PDA

Ver Versão Completa : De Macaé para Ushuaia, carnaval 2013



mdendena
26/01/2013, 17:54
Parece que Ushuaia é a preferência dos viajantes motorizados! São muitos relatos e planejamentos, muito ricos e cheios de dicas e idéias! Fiz minha pesquisa, meu planejamento e agora é hora de lançar meu projeto:

De Macaé/RJ a Ushuaia no carnaval de 2013 (e mais uns diazinhos...)

O planejamento já está bem adiantado, e continua até depois que o carro sair daqui da base, claro. A rota está no mapa abaixo. A idéia é sair daqui em direção a SP, Foz do Iguaçu e passar para AR. De lá para Resistencia (RN12), Rosario (RN11), Villa Maria (RN9), Villa Mercedez (RN8), San Luis (RN7), El Sosneado (RN143 e RN144) e dali para o sul, passando por 7 lagos, Bariloche, PN Los Alerces, El Chalten (monte Fitz Roy), El Calafate e Glaciar Perito Moreno, travessia para o Chile, Cuernos del Paine, Puerto Natales, travessia do Estreito de Magalhães, Retorno à Argentina, Rio Grande e Ushuaia.

O retorno é pelo litoral, passando por Peninsula Valdez, dali para Buenos Aires, Colonia do Sacramento e retorno ao Brasil por Santana do Livramento. Uma parada estratégica em Bento Gonçalves pra uma visita à família e, pra fechar, retorno pra Macaé pela BR-116.

Vamos com GPS, os mapas são do OpenStreetMap (http://www.openstreetmap.org). Quem não conhece vale a pena dar uma olhada!

A parte boa é que vai acontecer, um sonho de bastante tempo. A parte ruim é que o tempo é curto, no máximo 25 dias! O que não tem remédio, remediado está. Prefiro assim e voltar na metade se enrolar. E se tivesse certeza de tudo, que tudo vai dar certo, não seria aventura! :wink:

Vamos eu e Linda, a chefe da expedição, que topa todas e não tem tempo ruim... De doido todo mundo tem um pouco, mas nós estamos bem nesse item :concordo:

A idéia é manter esse tópico bem atualizado, e deixar informações para quem já se decidiu e, tanto quanto possível, um incentivo pra quem "tá quase". Já fiz algumas viagens e todas foram excelentes, com e sem contratempos!

Um abraço a todos!

Marcio e Linda
SW4 02
PU1MTW



392017

tilapia
26/01/2013, 18:30
Legal, seu planejamento.

Seu GPS é um garmin? Recomendo os mapas do Projeto Mapear: Proyecto Mapear (http://www.proyectomapear.com.ar/)

Estive na Argentina e Chile recentemente e o mapeamento é perfeito, vale a pena utilizar este mapa, inclusive você pode fazer todo o mapeamento no PC através do Basecamp da Garmin.

Fica a dica.

No mais, boa viajem.

JointMan
26/01/2013, 19:58
Boa!

Vontade de zarpar numa dessas!
Ainda faço como vocês e realizo esse sonho!
Bom carnaval pra vcs!
Boa viagem também!

Abraços!

Aurélio
26/01/2013, 21:02
A idéia é manter esse tópico bem atualizado, e deixar informações para quem já se decidiu e, tanto quanto possível, um incentivo pra quem "tá quase". Já fiz algumas viagens e todas foram excelentes, com e sem contratempos! Um abraço a todos! Marcio e Linda SW4 02 PU1MTW
Opa

Vamos acompanhar.

Boa viagem, amigos!

Abs

JOFRAN
26/01/2013, 21:42
Amigos,
Muito Boa Sorte."Viajar é Preciso".
Estaremos acompanhando e torcendo para que tenham uma boa jornada.
Somente assim nos sentiremos como se estivéssemos nesta aventura tb.
Saude e Paz e Estrada.
Jofran.

André...
28/01/2013, 11:47
Marcio,

Boa sorte, e estamos acompanhando.

abraços

mdendena
28/01/2013, 21:57
Legal, seu planejamento.

Seu GPS é um garmin? Recomendo os mapas do Projeto Mapear: Proyecto Mapear (http://www.proyectomapear.com.ar/)

Estive na Argentina e Chile recentemente e o mapeamento é perfeito, vale a pena utilizar este mapa, inclusive você pode fazer todo o mapeamento no PC através do Basecamp da Garmin.

Fica a dica.

No mais, boa viajem.

Tilapia, obrigado pela dica! Meu GPS e Garmin sim, tenho o proyectomapear, o conosur e o viajeros4x4, que sao muito bons, e colei um pouco de cada! Acabei ficando com o OSM por conta da flexibilidade e de poder ter um mapa so para todo caminho. E muito flexivel, com o aplicativo JOSM o proprio usuario vai la e adiciona informacoes importantes. Falando nisso, veja as historias dos viajeros4x4.com, com um Renault 19, um Gol e um Uno fizeram muita expedicao pela Argentina! Muito inspirador! Um abraco!

mdendena
28/01/2013, 22:27
Amigos, obrigado pelo apoio! Estou trabalhando no emblema da expedicao, assim que estiver pronto divulgo aqui no forum. Abraco!

leomiano
30/01/2013, 14:58
Márcio:
Tá chegando a hora !!!
Boa viagem !!! Nos mantenha informados...

Abraço,

Pato de Foz
31/01/2013, 23:55
Oi Marcio

Qual é a data que vao iniciar a viagem ??? Quando estiman estar em Foz ???

mdendena
08/02/2013, 20:11
Pato, aos trancos e barrancos iniciamos a viagem ontem, por volta de 19 horas. Devemos estar em Foz amanha a tarde, se o tempo estiver bom ver as cataratas, e se estiver cedo ja entrar na Argentina. Abraco!

mdendena
08/02/2013, 20:34
Ontem tivemos algumas dificuldades, que ja estavam no orcamento, e nao conseguimos colocar a situacao do dia.

Como nos 2 trabalhamos no dia de comecar a viagem, e sair de ferias sempre tem emocao, acabamos atrasando. Arrumamos as malas na pressa ejogamos tudo no carro. Rezultado, era virar a esquina de casa e lembravamos de algo! Fora isso nada de mais, saimos de Macae pelas 19 e qualquer coisa e chegamos em Resende por volta de 02 da matina, pra tirar uma soneca.

Saindo de la pelas 8 da manha, paramos em Aparecida para deixar uma vela e nosso agradecimento pela oportunidade, e levar a luz pra uma viagem tranquila. Chegamos em Sao Paulo antes do meio-dia e almocamos ja na Castelo. Estrada tranquila, pouco movimento, um samba no radio e muito chimarrao pra nao dormir naquela reta infinita! Estamos em Londrina agora, e vamos comemorar com uma geladinha aqui perto do hotel.

