PDA

Ver Versão Completa : Suspensão Ranger 2011

DoctorKX
01/02/2013, 21:54
Boa noite..
Alguém ja fez alguma alteração nas molas traseiras da ranger para deixar mais macia?
tenho uma s10 e uma ranger, e a diferença de andar em uma e outra é muito grande, nem se compara o tanto que a s10 é mais macia em relação a ranger,observei que aquela mola grossa que as duas possuem. A da s10 é mais distante que das outras comparado com a ranger ocasionando um curso maior nas molas e provavelmente deixa do mais macia, andei pensando em fazer o mesmo na ranger ou eliminar essa mola e substituir por um calço da mesma altura..
alguém ja fez algo parecido ou tem um solução melhor?

BRAVOECONOVEMBER
02/02/2013, 13:06
Olha, pelo que li e pesquisei quando fui comprar a minha jabureca, a ranger é mais dura mesmo pela proposta dela. A S10 é pra ser mais macia mesmo.
Sua ranger é diesel? As 4X4 diesel possuem já suspensão mais alta com calço .
Uma coisa que li e que deu vontade de fazer na minha é aproveitar que tenho que limpar e alinhar os feixes e fazer um truque de jipeiro, de colocar radiografia com graxa entre as lâminas, ou partir pra uma modificação mais bacana, que é inserir um pedaço de mola quebrada entre as duas molas de trabalho onde elas pegam nos grampos (só no meio delas) e batentes de teflon nas pontas, afastando os feixes e eliminando o atrito entre eles. Diz que isso faz elas trabalharem mais macias, e não perdem a capacidade de carga.
Não me sinto tentado a retirar ou mexer nas molas de carga (a última que comentaste) por motivos óbvios: são elas que dão o batente final.

DoctorKX
03/02/2013, 00:16
Eu pensei em fazer oq voce falou, colocar uma mola entre as outras.. A s10 tem esse espaço..
a minha ranger e diesel sim e 4x4.. Tenho ela e a s10, e gosto muito de andar na ranger, mas o que me desanima é a suspensão dela, sair dela e andar na s10 em estrada de terra chega ser humilhante a diferença..
vou mexer nela nessa semana, vou tentar seguir a sua ideia de colocar uma mola fina entre as outras e deixar aquela mais grossa, nem que eu deixe ela mais reta para apenas apoiar quando estiver com carga..
tomara que isso funcione, porque minha unica reclamação dela é o tanto que ela é dura p andar..

Pedro_Augusto
03/02/2013, 06:38
DoctorKX, já experimentou andar com a calibragem dos pneus traseiros em 28 libras? Isso sem carga, claro.

DoctorKX
03/02/2013, 09:27
DoctorKX, já experimentou andar com a calibragem dos pneus traseiros em 28 libras? Isso sem carga, claro.
Ja sim, geralmente deixo com a calibragem mais baixa nos 4 quando estou sem carga deixo as traseiras com 27 ou 28 e as dianteiras com 30. tem uma melhora mas mesmo assim nao chega nem perto da macies da S10.
Essa semana se tiver tempo vou mudar e tentar deixar igual a s10 as molas traseiras para ver se melhora.

DoctorKX
14/02/2013, 12:07
Problema resolvido..
Falei com um conhecido dono de um posto de molas e ele sugeriu arquear a mola mais grossa no sentido contrario paras as outras só tocar nela quando carregada.. Foi oque fiz e a camionete mudou completamente, acabou aquelas pancadas secas que ela dava em buracos..

Alessandro,
14/02/2013, 13:14
Ei Doctor, posta uma foto!

Ainda assim, valeu pela dica. A Explorer tem a mesma suspenção, porém ouvi dizer que é mais macia que a caminhonete aberta. Na prática eu acho dura.

DoctorKX
14/02/2013, 15:00
To postando pelo iphone se nao aparecer as fotos quando eu chegar em casa posto para ver como ficou..

Pedro_Augusto
15/02/2013, 04:33
DoctorKX, sabe dizer se ele arqueou no lugar ou precisou desmontar pra fazer? O que foi utilizado para fazer o serviço, você viu?

Alessandro,
15/02/2013, 12:54
Pedro, não tem como arquear no local. O serviço é até mais simples, mas precisa de ferramental específico.

DoctorKX
15/02/2013, 17:59
DoctorKX, sabe dizer se ele arqueou no lugar ou precisou desmontar pra fazer? O que foi utilizado para fazer o serviço, você viu?

