Conectar

Ver Versão Completa : kit eixo traseiro flutuante ensimec

DeMelo
27/01/2013, 22:56
Pessoal,

Estou querendo substituir os eixos traseiros originais da minha band jipe longo por flutuantes e fiquei na dúvida entre a adaptação de um eixo flutuante da picape (que está muito caro e difícil de achar) ou utilizar esse kit da ensimec. Alguém já instalou esse kit? Pode ser feito no eixo original ou terei que trocar a carcaça?
Abçs

JPX97
31/01/2013, 14:17
Acho que o certo é manter contato com o fabricante, no caso ensimec. Pelo que fui informado é necessário cortar as sedes do rolamento com a lixadeira. uma parte de cada lado da carcaça do eixo.
De qualquer forma as mangas e os semi eixos são mais resistentes que os originais das band. São de um aço especial com tratamento termico.

DeMelo
01/02/2013, 20:05
Acho que o certo é manter contato com o fabricante, no caso ensimec. Pelo que fui informado é necessário cortar as sedes do rolamento com a lixadeira. uma parte de cada lado da carcaça do eixo.
De qualquer forma as mangas e os semi eixos são mais resistentes que os originais das band. São de um aço especial com tratamento termico.

Valeu jpx97,

Irei, então, de ensimec, pois não me agrada a ideia de comprar um eixo usado do qual não se sabe muita coisa quanto ao seu uso prévio!!
Abçs

dalmo cruz torres
03/02/2013, 10:33
Aproveitando o tópico. Meu jipe está na reforma, e eu estava comparando a carcaça do diferencial traseiro semi flutuante com o flutuante, e cheguei a conclusão que são iguais, com a única diferença por conta das mangas de eixo nos flutuantes. Será que não conseguiríamos com a Ensimec que fabricasse um Kit para transformar os diferenciais com bola deslocada, de semi para flutuantes?

fabiano soriano
06/02/2013, 21:00
Dalmo, beleza.

Mas eu acredito que a ensimec faça exatamente isso, é um kit de transformção/adaptação que substitui os semi eixos originais das carcaças semi-flutuantes e faz a adaptação com esse kit que o transforma em flutuante.

Tal qual como a Macrotorque fazia.

Abrass

Fabiano

DeMelo
07/02/2013, 12:38
Aproveitando o tópico. Meu jipe está na reforma, e eu estava comparando a carcaça do diferencial traseiro semi flutuante com o flutuante, e cheguei a conclusão que são iguais, com a única diferença por conta das mangas de eixo nos flutuantes. Será que não conseguiríamos com a Ensimec que fabricasse um Kit para transformar os diferenciais com bola deslocada, de semi para flutuantes?

Dalmo,

Como disse o Fabiano, é exatamente isso que o kit da ensimec faz, com a vantagem de se estar comprando algo novo, com nota fiscal e garantia, enquanto que os eixos flutuantes usados ninguém sabe a procedência e o seu uso pretérito.
Considerando que a ensimec possui uma boa reputação quanto aos bloqueios de diferenciais, imagino que esse kit seja de qualidade.
Semana passada vi uma toyota que instalou esse kit e o proprietário foi só elogios, então devo fazer a transformação em breve. Depois posto aqui os resultados.
Abçs

dalmo cruz torres
07/02/2013, 22:27
Fabiano e DeMello, mas a Ensimec tá fazendo para o diferencial deslocado, das bands mais modernas ou para aquile diferencial com bola no centro?

dalmo cruz torres
08/02/2013, 11:34
Mandei um email para a Ensimec e eles responderam prontamente.
Sim, o kit é para o diferencial com a bola deslocada.
Sim, quase três pilas...

mecamaniaco
08/02/2013, 12:13
Pessoal, vocês podem usar a manga do eixo dianteiro também... a adaptação é exatamente a mesma e com peças originais!

DeMelo
08/02/2013, 12:55
Pessoal, vocês podem usar a manga do eixo dianteiro também... a adaptação é exatamente a mesma e com peças originais!

