Ver Versão Completa : Consumo Grand Vitara 4x2
arlysonmark
29/01/2013, 19:12
Tenho uma Grand Vitara 2.0 Auto 12/13 4x2, estou no 3º tanque e as minha médias tem sido:
1º tanque: 7,3km/l (Gasolina Aditivada Ipiranga)
2º tanque: 7,1km/l (Gasolina Aditivada BR) fiquei em dúvida pois acho que o problema é o posto que não tem CFT, daí não abasteço mas lá.
3º tanque: 8,0 km/l (Gasolina Vpower)
Todos esses tanques foram 100% na cidade com o ar condicionados o tempo todo. Em percursos normalmente curtos (7km) em recife com alguns engarrafamento, mais buscando que estes não prejudicasse o consumo.
No próximo final semana vou colocar na estrada para verificar o consumo, mas estou achando que em relação a Sportage e Tucson que tive, a Grand Vitara é 1 km/l mais econômica na cidade, agora vamos ver na estrada.
Vcs conseguiram que média na estrada??
rafaelgx
29/01/2013, 20:46
Está bebendo só um pouquinho a mais que um Tracker:curtir:
arlysonmark
29/01/2013, 22:05
Está bebendo só um pouquinho a mais que um Tracker:curtir:
Mas a Tracker no caso é Manual, não é?
Sergio404
29/01/2013, 22:33
O meu é 4x4, 2011. Se fizesse essa média eu estaria feliz. 6 na cidade e 9,5 na estrada. 10,5 - 11 dirigindo com cuidado com Podium
arlysonmark
29/01/2013, 23:01
O meu é 4x4, 2011. Se fizesse essa média eu estaria feliz. 6 na cidade e 9,5 na estrada. 10,5 - 11 dirigindo com cuidado com Podium
Sergio, seu carro também é automático? Outra pergunta qual a diferença que consumo usando Podium?
rafaelgx
30/01/2013, 18:58
Sim, Tracker é manual.
Mas a Tracker no caso é Manual, não é?
arlysonmark
02/02/2013, 12:48
Acabei de fazer o primeiro teste de consumo na estrada:
Com o Cruise Control ligado em 100km/h o carro faz 11,5km/l.
Com o Cruise Control ligado em 120km/h o carro faz 10,0km/l.
E no caso de dirigindo da forma que gosto o carro faz 10,0km/l dirigindo entre 120 e 140km/h pois acabo usando o peso do carro pra subir embalado, dai o consumo igual com o Cruise setado em 120km/l.
Pelo oque senti o consumo na estrada é igual a da Sportage devido qualquer subida a Grand Vitara reduz pra 3ª!!!! Pois com a Grand Vitara é 1km/l mais econômica na cidade do que a Sportage e a Tucson esperava torno de 11km/l na estrada como normalmente dirijo. Agora espero que melhore depois do motor amaciar.
ricardo de carvalho
11/04/2013, 19:34
Tenho uma Grand Vitara 12/13 4x2 2.0 automática com apenas 700 km. O consumo esta em 5.6 km/L. Estou preocupado com esse consumo> Alguém sabe dizer se é normal esse consumo pelo fato de ser muito nova,e se o consumo deve melhorar com o tempo? Qual será a melhor média que poderei alcançar nesse veículo? Aguardo sugestão. Obrigado
arlysonmark
11/04/2013, 19:51
Tenho uma Grand Vitara 12/13 4x2 2.0 automática com apenas 700 km. O consumo esta em 5.6 km/L. Estou preocupado com esse consumo> Alguém sabe dizer se é normal esse consumo pelo fato de ser muito nova,e se o consumo deve melhorar com o tempo? Qual será a melhor média que poderei alcançar nesse veículo? Aguardo sugestão. Obrigado
Ricardo, o consumo depende da situação de transito, mas também tenho a informação que o Consumo melhora com a km, onde é mais perceptível em carros com motor com corrente que é o caso do GVIII, meu caso esta atualmente com 4000km e o consumo tem se permanecido no trajeto de segunda a sexta em torno de 7km/l ( trecho com engarrafamento e sinais pra ter idéia são 5km e gasto 30min) e nos finais de semana fica entre 8,5 a 9km/l, no final do tanque rodo 380km, com media de consumo em 7,3km/l e velocidade media de 18km/h. Então um bom ponto de referencia é a velocidade média, pois passei um final de semana em Natal, cidade com um transito bem melhor que Recife, e fiquei com media de velocidade em torno de 38km/h e o consumo foi de 9,8km/l. Agora na estrada é o consumo em torno de 10,0 a 10,5km/l andando em torno de 120km/h.