Eu mesmo desmontei e levei o feixe p cara arquear, fiz isso porque ele nao tinha tempo p desmontar, mas é coisa rapida, nao leva mais de uma hora, mas precisa desmontar sim.

araquemoliveira
26/01/2014, 13:42
To postando pelo iphone se nao aparecer as fotos quando eu chegar em casa posto para ver como ficou..
Boa tarde amigo. Perdoe a minha ignorancia. Mas esse arqueamento, nao foi so montar a ultima mola invertida? Pergunto isso pq pretendo fazer isso na minha. Outra duvida, tem algum segredo pra desmontar o feixe? Ou é so erguer, tirar a roda e desparafusar tudo conectado no feixe? Obrigado

araquemoliveira
27/01/2014, 19:10
Boa tarde amigo. Perdoe a minha ignorancia. Mas esse arqueamento, nao foi so montar a ultima mola invertida? Pergunto isso pq pretendo fazer isso na minha. Outra duvida, tem algum segredo pra desmontar o feixe? Ou é so erguer, tirar a roda e desparafusar tudo conectado no feixe? Obrigado

Boa tarde pessoal. Depois te 2 meses fuça do na net sobre amortecedores e sobre suspensao traseira da Ford Ranger, resolvi botar a mao na massa e testar eu mesmo as teorias.
Na net tem muita informacao sobre a suspensao traseira da ranger, muita informacao e muitas suposicoes....
Primeira coisa que fiz na angustia de melhorar o conforto dela, foi adquirir os amortecedores rancho, rs999229xl na dianteira e rs999101 na traseira, minha experiencia com eles esta acima.
Cosegui uma melhora de 80% no conforto usando regulagem 3 na frente e 2 atraz, isso para calcamento esburacado, para tentar rodar a 40km por hora, no asfalto nao tem rolagem alguma da carroceria com essa regulagem, porem, os socos nas costas continuavam, resolvi por em lratuca a questao da mola de carga, a ultima do feixe de molas.
Hoje, retirei a bendita, comecei as 9 da manha e terminei as 3 da tarde. Depois dai para um test drive.
no calcamento, viro um carro, nao sinto mais nenhuma oscilacao, soco ou solavanco, a suspensao a sorve completamente todas as irregularidades mantendo a carroceria nivelada e sem ficar balancado horizontalmente.
Loco de feliz e ainda nao a acreditado, fui pra BR, rodei como sempre faco, pra minha surpresa, nao tava mole nem insegura, nao percebi nenhuma mudanca no sentido de inseguranca, so percebi que agora filtra todas as irregularidades e desniveis do asfalto, fico muito bom mesmo! To rindo sosinho que nem bobo alegre ate agora...
Mas ainda nao contente ao voltar pra casa, abusei e vim a 80 e 100 no calcamento, achando que em algum momento ia dar batente...
Nada..... Parecia que eu tava no asfalto ainda...
Bom, agora seila, o que vai qcontecer com meu feixe de mola no futuro, nao sei... So espero que nao quebre... Porque gostei pra caralho do jeito q ta agora... Nunca mais quero saber de automovel! Pq meu unico incomodo na pickup, detonei hoje! Sai fora solavancos!!
Abracos!!! Espero que minha experiencia ajude ou atrapalhe, sei la... Aviso quando quebrar o feixe

RicardoFLN
01/06/2017, 17:21
Continuando os upgrades na suspensão traseira da minha Ranger, que começou com a colocação dos amortecedores pra fora do chassis. Hoje fui ao posto de molas já devidamente armado com 4 espaçadores centrais de 4 mm, e 8 buchas deslizantes de teflon para a ponta das molas. Além da instalação dessas peças, foi feito o arqueamento da mola de carga pra baixo, retardando a "entrada" dela, e um leve arqueamento nas restantes pra dar uns 3 cm mais de altura na picape. Serviço de 1,5 horas que me deixou 260 "Temers" mais pobre, mas que me deu uma sobrevida de uns 5 anos pelo maior conforto....:lol:
548443

548444

548445

548446

Abs.

Francisco Casal
01/06/2017, 21:36
Mudou muito mesmo como o amigo acima citou?? Pq eu não posso me dar ao luxo de tirar a mola de carga. Ultima carguinha foi de 1250 kgs, esporádica mas as veses tem dessas!

RicardoFLN
01/06/2017, 21:53
Francisco, não ficou um Landau...rsrs, de maneira geral ficou melhor sim. Aquele soco de retorno quando eu passava nas nossas famosas cabeceiras de ponte ficou no passado. Com essas modificações de amortecedor e molas na traseira, agora eu comecei a achar a suspensão dianteira ruim....kkk
Acredito que pra esgotar o quesito suspensão, sem mudanças drásticas, vou acabar me amigando com um jogo de Ranchos! Realmente, pra carregar até o talo sem chance de mudar a mola de carga, mas colocar os amortecedores pra fora sem dúvida vai te ajudar!

Abs.