Uns 1200km ja foram pra conta, mas nao da nem 10% da brincadeira!

Uma boa novidade foi que perdi os favoritos todos... :palmas: parabeeeens! Mas as rotas estao OK e tenho mapa backup da Argentina, do proyectomapear (quem tem um nao tem nenhum...). Temos guias de viagem e boca pra praticar nosso portunhol maravilhoso, entao tudo certo.

Abraco!394194394193

mdendena
10/02/2013, 08:13
Na manha do sabado acordamos mais tarde, frio e uma chuva que inspiram uma indolencia profunda! Depois uma vistoria pro seguro (novidade) e a troca de oleo da Matilde, que afinal e carnaval e ate ela tem direito! Final, saimos tarde de Londrina e fomos pra Foz. Chuva forte todo caminho, e a terra vermeia deixiu o carro "bronzeado", mas chegando em Foz o sol deu as caras e empolgamos pra visitar as Cataratas. So um detalhe, fecha as 17, chegamos meia hora atrasados :putz:. Fazer o que? Decidimos seguir viagem para Argentina.

Passamos a Aduana sem problemas, a unica coisa que perguntaram foi o seguro carta verde, e depois a policia caminera perguntou tambem, ou seja, e importante. Mas nao pediram pra ver... As unicas 2 perguntas foram: "donde van?" e "tiene carta verde?". Ushuaia causou comentarios do tipo "de carro?", pelo menos nao encrencaram com o ninho de gato que ta nosso carro...

O tanque baixo e uma surpresa: em Puerto Iguazu as gasolineras nao aceitam tarjeta, somente efectivo! E nos, claro, sem um peso no bolso! Descobrimos que quase tudo fecha as 17 aqui, entao fomos perguntando. No fim deu mesmo preco do Brasil, e pelo jeito e isso mesmo pro gasoleo, nafta que e mais barata.

Estrada boa, suspeitamos que tinha peaje. Dito e feito. So nao esperava custar 4 pesos, ou 1,5 reais... :palmas: parabens pedagios brazucas!

Paramos numa cidade chamada Eldorado, no hotel Cabanas Don Juan, onde nos atenderam muito bem, encontramos pessoal de Sao Paulo de moto e ate um adesivo do Moto Clube de Macae. E o povo marcando presenca! Nos tentando espanhol, eles tentando o portugues e assim vamos. :rally:

Assim que a gente aprender a cooiar fotos pro tablet a gente posta algumas.

Abraco!

394320

Amostardeiro
10/02/2013, 12:00
Boa viagem, cuidado com a "Policia Caminera", arranja uns U$, pois a maioria dos postos de serviço nas "rutas" não aceitam cartões, quase fiquei sem combustível ano passado fui salvo por um amigo, nas cidades sempre há postos que aceitam.

Abs e acompanhando

mdendena
10/02/2013, 23:55
Boa viagem, cuidado com a "Policia Caminera", arranja uns U$, pois a maioria dos postos de serviço nas "rutas" não aceitam cartões, quase fiquei sem combustível ano passado fui salvo por um amigo, nas cidades sempre há postos que aceitam.

Abs e acompanhando

Antonio, suas dicas nao podiam ser melhores... Hoje fui no vermelho por causa das gasolineras do tempo do dinheiro em papel e teve um golpezinho basico da policia caminera correntina. So consegui diesel em Corrientes, e caro no cartao, e a historia da policia conto abaixo. Abraco!

mdendena
11/02/2013, 00:31
Hoje foi um dia intenso. Comecamos saindo de Eldorado cedinho, mas nao antes de um bom cafe e um papo com o pessoal de moto. Vao pra Bariloche, menos um deles que vai a Sao Pedro de Atacama.

Ao longo do caminho vimos algumas diferencas. Em Misiones o relevo e mais acidentado, com subidas e descidas, muitas madeireiras e plantacoes, cidades proximas e muito comercio. Em Corrientes ja comecou a mudar, o relevo fica plano e tem muito pasto. A estrada se torna uma reta sem fim, sem quase nada pra distrair. Sol e muito calor! E sem postos de combustivel! Esses comecaram a aparecer perto da cidade de Corrientes, mas nao aceitavam cartoes. Resistimos ao maximo ate achar um, porque tinhanos poucos pesos. O temporal se armando...

Tanque cheio e seguimos viagem. Uma parada no supermercado pra comprar qualquer coisa e comecou a cair o diluvio. Seguimos em frente mas a brecha desentocou a policia caminera, que nos parou no acesso a ponte. Pediram documentos, tudo certo. Inventaram uma historia que nao podia ter gps, e que teria uma multa de 1400 pesos, mais retencao da habilitacao. :shock: Que tal? Um motorista embriagado deve ser castrado e exilado nessa lei! Ja sabia, fiquei frio. O cara chamou pra falar e disse que ia me ajudar porque era estrangeiro. Disse que aceitaria um acordo, se eu desse 700 pesos a ele. Que tal? :discordo:

Pausa: nao criei caso, so queria ir embora.

Ele veio novamente com 400, e eu disse sem chance, disse que tinha 100 e que precisava de pelo menos 50 pros pedagios. Que tal? Beleza! Dei os 100 e o obvio: nao tenho troco, pensei que era 50 pra mim e 50 pro meu amigo. Negativo. Me deram 47 de "troco", reclamei e deram mais 4. Troco de gorjeta, essa e boa!

Passamos a ponte sem gps, mas conseguimos nao nos perder :euforico:na ponte e por mais algumas horas a chuva foi muita, mas muita mesmo! Passamos por Resistencia, provincia do Chaco, e logo entramos em Santa Fe. So sei que e plano e reto, e a estrada e boa. A agua empocou onde passam os pneus dos caminhoes, entao so andava fora do trilho. Foi quase uma navegacao, mas foi firme ate quase chegar em Reconquista. Depois disso, ja noite, viemos ate Calchaqui, onde paramos no hotel Colon, muito bom.

As estradas ate agora um espetaculo... Agora sei porque o pessoal de moto faz a festa aqui!

Ja sao 2642km, amanha tem mais.

394443

André...
11/02/2013, 11:53
Hoje foi um dia intenso. Comecamos saindo de Eldorado cedinho, mas nao antes de um bom cafe e um papo com o pessoal de moto. Vao pra Bariloche, menos um deles que vai a Sao Pedro de Atacama.