Agora até o momento o menor consumo por tanque que tive foi de 7,0km/l.
arlysonmark
11/04/2013, 20:59
Mas espero que o consumo melhore depois da primeira revisão, pois um exemplo de motor com corrente é o Renault Fluence, que no começo fazia de 7 a 8km/l e agora depois da revisão e tb resetar a central eletrônica o carro passou a fazer de 10 a 11 km/l na cidade. Também acho que mudaram algo na central eletrônica e que tb não foi somente o reset, pq o carro diminui a rotação que trabalha comp a rotação em Porto em neutro, e tb o desempenho diminui um pouco, não tenho que ficar tão preocupado em segurar o carro no freio no engarrafamento pois antes mal tirava o pé do freio o carro já saia bem mais rápido que o GVIII, agora tá parecido em ambos, mas espero que o consumo do GVIII se aproxime de 8,0km/l nos meus percursos após a revisão. Tb penso em melhorar o consumo mudando futuramente para um pneu ecologico 100% asfalto.
Boa Noite,
Alguém tem idéia do consumo do modelo manula 4x2?
arlysonmark
22/04/2013, 21:42
Boa Noite,
Alguém tem idéia do consumo do modelo manula 4x2?
O consumo depende muito do transito, mas pelas informações o GVIII 4x2 MT faz em torno de 9 a 9,5km/l na cidade e de 10,5 a 11km/l na estrada andando até 120km/h
Então pelo que você relata o consumo da manual é uma média de 2km/l melhor que a automática além de ter um desempenho melhor. Só não vi diferença de consumo na estrada.
arlysonmark
23/04/2013, 13:03
Então pelo que você relata o consumo da manual é uma média de 2km/l melhor que a automática além de ter um desempenho melhor. Só não vi diferença de consumo na estrada. Normalmente o consumo do carro automático e do Manual se aproximam na estrada, pois na estrada o cambio automático está com o overdrive e daí trava o conversor de torque, e até em uma situação de pista plana o automático é mais econômico devido a marcha mais longa, mas na média ele vai perdendo em função da entrada do conversor de torque pra manter a velocidade na súbida e para reduzir usa a 3ª que é uma marcha curta, pois só tem somente 4 marchas. No caso de 5 ou 6 marchas o consumo entre MT e Auto é praticamente iguais na cidade ou estrada devido ao aumento de número de marchas o conversor de torque passa um menor tempo atuando.
arlysonmark
12/05/2013, 08:50
Acabei de fazer uma viagem Recife/Natal, com Gasolina Aditiva BR Supra (queria testar com Gasolina Podium mas estava em falta, quando fui abastecer em Recife) fui a noite, sem Ar condicionado, e andando entre 90 a 100km/h não ultrapassei essa velocidade, normalmente faço essa viagem e gasto de 3:00 a 3:20 horas neste horário a noite entre minha casa e a casa da minha mãe, desta vez gastei 4:40 horas, fui com muita paciência realmente dirigir desta só para testar o consumo do carro, a diferença é que o Consumo que faço normalmente entre 10,5 a 10,9km/l, nesta condições fiz o Consumo 14,1km/l pra rodar os 322km com uma velocidade media de 70km/h (normalmente nas minhas viagens a velocidade média fica entre 100km/h e 107km/h, pois a pista é duplicada em todo o trajeto).
Beto_GVIII
12/05/2013, 10:10
Pessoal, minha GV 13/13 Auto ainda esta no primeiro tanque. Faz 6km/l no transito de SP. Velocidade media de 15km/h. Ainda nao testei na estrada.
arlysonmark
12/05/2013, 10:21
Pessoal, minha GV 13/13 Auto ainda esta no primeiro tanque. Faz 6km/l no transito de SP. Velocidade media de 15km/h. Ainda nao testei na estrada.
Realmente no transito da cidade a automática faz entre 6 a 8km/l, por exemplo em Recife meu pior media do tanque foi 6,8km/l e a melhor 8,3km/l isso 100% na cidade e rodando durante a semana e final de semana( quanto mais dias de semana piora a media e quanto mais dias de final de semana melhora a média), agora em Natal usando em cidade no final de semana na ultima vez fez 9,8km/l andando tranquilo. Mas em condição normal o consumo do 4x2 automático é de 7 a 8 km/l depende da cidade, e de 10 a 11km/l na estrada dependendo do pé.
arlysonmark
27/05/2013, 07:32
Pessoal, apartir de 2 tanques percebi um aumento de torno de 10% do Consumo no meu carro, será o percentual do etanol da Gasolina que alterou de 20% para 25%. Trajento que normalmente fazia 7,6km/l, está atualmente fazendo 6,9km/l. E acabei de voltar de viagem e percebi que o Consumo também aumentou pois viajava em torno de 120km/h, com pico de 140km/h, que da última vez tinha feito em torno de 10,6km/l (em outra viagem já tinha feito 10,9km/l), não tem nada ver com meu recorde de viagem que foi de 14,1km/l dirigindo entre 80-100km/l, mas agora dirigindo normal acompanhando o transito (em torno de 120km/h e nas descida a 140km/h) fez agora com a Gasolina de Maio 9,7km/l.
