Conectar

Ver Versão Completa : Guincho aquecendo sem carga

Nava
28/01/2013, 17:39
Ola, tenho um warn 5000 e fui testá-lo outro dia pois a vtr é nova.
REcolhe bem, puxa forte. Blz.

Tirei uns 15m de cabo e recolhi na mao para acertar o cabo no tambor e qdo acabei de fazer isso o motor tava muito quente, nem dava pra por a mao nele.

Alguem sabe se é normal ou o que pode ser?

Nava
29/01/2013, 08:31
A Warn ja me respondeu e resolvi o problema.

Desnickadu
29/01/2013, 10:10
conte pra nos o que foi

CesarMit
29/01/2013, 11:40
A Warn ja me respondeu e resolvi o problema.
Poxa. Quer guardar a informação pra vc...kkkk

Nava
29/01/2013, 16:19
Bem, encaminhei um email e logo depois me responderam com um manual trouble shoting e um manual de instalação de guincho.

Deram algumas sugestões: aterramento mal feito, contatos ou terminais oxidados, escovas desgastadas e ou induzido com superaquecimento.

DEsmontei tudo e limpei tudo, lixei todos os parafusos, cabos, terminais...tudo.

Desmontei o motor, limpei, lixei contatos, lubrifiquei, tudo ok.

TEste: melhorou a velocidade e diminuiu uns 50% o aquecimento, mas mesmo assim, na minha opinião aqueceu muito. Só tirei uns 10 m de cabo e enrolei sem carga.

Meu pitbull 12k na mais mega fudidissima trilha que puxei a ranger uns 2km de arrasto ele nunca aqueceu mais do que eu poderia manter a mão sobre ele sem queimar...

Acho que ja era o motor....aceito sugestões.

Paulo_CW
29/01/2013, 17:33
Dae Velinho.....
Mais já detonou o guincho da nova vtr.... putz....
Se vc já viu terra, terminais, escovas.... se for o induzido, ele perde força quando tracionado.... viu se não tem contaminação entre os contatos do rotor do induzido???.... a condição dos cabos.... por acaso não estão ressecados....???
Té mais....

Nava
29/01/2013, 22:27
Não coloquei carga e sem carga ele ta puxando constante.

Tinha uma especie de verniz rosa sobre o induzido que parece ter saido dos magnetos da carcaça. Eu lixei a superficie e limpei com um pano e boa. Não esfreguei muito ali não até pq não consegui tirar o eixo.

Chequei tudo! Troquei os terminais dos cabos e o resto eu limei até ficar o cobre crú de novo. Limei todos os parafusos tb.

Tinha que ver alguem que tem um guincho parecido para ver se é normal...

Sexta farei o levantamento da trilha da colossus e dai vou testar pra valer.

Dic3
30/01/2013, 10:56
Nava sem querer ensinar nada apenas dando meu pitaco, ok?
So lembrando que os contatos do induzido devem ficar o mais "polidos" possivel, principalmente aqueles que tem contato com a escova. Contatos com superficie irregular geram muito "faiscamento" e por consequencia aquecimento e desgaste prematuro. Entao o certo é no maximo passar aquele lado verde da esponja pra dar uma limpada e só, depois um alcool pra limpeza.
Em relacao aos contatos de acionamento (que nada mais sao do que contatores), eles originalmente possuem uma camada de prata que no momento do acionamento (e daquela faisca) vira vapor e instataneamente adere novamente ao contato, isso evita que o contato cobre com cobre funda e o contato "cole". Ele fica preto, sujo, mas deve ficar assim. Lixar e remover a prata pode provocar fusao e acaba com o contato rapdinho. Entao ali tambem é uma limpada com alcool e só.
Isso foi o que aprendi quando fiz eletronica industrial no senai na decada de 90.

Verificou se o motor nao esta prendendo e por isso aquecendo? (atrito em rolamentos, carcaca, engrenagens, etc). O aquecimento pode vir do motor, mas as vezes algum item na reducao esta predendo e o coitado do motor que esta sofrendo (e esquentando). Como esses motores tem um alto torque ele nao ira sofrer com o arrasto mas vai aquecer.

Abraco

Sergioporto
30/01/2013, 11:47
Nava sem querer ensinar nada apenas dando meu pitaco, ok?
So lembrando que os contatos do induzido devem ficar o mais "polidos" possivel, principalmente aqueles que tem contato com a escova. Contatos com superficie irregular geram muito "faiscamento" e por consequencia aquecimento e desgaste prematuro. Entao o certo é no maximo passar aquele lado verde da esponja pra dar uma limpada e só, depois um alcool pra limpeza.
Em relacao aos contatos de acionamento (que nada mais sao do que contatores), eles originalmente possuem uma camada de prata que no momento do acionamento (e daquela faisca) vira vapor e instataneamente adere novamente ao contato, isso evita que o contato cobre com cobre funda e o contato "cole". Ele fica preto, sujo, mas deve ficar assim. Lixar e remover a prata pode provocar fusao e acaba com o contato rapdinho. Entao ali tambem é uma limpada com alcool e só.
Isso foi o que aprendi quando fiz eletronica industrial no senai na decada de 90.

Verificou se o motor nao esta prendendo e por isso aquecendo? (atrito em rolamentos, carcaca, engrenagens, etc). O aquecimento pode vir do motor, mas as vezes algum item na reducao esta predendo e o coitado do motor que esta sofrendo (e esquentando). Como esses motores tem um alto torque ele nao ira sofrer com o arrasto mas vai aquecer.

Abraco
Meu pitaco. O coletor do induzido onde trabalham as escovas pode ser lixado com lixa bem fina e entre as DELGas que é o espaçamento do coletor devem ser limpas com objeto que sómente limpe o espaçamento e nao ofenda o coletor.Uso um pedaço de lamina de serra,esmirilhado na lateral dos dentes p/ afinar pois espaçamento é pouco.Se coletor estiver com desgaste um bom torneiro pode dar um pequeno passe ,de leve para limpeza.O induzido tambem pode estar em curto entre espiras e existe equipamento para verificar.Leva induzido numa autoelétrica que olham para voce !Nao conheço este guincho,se induzido é apoiado em rolamentos ou buchas mas pode estar roçando nas bases que fixam bobinas da carcaça.
Boa sorte

Nava
30/01/2013, 12:21
Não desmontei as solenoides. São blindadas.

Sim, passei lixa 220 no induzido e fiz essa limpeza que vc sugere.

Girei o eixo na mão e para frente tava liso, para trás prendia um pouco, acho que devido ao freio e deve ser normal.