Mecamaniaco,

Tem alguma ideia do custo? fica bom, quero dizer, seguro, pois carrego minha família no jipe?
Att.

dalmo cruz torres
09/02/2013, 20:03
Mecânico, e tinha pensado em fazer isso, comprar as mangas dianteiras, os cubos, e os semi eixos traseiros. MAs conversando com o macanico que mexe em minha band ele disse que não dava certo! Então desanimei.
Alguém já fez isso?

mecamaniaco
09/02/2013, 22:27
O pessoal aqui em Curitba faz bastante disso, pelo que vi a única coisa que precisa ser adaptada é a extremidade do eixo para que a manga dianteira possa encaixar....

da principio deve ficar bom, essas bands sao usadas em trilhas e parecem ser resistentes! Vou ver se passo no mecânico na semana q vem para bater umas fotos e pagar mais informações!

dalmo cruz torres
10/02/2013, 01:15
Mecamaniaco, se puder fazer isso por mim eu ficarei agradecido. Vou turbinar minha band e colocar o semi eixo flutuante é uma real preocupação.

DeMelo
10/02/2013, 20:52
O pessoal aqui em Curitba faz bastante disso, pelo que vi a única coisa que precisa ser adaptada é a extremidade do eixo para que a manga dianteira possa encaixar....

da principio deve ficar bom, essas bands sao usadas em trilhas e parecem ser resistentes! Vou ver se passo no mecânico na semana q vem para bater umas fotos e pagar mais informações!

Mecamaniaco,

Se for possível, seria legal se vc conseguisse estas informações, pois também estou preocupado com a segurança da minha band e quero, o quanto antes, colocar o flutuante. Gostaria de saber o custo desta transformação para comparar como kit da ensimec.
Abçs.

BANDEIRANTE FRANK STAIN
19/02/2013, 13:17
''Pessoal, vocês podem usar a manga do eixo dianteiro também... a adaptação é exatamente a mesma e com peças originais''

coloquei na minha o mesmo kit da frente estou quase acabando a adaptação

Sergioporto
19/02/2013, 15:53
Mecamaniaco,

Se for possível, seria legal se vc conseguisse estas informações, pois também estou preocupado com a segurança da minha band e quero, o quanto antes, colocar o flutuante. Gostaria de saber o custo desta transformação para comparar como kit da ensimec.
Abçs.
Fala com o Danilo da Casa da transmissao .Ele tá aprontando algo à respeito destes kits,inclusive mandei para ele uma carcaça do semi flutuante para estudos.

cristiano
21/02/2013, 09:44
Por R$ 3000 vale a pena comprar o eixo flutuante original, por esse preço consegue-se até sem trocar pelo seu, com menos que isso consegue-se a base de troca. Com a vantagem de ser tudo original, compra peça em qualquer lugar.

Quem me conhece sabe que não sou averso a adaptações e acredito que esses kits vendidos são bons, mas os preços deles também tem que ser bons, senão pode procurar o original.

É diferente do Jeep Willys que não existe eixo traseiro original flutuante, aí sim tem que usar esses kits, eu mesmo comprei o kit dianteiro e traseira da Ensimec para o meu Jeep e um diferencial flutuante original para a minha Bandeirante.

tavio_g
22/02/2013, 17:48
na minha fiz com a manga dianteira.
ja rodei mais de 20.000 km com ela sem problemas.
e levo minha filha de 3 anos junto.
é simples a adaptação
a manga dianteira tem que ser torneada para encaixar no eixo, ja desbastado.
o cubo tem que ser diminuido um pouco para dar encaixe do semi eixo na planetaria, o resto é tudo original. rolamento e etc...
se nao me falha a a memoria só fica diferente a falta de um retentor na ponta do eixo, mas que par amim nao faz diferença pq nao meleja nada por lá.
pode fazer assim qeu fica bom. gastei na epoca uns 1500 pq nao achava eixo traseiro bom e completo.

DeMelo
22/02/2013, 20:15
Por R$ 3000 vale a pena comprar o eixo flutuante original, por esse preço consegue-se até sem trocar pelo seu, com menos que isso consegue-se a base de troca. Com a vantagem de ser tudo original, compra peça em qualquer lugar.

Quem me conhece sabe que não sou averso a adaptações e acredito que esses kits vendidos são bons, mas os preços deles também tem que ser bons, senão pode procurar o original.