Ao longo do caminho vimos algumas diferencas. Em Misiones o relevo e mais acidentado, com subidas e descidas, muitas madeireiras e plantacoes, cidades proximas e muito comercio. Em Corrientes ja comecou a mudar, o relevo fica plano e tem muito pasto. A estrada se torna uma reta sem fim, sem quase nada pra distrair. Sol e muito calor! E sem postos de combustivel! Esses comecaram a aparecer perto da cidade de Corrientes, mas nao aceitavam cartoes. Resistimos ao maximo ate achar um, porque tinhanos poucos pesos. O temporal se armando...

Tanque cheio e seguimos viagem. Uma parada no supermercado pra comprar qualquer coisa e comecou a cair o diluvio. Seguimos em frente mas a brecha desentocou a policia caminera, que nos parou no acesso a ponte. Pediram documentos, tudo certo. Inventaram uma historia que nao podia ter gps, e que teria uma multa de 1400 pesos, mais retencao da habilitacao. :shock: Que tal? Um motorista embriagado deve ser castrado e exilado nessa lei! Ja sabia, fiquei frio. O cara chamou pra falar e disse que ia me ajudar porque era estrangeiro. Disse que aceitaria um acordo, se eu desse 700 pesos a ele. Que tal? :discordo:

Pausa: nao criei caso, so queria ir embora.

Ele veio novamente com 400, e eu disse sem chance, disse que tinha 100 e que precisava de pelo menos 50 pros pedagios. Que tal? Beleza! Dei os 100 e o obvio: nao tenho troco, pensei que era 50 pra mim e 50 pro meu amigo. Negativo. Me deram 47 de "troco", reclamei e deram mais 4. Troco de gorjeta, essa e boa!

Passamos a ponte sem gps, mas conseguimos nao nos perder :euforico:na ponte e por mais algumas horas a chuva foi muita, mas muita mesmo! Passamos por Resistencia, provincia do Chaco, e logo entramos em Santa Fe. So sei que e plano e reto, e a estrada e boa. A agua empocou onde passam os pneus dos caminhoes, entao so andava fora do trilho. Foi quase uma navegacao, mas foi firme ate quase chegar em Reconquista. Depois disso, ja noite, viemos ate Calchaqui, onde paramos no hotel Colon, muito bom.

As estradas ate agora um espetaculo... Agora sei porque o pessoal de moto faz a festa aqui!

Ja sao 2642km, amanha tem mais.

394443

Muito útil vossos ensinamentos....

Boa viagem

JOFRAN
11/02/2013, 14:49
Amigos Viajores,
Estes achaques cometidos por autoridades em outros paises,deveriam ser notificados ao Itamaraty,que deveria tomar providencias junto ao país questionado.Acontece que o nosso governo não tem muita moral neste quesito.
Enfim,isto é uma vergonha,como diria um famoso jornalista.

sandro_ventania
12/02/2013, 18:49
Jofran...mais achaques que nós sofremos no nosso proprio quintal?
Existe até a legal..."industria da multa".

sandro_ventania
12/02/2013, 18:51
Hoje foi um dia intenso. Comecamos saindo de Eldorado cedinho, mas nao antes de um bom cafe e um papo com o pessoal de moto. Vao pra Bariloche, menos um deles que vai a Sao Pedro de Atacama.

Ao longo do caminho vimos algumas diferencas. Em Misiones o relevo e mais acidentado, com subidas e descidas, muitas madeireiras e plantacoes, cidades proximas e muito comercio. Em Corrientes ja comecou a mudar, o relevo fica plano e tem muito pasto. A estrada se torna uma reta sem fim, sem quase nada pra distrair. Sol e muito calor! E sem postos de combustivel! Esses comecaram a aparecer perto da cidade de Corrientes, mas nao aceitavam cartoes. Resistimos ao maximo ate achar um, porque tinhanos poucos pesos. O temporal se armando...

Tanque cheio e seguimos viagem. Uma parada no supermercado pra comprar qualquer coisa e comecou a cair o diluvio. Seguimos em frente mas a brecha desentocou a policia caminera, que nos parou no acesso a ponte. Pediram documentos, tudo certo. Inventaram uma historia que nao podia ter gps, e que teria uma multa de 1400 pesos, mais retencao da habilitacao. :shock: Que tal? Um motorista embriagado deve ser castrado e exilado nessa lei! Ja sabia, fiquei frio. O cara chamou pra falar e disse que ia me ajudar porque era estrangeiro. Disse que aceitaria um acordo, se eu desse 700 pesos a ele. Que tal? :discordo:

Pausa: nao criei caso, so queria ir embora.

Ele veio novamente com 400, e eu disse sem chance, disse que tinha 100 e que precisava de pelo menos 50 pros pedagios. Que tal? Beleza! Dei os 100 e o obvio: nao tenho troco, pensei que era 50 pra mim e 50 pro meu amigo. Negativo. Me deram 47 de "troco", reclamei e deram mais 4. Troco de gorjeta, essa e boa!

Passamos a ponte sem gps, mas conseguimos nao nos perder :euforico:na ponte e por mais algumas horas a chuva foi muita, mas muita mesmo! Passamos por Resistencia, provincia do Chaco, e logo entramos em Santa Fe. So sei que e plano e reto, e a estrada e boa. A agua empocou onde passam os pneus dos caminhoes, entao so andava fora do trilho. Foi quase uma navegacao, mas foi firme ate quase chegar em Reconquista. Depois disso, ja noite, viemos ate Calchaqui, onde paramos no hotel Colon, muito bom.

As estradas ate agora um espetaculo... Agora sei porque o pessoal de moto faz a festa aqui!

Ja sao 2642km, amanha tem mais.

394443


Olá meu vizinho!
Estou acompanhando essa sua aventura de perto! Trás pra mim um pouquinho de neve, pois aqui tá um calor !!!

mdendena
12/02/2013, 23:18
Jofran...mais achaques que nós sofremos no nosso proprio quintal?
Existe até a legal..."industria da multa".

Jofran, como vi em um guia de viagens para gringos no Rio: essa e a tarifa de turismo. Do outro lado da ponte perguntei se era real a historia, e claro que a resposta foi surpresa... Falei que esse tipo de coisa faz parte, a viagem e muito maior que um contratempo desses... e a neve, hoje tem foto! Abraco!

mdendena
13/02/2013, 00:29
Pessoal, umas fotos da viagem!

