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Ver Versão Completa : Dúvida sobre o diferencial traseirod da Ranger 3.0 4x4



ti.anjos
26/01/2013, 09:19
Pessoal bom dia!
Estou com uma dúvida a alguns dias e peço a ajuda dos mais experiêntes para me ajudar.

Estes dias minha Ranger (3.0, 4x4, 2005), estava no elevador para verificação da suspensão. Ela estava desengatada e com o freio liberado, quando rodei com a mão uma das rodas, para minha surpresa a outra roda rodou para o mesmo lado :-S
Não sei se estou conseguindo ser claro, mas pelo que entendo, a função do diferencial é fazer com que a roda com mais facilidade (por exemplo, a que estiver do lado de fora), rode mais certo? Até hoje todos os carros que eu vi quando parados rodando uma roda para um lado a outra automáticamente rodava para o outro... Ahhh e as rodas dianteiras da Ranger, estas sim rodam uma para cada lado quando fora do chão.
É normal?
Preciso fazer alguma verificação no diferencial traseiro?
Obrigado a todos.

Daniel.Shimomoto
26/01/2013, 10:52
Normalissimo!!!

O negocio todo é o seguinte: Num diferencial normal, você roda uma roda para um lado, a outra roda gira no sentido inverso. Isso ocorre em decorrencia de ao girar um lado, a caixa de satelites só que acaba girando enquanto coroa e pinhao ficam paradas. Assim, naturalmente a roda do outro lado irá girar no sentido inverso.

Como a Ranger tem track-lock, os discos comprimem as engrenagens dos semi-eixos contra a caixa de satelites, evitando que essas girem livremente. Assim ocorre a movimentação da coroa e do pinhão, implicado a rotação da roda oposta na mesma direção e sentido.

Observe que quando girar a roda, haverá o movimento do eixo cardã.

Abraços

ti.anjos
26/01/2013, 11:18
Normalissimo!!!

O negocio todo é o seguinte: Num diferencial normal, você roda uma roda para um lado, a outra roda gira no sentido inverso. Isso ocorre em decorrencia de ao girar um lado, a caixa de satelites só que acaba girando enquanto coroa e pinhao ficam paradas. Assim, naturalmente a roda do outro lado irá girar no sentido inverso.

Como a Ranger tem track-lock, os discos comprimem as engrenagens dos semi-eixos contra a caixa de satelites, evitando que essas girem livremente. Assim ocorre a movimentação da coroa e do pinhão, implicado a rotação da roda oposta na mesma direção e sentido.

Observe que quando girar a roda, haverá o movimento do eixo cardã.

Abraços

Valeu Daniel, agora posso dormir mais tranquilo rsrs.

abs