Vocês também perceberam o aumento de consumo com a Gasolina comercializada apartir de 01/Maio?
arlysonmark
13/07/2013, 11:45
Fiz a revisão de 10.000km (6meses) e meu carro estava com 9230km, e fui logo viajar depois de 2horas parado em recife tentando sair peguei a BR101 cheguei em Natal depois de 322km após abastecer pelo computador de bordo estava marcando 10,7km/l andando em torno de 120km/h no Cruise Control. Salientando que quando cheguei na BR101 meu consumo estava em 5,2km/l pela 2 horas de engarrafamento para rodar 20km e velocidade media neste engarrafamento tava em 9km/h, quando cheguei em Natal a velocidade media já tava em 70km/h com consumo de 10,7km/l.
cézão_MTB
25/10/2013, 22:45
melhora, geralmente depois da primeira troca de óleo. O motor fica mais "solto".
arlysonmark
24/11/2014, 06:18
Acabei de fazer uma viagem Recife/João Pessoa/Natal/João Pessoa/Recife, percebi que o consumo no meu carro melhorou um pouco agora com mais de 36.000km, na ida somente BR, cheguei com o computador com 11,3km/l, na volta abasteci em João Pessoa e cheguei em Recife em torno de 100km com a velocidade entre 100km/h~120kn/h, de 12,1km/l com velocidade média de 87km/h
Pessoal, apartir de 2 tanques percebi um aumento de torno de 10% do Consumo no meu carro, será o percentual do etanol da Gasolina que alterou de 20% para 25%. Trajento que normalmente fazia 7,6km/l, está atualmente fazendo 6,9km/l. E acabei de voltar de viagem e percebi que o Consumo também aumentou pois viajava em torno de 120km/h, com pico de 140km/h, que da última vez tinha feito em torno de 10,6km/l (em outra viagem já tinha feito 10,9km/l), não tem nada ver com meu recorde de viagem que foi de 14,1km/l dirigindo entre 80-100km/l, mas agora dirigindo normal acompanhando o transito (em torno de 120km/h e nas descida a 140km/h) fez agora com a Gasolina de Maio 9,7km/l.
Vocês também perceberam o aumento de consumo com a Gasolina comercializada a partir de 01/Maio?
Acabei de fazer o mesmo trecho entre São Paulo e Guaratingueta, que tinha feito no carnaval, antes desse gasoalcool da Dilma. Desgraçada conseguiu ferrar a gente duplamente, aumentando o valor da gasolina e acrescentando mais alcool na gasolina. O meu ASX fez 10,2 antes e 9,3 agora, utilizando o piloto automático nas duas situações. Se eu quisesse andar com alcool no tanque, teria comprado um carro flex. Além de ser enganado pelos postos, já que nunca sabemos se o combustível é confiável, somos enganados pelas pessoas que elegemos para nos representar.
Detalhe: Talvez agora faça alguma diferença usar Podium, visto que esse tipo de gasolina não sofreu acréscimo de alcool. Porém precisamos fazer a conta para confirmar se vale a pena pagar tão caro pela Podium. Posso afirmar através de vários testes que não fazia a menor diferença usar Podium para melhorar o consumo, antes dessa mudança. Ela traz sim muitos outros benefícios, mas não melhora o consumo.
arlysonmark
10/02/2016, 09:30
Desde os 50.000km, percebi uma diferença em torno de 0,7km/l do computador de bordo para o consumo real. Dois pontos que aconteceram simultaneamente, lembrando que já percebi isso a quase a 1 ano o carro está atualmente com 62.000km, foi a alteração do óleo pela Suzuki do 5w30 semi Sintetico para o 5w40 Sintetico e a outra foi o aumento do etanol dos já absurdos 25% para 27,5%, será que o aumento de etanol ocasionou erro na leitura da sonda lambda?
Alguém percebeu erro da informação do computador de bordo nos últimos meses?
Lembrando que anteriormente o computador média certinho com a bomba.
Nildo Brands
01/12/2016, 17:31
O meu Grand Vitara 4x4, aut. 2011/12 com a Podium fez menos que o normal,consegui fazer 235 km com 50 l, enquanto que a gasolina comum melhora um pouco mais: 355 km. O meu GV não gosta gasolina aditivada.