A caminho de Corrientes

394738


Em uma ruta santafesina

394741

Em Villa Maria paramos na primeira gasolinera BR

394740

Ontem era pra ser um dia tranquilo mas depois de uma otima noite de sono o cabecao aqui esqueceu a carteira no hotel, e so dei falta dela 80km depois, ou melhor, de falta dela ja a so 80km! Voltamos ao hotel e la estava ela, inclusive com os 700 pesos que peguei no banco na noite anterior... Com muita alegria e agradecikentos ao pessoal do hotel Colon em Calchaqui, Santa Fe, voltamos a estrada. O mesmo de ontem, plano e reto, boa estrada, o que quebra o ritmo e alguma patrulha da pokicia ou uma vila no cakinho. Chegamos em Rio Cuarto, onde tinha muito agito na rua, o primeiro que vimos na Argentina durante o carnaval.

Comentarios: As cidades argentinas sao juito arrumadas e organizadas, mesmo as pequenas. Ruas largas, pracas e muita arborizacao. Sobre dinheiro, aqui se precisa ter dinheiro na mao porque cartao de credito nao e tao facil. Pra posto de gasolina fica assim: entre ss cidades e muito dificil ter algum, so nas cidades e nem todos aceitam cartao, muitos solo efectivo. E prepare o bolso, que o diesel e caro: de 6 a 7 pesos o comum, o s10 e ate 7,5 pesos! Calculando no cambio de hoje, da de 2,40 a 3 latinhas o litro! A gasolina e um pouco mais barata.

Desde Rio Cuarto, saindo da provincia de Santa Fe e passando pela provincia de Cordoba a paisagem muda pouco. Campos sem fim de soja e milho, e estrada reta. Chegando em San Luis as coisas comecam a mudar. Fica mais deserto e aparecem montanhas. Na divisa com Mendoza realmente muda o cenario. A vegetacao parece um cerrado, que em seguida vira parreirais e olivais. E depois deserto novamente. Chegando em San Rafael a cordilheira comeca a apareder como vulto ao fundo, mas proximo de El Sosneado fica nitido. Vimos o Aconcagua a nossa direita. Malargue e muito bonita, pena o pouco tempo pra ver. O comercio fecha toda tarde, depois abre de 6 as 10, e com movimento!

394743

Depois disso chegamos a ruta 4. Em El Sosneado esta o marco 3000km da ruta, que perdemos de tirar foto, e o famoso sanduiche de presunto no posto YPF, que ainda estava fechado, so abre as 18. O inicio da ruta 40 esta em Rio Gallegos, mas vamos ao Chile antes disso.

394744

Mantendo a tradicao, os roteiros de ontem e hoje. Batemos os 4000km! Abraco!

394745394746

JOFRAN
13/02/2013, 08:59
Jofran, como vi em um guia de viagens para gringos no Rio: essa e a tarifa de turismo. Do outro lado da ponte perguntei se era real a historia, e claro que a resposta foi surpresa... Falei que esse tipo de coisa faz parte, a viagem e muito maior que um contratempo desses... e a neve, hoje tem foto! Abraco!

Parabens pelas fotos.
De fato a viagem e a nossa dignidade é maior que esses eventos.
Estamos acostumados no Brasil a cotidianamente, a extorções oficiais de todo o tipo pelo governo.(Taxas.Pedágios,IPTU.IPVA,DPVAT,etc...).
Mas que é REPUGNANTE ficar cara a cara com um CORRUPTO ,ah,isto é.
Saude e Paz e Estrada.
Abs. Jofran

mdendena
14/02/2013, 10:22
Ontem o dia foi de papaleguas, atravessamos o deserto cheio de cenarios tipo aqueles do desenho. Pra quebrar a monotonia um eventual oasis ou vulcao no horizonte!

No cafe encontramos o Omar e Gilmar, que estao a caminho do Chile, voltando por Bariloche. Uma foto:

394942

Saindo de Malargue o primeiro trecho de ripio, estrada de chao coberta de pedras arredondadas, tipo pedra de rio. :safari-rig: A Matilde foi galopando nas pedras!

394943

O cenario de papaleguas, e um oasis.
394953 394954

No horizonte o vulcao Tromen.
394949

Mais tarde vimos o vulcao Lanin, mas foi rapido e as nuvens encobriram. Ficamos com uma foto.
Chegamos em San Martin de los Andes, na regiao dos 7 lagos. Parece Gramado, ou Campos do Jordao. Todos os hoteis cheios, e preco alto. Pensamos que deviamos ter ficado em Junin, 40km antes... Hoje vamos conhecer os 7 lagos, e Bariloche.

394960

André...
15/02/2013, 14:53
Show de bola....

Vai postando as fotos.

abraços

hugorangel
15/02/2013, 16:34
Marcio.

Passando aqui pra assinar o tópico.

Moro em Sorocaba, mas minha família é de Campos, ali vizinha a Macaé.

Se você achou que tinha muita reta no início do trecho argentino, espere pra ver a Ruta 3 no litoral...

Boa sorte na jornada.

Um abraço.

Hugo.

xexelo
15/02/2013, 17:57
Pessoal,

Uma dica que comigo deu certo:

Sempre que passava pela polícia na Argentina eu tentava ficar bem junto do carro da frente de modo que os guardinhas só pudessem ver a placa do Brasil quando estivesse muito próximo e não desse mais pra eles mandarem parar. Quase sempre eu passei batido. Só fui parado umas 3 vezes a viajem inteira.

UM abraço.

HentzyMacae
16/02/2013, 09:56
Fala ai Gauchão,,,,

e isso ai, parabens pelas fotos e boa viagem para voces.

Como não deu para ir com voces, vou babando por aqui...... na proxima estamos juntos heim.

mdendena
19/02/2013, 08:43
Ficamos um tempo sem comunicacao desde a saida de San Martin dos Andes, entao agora comeco a atualizacao.

Dia 8: saida de San Martin dos Andes, depois de um passeio pela cidade. Na nossa opiniao uma das mais bonitas ate agora. O cenario e muito bonito, no comeco do novo tracado da RN40 (ex-RN259), que esta em obras, passando pelos 7 lagos, chegando a Bariloche. Eu nao aguentei e tomei um banho no lago Correntoso, quando a chuva deu uma tregua e o Sol mostrou as caras. Bariloche pareceu meio sem graca sem a neve, e ate agora a cidade mais muvucada, com bastante transito e turistas. Fomos na loja de chocolates Mamuschka, que realmente e muito bom! Uma curiosidade: aproveitei pra um alineacion, balanceo e rodeo de neumaticos, e perguntei sobre a pressao dos pneus pra andar em ripio. A informacao foi que deixasse normal 35psi, porque as pedras costumam acunhar na banda e abrir os pneus. Imagine a tremedeira! Saimos de la e fomos dormir em El Bolson, onde ficamos numa hospedagem de familia. Como era dia dos namorados, 14 de fevereiro, Sao Valentim, saimos pra jantar uma Trucha com chopp artesanal, tudo delicioso!
So um imprevisto: no meio da noite o dono da casa nos acordou porque uma porta do carro estava aberta. Fui ver e foi esquecimento mesmo, a chuva molhou um pouco mas nao deu nada, so perturbou um pouco o descanso.

