Conectar

Ver Versão Completa : Preço de motor BF 161

ZEQUINHA8100
29/01/2013, 18:06
Pessoal ontem aconteceu algo surpreendente,dando uma volta com o meu jeep, na hora que retornei a Fazenda bem enfrente a casa o motor deu um estrondo muito grande, imediatamente desliguei o jeep e desci, na hora que desci ja estava escorrendo óleo por todo chão, bom abri o capo para ver o estrago, bom, tem um enorme buraco no bloco do motor bem aonde vai a vareta de óleo tanto é que a vareta e mais um tanto de pedaço do bloco do motor estavam no chão, bom o motor eu ja sei que ja era mesmo!As pergunta são, ja achei um motor bf161 recem retificado o cara so andou com ele 15 dias não gostou e colocou um AP o cara me vende por 3 mil sem carburador,altenador e motor de aranque o resto vem e me da garantia do motor, ta bom o preço? o q vcs acham?Outra pergunta questão de documentação, o meu motor ja estava cadastrado no documento,o que preciso para cadastrar esse novo motor no jeep? o cara tem uma oficina, diz que me da um registro com numeração do motor, dizendo que me vendeu,coloca os dados da oficina dele e tal, se for preciso ele assina algum documento para cadastro do motor se, prontificou, mas eu não sei o q e preciso para cadastrar esse motor no jeep se alguem me puder ajudar, fico grato, desde ja obrigado

Boaventura
29/01/2013, 18:10
Parceiro,

R$ 1.000,00 você encontra um motor original. Eu na minha humilde opinião lhe indicaria colocar um motor de opala 4cil que você encontra por cerca de R$ 1.000,00 também. A adaptação é simples e considero um motor com um baixo valor de manutenção.

Forte abraço e espero ter contribuído com o amigo.

antonio umino
29/01/2013, 18:56
Motor BF 161. neste preço... acho que é fura olho.....
No máximo coisa de 1000,00.
Se o seu motor não estragou o vira . Tem retifica que faz a soldagem do bloco
Não pode perder os pedaços....

Procura saber...... Pois este seu motor deve ter soltado a biela do vira...

Fui em desmanche hoje..... há pouco.
Motor de opala. acho que sem carburador, sem alternador e motor de arranque.
Se acha muito motor de opala. 4 cil..
Ok. um abraço..

Boaventura
29/01/2013, 19:05
É isso mesmo Antonio,

Se encontra de opala aos montes... seria interessante comprar um já com os periféricos e funcionando.

Abraços

ZEQUINHA8100
29/01/2013, 21:40
Motor BF 161. neste preço... acho que é fura olho.....
No máximo coisa de 1000,00.
Se o seu motor não estragou o vira . Tem retifica que faz a soldagem do bloco
Não pode perder os pedaços....

Procura saber...... Pois este seu motor deve ter soltado a biela do vira...

Fui em desmanche hoje..... há pouco.
Motor de opala. acho que sem carburador, sem alternador e motor de arranque.
Se acha muito motor de opala. 4 cil..
Ok. um abraço..
Umino tenho minha duvida se a retifica do meu motor num fica bem mais de 3 mil e ainda vai se com um bloco remendado,amigo meu foi retificar um motor desse acredite se quiser beirou 7 mil a retifica, mas ele esta buscando placa preta, o meu e todo original num to querendo por motor de opala não, por mil compro motor mas vou ter garantia ai e que ta o problema, o meu estava certinho e me aprontou uma dessas imagina um motor que eu não conheço,como vou confiar pelo menos esse foi retificado e o cara vai me dar garantia se o jeep num fosse original não tenha duvida colocaria sem pensar um de opala e quando eu comprei o jeep um amigo q trabalha em uma retifica me alertou se vc tiver q fazer o motor desse jeep se prepara pq fica caro então até acho q seja um motor desvalorizado por ser muito antigo e gastão e ter aos montes jogados por ai pq ja foram trocados por APS e de opalas mas um retificado e com garantia deve se valer mais, vc entende o meu raciocinio, mas desde ja, obrigado pela atenção abraços