É diferente do Jeep Willys que não existe eixo traseiro original flutuante, aí sim tem que usar esses kits, eu mesmo comprei o kit dianteiro e traseira da Ensimec para o meu Jeep e um diferencial flutuante original para a minha Bandeirante.

Cristiano,

O problema hoje é achar um eixo original em bom estado e com preço razoável, pois é peça usada e não nova!!

felipezappas
26/04/2016, 15:04
galera so meio novo aqui e tava vendo um eixo flutuante e diz sómente para bandeirante com 30 estrias na caixa satélite, como eu sei quantas estrias tem , ela é original.

Sergio c
26/04/2016, 15:26
galera so meio novo aqui e tava vendo um eixo flutuante e diz sómente para bandeirante com 30 estrias na caixa satélite, como eu sei quantas estrias tem , ela é original.
Os eixos de 1983 em diante passaram a ter 30 estrias, sendo que as anteriores tinhas 06 estrias. Um abraço.

Marcus DT
30/07/2019, 10:19
Dando um up no tópico...

Está rolando pelos grupos de WhatsApp uma discussão grande sobre a troca/conversão do eixo semi-flutuante para flutuante. Para não poluir o tópico, acho que não vale a pena entrar no mérito se vale ou não a pena, pois cada um sabe das suas necessidades e esse assunto já foi debatido trocentas vezes em outros tópicos/grupos de WhatsApp. Então, partindo do pressuposto que o cabra quer fazer essa troca/conversão, encontrei as seguintes opções:

1 - Compra de um eixo flutuante original Toyota usado (a famosa "caixa de surpresas");

2 - Kits para a conversão do eixo original semi-flutuante em flutuante, achei as seguintes opções:

2A - Kit da HD4x4 - R$ 2.437,22 (Kit Flutuante TOYOTA BANDEIRANTE - HD4x4 (https://www.hd4x4.com.br/kit-flutuante-traseiro-toyota-bandeirates))

Itens inclusos:
- Ponta de eixo direita, esquerda
- 2 Mangas de eixo forjado e reforçado para pneus maiores
- 4 Rolamentos, MAIOR que o original COD. 32010X tinken / NTN.
- 2 Cubos de roda especial para rolamento maior.
- 4 Retentores cubo e manga.
- 4 Porcas, arruela trava, (sistema de trava)
- 12 Parafusos para montagem Ficha técnica:
-Fabricada em liga de aço resistente Níquel, Molibdênio, Vanádio
-Pontas usinadas em aço forjado.
-Manga de eixo reforçada, forjada e liga de aço.
-Kit utiliza rolamento Maior.
-Peso aproximado 30 kg.
OBS: As magas são reforçadas para possibilitar que o usuário possa andar com pneus maiores com segurança. Para esse kit não e necessário a aquisição de nenhuma outra peça relacionada ao sistema de tração.
NECESSARIO REALIZAR CORTE NO DEFLETOR DA CARCAÇA, PARA ALOJAR A MANGA DE EIXO (essa informação foi extraída do site do fabricante, porém nos grupos alguns usuários disseram que não é necessário cortar nada)

2B - Kit da Tropa4x4 - R$ 2.800

Segundo o pessoal da Tropa, esse kit utiliza peças da própria Toyota Bandeirante (algumas retrabalhadas) para fazer a transformação. Pela leitura deste tópico pude ver que isso não é algo novo, muita gente já fez, parece que eles apenas juntaram e montaram um kit. A vantagem é a facilidade em achar peças de reposição sem depender de uma empresa específica (que pode sumir do mercado, por exemplo), a desvantagem, ao meu ver, é que o kit deve sofrer a mesma dificuldade que nós sofremos: não se acham mais peças originais para Bandeirante. Ou seja, quem fabrica esses componentes? Será que esses semi-eixos que acompanham o kit são na qualidade dos originais? Etc.

2C - Kit da Ensimec (?) - Não encontrei informações, apenas as citadas nesse tópico. Será que ainda existe? Sei que é uma marca boa, mas não consegui encontrar esse kit na internet, infelizmente.