395923 395924

Dia 9: saindo de El Bolson, chegamos a Esquel, onde deveriamos ter passado a noite, e deu tempo de ver o trem La Trochita, de bitola estreita. Passamos rapidamente pela cidade. Dali em diante, a paisagem voltou a ser de pampa, plano e desertico. Uns 40km de Rio Mayo o asfalto ficou ruim e, depois do vilarejo uns 40km de obra, com o transito passando por um desvio de ripio feio, onde andamos devagar. Mais um cambio de aceite em Rio Mayo. Seguimos ate o cair da noite, por volta de 21:00 e sem mais cidades proximas, paramos em Perito Moreno, onde abastecemos e soubemos que todos os hoteis estavam lotados. Fomos ao centro de informacoes turisticas, onde nos indicaram uma casa de familia, da Sra Monica. Fomos muito bem recebidos e passamos bem a noite. Aqui a noite fica bastante fria, e dormir no carro sem um bom equipamento e furada. Temos colchao e bons cobertores, mas preferimos deixar para emergencias, e conversar com as pessoas. Era noite de festa na cidade, mas como o frio estava cruel e sairiamos cedo, acabamos indo dormir.

395925

Dia 10: ja sabiamos que depois de Perito Moreno a RN40 estava em obras, e que teriamos um trecho de pelo menos 150km de ripio. Resolvemos passar na Cueva de las Manos, onde existe arte rupestre de uns 7000 anos atras. Pensamos que algumas coisas nao mudam, a falta do que fazer atica a criatividade. Os artistas colocavam as maos na parede e sopravam tinta sobre a mao, como um spray. Para chegar em Bajo Caracoles, proximo oasis, uns 40km de ripio "marromeno" e depois asfalto ate Gob Gregores. De la, obra ate Tres Lagos. Na obra ha uma pista alternativa, e como o ripio estava bom, a-ripio-amos, parecendo ate um rallye. A 60-80 km/h a Matilde ia dancando na brita! No fim da obra, acabamos entrando no canteiro da construtora, mas sabado a tarde so tonha nos mesmos. Chegamos na vila com ar vitorioso e seguimos. Ja devia ser mais de 9 mas o sol estava alto, seguimos. Vimos os cerros Fitz Roy e Torre proximos de El Chalten, mas decidimos seguir para El Calafate. Paramos na Hosteria Maria Bonita, mais por acaso que qualquer coisa, e fomos muito bem atendidos pelo sr Luciano e Sra Edith. Nos aconselharam a diminuir o ritmo e fizemos isso. Estavamos cansados mesmo, e eu com uma dor de cabeca de matar! Como dizem eles, Patagonia es para se desfruchar, y no hacerlo todo correndo.

395927

Dia 11: fomos passear por El Calafate, cidade muito bonita e com muitas opcoes. Primeiro aproveitamos para uma boa janta em um tenedor livre, recomendado pelo proprio Luciano, o Aromas del Sur. No dia seguinte dormimos ate tarde, tratamos de lavar roupas e fomos ao Glaciar Perito Moreno, que e um espetaculo! Um paredao de gelo de uns 50m de altura, que escorrega uns 2 metros por dia para dentro do lago Argentino. Icebergs se formam com as lascas que caem na agua, mas nao demos a sorte de ver cair um pedaco grande de gelo. As lasquinhas ja fazem um estrondo, imagino as lasconas! Na volta paramos no museu de gelo, onde esta o bar gelado, que pro nosso azar estava com a lista cheia...

395928 395930

Dia 12: priorizamos Ushuaia e desistimos de ir ao Torres del Paine, pois seria um desvio muito grande da rota, em estradas ruins e pensamos que acabaria empacando a viagem. E tambem, sem tempo para uma boa caminhada seria so mais uma foto bonita. Fica pra proxima. Acabamos vendo desde a RN40, mas so o cume pq havia uma serra na frente. Acordamos cedo para chegar logo na aduana, que nos adiantaram poderi ser demorado. Partimos para Rio Gallegos, e de la para a fronteira com o Chile. Tinha bastante gente mas foi rapido, uns 45 min. O azar foi que, como o vento esta forte demais, o cruce do estreito de Magalhaes esta fechado ate umas 20hs. P-q-p! O que nao tem remedio, remediado esta... La pelas 18 teve a navegacao e como estavamos na frente da fila monstra passamos na primeira viagem. Tinha muito vento e ondulacao de traves, entao a balsa parecia um joao-bobo, com agua vindo por cima dos carros e tudo. Depois do desembarque estrada nova de concreto ate a entrada de Cerro Sombrero, e depois uns 120km de ripio ruim ate a fronteira com Argentina. Fiquei preocupado com o horario e resolvi acelerar - Matilde que me desculpe... Passamos nas 2 aduanas novamente, aumentando a colecao de carimbos, e partimos pra Tolhuin, onde estamos agora. Na fronteira o feio e o vento sao de matar, mas aqui e um espetaculo! Hoje vamos a Ushuaia.

395929

Mais fotos depois, agora vamos sair. Abraco!

hugorangel
19/02/2013, 18:43
Pelo jeito você chegou a Ushuaia num dia bem fechado e chuvoso.

Curta e fim do mundo e tenha uma grande viagem de volta.

Um abraço.

Hugo.

mdendena
20/02/2013, 08:51
Pelo jeito você chegou a Ushuaia num dia bem fechado e chuvoso.

Curta e fim do mundo e tenha uma grande viagem de volta.

Um abraço.

Hugo.