Jacimar
30/01/2013, 02:17
Bom dia prezados ! nessas condições, retificado, com garantia e nota, eu ficaria com o BF ! é um motor "redondo" e nem tão beberrão, até hoje as pessoas ficam impressionadas com o meu, quando perguntam "seu Jeep é motor de quê ?" e respondo "de Jeep uai !" um abraço !

edgar
30/01/2013, 15:20
Zequinha, o mecanico te da garantia de que ? e fez retifica de que parte ?

Veja la que retifica de motor é uma coisa beeeem ampla !

Tem mecanico que troca os aneis e casquilhos, assenta as valvulas e pinta o motor ! Ta pronto !

Só no cabeçote, será que trocou:

as valvulas
as guias de valvula
as molas das valvulas
alguma das veretas que estavam curtas ou tortas
os parafusos do cabeçote
refez as sedes de valvulas como manda o manual ou só assentou as valvulas velhas
tirou e trocou todos os selos para poder limpar as galerias do cabeçote
trocou aquele caninho que leva o oleo para o balancim ou ele esta la todo entupido...

Será que "examinou" uma guia de valvula de 50 anos de uso com a "mão calibrada" e concluiu que estava perfeita !

dai voce vai pro motor em si....a lista é grande e não acaba tão facilmente assim !

Para fazer do meu jeito tambem gasto 7 paus facinho ! Isso que como eu monto o motor, não gasto em mão de obra !

Se só existirem duas possibilidades, sendo comprar um treco de um mecanico desconhecido por 3 mil...prefiro gastar mil num sem garantia mesmo !

Na realidade eu procuraria um motor dando uma fumadinha, gastando oleo por seus 300 pilas e dava uma geral nele !
Na verdade é o que eu estou fazendo, tenho 2 motores, um para fuçar e treinar e um que vai para retifica ainda este ano ! Isso sem contar o motor fumante que esta funcionando no jeep !

Firewall®
01/02/2013, 12:33
Eu também acho caro R$ 3.000,00 num BF-161.
Agora, o que me deixou preocupado é saber que seu motor foi pro saco, depois de ter funcionado por algum tempo normalmente.
O meu motor é o BF-161. Eu costumo pisar forte e nunca tive problemas sérios como esse. Estou correndo esse risco?
Boa sorte aí com o seu novo motor, seja ele qual for.

HenriqueRS
04/02/2013, 18:34
Bah, cara, que coisa em... motor estourar assim...

Na minha opinião é complicado pagar a mais por um motor por ele ser retificado e tal. Tem que ter certeza que o motor foi montado certo, dentro das tolerâncias e com peças decentes.

Dependendo do problema, não vai estourar o motor de cara, durante a garantia. Pode acontecer do problema apenas diminuir muito a vida útil do motor, ou fazer rajar, ou derrubar a pressão de óleo na lenta... e aí, depois de montado no Jeep, o cara vai te dizer que é assim mesmo, que é um motor antigo e tal...
Se não tiver certeza da qualidade do serviço que foi feito, o investimento a mais pode virar dor de cabeça.

Digo isso por causa do serviço feito no motor do meu Jeep, que levei numa retífica conhecida de Lajeado, com boa fama e antiga no ramo. Aconteceu que busquei o motor e, durante a montagem, depois de perceber os primeiros erros (mais aparentes), resolvi checar tudo que eu pude. Acabei encontrando MUITOS outros problemas. Levei o motor de volta para corrigirem, depois conferi novamente e montei.

Aí eu me pergunto: se eu tivesse deixado eles montar o motor, quanto que duraria com as bielas viradas, ou com a biela 3 fora da folga especificada, ou com o parafuso de um dos pinos de pistão quase se soltando, e assim por diante? Provavelmente duraria mais que a garantia, mas também não iria muito mais longe...

