. Vale frisar, no entanto, que ao comprar um carro diretamente de uma pessoa física em vez de recorrer a uma revendedora, perde-se o direito a qualquer garantia, pois isso não é considerado uma relação de consumo..''

Retirado de;
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/carros/noticias/saiba-como-funciona-garantia-veiculos-novos-usados-562028?page=1

ursopelado
02/02/2013, 17:43
Amigo tem um probleminha ai , sendo venda de particular pra particular n ter garantia alguma (aki em MG n tem disso) ao n ser que seja apresentado um documento que compreve que vc due garantia ao comprador , e segundo a legislasao isso n existe ele q se ferrre pra lah (por isso comprar veiculos de aprticular sao mais baratos q de agencia ).
Outra coisa msm q vc tenha dado garantia a pessoa q vc vendeu ele n pode executar o concerto sem o conhecimento do vendedor nein ao menos o guincho (na agencia onde trabalho funciona deste geito se o candango compra um carro lah e quebra ele entra em contato conosco e levamos o mecanico lah o mecanico no lugar msm faz a pericia e v se foi mal uso ou defeito msm assim chamamos o guincho e nos concertamos e apresentamos a nota para o cliente )
N da mole n vc n deve pagar por nd kalker coisa soh me fla ki tiro uma copia da legislaçao lah da empresa e te passo .
ABÇ

leojaz
02/02/2013, 20:17
Zoega, passei por uma situação semelhante, porém de menor valor. O camarada testou o carro, levou no mecânico dele e tal, depois de comprada veio falar que a bomba d'água estava vazando. Dividimos o prejuízo, pois era pequeno o valor.
Como esta escrito na Exame, neste caso, particular p particular, não existe a garantia. Mas como temos nossa palavra, entre num acordo de valores com o comprador, mas não pague tudo não, e peça as notas fiscais, tem muito picareta neste mundo!

sandersondf
05/02/2013, 11:25
tem o tal do vício redibitório, mas não sei se se aplica a uma venda de pessoa física pra pessoa física

o certo era procurar um advogado mesmo

FelipeHilux
05/02/2013, 19:17
tem o tal do vício redibitório, mas não sei se se aplica a uma venda de pessoa física pra pessoa física

o certo era procurar um advogado mesmo

Entao ta aqui a resposta de advogado:

Vicio oculto, para existir deve haver o conhecimento do vendedor. É diferente de problema gerado por uso. Nao cabe nesse caso.

Felipe
OAB/SP - 282348

FelipeHilux
05/02/2013, 19:18
Essa consulta foi gratuita ! ! ! ! !