Obrigado Hugo! Na saida do hotel tinha ceu limpo e um sol bonito, mas nos 120km ate Ushuaia fechou o tempo e ate nevou! O verao antartico nao e exatamente o que estamos acostumados... Comecamos com 6 graus, e baixou para 2 no caminho, ficando assim boa parte do dia. E com vento! Com certeza fechou a viagem com chave de ouro! Abraco!

mdendena
20/02/2013, 09:21
Ontem fomos a Ushuaia,finalmente chegar ao nosso objetivo! Engracado, depois de 7385 km rodados os ultimos 120 pareciam nao ter fim! O cenario muito bonito e a neve nos distrairam, e prepararam o espirito. Fomos ao trem do fim do mundo, que pela historia dos presos merece esse nome, ao museu do presidio, que e bastante interessante - tivemos a sorte de chegar na hora da visita guiada, ao museu Yamana (chAmana) - que fala sobre os primeiros habitantes da terra do fogo, que se aqueciam com fogo e um pedaco de pele de vez em quando - eles levavam fogo ate na canoa, e pra finalizar, ao restaurante Mustacchio para jantar e provar a centolla, caranguejo gigante da pesca mortal da TV. Aprovado, ate agora tudo muito bom, muitas boas memorias e surpresas. Entao, pra quem ta na borda da piscina so olhando, pode pular que vale a pena!

396024 396025 396026

Ah sim, o combustivel aqui na patagonia e mais barato, gasoil 4,2 a 4,5 pesos, nafta nao prestei atencao mas e isso ou menos. Um detalhe, vimos fila nos postos, as vezes por falta de frentistas ou de nafta mesmo, mas gasoil sempre tranquilo.

iSaludos de Argentina!
396028

Cláudio Ferro
20/02/2013, 11:07
Mdendena parabéns pela viajem ...e gostaria de saber mais ou menos quanto se gasta para fazer um percurso destes em carro 4x4 Diesel...indo com 2 ou 3 pessoas e dividindo-se tudo..e pretendiamos usar barracas e acampar por vezes..aguardo sua dica valew um abraço e boa viaje!

sandro_ventania
20/02/2013, 12:45
Parabéns pela vitória!!!
que Deus continue com voces na volta.
Vai voltar pelo mesmo caminho?

xexelo
20/02/2013, 18:40
Mdendena parabéns pela viajem ...e gostaria de saber mais ou menos quanto se gasta para fazer um percurso destes em carro 4x4 Diesel...indo com 2 ou 3 pessoas e dividindo-se tudo..e pretendiamos usar barracas e acampar por vezes..aguardo sua dica valew um abraço e boa viaje!

Ola Claudio,

Sou o Marcelo do tópico Curitiba Ushuaia 2013.
Vou dar uma ideia do meu gasto com combustível. Tenho uma Ranger 4x4 XLT CD 2.5 diesel e gastei mais ou menos R$ 2.900,00 (ou 1450 cada pessoa).
Não acampei, mas entre hotéis e pousadas o maior preço foi de 450 pesos o quarto duplo e menor 60 reais (o que dava na época 140 pesos).
Alimentação o preço mais caro que paguei foi de 90 pesos, mas a média por dia, se vc se alimentar só em restaurantes e lanchonetes, fica em torno de 150 pesos por dia (almoço e janta). Mas dá para gastar menos se vc comprar em mercado e fazer vc mesmo ou de vez em quando comer umas empanadas na janta (uns 20 a 25 pesos por 4 empanadas). Paguei 170 pesos numa parrilada com cordero patagônico para dois.

UM abraço

Cláudio Ferro
20/02/2013, 22:38
Opa Marcelo tudo blz irmão...então entendi mas vc viajou por quantos dias ou quantos KM rodou para este gasto de R$2.900,00.. de Diesel...e hospedagem no total em reais quanto foi por que ja vou fazendo uma média..será que gastariamos uns 4 mil no total para cada integrante..indo 2 pessoas...ou menos se forem 3..?

Zani
21/02/2013, 12:20
Mdendena...Parabéns pela viagem, assinando e acompanhando e fazendo algumas anotações....esse ano eu vou....
Abraço.

xexelo
21/02/2013, 12:45
Passe no meu tópico que lá eu respondo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/113822-curitiba-ushuaia-2012-2013-a-6.html#post1867993

Senão tumultua o tópico do Dandena.

Um abraço

hugorangel
22/02/2013, 14:17
Falaí Marcio.

Ainda em Ushuaia? Como estão as comemorações do "Dia de la Antárdida" aí?

Abraços.

Hugo.

mdendena
22/02/2013, 22:34
Ola Claudio,

Sou o Marcelo do tópico Curitiba Ushuaia 2013.
Vou dar uma ideia do meu gasto com combustível. Tenho uma Ranger 4x4 XLT CD 2.5 diesel e gastei mais ou menos R$ 2.900,00 (ou 1450 cada pessoa).
Não acampei, mas entre hotéis e pousadas o maior preço foi de 450 pesos o quarto duplo e menor 60 reais (o que dava na época 140 pesos).
Alimentação o preço mais caro que paguei foi de 90 pesos, mas a média por dia, se vc se alimentar só em restaurantes e lanchonetes, fica em torno de 150 pesos por dia (almoço e janta). Mas dá para gastar menos se vc comprar em mercado e fazer vc mesmo ou de vez em quando comer umas empanadas na janta (uns 20 a 25 pesos por 4 empanadas). Paguei 170 pesos numa parrilada com cordero patagônico para dois.

UM abraço

Claudio, e isso mesmo. Pra facilitar suas contas, faca uma simulacao no google maps, levando em conta o preco do diesel comum a 6-6.5 pesos/litro, e na patagonia a 4-5 pesos/litro. Se for diesel s50 (euro) e pelo menos 1 peso a mais por litro. Pode considerar patagonia como provincias de rio negro e neuquen, e ao sul delas. E maizumeno uma linha de bahia blanca a malargue. As estacoes ypf ate agora mais baratas. Hospedagem hotel matrimonial (casal) entre 200 e 400. A comida e cara mesmo, eu e Linda vamos ao supermercado e compramos lanches, e bem de fez em quando a restaurantes -agora bebemos uma geladinha com papas fritas no restaurante do hotel. Um ponto importante e o cambio: pode levar visa travel money e economiza 6% de iof, ou leva dolares americanos e faz cambio. Aqui esta dificil comprar dolares, entao o cambio paralelo varia muito. Hoje cambiamos a 7,5 pesos por dolar, no banco sai por volta de 5,5. No fim da viagem vamos fazer um fechamento, mas ja posso dizer com seguranca que e tranquilo, embora cansativo. O povo nos recebeu muito bem, e o transito e as cidades, ate agora, bastante tranquilo. E uma excelente viagem a se fazer, e nao e necessario super veiculo de expedicao, pelo menos nao para os caminhos mais populares. Um abraco!

mdendena
22/02/2013, 23:14
Mais uma mega atualizacao!

Dia 14: comecou o retorno. A ideia era dormir em Rio Gallegos mas resolvemos seguir um pouco adiante e paramos em Comandante Piedrabuena. Tinha alguma claridade ate depois de 22:30! Pegamos uma primeira impressao do litoral argentino, me surpreendeu positivamente! Tem coragem de mergulhar?