Por isso, concordo com o Edgar, eu também preferiria um motor já rodado por um preço menor. Então, com ele já instalado mesmo, daria uma geral nele:
-limpeza do cárter e do pescador
-limpeza sob a tampa dos balancins e atrás da tampa das válvulas de escape (tinha bastante borra ali no motor do meu Jeep)
-trocar o filtro de óleo e óleo
-regulagem (folga de válvulas, folga do platinado, ponto do motor e carburador, nessa ordem)

Aí já daria pra rodar tranquilo com o motor. Se achar necessário, quando sobrar tempo e, principalmente, disposição, haha, daria também pra fazer assentamento de válvulas. No Hurricane 4cc daria pra fazer com o motor no lugar mesmo, acho que no 6cc também.
E isso tudo não sairia muito caro, pelo contrário, desde que feito no Faça Você Mesmo :concordo:

Boa sorte ai :concordo:

Pedrão B.
04/02/2013, 23:10
O BeeFão se muito judiado, costuma rachar o bloco.
A falta de mancais no bloco virabrequim faz o virabrequim flambar em altas rotações, o que causa torção e vibração.
[]'s

Gilvan.BA
06/02/2013, 10:46
O meu motor BF 161 eu fiz todo gastei quase R$ 4.000,00 mas tbm ficou novo e original393831393832393833

matrakaum
06/02/2013, 16:02
Meu irmão tomo no zóio com um motor bem mais novo. Do Vectra 2.0 16v. Procurou uma retífica de renome aqui em osasco...bem conceituada.
Gastou 4.000 na primeira paulada. Garantia legal de 90 dias.....c/ 4 para 5 meses motor fumou.....c/ 06 meses teve que fazer cabeçote de novo!
Tive pena dele...se bem que não escutou conselhos..
Isto com um motor relativamente moderno aonde, teoricamente, a grande maioria sabe mexer....Agora imagina em um motor aonde as válvulas de escape são no bloco...
O meu tá desmontado aqui...qdo os mecânicos vêem o motor se assustam. A imensa maioria nunca viu coisa assim.
Toh c/ um GM 151 aqui e vai pro Caroço é só a$$ertar as coisas.

abço,

Robertux
06/02/2013, 20:43
Existe motor retificado e MOTOR RETIFICADO, qual será a retífica que esse cara fez?
Um passe no vira, bronzinas novas, uma troca de anéis e uma assentada nas válvulas e o motor está retificado, funciona bem, não bate, não fuma, mas dura quanto tempo?
Eu compraria um meia boca por R$ 500,00 (tem aos montes por aí) e faria uma retífica de acordo, mas vai gastar por volta de R$ 6 a 7 K. Se o motor estivesse completo, com carburador, alternador, etc, funcionando redondinho eu pagaria até uns 2 a 2.5 K, afinal economiza muito na mão de obra, é só tirar um e por outro, mas cuidado com a documentação porque tem que ter nota fiscal e identificar o veículo de origem, senão a puliça enche o saco na hora de acertar o documento e vc corre o risco de ter o Jeep apreendido como se você fosse bandido, ladrão, receptador etc.