Francisco Casal
02/06/2017, 12:55
Landau é landau ne Ricardo, sem chance de uma ranger se parecer com ele hahahaa. Estou afim de fazer isso, mas antes quero comprar essa peça aqui Access Denied (http://m.ebay.com/itm/1998-2013-Ford-Ranger-1-3-Lift-Kit-Leveling-Torsion-Key-Adjustable-4x4-Edge-/262684887776?nav=SEARCH)
Ela serve justamente pra amaciar as barras, podendo ainda erguer mais a frente, quero comprar ela pois minha idéia é erguer mais uma polegada a frente, ai arqueio as molas traseiras pra nivelar com a dianteira, e arquear a mola de carga ao contrário. Acredito pelo seu relato que a traseira fique mais macia, e pelo relato de um colega de grupo de ws, que essa peça amacia a frente, quero deixar ela mais macia, e erguendo pra por uns 32.

RicardoFLN
03/06/2017, 18:06
Landau é landau ne Ricardo, sem chance de uma ranger se parecer com ele hahahaa. Estou afim de fazer isso, mas antes quero comprar essa peça aqui Access Denied (http://m.ebay.com/itm/1998-2013-Ford-Ranger-1-3-Lift-Kit-Leveling-Torsion-Key-Adjustable-4x4-Edge-/262684887776?nav=SEARCH)
Ela serve justamente pra amaciar as barras, podendo ainda erguer mais a frente, quero comprar ela pois minha idéia é erguer mais uma polegada a frente, ai arqueio as molas traseiras pra nivelar com a dianteira, e arquear a mola de carga ao contrário. Acredito pelo seu relato que a traseira fique mais macia, e pelo relato de um colega de grupo de ws, que essa peça amacia a frente, quero deixar ela mais macia, e erguendo pra por uns 32.

Mais macia? Erguendo? Xi, será?! Uma coisa é certa, tens de deixar curso de suspensão pra baixo. Eu precisaria dar uma apertadinha nas barras pra deixar nivelado, mas isso é o tipo de coisa que só vou fazer depois de ter desmontado tudo ali na frente, pra troca do diferencial e das balanças. Mas tb só vai rolar se tiver um curso decente pra baixo.
Se eu precisar desse lift kit, provavelmente vou desenhar e mandar cortar no laser. Até vou verificar a espessura dessa peça e pesquisar pra ver se um aço 1045 dá conta do recado.
Ontem e hoje peguei estrada com o novo "molejo". Sem dúvida ficou beeem melhor. Agora, ao contrário do teu desejo, preciso deixar os amortecedores dianteiros mais firmes e os traseiro menos.

Abs.

Francisco Casal
04/06/2017, 12:44
Sim Ricardo, se manteres a altura mínima que esse conjunto novo possibilitará, ela ficara mais alta que a original, com os parafusos da regulagem todo solto, pq o que muda na peça é a posição que o sextavado fica, ou seja, antes de dar tensão, a bandeja já foi deslocada para baixo. Mas com toda certeza, se apertar tudo com esse kit novo, tmb ficará dura pq a tensão será a mesma. Mas ai ela subirá até 3" mais que o limite original.
Estava com idéia de comprar logo esse kit lift do link, vai sexta feira quebrei o cubo da roda dianteira direita, ai a roda caiu, sorte que tava devagar e não teve estragos maiores, mas vou ter que trocar o cubo, uma roda livre (se alguém tiver uma manual a venda estou precisando) mais mão de obra e guincho, no total vai dar uns 1500 mínimo.
Abraço

RicardoFLN
05/06/2017, 16:30
Francisco,

Só pra deixar claro: Se ela está na MESMA altura, seja com a peça original (e o parafuso de regulagem no talo), seja com a do lift kit (parafuso de regulagem no início), a tensão na mola vai ser a mesma, afinal de contas tu não estás mudando a constante elástica da mola, no caso da barra.
Quanto ao ficar mais macio com ela levantada, penso que seja pelo novo ângulo que a balança forma com o amortecedor.
Putz!! Quebra do cubo de roda?! Meu baralho! Tens foto disso pra eu ver onde quebrou?
Sorte aí!
Abs.

Francisco Casal
05/06/2017, 20:31
Tinha fotos, mas acabei apagando. Mas rachou logo atras do rolamento, a boa nova é que consegui recuperar a roda livre, ela estava apenas desencaixada. No total morreu 70 de guincho, 100 de mão e 560 da peça. Comprei o cubo da marca Nakata, indicação do meca.
Em relação ao lift eu concordo que com o lift e o parafuso no talo vai ser dura igual ao original, pq a força exercida na mola será a mesma, mas com a peça original no talo e o lift solto, mantém a mesma altura, amaciando pq como disse, antes de dar tensão na barra ela ja "jogou" a balança mais pra baixo, possibilitando erguer mais o carro.
Mas de qualquer forma agora não poderei fazer essas mudanças pq tenho que pagar esse gasto não previsto.
Abraço