396544 396545

Dia 15: a Ruta 3 realmente supera a 40 em monotonia. Sem o vento pra jogar o carro pra fora da pista, seria so travar o volante e o acelerador e tirar uma soneca! Nem tanto... Mas o vento e feroz, nao e constante mas sim rajadas, e deixa o motora ligado! A paisagem de capim seco muda pouco, mas o numero de bombas de petroleo aumentando indica que estamos chegando em Comodoro Rivadavia. Essa e a Macae da Argentina, capital do petroleo. A diferenca evque no Brasil esta concentrado, mas aqui a atividade esta distribuida em Rio Grande, Rio Gallegos, Caleta Olivia e Comodoro. Na ultima esta o museu do petroleo, que por meia hora perdemos - fecha as 17. Parece ser grande e tem diversos artefatos historicos, que vimos da cerca. Por fim, chegamos a Puerto Madryn, de onde teriamos o dia para explorar a peninsula Valdes, que foi muito recomendada durante toda viagem.

396546 396547

Dia 16: hoje fomos a Peninsula Valdes, mas a natureza, assim como a Geni, tem seus caprichos e com a chuva hoje nao foi o dia de visitar a peninsula. Pensamos muito e a contragosto seguimos viagem. Passamos pelo balneario Las Grutas, onde num minuto de sol fomos conferir de perto, e a agua nao e tao fria - me pareceu igual a Macae num dia bom - e onde o mar escavou grutas na rocha. De volta a estrada a chuva rendeu um por do sol interessante, e chegamos a Rio Colorado. Hoje a temperatura fora do carro voltou a ser maior que dentro.

396548 396549 396550

Entre um gole e outro de uma boa gelada em Rio Colorado AR, um abraco a todos!

mdendena
22/02/2013, 23:21
Falaí Marcio.

Ainda em Ushuaia? Como estão as comemorações do "Dia de la Antárdida" aí?

Abraços.

Hugo.

Fala Hugo! Infelizmente mais visita de medico que a nossa impossivel... Nao vimos o festejo. Mas frio te adianto que esta! Se no auge do verao neva, calcula... Abraco!

mdendena
22/02/2013, 23:22
Mdendena...Parabéns pela viagem, assinando e acompanhando e fazendo algumas anotações....esse ano eu vou....
Abraço.

Zani, vai firme que nao vai se arrepender! Abraco!

GPBarbosa
24/02/2013, 21:06
Dendena,

Primeiramente parabéns pela expedição.
vi q vc comentou sobre o S10 na região eu gostaria de saber como está a disponibilidade. Vc acha q é possível fazer a viagem 100% em S10?

obrigado e bom retorno.

mdendena
25/02/2013, 09:26
Dendena,

Primeiramente parabéns pela expedição.
vi q vc comentou sobre o S10 na região eu gostaria de saber como está a disponibilidade. Vc acha q é possível fazer a viagem 100% em S10?

obrigado e bom retorno.

Barbosa, no comeco pensei que combustivel fosse ser um problema, tanto que ate trouxe 2 galoes de 20 litros, mas estava enganado. Podera ter alguma dificuldade por falta, mas no caminho que percorri tem postos bem equipados e com diesel euro. Nao lembro de ter precisado ficar mais de 200km sem abastecer. Nao sei como esta no Chile, mas nao deve ser diferente, so o preco que e mais salgado. Abraco!

cefaslevi
26/02/2013, 16:10
Adorei a oportunidade de acompanhar essa aventura por aqui. Parabéns pela viagem!

mdendena
28/02/2013, 14:55
Adorei a oportunidade de acompanhar essa aventura por aqui. Parabéns pela viagem!

É cunhadão, na próxima vamos juntos! Abraço!

mdendena
28/02/2013, 15:59
Pessoal, aí vai o relato de mais uns dias de viagem:

Dia 17: Saimos de Rio Colorado pela manhã, em direção as termas de Guatrache, que nos recomendaram durante a viagem. Chegando lá o tempo estava meio barro meio tijolo, com alguma chuva, e descobrimos que as termas são uma lagoa de água morna, que brota do solo, e com bastante sal. Decidimos entrar na lama e a chuvinha começou a engrossar, e quando reparei os cabelos da Linda em pé - quase do jeito que fica quando se toca aquele globo com raios - pensei que eramos os candidatos perfeitos a para-raio, então saímos bem rápido da água! Paramos em Tres Arroyos, onde nos hospedamos no hotel Plaza. Havia na parede cartazes do Gardel, indicando que havia se hospedado la nos anos 30, devem ter decidido manter o hotel intocado desde então! Fizemos a reserva do hotel em Buenos Aires.

Dia 18: Viagem tranquila até Buenos Aires, mas a chegada na cidade quebrou o ritmo do trânsito até agora. A Patagônia é tranquila até demais, especialmente nas cidades mais próximas da cordilheira. A siesta vai do meio-dia até as 16 em muitos lugares! Mas na chegada a Buenos Aires saimos da autopista e virou muvuca, essa mesmo que ja estamos acostumados aqui no Brasil, então beleza! Achamos nosso hotel em San Telmo, e fomos logo pra feira, onde se encontra todo tipo de bugiganga. À noite fomos ver uma apresentação de Tango, que é mesmo um espetáculo. Muito bom!

397855

Dia 19: Tiramos o dia para caminhar por Buenos Aires. Saindo do hotel fomos para a Plaza de Mayo, onde infelizmente nao pudemos atender a uma audiência na Casa Rosada. Depois fomos para a avenida 9 de Julho, onde ficamos gigantes, e continuamos para a Recoleta. Fomos ao cemitério e apreciamos as obras de arte, mas não tanto quanto os coveiros que cevavam um mate no escritório deles, um mausoléu meio abandonado... e nos indicaram o caminho do túmulo da Evita. Dali fomos para Puerto Madero, zona portuária revitalizada, onde demos uma de magnata e almoçamos - tá, quem nos conhece sabe que não conseguimos convencer ninguém... Dali fomos para o Caminito, que chegamos quase na hora de fechar, mas ainda assim sentimos o clima porteño com a musica, danças e pessoas nas mesas conversando e rindo. Daqui voltamos para o hotel, e no mapa vimos que tivemos uns 16km de caminhada, ou seja, dia de carteiro! Pra fechar, fomos a um boteco ao lado do hotel pra tomar uma geladinha.