ZEQUINHA8100
07/02/2013, 22:50
Existe motor retificado e MOTOR RETIFICADO, qual será a retífica que esse cara fez?
Um passe no vira, bronzinas novas, uma troca de anéis e uma assentada nas válvulas e o motor está retificado, funciona bem, não bate, não fuma, mas dura quanto tempo?
Eu compraria um meia boca por R$ 500,00 (tem aos montes por aí) e faria uma retífica de acordo, mas vai gastar por volta de R$ 6 a 7 K. Se o motor estivesse completo, com carburador, alternador, etc, funcionando redondinho eu pagaria até uns 2 a 2.5 K, afinal economiza muito na mão de obra, é só tirar um e por outro, mas cuidado com a documentação porque tem que ter nota fiscal e identificar o veículo de origem, senão a puliça enche o saco na hora de acertar o documento e vc corre o risco de ter o Jeep apreendido como se você fosse bandido, ladrão, receptador etc.
Bom amigo Robertux, de quem comprei o motor acho q não corro esse risco, comprei do SR Jose Roberto em Andradas MG, bom para quem conheçe ele e sua oficina loja e desmanche sabe do q estou falando e para quem não conheçe deveriam conhecernunca vi tanta peça de jeep em um lugar só, e tudo muito bem organizado, ouvia falar muito dele muito antes de eu ter jeep, por acaso passei por la para conhecer o Sr Jose e ver se ele tinha um avanço do distribuidor wasp para me arrumar, ele não so tinha como me ensinou a instala-lo e regular, isso na sexta na segunda estourou o motor tem jeep reformando la de todo lado Campinas,Mogui,Belo Horizonte e tem muita mais muita peça de jeep para quem gosta é o paraiso cinseramente num acho que um Sr daquele iria sujar a fama q tem por causa de um motor quem não o conhece e for la tenho certeza absoluta q não vai se arrepender tanto pela quantidade e variedade de peças quanto pelos jeeps que estão sendo reformados e tb F75 muitas abraços a todos

Robertux
09/02/2013, 20:48
Se você conhece o fornecedor e é realmente confiável maravilha!
É que eu já vi muito jipeiro comprar motor "zerado" e entrar numa baita fria, por isso lhe alertei.

Abraços

Roberto

ZEQUINHA8100
11/02/2013, 14:39
Se você conhece o fornecedor e é realmente confiável maravilha!
É que eu já vi muito jipeiro comprar motor "zerado" e entrar numa baita fria, por isso lhe alertei.

Abraços

Roberto
Beleza Robertux, obrigado pela dica tb sei de muita gente que ja se estrepou com motor,alias se um dia vc precisar de peças para seu jeep de uma chegada até Andradas MG fica bem perto de Poços de Caldas,vc vai se surpreender com o tanto de peça q o Sr José Roberto tem, claro tudo usado, o avanço mesmo do distribuidor Wasp eu não achei em lugar nenhum(Jipebras,Paulista,Zezo,Donatti,Gama,Oxford, Portugues e mais algumas) e la eu achei e vcs que gostam de trilhas la tem muito jeep sendo modificado, restaurado,reformado outros a venda e mais tantos esperando sua vez na fila para reforma, e muitas F75 tb originais outras totalmente transformadas para trilha, vale apena a viagem te garanto abraços

ZEQUINHA8100
23/10/2013, 22:49
Bom pessoal to com uma duvida tirei a tampa do cabeçote e funcionei o motor BF161 percebi que no eixo do balacim tem pequenos furinhos acho eu que e pra sair oleo então so que eu funciono o motor e num vejo sair oleo pelos furinhos mas parece estar bem lubrificado pois tem oleo escorrendo por cima do cabeçote, agora e que ta tem que sair oleo por aqueles furinhos retirei o caninho que vem da bomba ele fica cuspindo oleo, não manda oleo com jato continuo não e assim mesmo?a luizinha esta normal acende guando liga a ignição e apaga quando o jeep funciona e não acende e nem pisca com o jeep funcionando nem mesmo em grandes kilometragens tipo 100 a 150 km ja retirei o caninho que vem da bomba num esta entupido se puderem me ajudar não quero perder outro motor desde ja obrigado

HenriqueRS
23/10/2013, 23:27
é assim mesmo. Os balancins, diferente dos outros mancais do motor, não precisam de grande quantidade de óleo. O fornecimento de óleo é, de certa forma, intermitente.
Vou explicar como é no Hurricane 4cc, no 6cc deve ser igual. Bom, sabe aquele caninho de aço, externo do motor, que conecta o bloco ao cabeçote? A ponta de baixo dele se comunica com um dos mancais do comando. Esse mancal do comando recebe óleo por um furo que está do outro lado do mancal. No colo do comando tem um furo na transversal que, com o giro do comando, alinha e desalinha com o furo de alimentação e com o furo onde aquele caninho é conectado. Por isso que o óleo não sai contínuo.
Vai um desenhinho esquemático, deve ter ficado confusa essa minha explicação.