A intenção é debater qual dessas opções seria o melhor CxB (custo de aquisição, facilidade para instalação e durabilidade). Quem já utiliza alguma dessas 4 opções poderia dar um feedback do produto? Se possível, diga a configuração da Bandeirante (tamanho dos pneus, motor aspirado ou turbo, suspensão original ou modificada, uso da viatura, etc) e a quantidade de quilômetros rodados com o kit.

Weslei Lima
31/10/2019, 15:35
Galera também sou novo por aqui, comprei uma bandeirante 76 com alguns ups, freio a disco na dianteira, DH, frente moderna e câmbio sincronizado, mas o antigo dono dela também não sabe muito sobre a viatura, como sei se o eixo traseiro é flutuante ou não?

Sergio c
01/11/2019, 00:18
Weslei, o eixo traseiro semi-flutuante tem a ponta de eixo rasa com a roda, sendo que o flutuante passa o cubo com os rolamentos uns 10cm p fora da roda, ficando quase igual ao cubo da roda dianteira. Os troller, de 2002 a 2014 usavam na traseira esse eixo flutuante.
Galera também sou novo por aqui, comprei uma bandeirante 76 com alguns ups, freio a disco na dianteira, DH, frente moderna e câmbio sincronizado, mas o antigo dono dela também não sabe muito sobre a viatura, como sei se o eixo traseiro é flutuante ou não?

Weslei Lima
02/11/2019, 13:01
Weslei, o eixo traseiro semi-flutuante tem a ponta de eixo rasa com a roda, sendo que o flutuante passa o cubo com os rolamentos uns 10cm p fora da roda, ficando quase igual ao cubo da roda dianteira. Os troller, de 2002 a 2014 usavam na traseira esse eixo flutuante.
Obrigado pela resposta Sérgio, então esse é outro item q tenho que comprar.
O risco da roda sair é muito alto? Tem alguma manutenção preventiva q reduza o risco?

Sergio c
02/11/2019, 22:37
Manutenção preventiva até ajuda, mas é difícil prever quando a ponta de eixo vai quebrar. O problema é onde a ponta de eixo quebra, pois se quebrar próximo as planetárias não teria muitos problemas, só ficando sem tração. Agora, se quebrar muito perto da roda, o "toco" da ponta de eixo que sobra não consegue segurar o peso da band e se estiver em uma velocidade alta, é grande o risco da roda com o pedaço da ponta de eixo e arrancar o rolamento com flange e tudo e saltar fora. Acidente na certa.
Obrigado pela resposta Sérgio, então esse é outro item q tenho que comprar.
O risco da roda sair é muito alto? Tem alguma manutenção preventiva q reduza o risco?

Sergioporto
04/11/2019, 10:18
E bota sensação ruim quando quebra o semi eixo. Quebrei dois quando tinha o semi flutuante.Uma vez dobrando uma esquina numa pequena descida e com uma ponte estreita no final.Voce fica sem freio ,sem nada para parar a monstra ,chegou pertinho da ponte arrastando um lado no chão pois caiu a roda.Na outra , numa pequena subida,parei para comprar pão e ao arrancar só escutei o estouro,segurou no freio pois não chegou á cair a roda mas tive que pedir para alguém colocar um calço na roda pois freio de mão não adianta nada.
Flutuante é um sossego ,mesmo que quebre não cai a roda e continua com freio.
Meus dois cents

Sergio c
04/11/2019, 14:52
Que relatos ruim xará. Concordo, eixo flutuante é 100% melhor que o semi.
E bota sensação ruim quando quebra o semi eixo. Quebrei dois quando tinha o semi flutuante.Uma vez dobrando uma esquina numa pequena descida e com uma ponte estreita no final.Voce fica sem freio ,sem nada para parar a monstra ,chegou pertinho da ponte arrastando um lado no chão pois caiu a roda.Na outra , numa pequena subida,parei para comprar pão e ao arrancar só escutei o estouro,segurou no freio pois não chegou á cair a roda mas tive que pedir para alguém colocar um calço na roda pois freio de mão não adianta nada.
Flutuante é um sossego ,mesmo que quebre não cai a roda e continua com freio.
Meus dois cents

Grand Vinicius
05/11/2019, 12:56
Boa tarde. Tenho uma 81 e nunca olhei mas tenho o palpite de que não são flutuantes. Uso Pneu Mud 33" recapado.
Uma vez andando na Ranger 2010 do meu pai, caiu roda com semieixo e foi parar lá do outro lado da BR. Por sorte não atingiu ninguém. Pergunto: Os carros "modernos" não vêm todos com eixos flutuantes? Qual a real necessidade disso? Seria indicado apenas para Off Road pesado e pneus grandes?