Nildo Brands
02/05/2017, 09:41
Eu tenho GV 2011/12 4x4 aut com 92 mil km e recentemente fiz uma viagem de mil km. Na saída coloquei G aditivada no posto Ipiranga e marcava 9.2km/l e depois completei o tanque num posto BR G aditivada parece que o bichinho bebeu água, além de trocar as marchas seguidamente e mudar o ronco marcava 5.8 km/l. Já coloquei a podium e foi uma desgraça além de ter pago caro, marcava 3.4 km/l. Acho que ele não gosta de álcool, kkkk
realbulldog
07/05/2017, 10:25
Opa.
O meu é versão 4x2 automático 2015/16, abasteço sempre com gasolina comum Ipiranga, ou Shell.
No meu entendimento são as que dão melhores rendimentos.
Meu veículo tem feito entre 11 km/l a 11,9 km/l na estrada, mas ando moderadamente.
Na cidade faz entre 6 a 7,5 km/l, minha cidade tem muito para e arranca, semáforos e lombas.
Att.
Samir Matheus
08/05/2017, 13:06
Já postei anteriormente, mas como já fiz uns km a mais, seguem as minhas médias de consumo, lembrando que a minha é 4x4 e automática.
Média geral em 6.200km 10,3km/l
Pior média de tanque 8,7 km/
Melhor média de tanque 11,9km/l
Ontem a patroa fez 300km com o carro, me devolveu com média de 9,1km/l na estrada... nesse mesmo trecho eu consigo uns 10,5 no mínimo... mas faz parte
Boa noite pessoal, estou na dúvida entre pegar um Duster 2,0 Mecânico ou um Grand Vitara 4x2 . O que vocês acham? Abraço.
Moose Test Fail Compilation.[720p] - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=yAPa3flxuG8)
X gv3
Motorweek Video of the 2006 Suzuki Grand Vitara - YouTube (https://youtu.be/UTbBqXyq8Uc)
realbulldog
05/02/2018, 13:08
Saudações!
Atualizando esse post.
Estarei fazendo em breve dois anos com o Suzuki Grand Vitara 2.0 4x2 automático 2015/2016.
Até agora só alegrias, estou nas revisões, mais nada...
Quanto ao consumo, voltei ontem do litoral do RS, 3 ocupantes adultos, alguma bagagem, fez 12,5 km/l de média, trechos entre 80km/h, 110km/h. com a mijolina nacional comum.
Minha esposa andando na praia, solo plano, somente trecho urbano, fez média 8,8 km/l.
Andando em cidade de trânsito pesado e com bastante declives e subidas, faz entre 6km/l, 6,5km/l, ou 7km/l.
Mas nada anormal, com a Amarok High diesel eu fazia 5,9, 6,9, ou 7,5km/l o mesmo trecho...
Carro espaçoso, confortável, alto, não raspa na buraqueira e valetas do pavimento brasileiro.
Na ida levamos meu cão de 60 kg no porta malas, sem o tampão foi bem tranquilo, coube um saco de ração 15 kg com ele atrás, amarramos a guia do cachorro nos ganchos que tem lá!
Estou muito satisfeito, não tem o desempenho de um Golf ou algum hatch, mas anda relativamente bem e tem boa estabilidade.
Uma pena ter saído de linha!
O novo tem muito bom desempenho e economia, mas é levemente mais baixo, tem menor espaço interno e menor porta malas... (fizemos o test drive e acompanho as avaliações)
Poderiam ter modernizado o Grand Vitara, trocar o câmbio, revitalizar o design, tirar aquele pneu traseiro externo, como fizeram em algumas edições, deixá-lo mais leve para melhorar o consumo, etc. e poderiam vender mesmo com o novo Vitara, que é outro carro...
Enfim, provavelmente depois do meu atual, vou partir para outro veículo, pois o novo não satisfaz minha expectativa.
Abraço.
Compartilho da sua opinião.
Também tenho um GV, e adoro o carro, muito robusto, espaçoso e silencioso, o que peca é o motor e cambio. Deviam ter trazido a versão 2.4 om cambio auto de 5 marchas. Esta versão ainda esta sendo vendida nos países vizinhos, juntamente com a nova versão.
Testei o novo Vitara e achei que o nível de acabamento piorou muito. A parte mecânica evoluiu, sendo mais eficiente. Mais o conforto piorou, assim como o nível de ruído também aumentou. Fiquei decepcionado com o carro. Este ano irei trocar de veículo e talvez parta para um nacional 4x2, já que ficamos sem opções de 4x4 a altura.