Só dá uma olhada se os balancins não ficam secos. Se estiverem secos tem algo bem errado.

ZEQUINHA8100
24/10/2013, 10:22
é assim mesmo. Os balancins, diferente dos outros mancais do motor, não precisam de grande quantidade de óleo. O fornecimento de óleo é, de certa forma, intermitente.
Vou explicar como é no Hurricane 4cc, no 6cc deve ser igual. Bom, sabe aquele caninho de aço, externo do motor, que conecta o bloco ao cabeçote? A ponta de baixo dele se comunica com um dos mancais do comando. Esse mancal do comando recebe óleo por um furo que está do outro lado do mancal. No colo do comando tem um furo na transversal que, com o giro do comando, alinha e desalinha com o furo de alimentação e com o furo onde aquele caninho é conectado. Por isso que o óleo não sai contínuo.
Vai um desenhinho esquemático, deve ter ficado confusa essa minha explicação.

Só dá uma olhada se os balancins não ficam secos. Se estiverem secos tem algo bem errado.
Bom dia Henrique deu pra entender perfeitamente o que vc escreveu, sair oleo no caninho sai mesmo intermitente então esta certo, agora num teria que sair oléo pelos furinhos do eixo dos balancim?

HenriqueRS
24/10/2013, 14:57
Bom dia Henrique deu pra entender perfeitamente o que vc escreveu, sair oleo no caninho sai mesmo intermitente então esta certo, agora num teria que sair oléo pelos furinhos do eixo dos balancim?

sim, tem que sair, só que sai pouco. Aquela quantidade que sai do bloco, intermitente, passa pelo caninho de aço, depois por um pequeno circuito no cabeçote, sobe pelo suporte da flauta e, finalmente, chega na flauta, ou eixo dos balancins. Da flauta ele sai por 6 furinhos no caso do BF, um pra cada balancim. O óleo acaba sofrendo uma resistência para escoar por todo esse caminho e a quantidade que passa ainda é dividida em 6, por isso sai tão pouco. O importante é ter um pouco de óleo. Deve ficar meio melado, tanto eixo quanto balancins.

O primeiro indício de falta de lubrificação nos balancins é a perda de regulagem das válvulas em pouco tempo, abrir folga. Isso tá acontecendo no teu? Se estiver, tenta desmontar o suporte dos balancins e verificar se tem algo entupido (só não esquece que quando reinstalar os balancins a re-regulagem das válvulas é obrigatória, então tu vai precisar de um tempo pra fazer, da ordem da regulagem e, principalmente, do calibre de lâminas).
Se não tiver percebido esse sintoma e ainda estiver curioso, dá pra rodar o motor por uns minutos (pra encher as galerias de óleo), depois tirar o caninho externo do motor e, com ar comprimido e um toquinho de mangueira de borracha pra vedar, pressurizar a entrada de óleo do cabeçote. Se não tiver nada entupido acho que vai dar pra ver o óleo saindo entre as buchas dos balancins e a flauta (não tenho certeza se vai dar pra ver, mas deve dar).

Outra coisa, por quais furos do eixo dos balancins que não sai óleo? Pergunto isso porque os furos desse eixo por onde deve sair óleo ficam cobertos pelos balancins e não tem como enxergar direto. O óleo deve sair por furos nos próprios balancins (servem pra fazer óleo escorrer sobre o balancim e chegar até o contato balancim-haste da valvula) e pela folga entre bucha dos balancins-eixo dos balancins.