Sergio c
05/11/2019, 15:21
Acho que hj no Brasil só a Ford F350 e os caminhões leves e de 3/4 p cima que vem de fábrica com os eixos flutuantes.
Boa tarde. Tenho uma 81 e nunca olhei mas tenho o palpite de que não são flutuantes. Uso Pneu Mud 33" recapado.
Uma vez andando na Ranger 2010 do meu pai, caiu roda com semieixo e foi parar lá do outro lado da BR. Por sorte não atingiu ninguém. Pergunto: Os carros "modernos" não vêm todos com eixos flutuantes? Qual a real necessidade disso? Seria indicado apenas para Off Road pesado e pneus grandes?

Weslei Lima
09/11/2019, 20:03
Sérgio e todo pessoal do tópico, estou decidido a comprar o kit para adaptar o eixo, mas qual é melhor HD ou Ensimac?

Sergio c
10/11/2019, 08:44
Vi muitos instalados em Bands, Jeeps e etc os da HD, mas não saberia te dizer qual é o melhor.

Weslei Lima
10/11/2019, 12:24
Pelo que li a HD parece ter um bom tempo no mercado e parece ter evoluído nesse temoo, tentei ler sobre a ensimac mas não consegui muita coisa, enquanto isso contínuo a pesquisa.

guperson
03/01/2020, 17:23
Pelo que li a HD parece ter um bom tempo no mercado e parece ter evoluído nesse temoo, tentei ler sobre a ensimac mas não consegui muita coisa, enquanto isso contínuo a pesquisa.

Boa tarde amigos,
Minha band 92 (toda original) quebrou a ponta de eixo esquerda esse final de semana na Serra da Canastra comigo. Desmontei para ver o eixo já tinha sido soldado (serviço porco do antigo dono)...
A duvida agora é colocar ou não o flutuante porque meu jipe é todo original (gosto dele assim). Já me disseram que para o uso que eu faço, mais viagens em asfalto do que trilhas (e só faço trilha leve pra não judiar dela kkk) que o eixo semi-flutuante original é suficiente e não tem perigo de quebrar, colocando tudo novo. Já tem quem diz que não é seguro e pode quebrar mesmo assim.
Estou na duvida, pesquisei o HD 4x4 porque é aqui próximo a Ribeirão Preto (São Carlos), porém queria a opinião de quem já colocou essa marca, as dificuldades que teve, se ficou bom ou não.
:parede:
:safari-rig:

hercilio.neto
03/01/2020, 20:24
O único motivo para se adiar a instalação de eixos flutuantes, é o custo.
Atente que o semi eixo é uma peça sólida de aço que sofre torções. Foi dimensionada para o uso na configuração original.
É preciso considerar que a peça pode ter sido submetida a esforços por 4, 5 ou 6 décadas e a gente não usa na configuração original, especialmente no que se refere ao tamanho dos pneus e ao offset da roda.
Então, anota aí. Pode demorar, mas um dia vai quebrar. A menos que seja substituído por peça nova antes de quebrar, mas se essa for a opção, porque não substituir por eixos flutuantes?

Sobre as opções de eixo flutuante, vai aqui algumas considerações.
O kit da HD4x4 é feito em aço forjado e, comparado com peças do eixo original vendidas no mercado, a qualidade é muito melhor.
Porém é um projeto exclusivo, ou seja, caso apresente algum problema tem que ser peça da HD4x4, o que pode ser complicado caso se esteja fora do país, por exemplo, ou se a empresa fechar.
O kit da ensimec eu não conheço.
Eu preferi adaptar o eixo para receber as peças da própria Band. Isso requer um trabalho de usinagem na carcaça do eixo, mas os semi eixos, manga e cubo são da propria Band. Então se quebrar em algum lugar longínquo ou fora do país, a reposição é mais simples.