397861397862397863

Dia 20: Dia 20: Saimos do hotel cedo preocupados com o transito, mas em 20 minutos chegamos ao porto. Embarcamos no Buquebus e ficamos de folga, aproveitamos pra tirar uma soneca (as pernas agradecem). O Buquebus saiu por 800 pesos argentinos, e levou ao todo umas 4,5 horas para chegar em Colônia. Embora mais demorado, teria sido mais barato ir de carro ate Colón, na Argentina, e atravessar a ponte para Paysandú, no Uruguay, ou Gualeguaychú, na Argentina, e cruzar a ponte para Fray Bentos, no Uruguay. Escolhemos assim, e tivemos um visual bacana de Buenos Aires e de Colonia. No ano passado conseguimos ver Buenos Aires desde o farol de Colônia, dessa vez vimos melhor! Chegando em Colônia fomos fazer uns serviços atrasados no carro, inclusive um banho, que a Matilde tava implorando, e comer um chivito caprichado! Depois disso o mais difícil foi vencer o sono, até a chegada a Rivera. Depois de 18 dias, de volta ao Brasil!

397865397866397867

Dia 21: Não se é um bom brasileiro sem comprar muamba na volta da viagem! Então tiramos a manhã pra "conhecer" os free-shops, e matamos a saudade de um almoço brasileiro antes de voltar para a estrada. Feijão e arroz pode até cansar, mas também faz falta! Barriga bem cheinha e continuamos para Bento Gonçalves, onde vim para um pedágio na casa da minha mãe. Esse não pode faltar!

Tem mais fotos no celular da patroa, mais tarde coloco aqui. Abraço!

mdendena
07/03/2013, 21:42
Pessoal, fechando a aventura! Depois de 2 dias na casa da mãe recarregando as baterias pegamos a estrada e no último domingo chegamos em Macaé. Coincidência ou não, o conclave se reune aqui também pro fechamento da viagem. Sem dúvida posso dizer que valeu a pena, por diversos motivos: pela viagem em si, pela experiência vivida e pelas pessoas conhecidas, pra começar. Estar em outro país, viver em outra sociedade, mesmo que só por uns dias, é muito enriquecedor!

Sempre em frente, :safari-rig: ainda há muita estrada pra percorrer! :drool:

André...
08/03/2013, 14:02
Parabéns pela viagem.

mdendena
12/03/2013, 22:07
Dias 22 e 23: Folga na casa da mãe, com direito a jantas de familia e reencontro do pessoal! Estavamos precisando de uma folga.

Dia 24: Saímos de Bento nem tão cedo, e seguimos nossa rota mais curta pela BR-116. A qualidade do asfalto caiu bastante, ou nós que ficamos mal acostumados. E, claro, os pedágios... Ainda bem que tenho o Via Fácil, assim a facada ficou indolor, pelo menos por enquanto. Fora isso viagem tranquila, paramos no Fazendeiro, em Miracatu, último hotel antes da serra do Cafezal (ou serra do km 90) em SP.
400217

Dia 25: Acordamos um pouco mais tarde, tomamos cafe com calma e partimos para encarar a serra do 90. Na subida o tradicional transito pesado, mas sem stress. Passamos por Sao Paulo, e dali para a Dutra. Chegamos a Macae por volta de 22 horas, e fechamos essa mega trip.
400224

Depois de uma semana de bastante trabalho, consegui fechar as contas. Desde quando saimos de casa ate o retorno gastamos umas 10300 latinhas, que divido assim pra dar uma ideia:

R$1158,00 - servicos no carro: 3 x troca de oleo e um rodizio de pneus
R$2820,00 - abastecimentos
R$343,00 - pedagios, dos quais R$24,00 na Argentina e R$9,00 no Uruguai :freaking:
R$2571,00 - hospedagem
R$3400,00 - outros: turismo, refeicoes e presentes

Resumindo, um excelente investimento!:cool:

izaias inacio
21/03/2013, 22:27
otimas ferias pronto para trabalhar

Bruna2013
10/04/2013, 17:31
E quanto à polícia rodoviária, já li relatos em que a galera conta que gastou quantias que não estavam previstas pagando uma espécie de propina aos policiais rodoviários fora do Brasil ainda que não estivessem com nada de ilegal na viagem ou no carro.

mdendena
11/04/2013, 07:35
E quanto à polícia rodoviária, já li relatos em que a galera conta que gastou quantias que não estavam previstas pagando uma espécie de propina aos policiais rodoviários fora do Brasil ainda que não estivessem com nada de ilegal na viagem ou no carro.

Bruna, na pagina 2 tem mais detalhes do golpe da policia em corrientes. Saiu barato, poderia ter sido de graca, ou poderia ter sido uma encrenca. Da uma olhada. dizem que sao 3 provincias famosas, de missiones (a fronteira com parana e sc), entre rios (fronteira com rs, com a famosa travessia em paso de los libres e uruguaiana) e corrientes. Entre rios nao passei e missiones foi tranquilo, mas em corrientes me acharam. Fora isso foi bastante tranquilo. Boa viagem!

henrique wamser
12/04/2013, 14:40
40556840556940557040557140557240556840556940557040 5571405572olá
não sei se não cruzamos pelo caminho! saí 6/2 mas fiz o sentido inverso, indo pelo atlantico e voltando
pela cordilheira.
dos cinco carros, só um levou uma multa por causa do engate, mas nenhuma "mordida"
na volta, pegamos a encrenca da balsa , onde perdemos umas 3 horas e a bagaça chaqualhava demais.
fizemos punta arenas, natales(torres del paine),chalten(fitzroy)el calafate(glaciar perito) e subimos a carretera austral no chile, cuiayque, esquel,bariloche, neuquen, santa rosa,santafé, rivera, torres-curitiba

mdendena
13/04/2013, 08:25
40556840556940557040557140557240556840556940557040 5571405572olá
não sei se não cruzamos pelo caminho! saí 6/2 mas fiz o sentido inverso, indo pelo atlantico e voltando
pela cordilheira.
dos cinco carros, só um levou uma multa por causa do engate, mas nenhuma "mordida"
na volta, pegamos a encrenca da balsa , onde perdemos umas 3 horas e a bagaça chaqualhava demais.
fizemos punta arenas, natales(torres del paine),chalten(fitzroy)el calafate(glaciar perito) e subimos a carretera austral no chile, cuiayque, esquel,bariloche, neuquen, santa rosa,santafé, rivera, torres-curitiba

Se nos encontramos foi uma pena nao parar pra uma conversa! El Chalten, torres del paine e peninsula valdes dessa vez tivemos que deixar pra tras, foi uma pena... Muito boas suas fotos, esse e um passeio fenomenal, ainda mais em turma! Abraco e boas expedicoes!