Boa sorte ai

ZEQUINHA8100
24/10/2013, 18:57
sim, tem que sair, só que sai pouco. Aquela quantidade que sai do bloco, intermitente, passa pelo caninho de aço, depois por um pequeno circuito no cabeçote, sobe pelo suporte da flauta e, finalmente, chega na flauta, ou eixo dos balancins. Da flauta ele sai por 6 furinhos no caso do BF, um pra cada balancim. O óleo acaba sofrendo uma resistência para escoar por todo esse caminho e a quantidade que passa ainda é dividida em 6, por isso sai tão pouco. O importante é ter um pouco de óleo. Deve ficar meio melado, tanto eixo quanto balancins.
Agora complicou tudo Henrique os buraquinhos q eu falo e no eixo entre
O primeiro indício de falta de lubrificação nos balancins é a perda de regulagem das válvulas em pouco tempo, abrir folga. Isso tá acontecendo no teu? Se estiver, tenta desmontar o suporte dos balancins e verificar se tem algo entupido (só não esquece que quando reinstalar os balancins a re-regulagem das válvulas é obrigatória, então tu vai precisar de um tempo pra fazer, da ordem da regulagem e, principalmente, do calibre de lâminas).
Se não tiver percebido esse sintoma e ainda estiver curioso, dá pra rodar o motor por uns minutos (pra encher as galerias de óleo), depois tirar o caninho externo do motor e, com ar comprimido e um toquinho de mangueira de borracha pra vedar, pressurizar a entrada de óleo do cabeçote. Se não tiver nada entupido acho que vai dar pra ver o óleo saindo entre as buchas dos balancins e a flauta (não tenho certeza se vai dar pra ver, mas deve dar).

Outra coisa, por quais furos do eixo dos balancins que não sai óleo? Pergunto isso porque os furos desse eixo por onde deve sair óleo ficam cobertos pelos balancins e não tem como enxergar direto. O óleo deve sair por furos nos próprios balancins (servem pra fazer óleo escorrer sobre o balancim e chegar até o contato balancim-haste da valvula) e pela folga entre bucha dos balancins-eixo dos balancins.

Boa sorte ai
Agora complicou tudo Henrique os furinhos q eu falo e no eixo entre os balancins não vejo sair oleo ali, porem esta tudo melado de oleo, alem desses furinhos tem que sair oleo pelos balancins tb? bom, pensei em limpar o oleo tudo por cima dos balancins deixar bem seco e funcionar o motor sem a tampa pra ver se meleca de oleo de novo.Henrique alias mudando de assunto vc consegui fazer o motorzinho do limpador de parabrisa do seu jeep funcionar

HenriqueRS
24/10/2013, 20:05
Agora complicou tudo Henrique os furinhos q eu falo e no eixo entre os balancins não vejo sair oleo ali, porem esta tudo melado de oleo, alem desses furinhos tem que sair oleo pelos balancins tb? bom, pensei em limpar o oleo tudo por cima dos balancins deixar bem seco e funcionar o motor sem a tampa pra ver se meleca de oleo de novo.Henrique alias mudando de assunto vc consegui fazer o motorzinho do limpador de parabrisa do seu jeep funcionar

se tá tudo melado de óleo deve estar certo. Vai em anexo uma foto do cabeçote do Hurricane 4cc, o bf deve ser muito parecido, só com mais peças.
Circulei em vermelho os únicos furos por onde deve sair óleo; pouco, mas deve sair. Sai óleo também na folga entre os balancins e a flauta. Só por esses lugares é esperado sair óleo.
A seta em vermelho mostra onde o óleo entra no cabeçote (é onde o caninho externo se conecta). Em verde tem o caminho por onde o óleo passa.

Sobre o limpador a vácuo, ainda não consegui fazer funcionar. Na verdade não tentei mais depois do Jeep começar a andar. Como acabo não andando com ele em dia de chuva eu fui deixando esse conserto de lado.

ZEQUINHA8100
24/10/2013, 23:38
se tá tudo melado de óleo deve estar certo. Vai em anexo uma foto do cabeçote do Hurricane 4cc, o bf deve ser muito parecido, só com mais peças.
Circulei em vermelho os únicos furos por onde deve sair óleo; pouco, mas deve sair. Sai óleo também na folga entre os balancins e a flauta. Só por esses lugares é esperado sair óleo.
A seta em vermelho mostra onde o óleo entra no cabeçote (é onde o caninho externo se conecta). Em verde tem o caminho por onde o óleo passa.

Sobre o limpador a vácuo, ainda não consegui fazer funcionar. Na verdade não tentei mais depois do Jeep começar a andar. Como acabo não andando com ele em dia de chuva eu fui deixando esse conserto de lado.
Henrique meu amigo depois dessa explicação com a foto vc matou a pau rapaz amanha chego la MG e vou faze o BF roncar e vou observar esse furinhos ai no balancim e tb vou fazer aquele procedimento q vc explicou de passar o ar comprimido vamos ver no q da depois te dou noticias mas acho q esta tudo certo foi um mecanico la trocar a junta do cabeçote pra mim e falou q tinha q sair oleo continuo ai fiquei loco ja perdi um motor esse ano num quero perder outro mas ve se arruma o limpador de parabrisa da um charme maior no teu jeep ja que ficou um primor a restauração alias qual e a sua profissão e mecanico? abraços

HenriqueRS
25/10/2013, 18:36
Henrique meu amigo depois dessa explicação com a foto vc matou a pau rapaz amanha chego la MG e vou faze o BF roncar e vou observar esse furinhos ai no balancim e tb vou fazer aquele procedimento q vc explicou de passar o ar comprimido vamos ver no q da depois te dou noticias mas acho q esta tudo certo foi um mecanico la trocar a junta do cabeçote pra mim e falou q tinha q sair oleo continuo ai fiquei loco ja perdi um motor esse ano num quero perder outro mas ve se arruma o limpador de parabrisa da um charme maior no teu jeep ja que ficou um primor a restauração alias qual e a sua profissão e mecanico? abraços

que blz que consegui explicar. Só reforçando: sai bem pouco óleo por esses furos dos balancins, na verdade acho que nem vai dar pra ver com o motor ligado, talvez se usar aquela tua idéia de secar o balancim e depois rodar o motor dê pra perceber melhor se o balancim molha ou não.

Quanto à perder o motor por falta de lubrificação, é só ficar sempre atento à pressão do óleo. Checa o seguinte: a luz espia do óleo deve ficar ligada quando o motor estiver desligado e a parte elétrica ligada (isso garante que a luzinha ta funcionando) e deve estar sempre desligada quando o motor estiver ligado. Se ela ligar quando o motor estiver ligado, principalmente se não estiver na lenta, é certeza de problema, e gravíssimo. Tem que desligar o motor no mesmo instante, se não funde mesmo. Estando essa luzinha funcionando e desligada significa que as galerias de óleo do bloco estão pressurizadas e os mancais, que são de longe o ponto mais crítico de todo o motor, estão recebendo óleo.

Vlw, realmente tenho que ver esse limpador, até porque esse motorzinho a vácuo é uma coisa interessante que mostra como tudo era mais mecânico antigamente, hehe.

E, finalmente, me formo eng. mecânico final do ano. Abraço e boa sorte

Udirley
29/07/2018, 20:53
Obrigado meu amigo, eu estava com esta dúvida ha bastante tempo e ninguém tinha a resposta, no meu caso o eixo dos balancins estava entupido, somente um estava passando óleo, retirei o eixo e limpei tudo o e balancins, o cano que vem para os balancins (aquele que conecta com o cabeçote) um mecânico antigo colocou um T na saída onde a cebolinha de pressão do óleo e colocada, como eu sei que isto é errado, agora vou trocar o óleo e aproveitar para limpar o cárter e mexer no comando de válvulas para ajustar a saída de óleo. Obrigado pela luz.